blog da thais

31
[Digite texto] USMLE Blog da Thais - http://usmle.zip.net/ Thais Coutinho USMLE Aqui está todo conteúdo, original, sem qualquer alteração, apenas organizado, do blog da Thais. O mesmo conteúdo está disponível no blog, cujo endereço é informado no rodapé de todas as páginas desta apostila. O objetivo desta apostila é ajudar todos os brasileiros interessados. Estas informações devem ser repassadas GRATUITAMENTE. Caso contrário denuncie em nossa comunidade no Orkut: http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=528835 MUITO IMPORTANTE! Como dito anteriormente esta apostila contém todo conteúdo do blog da Thais, que foi escrito no período de 12/02/2006 a 25/08/2007, portanto as referências citadas podem estar obsoletas. ATENTEM-SE!

Upload: heitorcf

Post on 21-Dec-2015

79 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

blog sobre usmle

TRANSCRIPT

Page 1: blog da thais

[Digite texto]

USMLE Blog da Thais - http://usmle.zip.net/

Thais Coutinho

USMLE

Aqui está todo conteúdo, original, sem qualquer alteração, apenas

organizado, do blog da Thais. O mesmo conteúdo está disponível no blog, cujo

endereço é informado no rodapé de todas as páginas desta apostila.

O objetivo desta apostila é ajudar todos os brasileiros interessados. Estas

informações devem ser repassadas GRATUITAMENTE. Caso contrário

denuncie em nossa comunidade no Orkut:

http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=528835

MUITO IMPORTANTE!

Como dito anteriormente esta apostila contém todo conteúdo do blog

da Thais, que foi escrito no período de 12/02/2006 a 25/08/2007,

portanto as referências citadas podem estar obsoletas. ATENTEM-SE!

Page 2: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

2 Blog da Thais

Apresentação

Meu nome e Thais Coutinho. Tenho 24 anos, me formei como medica pela UFRJ em Dezembro de 2004, e atualmente sou residente de clinica medica (Internal Medicine) na Mayo Clinic, em Rochester, MN. Resolvi criar esse blog depois de receber milhares de emails, scraps no Orkut, mensagens, etc, me perguntando sobre o processo para fazer residência nos EUA. Percebi que estava escrevendo as mesmas coisas over and over again, então achei por bem criar um site com informações sobre o processo. Este e certamente um processo árduo que requer dedicação, conhecimento, e $$ dinheiro$$. Pois bem, vamos começar. Continuem lendo os posts para aprender mais sobre o USMLE, o match, e a residência.

Page 3: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

3 Blog da Thais

O primeiro passo

O primeiro passo e estabelecer seus objetivos:

1) Qual a especialidade que você pretende seguir?

Especialidades menos complicadas para estrangeiros são Internal Medicine, Pathology, Psychiatry, Family Medicine, Pediatrics, Ob/ Gyn, Neurology. Já Anestesiology, General Surgery, Radiology são bem mais difíceis para estrangeiros, por serem mais competitivas, porem factíveis se você tiver uma aplicação bem forte (repare bem, eu disse factíveis, não garantidas...). Por outro lado, se você pretende fazer Ophthalmology, ENT, Plastic Surgery, Neurosurgery, Dermatology ou Radiation Oncology, ai recomendo que você faca residência no Brasil mesmo. Essas especialidades são super competitivas e já são difíceis para os americanos, e quase impossíveis para estrangeiros, com raríssimas exceções.

2) Você pretende fazer residência num grande hospital Universitário, ou num hospital

comunitário menor?

Os hospitais universitários, e claro, carregam uma reputação melhor, e são mais dedicados a educação. Mas tem gente que prefere hospital comunitário por ser menor, e por ser mais fácil de entrar. Estabeleça seu objetivo logo de inicio, pois se você pretende fazer residência num dos grandes hospitais universitários, vai ter que se empenhar bem mais para garantir notas mais altas possíveis, pesquisa, estágios nos EUA, cartas de recomendação fortíssimas, etc.

3) Você pretende morar nos EUA eternamente, ou planeja voltar ao Brasil? (Isso será importante na escolha do visto, porem dedicarei um post aos vistos mais adiante.)

USMLE significa Unites States Medical License Examination. Todos os médicos devem fazer essas provas para poderem exercer a Medicina nos EUA, inclusive os americanos. Para nos, estrangeiros, e necessário obter certificação do ECFMG (Education Comission for Foreign Medical Graduates) para podermos começar a residência. A certificação do ECFMg requer aprovação nos steps 1, 2Ck e 2CS, alem de tradução juramentada do diploma e do histórico escolar da faculdade.

Page 4: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

4 Blog da Thais

Organizando o timeline

O segundo passo e organizar um timeline para conseguir fazer tudo a tempo. A application para o Match ocorre a partir de Setembro de cada ano, as entrevistas acontecem entre Outubro e Janeiro, o Match e em Marco, e a residência começa em Junho/ Julho.

Por exemplo, o meu timeline foi o seguinte:

Dez/2003: Comecei a estudar pro Step 1.

Marco/2004: Fiz 4 semanas de estagio em cardiologia na Mayo Clinic. Obtive cartas de

recomendação de cardiologistas da Mayo.

Abril/2004: Fiz o step 1. A nota saiu depois de 3 semanas.

Agosto/2004: Fiz o step 2 CK. A nota saiu depois de 3 semanas. Durante esse tempo,

também preparei os elementos da minha application, como Personal Statement, tradução do

histórico, e obtive a Dean's letter e cartas de recomendação brasileiras. Mandei tudo pro ECFMG.

Setembro/2004: Apliquei para os programas de residência de meu interesse.

Novembro/2004: Fiz o step 2 CS e entrevistei em vários programas.

Dezembro/2004: Me formei como Medica pela UFRJ.

Marco/2005: Match day. Fui aprovada pela Mayo Clinic, minha primeira opção.

Julho/2005: Inicio da residência.

Quero esclarecer 2 coisas:

1) Fiz o step 2 CS depois de aplicar pois esse foi o ano que o Step 2 CS foi introduzido no USMLE, e por isso a marcação de provas estava muito lenta. Agora, 2 anos depois da introdução da prova, o ideal e fazê-la antes de aplicar pra residência. Uma boa idéia e fazer a prova ao final do mês do estagio, assim vocês economizam uma viagem extra aos EUA só pra fazer o Step 2 CS.

2) Se você pretende ter o visto H1, tem que ter passado no Step 3 antes do match. Se você se interessa pelo J1 (como eu), não precisa fazer o step 3 antes de começar a residência.

Ops, esqueci de mencionar no post anterior que, se o seu inglês não e 100%, e fundamental

estudar inglês, contratar professor particular, etc. Felizmente eu não precisei disso, mas tem gente

que tem dificuldade com inglês, e com isso não vai bem nas provas e faz feio no step 2 CS e nas

entrevistas. Vamos caprichar no inglês, pessoal!!!

