bem-vindo a fÁtima, santo padre! - fatima.pt · joão paulo ii, que se apresentou como o bispo...

8
Director: P. Virgílio Antunes * Santuário de N.ª Sr.ª do Rosário de Fátima * 2496-908 Fátima (Portugal) * Publicação Trimestral * Ano 6 * N.º 24 * 2010/02/13 BEM-VINDO A FÁTIMA, SANTO PADRE! A Igreja portuguesa pautou sempre a sua vida e acção por uma fortíssima união ao Papa, enquanto sucessor de Pedro e garante da unidade da fé. A fideli- dade ao Evangelho significou sem- pre para os portugueses comunhão com a Igreja Universal, corpo forma- do por muitos membros do qual Cristo é a Cabeça. A nossa afeição e o nosso amor pelo Papa significaram ao longo da história que queremos estar com a Igreja e queremos es- tar com Cristo. A mensagem de Fátima fez renascer no início do sé- culo XX uma dimensão que corria o risco de se ir diluindo na divisão dos mundos em crentes e não crentes. Ela afirmou o lugar de Deus na vida e na história do mundo pelo convite à adoração de Deus, Santíssima Trindade; fortaleceu-nos no amor à humanidade com o pedido insistente de orações e sacrifícios pela conversão dos pecadores, a fim de que nenhum se perca; incentivou-nos a um aprofundado amor à Igreja, figurado no amor ao Santo Padre, aquele que sobe à frente de uma enorme multidão daqueles que se aproximam das fontes da salvação, dos braços da cruz. João Paulo II, que se apresentou como o Bispo vestido de branco, ao aproximar-se dos portugueses e de Fátima por três vezes, reavivou em nós a alegria da comunhão com o sucessor de Pedro. Trouxe-nos um alento sem par, quando se dirigiu a nós com palavras de ânimo e com o testemunho de uma vida entregue até ao fim das suas forças físicas, particularmente na sua visita do ano 2000, imortalizada na sua bela estátua, tão ve- nerada pelos peregrinos. A notícia da visita do Papa Bento XVI em Maio deste ano de 2010 encheu-nos novamente de alegria. Voltamos a poder contar com a solicitude pessoal de Cristo, o Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas, figurado na pessoa do Papa. Aprecia- mos e agradecemos a disponibilidade que manifestou para estar entre nós como Pastor, mas também para se fazer peregrino con- nosco, dirigindo-se humildemente à Capelinha das Aparições da Cova da Iria, desejoso de acolher os apelos de Maria à Igreja e ao Mundo. Sede bem-vindo a Fátima, Santo Padre Bento XVI! Con- firmai na fé católica e apostólica todos os filhos da Igreja des- ta nação portuguesa. Que vos protejam os beatos Francisco e Jacinta Marto e vos guarde Nossa Senhora do Rosário de Fátima. P. Virgílio Antunes Reitor do Santuário de Fátima

Upload: doandiep

Post on 01-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BEM-VINDO A FÁTIMA, SANTO PADRE! - fatima.pt · João Paulo II, que se apresentou como o Bispo vestido de branco, ao aproximar-se dos portugueses e de Fátima por três vezes, reavivou

Director: P. Virgílio Antunes * Santuário de N.ª Sr.ª do Rosário de Fátima * 2496-908 Fátima (Portugal) * Publicação Trimestral * Ano 6 * N.º 24 * 2010/02/13

BEM-VINDO A FÁTIMA, SANTO PADRE! A Igreja portuguesa pautou

sempre a sua vida e acção por uma fortíssima união ao Papa, enquanto sucessor de Pedro e

garante da unidade da fé. A fi deli-dade ao Evangelho signifi cou sem-pre para os portugueses comunhão

com a Igreja Universal, corpo forma-do por muitos membros do qual Cristo é

a Cabeça. A nossa afeição e o nosso amor pelo Papa signifi caram ao longo da história

que queremos estar com a Igreja e queremos es-tar com Cristo.A mensagem de Fátima fez renascer no início do sé-

culo XX uma dimensão que corria o risco de se ir diluindo na divisão dos mundos em crentes e não crentes. Ela afi rmou

o lugar de Deus na vida e na história do mundo pelo convite à adoração de Deus, Santíssima Trindade; fortaleceu-nos no amor à humanidade com o pedido insistente de orações e sacrifícios pela conversão dos pecadores, a fi m de que nenhum se perca; incentivou-nos a um aprofundado amor à Igreja, fi gurado no amor ao Santo Padre, aquele que sobe à frente de uma enorme multidão daqueles que se aproximam das fontes da salvação, dos braços da cruz.

