biologia 1 breseghelo · biologia 1 breseghelo . 01| e os insetos pertencem ao filo arthropoda e...

12

Upload: others

Post on 28-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BIOLOGIA 1 BRESEGHELO · BIOLOGIA 1 BRESEGHELO . 01| E Os insetos pertencem ao Filo Arthropoda e crescem em períodos, de acordo com o número de mudas (ecdise),
Page 2: BIOLOGIA 1 BRESEGHELO · BIOLOGIA 1 BRESEGHELO . 01| E Os insetos pertencem ao Filo Arthropoda e crescem em períodos, de acordo com o número de mudas (ecdise),

BIOLOGIA 1 BRESEGHELO 01| E

Os insetos pertencem ao Filo Arthropoda e crescem em períodos, de acordo com o número de mudas (ecdise), que significa a troca do exoesqueleto durante o crescimento.

02| C

Em insetos holometábolos, as fases de larva e adultos ocupam nichos ecológicos diferentes. Dessa forma, fica reduzida a competição intraespecífica e aumentada a chance de adaptação ao meio e formação de novas espécies.

03| D

Os insetos possuem corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, um par de antenas, três pares de pernas, excreção por túbulos de Malpighi (removem excretas da hemolinfa, eliminando-as na cavidade intestinal), respiração por traqueias (tubos ramificados) e sistema circulatório aberto (hemolinfa circula também fora dos vasos).

04| E

Imago é a fase adulta dos insetos. Quando o animal passa pelos estágios de larva e pupa, até se tornar imago, ele sofre uma metamorfose completa.

05| D

A espécie Lithoredo abatanica pertence ao filo Mollusca e à classe Bivalvia, assim como a ostra, pois ambas apresentam concha com duas valvas que se articulam em uma espécie de dobradiça elástica.

06| A

Os polvos, lulas e mexilhões são animais representantes do filo Mollusca. O camarão é representante do filo Arthropoda.

07|

A muda (ou ecdise) é a substituição do exoesqueleto dos artrópodes. É importante para o crescimento dos artrópodes.

08|

Apenas no aquário C os bivalves têm as melhores chances de sobreviver. Como são organismos filtradores, que dependem de micro-organismos que vivem em suspensão na água, filtrar e reconstruir a água do mar tornarão seus alimentos indisponíveis nesses aquários. O único aquário que apresentaria alimentos seria o aquário C.

Page 3: BIOLOGIA 1 BRESEGHELO · BIOLOGIA 1 BRESEGHELO . 01| E Os insetos pertencem ao Filo Arthropoda e crescem em períodos, de acordo com o número de mudas (ecdise),

BIOLOGIA 2 NELSON 01| B

Na estrutura IV não ocorre glicólise e as estruturas representadas po a e b não são encontradas em todos os eucariontes.

02| A

Em I ocorre produção de agua, em II ocorre produção de O2, em III ocorre produção de CO2e em ambos ocorre produção deATP

03| B

Não há obtençao de energia a partir de ácidos nucléicos 04| D

Está ocorrendo produção e consumo de energia 05| C

O enunciado revela a importância da fotossíntese para todos os organismos do planeta. Dessa forma, podemos concluir que a vida na Terra depende da fotossíntese e consequentemente da energia vinda do Sol.

06| B

A intensidade luminosaé um fator limitandte da fotossíntese mas haverá um limite para essa absorção, o mesmo ocorre com o CO2. O processo de fotossíntese pode ocorrer sem luz.

07|

Os ratos que sobreviveram por mais tempo foram do grupo A. Porque a planta, através da fotossíntese, produzia oxigênio necessário à sobrevivência do animal. Este, por sua vez, produzia gás carbônico, usado na fotossíntese da planta.

08|

a) Curva 'a' representa a fotossíntese de árvores de ambiente sombreado, pois o ponto de compensação luminoso é baixo.

b) No ponto de compensação fotótico a taxa de fotossíntese é igual à taxa de respiração, ou seja, a planta não

armazena nutrientes. Ponto de saturação luminosa é uma intensidade de luz onde a fotossíntese fica constante, ou seja, não adianta aumentar a intensidade luminosa que a intensidade da fotossíntese é à mesma. Nessas condições o consumo de CO2 e a liberação de O2 são constantes.