Page 5: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

5 Blog da Thais

USMLE STEP 1

Argh, eu escrevi um post imenso sobre o step 1, mas perdi tudo. Maldita internet!!! Vamos la, tudo de novo...

O step 1 e uma prova de ciclo básico aplicado a clinica. As matérias são as seguintes:

Pathology (50-55%) Physiology (20%) Behavioral Science (10% principalmente ethics) Biochemistry and Molecular biolog y (5%) Pharmacology (5%) Microbiology and Immunology (5%) Neuroanatomy (2%) Gross Anatomy (1%) Histology (1%) Embryology (1%)

O melhor livro de todos e o First Aid for the USMLE Step 1. É um super-resumao da

matéria. Aconselho vocês a ler esse livro de cabo a rabo ao menos 2 vezes, pois ele vai te salvar em varias questões na hora da prova.

Alem disso, acho que da pra estudar gross anato, histo, embryo, biochem e pharm só pelo first aid. Foi essa a impressão que tive na minha prova. As questões fáceis e intermediárias dessas matérias da pra matar só com o First Aid, mas as questões difíceis são tão difíceis que nem lendo livros especializados da pra resolver. Então se concentrem nas questões factíveis. Se vocês se sentirem inseguros e quiserem estudar Pharm e Biochem (principalmente molecular biology) de uma fonte mais especifica, tudo bem, mas pra embryo, histo e gross anatomy leiam apenas o first aid!!! Tem tão poucas questões dessas matérias na prova, mas tão poucas, que vale mais a pena usar seu tempo pra estudar coisas mais importantes, como patho ou physio.

Os livros que eu li foram os seguintes:

• Pathology: Kaplan lecture notes. • Também li alguns capítulos do Robbins de Patologia (sim, aquele livrão!!! E um dos meus

livros favoritos). • Microbiology and Immunology: Kaplan lecture notes. • Molecular Biology: Kaplan lecture notes. • Physiology: Board Review Series (BRS) • Behavioral Science: High Yield Series. • Gross anatomy: High Yield Series. • Neuroanatomy: High Yield Series.

Page 6: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

6 Blog da Thais

• Histology: First Aid. • Embryology: First Aid. • Pharmacology: Katsung, versão board prep.

Usei esses livros porque os consegui emprestados (Valeu Jonas!!!). Mas se vocês tiverem acesso

as Lecture Notes do Kaplan, será mais do que suficiente!!! Vocês podem comprar as lecture notas através do próprio site do Kaplan ou comprar livros de segunda mão no Ebay, etc. Ou pegar emprestado e copie de algum amigo.

Page 7: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

7 Blog da Thais

USMLE Step 1 - Continuação

Eu não tive tempo de fazer questões, mas elas são fundamentais. A prova e muito puxada, com 7 blocos de 50 questões, e 8h de prova com apenas 45 minutinhos pra descansar. Vocês terão pouco mais de um minuto pra fazer cada questão. Portanto e importante fazer questões e treinar, treinar, treinar. Como eu não fiz questões, não posso avaliar, mas parece que as questões do Kaplan Qbank

http://www.kaptest.com/repository/templates/ArticleInitDroplet.jhtml?_relPath=/repositor

y/content/Medical_Licensing/Our_Programs/Step_1_Prep/ME_step1_qbank1.html ou Qbook http://www.kaptest.com/catalog/templates/product.jhtml?PRODID=kprod63220502&CAT

ID=200152&rcid=200042 São as melhores. Há varias outras fontes de questões.

Uma semana antes da prova, e legal fazer as questões do CD que eles mandam, e também as

questões do NBME. NBME e o órgão que prepara as questões do usmle, portanto esse simulado e o que mais se assemelha ao step 1, tanto em estilo das questões como em conteúdo. Alem do mais, no final do simulado eles te dão uma nota que vai se assemelhar muito a nota que você vai obter no step 1. Por isso e legal fazer essas questões nos últimos 7-10 dias antes da prova. O site pra comprar essas questões e: https://external1.nbme.org/nsasweb/servlet/mesa_main

Para o step1, vocês vão usar o CBSSA (Comprehensive basic science self assessment). Comprem o self paced test , pois assim vocês terão tempo pra estudar as questões.

Algumas questões da prova vão ter imagens de slides de patologia, lesões patognomonicas de algumas doenças, CTs, X rays, MRIs, angiograms, etc. E legal revisar algumas das principais imagens antes da prova. Um site legal para revisar slides de patologia e o WEBPATH:

http://www-medlib.med.utah.edu/WebPath/webpath.html

Dizem boatos que entre 5-10% das questões da prova são experimentais, ou seja, não vão

contra na sua nota final. Portanto, se você se deparar com uma questão tão difícil de arrancar os cabelos, não se prenda, passe para a próxima, pois as chances de acertar a questão são mínimas, e ainda corre o risco da questão ser experimental.

O step 1 tem 2 notas, uma de 3 dígitos e uma de 2 dígitos. Ninguém sabe bem como essas notas são calculadas, mas parece que a de 3 dígitos tem alguma relação com o numero de questões que você acertou, e a de 2 dígitos tem alguma relação com o percentil da sua nota de 3 dígitos. Veja bem, não quero dizer que a de 3 dígitos e o No de questões certas e a de 2 dígitos e o percentil, mas ha alguma relação. No score report, eles te darão a media e desvio padrão das notas naquele ano. O ideal e tirar mais que 90 na nota de dois dígitos pra garantir uma residência legal. Quanto mais alta

Page 8: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

8 Blog da Thais

a nota, melhor! Não tem essa historia de “fazer pra passar” não. Essa abordagem e péssima e provavelmente você vai nadar, nadar e morrer na praia. Dedique-se pra fazer o melhor possível!

Ninguém nunca acha que esta preparado o suficiente para o step 1. Sempre da uma vontade de adiar a prova mais, e mais, e mais. Resista a essa tentação de adiar, pois só vai complicar a sua vida. Faca o CBSSA, se você tirar uma nota ruim, ai sim adie. :)

A prova e bem difícil, e agora eles tem um novo software chamado FRED que se adapta a sua performance. Por exemplo, se você esta se dando mal, o software te da questões mais fáceis, e se você esta mandando bem, ele te da questões cada vez mais difíceis. Portanto, se você sair da prova achando que foi bem difícil, sinal que foi bem.

Page 9: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

9 Blog da Thais

USMLE STEP 2 CK

O step 2 ck (clinical knowledge) e a prova de conhecimentos clínicos. A matéria e dividida em:

Internal Medicine: (50% das questões)

Psychiatry (15%)

Ob/Gyn (15%)

Pediatrics (15%)

Surgery (1%)

Epidemiology (1%)

Public Health (3%).

Essas %s foram as que encontrei na minha prova, mas pode variar de uma prova pra outra.

São 8 blocos de 46 questões, também com 45 minutos pra descansar ao longo do dia. Total de 9h de prova. Pouco mais de um minuto pra cada questão. Varias vezes as questões são enorrrrrmes, cheias de informações desnecessárias. Muita gente acha o step 2 mais fácil que o step 1, mas eu achei mais difícil. No final acabei tirando nota mais alta ainda que do step 1, e e isso que acontece com a maioria das pessoas.

