bo rio claro - 440 · 2018-11-23 · 7.4 - não será oferecido vale transporte aos contratados. 8....

12
Ano IX - Número 440 - Distribuição gratuita - 23 de novembro de 2018 Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos promove o evento “O Conselho Tutelar e a Rede de Proteção Social da Criança e do Adolescente” Um fenômeno recente, cada vez mais comumente observado, é a existência de redes. Tal estrutura en- volve diferentes atores, organizações, vinculados entre si, a partir do esta- belecimento e manutenção de objeti- vos comuns; e de uma dinâmica ge- rencial compatível e adequada. As transformações no papel do Estado e em suas relações com a sociedade impõem novos modelos de gestão que comportem a interação de estru- turas descentralizadas e modalidades inovadoras de parcerias entre entes estatais e diferentes organizações. No que concerne à rede direcio- nada ao público infanto-juvenil, a rede está prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, constituindo uma estratégia indispen- sável na arquitetura do conceito de Proteção Integral. Contudo, há dificul- dades para sua efetivação, como: a fragmentação e setorização das ne- cessidades recortando-as em proble- mas sociais “particulares”; a precari- zação dos serviços sociais; a falta de recursos humanos, materiais, finan- ceiros; mas também a falta de moti- vação política e comprometimento dos atores sociais envolvidos no Sis- tema de Garantia de Direitos. Não obstante, as redes têm sido vistas como a alternativa adequada para administrar políticas e projetos onde os recursos são escassos, os problemas são complexos, existem múltiplos atores envolvidos, interagem agentes públicos e privados, centrais e locais, com uma crescente deman- da por benefícios e por participação cidadã. Pensando nisso, a Secretaria Mu- nicipal de Assistência Social e Direi- tos Humanos em parceria com o Conselho Tutelar, realizou no dia 7 de novembro o evento: “O Conselho Tutelar e a Rede de Proteção Social da Criança e do Adolescente”. O evento contou com representantes das escolas da rede estadual e muni- cipal, representantes da secretaria de saúde, Conselho Municipal de Direi- tos das Crianças e Adolescentes, do Conselho Tutelar, além de represen- tantes da própria secretaria e da co- munidade. A estratégia de proteção através de rede contribui para a ga- rantia de direitos das crianças e dos adolescentes em sua integralidade.

Upload: others

Post on 21-Feb-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BO Rio Claro - 440 · 2018-11-23 · 7.4 - Não será oferecido vale transporte aos contratados. 8. DA ENTREGA DE DOCUMENTOS PARA TODOS OS CARGOS 8.1- Os documentos deverão ser entregues

Ano IX - Número 440 - Distribuição gratuita - 23 de novembro de 2018

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanospromove o evento “O Conselho Tutelar e a Redede Proteção Social da Criança e do Adolescente”

Um fenômeno recente, cada vezmais comumente observado, é aexistência de redes. Tal estrutura en-volve diferentes atores, organizações,vinculados entre si, a partir do esta-belecimento e manutenção de objeti-vos comuns; e de uma dinâmica ge-rencial compatível e adequada. Astransformações no papel do Estado eem suas relações com a sociedadeimpõem novos modelos de gestãoque comportem a interação de estru-turas descentralizadas e modalidadesinovadoras de parcerias entre entesestatais e diferentes organizações.

No que concerne à rede direcio-nada ao público infanto-juvenil, arede está prevista pelo Estatuto daCriança e do Adolescente - ECA,constituindo uma estratégia indispen-sável na arquitetura do conceito deProteção Integral. Contudo, há dificul-dades para sua efetivação, como: afragmentação e setorização das ne-cessidades recortando-as em proble-mas sociais “particulares”; a precari-zação dos serviços sociais; a falta derecursos humanos, materiais, finan-ceiros; mas também a falta de moti-vação política e comprometimento

dos atores sociais envolvidos no Sis-tema de Garantia de Direitos.

Não obstante, as redes têm sidovistas como a alternativa adequadapara administrar políticas e projetosonde os recursos são escassos, osproblemas são complexos, existemmúltiplos atores envolvidos, interagemagentes públicos e privados, centraise locais, com uma crescente deman-da por benefícios e por participaçãocidadã.

Pensando nisso, a Secretaria Mu-nicipal de Assistência Social e Direi-tos Humanos em parceria com o

Conselho Tutelar, realizou no dia 7de novembro o evento: “O ConselhoTutelar e a Rede de Proteção Socialda Criança e do Adolescente”. Oevento contou com representantesdas escolas da rede estadual e muni-cipal, representantes da secretaria desaúde, Conselho Municipal de Direi-tos das Crianças e Adolescentes, doConselho Tutelar, além de represen-tantes da própria secretaria e da co-munidade. A estratégia de proteçãoatravés de rede contribui para a ga-rantia de direitos das crianças e dosadolescentes em sua integralidade.

Page 2: BO Rio Claro - 440 · 2018-11-23 · 7.4 - Não será oferecido vale transporte aos contratados. 8. DA ENTREGA DE DOCUMENTOS PARA TODOS OS CARGOS 8.1- Os documentos deverão ser entregues

2 Boletim Oficial do Município de Rio Claro - 23/11/2018

DECRETO Nº. 2594, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2018

O PREFEITO MUNICIPAL DE RIO CLARO-RJ, no uso de suas atribuições legais e, considerando o que determina o art. 5º,I da Lei Municipal nº. 878, de 18 de dezembro de 2017, alterada pela Lei Municipal nº. 888, de 17 de maio de 2018,

DECRETA:

Art. 1º Fica aberto o Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 99.600,00 (Noventa e nove mil e seiscentos reais) paraos programas e dotações abaixo discriminados, de acordo com a Lei de Meios Vigente:

UNIDADE: SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇASFUNCIONAL:02.09.04.122.0002.2.014

Art. 2º O Crédito Adicional Suplementar mencionado no artigo anterior terá seu Recurso proveniente do cancelamento parcialdos Programas e Dotações abaixo discriminados:

UNIDADE: SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇASFUNCIONAL:02.09.28.845.0902.0.001

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. Rio Claro/RJ, 07 de novembro de 2018.