João Paulo II, que se apresentou como o Bispo vestido de branco, ao aproximar-se dos portugueses e de Fátima por três vezes, reavivou em nós a alegria da comunhão com o sucessor de Pedro. Trouxe-nos um alento sem par, quando se dirigiu a nós com palavras de ânimo e com o testemunho de uma vida entregue até ao fi m das suas forças físicas, particularmente na sua visita do ano 2000, imortalizada na sua bela estátua, tão ve-nerada pelos peregrinos.

A notícia da visita do Papa Bento XVI em Maio deste ano de 2010 encheu-nos novamente de alegria. Voltamos a poder contar com a solicitude pessoal de Cristo, o Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas, fi gurado na pessoa do Papa. Aprecia-mos e agradecemos a disponibilidade que manifestou para estar entre nós como Pastor, mas também para se fazer peregrino con-nosco, dirigindo-se humildemente à Capelinha das Aparições da Cova da Iria, desejoso de acolher os apelos de Maria à Igreja e ao Mundo.

Sede bem-vindo a Fátima, Santo Padre Bento XVI! Con-fi rmai na fé católica e apostólica todos os fi lhos da Igreja des-ta nação portuguesa. Que vos protejam os beatos Francisco e Jacinta Marto e vos guarde Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

P. Virgílio AntunesReitor do Santuário de Fátima

Page 2: BEM-VINDO A FÁTIMA, SANTO PADRE! - fatima.pt · João Paulo II, que se apresentou como o Bispo vestido de branco, ao aproximar-se dos portugueses e de Fátima por três vezes, reavivou

2 2010/02/13

Dia 13 10:00 – Santa Missa, no Recinto do Santuário de

Fátima. No fi nal da Eucaristia, o Papa visitará a

Basílica do Santuário de Fátima.13:00 – Almoço com os bispos de Portugal e com

o séquito papal.17:00 – Encontro com as organizações da Pasto-

ral Social, na Igreja da Santíssima Trin-dade.

18:45 – Encontro com os bispos de Por-tugal, na Casa de Nossa Senhora do Carmo, no Santuário de Fáti-ma.

Dia 1408:00 – Despedida da Casa Nossa

Senhora do Carmo.09:30 – Chegada ao heliporto da

Serra do Pilar, em Gaia.10:15 – Santa Missa, na Aveni-

da dos Aliados.13:30 – Cerimónia de despedida

no aeroporto internacio-nal do Porto.

14:00 – Partida do Santo Padre para Itália.

Bento XVI visitaráos túmulos

dos videntes de Fátima

O programa divulgado a 7 de Dezem-bro de 2009 à comunicação social, rela-tivo à visita papal, informa da pretensão do Santo Padre Bento XVI visitar, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, as capelas onde estão tumulados os videntes Jacinta Marto e Lúcia de Je-sus (na capela do lado poente) e Francis-co Marto (na capela lado nascente). A vi-sita aos túmulos dos videntes escolhidos por Deus para, através de Nossa Senhora, acolher a mensagem do Céu, decorrerá após as celebrações de 13 de Maio, que o próprio Papa presidirá.

Terão nesse dia passado dez anos do grande momento ocorrido a 13 de Maio de 2000, ocasião da beatifi cação dos vi-dentes Francisco e Jacinta, pelo Papa João Paulo II, em celebração realizada em Fátima.

Recordemos aqui algumas as palavras de João Paulo II, na homi-lia da beatifi cação:

“«Eu Te bendigo, ó Pai, porque revelaste estas verdades aos pequeninos». O louvor de Jesus toma hoje a forma solene da beatifi cação dos pastorinhos Francisco e Jacinta. A Igre-ja quer, com este rito, colocar sobre o candelabro estas duas candeias que Deus acendeu para alumiar a humanidade nas suas horas sombrias e inquietas. Brilhem elas sobre o caminho desta multidão imensa de peregrinos e quantos mais nos acompanham pela rádio e televisão. Se-jam uma luz amiga a iluminar Portugal inteiro e, de modo especial, esta diocese de Leiria-Fátima.”

