biblioteca ativa: ampliaÇÃo e divulgaÇÃo do acervo da

1
BIBLIOTECA ATIVA: AMPLIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA ESCOLAR MAURÍCIO DE SOUZA AUTOR(ES): TATILA KAREN RODRIGUES ALKMIM, KARLA VALERIA DA SILVA ALEXANDRE BIBLIOTECA ATIVA: AMPLIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA ESCOLAR MAURÍCIO DE SOUZA ALEXANDRE, Karla Valéria da Silva* COSTA, Silvânia Pinheiro* JESUS, Daniela Ramos** PORTO, Maria José** VIEIRA, Micaela Ferreira Lopes** RIBEIRO, Cariana Pereira** ALKMIM, Tátila Karen Rodrigues** Por meio dos computadores, celulares e smartphones adolescentes acessam as redes sociais, se comunicam por meio dessas redes, se divertem em jogos eletrônicos. Não obstante todos esses exercícios de leitura, a escola tem observado que os adolescentes estão presos a um único tipo de leitura necessária para a comunicação em tempos de tecnologia digital, o que tem impedido que a leitura, em seu suporte mais tradicional – o livro – seja exercitada. Além disso, as leituras feitas não permitem a diversificação de gêneros textuais e de assuntos indispensáveis para a ampliação do vocabulário e, consequentemente, para a produção escrita pretendida pela escola. Segundo Silva (2003) “nunca é demais lembrar que a prática da leitura é um princípio decidadania, ou seja, leitor cidadão, pelas diferentes práticas de leitura, pode ficar sabendo quais são as suas obrigações e também pode defender os seus direitos”. Fundamentadas em Silva (2003) e em Freire (1988), para quem a leitura deve ser desafiadora a ponto de fazer pensar e analisar a realidade, as supervisoras e acadêmicas do PIBID Letras A mais, tendo observado essa situação na Escola Municipal Santa Rita, em Januária (MG), criaram o projeto Biblioteca Ativa com o objetivo de possibilitar aos adolescentes o contato com obras literárias de diferentes autores, por meio do fortalecimento e expansão do acervo da biblioteca da escola. Para isso criaram uma campanha para arrecadação de livros junto ao comércio local. Nesta campanha os adolescentes são incentivados à produção escrita de diferentes gêneros textuais: ofícios destinados aos possíveis doadores de livros, panfletos para divulgação do projeto, posts e vídeos para veiculação nas redes sociais. Os livros que tem sido arrecadados na campanha são expostos uma vez por semana durante o Recreio Literário. Nesses momentos são desenvolvidas dinâmicas de contação de estórias para incentivar a leitura dos livros recebidos. Embora esse projeto esteja em fase inicial, já são percebidas mudanças de comportamento: aumento de frequentadores da Biblioteca e do fluxo de empréstimo dos livros. PALAVRAS-CHAVE: Leitura, gêneros textuais, biblioteca, redes sociais.

Upload: others

Post on 29-Jun-2022

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BIBLIOTECA ATIVA: AMPLIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO ACERVO DA

BIBLIOTECA ATIVA: AMPLIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO ACERVODA BIBLIOTECA ESCOLAR MAURÍCIO DE SOUZAAUTOR(ES): TATILA KAREN RODRIGUES ALKMIM, KARLA VALERIA DA SILVA ALEXANDRE

BIBLIOTECA ATIVA: AMPLIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA ESCOLAR MAURÍCIODE SOUZA ALEXANDRE, Karla Valéria da Silva* COSTA, Silvânia Pinheiro* JESUS, Daniela Ramos**PORTO, Maria José** VIEIRA, Micaela Ferreira Lopes** RIBEIRO, Cariana Pereira** ALKMIM, TátilaKaren Rodrigues** Por meio dos computadores, celulares e smartphones adolescentes acessam as redessociais, se comunicam por meio dessas redes, se divertem em jogos eletrônicos. Não obstante todos essesexercícios de leitura, a escola tem observado que os adolescentes estão presos a um único tipo de leituranecessária para a comunicação em tempos de tecnologia digital, o que tem impedido que a leitura, em seusuporte mais tradicional – o livro – seja exercitada. Além disso, as leituras feitas não permitem adiversificação de gêneros textuais e de assuntos indispensáveis para a ampliação do vocabulário e,consequentemente, para a produção escrita pretendida pela escola. Segundo Silva (2003) “nunca édemais lembrar que a prática da leitura é um princípio decidadania, ou seja, leitor cidadão, pelasdiferentes práticas de leitura, pode ficar sabendo quais são as suas obrigações e também pode defenderos seus direitos”. Fundamentadas em Silva (2003) e em Freire (1988), para quem a leitura deve serdesafiadora a ponto de fazer pensar e analisar a realidade, as supervisoras e acadêmicas do PIBID LetrasA mais, tendo observado essa situação na Escola Municipal Santa Rita, em Januária (MG), criaram oprojeto Biblioteca Ativa com o objetivo de possibilitar aos adolescentes o contato com obras literárias dediferentes autores, por meio do fortalecimento e expansão do acervo da biblioteca da escola. Para issocriaram uma campanha para arrecadação de livros junto ao comércio local. Nesta campanha osadolescentes são incentivados à produção escrita de diferentes gêneros textuais: ofícios destinados aospossíveis doadores de livros, panfletos para divulgação do projeto, posts e vídeos para veiculação nasredes sociais. Os livros que tem sido arrecadados na campanha são expostos uma vez por semana duranteo Recreio Literário. Nesses momentos são desenvolvidas dinâmicas de contação de estórias paraincentivar a leitura dos livros recebidos. Embora esse projeto esteja em fase inicial, já são percebidasmudanças de comportamento: aumento de frequentadores da Biblioteca e do fluxo de empréstimo doslivros. PALAVRAS-CHAVE: Leitura, gêneros textuais, biblioteca, redes sociais.