José Osmar de AlmeidaPrefeito

REPUBLICADO POR TER SAIDO COM INCORREÇÃO

ESTADO DO RIO DE JANEIROPREFEITURA MUNICIPAL DE RIO CLAROGABINETE DO PREFEITO

Page 3: BO Rio Claro - 440 · 2018-11-23 · 7.4 - Não será oferecido vale transporte aos contratados. 8. DA ENTREGA DE DOCUMENTOS PARA TODOS OS CARGOS 8.1- Os documentos deverão ser entregues

Boletim Oficial do Município de Rio Claro - 23/11/2018 3

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO CLARO/RJ

EDITAL Nº 01/2018

O MUNICÍPIO DE RIO CLARO/RJ, através da Secretária Municipal de Assistência Sociale Direitos Humanos, torna público que será realizado PROCESSO SELETIVOSIMPLIFICADO, para cadastro de reserva e contratação temporária de ExcepcionalInteresse Público, em substituição aos funcionários efetivos, nos termos da Lei MunicipalN.º 757/14 dos cargos especificados abaixo:

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1 - Período: de 27 de novembro a 28 de novembro de 2018, das 10h às 15h.1.2 - Local: As inscrições serão realizadas na Secretaria Municipal de Assistência Social eDireitos Humanos, com endereço à Rua Prefeito Mozart Cezar Vale, nº 8 – Centro - Rio Claro/RJ.1.3 - A inscrição será gratuita.1.4 - Não será permitida mais de uma inscrição por candidato.1.5 - A inscrição dos candidatos implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normase condições estabelecidas neste Edital e possíveis erratas ou aditivos, dos quais não poderãoalegar desconhecimento não havendo inscrição condicional ou fora de prazo estabelecido nesteEdital.1.6 - Em hipótese alguma serão aceitas inscrições por correspondências, e-mail ou fax.1.7 - O servidor público do Município de Rio Claro-RJ que se encontrar licenciado NÃO PODERÁse inscrever no Processo Seletivo, ressalvadas as hipóteses de acumulação de cargos previstasno inciso XVI do artigo 37 da Constituição Federal.2. DAS CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO2.1- Possuir a formação e requisitos exigidos para o cargo pretendido.2.2- Ser brasileiro nato ou naturalizado.2.3- Estar em dia com as obrigações eleitorais.2.4- Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino.2.5- Ter no mínimo 18 (dezoito) anos no ato da contratação.

3. DO PROCESSO SELETIVO3.1 O Processo Seletivo Simplificado será realizado em três etapas:3.1.1 A primeira etapa será por meio prova escrita, de caráter classificatório, no valor totalde 10 (dez) pontos, sendo eliminado o candidato que não alcançar o mínimo de 5 (cinco)pontos.3.1.2 – A segunda etapa será por meio de uma entrevista individual estruturada, com os candidatosdos respectivos cargos, de caráter classificatório, no valor total de 10 (dez) pontos, sendoeliminado o candidato que não alcançar o mínimo de 5 (cinco) pontos.3.1.3 A terceira etapa, de caráter classificatório, será mediante a entrega de documentocomprobatório de experiência profissional na área específica pretendida.3.1.4 Para efeito de experiência profissional considera-se 1(um) ano o período de 12 (doze)meses, mesmo que somados períodos fracionados, com pontuação máxima de 5 (cinco) pontos.Para cada ano de experiência comprovada, será considerado 1(um) ponto.3.1.5 Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, o critério utilizado para o desempateserá a idade, ficando com a melhor colocação o de maior idade e, assim, sucessivamente.3.2 Os candidatos deverão comparecer ao local da entrevista munidos de documento deidentificação com foto e do comprovante de inscrição.3.3 Será eliminado do Processo seletivo o candidato que não se apresentar no prazo de 48horas após a convocação.3.4 Será reservado para pessoas com deficiência 5% (cinco por cento) das vagas que vierema ser contratadas, conforme TAC firmado nos autos da Ação Civil Pública, Processo n.º 0000091-56.2014.8.19.0047.3.5 É considerada pessoa com deficiência a que se enquadra nas categorias descritas noart. 4º do Decreto Federal no 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto Federalno 5.296, de 02 de dezembro 2004 e a amparada pela Súmula nº 377 do Superior Tribunalde Justiça (STJ).3.6 Ao candidato abrangido pelo Decreto Federal nº 3.298/99, alterado pelo Decreto Federalnº 5.296/2004, é assegurado o direito de inscrever-se na condição de pessoa com deficiência,desde que declare essa condição no ato da inscrição e a sua deficiência seja compatível comas atribuições do cargo ao qual concorre.3.7 O candidato com deficiência deverá declarar tal condição em local apropriado, no formuláriode inscrição.3.8 Conforme disposto pelo art. 39 do Decreto Federal nº 3.298/99, o candidato deverá apresentarno ato de inscrição laudo médico, original ou cópia autenticada, atestando a espécie e o grauou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da ClassificaçãoInternacional de Doença – CID, bem como a provável causa da deficiência.3.8.1 O laudo médico deverá ser referente aos últimos 06 (seis) meses e estar redigido em

letra legível.3.8.2 Os candidatos com deficiência deverão entregar o laudo médico no Posto de Atendimento,definido no item 1.2.3.8.3. O candidato com deficiência que não proceder conforme as orientações deste item seráconsiderado como não-deficiente, perdendo o direito à reserva de vaga e será eliminado doProcesso Seletivo. Nestes casos, o candidato não poderá interpor recurso em favor de suasituação.3.9 Os deficientes somente poderão disputar cargos cujas atividades sejam compatíveis coma sua deficiência.

4. DA SELEÇÃO4.1. A Comissão Técnica de Seleção composta pela Secretaria Municipal de Assistência Sociale Direitos Humanos, será formada por 05 (cinco) servidores efetivos e será designada porPortaria da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, com a incumbênciade realizar a seleção dos profissionais que atendam aos requisitos exigidos neste instrumento.5. DO RESULTADO5.1 - O resultado final do Processo Seletivo Simplificado será publicado, a partir de 25/01/2019, no site oficial da Prefeitura www.rioclaro.rj.gov.br e no Boletim Oficial do Município.6. DOS RECURSOS6.1 - Não caberá recurso em nenhuma etapa do presente Processo Seletivo Simplificado.

7. DA CONTRATAÇÃO7.1 - Os candidatos selecionados serão convocados através de publicação no Boletim Oficialdo Município e no site oficial da Prefeitura http://rioclaro.rj.gov.br e contratados pelo Municípiode Rio Claro/RJ, sob regime administrativo, por período determinado.7.2 - Por se tratar de contratação com prazo determinado, a Prefeitura Municipal de Rio Claro/RJ poderá rescindir o contrato firmado, a qualquer tempo e desde que o contratado reveleinaptidão ou inadequação no cumprimento de suas obrigações ou desempenho profissional.Ainda o contrato poderá ser rescindido unilateralmente, sem direito a indenização, por forçamaior ou interesse público motivado.7.3 - Cada candidato terá direito a apenas um contrato nas vagas oferecidas neste Edital.7.4 - Não será oferecido vale transporte aos contratados.