Page 4: BIOLOGIA 1 BRESEGHELO · BIOLOGIA 1 BRESEGHELO . 01| E Os insetos pertencem ao Filo Arthropoda e crescem em períodos, de acordo com o número de mudas (ecdise),

BIOLOGIA 3 TURCO 01| A

A cirurgia bariátrica de remoção de parte do intestino delgado compromete a absorção dos nutrientes resultante da digestão dos alimentos.

02| E

O suco pancreático produzido e secretado no duodeno pelo pâncreas contém grande variedade de enzimas digestórias, tais como, amilase pancreática, tripsina, quimiotripsina, lípase, DNA-ase e RNA-ase.

03| D

Formam o sistema digestório: cavidade oral, língua, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto, ânus e glândulas anexas (glândulas salivares, fígado e pâncreas).

04| D

Uma das funções do fígado é a de produzir bile, contendo sais biliares que emulsionam as gorduras, facilitando a sua digestão.

05| D

As microvilosidades aumentam a superfície de absorção no intestino delgado. 06| E

A digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da ptialina, uma amilase salivar, no entanto, a maior parte da digestão do amido acontece no intestino delgado pela ação da amilase pancreática, e a da carne inicia-se no estômago pela ação da pepsina presente no suco gástrico, no entanto, a digestão da proteína continua no intestino delgado pela ação da tripsina e Quimiotripsina, enzimas pancreáticas que atuam no intestino delgado.

07|

a) Os peptídeos são formados pelo encadeamento de unidades estruturais denominadas aminoácidos. No organismo humano, bem como na natureza, existem vinte tipos de aminoácidos naturais.

b) As vilosidades são prolongamentos da mucosa do intestino delgado cuja função é aumentar a superfície de absorção alimentar.

08|

a) O ácido presente no suco gástrico é o HC (ácido clorídrico). Em indivíduos saudáveis esse ácido não ataca

o estômago, porque a mucosa desse órgão é protegida por muco secretado por glândulas gástricas. b) A principalmente enzima ativa presente no suco gástrico é a pepsina. Esse catalisador acelera a hidrólise de

proteínas da dieta.

Page 5: BIOLOGIA 1 BRESEGHELO · BIOLOGIA 1 BRESEGHELO . 01| E Os insetos pertencem ao Filo Arthropoda e crescem em períodos, de acordo com o número de mudas (ecdise),

PORTUGUÊS 1 ADRIANO ALVES 01| A

A letra “A” é verdadeira, como comprova o fragmento “Antonio foi explícito: “Este país me mudou. Agora me sinto mais leve”, e acrescentou: “No Brasil, despertou em mim quando cheguei o desejo de ser mais feliz””. Alternativa B (incorreta) – No texto, apresenta-se a desigualdade social, mas ela não é vista como elogio. Alternativa C (incorreta) – Na verdade, na opinião dos estrangeiros em questão, o que caracteriza o Brasil é a imprevisibilidade, a multiplicidade. Alternativa D (incorreta) – Nos texto, não há essa informação de que o brasileiro sempre produza músicas felizes. Alternativa E (incorreta) – O texto não explicita a maneira como os brasileiros recebem os estrangeiros.

02| B

De acordo com o texto, o roubo, realizado na Argentina em 2006, não foi executado por bandidos comuns; tudo foi muito bem arquitetado e justificado ideologicamente. É o que confirma o bilhete deixado perto dos cofres vazios; expressões como “bairro de ricaços” evoca o embate ricos x pobres, insatisfeito com a desigualdade social; além disso, a expressão “sem armas”, que remete ao uso de armas de brinquedo, sugere que a violência física não era uma possibilidade no roubo. Esse embasamento discursivo, inclusive, teria a função de se fazer apoiar pela opinião pública. É claro, então, que a alternativa correta é a B. As outras não demonstram o posicionamento ideológico do grupo.