O scoring system, com as notas de 2 e 3 dígitos, e o mesmo do step 1. E agora eles também estão usando o novo software, FRED, no step 2 CK. Portanto, se no final do dia você sair do test center e achar que a prova foi difícil, ótimo, sinal que vc se deu bem! :)

A minha abordagem pro estudo pro step 2ck foi um tanto quando nao-convencional. Resolvi fazer só questões e ponto final. Os únicos textos que li foram o livro de Surgery do kaplan, e um livro de revisão chamado Crush Step 2.

Ao contrario do step 1, o First Aid for Step 2 Ck nao e tao util. Eu comprei mas nem li. Ouvi falar que o Crush Step 2

http://www.amazon.com/gp/product/1560535423/sr=8-

1/qid=1140031356/ref=pd_bbs_1/103-6212636-3990260?%5Fencoding=UTF8

É bem melhor como revisão geral pro step 2 ck e por isso o comprei, mas depois da prova nao achei que esse livro acrescentou muito.

Meu estudo pro step 2 ck foi fazer cerca de 5000 questões em aproximadamente 3 meses. As fontes de questões que usei foram:

Page 10: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

10 Blog da Thais

NMS Review:

http://www.amazon.com/gp/product/0683302833/qid=1140031425/sr=2-

1/ref=pd_bbs_b_2_1/103-6212636-3990260?s=books&v=glance&n=283155

Não achei muito útil... Mas e bom treinar questões.

USMLE Step 2 Mock Exam:

http://www.amazon.com/gp/product/1560536101/qid=1140031483/sr=2-

1/ref=pd_bbs_b_2_1/103-6212636-3990260?s=books&v=glance&n=283155

Esse foi uma perda de tempo e de dinheiro, as questões são muito fáceis!!!!!!

Kaplan Qbank:

http://www.kaptest.com/repository/templates/ArticleInitDroplet.jhtml?_relPath=/repositor

y/content/Medical_Licensing/Our_Programs/Step_2_CK_Prep/ME_step2_qbank.html

Boas questões. Recomendo!

Usmeworld Qbank:

http://www.usmleworld.com/step2QbankMain.asp

Ótimas questões!!!! Bem difíceis, se assemelham ao estilo de questões da prova. Recomendo!

Também fiz o CD que eles mandam quando vc se inscreve na prova. Fiz no dia antes da prova.

E também fiz o self assessment do NBME uma semana antes da prova.

https://external1.nbme.org/nsasweb/servlet/mesa_main

Dessa vez vcs farão o CCSSA (Comprehensive Clinical Sciences Self Assessement). As questões foram ótimas e o conteúdo e estilo são idênticos ao da prova! Algumas questões foram repetidas (umas 2), e vários tópicos do CCSSA foram abordados no step 2 ck! Alem do mais, assim como pro step 1, eles te dão uma nota no final que te da uma idéia bem boa de como vc vai se dar na prova. A must do!!!

Como disse anteriormente, não li livros pro Step 2, mas pelo que ouvi falar, ha duas principais fontes de estudo pra essa prova: Kaplan lecture notes OU os livros da serie Blueprints

http://www.amazon.com/gp/search/ref=br_ss_hs/103-6212636-3990260?search-

alias=aps&keywords=blueprints

Page 11: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

11 Blog da Thais

A prova e difícil, porem as doenças abordadas são comuns. 99.9% das questões foram sobre doenças que a gente vê no dia a dia. O problema e que eles tentam te confundir no enunciado da questão, e ai a gente sempre fica na duvida entre 2 respostas no final, um saco!!! risos. Mas no final da tudo certo!!!

Se não me engano, vocês tem que acertar entre 55 e 65% das questões pra passar no Step 2 CK e no Step 1.

Page 12: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

12 Blog da Thais

USMLE Step 2 CS

Pra muita gente, o step 2 CS (Clinical Skills) e o mais simples de todos. Pra outros, o mais complicado. A taxa de aprovação e altíssima, mesmo dentre estrangeiros. Antigamente, havia uma prova semelhante chamada CSA, só para estrangeiros. Agora essa prova foi substituída pelo step 2 CS, e tanto estrangeiros quanto americanos tem que passar nessa prova pra conseguir licença medica nos EUA.

O Step 2 CS e a prova pratica do USMLE. Pode ser feita em um dos vários test centers nos EUA: Philadelphia, Los Angeles, Atlanta, Chicago e Houston. A pagina com informações sobre essa prova e:

http://www.usmle.org/step2/Step2CS/Step2Indexes/Step2CSIndex.htm

Durante o Step 2 CS, cada medico/estudante ira encontrar de 10 a 11 pacientes. O encontro tem um limite de 15 minutos, depois vc tem que sair e escrever historia resumida, exame físico pertinente, diagnostico diferencial e 5 exames complementares, tudo isso em 10 minutos. O tempo e nosso maior inimigo nessa prova. A melhor coisa que vcs tem a fazer e treinar, treinar, e treinar mais um pouquinho com um amigo. Só assim vocês se acostumarão com o timing da prova. Eu não tive chance de treinar com ninguém, e com isso demorei um pouco a pegar o ritmo da prova. Mas passei!

O Step 2 CS não tem nota, e simplesmente pass/fail.

A prova e feita com atores, que são treinados pra responder suas perguntas e simular achados de exame físico, como dor, etc. Eles ate pintam hematomas na pele que parecem perfeitos! Em algumas situações, vc pode ter um caso por telefone, geralmente uma mãe falando sobre seu filho. O tempo e o mesmo. Se vc tiver um desses casos, sempre lembre de, ao final da conversa, dizer pra mãe que a conversa por telefone não substitui o exame físico, e ela deve trazer o filho ao hospital.

Geralmente os casos são comuns, como UTI, abdominal pain, medication refill, hypertension, memory problems, etc etc. De vez em quando vc pode se deparar com um caso psiquiátrico, ou com um paciente mal-humorado ou mal-educado (felizmente não tive nenhum desses). A questão e manter a paciência e tentar acalmar o paciente.

Cada um dos pacientes-atores tem uma lista que eles tem que preencher ao final do encontro. Por exemplo, se na lista deles consta que vc deveria ter feito as perguntas A, B, C, D, e examinado tais partes, você ganha pontos pra cada um desses itens que vc fez ou perguntou.

Outras coisas que são julgadas na prova são o seu inglês, o seu conhecimento medico (baseado na pontuação dos atores e também na sua anotação da historia, exame físico, diag diferencial e exames), e sua interação com o paciente. Vc tem que passar em todos esses quesitos para ser aprovado no Step 2 CS.

Page 13: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

13 Blog da Thais

Dicas praticas pra hora da prova:

1) Sempre bata na porta antes de entrar.

2) Antes de entrar, anote o nome do paciente e a idade. Certamente vc vai esquecer quando

estiver la dentro. hehehe. Ai vc pode dar uma coladinha...