8. DA ENTREGA DE DOCUMENTOS PARA TODOS OS CARGOS8.1- Os documentos deverão ser entregues na Secretaria Municipal de Assistência Social eDireitos Humanos, conforme data prevista no cronograma, em envelope aberto para que osmesmos possam ser conferidos pelo servidor que receber a referida documentação. Apósconferidos, os documentos apresentados serão lacrados no envelope, que será identificadocom nome e número de inscrição do candidato.8.2- Para comprovação da experiência profissional, o candidato deverá apresentar adocumentação referente a UMA DAS SEGUINTES OPÇÕES:8.2.1- Cópia e original da Carteira de Trabalho e Previdência Social, páginas da foto, versoe as que comprovem a experiência no exercício do cargo pretendido.8.2.2- Documento comprobatório de tempo de serviço ou declaração de efetivo exercício, empapel timbrado, expedida pelo setor responsável do respectivo órgão, informando o períodocom data de admissão, desligamento e especificando o cargo.8.3- Só serão recebidos documentos que comprovem experiência no cargo pretendido.8.4- Não serão objetos de análise os envelopes apresentados em períodos ou local adversoao indicado.

9. DO CRONOGRAMA9.1 - Este processo seletivo organizar-se-á a partir do cronograma a seguir:

10. DO PRAZO DE VALIDADE10.1 - O Processo Seletivo terá validade de 01/03/2019 a 28/02/2021.

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS11.1 - O Processo Seletivo destina-se a selecionar candidatos para contratação em carátertemporário, de excepcional interesse público.11.2 - Todas as publicações relativas a este Processo Seletivo, inclusive convocações paracontratação e eventuais alterações deste Edital serão divulgados no site oficial da Prefeitura– www.rioclaro.rj.gov.br e no Boletim Oficial do Município de Rio Claro/RJ11.3 - O candidato aprovado deverá manter junto à Secretaria Municipal de Assistência Sociale Direitos Humanos, durante o prazo de validade deste Processo Seletivo, seu endereço atualizadovisando eventual convocação, não lhe cabendo qualquer reclamação, caso não seja possívela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos convocá-lo por falta destaatualização.11.4 - Independentemente da aprovação/classificação neste Processo Seletivo não serácontratado o candidato que tenha sido demitido por justa causa ou exonerado a bem do serviçopúblico em vínculos empregatício anteriores.11.5 - O candidato aprovado, antes de ser contratado, deverá apresentar todos os documentosnecessários.11.6 - Os candidatos classificados neste Processo Seletivo deverão aguardar a chamada paracontratação, que ocorrerá observando rigorosamente a ordem de classificação e a disponibilidadede vagas para o cargo/função.11.7 - A apresentação do candidato para a contratação deverá ocorrer de até 2(dois) diascorridos da data da convocação. Não comparecendo no prazo, o candidato perderá o direitoda contratação.11.8 - As vagas oferecidas restringem-se exclusivamente a este Processo Seletivo.11.9 - Os candidatos aprovados poderão ser chamados a qualquer tempo, conforme necessidade

ESTADO DO RIO DE JANEIROPREFEITURA MUNICIPAL DE RIO CLAROSECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS

Page 4: BO Rio Claro - 440 · 2018-11-23 · 7.4 - Não será oferecido vale transporte aos contratados. 8. DA ENTREGA DE DOCUMENTOS PARA TODOS OS CARGOS 8.1- Os documentos deverão ser entregues

4 Boletim Oficial do Município de Rio Claro - 23/11/20184

desta Secretaria.11.10 - Será excluído do processo seletivo o candidato que, a qualquer momento mantiverconduta desrespeitosa com qualquer dos examinadores, coordenadores, fiscais ou autoridadesincumbidas da realização das etapas do processo seletivo.11.11 - Em qualquer fase do processo seletivo ou após a seleção, o candidato que prestarqualquer declaração falsa, inexata, ou, ainda, que não atenda a todas as condições estabelecidasneste Edital, terá sua inscrição cancelada e, em consequência, serão anulados todos os atosdela decorrentes, mesmo que aprovado nas provas e etapas, e que o fato seja constatadoposteriormente.11.12 - A aprovação neste processo seletivo não assegura o direito de ingresso automático,mas, apenas a expectativa de ser nele admitido quando houver a vaga, seguindo a ordemde classificação, conforme a necessidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e DireitosHumanos.11.13 - Os casos omissos serão analisados pela COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO.

Rio Claro/RJ, 13 de novembro de 2018.

Júlio César Rocha de Camargo CastroMatrícula 20597

Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos

ANEXO IDescrição das Atividades

Assistente Social Elaborar e executar programas de assistência social à população do Município e aos servidoresmunicipais, identificando, analisando e contribuindo para a solução dos problemas identificados,e ainda prestar orientação social, realizar visitas, identificar recursos e meios de acesso paraatendimento ou defesa de direitos;Encaminhar providências junto a indivíduos, grupos, segmentos populacionais;Planejar ou organizar e administrar benefícios e serviços sociais;Realizar estudos socioeconômicos com usuários para fins de prestação de serviços sociaise concessão de benefícios;Realizar perícia técnica ou laudo pericial;Realizar estudo e parecer técnico;Atuar em Unidade de Serviço Social no planejamento, organização e administração de programase projetos.

Cuidadora/Educadora (Para Entidade Acolhedora de Crianças e Adolescentes)Organizar, limpar o ambiente e preparar alimentos, dentre outros;Cuidar da higiene dos assistidos;Auxiliar os assistidos nas refeições;Seguir orientações médicas;Orientar e controlar as brincadeiras e o repouso;Zelar pela limpeza do local de trabalho;Participar de eventos ligados à Secretaria em que presta serviço;Exercer outras atividades afins.PsicólogoExecutar procedimentos profissionais para escuta qualificada, individual ou em grupo, identificandoas necessidades e ofertando orientações a indivíduos e famílias, fundamentados em pressupostosteóricometodológicos, ético-políticos e legais;Articular serviços e recursos para atendimento, fornecer informações e promover encaminhamento

e acompanhamento das famílias e indivíduos usuários do Sistema Único de Assistência Social;Produzir relatórios e documentos necessários ao serviço e demais instrumentos técnico-operativos;Realizar monitoramento e avaliação do serviço;Desenvolver atividades socioeducativas de apoio, acolhida, reflexão e participação que visemo fortalecimento familiar e a convivência comunitária;Mediar processos grupais do serviço socioeducativo para famílias;Realizar atendimento individualizado e visitas domiciliares às famílias referenciadas ao CRASe demais serviços atinentes a política de Assistência Social;Desenvolver atividades coletivas e comunitárias no território;Prestar assessoria aos serviços socioeducativos desenvolvidos no território;Promover o acompanhamento das famílias em descumprimento de condicionalidades;Promover a alimentação de sistemas de informação, registro das ações desenvolvidas eplanejamento do trabalho de forma coletiva;Promover articulação de ações que potencializem as boas experiências no território deabrangência;Executar outras atribuições conferidas pela chefia imediata.