03| B

A fala do prefeito complementa seu sentido por meio do fragmento “não de Brumadinho”. Ou seja, essa negação apresenta um pressuposto, uma marca textual que aponta para a informação implícita de que muitos veículos de imprensa têm usado o termo “Tragédia de Brumadinho”, como se a cidade fosse responsável pelo ocorrido. Assim, o prefeito pretende reorientar a intencionalidade do discurso. Ou seja, ainda que, em “Tragédia de Brumadinho”, o nome da cidade apareça, para muitos, apenas como elemento localizador, a expressão pode, erroneamente, responsabilizar a cidade pela tragédia. Para o prefeito, a culpa é da Vale, não da cidade. Por isso, alternativa correta é a B. As outras alternativas são absurdas.

04|

a) No texto, o abacaxi, que remete a problema, associado à faixa presidencial sugere que o atual presidente tem

um grande (ou vários) problema para resolver; o que, metaforicamente, seria a ideia de um “grande abacaxi para destacar”. Além disso, o “perigo” por que passa o presidente é reforçado pela referência à frase da esfinge de Delos “Decifra-me ou te devoro”.

b) O abacaxi é a metáfora que representa, popularmente, o problema a ser resolvido.

Page 6: BIOLOGIA 1 BRESEGHELO · BIOLOGIA 1 BRESEGHELO . 01| E Os insetos pertencem ao Filo Arthropoda e crescem em períodos, de acordo com o número de mudas (ecdise),

PORTUGUÊS 2 THALES

01| C

O modo subjuntivo, predominante no excerto do poema “Receita de mulher” (“perdoem”, “haja”, “socialize”, “seja”, tenha”,”adquira”) indicam a vontade ou o desejo do eu lírico por esse ideal de mulher.

02| B

As “instruções” colocadas por Yoko Ono para as composições são reforçadas pelo uso dos verbos no modo imperativo, indicando, assim, uma sugestão, com opções que podem ou não ser seguidas.

03| D

[A] Incorreto. O uso de preposições alteraria o sentido do período; seriam apenas alternativas para a fuga. [B] Incorreto. O uso de artigos também alteraria o sentido do período, indicando substantivos. [C] Incorreto. As formas já estão conjugadas no Presente do Indicativo, logo não expressaria o desejo do

tenente. [D] Correto. Ao preferir as formas verbais no infinitivo, o tenente daria ordens mais claras a respeito do seu desejo.

04|

O tempo verbal predominante na sinopse do filme Hamlet é o presente (presente histórico), como se observa no uso de “sente-se”, “casa-se”, “perde”, “morre”, “procura” etc. Esse tempo verbal atribui atualização ao enredo e dinamismo às ações narradas, produzindo o efeito de aproximação entre a história e o leitor. Isso envolve o leitor com a história, desperta a sua curiosidade e o instiga a assistir ao filme. Critério de correção: Foi considerada adequada, servindo de referência para a pontuação da questão, a resposta do candidato que: identificou o tempo verbal presente do modo indicativo, explicou o(s) efeito(s) de sentido produzido(s) pelo uso do presente (atualização ou dinamismo das ações e aproximação (envolvimento) do leitor com o enredo) e relacionou esses efeitos ao objetivo da sinopse: despertar no leitor o desejo de assistir ao filme (persuadir o leitor a assistir ao filme).

LITERATURA EDNA ELOI T 01| C

A única opção correta é c que apresenta características do Parnasianismo. O Concretismo valoriza o espaço gráfico, mas transgrede a sintaxe tradicional ao decretar o fim do verso e sua substituição por um signo verbivocovisual. Realismo é um termo genérico de um movimento artístico que retrata a realidade, mas nem sempre com intenção de apresentar a visão patológica do homem, como acontece na vertente Naturalista. O Simbolismo tem como característica principal a sugestão das ideias e das emoções, através de uma linguagem hermética, uso de sinestesias e vocabulário erudito. O Romantismo tem como característica a valorização do eu, das emoções, o uso da imaginação e a liberdade formal.