Concretamente sobre as aparições em Fátima, o falecido papa que visitou este santuário por três vezes (1982, 1991 e 2000) disse:

“Na sua solicitude materna, a Santís-sima Virgem veio aqui, a Fátima, pedir

aos homens para «não ofenderem mais a Deus Nosso Senhor, que já está muito ofendido». É a dor de mãe que A faz fa-lar; está em jogo a sorte de seus fi lhos. Por isso, dizia aos pastorinhos: «Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pe-cadores, que vão muitas almas para o in-ferno por não haver quem se sacrifi que e peça por elas».”

A todas as crianças, o Papa João Paulo II exortou, na mesma homilia, “pedi aos vossos pais e educadores que vos metam na «escola» de Nossa Senhora, para que Ela vos ensine a ser como os pastorinhos, que procuravam fazer tudo o que lhes pe-dia.”

Conforme sublinhou a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) em Nota Pastoral escrita para esta viagem papal do ano 2000, “esta beatifi cação vem re-conhecer que também elas (as crianças) podem viver heroicamente as virtudes cristãs e constituir exemplo para os mem-bros da Igreja”.

L.S.

Dia 11 11:00 – Chegada ao aeroporto da Portela. Aco-

lhimento ofi cial.12:45 – Cerimónia de boas-vindas, no Mosteiro

dos Jerónimos. Breve visita ao Mosteiro dos Jerónimos.

13:30 – Visita de Cortesia ao Presidente da Re-pública, no Palácio de Belém.

18:15 – Santa Missa, na cidade de Lisboa, em lo-cal a defi nir.

Dia 1210:00 – Encontro com o mundo da cultura, no

Centro Cultural de Belém.12:00 – Encontro com o Primeiro-Ministro, na

Nunciatura Apostólica.16:40 – Partida de helicóptero para Fátima.17:30 – Visita à Capelinha das Aparições, no

Santuário de Fátima.18:00 – Vésperas com presbíteros, religiosos, se-

minaristas e diáconos, na Igreja da San-tíssima Trindade.

21:30 – Recitação do Rosário e bênção das ve-las. O Cardeal Secretário de Estado do Vaticano, D. Tarcisio Bertone, preside à Eucaristia, no Recinto do Santuário de Fátima.

Portugal espera o Papa!Programa de Sua Santidade Bento XVI em Portugal — 11 a 14 de Maio de 2010

Page 3: BEM-VINDO A FÁTIMA, SANTO PADRE! - fatima.pt · João Paulo II, que se apresentou como o Bispo vestido de branco, ao aproximar-se dos portugueses e de Fátima por três vezes, reavivou

2010/02/13 3

vinda ao país, que viria a repetir na homilia do dia seguinte e em mui-tos outros momentos: “(…) desde que se deu o conhecido atentado na Praça de S. Pedro há um ano, ao tomar consciên-cia, o meu pensamento voltou-se imediatamente para este santuário, para depor no coração da Mãe celeste este meu agrade-cimento por me ter salvo do perigo”.

Dez anos depois do atentado, em 1991, o Papa peregrino regressaria a Fátima, após em 1984 ter pedido para lhe ser levada a Roma a imagem de Nossa Senhora de Fátima entronizada na Capelinha das Aparições, para a consagração do mundo à Virgem.

A 13 de Maio de 1991, em Fátima, disse João Paulo II: “De coração profundamente comovido e maravilhado diante do pla-no criador e salvífi co de Deus para realizar a plenitude a que Ele nos chamou, Eu, Peregrino convosco dessa Nova Jerusalém, vos exorto, queridos irmãos e irmãs, a acolher a Graça e o Apelo que neste lugar se sente mais palpável e penetrante, no sentido de ajus-tarmos os nossos caminhos aos de Deus. Saúdo-vos a todos, ama-dos peregrinos de Nossa Senhora de Fátima, aqui presentes física ou espiritualmente”.

“A expressão mais alta do reconhecimento de Fátima por João Paulo II deu-se a 13 de Maio de 2000, com a beatifi cação dos dois videntes mais novos e o anúncio da publicação da terceira parte do segredo”, considera Mons. Luciano Guerra, antigo reitor do Santuário de Fátima, em artigo publicado na “Enciclopédia de Fátima” (uma edição Principia, Maio 2007).

Nessa visita a Fátima, além da oferta da sua jóia preciosa – o anel do “Totus Tuus” (Todo Teu, Maria) – este Papa pediu que a imagem de Nossa Senhora fos-se de novo a Roma a fi m de en-cerrar o Ano Santo com a con-sagração do Milénio à Mãe.

