bens publicos

3
Quando falamos em Bens Públicos logo pensamos em algo de uso comum a todos. Tendo por base o livro de Direito Civil do autor Silvio Rodrigues, vemos que o legislador, para distinguir os bens entre públicos e privados diz que , “(...) depois de encará-los uns em relação aos outros, muda novamente de ângulo, para examiná-los tendo em vista o titular do domínio. (...)”. Contudo, basta procurar no artigo 20 da constituição e em outras leis de direito público, para entender-mos definitivamente o que são bens público e privado. Segundo o artigo 98 do Código Civil, bens públicos são os pertencentes à União, aos estados, ou aos municípios. Todos os demais são particulares, pertençam a quem pertencerem. Quanto à destinação dos bens públicos, existem três classificações, estas, encontradas no artigo 99 do Código Civil, sendo elas: I – os de uso comum do povo, tais como rios, mares, estradas, ruas e praças. II - os de uso especial, tais como edifícios ou terrenos destinados a serviço ou estabelecimento da administração federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias.

Upload: antonio-diego-da-costa

Post on 07-Nov-2015

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Bens Públicos

TRANSCRIPT

Quando falamos em Bens Pblicos logo pensamos em algo de uso comum a todos

Quando falamos em Bens Pblicos logo pensamos em algo de uso comum a todos. Tendo por base o livro de Direito Civil do autor Silvio Rodrigues, vemos que o legislador, para distinguir os bens entre pblicos e privados diz que , (...) depois de encar-los uns em relao aos outros, muda novamente de ngulo, para examin-los tendo em vista o titular do domnio. (...). Contudo, basta procurar no artigo 20 da constituio e em outras leis de direito pblico, para entender-mos definitivamente o que so bens pblico e privado.Segundo o artigo 98 do Cdigo Civil, bens pblicos so os pertencentes Unio, aos estados, ou aos municpios. Todos os demais so particulares, pertenam a quem pertencerem.

Quanto destinao dos bens pblicos, existem trs classificaes, estas, encontradas no artigo 99 do Cdigo Civil, sendo elas:

I os de uso comum do povo, tais como rios, mares, estradas, ruas e praas.II - os de uso especial, tais como edifcios ou terrenos destinados a servio ou estabelecimento da administrao federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias.

III os dominicais, que constituem o patrimnio das pessoas jurdicas de direito pblico, como objeto de direito pessoal, real, de cada uma dessas entidades.

Agora cabe, para um melhor entendimento, examinar cada um destes aspectos para assim entender-mos a real definio destas trs divises dos bens pblicos.

I Os de uso comum do povo so os bens destinados ao uso de qualquer pessoa, desde que esta pessoa cumpra as regras para o seu uso. Podemos citar tambm, que, para a utilizao de tais bens, pode ser exigida uma contribuio para a sua utilizao, as estradas pedagiadas so exemplos de tais bens.II J os bens de uso especial so aqueles bens utilizados para o funcionamento da nao, podemos citar neste meio os edifcios pblicos, as construes militares e os terrenos destinados ao servio das reparties publicas.

III Os dominicais so um caso a parte, so os bens que constituem o patrimnio da pessoa jurdica de direito pblico, ou seja, so os bens dos quais o Poder Pblico titular, da mesma maneira que a pessoa dona do seu patrimnio. Os exemplos para a definio destes bens so as estradas de ferro, as empresas de navegao ou aviao de seu domnio, as ilhas que se formam nos mares territoriais ou rios navegveis, entre outros.No Cdigo Civil de 2002 foi definido que os bens dominicais so inalienveis, isto esta presente nos artigos 100 e 101 do referido cdigo, abaixo publico os artigos:

Art. 100. Os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial so inalienveis, enquanto conservarem a sua qualificao, na forma que a lei determinar.Art. 101. Os bens pblicos dominicais podem ser alienados, observadas as exigncias da lei.

Devido a condio de serem bens inalienveis, decorre a impossibilidade de serem usucapiados.