bioenergia - início | iee - instituto de energia e ambiente · bioenergia, o tema é analisado...

7
BIOENERGIA NO ESTADODE SÃO ,PAULO SITUAÇÃOATUAL, PERSPECTIVAS, BARREIRASEPROPOSTAS José Goldemberg Francisco E.B.Nigro SuaniT.Coelho I81IMOIIU1IiO'ItcIDI..- 18JOID,.,...._ São Paulo, setembrode 2008

Upload: leanh

Post on 16-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BIOENERGIA - Início | IEE - Instituto de Energia e Ambiente · Bioenergia, o tema é analisado enfatizando-se os aspectos referentes a etanol, biodiesel, ... V I Aumentar a sustentabilidade

BIOENERGIANO ESTADODE SÃO ,PAULO

SITUAÇÃOATUAL,PERSPECTIVAS,BARREIRASE PROPOSTAS

José GoldembergFrancisco E.B.NigroSuaniT.Coelho

I81IMOIIU1IiO'ItcIDI..-18JOID,.,...._São Paulo, setembrode 2008

Page 2: BIOENERGIA - Início | IEE - Instituto de Energia e Ambiente · Bioenergia, o tema é analisado enfatizando-se os aspectos referentes a etanol, biodiesel, ... V I Aumentar a sustentabilidade

PREFÁCIO

o uso do álcool em grande escala como substituto da gasolinano Brasilteve inícioquando o presidente Geisel anunciou no dia 9 de outubro de 1975,a criação do Programa Nacional do Álcool - Próalcool e definiu como metauma mistura obrigatória de 20% de álcool na gasolinaque só foi alcançadana~cionalmente em 1983.No Brasil,o álcool é produzido da cana-de-açúcardesdeo século I6.

Quando o Próalcool foi criado,o Brasilproduzia somente I60 milbarrisde petróleo por dia,o que representava 20% do consumo do produto no País,sendo altamente dependente da importação de petróleo, que consumia naépoca, cerca de metade dos recursos em dólares das exportações brasileiras.A crise dos preços do petróleo, elevados significativamenteno inicioda década ,de 1970,é considerada como um fator importante na criação do programa,mas não foi o único.A expansão da agriculturae os interesses da indústria deaçúcar também foram importantes na criação do programa, porque os preçosdo açúcar no mercado internacionaleram baixos na ocasião.

O que motivou a criação do Próalcool,portanto, foram razões econô-micas e estratégicas.Considerações de caráter ambiental e social não tiveramum papel significantena decisão do governo Geisel.A expansão da produçãodo etanol da canétde-açúcar fez com que essas considerações tivessem umpeso crescente nas preocupações dáS autoridades governamentais,sobretudono Estado de São Paulo,de onElemaisde 60% de toda a produção nacionaldeetanol se origina.

O aspecto mais visíveldos problemas sociais é decorrente da colheitamanual da cana que é precedida de "queimadas". Cerca de 700 mil "bóias-frias"foram envolvidos nesse processo nas décadas dos anos 1980 e 1990.As"queimadas" se tornaram um sério problema ambiental,bem como os resíduosdas destilarias lançados em cursos d'água,sobretudo no Rio Piracicaba,e queprovocou sérios danos ambientais.

Com o correr do tempo ficaram claras as vantagens do uso de canapara a produção de etanol em comparação com o uso do milhocomo matériaprima, o que é feito em grande escal<:1nos Estados Unidos. Na produção deálcool do milho nos Estados Unidos as usinas"importam" energia (quase todaela produzida com carvão) para o processo industrial.No Brasiltoda a energianecessária vem do bagaço, que até gera excedentes de eletricidade que são"exportados" para a çede elétrica.

O que isso significaé que, ao usar milho para produzir etanol, o que sefaz é converter carvão em etanol.Já no Brasil,o que ocorre é que a luz solar

Page 3: BIOENERGIA - Início | IEE - Instituto de Energia e Ambiente · Bioenergia, o tema é analisado enfatizando-se os aspectos referentes a etanol, biodiesel, ... V I Aumentar a sustentabilidade

é capturada pela cana-de-açúcar e convertida em álcool.Em outras palavras,oetanol brasileiroé renovável,enquanto o etanol do milho não o é. O significa-

.do deste fato para a redução das emissões de gases do efeito estufa é muitogrande.

Com a recente expansão do uso do etanol no mundo como combustível- mais limpo do que a gasolina,a cultura da cana-de-açúcar no Estado de São

Pauloestá crescendo rapidamente. O aumento de produtividade na produçãode etanol (em litros por hectare) tem sido superior a 3% ao ano nos últimos30 anos. .

