trabalho de biologia filos mollusca, arthropoda e chordata

14
TRABALHO DE BIOLOGIA FILOS MOLLUSCA, ARTHROPODA E CHORDATA

Upload: nathalia-gusmao-palma

Post on 07-Apr-2016

236 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: TRABALHO DE BIOLOGIA FILOS MOLLUSCA, ARTHROPODA E CHORDATA

TRABALHO DE BIOLOGIAFILOS MOLLUSCA, ARTHROPODA E CHORDATA

Page 2: TRABALHO DE BIOLOGIA FILOS MOLLUSCA, ARTHROPODA E CHORDATA

FILO MOLLUSCA

O filo Mollusca reúne animais de corpo mole, em geral revestido por uma concha calcária rígida.

Os moluscos são o segundo maior grupo de animais em número de espécies (cerca de 100.000 espécies), sendo suplantado apenas pelos artrópodes. Apresentam uma disparidade morfológica sem comparação dentre os demais filos de animais, reunindo os familiares caracóis (reptantes), ostras e mariscos (sésseis) e lulas e polvos (livre-natantes), assim como formas pouco conhecidas, como os quítons, conchas dente-de-elefante (Scaphopoda) e espécies vermiformes (Caudofoveata e Solenogastres).

Os moluscos invadiram quase todos os ambientes; costuma-se dizer que só não há moluscos voando. Ocorrem das fossas abissais até as mais altas montanhas; das geleiras da Antártica até desertos tórridos. Vários grupos de bivalves e gastrópodes saíram do mar e invadiram a água doce e, no caso dos gastrópodes, o ambiente terrestre. Existem moluscos predadores (até mesmo de vertebrados), herbívoros, ecto e endoparasitas, filtradores, comensais, sésseis, vágeis, pelágicos, neustônicos etc. Em certos ambientes representam grande biomassa e podem ser importantes na reciclagem de nutrientes.

Page 3: TRABALHO DE BIOLOGIA FILOS MOLLUSCA, ARTHROPODA E CHORDATA

Os moluscos são animais triblásticos, celomados e protostômios. Apresentam o corpo mole, não segmentado, e com simetria bilateral. A cabeça ocupa posição anterior, onde abre-se a boca, entrada do tubo digestivo. Muitas estruturas sensoriais também localizam-se na cabeça, como os olhos. Sensores químicos também estão presentes nos moluscos e permitem pressentir a aproximação de inimigos naturais, quando o molusco rapidamente fecha sua concha, colocando-se protegido.

A maioria dos moluscos apresenta respiração branquial, mas podemos encontrar espécies com respiração pulmonar (moluscos terrestres) e outros com respiração cutânea (alguns moluscos terrestres, como a lesma; e moluscos aquáticos, como os dentálios).

Os moluscos, em sua maioria, apresentam circulação aberta, sendo que os cefalópodes apresentam circulação fechada. Geralmente o pigmento respiratório presente nesses animais é a hemocianina, mas algumas espécies apresentam a hemoglobina, e outras não apresentam nenhum tipo de pigmento respiratório.

Page 4: TRABALHO DE BIOLOGIA FILOS MOLLUSCA, ARTHROPODA E CHORDATA

FILO ARTHROPODA

O filo Arthropoda (do grego, arthron = articulação + podos = pés) é o mais numerosos da Terra atual. Contém cerca de 1.000.000 de espécies conhecidas, o que é pelo menos quatro vezes o total de todos os outros grupos de animais reunidos. Além disso, possuem boa adaptação a diferentes ambientes; vantagens em competição com outras espécies; excepcional capacidade reprodutora; eficiência na execução de suas funções; resistência a substâncias tóxicas e perfeita organização social, caso das abelhas, formigas e cupins.

Os artrópodes possuem corpo segmentado (corpo metamerizado), apêndices articulado (patas, antenas e palpos etc.) e corpo coberto com exoesqueleto formado por uma substância resistente e impermeável, chamada quitina. A quitina é um polímero nitrogenado de polissacarídeos, impregnada de camadas de cera.

Page 5: TRABALHO DE BIOLOGIA FILOS MOLLUSCA, ARTHROPODA E CHORDATA

FILO CHORDATA

Possuem um grande grupo de animais que, em alguma fase da vida compartilham características morfológicas (como a notocorda) que indicam a existência de um ancestral comum. São triblásticos (possuem os três folhetos germinativos), deuterostômios (o blastóporo dá origem ao ânus) e celomados. Este grupo abriga cerca de 40 mil espécies que ocupam os mais variados habitats.