3) Antes de entrar, leia o problema do paciente (vai estar escrito na porta), e pense no

diagnostico diferencial por alguns segundos.

4) Apresente-se ao entrar e aperte a mão do paciente, se puder (as vezes o pct pode estar

com o braço quebrado por exemplo).

5) Sempre lave as mãos antes de examinar o paciente, isso também conta pontos.

6) Ao longo do exame físico, sempre explique o que vc vai fazer antes de fazê-lo. Por

exemplo, se vc vai palpar o abdome, diga ao paciente "Sr. X, agora eu vou palpar o seu abdome,

por favor me avise se o Sr. sentir alguma dor ou desconforto".

7) Se tiver que fazer alguma pergunta mais pessoal, como historia social ou historia sexual,

diga ao paciente que vc fará algumas perguntas de caráter pessoal mas que são importantes para o

seu raciocínio clinico, e que a confidentiality será respeitada.

8) Ao final do encontro, sempre diga o que vc tem em mente em termos de diag diferencial,

e diga o que vc pretende fazer (por exemplo, se alguém vem com abdome agudo, diz que vc vai

obter blood tests, urine test, abdominal x ray, etc etc... o que mais vc pensar na hora).

Page 14: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

14 Blog da Thais

Step 2 Cs – Continuacão

9) O exame físico pode ser bem rápido, já que vc não precisa prestar muita atenção heheh.

Por exemplo, mesmo que alguém venha com shortenss of breath, eles são atores ne... Quase

impossível que eles tenham wheezes, ronchi or crackles. Então só finge que esta auscultando e

passa pra próxima. Assim vc ganha tempo.

10) Em qualquer paciente com queixas neurológicas, faca o exame neurológico mais

completo que vc conseguir, e o mini mental (esses casos são os mais difíceis, nunca da tempo!!!!)

11) Em qualquer paciente com hipertensão, não esqueça de fazer fundo de olho (ou fingir

que esta fazendo hehehe), e perguntar sobre colesterol, acido úrico, diabetes, etc. Mesma coisa pra

paciente diabético.

(12) No final do dia você vai achar que foi mal a beca mas esse e um sentimento comum. :)

13) Quando vc sair do quarto e for escrever, comece escrevendo o diag diferencial (DD) e

os exames. A historia e ex físico vc já fez com o paciente e ele vai te dar pontos pra isso, mas não o

DD e exames. Eu sempre escrevia historia e ex físico antes, e em 3 casos eu não tive tempo de

terminar de escrever DD e exames.

Na hora de escrever, vc pode optar por digitar no cpu ou escrever a mão. Eu digitei pois achei que ficaria mais organizado e eu tb poderia editar o que escrevi sem rabiscar o papel. Eu digito rápido então não foi problema. Faca da maneira mais confortável para ti.

Devido a alta demanda pelo step 2 CS, geralmente não da pra marcar a prova em cima da hora. Por isso, marque com antecedência!

Um dia antes da prova, vá ao test center e veja quanto tempo demora pra vc chegar la. Assim vc evita chegar atrasado no dia seguinte. No dia da prova, chegue com ao menos meia hora de antecedência.

Eu fiz a minha prova em Chicago, quando estava entrevistando. Meu hotel ficava longe do test center, entao no dia anterior eu peguei o metro e calculei quanto tempo levaria. Ajuda bastante.

Existem algumas fontes pra estudar pra essa prova. A que eu usei foi o usmleworld, e recomendo MUITO!!!! TODOS os meus casos da prova estavam no usmleworld, todos mesmo. Eis aqui o link pro usmleworld:

http://www.usmleworld.com/csaguest.asp

e para subscribe:

http://www.usmleworld.com/csapricing.asp

Page 15: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

15 Blog da Thais

Ne época eu acessei de graça e imprimi tudo, pois um amigo que tinha subscribed me deu a senha dele. O que vcs podem fazer e juntar alguns amigos, fazerem uma "vaquinha" e comprarem o curso juntos, assim todos podem imprimir e estudar!

Outra fonte de estudo pro step 2 CS e o First Aid. Eu não li, mas parece que e bom também.

http://www.amazon.com/gp/product/007142184X/sr=8-

1/qid=1140114339/ref=pd_bbs_1/103-6212636-3990260?%5Fencoding=UTF8

E agora eles também tem o CS Checklists (checklists são os itens que os pacientes tem, quando avaliam vocês):

http://www.amazon.com/gp/product/0071445153/sr=8-

2/qid=1140114339/ref=pd_bbs_2/103-6212636-3990260?%5Fencoding=UTF8

Page 16: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

16 Blog da Thais

Estágios

Não importa se você e o melhor aluno da sua turma, se tirou as notas mais altas da historia do USMLE, ou se já tem 30 publicações na Nature ou na Circulation... Se não tiver feito estagio nos EUA e conseguido cartas de recomendação, vai ser difícil ir muito longe. Sem essa experiência clinica nos EUA, suas entrevistas provavelmente se resumirão a hospitais comunitários ( se esse e o seu objetivo, tudo bem). Mas se vc pretende fazer residência num centro acadêmico legal, TEM que ter estagio, não tem jeito!!! De preferência num hospital de renome. Assim, suas cartas de recomendação terão mais peso.

Para estudantes de medicina, arrumar estagio e muito mais fácil. Pra medico e um pouco mais complicado. Pros estudantes, o estagio chama-se clerkship, e pros médicos, externship ou observship. Se vc e medico, procure arrumar um externship, pois e melhor aceito que o observship (no observship, o nome já diz, vc só observa o serviço mesmo).

Como eu fiz meu estagio durante a faculdade, não tenho muita informação sobre externship ou observship, sorry.... Se alguém tiver dicas e quiser postar aqui, e só me avisar.

A maioria dos hospitais universitários aqui oferecem clerkship para estudantes. Geralmente o estudante tem que estar no ultimo ano de faculdade, e mandar uma aplicação completa, com Personal statement, CV, cartas de recomendação, etc. A aplicação ocorre cerca de 6 a 8 meses antes do inicio do estagio. E geralmente tem que pagar uma graninha. Tente fazer clerkship no hospital onde vc tem vontade de fazer residência, pois isso ajuda.

Pra procurar vagas de clerkship, basta ir no site do hospital/universidade que vc tem em mente, fazer uma busca por "clerkship" ou "visiting medical student" e ver o que vc acha.

O Jackson Memorial Hospital, em Miami, tem um programa bem grande onde aceitam latinos, muita gente faz estagio la. Eu fiz o meu na Mayo Clinic. Tenho um amigo que fez na Johns Hopkins, e conheco gente que fez em Harvard, Duke e UCLA.

Durante seu estagio, tente causar uma boa impressão. Ao final, procure o seu consultant ou attending, leve seu CV e entregue uma copia a ele, e explique que vc esta muito impressionado com o programa, etc, e que decidiu fazer residência nos EUA. Então pergunte se ele gostaria de apoiar a sua decisão e escrever uma boa carta de recomendação pra ti. Isso vai te ajudar MUITO MUITO MUITO na hora de aplicar pra residência.

