bioficia fen quimicos e fisicos

20
Fenômenos físicos Fenômenos físicos e químicos e químicos Obtenção de energia Obtenção de energia

Upload: adila-trubat

Post on 21-Jun-2015

834 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: bioficia fen quimicos e fisicos

Fenômenos físicos e Fenômenos físicos e químicosquímicos

Obtenção de energiaObtenção de energia

Page 2: bioficia fen quimicos e fisicos

Fenômeno químicoFenômeno químico

Fenômeno químicoFenômeno químico é uma mudança na é uma mudança na composição de uma composição de uma substânciasubstância. .

A matéria, após sofrer uma reação química A matéria, após sofrer uma reação química (um fenômeno químico), não pode mais se (um fenômeno químico), não pode mais se tornar voltar a ser como era anteriormente.tornar voltar a ser como era anteriormente.

Page 3: bioficia fen quimicos e fisicos

Fenômeno químicoFenômeno químico

Page 4: bioficia fen quimicos e fisicos

Fenômeno químicoFenômeno químicoExemplos:Exemplos: Combustão, transforma uma substância em outra, com Combustão, transforma uma substância em outra, com

diferentes propriedades químicas. Combustíveis como diferentes propriedades químicas. Combustíveis como madeirasmadeiras ou ou carvãocarvão transformam-se com a combustão e transformam-se com a combustão e formam cinzas.formam cinzas.

Mudança de cor: Colocar fogo no papel, na madeira ou Mudança de cor: Colocar fogo no papel, na madeira ou no carvão; água sanitária em tecido colorido; queima de no carvão; água sanitária em tecido colorido; queima de fogos de artifício. fogos de artifício.

Efervescência: bicarbonato de sódio (fermento)+ vinagre. Efervescência: bicarbonato de sódio (fermento)+ vinagre. Formação de um sólido (precipitado):Formação de um sólido (precipitado):

NaCl(aq) + AgNO3(aq) ---> AgCl(s) + NaNO3(aq) --> AgCl(s)NaCl(aq) + AgNO3(aq) ---> AgCl(s) + NaNO3(aq) --> AgCl(s)

Page 5: bioficia fen quimicos e fisicos

Fenômeno químicoFenômeno químico

Page 6: bioficia fen quimicos e fisicos

Fenômenos físicosFenômenos físicos

Fenômenos físicos são todas as Fenômenos físicos são todas as transformações da matéria sem ocorrer transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química, alteração de sua composição química, apenas a mudança de estado físico da apenas a mudança de estado físico da mesma.mesma.

Page 7: bioficia fen quimicos e fisicos

Fenômenos físicosFenômenos físicos

Page 8: bioficia fen quimicos e fisicos

Fenômenos físicosFenômenos físicos

Exemplos:Exemplos: O fogo O fogo A fusão do gelo A fusão do gelo A ebulição da Água A ebulição da Água O acender de uma lâmpada, entre outros... O acender de uma lâmpada, entre outros... Cortar o papel com uma tesoura Cortar o papel com uma tesoura São os que se relacionam com a luz, o som, o São os que se relacionam com a luz, o som, o

magnetismo, a eletricidade etc. Eles não alteram a magnetismo, a eletricidade etc. Eles não alteram a composição nem as propriedades químicas das composição nem as propriedades químicas das substâncias.substâncias.

Page 9: bioficia fen quimicos e fisicos

EnergiaEnergia

Todo e qualquer fenômeno que acontece na natureza necessita de energia para ocorrer. A vida, como a conhecemos, requer basicamente matéria e energia.

Em qualquer sistema natural, matéria e energia são conservadas, ou seja, não se criam nem se destroem matéria nem energia.

Tudo que existe provém de matéria preexistente, só que em outra forma, assim como tudo o que se consome apenas perde a forma original, passando a adotar uma outra

Page 10: bioficia fen quimicos e fisicos

EnergiaEnergia Em geral, o Em geral, o conceitoconceito e uso da palavra e uso da palavra energiaenergia se se

refere "ao potencial inato para executar trabalho ou refere "ao potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação".realizar uma ação".