Outro singular gesto da ligação deste Papa a Fátima aconteceu quando João Paulo II ofereceu a Nossa Senhora de Fátima a bala que o trespassara em 1981. Esta bala foi no ano de 1989 encastoada na coroa preciosa de Nossa Senhora de Fátima, que tinha sido ofereci-da pelas mulheres de Portugal em 1942.

LeopolDina Simões

Os Papas peregrinos de FátimaEm ambiente de festa e de esperança, Portugal prepara-se para

receber a visita do Santo Padre Bento XVI, de 11 a 14 de Maio. O Papa será recebido em Lisboa, em Fátima e no Porto.

Na primeira Nota Pastoral a propósito desta visita, divulgada a 6 de Outubro de 2009, a Conferência Episcopal Portuguesa su-blinhou que “o Santo Padre vem, essencialmente, como peregrino de Fátima, onde encontrará uma expressão viva de todas as Igrejas de Portugal. (…) Quando o Papa se faz peregrino, na qualidade de Pastor universal da Igreja, é toda a Igreja que peregrina com ele. Por isso, esta sua peregrinação reveste um grande signifi cado pastoral, doutrinal e espiritual”.

Bento XVI pretende, tal como fi zeram os seus antecessores, visi-tar este santuário para, peregrino entre os peregrinos, daqui falar ao mundo. Recordemos algumas das anteriores visitas papais ao San-tuário de Fátima.

“Homens, sede homens”

Paulo VI empreendeu a primeira visita de um Papa a Portugal, em Maio de 1967, no cinquentenário das aparições de Nossa Se-nhora aos videntes Lúcia, Francisco e Jacinta.

Dois anos antes, a 13 de Maio de 1965, este Papa havia enviado como legado Pontifício a Fátima o Cardeal Fernando Cento para este entregar ao Santuário a Rosa de Ouro, expressão de particular reconhecimento por serviços prestados à Igreja.

Em Fátima, a 13 Maio de 1967, Paulo VI anunciou-se como “peregrino humilde e confi ante” e teve como intenções dominan-tes da sua peregrinação rezar pela “paz interior” da “Igreja una, santa, católica e apostólica” e pelo “mundo, a paz no mundo”. Da homilia da Missa do dia 13 fi cou para a posteridade esta exorta-ção: “Homens, sede homens. Homens, sede bons, sede cordatos, abri-vos à consideração do bem total no mundo. Homens, sede magnânimos”.

Um agradecimento à Mãe celesteApós o atentado falhado de 13 de Maio de 1981, João Paulo

II reteve uma convicção profunda, que testemunhou com as se-guintes palavras: “Eu devo a minha vida a Nossa Senhora de Fáti-ma”. Assim, um ano após esta data, em 1982, o “Papa de Fátima”, como fi cará para a história, peregrinou a este santuário mariano português.

Na noite de 12 de Maio, pela primeira vez presente na Ca-pelinha das Aparições, João Paulo II sublinhou o motivo da sua

Exposição recordará visitas papais a Fátima A 27 de Março, o Santuário de Fátima inaugura, num dos espaços anexos à Igreja da Santíssima Trindade, uma exposição

documental que fará memória das visitas papais e este santuário. A iniciativa pretende, a propósito da vinda do Santo Padre Bento XVI a Fátima, recordar as várias visitas em que os Romanos Pontífi ces se fi zeram peregrinos de Nossa Senhora de Fátima.

Page 4: BEM-VINDO A FÁTIMA, SANTO PADRE! - fatima.pt · João Paulo II, que se apresentou como o Bispo vestido de branco, ao aproximar-se dos portugueses e de Fátima por três vezes, reavivou

4 2010/02/13

Dois mensageiros de Fátima partiram para o Pai

A 30 de Outubro de 2009 o mundo despediu-se de um arauto da mensagem de Fátima, o Padre Luís Kondor, Vice--Postulador da Causa da Canonização dos Pastorinhos de Fá-tima, falecido aos 81 anos, em Fátima, na casa onde residia.

A celebração das exéquias foi realizada na Igreja da San-tíssima Trindade, no Santuário de Fátima, e o corpo foi sepul-tado no Cemitério Paroquial de Fátima.

A Missa foi presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima,D. António Marto, e concelebrada pelo Bispo de Lamego, pe-los Bispos Eméritos de Leiria-Fátima, Coimbra e Portalegre--Castelo Branco e por mais de 150 sacerdotes.