Page 17: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

17 Blog da Thais

Application

Esse post será dedicado a "application" pra residência nos EUA, e como tornar a sua application a mais competitiva possível.

A application envolve os seguintes documentos:

1) USMLE scores (steps 1, 2ck e 2cs)

2) Curriculum vitae (CV)

3) Personal Statement

4) Letters of recommendation (geralmente 3-4)

5) Dean's letter

6) Medical School Transcript (histórico escolar)

7) ECFMG certificate (se disponível)

Para fins de application, vc pode fazer sua própria tradução do histórico escolar. A outra opção e pagar para um tradutor publico fazer tradução juramentada do histórico. Eu fiz minhas próprias traduções. Para o histórico, fiz um cabeçalho bonito com o símbolo da minha universidade, traduzi tudo em forma de tabelas, e levei o "produto final" na secretaria de graduação da UFRJ para que eles aprovassem o conteúdo. Apos aprovação, eles carimbaram e assinaram em baixo.

O CV deve ser feito em Inglês. Deve ser o mais sucinto possível, e o inglês deve estar perfeito. Não precisam colocar dados do 2o grau, vestibular, nada disso. Bastam informações sobre a medschool. O meu CV atual, confeccionado de acordo com os Guidelines da Mayo, tem os seguintes tópicos:

1) Personal information

2) Present academic rank and position

3) Medical Education

4) Board Certification

5) Medical Licensures

6) Honors/ Awards

7) Professional memberships and societies

Page 18: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

18 Blog da Thais

8) Educational activities (teaching activities)

9) Presentations

10) Clinical practice interests

11) Research Activities

12) Publications

13) extracurricular clinical experience

14) Extracurricular courses

15) Hobbies/ interests

14) Other awards/ accomplishments.

Esse e sua um exemplo. Vocês podem modificar de acordo com suas preferencias pessoais. O grande truque e dar seu CV para pessoas que vc confia lerem e criticarem, pois sempre aparecem sugestões que ajudam a confeccionar um CV atrativo.

O personal statement (PS) e um documento de uma pagina onde vc tera a oportunidade de “se vender”. Ha vários estilos pra escrever o CV e originalidade e muito importante. Evite clichês. A maioria das pessoas conta um pouco da sua historia pessoal, porque escolheram a medicina, porque escolheram a especialidade X (internal medicine, surgery, etc), algumas qualidades pessoais e profissionais (e legal dar um exemplo real quando mencionar uma qualidade), projetos para o futuro, e porque vc e um forte candidato para a residência que esta aplicando. Muita gente diz que o PS não serve pra nada e ninguém o le, porem eu recebi muitos elogios pelo meu, o que significa que os entrevistadores leem sim o PS e prestam atenção no que vc tem a dizer. Vale a pena fazer uma busca no google por “Personal Statement” ou “personal statement samples” ou “medical personal statement” e dar uma lida em alguns exemplos pra ver como e. Não vale copiar!!! Assim como o CV, e legal dar o PS pra alguém ler e criticar. E, e claro, o inglês deve estar perfeitissimo, sem gírias ou jargões.

Page 19: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

19 Blog da Thais

Application 2 - Continuance

A Dean’s letter agora e chamada Medical Student performance evaluation (MSPE). E uma carta escrita pelo diretor da sua faculdade de medicina falando sobre você, suas qualidades, e contando como foi seu desempenho em cada uma das áreas clinicas, e um geral do seu desempenho na área básica. Procure seu diretor com antecedência e converse com ele sobre obtenção desse documento. Pode ser que ele não se sinta confortável em escrevê-lo e peca pra vc preparar o documento, para que ele revise e assine no final. Seja la quem escreva o documento, e legal olhar modelos na internet, e a pesquisa no google ajuda.

Eis aqui o modelo de MSPE sugerido pelo AAMC:

http://www.aamc.org/students/eras/resources/downloads/mspeguide.pdf

O seu MSPE não precisa ser idêntico ao modelo acima, mas baseado nele em linhas gerais. Por exemplo, o meu MSPE não teve gráficos, mas teve descrição detalhada do meu desempenho em cada um dos internatos clínicos, e da minha pesquisa. Também teve um parágrafo para descrever a Universidade, já que os entrevistadores provavelmente não conhecem.

Letters of recommendation… Uma parte importantíssima da sua application!!!! Se vc fez estagio num hospital americano, pelo menos uma das suas cartas devera ser escrita por um medico Americano que te supervisionou. O mínimo são 3 e o Maximo são 4 cartas. Também e legal que uma das suas cartas seja escrita pelo(a) chefe da sua área de interesse do seu hospital (por exemplo, chefe da clinica medica), ou alguém designado por ele(a). Se alguém for designado, deve mencionar isso na carta. Cartas de recomendação tem geralmente uma pagina. Quanto mais elogios, e mais pessoal (ou seja, menos “genérica”) a carta, melhor. Também ha vários modelos de letters of recommendation na internet, faca pesquisa no Google e divirta-se hehehe.

USMLE scores… Essa parte depende apenas de VOCE, do seu desempenho. Portanto, mande bem nas provas!!!!!! Se vc tem em mente fazer residência num hospital universitário, aconselho a estudar o suficiente pra tirar notas acima de 90 nos steps 1 e 2CK. (Veja os posts sobre as provas para ler sobre o scoring system). Reprovação numa das provas e fatal e pode lhe custar muito caro (tanto financeiramente como profissionalmente). O ideal e ter feito os steps 1, 2ck e 2cs, e ter as respectivas notas antes de aplicar pra residência.

O ECFMG certificate não e obrigatório antes de aplicar, mas vc tem que te-lo antes de começar a residência. Se vc tiver o ECFMG certificate antes de aplicar, melhor ainda, mas não e obrigatório. Escreverei um post sobre ECFMG certification em breve.

Todo o processo de aplicação ocorre online, através de um sistema chamado ERAS. Inicialmente vc deve comprar um ERAS Token no site do ECMFG (www.ecfmg.org), na parte do OASIS. Depois disso vc pode se registrar no ERAS.

Eis aqui o link pro ERAS, com direito a perguntas e respostas. Esse site e muito elucidativo:

http://www.ecfmg.org/eras/index.html

Page 20: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

20 Blog da Thais

Vc (ou a sua universidade) vai ter que mandar seus documentos (PS, MSPE, letters of recommendation, tradução do medical school transcript) pro ECFMG em meados de agosto, pra que de tempo deles escanearem tudo pro ERAS, e assim vc poderá aplicar em setembro. Comece a preparas os documentos cedo, pois leva tempo pra “polir” os textos ate ficarem perfeitamente a seu gosto. Os USMLE scores são remetidos pelo ERAS diretamente, vc não precisa fazer nada. Com relação ao CV, quando vc se registrar no ERAS, vai preencher algo chamado Common Application Form (CAF). O CAF e simplesmente uma versão eletrônica do seu CV que será enviada aos programas quando vc aplicar.