O termo O termo energiaenergia também pode designar as reações de também pode designar as reações de uma determinada condição de uma determinada condição de trabalhotrabalho, por exemplo , por exemplo o o calorcalor, trabalho mecânico (, trabalho mecânico (movimentomovimento) ou ) ou luzluz. Estes . Estes que podem ser realizados por uma fonte inanimada que podem ser realizados por uma fonte inanimada (por exemplo (por exemplo motormotor, , caldeiracaldeira, , refrigeradorrefrigerador, , alto-falantealto-falante, , lâmpadalâmpada, , ventovento) ou por um organismo ) ou por um organismo vivo (por exemplo os vivo (por exemplo os músculosmúsculos, , energia biológicaenergia biológica).).

Page 11: bioficia fen quimicos e fisicos

Energia químicaEnergia química

É a energia que está armazenada num átomo É a energia que está armazenada num átomo ou numa molécula. Existem várias formas de ou numa molécula. Existem várias formas de energia, mas os seres vivos só utilizam a energia, mas os seres vivos só utilizam a energia química.energia química.

A Energia Química está presente nas ligações A Energia Química está presente nas ligações químicas. Existem ligações pobres e ricas em químicas. Existem ligações pobres e ricas em energia. A energia. A águaágua é um exemplo de molécula é um exemplo de molécula com ligações pobres em energia. A com ligações pobres em energia. A glicoseglicose é é uma substância com ligações ricas em energia.uma substância com ligações ricas em energia.

Page 12: bioficia fen quimicos e fisicos

Metabolismo EnergéticoMetabolismo Energético

Alimentos

Carboidratos Lipídios Proteínas

• Térmica 60%• Mecânica 20%• Elétrica 10%• Química 10%

Page 13: bioficia fen quimicos e fisicos

GlicoliseGlicolise Os seres vivos utilizam a glicose como principal Os seres vivos utilizam a glicose como principal

combustível (fonte de energia química); combustível (fonte de energia química); A quebra direta libera muito mais energia que o necessário A quebra direta libera muito mais energia que o necessário

para o trabalho celular. Por isso, a natureza selecionou para o trabalho celular. Por isso, a natureza selecionou mecanismos de transferência da energia química da mecanismos de transferência da energia química da glicose para moléculas tipo glicose para moléculas tipo ATPATP (adenosina trifosfato). (adenosina trifosfato).

As reações químicas geralmente produzem também As reações químicas geralmente produzem também calorcalor: : um um fogofogo a arder é um exemplo. A energia química a arder é um exemplo. A energia química também pode ser transformada em qualquer forma de também pode ser transformada em qualquer forma de energia, por exemplo em eletricidade (numa energia, por exemplo em eletricidade (numa bateriabateria) e em ) e em energia cinéticaenergia cinética (nos (nos músculosmúsculos ou nos motores a ou nos motores a gasolina).gasolina).

Page 14: bioficia fen quimicos e fisicos
Page 15: bioficia fen quimicos e fisicos

RespiraçãoRespiração

“ “ Desmontagem” gradual da Desmontagem” gradual da glicoseglicose na presença do na presença do oxigêniooxigênio, , produzindo CO2, H2O e liberando produzindo CO2, H2O e liberando ENERGIA (ATP).ENERGIA (ATP).

CC66HH1212OO6 + 6 + OO2 2 COCO2 + 2 + HH22OO + + energiaenergia

GlicóliseGlicólise: : hialoplasma (2ATP)hialoplasma (2ATP) Ciclo de KrebsCiclo de Krebs: : na matriz (2ATP)na matriz (2ATP) Cadeia RespiratóriaCadeia Respiratória: : nas cristas (34ATP)nas cristas (34ATP)

Page 16: bioficia fen quimicos e fisicos

GlicoliseGlicolise

Page 17: bioficia fen quimicos e fisicos
Page 18: bioficia fen quimicos e fisicos
Page 19: bioficia fen quimicos e fisicos

Fenômenos físicos que interagem com Fenômenos físicos que interagem com os seres vivosos seres vivos

LuzLuz TemperaturaTemperatura PressãoPressão VibraçãoVibração RadiaçãoRadiação

Page 20: bioficia fen quimicos e fisicos

Os minerais e microorganismos presentes naturalmente no solo são condutores de eletricidade. Colocando-se placas de metal na terra, é possível captar (e usar) essa energia. Foi assim que a holandesa Marieke Staps, juntando alguns conhecimentos sobre física a seu talento de designer, criou a luminária de solo (Soil Lamp), que está à venda apenas lá na Holanda.Para fazer com que a luminária se mantenha em funcionamento, não é preciso ligar a tomada no chão. Basta borrifar um pouco de água sobre a terra do reservatório de vez em quando para manter o processo de condução de energia que a luz estará garantida.