Participaram na celebração mais de três mil pessoas, que se juntaram a muitas outras que não podendo estar presentes manifestaram aos familiares do Padre Kondor, à Diocese de Leiria-Fátima, à Congregação do Verbo Divino, ao Santuário de Fátima e à Postulação dos Videntes o quanto reconheciam, acarinhavam e estimavam este sacerdote.

Durante a homilia D. António Marto disse que o Padre Kondor, enviado para Fátima quando a Hungria foi invadida, soube melhor que ninguém compreender os apelos da mensa-gem de Fátima, o que o levou, depois, a decidir-se difundi-los pelo mundo inteiro.

“Nas Aparições em Fátima, Nossa Senhora fez ecoar, de novo, precisamente esta mensagem do Magnifi cat para a hu-manidade do século XX, em risco de afundar-se no abismo

Padre Luís Kondor (1928 – 2009) infernal da autodestruição, e para a Igreja ferozmente perseguida para ser aniquilada. Foi esta beleza e grandeza da graça e da mise-ricórdia de Deus que fascinou os pequenos videntes, os pas-torinhos, e os atraiu para o ca-minho da santidade. Foi esta mensagem que o P. Kondor, vindo do Leste, percebeu, com particular acuidade, na sua re-levância e urgência para a Igre-ja, para o mundo e para a vida cristã. Por isso se tornou um dos grandes arautos da Mensagem, com uma íntima, profunda e total dedica-ção. Promoveu a sua difusão universal com a publicação das “Memórias da Irmã Lúcia” e do “Boletim dos Pastorinhos” em várias línguas e através das suas viagens a vários países”, disse.

O bispo de Leiria-Fátima sublinhou também o grande afecto que Padre Kondor dedicou aos pastorinhos, “tomando a peito a causa da sua beatifi cação e difundindo a sua espiri-tualidade”, e a sua “devoção profunda ao Imaculado Coração de Maria” e que, por tudo isto, “o nosso caro P. Kondor fi ca indelevelmente ligado à história de Fátima”.

LeopolDina Simões

Padre Fernando Leite (1920 – 2009)

O Padre Fernando Leite, da Com-panhia de Jesus, faleceu em Braga,

no dia 2 de Dezembro de 2009. Nasceu a 25 de Fevereiro de 1920, dia em que a Jacinta, a pequenina vidente de Fátima, foi trasladada para cemitério de Ourém. Pode dizer-se que foi uma bela passagem de tes-temunho, numa vida que havia

de durar quase 90 anos!Ao celebrar as bodas de ouro

sacerdotais, a 15 de Julho de 2001, lembrou os seus pais, os seus dez ir-

mãos, entre os quais os padres José e António, também jesuítas, e a sua irmã religiosa doroteia, Maria das Dores, a única que está viva.

Confessou: “Conquistou o meu coração a mensagem de Fátima [...]. Os Pastorinhos foram para mim o que João Pau-lo II disse em Fátima na homilia da sua beatifi cação, “duas cadeias que Deus acendeu para iluminar a humanidade”.

Desde 1946, escreveu muitos livros e opúsculos sobre a mensagem de Fátima: biografi as do Francisco e da Jacinta; “As aparições de Fátima”; “Se fi zerem o que eu vos disser,

terão paz”; e muitos outros escritos, traduzidos em várias línguas, em numerosas edições. Ao todo, a biblioteca do Santuário possui 77 monografi as da sua autoria. Colaborou na “Voz da Fátima”, jornal mensal ofi cial do Santuário de Fátima, pelo menos desde 1958 até Dezembro de 2006, com artigos sobre os pastorinhos de Fátima, a história e a mensa-gem de Nossa Senhora e outros assuntos de actualidade. Ao todo, 372 artigos. É um património inestimável que certa-mente não se perderá.

O Padre Leite está na origem da peregrinação nacional das crianças, a partir do cinquentenário das aparições do Anjo, em 1966.

Em 2001, Mons. Luciano Guerra, reitor do Santuário na ocasião, enviou-lhe a seguinte mensagem: “O Santuário de Fátima manifesta uma imensa alegria em se associar à ce-lebração das suas bodas sacerdotais, pelos muitos trabalhos que tem publicado para a difusão da mensagem de Fátima e para o conhecimento da vida e espiritualidade dos pastori-nhos, pela muita devoção fi lial que manifesta para com Nossa Senhora e pela profunda seriedade e humildade da sua vida sacerdotal e religiosa. Como sinal, meramente simbólico, da nossa gratidão, o Santuário de Fátima pede-lhe que aceite a medalha ofi cial de ouro nº 7. Que Nossa Senhora de Fátima e os bem-aventurados Francisco e Jacinta Marto prolonguem a sua preciosas vida, por muitos e fecundos anos, com muita saúde e alegria”.

