benefÍcios associe-se - sinbel · denar as ações e chegar a conclusões práticas que garantam...

5

Upload: others

Post on 22-Jul-2020

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BENEFÍCIOS ASSOCIE-SE - SINBEL · denar as ações e chegar a conclusões práticas que garantam os resultados esperados. Mas, com o decorrer do tempo, as reuniões podem se tor-nar
Page 2: BENEFÍCIOS ASSOCIE-SE - SINBEL · denar as ações e chegar a conclusões práticas que garantam os resultados esperados. Mas, com o decorrer do tempo, as reuniões podem se tor-nar

BENEFÍCIOSORIENTAÇÃO TRABALHISTA Tels: (21) 2220-7634 / 2262-6409

ASSISTÊNCIA JURÍDICA TRABALHISTAGRATUITA DA PRIMEIRA À ÚLTIMA INSTÂNCIA.

Tels: (21) 2220-7634 / 2262-6409

CONSULTORIA EMPRESARIALTels: (21) 2220-7634 / 2262-6409

HOMOLOGAÇÃO DE CERTIFICADOSTels: (21) 2220-7634 / 2262-6409

Desconto de 50% na homologação doCONTRATO DO SALÃO PARCEIRO

CONVÊNIOSSAÚDE

- Medicina do trabalhoExame admissional, demissional e periódico

Ética Serviços médicos LTDATels: (21) 2533-8490 / 2533-5773

GRÁFICA- Gráfica Sinal Verde

Desconto de 10% Tels: (21) 2232-2931 / 97397-5070 / 98642-5767

SEGURANÇA- Pronto Segurança Eletrônica

Tels: (21) 3031-4000 / [email protected]

PRESIDENTEEsther Gomes Gonçalves

VICE-PRESIDENTELauri Werner

SECRETÁRIOWalter Cabral dos Santos Filho

1º TESOUREIRODemóstenes Júnior Macedo Vital

2º TESOUREIROAnderson Peixoto de Freitas

SUPLENTES1º Carlos Augusto Pereira Cardoso

2º Roberto Gonzalez Gonzalez

3º Mirlen Aflição Goulart de Araújo

4º Sônia Maria Medeiros Nesi

5º Sebastiana Santos

CONSELHO FISCALEfetivos1º Almir Batista da Silva2º Evaldo Patrocinio3º Marcelo PereiraGuimarães de Oliveira

Suplentes1º Sérgio José Cardoso Vieira2º Estela Doris deOliveira Ribeiro3º Luiz Felipe Rosa

REPRESENTANTES DOCONSELHO NA FEDERAÇÃOEfetivosEsther Gomes GonçalvesCarlos Augusto Pereira Cardoso

SuplentesLauri Werner Roberto Gonzalez Gonzalez

MEMBROS DA DIRETORIA EFETIVA

EDITORIAL

*Este informativo é uma publicação mensal criado e produzido pela Bella Comunicações – 3403-0687 – [email protected] - sob responsabilidade do SINBEL. Tiragem 1.000 exemplares com distribuição gratuita. O SINBEL não se responsabiliza por opiniões e conceitos emitidos em artigos assinados. É proibida a reprodução total ou parcial deste informativo.

CNPJ do Sinbel: 34.076.299.0001-80Código da Sindical: 002.113.87.113-5

Rua Álvaro Alvim, n° 31 Gr. 402 - CentroRio de Janeiro (RJ) CEP: 20031-010

Tels: 2220-7634 / 2262-6409 / 2524-6780 [email protected] [email protected] facebook.com/SinbelRJ

CCP (COMISSÃO DE CONCILIAÇÃO PRÉVIA)Av. Passos, 122 – 3º Andar

Tel: 2517-2619 / 984602711 Daniele

NOVO ENDEREÇO DA CCP

Visando ampliar e fortalecer as atividades do SINBEL para melhor servir aos nossos associados, estamos empenhados em aumentar o número de sócios. E isto só pode ser feito com a sua colaboração. Em vista disso, resolvemos desenvolver um trabalho de conscientização da categoria sobre importância da sindicalização para a vida de nossa en-tidade, ressaltando as vantagens e benefícios que o empregador passa a ter a partir do momento em que se torna sócio.

A sindicalização é ato de melhor defesa dos interesses da própria empresa, além de refletir a união da categoria em prol de melhores condições profissionais. A relação custo/benefício é altamente positiva, em se tratando de ter a seu serviço uma estrutura completa e diversifi-cada de atividades.

Sindicalize-se e exerça seus direitos. Participe ativamente do nosso sindicato. Ele só existe pata atender as suas necessidades e defender os seus direitos.