Conteúdo ProgramáticoPARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR: Conhecimentos Gerais (LínguaPortuguesa.Conhecimentos Específicos:Planejamento; Projetos, Planos e Programas; Avaliação de Programas e Políticas Sociais;Pesquisa Social; Elaboração de Projetos, Métodos e Técnicas Quantitativas e Qualitativas;A política de Assistência Social e as Instituições; Fundamentos teóricos e Éticos do ServiçoSocial e da Psicologia; Relação entre Teoria e prática do Serviço Social; Ética Profissional;Estratégias; Instrumentos e Técnicas de Intervenção Social; Abordagem individual e Coletiva;Diagnóstico; Atendimento Assistencial Familiar; Relação Estado/Sociedade; Movimentos Sociais;A questão social no Brasil; Políticas de Assistência e Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS);Política Nacional do idoso e Estatuto do idoso; Políticas, diretrizes e ações na área da família,da criança e do adolescente – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Planejamento:planos, programas e projetos; Atuação na equipe inter-profissional; Elaboração de laudo eparecer; Estudo de caso; Fundamentos Ético-Politico: Aspectos éticos da profissão; Legislaçãoque regulamenta a profissão de Assistência Social e Psicologia; Constituição Federal (artigo203 a 204 e seus itens); SUAS e seu processo de implantação e efetivação das políticas deinterface.Cuidadora/Educadora1. Organização textual: interpretação dos sentidos construídos nos textos (verbais e não verbais);características de textos descritivos, narrativos e dissertativos. 2. Aspectos semânticos eestilísticos: sentido e emprego dos vocábulos; tempos e modos do verbo; linguagem figurada.3. Aspectos morfológicos: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais emtextos; mecanismos de flexão dos nomes e dos verbos. 4. Processos de constituição dosenunciados: coordenação e subordinação; concordâncias verbal e nominal. 5. Sistema gráfico:ortografia; regras de acentuação; uso dos sinais de pontuação.Legislação Específica do cargo1. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. 2. Perfil e condutas preventivas da Cuidadora/Educadora. 3. Higienização da Instituição e em domicílio. 4. Higienização de alimentos ealimentação saudável. 5. Violência. 6. Prevenção de acidentes. 7. Problemas de saúde. 8.Primeiros socorros. 9. Registro sobre a criança na instituição. 10. Cuidados especiais paracrianças mais que especiais. 11. O brincar. 12. LDB. 13. Conhecendo a criança.SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICASECA.LDB.RIZZO, Gilda – Creche – Organização, montagem e funcionamento – Rio de Janeiro – BertrandBrasil – 2000 – 400 páginas.SORIANO, Claudio Fernando Rodrigues – Manual para Cuidadores de crianças de 0 a 6 anos– Maceió – Edufal – 2012.

ESTADO DO RIO DE JANEIROPREFEITURA MUNICIPAL DE RIO CLAROSECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS

D E C R E T O Nº. 2599,

DE 21 DE NOVEMBRO DE 2018.

“EMENTA: Dispõe sobre o horário de funcionamento doCentro Administrativo e demais setores da Prefeitura Municipalde Rio Claro e dá outras providências.”

O PREFEITO MUNICIPAL DE RIO CLARO-RJ, no uso desuas atribuições legais, eCONSIDERANDO os princípios que regem a AdministraçãoPública,CONSIDERANDO o Inquérito Civil 134/2017 da Promotoriade Justiça da Tutela Coletiva – Núcleo Volta Redonda,

DECRETA:

Art. 1º O horário de funcionamento da parte administrativanas Repartições Públicas do Município de Rio Claro/RJ, apartir de 03 de dezembro de 2018 passa a ser de 8h às 17h,com exceção das atividades consideradas essenciais àmanutenção das necessidades públicas.

Parágrafo único - O intervalo para alimentação (almoço)dos servidores públicos permanece em 1(uma) hora.

Art. 2º Excetuam-se deste decreto, os serviços consideradosessenciais da Secretaria Municipal de Saúde, estando

ESTADO DO RIO DE JANEIROPREFEITURA MUNICIPAL DE RIO CLAROGABINETE DO PREFEITO

incluídas as unidades de ESF, o Hospital Municipal NossaSenhora da Piedade, o Serviço de Pronto Atendimento (SPA)no Distrito de Passa Três, a Unidade Médica Hospitalar PadreAlfredo Oelkers de Lídice, o transporte das pessoas comconsultas agendadas através do TFD; da Secretaria dePlanejamento Urbano, Obras e Serviços Públicos estãoincluídos os serviços de vigilância, sepultamento e os serviçosde apoio e manutenção; da Secretaria Municipal de Educação,estando incluídas as creches e escolas municipais, mantendo-se inalterados seus horários de funcionamento; da SecretariaMunicipal de Ordem Pública, estando incluídos os serviçosda Defesa Civil, do transporte escolar, do transporte nas áreasda Saúde e Planejamento Urbano.

Parágrafo único: Eventuais exceções não descritas no caputdeste artigo serão decididas pelo Chefe do Poder Executivo.

Art. 3º Para efeito do presente decreto, os SecretáriosMunicipais deverão observar rigorosamente o novo horáriode expediente estabelecido no artigo 1º.

Parágrafo único: A não observância do horário importarána responsabilidade do Chefe imediato, sem prejuízo dassanções disciplinares aos servidores públicos municipais.

Art. 4º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação,revogadas as disposições em contrário.

Rio Claro-RJ, 21 de novembro de 2018.

José Osmar de AlmeidaPrefeito

A Câmara Municipal de Rio Claro aprova e eu, Prefeito doMunicípio de Rio Claro sanciono e promulgo a seguinte Lei:

LEI MUNICIPAL Nº 910, DE 21DE NOVEMBRO DE 2018.

EMENTA: Revoga a Lei Municipal nº. 882, de 27/02/2018e concede denominação de Rua “Dona Marilu” a logradouropúblico.Art. 1 - Fica denominado de Rua “Dona Marilu” o logradouropúblico municipal identificado como primeira transversal daRodovia 149, onde se localiza a Escola Municipal PrefeitoRaul Fonseca Machado, denominada no projeto deLoteamento, como rua “A” projetada, em homenagem a Sra.MARIA ALVIM PESSOA DELCOURT.Art. 2 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação,revogadas as disposições em contrário.