02| B

[A] Incorreto. Não se trata de metapoesia, pois a ideia principal está relacionada ao amor, não ao fazer poético. [B] Correto. A ideia principal do poema é a contemplação e o estado de encantamento do ser humano diante do

amor, metaforizados na figura do eu lírico extasiado diante do contato com as estrelas. [C] Incorreto. Há o diálogo hipotético no poema, porém sua finalidade é defender o amor como uma experiência

subjetiva e contemplativa. [D] Incorreto. O poema enfatiza a subjetividade ao lidar com questões sentimentais: apenas dessa forma é

possível “compreender as estrelas”. [E] Incorreto. O tema principal do poema é o sentimento amoroso, sem se deter a questões cotidianas.

Page 7: BIOLOGIA 1 BRESEGHELO · BIOLOGIA 1 BRESEGHELO . 01| E Os insetos pertencem ao Filo Arthropoda e crescem em períodos, de acordo com o número de mudas (ecdise),

03| D

O comentário do crítico Afrânio Coutinho refere-se ao Simbolismo, estética literária que privilegiava o vago e o indefinido através do uso de vocabulário raro, erudito ou hermético que resultava em sobreposição de sensações na composição de sinestesias, incorporando intensa musicalidade ao verso através de jogos vocálicos e consonantais, assonâncias e aliterações, ou outras figuras sonoras. Assim, é correta a opção [D].

04| D

[A] Incorreto. Em Os velhos, não há padronização de verso. [B] Incorreto. Em Velhas árvores, o eu lírico afirma que as árvores mais antigas são mais belas, logo há beleza na

velhice. [C] Incorreto. Ambos poemas empregam padrão culto da língua. [D] Correto. É característica de Bilac, autor Parnasiano, a preocupação formal e o emprego de linguagem elevada em suas produções. [E] Incorreto. Olavo Bilac utiliza do padrão culto Da linguagem assim como Carlos Drummond.

05| E

As opções [A] e [D] apresentam transcrições de autores que não se filiam a estéticas literárias dos períodos mencionados na proposta: Gregório de Matos (Barroco - séc. XVII/XVIII) e Tomás Antônio Gonzaga (Arcadismo - séc. XVIII). Embora a poesia de Olavo Bilac esteja vinculada a uma corrente do final do séc. XIX, não atende às características de originalidade de criação que apenas o Modernismo virá a expressar, o que invalida a opção [B]. O fragmento de Manuel Bandeira, ao designar as características que uniriam a poesia ao seu último impulso vital, quebra a expectativa romântica do amor idealizado e abre espaço para a observação do cotidiano transcrita para a poesia em linguagem simples. No entanto, não se identifica no excerto nenhuma alusão a “variadas e híbridas doses de etnia e cultura”, o que invalida a opção [C]. Apenas em [E], Mário de Andrade exalta a miscigenação cultural do povo brasileiro ao declarar-se “gaúcho maranhense” e surpreende o leitor pela linguagem coloquial, associação livre de ideias e irreverência.

06| C

A única opção correta é a [C] as demais citam características que não se aplicam ao excerto, já que o mesmo é da estética Parnasiana, tais como vocabulário simples, subjetivismo, preocupação social.

07|

a) Cruz e Sousa foi um poeta fortemente ligado ao Simbolismo. b) Cuja estética está patente no poema “Sonho Branco” através de inúmeros recursos, como o tema, a

musicalidade intensa e o uso de sinestesias, entre outros. A temática da dor inerente à condição humana justifica a fuga da realidade para o mundo invisível e transcendente, simbolizada na figura do sonho feliz (És do Luar o claro deus eleito, /das estrelas puríssimo nascido”) que caminha para a morte (“ó Sonho branco de quermesse! /Nessa alegria em que tu vais, parece/que vais infantilmente amortalhado!”). Também é constante o uso de aliterações (“vais vestido,/ sonho virgem que cantas no meu peito”), assonâncias (“rosas brancas dão-te um ar nevado”) e as rimas esquemáticas (abba abba ccd eed) que imprimem sonoridade ao poema. A integração associativa entre cores, perfumes e sons instrumentalizam-se como recursos da evocação poética simbolista, ampliando o significado usual das palavras através de sinestesias (“caminho aromal, enflorescido”,” As aves sonorizam-te o caminho”).