Faça sua inscrição e passe a usufruir dos benefícios que só o seu sin-dicato pode oferecer.

- Cópia do Contrato Social atual da empresa;- Cópia Nº da Inscrição Municipal;- Cópia da contribuição sindical do ano paga;- 2 (duas) fotos 3 x 4 de cada um dos sócios;- Cópia da carteira de identidade dos sócios;- Cópia do CPF dos sócios;- Pagamento da primeira mensalidade no ato da inscrição no valor

de R$ 100,00 (cem reais). As demais mensalidades são cobradas por via bancária.

Informamos que existe carência de 3 (três) meses de associação para atendimento de causas trabalhistas.

VANTAGENS PARA OS ASSOCIADOS:

01. Orientação administrativa.02. Boletins informativos contendo nova legislação e artigos de

interesse.03. Negociação e celebração do dissídio da categoria.04. Orientação trabalhista.05. Assistência Jurídica Trabalhista gratuita da primeira à última

instância.06. Realização de palestras sobre os mais diversos temas voltados

para a categoria (administrativo, jurídico, fiscal, educativo, saú-de, etc.).

07. Realização de festival já consagrado, como incentivo a catego-ria para reciclagem a atualizações no tocante as tendências e últimas novidades do Mercado.

08. Convênio com clínicas para exames admissional, demissional e periódicos.

09. Outros convênios de interesse da Categoria.10. Comissão de Conciliação Prévia (CCP – Salões Rio)

01. Cópia do contrato ou da última alteração contratual da firma.02. Cópia da ficha ou folha de registro de empregados alusiva ao re-

clamante.03. Cópias dos recibos salariais, inclusive dos referentes às comissões,

se houver.04. Cópias dos cartões de ponto ou folha ou livro de ponto.05. Cópias dos recibos salariais, das férias e do 13º salário.06. Cópias dos depósitos do FGTS.07. Cópias dos recibos de entrega de vale transportes.08. Cópia do termo de rescisão do contrato de trabalho.09. Cópia do recibo de entrega do seguro desemprego.10. Quaisquer outras cópias de documentos alusivos ao reclamante,

inclusive pedido de demissão, advertência, suspensões e licenças médicas e CTPS.

11. Cópia do acordo de prorrogação de jornada de trabalho.12. Procuração.13. Carta preposto completa e assinada.14. Notificação e petição da outra parte em duas vias.15. Testemunhas: apresentar-se ao Sindicato com toda documenta-

ção, nome completo, endereço e profissão.16. Relatório referente à situação do funcionário que move a causa.17. O atendimento jurídico só é prestado com a sua mensalidade ri-

gorosamente em dia. “Assistência Jurídica às 2º feiras, a partir das 13h00. Ligar para marcar. Não atendemos pelo telefone.

18. Não aceitamos documentos originais.

Considerando as diretrizes contidas na Lei nº 11.419, de 19 de dezembro de 2006, o CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO publicou a RESOLUÇÃO Nº 94, de 23 de março de 2012, a qual instituiu o Sistema Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho – PJe-JT como sistema de processamento de informações e prática de atos processuais, estabelecendo, inclusive, os parâmetros para implementação e funcionamen-to no âmbito daquela Especializada.

Sendo assim, em razão dos atuais parâmetros estabelecidos por nossa legislação, especialmente, no tocante ao que deter-mina o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região – Rio de Ja-neiro, a partir de agora, o associado deverá providenciar TODA a documentação abaixo relacionada através de arquivo digital em formato “.PDF”(portable document format), com resolução máxima de 300 dpi e formatação A4, devendo cada arquivo possuir o tamanho máximo de 1,5MB para que seja devida-mente aceito quando da entrega ao Jurídico.

Por oportuno, salientamos que a referida documentação deverá ser entregue através de mídia digital (CD, DVD) ou por pen drive.

*Não serão aceitos documentos que não estejam efetivamentedentro dos padrões aqui estipulados.

ASSOCIE-SE:juntos somos mais fortes

AO RECEBER UMA RECLAMAÇÃO TRABALHISTA,O ASSOCIADO DEVERÁ PROVIDENCIAR DE IMEDIATO:

PROCEDIMENTO PADRÃO PARA RECEBIMENTO DEDOCUMENTOS PARA NOVOS PROCESSOS TRABALHISTAS

O cliente está cada vez mais exigente, a concor-rência está mais acirrada. A única certeza que temos é que velhos caminhos não abrem novas portas. Não dá mais para trabalhar de forma receptiva, es-perando os clientes chegarem.