Rio Claro/RJ, 21 de novembro de2018José Osmar de Almeida

Prefeito

ESTADO DO RIO DE JANEIROCÂMARA MUNICIPAL DE RIO CLARO

RUA DR. SALIM ALEXANDRE ELIAS, 274 – CENTRO.CEP: 27.460-000 - RIO CLARO – RJ

TELEFONES: (24) 33321220 – (24) 33321260E-MAIL: [email protected] – SITE:

WWW.CMRC.RJ.GOV.BR

Page 5: BO Rio Claro - 440 · 2018-11-23 · 7.4 - Não será oferecido vale transporte aos contratados. 8. DA ENTREGA DE DOCUMENTOS PARA TODOS OS CARGOS 8.1- Os documentos deverão ser entregues

Boletim Oficial do Município de Rio Claro - 23/11/2018 5

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO CLARO/RJ

EDITAL Nº 002/2018

O MUNICÍPIO DE RIO CLARO/RJ, através da Secretária Municipal de Assistência Social eDireitos Humanos, torna público que será realizado PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO,para cadastro de reserva e contratação temporária de Excepcional Interesse Público, nos termosda Lei Municipal N.º 757/14 dos cargos especificados abaixo:

1. DAS INSCRIÇÕES1.1 - Período: de 29 de novembro a 30 de novembro de 2018, das 10h às 15h.1.2 - Local: As inscrições serão realizadas na Secretaria Municipal de Assistência Social eDireitos Humanos, com endereço à Rua Prefeito Mozart Cezar Vale, nº 8 – Centro - Rio Claro/RJ.1.3 - A inscrição será gratuita.1.4 - Não será permitida mais de uma inscrição por candidato.1.5 - A inscrição dos candidatos implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normase condições estabelecidas neste Edital e possíveis erratas ou aditivos, dos quais não poderãoalegar desconhecimento não havendo inscrição condicional ou fora de prazo estabelecido nesteEdital.1.6 - Em hipótese alguma serão aceitas inscrições por correspondências, e-mail ou fax.1.7 - O servidor público do Município de Rio Claro-RJ que se encontrar licenciado NÃO PODERÁse inscrever no Processo Seletivo, ressalvadas as hipóteses de acumulação de cargos previstasno inciso XVI do artigo 37 da Constituição Federal.2. DAS CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO2.1- Possuir a formação e requisitos exigidos para o cargo pretendido.2.2- Ser brasileiro nato ou naturalizado.2.3- Estar em dia com as obrigações eleitorais.2.4- Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino.2.5- Ter no mínimo 18 (dezoito) anos no ato da contratação.

3. DO PROCESSO SELETIVO3.1 O Processo Seletivo Simplificado será realizado em três etapas:3.1.1 A primeira etapa será por meio prova escrita, de caráter classificatório, no valor totalde 10 (dez) pontos, sendo eliminado o candidato que não alcançar o mínimo de 5 (cinco)pontos.3.1.2 – A segunda etapa será por meio de uma entrevista individual estruturada, com os candidatosdos respectivos cargos, de caráter classificatório, no valor total de 10 (dez) pontos, sendoeliminado o candidato que não alcançar o mínimo de 5 (cinco) pontos.

3.1.3 A terceira etapa, de caráter classificatório, será mediante a entrega de documentocomprobatório de experiência profissional na área específica pretendida.3.1.4 Para efeito de experiência profissional considera-se 1(um) ano o período de 12 (doze)meses, mesmo que somados períodos fracionados, com pontuação máxima de 5 (cinco) pontos.Para cada ano de experiência comprovada, será considerado 1(um) ponto.3.1.5 Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, o critério utilizado para o desempateserá a idade, ficando com a melhor colocação o de maior idade e, assim, sucessivamente.3.2 Os candidatos deverão comparecer ao local da entrevista munidos de documento deidentificação com foto e do comprovante de inscrição.3.3 Será eliminado do Processo seletivo o candidato que não se apresentar no prazo de 48horas após a convocação.3.4 Será reservado para pessoas com deficiência 5% (cinco por cento) das vagas que vierema ser contratadas, conforme TAC firmado nos autos da Ação Civil Pública, Processo n.º 0000091-56.2014.8.19.0047.3.5 É considerada pessoa com deficiência a que se enquadra nas categorias descritas noart. 4º do Decreto Federal no 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto Federalno 5.296, de 02 de dezembro 2004 e a amparada pela Súmula nº 377 do Superior Tribunalde Justiça (STJ).3.6 Ao candidato abrangido pelo Decreto Federal nº 3.298/ 99, alterado pelo Decreto Federalnº 5.296/2004, é assegurado o direito de inscrever-se na condição de pessoa com deficiência,desde que declare essa condição no ato da inscrição e a sua deficiência seja compatível comas atribuições do cargo ao qual concorre.3.7 O candidato com deficiência deverá declarar tal condição em local apropriado, no formuláriode inscrição.3.8 Conforme disposto pelo art. 39 do Decreto Federal nº 3.298/99, o candidato deverá apresentarno ato de inscrição laudo médico, original ou cópia autenticada, atestando a espécie e o grauou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da ClassificaçãoInternacional de Doença – CID, bem como a provável causa da deficiência.3.8.1 O laudo médico deverá ser referente aos últimos 06 (seis) meses e estar redigido emletra legível.3.8.2 Os candidatos com deficiência deverão entregar o laudo médico no Posto de Atendimento,definido no item 1.2.3.8.3. O candidato com deficiência que não proceder conforme as orientações deste item seráconsiderado como não-deficiente, perdendo o direito à reserva de vaga e será eliminado doProcesso Seletivo. Nestes casos, o candidato não poderá interpor recurso em favor de suasituação.3.9 Os deficientes somente poderão disputar cargos cujas atividades sejam compatíveis coma sua deficiência.4. DA SELEÇÃO4.1. A Comissão Técnica de Seleção composta pela Secretaria Municipal de Assistência Sociale Direitos Humanos, será formada por 05 (cinco) servidores efetivos e será designada porPortaria da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, com a incumbênciade realizar a seleção dos profissionais que atendam aos requisitos exigidos neste instrumento.5. DO RESULTADO5.1 - O resultado final do Processo Seletivo Simplificado será publicado, a partir de 25/01/2019, no site oficial da Prefeitura www.rioclaro.rj.gov.br e no Boletim Oficial do Município.6. DOS RECURSOS6.1 - Não caberá recurso em nenhuma etapa do presente Processo Seletivo Simplificado.7. DA CONTRATAÇÃO7.1 - Os candidatos selecionados serão convocados através de publicação no Boletim Oficialdo Município e no site oficial da Prefeitura http://rioclaro.rj.gov.br e contratados pelo Municípiode Rio Claro/RJ, sob regime administrativo, por período determinado.7.2 - Por se tratar de contratação com prazo determinado, a Prefeitura Municipal de Rio Claro/RJ poderá rescindir o contrato firmado, a qualquer tempo e desde que o contratado reveleinaptidão ou inadequação no cumprimento de suas obrigações ou desempenho profissional.Ainda o contrato poderá ser rescindido unilateralmente, sem direito a indenização, por forçamaior ou interesse público motivado.7.3 - Cada candidato terá direito a apenas um contrato nas vagas oferecidas neste Edital.7.4 - Não será oferecido vale transporte aos contratados.