08|

O azul dá a impressão de um lugar amplo, talvez o espaço o céu. O preto confere ao quadro uma dimensão noturna, misteriosa onírica.

Page 8: BIOLOGIA 1 BRESEGHELO · BIOLOGIA 1 BRESEGHELO . 01| E Os insetos pertencem ao Filo Arthropoda e crescem em períodos, de acordo com o número de mudas (ecdise),

MATEMÁTICA 1 ARACÉLI 01| C

Seja r o raio do círculo. Ao aumentarmos a medida de r em 20%, obtemos um círculo de área 2 2(1,2r) 1,44 r ,π π⋅ = ⋅ ou seja, 44% maior do que a área do círculo de raio r.

02| A

Calculando: 2 2 2

24 10 (x 10) x 900 40x 400 x 900 x 40x 500 0

40 4 1 500 3600x 50 (não convém)

40 3600x ou2 1

x 10

⋅ ⋅ + + = ⇒ + + = ⇒ + − =

∆ = − ⋅ ⋅ − =

= −− ±

= ⇒⋅

=

03| A

Se a área do círculo é 3𝜋𝜋 𝑚𝑚2, então 𝜋𝜋 ⋅ 𝑟𝑟2 = 3𝜋𝜋 ⇒ 𝑟𝑟 = √3 𝑚𝑚.

Ademais, como o triângulo 𝐴𝐴𝐴𝐴𝐴𝐴 é equilátero, temos

𝑟𝑟 =𝐿𝐿√3

2⇔ 𝐿𝐿 = 2 𝑚𝑚.

Portanto, a resposta é 3⋅22√3

2= 6√3 𝑚𝑚2.

04| A

4.90º = 360º = 2𝜋𝜋𝑟𝑟

C = 4.20 + 2𝜋𝜋𝑟𝑟 = 80 + 2𝜋𝜋. 3 = (80 + 6𝜋𝜋) cm 05| C Número de pisos = 4.5

0,25.0,25= 20

0,0625= 320 𝑝𝑝𝑝𝑝𝑝𝑝𝑝𝑝𝑝𝑝 ∶ 20 = 16 𝑐𝑐𝑐𝑐𝑝𝑝𝑐𝑐𝑐𝑐𝑝𝑝

06| A

As = ABOC + AEOC = ½ .r.r. sen 60º + ½ . r.r.sen 120º = ½.4.4. √32

+ ½.4.4. √32

= 8√3 07|

A área da região sombreada é a metade da área do círculo de centro O e raio r, menos a área do triângulo isósceles ABC, de base 2r altura r.

08|

Se os triângulos retângulos são isósceles e congruentes, então seus catetos são iguais. Portanto, a área do passeio é igual a área S do terreno, menos duas vezes a área do triângulo retângulo ADF (que juntos equivalem à área de um quadrado de lado AD).

Page 9: BIOLOGIA 1 BRESEGHELO · BIOLOGIA 1 BRESEGHELO . 01| E Os insetos pertencem ao Filo Arthropoda e crescem em períodos, de acordo com o número de mudas (ecdise),

MATEMÁTICA 2 JHONNY

01| B ADRIANO ALVES Sendo S a área do retângulo ABCD,

( ) ( )C DS 8 2 y y= − ⋅ − C é um ponto do gráfico da função 4y log x,= logo,

2

C 43

C 2

C 2

C

y log 8

y log 2

1y 3 log 22

3y2

=

=

= ⋅

=

D Ay y= e A é um ponto do gráfico da função 4y log x,= logo,

2

A 4

A 2

A 2

A D

y log 2y log 2

1y log 221 1y y2 2

=

=

=

= ⇒ =

Assim,

( ) 3 1S 8 22 2

S 6 1S 6

= − ⋅ −

= ⋅=

02| D

2

2

26

F(h) 16 log (3h 1)10 16 log (3h 1)log (3h 1) 6

3h 1 23h 63h 21 horas.

= − +

= − +

+ =

+ ===

03| D

Do enunciado, temos:

24,1 24

logE 11,8 1,5 8,2logE 24,1

E 10 10

= + ⋅=

= ≅

04| E

Se y 70,= então

1

70 82 12log(t 1) 12log(t 1) 12log(t 1) 1

t 1 10t 9.

