berílio.docx

3
Berílio (Be) É uma exceção à Regra do Octeto porque é capaz de formar compostos com duas ligações simples, sendo assim, estabiliza-se com apenas quatro elétrons na camada de valência. Como o hidrogênio (H) precisa ceder dois elétrons para realizar a ligação (H ― Be ― H), o átomo de Berílio (Be) compartilha seus elétrons e atinge a estabilidade. Alumínio (Al) É uma exceção à Regra do Octeto porque atinge a estabilidade com seis elétrons na camada de valência. O átomo de Alumínio tende a doar seus elétrons e assim pode formar três ligações simples com outros átomos: Neste caso, o Alumínio (Al) formou três ligações com três átomos de Flúor (F). Boro (B) Forma substâncias moleculares com três ligações simples. Repare que o Boro (B) tem a tendência de doar seus elétrons para os átomos de Flúor (F), este sim obedece à Regra do Octeto, necessitando de oito elétrons na camada de valência. Como o Boro cede seus elétrons, o flúor se estabiliza com o Octeto formado.

Upload: marciokelly

Post on 20-Nov-2015

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Berlio (Be)

uma exceo Regra do Octeto porque capaz de formar compostos com duas ligaes simples, sendo assim, estabiliza-se com apenas quatro eltrons na camada de valncia.

Como o hidrognio (H) precisa ceder dois eltrons para realizar a ligao (H Be H), o tomo de Berlio (Be) compartilha seus eltrons e atinge a estabilidade.

Alumnio (Al)

uma exceo Regra do Octeto porque atinge a estabilidade com seis eltrons na camada de valncia. O tomo de Alumnio tende a doar seus eltrons e assim pode formar trs ligaes simples com outros tomos:

Neste caso, o Alumnio (Al) formou trs ligaes com trs tomos de Flor (F).

Boro (B)

Forma substncias moleculares com trs ligaes simples.

Repare que o Boro (B) tem a tendncia de doar seus eltrons para os tomos de Flor (F), este sim obedece Regra do Octeto, necessitando de oito eltrons na camada de valncia. Como o Boro cede seus eltrons, o flor se estabiliza com o Octeto formado.

Por Lria Alves Graduada em Qumica Equipe Brasil Escola Estabilidade com menos de 8 eltrons:Isso acontece com o berlio (Be) e com o boro (B). Por exemplo, na molcula abaixo o berlio realiza duas ligaes covalentes com o hidrognio, mas ele fica com apenas 4 eltrons na camada de valncia:

J no caso do boro no composto a seguir, ele fica estvel com 6 eltrons:

Nesses casos dizemos que houve uma contrao do octeto. Estabilidade com mais de 8 eltrons:Essa expanso do octeto ocorre exclusivamente com elementos do terceiro perodo, principalmente o enxofre (S) e o fsforo (P), porque esses tomos so relativamente grandes para acomodar tantos eltrons ao seu redor. Um exemplo o sulfato de hidrognio (que em soluo aquosa forma o cido sulfrico):

Observe que o enxofre compartilha seus eltrons com quatro tomos de oxignio, ficando com um total de 12 eltrons na camada de valncia.Outro caso especial de expanso do octeto ocorre com os gases nobres. Apesar de serem encontrados isolados de forma estvel na natureza, possvel produzir compostos dos gases nobres, como o seguinte exemplo:

Aqui o xennio possui 10 eltrons ao seu redor.Isso tambm s acontece com os gases nobres grandes, que comportam a camada expandida de valncia.Molculas com nmero mpar de eltrons:Se a quantidade de eltrons na camada de valncia der um nmero mpar, significa que tal elemento no segue a regra do octeto. H poucos compostos que completam dessa forma a sua camada de valncia, um exemplo o dixido de nitrognio (NO2):

Nesse caso o nitrognio ficou com 7 eltrons em sua camada de valncia.