8. DA ENTREGA DE DOCUMENTOS PARA TODOS OS CARGOS8.1- Os documentos deverão ser entregues na Secretaria Municipal de Assistência Social eDireitos Humanos, conforme data prevista no cronograma, em envelope aberto para que osmesmos possam ser conferidos pelo servidor que receber a referida documentação. Apósconferidos, os documentos apresentados serão lacrados no envelope, que será identificadocom nome e número de inscrição do candidato.8.2- Para comprovação da experiência profissional, o candidato deverá apresentar adocumentação referente a UMA DAS SEGUINTES OPÇÕES:8.2.1- Cópia e original da Carteira de Trabalho e Previdência Social, páginas da foto, versoe as que comprovem a experiência no exercício do cargo pretendido.8.2.2- Documento comprobatório de tempo de serviço ou declaração de efetivo exercício, empapel timbrado, expedida pelo setor responsável do respectivo órgão, informando o períodocom data de admissão, desligamento e especificando o cargo.8.3- Só serão recebidos documentos que comprovem experiência no cargo pretendido.8.4- Não serão objetos de análise os envelopes apresentados em períodos ou local adversoao indicado.9. DO CRONOGRAMA9.1 - Este processo seletivo organizar-se-á a partir do cronograma a seguir:

10. DO PRAZO DE VALIDADE

ESTADO DO RIO DE JANEIROPREFEITURA MUNICIPAL DE RIO CLAROSECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS

Page 6: BO Rio Claro - 440 · 2018-11-23 · 7.4 - Não será oferecido vale transporte aos contratados. 8. DA ENTREGA DE DOCUMENTOS PARA TODOS OS CARGOS 8.1- Os documentos deverão ser entregues

6 Boletim Oficial do Município de Rio Claro - 23/11/2018

10.1 - O Processo Seletivo terá validade de 01/03/2019 a 28/02/2021.11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS11.1 - O Processo Seletivo destina-se a selecionar candidatos para contratação em carátertemporário, de excepcional interesse público, por período determinado e não superior ao correnteano letivo, findo o qual serão dispensados.11.2 - Todas as publicações relativas a este Processo Seletivo, inclusive convocações paracontratação e eventuais alterações deste Edital serão divulgados no site oficial da Prefeitura– www.rioclaro.rj.gov.br e no Boletim Oficial do Município de Rio Claro/RJ11.3 - O candidato aprovado deverá manter junto à Secretaria Municipal de Assistência Sociale Direitos Humanos, durante o prazo de validade deste Processo Seletivo, seu endereço atualizadovisando eventual convocação, não lhe cabendo qualquer reclamação, caso não seja possívela Secretaria Municipal de Assistência Socail e Direitos Humanos convocá-lo por falta destaatualização.11.4 - Independentemente da aprovação/classificação neste Processo Seletivo não serácontratado o candidato que tenha sido demitido por justa causa ou exonerado a bem do serviçopúblico em vínculos empregatício anteriores.11.5 - O candidato aprovado, antes de ser contratado, deverá apresentar todos os documentosnecessários.11.6 - Os candidatos classificados neste Processo Seletivo deverão aguardar a chamada paracontratação, que ocorrerá observando rigorosamente a ordem de classificação e a disponibilidadede vagas para o cargo/função.11.7 - A apresentação do candidato para a contratação deverá ocorrer de até 2(dois) diascorridos da data da convocação. Não comparecendo no prazo, o candidato perderá o direitoda contratação.11.8 - As vagas oferecidas restringem-se exclusivamente a este Processo Seletivo.11.9 - Os candidatos aprovados poderão ser chamados a qualquer tempo, conforme necessidadedesta Secretaria.11.10 - Será excluído do processo seletivo o candidato que, a qualquer momento mantiverconduta desrespeitosa com qualquer dos examinadores, coordenadores, fiscais ou autoridadesincumbidas da realização das etapas do processo seletivo.11.11 - Em qualquer fase do processo seletivo ou após a seleção, o candidato que prestarqualquer declaração falsa, inexata, ou, ainda, que não atenda a todas as condições estabelecidasneste Edital, terá sua inscrição cancelada e, em consequência, serão anulados todos os atos

dela decorrentes, mesmo que aprovado nas provas e etapas, e que o fato seja constatadoposteriormente.11.12 - A aprovação neste processo seletivo não assegura o direito de ingresso automático,mas, apenas a expectativa de ser nele admitido quando houver a vaga, seguindo a ordemde classificação, conforme a necessidade da Secretaria Municipal de Educação.11.13 - Os casos omissos serão analisados pela COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO.Rio Claro/RJ, 14 de novembro de 2018.

Júlio César Rocha de Camargo CastroMatrícula 20597

Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos

ANEXO IDescrição das Atividades

Conteúdo ProgramáticoPARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR: Conhecimentos Gerais (LínguaPortuguesa e conteúdos de políticas de atendimento para a faixa etária escolhida.Organização textual: interpretação dos sentidos construídos nos textos (verbaise não verbais); características de textos descritivos, narrativos e dissertativos.2. Aspectos semânticos e estilísticos: sentido e emprego dos vocábulos; tempose modos do verbo; linguagem figurada. 3. Aspectos morfológicos: reconhecimento,emprego e sentido das classes gramaticais em textos; mecanismos de flexãodos nomes e dos verbos . 4 . Processos de cons t i tu ição dos enunc iados :coordenação e subordinação; concordâncias verbal e nominal. 5. Sistema gráfico:ortografia; regras de acentuação; uso dos sinais de pontuação.

PARA OS CARGOS DE NIVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO: Conhecimentos Gerais (LínguaPortuguesa.Organização textual: interpretação dos sentidos construídos nos textos (verbais e nãoverbais); características de textos descritivos, narrativos e dissertativos. 2. Aspectossemânticos e estilísticos: sentido e emprego dos vocábulos; tempos e modos do verbo;linguagem figurada. 3. Aspectos morfológicos: reconhecimento, emprego e sentido dasclasses gramaticais em textos; mecanismos de flexão dos nomes e dos verbos. 4.Processos de constituição dos enunciados: coordenação e subordinação; concordânciasverbal e nominal. 5. Sistema gráfico: ortografia; regras de acentuação; uso dos sinaisde pontuação.