O que o governo do Estado deseja é que essa produtividade continue aaumentar e que a expansão seja feitade forma pouco agressiva,tanto do pontode vista socialcomo ambiental.Por isso,incentivou a colheita mecanizada e o'reaproveitamento da vinhaça,que há muito não é mais lançada nos rios.Alémda cana-de-açúcar,o Estado de São Paulo conta ainda com outros tipos debioenergia,como madeira,biogás e biodiesel,que também são relevantes parasua matriz energética.

A Comissão de Bioenergiado Estado de São Paulo foi criada para es-tudar a situação atual da produção de bioenergia no Estado,suas perspectivas,barreiras e propostas para removê-Ias.Fundamentada nos resultados de oito

. semináriostécnicosque contaramcom maisde 500 participantes,nos quaisforam debatidos quatorze termos de referência previamente preparados porespecialistas,a Comissão coordenou e recomendou diversas ações, sendo esteo relatório dos seus trabalhos.

São Paulo, IQ de setembro de 2008

Alberto GoldmanVice-Governadore Secretáriode Estadode Desenvolvimento

José GoldembergCoordenadorda ComissãoEspecialde Bioenergia

Page 4: BIOENERGIA - Início | IEE - Instituto de Energia e Ambiente · Bioenergia, o tema é analisado enfatizando-se os aspectos referentes a etanol, biodiesel, ... V I Aumentar a sustentabilidade

SUMÁRIO EXECUTIVO

o Estado de São Paulo é líder na produção de bioenergia no País. Doponto de vista tecnológico, a maior parte da pesquisa e desenvolvimento deconhecimento se dá nas instituições públicas e privadas existentes no Estado.Além disso, São Paulo conta com a quase totalidade das indústrias de bens decapital para a produção de bioenergia.

Do ponto de vista de capital humano, São Paulo é o líder na formação deprofissionais nas áreas de ciências agrárias e biológicas. A agricultura paulista secaracteriza por dispor de cadeias completas e diversificadas.

O Estado de São Paulo produz 60% do álcool do país, além de outrasbiomassas de importância significativa,tais como biodiesel, biogás e florestasenergéticas, em que a bioenergia representa 30% da oferta total de energia noEstado. É também relevante destacar a importância dos aspectos sócio-econô-micos relacionados à bioenergia, a sua contribuição para a melhoria do meioambiente, bem como a necessidade de planejamento e compatibilização dasações de governo necessárias ao seu desenvolvimento.

Em vista da importância estratégica da bioenergia para o Estado, foi cria-da a Comissão Especialde Bioenergiado Estado de São Paulo,pelo Decreto nQ.

51.736, de 4 de abril de 2007, pelo governador José Serra.A fim de embasar suas recomendações a Comissão decidiu que seriam

elaborados, por diferentes especialistas, 14 Termos de Referência (TR's) , cadaum sobre uma área fundamental da produção e utilização da bioenergia, nosquais foram analisadas as barreiras existentes em cada área e apresentadas pro-postas de políticas públicas para o Estado de São Paulo suplantá-Ias.

Todos os relatórios foram amplamente debatidos em reuniões realiza-das na Federação das Indústriasdo Estado - FIESP , no Instituto de PesquisasTecnológicas - IPT,na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Pau-lo - FAPESP e nas Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e da Agricultura eAbastecimento, estando disponíveis para consulta dos interessados.

O texto aqui apresentado foi extraído em grande parte dos referidosTR's, porém a responsaç,ilidade do seu conteúdo final é dos autores deste do-cumento.

Álém de uma Introdução Geral, este documento é constituído dos se-

guintes capítulos:.Panorama Geral da Bioenergia;.Cenários e Perspectivas da Evolução da Bioenergia;.Principais Barreiras e Desafios ao Desenvolvimento da Bioenergia;. Sugestões de Políticas Públicas.

Page 5: BIOENERGIA - Início | IEE - Instituto de Energia e Ambiente · Bioenergia, o tema é analisado enfatizando-se os aspectos referentes a etanol, biodiesel, ... V I Aumentar a sustentabilidade

.Conclusões

.Um olhar sobre o futuro

No capftulo referente ao Panorama Geral da Bioenergia é apresentadae discutida a situação atual da bioenergia no Estado de Sao Paulo, particular-mente nos casos de etanol, biodiesel, florestas energéticas e biogás. Além disso,são abordados os seguintes tópicos específicos pertinentes ao tema: cogeraçãoe geração de energia com biomassa e biogás, recursos humanos e relações detrabalho na bioenergia, meio ambiente, tributação, normalização, logística e pes-quisa e desenvolvimento.