Leia com atenção o site do ERAS pra aprender como ocorre o processo de aplicação. Se ainda tiver alguma duvida depois de ler o site, pode me perguntar através de comentários!

Não se esqueça, vc devera aplicar em setembro… No Maximo ate a segunda semana de outubro, mas o ideal mesmo e setembro. Se demorar mais que isso, corre o risco de alguns programas nem olharem pra sua application pois já tem muitos convidados para entrevistas.

Page 21: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

21 Blog da Thais

Letters of Recommendation (LOR

O nosso amigo Leonardo Protasio me mandou um texto com os principais pontos-chave sobre as cartas de recomendação. Eis aqui o texto que ele elaborou:

LOR - KEY POINTS

By

Leonardo P. Oliveira

[email protected]

1) Search for the ideal writer

a) Does the writer know me well enough to write a strong letter? b) Does the writer think highly of me? c) Can the writer describe my background and strengths? d) The writer has good communication skills? If you can say yes, then the person is adequate.

2) When to ask?

a) At a personal appointment 3) Give the person enough time to write

4) Thank the writer with a note or letter and provide him with follow up of your progress

5) Search for known and influential authors

6) Top-tier institutions are preferred

7) Current letters and two pages are best

8) Stating your IMG status but explaining your strengths is recommended

9) Focusing on clinical skills and characteristics

Page 22: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

22 Blog da Thais

LOR - Continuacão:

11) Directed towards your specialty

12) American Style and context

13) If possible, try to review your letter

14) Remember: Has to be outstanding References

• Desai, SP. The Residency Match-101 Biggest Mistakes and How To Avoid Them. 1st Edition. Houston, TX, MD2B, 2003

• Vora, AG. The Successful IMG-Obtaining a US Residency. 1st Edition. Malden, MA.

Blackwell Publishing, 2005

Só discordo com uma coisa: Acho que o ideal e NAO ler a carta. Se vc abdicar do direito de ler

a carta, ela terá mais valor, pois significa que vc "se garante" o suficiente para aplicar com uma carta que vc não leu. Portanto, se vc resolver não ler a sua carta, pede pro seu letter writer escrever no final algo assim: "Dr. ____ waived the right to see this letter". Valeu Leo! Abracos, Thais

Page 23: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

23 Blog da Thais

ENTREVISTAS

Pois bem, vc fez tudo direitinho, tirou notas nas provas, aplicou em Setembro, e em meados de outubro começam a chover emails na sua caixa de entrada, te convidando para uma entrevista. E agora??? Essa e uma fase muito exciting, quando nos sentimos realmente "importantes". :) Vc vai ter que decidir se vai entrevistar em todos os lugares que te convidarem, ou se vai cancelar alguns. O numero de entrevistas que vc deve fazer varia muito com a qualidade da sua application e com a especialidade pra onde vc esta aplicando. No meu caso, eu apliquei pra 20 programas, recebi 11 convites, entrevistei em 10, recusei 1, e rankeei 6 programas. A maioria dos estrangeiros entrevista em mais lugares do que isso, though.

Sempre que receber um convite, mande um email de volta, bastante cordial, agradecendo o convite, e dizendo que esta muito feliz por entrevistar no hospital X (ou coisa parecida...).

O ideal e marcar entrevistas de uma maneira geográfica (por exemplo, eu comecei no sul, fui pra midwest, depois pra east coast). Coordenar isso e um pesadelo! risos. O processo e bem custoso, tem gente que fica em albergue pra diminuir os custos e treinar o inglês. Eu fiquei em hotel mesmo. Muitos programas de dão uma noite de hotel de graça, isso ajuda bastante.

A maioria dos programas oferece um interview dinner na noite antes da sua entrevista. Faca um esforço pra ir a todos esses jantares. E o momento ideal pra perguntar coisas pros atuais residentes, mostrar um pouco da sua personalidade e interesse pela instituição. Você NAO será avaliado nesses jantares!!! O traje e informal mas evite usar jeans. Boa aparência sempre conta pontos a favor. :) Recentemente tive a oportunidade de ir a alguns interview dinners, dessa vez como residente e não como applicant, e pude perceber muito bem quem estava interessado no programa e quem não estava. Portanto, mostre interesse, faca perguntas, etc!

Boas coisas pra perguntar no seu interview dinner:

1) What is the call schedule like?

2) Is there a float system?

3) What are the research opportunities for residents

4) Is it possible to do research during the intern year

5) How is a typical day as an intern

6) How are the conferences

7) What do residents do for fun

8) How was last year's match for the specialty X (por exemplo, cardiology, GI, ID, etc)

9) Are there any private patients

Page 24: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

24 Blog da Thais

10) What are the computer systems like

11) Is there a meal allowance for call nights

12) Where do residents live

13) DO most residents buy or rent a house

14) What is the ABIM pass rate for that program? etc etc etc

Essas são perguntas que vc tb pode fazer aos residentes que conhecer no dia da sua entrevista.

Em linhas gerais, procure usar um terno escuro no dia da sua entrevista (preto, azul marinho, cinza). A ultima coisa que vc quer e ser lembrado(a) como o(a) applicant do terno colorido! risos. Rapazes: usem gel no cabelo, bem mauricinho mesmo. Meninas: Podem usar maquiagem mas não exagerem, algo bem natural. Não exagerem no perfume!!!! Muitos pacientes tem alergia... Tentem ser o mais educados e polidos no dia da entrevista. Preparem respostas para as perguntas mais frequentes, e decorem essas respostas de cabo a rabo!!!! Treinem bastante o inglês para que suas respostas não soem "mecânicas". Seja o mais natural e simpático possível.

Perguntas que vc certamente vai ouvir ao longo das suas entrevistas:

1) Tell me about you.

2) What made you decide to come to the USA for residency?

3) What made you choose our program?

4) Tell me about this research project you worked on (podem fazer perguntas especificas sobre seus projetos)

5) What do you look for in a residency program?

6) Where else are you looking?

7) Why should I choose you?

8) How is residency/ medical school in Brasil?

9) Why did you decide to leave your country?

10) Do you plan on going back to Brasil after you are done with your training?

11) Why did you choose this specialty?

12) What are your sub-specialty interests?

Page 25: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

25 Blog da Thais

Cada entrevista dura de 10 a 30 minutos. Geralmente elas são bem laid-back and informal.

NUNCA chegue atrasado!!!!! Sempre chegue com alguma antecedência. A entrevista pode te ajudar muito ou te sacrificar, portanto esteja bem preparado!!!!!

Depois da entrevista, e legal escrever thank you letters para os seus entrevistadores e para o program director. Coloque algo pessoal na carta, tipo um tópico especifico que vcs discutiram, e elogie bastante o programa.