ESTADO DO RIO DE JANEIROPREFEITURA MUNICIPAL DE RIO CLAROSECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS

Page 7: BO Rio Claro - 440 · 2018-11-23 · 7.4 - Não será oferecido vale transporte aos contratados. 8. DA ENTREGA DE DOCUMENTOS PARA TODOS OS CARGOS 8.1- Os documentos deverão ser entregues

Boletim Oficial do Município de Rio Claro - 23/11/2018 7

Page 8: BO Rio Claro - 440 · 2018-11-23 · 7.4 - Não será oferecido vale transporte aos contratados. 8. DA ENTREGA DE DOCUMENTOS PARA TODOS OS CARGOS 8.1- Os documentos deverão ser entregues

8 Boletim Oficial do Município de Rio Claro - 23/11/2018

Page 9: BO Rio Claro - 440 · 2018-11-23 · 7.4 - Não será oferecido vale transporte aos contratados. 8. DA ENTREGA DE DOCUMENTOS PARA TODOS OS CARGOS 8.1- Os documentos deverão ser entregues

Boletim Oficial do Município de Rio Claro - 23/11/2018 9

Page 10: BO Rio Claro - 440 · 2018-11-23 · 7.4 - Não será oferecido vale transporte aos contratados. 8. DA ENTREGA DE DOCUMENTOS PARA TODOS OS CARGOS 8.1- Os documentos deverão ser entregues

10 Boletim Oficial do Município de Rio Claro - 23/11/2018

Page 11: BO Rio Claro - 440 · 2018-11-23 · 7.4 - Não será oferecido vale transporte aos contratados. 8. DA ENTREGA DE DOCUMENTOS PARA TODOS OS CARGOS 8.1- Os documentos deverão ser entregues

Boletim Oficial do Município de Rio Claro - 23/11/2018 11

P O R T A R I A Nº. 356/2018O PREFEITO MUNICIPAL DE RIO CLARO/RJ, no uso de suas atribuições legais, e considerandoo Processo Administrativo nº. 2583/2018, R E SO L V E:Exonerar, a pedido, Carla Aparecida Alexandre, Auxiliar de Saúde Bucal, Matrícula 21/455,a partir de 06 de novembro de 2018.Revogadas as disposições em contrário, esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação,surtindo efeitos a partir de 06 de novembro de 2018.

Rio Claro/RJ, 12 de novembro de 2018José Osmar de Almeida

Prefeito

P O R T A R I A Nº.357/2018.O PREFEITO MUNICIPAL DE RIO CLARO/RJ, no uso de suas atribuições legais, nos termosdo artigo 47 da Lei Municipal 287/2005 e, considerando o Ofício nº 110/2018 da PrefeituraMunicipal de Barra Mansa - Gabinete do Prefeito, R E S O L V E:Ceder com ônus para a Prefeitura Municipal de Barra Mansa, Estado do Rio de Janeiro, aservidora Catia Simone dos Santos Machado Sena, Auxiliar de Creche, matrícula 21/316, lotadana Secretaria Municipal de Educação, conforme artigo 47 da Lei MunicipalRevogadas as disposições em contrário, esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação,surtindo efeitos a partir de 15 de novembro de 2018.

Rio Claro/RJ, 14 de novembro de 2018.José Osmar de Almeida

Prefeito

P O R T A R I A Nº.358/2018.O PREFEITO MUNICIPAL DE RIO CLARO/RJ, no uso de suas atribuições legais.Considerando a Lei Municipal nº. 264, de 23 de dezembro de 2003;Considerando o Processo Administrativo nº. 2445/2018. R E S O L V E:Conceder à servidora Raphaella Fonseca Faria Paiva, recepcionista, matrícula 21/562, lotadana Secretaria Municipal de Saúde, licença em virtude de luto, conforme artigos 67 e 80 daLei Municipal nº. 264, de 23 de dezembro de 2003, a partir de 16 de outubro de 2018.Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, surtindo efeitos a partir de 16 deoutubro de 2018.

Rio Claro/RJ, 21 de novembro de 2018.José Osmar de Almeida

Prefeito

P O R T A R I A Nº. 359/2018O PREFEITO MUNICIPAL DE RIO CLARO/RJ, no uso de suas atribuições legais.Considerando a Lei Municipal nº. 347, de 23 de novembro de 2006 que alterou o artigo 79da Lei Municipal nº. 264, de 23 de dezembro de 2003;Considerando o Procedimento Administrativo nº. 2561/2018. R E S O L V E:Conceder à servidora Michelly de Oliveira, Auxiliar de Creche, matrícula 21/573, lotada naSecretaria Municipal de Educação, Licença de Gala, a partir de 27 de outubro de 2018.Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, surtindo efeitos a partir de 27 deoutubro de 2018.

Rio Claro/RJ, 21 de novembro de 2018.José Osmar de Almeida

Prefeito

P O R T A R I A Nº.360/2018.O PREFEITO MUNICIPAL DE RIO CLARO-RJ., no uso de suas atribuições legais,Considerando a Lei Municipal nº. 264, de 23 de dezembro de 2003;Considerando o Processo Administrativo nº. 2449/2018; R E S O L V E:Cancelar a Licença Especial Por Assiduidade concedida à servidora Josiane Magalhães LanferiniFrank, Secretária Júnior, matrícula 20/628, lotada na Secretaria Municipal de Saúde, como previstona Lei Municipal nº. 264, de 23 de dezembro de 2003, a partir de 22 de outubro de 2018.Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, surtindo efeitos a partir de 22 deoutubro de 2018. Rio Claro/RJ, 21 de novembro de 2018.

José Osmar de AlmeidaPrefeito

P O R T A R I A Nº.361/2018. O PREFEITO MUNICIPAL DE RIO CLARO-RJ., no uso de suas atribuições legais,Considerando a Lei Municipal nº. 264, de 23 de dezembro de 2003;Considerando o Processo Administrativo nº. 2262/2018; R E S O L V E:Conceder a servidora Conceição Aparecida Machado, Servente, matrícula 20/643, lotada naSecretaria Municipal de Saúde, 01 mês de Licença Especial Por Assiduidade, como previstono artigo 75 da Lei Municipal nº. 264, de 23 de dezembro de 2003, a partir de 03 de dezembrode 2018.Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, surtindo efeitos a partir de 03 dedezembro de 2018. Rio Claro/RJ, 21 de novembro de 2018.

José Osmar de AlmeidaPrefeito

P O R T A R I A Nº.362/2018. O PREFEITO MUNICIPAL DE RIO CLARO-RJ., no uso de suas atribuições legais,Considerando a Lei Municipal nº. 264, de 23 de dezembro de 2003;Considerando o Processo Administrativo nº. 2319/2018; R E S O L V E:Conceder a servidora Andreza Vidal Fonseca, Servente, matrícula 20/837, lotada na SecretariaMunicipal de Saúde, 01 mês de Licença Especial Por Assiduidade, como previsto no artigo75 da Lei Municipal nº. 264, de 23 de dezembro de 2003, a partir de 02 de janeiro de 2019.Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, surtindo efeitos a partir de 02 dejaneiro de 2019. Rio Claro/RJ, 21 de novembro de 2018.