É preciso criar estratégias diferenciadas para ala-vancar a produtividade comercial de sua empresa e, acima de tudo, ter gente afiada para colocar estas estratégias em prática. Para exercer uma liderança e fazer algo diferente, precisamos pensar de forma criativa. As características e ações de um líder de-vem ser pautadas pelo equilíbrio da inovação e da autoridade.

Afinal, o chefe lida com pessoas e cada um tem comportamentos e sonhos diferentes uns dos ou-tros. As metas e objetivos pessoais interferem dire-tamente no desempenho dos seus colaboradores.

Por isso, é importante o líder saber ouvir e enten-der os anseios dos seus colaboradores. Conquistan-do o respeito e a empatia dos funcionários é a hora de dizer ‘vamos juntos’. Não é só buscando profis-sionais no mercado que a sua empresa dará um passo largo. Jamais despreze do seu quadro atual, a liderança precisa ser desempenhada em todos os momentos.

Caso a transformação do quadro seja necessária, você precisa primeiramente realizar uma estratégia diferente que desenvolva os profissionais internos. Após isso, a opção de alterar os colaboradores pode começar a ser estudada como alternativa viável.

Para finalizar, ser líder não é só cumprir prazos que foram almejados. Liderar é manter constan-temente um clima organizacional favorável para a prática do trabalho. Por conta disso, funcionários precisam desenvolver sua habilidade e competên-cia indicada, pois somente salário e benefícios não garantem a permanência de ninguém.

Page 3: BENEFÍCIOS ASSOCIE-SE - SINBEL · denar as ações e chegar a conclusões práticas que garantam os resultados esperados. Mas, com o decorrer do tempo, as reuniões podem se tor-nar

A Fecomércio RJ é a representante do comércio de bens, serviços e turismo no Estado do Rio de Janeiro.

www.fecomercio-rj.org.br

TRANSFORMAR PARA CRESCERA nova diretoria da Fecomércio RJ tomou posse no dia 25 de junho, atenta não somente às necessidades dos seus �liados, mas também às exigências da sociedade, em constante transformação, e cada vez mais rigorosa e participativa.

O compromisso com a integridade e com as normas, para que possamos ter o desenvolvimento sustentável dos negócios, norteará nossa atuação em prol daqueles que representamos e em favor da sociedade.

Antonio Florêncio de Queiroz Júnior Presidente da Fecomércio RJ

Page 4: BENEFÍCIOS ASSOCIE-SE - SINBEL · denar as ações e chegar a conclusões práticas que garantam os resultados esperados. Mas, com o decorrer do tempo, as reuniões podem se tor-nar

Reuniões são necessárias no dia a dia de qualquer empresa ou organização. Ainda na hora da tomada de decisões, elas são a melhor opção para que chefes e subordinados possam coor-denar as ações e chegar a conclusões práticas que garantam os resultados esperados.

Mas, com o decorrer do tempo, as reuniões podem se tor-nar chatas, cansativas e contraproducentes. Para que isso não aconteça, sugerimos seis dicas necessárias para tornar as reuni-ões de trabalho mais produtivas e eficazes.

1 - Comece no horário e termine no horário.Por mais simples que possa parecer iniciar no horário é o

primeiro e fundamental aspecto para que uma reunião seja produtiva. Além disso o horário do termino também deve ser rigorosamente respeitado. Desta forma a produtividade se tor-na maior e cria-se uma cultura de inicio e termino que todos respeitem, além de facilitar a programação de participantes para compromissos posteriores. O tempo que as reuniões le-vam para começar e terminar influenciam nas atividades pro-gramadas e na produtividade da equipe.

2 - Objetivos ClarosAs reuniões mais eficazes são aquelas em que os objetivos

são claros. Estabelecer uma pauta e compartilhá-la antecipada-mente com todos os participantes faz com que todos tenham foco e motivação para participarem e alcançarem a meta de-finida para a reunião. Ao iniciar a discussão da pauta ou de al-guma ideia, pode haver um momento de colocações livres em que não haja ainda o estabelecimento sem prévio julgamento ou oposição a mesma (brainstorming). Este tempo deve ser bem definido e limitado. Manter o foco é muito importante para se ter uma reunião eficiente.

3 - Conduzir a reunião com liderançaNem sempre é fácil ser o líder que assegure e que garanta

o melhor andamento de uma reunião, mas alguém deve ser responsável por executar pautas dinâmicas e produtivas. Nun-ca imponha suas próprias ideias, saiba escutas, compreender, tenha flexibilidade, mas não deixe que a reunião saia do seu

trilho. Com delicadeza às vezes se faz necessário cortar e re-conduzir quem esteja expondo suas ideias de forma prolixa ou muito extensa.