= − + ⇔ + =⇔ + =

⇔ + =⇔ =

Page 10: BIOLOGIA 1 BRESEGHELO · BIOLOGIA 1 BRESEGHELO . 01| E Os insetos pertencem ao Filo Arthropoda e crescem em períodos, de acordo com o número de mudas (ecdise),

05| D

Aplicando os dados fornecidos temos:

8pH log[H ]

pH log(2 10 )

+

= −

= − ⋅

Aplicando a propriedade de produto dentro do argumento dos logaritmos:

8pH (log(2) log(10 ))−= − + Aplicando a propriedade dos expoentes: pH (log(2) 8 log(10))= − − ⋅ Sabendo que log2 0,3= e log10 1:= pH (log(2) 8 log(10))pH (0,3 8 (1))pH 7,7

= − − ⋅= − − ⋅=

06| D

Calculando temos:

( )xx 3 4 3x 48

4log 16 x 8 16 2 2 2 2 3x 4 x3

= ⇒ = ⇒ = ⇒ = ⇒ = ⇒ =

07|

A função f é uma função crescente e a função g é uma função decrescente.

08|

É uma sequência numérica em que cada termo, a partir do segundo, é igual ao anterior somado com um número fixo chamado razão da PA.

MATEMÁTICA 3 PC

01| C

Ao dividirmos 2340° por 360°, obtemos resto 180°. Assim, sen180°=0

02| B

2

22sen x 3sen x 1 0

( 3) 4 2 11

senx 1( 3) 1senxsenx 1/ 22 2

ΔΔ

− + =

= − − ⋅ ⋅=

=− − ±=

=⋅

2 2 2 2 2 2 2 2sen p cos q sen p (1 sen q) sen p sen q 1 1 (1/ 2) 1 1/ 4 0,25.− = − − = + − = + − = =

Page 11: BIOLOGIA 1 BRESEGHELO · BIOLOGIA 1 BRESEGHELO . 01| E Os insetos pertencem ao Filo Arthropoda e crescem em períodos, de acordo com o número de mudas (ecdise),

03| C

Sabendo que senxtgx ,cos x

= com x k2π π≠ + e 2 2cos x 1 sen x,= − vem

2

2

2

senxcos x tgx cos xcos x

cos x senx

sen x senx 1

11 1senx42

1 5senx2 2

5 1senx .2

= ⇒ =

⇒ =

⇔ + =

⇔ − =+

⇔ + = ±

−⇒ =

04| B

Temos que

2 2

2

2

5 5sen x cos x 1 cos x cos x4 4

1cos x cos x 04

1cos x 02

1cos x2

cos x cos x 2k , k .3 3

+ = ⇔ − + =

⇔ − + =

⇔ − =

⇔ =

π π⇒ = ⇒ = ± π ∈

Assim, no intervalo [0, 2 ]π a equação possui duas raízes 3π

e 53π

.

05| C

2

2

2

f(x) 4cos x 2fazendo f(x) 1

1 4cos x 2

4cos x 3

3 5cos x x ou x2 6 6

π π

= −=

= −

=

= ± ⇒ = =

06| C

Cos 150° = -cos30°=−√32

.

Sen300°=-Sen60°= −√32

.

Tg225°=Tg45°=1.

Cos90°=0

y cos150 sen300 tg225 cos90= ° + ° − ° − °

y = 3 1− −

Page 12: BIOLOGIA 1 BRESEGHELO · BIOLOGIA 1 BRESEGHELO . 01| E Os insetos pertencem ao Filo Arthropoda e crescem em períodos, de acordo com o número de mudas (ecdise),

07|

Pelo gráficos das funções y senx= e xy10

= representados no mesmo plano cartesiano, percebemos que eles

apresentam 7 pontos de interseção. Assim, segue que a equação xsenx10

= admite 7 soluções reais.

08|

O valor de α será 180°, pois ao usarmos esse valor, o cosseno assume a medida mínima e consequentemente a fração assumirá valor máximo.