Suas características que os diferem dos demais seres são: Notocorda Fendas branquiais na faringe Sistema nervoso dorsal Cauda pós anal

Existem 3 subfilos no filo chordata: Tunicados, cephalochordata e os vertebrados

Page 6: TRABALHO DE BIOLOGIA FILOS MOLLUSCA, ARTHROPODA E CHORDATA

Tunicados

São animais marinhos e possuem poucas semelhanças com os outros cordados. Não possuem vértebras e são animais que se alimentam por filtração, através de uma faringe perfurada. Existem cerca de duas mil espécies descritas, sendo a maioria representantes sésseis na forma adulta. Podem ser solitários ou coloniais. O corpo destes animais encontra-se coberto por uma túnica exoesquelética composta por uma proteína chamada tunicina.

Page 7: TRABALHO DE BIOLOGIA FILOS MOLLUSCA, ARTHROPODA E CHORDATA

Cephalochordata

Os anfioxos são animais pequenos chegando a medir até 8 centímetros de comprimento. Têm o corpo semelhante a de um peixe e vivem semi-enterrados na areias, em locais de águas calmas e limpas, mantendo somente a parte anterior do corpo para fora do substrato.

Page 8: TRABALHO DE BIOLOGIA FILOS MOLLUSCA, ARTHROPODA E CHORDATA

Vertebrados(Peixes)

Os peixes se dividem em três classes distintas os: Ciclostomados: Lampreias Peixes cartilaginosos: Tubarão branco Peixes ósseos: Peixe palhaço

Os peixes possuem respiração branqueal

Page 9: TRABALHO DE BIOLOGIA FILOS MOLLUSCA, ARTHROPODA E CHORDATA

Vertebrados(Anfíbios)

Quase todos os anfíbio põem ovos que têm de permanecer úmido para se desenvolver

Os anfíbio possuem uma pele fina e macia é frequentemente úmida e pegajosa

A maioria dos anfíbios adulto respira o ar atmosférico, mas também é capaz de obter oxigênio da água

Em geral os anfíbios adultos têm quatro patas que dispõem de membranas para nadar ou ventosas para escalar.

São divididos em Anuros, Caudados e Gimnofionos.

Page 10: TRABALHO DE BIOLOGIA FILOS MOLLUSCA, ARTHROPODA E CHORDATA

Vertebrados(Répteis)

Todos são pecilotérmicos, tem pulmões que respiram o ar atmosférico A pele é seca com poucas glândulas, quando presentes Põem ovos de casca mole e coriácea, com gema São divididos em Lecertícios, Ofídios, Crocodilianos e Quelônios

Page 11: TRABALHO DE BIOLOGIA FILOS MOLLUSCA, ARTHROPODA E CHORDATA

Vertebrados(Aves)

Compõem a segunda maior classe de vertebrados São os únicos animais com o corpo coberto com penas Sua maxilas não tem dentes (porém já tiveram), e são cobertas por um

invólucro córneo que forma o bico Os ossos são delicados e suas cavidades são preenchidas com ar para

deixa-las mais leves São homeotérmicas

Page 12: TRABALHO DE BIOLOGIA FILOS MOLLUSCA, ARTHROPODA E CHORDATA

Vertebrados(Mamíferos)

São homeotérmicos e respiram o ar atmosféricos São dotados de glândulas mamárias Todos os mamíferos tem pelos, exceto aqueles como os golfinhos que

perderam em algum ponto da evolução E são divididos em ordens: Marsupiais: Canguru e Vombate Monotremados: Ornitorrinco e Equidna Xenartos: Pangolim e Tatu Entre outros.

Page 13: TRABALHO DE BIOLOGIA FILOS MOLLUSCA, ARTHROPODA E CHORDATA

ANIMAIS DO MUSEU DE ZOOLOGIA

Page 14: TRABALHO DE BIOLOGIA FILOS MOLLUSCA, ARTHROPODA E CHORDATA

Guilherme Tomaz, Nº14 Carlito Junior, Nº 08 Luiz Cajé, Nº 22

Solicitado pelo professor José Candido