4 - Mantenha as reuniões dentro do horário de trabalhoEscolher horários apropriados. Procure evitar horários pró-

ximos do almoço ou próximos do final do expediente. A ansie-dade e a própria fome que antecedem o intervalo do almoço interferem no bom andamento de uma reunião. Assim como o cansaço do final de expediente e além de possíveis compro-missos após o expediente pode fazer com que haja perda de foco e concentração.

5- Escolher um ambiente adequadoO local e ambiente da reunião são fatores determinantes

para seu sucesso. O local deve ser bem iluminado. A tempe-ratura deve ser de preferência, um pouco baixa. Não a ponto de que todos passem frio na sala, mas temperaturas mornas também geram um efeito de relaxamento. Evite reuniões em locais abertos, já que o movimento pode distrair os participan-tes. Além disso disponibilize água e café para que as pessoas se sintam acolhidas, à vontade e confortáveis durante a reunião

6 - Conclusão da reunião com resultados clarosPara que não haja dúvida entre os participantes, conclua

fazendo uma retrospectiva rápida e com clareza sobre tudo o que foi discutido e decidido e quais são as próximas atividades a serem cumpridas. Deixar claro quem será o responsável por executar cada tarefa decidida na reunião é fundamental. Uma das formas que evita confusões e contradições é criar uma ata da reunião e enviar a todos os participantes para eles possam consultar alguma questão, se for necessário.

São básicas simples, que podem ser implantadas imediata-mente e que irão trazer ótimos resultados não apenas para a produtividade das reuniões, mas para a produtividade da em-presa como um todo.

Ana Slaviero, especialista em transição de carreiras, pales-trante e coach

Fonte: administradores.com.br

Cruzar informações e rastrear dados são ações de rotina nos órgãos de arrecadação de impostos, como Receita Federal e Se-cretarias da Fazenda. O que muitos perguntam é o tamanho do poderio destas ferramentas e como será, em breve, a relação Fisco e contribuinte com a evolução da tecnologia. Neste caso, o futuro já chegou. O Banco Central implantou o Hal, um super-computador que monitora on-line todas as contas bancárias e suas transações, divididas por CPF e CNPJ, usando Inteligência Artificial como base do software.

O cérebro eletrônico mais poderoso do País trabalha 24 ho-ras, reunindo, atualizando e fiscalizando todas as contas ban-cárias das 182 instituições financeiras do País, indistintamente, arquivando um milhão de operações bancárias por dia. Com a força do Hal e outras duas supermáquinas que já atuavam, Har-pia e T-Rex, o governo cruza on-line informações que envolvem pessoas físicas e jurídicas no que se refere a cartórios, Detrans, capitania dos portos, bancos, cartões de crédito e débito, apli-cações financeiras, financiamentos, folha de pagamento, FGTS , INSS, chegando inclusive a operações de compra e venda de mercadorias e serviços básicos, como água, luz e telefone. Em quatro dias de processamento o Hal criou 150 milhões de pas-tas diferentes, uma para cada correntista no País, com respec-tivos CPFs, CNPJs e procuradores e as respectivas operações realizadas por cada conta.

Este sistema brasileiro, que supera até os mais eficientes dos governos francês e alemão, ainda não opera por inteiro. Um teste rápido, cruzando dados de cartão de crédito e débito dos clientes e as informações prestadas por um grupo de varejis-tas, acarretou em autuações fiscais na maioria das empresas. Os dados não bateram. Do teste, até a ampliação a um número maior de contribuintes será um pulo, pois esse “radar” eletrôni-co dispensa fiscal – é como furar o sinal e ser fotografado. Não tem como contestar a “foto” do Hal.

Todo investimento realizado, R$20 milhões, tem o objetivo maior de incrementar as ferramentas de combate a fraudes, caixa dois e lavagem de dinheiro no País.

Mas, diante de tamanha vantagem da fiscalização com as

novas tecnologias, recomenda-se aos contribuintes que revi-sem e melhorem os procedimentos e sistemas de gerencia-mento contábil e bancário. Não haverá espaço para fraudes e amadorismo. Mesmo porque, o sistema não distingue bons e maus, amadores e corruptos, empresa desorganizada e orga-nização criminosa. Se caminhar para onde se aponta, o sistema rastreia, verifica incongruências e autua no automático.

Fonte: O Popular - Luiz Antônio de Siqueira Advogado,especialista em Direito Tributário e Contador.

SEIS DICAS PARA TORNAR AS REUNIÕES DE TRABALHOMENOS CHATAS E CANSATIVASO RADAR DO FISCO

Page 5: BENEFÍCIOS ASSOCIE-SE - SINBEL · denar as ações e chegar a conclusões práticas que garantam os resultados esperados. Mas, com o decorrer do tempo, as reuniões podem se tor-nar