Tem tanta coisa pra se falar sobre as entrevistas, mas essas foram as linhas gerais. E legal ler algum livro que te ajude nesse processo. Eu li os seguintes livros, que achei muito bons:

First Aid for the Match

http://www.amazon.com/gp/product/0071409297/sr=8-

1/qid=1142040029/ref=pd_bbs_1/002-2908214-5492856?%5Fencoding=UTF8

The residency match. 101 biggest mistakes and how to avoid them.

http://www.amazon.com/gp/product/0972556117/ref=pd_bxgy_img_b/002-2908214-

5492856?%5Fencoding=UTF8

Se tiverem duvidas especificas, e só perguntar!

Page 26: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

26 Blog da Thais

Entrevistas- Continuação

Mais uma dica sobre entrevistas que eu lembrei agora:

SEMPRE tenha perguntas preparadas para perguntar ao seu entrevistador. No final, ele sempre vai dizer "Do you have any questions?". A pior coisa que vc pode fazer e dizer NAO!!! Isso e sinônimo de desinteresse pelo programa. Mesmo que vc já saiba a resposta, sempre pergunte alguma coisa no final. Eu sempre fazia as mesmas 2 ou 3 perguntas. risos.

Coisas boas pra perguntar:

1) What will be my research opportunities as an intern and as a resident?

2) How has the _____ match been in the last few years? (Substitua o _____ pela sua subespecialidade de interesse, como cardiologia, gi, ID, endocrino, heme/on, etc etc).

3) How are residents evaluated? etc etc etc Pense em alguma pergunta inteligente, mas evite perguntar sobre o "ponto fraco" do programa. Pergunte algo que seu entrevistador terá prazer em responder.

Page 27: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

27 Blog da Thais

MATCH!!

Bom, depois de um tempinho afastada (to na Oncologia... Busy!), volto aqui pra escrever sobre a parte mais emocionante de todo o processo: O MATCH!!!! Pra quem não sabe, a maioria dos programas de residência participam do match. Vou tentar explicar de forma simplificada como o Match funciona: vamos supor que vc entrevistou nos programas A,B,C,D e E. Ao final das entrevista, você tem que mandar, através do programa do match, a sua rank order list, ou seja, um ranking dos programas na sua ordem de preferência. Então depois das entrevistas, vc gostou mais do programa C, depois o E, depois o A, etc, ai vc manda a sua lista:

#1) C

#2) E

#3) A

#4) D

#5) B.

Por outro lado, os programas também formulam suas próprias listas, e colocam os applicants em ordem de preferência.

Então, o programa do match "cruza" as listas dos applicants com as listas dos programas. Se o programa C te rankeou bem, e vc rankeou o programa C como #1, provavelmente vc vai matchear no C. However, se vc colocou o C em #1, mas o C não te rankeou bem e vc não conseguiu entrar no C, o programa tenta te colocar na sua segunda opção (nesse exemplo, E). Se não for possível, ele tenta a terceira opção, e assim sucessivamente.

Depois de todos esses cruzamentos (risos), num belo dia de Marco vc vai receber um email dizendo se vc matcheou ou não. Se vc matcheou, ótimo, comemore, e espere mais três dias pra saber AONDE vc matcheou. Se vc receber um email dizendo que não matcheou, sinal que nenhum dos programas que vc rankeou te rankeou alto o suficiente. Nesse caso, prepare todos os materiais pra participar do Scramble (mais info sobre o scramble adiante).

Três dias depois de vc saber que matcheou, vc vai receber outro email, dizendo onde vc vai fazer sua residência. Pode ser a sua primeira opção (Oba!), segunda, terceira, décima, vigésima. Uma vez que o match te assign a um programa, vc tem que stick with it, não pode trocar! Por isso, se vc entrevistou em um programa e não gostou, nem rankeie, pq se vc colocar o programa na sua rank order list, corre o risco de matchear la (por exemplo, eu apliquei pra 20 programas, recebi 11 ofertas de entrevista, entrevistei em 10 e rankeei 5 ou 6).

Pode ser que vc receba uma oferta de pre-match. Por exemplo,se um programa gostou muito de ti e quiser q vc seja residente deles de qualquer jeito, pode te oferecer vaga antes do match. Cabe a vc aceitar a vaga ou não, geralmente pre-match tem um pouco de gamble. Se o seu programa preferido te oferece pre-match, ou se vc acha que não tem chances nos outros programas, vale a pena aceitar a oferta. Mas, por exemplo, eu recebi 3 ofertas de pre-match, mas achava que tinha

Page 28: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

28 Blog da Thais

chances na minha primeira opção (Mayo), por tanto resolvi , com muita dor no coração (risos), recusar as ofertas e tentar a sorte no match.

Se vc não matcheou em lugar nenhum, vai ter que tentar scramble por uma posição. Um dia depois de saber que vc não matcheou, uma lista com vagas abertas será publicada no site do ERAS (ou do match, nao me lembro). Ai vc vai ter que ter varias copias da sua application pra mandar por Fax pra programas que te interessem e que tenham vagas abertas. Esses programas podem te entrevistas por telefone e te oferecer a vaga, ou não. Cabe lembrar que a maioria dos programas que tem posições vagas depois do match não são dos melhores (com raras exceções). Portanto, de o melhor de si pra matchear!!!

O site do match é:

www.nrmp.org

Page 29: blog da thais

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

29 Blog da Thais

Acho que minhas dicas pro step 3 mas acho que da pra tirar um suco do

Bom, eu empurrei o step 3 com a barriga eternamente, na bem pra prova. Silly me! Obviamepra estudar. Então resolvi bite the bullet e fazer assim mesmo. Depois da prova, aprendi que deveria ter adiado. Por que? Porque o step 3 e muito parecido com o step 2 CK. fazer essas duas provas uma atrás

Eu cheguei a comprar as questõesminha subscription expired. risos. Mas as

Comprei um livro chamado Crush step 3, e li os durante alguns voos pras entrevistas pro fellowship.

Pratiquei as questões e os CCS cases que vieram no CD do usmtempo, eu teria praticado mais com os CCS cases do CD, e teria usado os CCS cases to usmleworld.com. Com esses casos, quanto mais pratica e melhor. Eu me enrolei com alguns casos na hora

No final das contas, resolvi fazer o teste do NBME pro step 3 10 dias antes da prova; pra dar um pouco de confiança. Mais uma vez, o NBME deu show em termos de dificuldade, e reproducibilidade da nota. Continuo recomendando muito, pra todos os STEPS!

Resumindo, 2 dicas principais:

1) Faca o step 3 logo depois do step 2 ck se puder. Entao vc

questões.

2) Pratique os CCS cases to CD, e compre os CCS cases do usmlewor

com essa parte da prova.

Hope this helps!

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

Step 3

Acho que minhas dicas pro step 3 não vão ser muito uteis pq eu praticamente mas acho que da pra tirar um suco do limão!

Bom, eu empurrei o step 3 com a barriga eternamente, na esperança de estudar e me preparar bem pra prova. Silly me! Obviamente adiar não adiantou nada pois eu não tive tempo ou

resolvi bite the bullet e fazer assim mesmo. Depois da prova, aprendi que deveria ter adiado. Por que? Porque o step 3 e muito parecido com o step 2 CK.

atrás da outra, ótimo, vc quase não vai precisar estudar!

questões e casos do usmleworld.com. Fiz umas 200 risos. Mas as questões pareciam ser boas.