Emseguida,no capítuloreferente a Cenáriose Perspectivasda EvoluçãodaBioenergia,o tema é analisado enfatizando-se os aspectos referentes a etanol,biodiesel, florestas energéticas, cogeração e geração de energia elétrica a partirde biomassa e biogás, além de serem apresentadas as perspectivas de evoluçãodos recursos humanos e relações de trabalho, de meio ambiente, de tributação,de recursos logísticos, e de pesquisa e desenvolvimento.

O capítuloPrincipaisBarreirase Desafios'ao Desenvolvimentoda Bioenergiaaborda os seguintestópicos:·Melhoria da Sustentabilidade Social e Ambiental na Produção e Uso da

Bioenergia;·Planejamento e Adequação das Cadeias dos Biocombustíveis paraAtender à Expansão da Demanda;

.Aperfeiçoamento e Expansão do Mercado Doméstico de Bioenergia;.Criação e Desenvolvimento do Mercado Internacional;

.Desenvolvimento e Aplicação de Tecnologias para Manutenção daCompetitividade Nacional.

No capítulo Sugestõesde PolíticasPúblicassão analisadas as sugestõesapontadas nos Termos de Referências e nos Seminários, após terem sido con-densadas e reordenadas segundo os macrodesafios apontados acima.

Por último,os capítulosConclusõese UmOlharpara o Futuroresumem asações que já vêm sendo e as que serão realizadas.

Page 6: BIOENERGIA - Início | IEE - Instituto de Energia e Ambiente · Bioenergia, o tema é analisado enfatizando-se os aspectos referentes a etanol, biodiesel, ... V I Aumentar a sustentabilidade

íNDICE

INTRODUÇÃOGERAL 15

11 PANORAMA GERAL DA BIOENERGIA \ 21

11.I Etanol , 2411.2 Biodiesel 3 I

11.3 Floresta energética 35

liA Cogeração e geração de energia com biomassa e biogás 39

11.5 Recursos h.umanos e relações de trabalho na bioenergia 41

11.6 Bioenergia e meio ambiente 4611.7 Tributação no uso de biocombustíveis 49

11.8 Normalização de biocombustíveis : 5211.9 Logística de transporte de biocombustíveis 5611.10 Pesquisa e ..desenvolvimento 62

111 CENÁRIOS E PERSPECTIVAS DA EVOLUÇÃO DE BIOENERGIA.. 71

111.I Etanol 73111.2 Giúdiesel 84

111.3 Florestas energéticas 88

111.4 Cogeração 91111.5 Recursos humanos e relações de trabalho 99111.6 Meio ambiente 102

111.7 Tributação ...~ I 03

111.8 Logística I04111.9 Pesquisa e ..desenvolvimento : I 10

IV PRINCIPAISBARREIRASE DESAFIOSAO DESENVOLVIM,ENTODA BIONERGIA I 15

IV 1 Melhoria ~a sustentabilidadesociale ambiental na produçãoe uso da bioenergia I 15

IV2 Planejamentoe adequaçãodascadeiasdos biocombustíveispara atender à'expansãoda demanda 121

IV3 AperfeiçoameQto e expansãodo mercado doméstico debioenergia I26

IV4 Criação e desenvolvimento do mercado internacional 127IV.5 Desenvolvimento de tecnologias incrementaise radicais

para manutenção da competitividade nacional 131

Page 7: BIOENERGIA - Início | IEE - Instituto de Energia e Ambiente · Bioenergia, o tema é analisado enfatizando-se os aspectos referentes a etanol, biodiesel, ... V I Aumentar a sustentabilidade

V SUGESTÕES DE POLíTICAS PÚBLICAS 133

VI Aumentara sustentabilidadesociale ambiental na produçãoe uso dos biocombustíveisno Estadode São Paulo 133

V2 Planejare adequar a cadeiaprodutiva para atender àexpansãoda demanda I34

V.3 . Aperfeiçoare expandiro mercadodomésticodebiocombustíveis I34

V4 Criar e desenvolvero mercado internaciónal I 35

V5 Desenvolver tecnologias incrementaise radicaispara mantera competitividade nacionql 135

V6 Coordenar asaçõesdos atores relacionadoscom a cadeia 136

VI CONCLUSÕES 137

VI.I Meio ambiente ~ : I37VI.2 Agricultura I38VI.3 Recursoshumanos I39VI.4 Energia I39VI.5 Pesquisa,desenvÇ)lvimentoe inovação 140VI.6 Transportes 140

VII UM OLHAR SOBREO FUTURO H I

VIII REFERÊNCiAS , 143