José Osmar de AlmeidaPrefeito

P O R T A R I A Nº.363/2018.O PREFEITO MUNICIPAL DE RIO CLARO-RJ., no uso de suas atribuições legais, e considerandoa Lei Municipal nº. 264, de 23 de dezembro de 2003; R E S O L V E:Conceder férias ao servidor lotado na Procuradoria Geral do Município, a saber:

Registre-se. Publique-se. Rio Claro/RJ, 21 de novembro de 2018.José Osmar de Almeida

Prefeito

P O R T A R I A Nº.364/2018.O PREFEITO MUNICIPAL DE RIO CLARO-RJ., no uso de suas atribuições legais, e considerandoa Lei Municipal nº. 264, de 23 de dezembro de 2003; R E S O L V E:Conceder férias ao servidor lotado na Secretaria Municipal de Administração, a saber:

Registre-se. Publique-se. Rio Claro/RJ, 21 de novembro de 2018.José Osmar de Almeida

Prefeito

P O R T A R I A Nº.365/2018.O PREFEITO MUNICIPAL DE RIO CLARO-RJ., no uso de suas atribuições legais, e considerandoa Lei Municipal nº. 264, de 23 de dezembro de 2003; R E S O L V E:Conceder férias a servidora lotada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura,a saber:

Registre-se. Publique-se. Rio Claro/RJ, 21 de novembro de 2018.José Osmar de Almeida

Prefeito

P O R T A R I A Nº.366/2018.O PREFEITO MUNICIPAL DE RIO CLARO-RJ., no uso de suas atribuições legais, e considerandoa Lei Municipal nº. 264, de 23 de dezembro de 2003; R E S O L V E:Conceder férias aos servidores lotados na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Obrase Serviços Públicos, a saber:

Registre-se. Publique-se.Rio Claro/RJ, 21 de novembro de 2018.

José Osmar de AlmeidaPrefeito

P O R T A R I A Nº.367/2018O PREFEITO MUNICIPAL DE RIO CLARO-RJ., no uso de suas atribuições legais, e considerandoa Lei Municipal nº. 264, de 23 de dezembro de 2003; R E S O L V E:Conceder férias ao servidor lotado na Secretaria Municipal de Administração, a saber:

Registre-se. Publique-se.Rio Claro/RJ, 21 de novembro de 2018.

José Osmar de AlmeidaPrefeito

P O R T A R I A Nº. 368/2018.O PREFEITO MUNICIPAL DE RIO CLARO-RJ, no uso de suas atribuições legais,Considerando a Lei Municipal nº. 835, de 19 de setembro de 2016;Considerando a Lei Municipal nº. 859, de 30 de Junho de 2017;Considerando o Memorando da Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Rio Claro-RJ; RESOLVE:Art. 1º Alterar a composição do Conselho Municipal de Saúde de Rio Claro, que passa a vigorarda seguinte forma:A) REPRESENTANTES DO GOVERNO:SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDETITULAR: Maria Augusta Monteiro FerreiraSUPLENTE: Alessandro Simões MarinhoSECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃOTITULAR: Mauro Oliveira da Silva JúniorSUPLENTE: Lisiane Reis SilvaSECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E AGRICULTURATITULAR: Maria de Lourdes Cardoso BragaSUPLENTE: Jonathas Acácio Ramos Gonçalves – Segundo SecretárioB) REPRESENTANTES DOS TRABALHADORESMÉDICOS:TITULAR: José Maria PereiraSUPLENTE: João Bosco Gonçalves Ribeiro JúniorODONTÓLOGOS:TITULAR: Silvana Baroni Azzi - PresidenteSUPLENTE: Maria Ângela Barbosa LimaPSICÓLOGOS:TITULAR: Carolina Calmon Magalhães BarbosaSUPLENTE: Alessandra Pereira RibeiroC) REPRESENTANTES DOS USUÁRIOSASSOCIAÇÃO DE MORADORES VALE DO RIO DO BRAÇO/RJTITULAR: Érico Coelho – Vice-PresidenteSUPLENTE: Maria Cristina Ramos MorettiCOMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBO DO ALTO DA SERRA DO MAR/RJTITULAR: Eliane Cristina da SilvaSUPLENTE: Valéria Cristina da Silva LeitePAROQUIA DE SANTO ANTÔNIOTITULAR: Regina Célia da SilvaSUPLENTE: Leize Maria de SouzaSINDICATO RURAL DE RIO CLARO/RJTITULAR: Carlos Eduardo Dair CoutinhoSUPLENTE: Joaquim Francisco RibeiroASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE PASSA TRÊS - AMP3TITULAR: João Marcos Penna Júnior – Primeiro SecretárioSUPLENTE: Wanessa Fernandes do ValePARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PIEDADE DE RIO CLARO/RJTITULAR: Igor Souza MouraSUPLENTE: Rosa de Oliveira CardosoArt. 2º Revogadas as disposições em contrário, em especial a Portaria nº. 319/2018, esta Portariaentra em vigor na data de sua publicação, surtindo efeitos a partir de 13 de novembro de 2018.

Rio Claro/RJ, 21 de novembro de 2018.José Osmar de Almeida

Prefeito

ESTADO DO RIO DE JANEIROPREFEITURA MUNICIPAL DE RIO CLARO

Page 12: BO Rio Claro - 440 · 2018-11-23 · 7.4 - Não será oferecido vale transporte aos contratados. 8. DA ENTREGA DE DOCUMENTOS PARA TODOS OS CARGOS 8.1- Os documentos deverão ser entregues

12 Boletim Oficial do Município de Rio Claro - 23/11/2018

O Centro de Referência em Assistência So-cial é um órgão público que atua na proteçãobásica prevenindo e enfrentando situação devulnerabilidade social e violação de direitos,fortalecendo vínculos familiares e comunitários.Nessa perspectiva, atuou em conjunto com oESF na luta contra o Câncer de Mama e juntocom a Escola Municipal Aureliano Portugal nodebate com a família sobre sexualidade.

Na Semana da Criança a reunião com fa-mílias debateu os cuidados e a importânciados vínculos sociais e afetivos. O CRAS ain-da realizou a caminhada orientada do grupode ginástica dos idosos e dos jovens, houveconfraternização, alongamento e dinâmicasministradas pelas professoras Isabella Rabe-lo e Rosi Tuler. Também aconteceu um mo-mento de soltar as bruxas na noite de hallo-ween da turma da ginástica e a comemora-ção do Dia do Idoso fechou o mês com umlindo debate sobre os direitos e a importân-cia de ser idoso.

CRAS Lídice – Outubro ou Nada