Comprei um livro chamado Crush step 3, e li os capítulos de psych, surgery and pediatrics durante alguns voos pras entrevistas pro fellowship. Não achei muito útil, não. But that's just me.

e os CCS cases que vieram no CD do usmle. Se eu pudesse voltar no tempo, eu teria praticado mais com os CCS cases do CD, e teria usado os CCS cases to usmleworld.com. Com esses casos, quanto mais pratica e proficiência com o conteúdomelhor. Eu me enrolei com alguns casos na hora da prova mas no final deu tudo certo. :)

No final das contas, resolvi fazer o teste do NBME pro step 3 10 dias antes da prova; pra dar . Mais uma vez, o NBME deu show em termos de

da nota. Continuo recomendando muito, pra todos os STEPS!

2 dicas principais:

1) Faca o step 3 logo depois do step 2 ck se puder. Entao vc não vai precisar estudar pras

2) Pratique os CCS cases to CD, e compre os CCS cases do usmlewor

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

ser muito uteis pq eu praticamente não estudei,

de estudar e me preparar tive tempo ou paciência

resolvi bite the bullet e fazer assim mesmo. Depois da prova, aprendi que não deveria ter adiado. Por que? Porque o step 3 e muito parecido com o step 2 CK. Então se vc puder

vai precisar estudar!

e casos do usmleworld.com. Fiz umas 200 questões e ai a

de psych, surgery and pediatrics . But that's just me.

le. Se eu pudesse voltar no tempo, eu teria praticado mais com os CCS cases do CD, e teria usado os CCS cases to

conteúdo e o software, da prova mas no final deu tudo certo. :)

No final das contas, resolvi fazer o teste do NBME pro step 3 10 dias antes da prova; pra dar . Mais uma vez, o NBME deu show em termos de relevância, grau de

da nota. Continuo recomendando muito, pra todos os STEPS!

vai precisar estudar pras

2) Pratique os CCS cases to CD, e compre os CCS cases do usmleworld pra se familiarizar

Page 30: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

30 Blog da Thais

Fellowship application & match

Bom, vamos falar agora sobre o fellowship match. Infelizmente eu só posso dar dicas sobre as especialidades da clinica medica, pois essa e a minha área.

Com relação ao grau de dificuldade:

- Absurdamente difícil: Cardiology

- Muito difícil: Gastroenterology, Hematology & Oncology

- Moderadamente fáceis: Pulmonary & Critical Care, Nephrology

- Bem fáceis: Infectious diseases, Rheumatology, Endocrinology, Allergy

Se não me engano, a endócrino e nefro são fora do Match. As demais especialidades participam do match.

O que e importante na sua aplicação? Bom, acima de tudo, a Universidade/ Hospital onde vc fez sua residência. Um bom nome te leva longe, enquanto um nome desconhecido não ajuda, e pode ate atrapalhar. Outra coisa muito importante são as suas cartas de recomendação, tanto do program director da residência quanto dos médicos que vão te recomendar. Pra ter cartas excelentes, vc tem que dar o melhor de si pra ser um ótimo residente e "sobressair" na multidão da sua turma. Depois, a pesquisa. O numero de publicações e importante mas não necessariamente decisivo. Vc tem que se engajar em projetos e mostrar interesse acadêmico.

As notas dos steps são importantes, mas não necessariamente tão importantes quanto foram pra residência. Pra se garantir, ninguém vai reclamar se vc tiver mais que 90 em todas as provas. :)

O personal statement não e muito importante mas faca um bem legalzinho pra não dar ma impressão.

Vc aplica no meio do seu segundo ano de residência. O ideal e começar a pedir suas cartas de recomendação em agosto ou setembro (inclusive a carta do program director), ai vc manda os documentos pro ERAS assim que o ERAS abre (se não me engano e em outubro) e deixa tudo certinho la esperando o dia de aplicar, que começa em Dezembro. As entrevistas ocorrem de fevereiro a abril; e o match ocorre em Junho. E uma lonnnnnnnnnga espera!!!! Ainda bem que já passou! :)

Pra cardiologia, recomendo aplicar logo no primeiro dia possível pois muitos programas tem deadline logo no primeiro dia ou nas primeiras duas semanas! Pra diminuir o numero de aplicações que eles recebem, que já e absurdo.

Os detalhes que vou postar agora se resumem a cardiologia. Se vc participou do match pra outras especialidades (Ei, Jonas!!! ) e quiser postar algumas dicas aqui, e só me avisar!

Page 31: blog da thais

Conteúdo origina disponível em:

http://usmle.zip.net/

MATERIAL GRATUITO, COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA!

31 Blog da Thais

Bom, o processo de aplicação pro fellowship de cardio e extremamente competitivo. tão competitivo que da medo. Nos estrangeiros estamos em extrema desvantagem, infelizmente. Muitos programas te rejeitam super cedo justamente por ser estrangeiro. Se um determinado programa recebe o funding pros fellows do NIH; vc esta automaticamente fora. It is sad, but true. Por isso a gente tem que overcompensate nas notas, nas cartas de recomendação, e na pesquisa.

Baseada nas entrevistas que fiz recentemente, o que ouvi foi que cada programa recebeu cerca de 800 applications, entrevistou de 15 a 40 candidatos (dependendo do tamanho do programa), pra preencher de 3 a 11 posições de fellowship (a maioria tem por volta de 5).

Nas entrevistas, eles sempre querem saber por que vc quer fazer cardiologia; por que vc quer vir para o programa deles; quais suas pretensões de carreira (acadêmica vs. private practice; escolhas de sub especialidade). e a maioria dos entrevistadores gosta de fazer perguntas e discutir a sua pesquisa. E uma entrevista mais alto nível do que as entrevistas pra residência. Vc tem que parecer confiante o tempo todo e convencer aquele entrevistador que vc merece uma das 5 vagas que ele tem. risos. E brabo.

A maioria das pessoas aplica por volta dos 30-60 programas. Mas eu conheci gente que tinha aplicado pra 100! Sinceramente, eu acabei aplicando pra uns 35 porque tava ficando muito caro! Desses 35, fui convidada para 7 entrevistas. E brabo mesmo. O bom foi que os 7 programas eram ótimos. Acabei matcheando na minha 1a opção, que e a Mayo.

Ouvi falar que apenas 30-35% dos residentes que aplicam pra cardio a cada ano acabam matcheando. Sad!

Resumindo: Quando vc matchear pra residência, comemore, fique feliz, mas saiba que ainda ha MUITO chão pela frente!!! E com muito mais obstáculos! (A não ser que vc queira fazer ID ou Rheum por exemplo, ai da pra relaxar um pouco! risos). Mas com esforço e dedicação, que nos brasileiros temos de sobra, a gente chega la!