biologia - nutrição animal

2
Biologia – Nutrição Animal Alimentos e nutrientes: Nutrição é o processo pelo qual nutrientes provenientes dos alimentos são assimilados pelas células. Os nutrientes são importantes, pois fornecem energia para as atividades metabólicas e como matéria prima para regeneração e crescimento das partes corporais. Classificação dos animais de acordo com sua dieta: Herbívoros: Alimentam-se exclusivamente de seres fotossintetizantes. Carnívoro: Alimentam-se exclusivamente da carne de outros animais. Onívoros: Alimentam-se tanto de seres fotossintetizantes como da carne de outros animais. Sapróvoros: Alimentam-se de matéria em decomposição. Tipos de alimentos e nutrientes: Carboidratos e lipídios: São chamados de alimentos energéticos, pois sua função principal é fornecer energia à célula. Proteína (Alimentos plásticos): Sua função principal é fornecer aminoácidos às células, sendo que a maior parte desses aminoácidos é empregada na fabricação de proteínas especificas do animal. Por ser o principal constituinte das células são conhecidos como alimentos plásticos. Sais minerais: São nutrientes inorgânicos que fornecem importantes elementos químicos para as células. Água: Não é propriamente um nutriente, mas é essencial para a vida e o funcionamento das células, pois todas as reações químicas ocorrem em meio aquoso no interior das células. Vitaminas: São essenciais para funcionamento do corpo, porém determinadas espécies de animais não conseguem produzir, podendo ser obtidas apenas através da ingestão de alimentos. Grande parte das vitaminas atua como co- fator enzimático, ou seja, como fatores acessórios de reações catalisadas por enzimas. (Algumas enzimas não funcionam na ausência de certa vitamina).

Upload: ana-carolina

Post on 01-Jul-2015

613 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Biologia - Nutrição Animal

Biologia – Nutrição Animal

Alimentos e nutrientes:

Nutrição é o processo pelo qual nutrientes provenientes dos alimentos são assimilados pelas células. Os nutrientes são importantes, pois fornecem energia para as atividades metabólicas e como matéria prima para regeneração e crescimento das partes corporais.

Classificação dos animais de acordo com sua dieta:

Herbívoros: Alimentam-se exclusivamente de seres fotossintetizantes.

Carnívoro: Alimentam-se exclusivamente da carne de outros animais.

Onívoros: Alimentam-se tanto de seres fotossintetizantes como da carne de outros animais.

Sapróvoros: Alimentam-se de matéria em decomposição.

Tipos de alimentos e nutrientes: Carboidratos e lipídios: São chamados de alimentos energéticos, pois sua função principal é fornecer energia à célula.

Proteína (Alimentos plásticos): Sua função principal é fornecer aminoácidos às células, sendo que a maior parte desses aminoácidos é empregada na fabricação de proteínas especificas do animal. Por ser o principal constituinte das células são conhecidos como alimentos plásticos.

Sais minerais: São nutrientes inorgânicos que fornecem importantes elementos químicos para as células.

Água: Não é propriamente um nutriente, mas é essencial para a vida e o funcionamento das células, pois todas as reações químicas ocorrem em meio aquoso no interior das células.

Vitaminas: São essenciais para funcionamento do corpo, porém determinadas espécies de animais não conseguem produzir, podendo ser obtidas apenas através da ingestão de alimentos. Grande parte das vitaminas atua como co-fator enzimático, ou seja, como fatores acessórios de reações catalisadas por enzimas. (Algumas enzimas não funcionam na ausência de certa vitamina).

Page 2: Biologia - Nutrição Animal

Nutrientes essenciais: São determinadas substancias nutritivas que o animal não consegue fabricar, precisando receber-la pronta dos alimentos, como exemplo principal as vitaminas.

Aminoácidos essenciais: Algas, planta e varias bactérias, são capazes de produzir os 20 aminoácidos presentes nas proteínas, porém os animais não conseguem fabricar muitos desses aminoácidos que, portanto são essenciais e devem estar presentes em sua dieta.

Taxas metabólicas: A quantidade de energia que um animal em repouso gasta para manter suas atividades vitais constitui sua taxa metabólica basal, ela é comum a indivíduos da mesma espécie que tem a mesma faixa etária. Já a taxa metabólica total é a quantidade que o animal ira gastar para a realização de todas as suas atividades e varia de acordo com características e grau de atividades individuais.

Reservas energéticas: Nos animais vertebrados parte do carboidrato ingerido é armazenada na forma de glicogênio um polissacarídeo formado por centenas de moléculas de glicose unidas em seqüência, ele é armazenado no interior das células dos músculos e do fígado o organismo so armazena a quantidade necessária para suprir as necessidades energéticas de um dia. Quando o estoque se completa o excesso de carboidrato é transformado em gordura.

Dieta protetora e balanceada:

Protetora: Fornece 1300 Kcal por dia, essa é a quantidade suficiente para o indivíduo não ter desnutrição.

Balanceada: Fornece 3.000Kcal fornece além das calorias necessárias para o bom funcionamento do corpo, todos os aminoácidos e vitamina essenciais.