P. Luciano Cristino

Page 5: BEM-VINDO A FÁTIMA, SANTO PADRE! - fatima.pt · João Paulo II, que se apresentou como o Bispo vestido de branco, ao aproximar-se dos portugueses e de Fátima por três vezes, reavivou

2010/02/13 5

Nossa Senhora de Fátima dá nome a maternidade em Timor

No dia 8 de Dezembro de 2009, a Igreja Católica Portuguesa entregou à Diocese de Díli, em Timor-Leste, a primeira Maternidade-Escola daque-le país. A “Maternidade--Escola Nossa Senhora de Fátima” é um projecto de solidariedade acalentado e apoiado por um grupo de instituições e entida-des da Igreja portuguesa que assumiu a designa-ção “Fundação Mater Timor” (FMT) e que in-tegra no seu Conselho de Fundadores a Conferência Episcopal Portuguesa, o Patriarcado de Lisboa, as Dioceses de Díli e de Bau-cau (Timor), o Santuário de Fátima, a Rádio Renascença, a Associação dos Médicos Católicos Portugueses e a Federação Internacional das Associações de Médicos Católicos.

Além dos apoios monetários para a persecução do projecto, no valor de cerca de 380 mil euros, o Santuário de Fátima ofereceu à instituição uma imagem de Nossa Senhora de Fátima.

“A Igreja Portuguesa quis oferecer um sinal de esperança e colocar uma semente de vida onde antes campeara a morte, aju-dando a Igreja irmã de Timor a prestar ao seu povo um serviço na luta contra a mor-

O Cardeal D. Odilo Pedro Scherer, arce-bispo de S. Paulo, juntamente com dois dos seus bispos auxiliares, D. Joaquim Carreira e D. João Mamede Filho, visi-tou Portugal e Espanha entre 2 e 7 de Novembro de 2009, por altura da sua passagem para a visita Ad Limina, em Roma.

O primeiro lugar onde es-tiveram foi no Santuário de Fátima, onde celebraram a Eucaristia na Capelinha das Aparições, juntamente com D. António Marto, bispo de Lei-ria-Fátima, e o bispo emérito de Leiria-Fátima D. Serafi m Ferreira e Silva.

Em entrevista, D. Odilo Scherer afi rmou: «Há uma sintonia entre Brasil e Portu-gal, interligados pela fé que

Arcebispo de S. Paulo em Fátimarecebemos. O povo brasileiro é muito de-voto da Senhora de Fátima». «Existe uma cooperação missionária de longa data que

deve ser reforçada. Em São Paulo tenho muitos sacerdotes portugueses e um dos bispos auxiliares [D. Joaquim Carreira] é

nascido em Portugal. Do Brasil têm vindo missionários e leigos para Portugal. Temos a Canção Nova, a comunidade Shalom, os Arautos do Evangelho, entre outras formas de cooperação. Há um intercâmbio missioná-rio. Fazemos votos para que continue a crescer nos próxi-mos anos, para que o Brasil, que tem recebido missionários ao longo dos séculos, possa re-tribuir não só a Portugal mas a outros países».

Antes de partir de Fátima, ainda houve tempo para uma visita à Igreja da Santíssima Trindade.

Presidenteda Colômbia rezou

pelo seu país No domingo dia 29 de Novembro de

2009, o presidente de Colômbia, Álvaro Uribe Vélez, visitou o Santuário de Fáti-ma.

O presidente, acompanhado do Conse-lheiro Jaime Bermúdez, do Embaixador da Colômbia em Portugal, Arturo Sarabia, e de Jerónimo Uribe, entre outras pessoas, foi recebido em nome do reitor do Santuá-rio pelo capelão para os peregrinos de lín-gua espanhola, P. Ángel Antonio Alonso.

Uribe esteve na Capelinha, onde ocor-reram as aparições, e, depois de rezar durante uns minutos diante da imagem de Nossa Senhora, a quem pediu pela Co-lômbia, fez perguntas sobre a mensagem de Fátima, sobre as palavras pronunciadas por Nossa Senhora na Cova da Iria, assim como sobre o número de peregrinos que visitam anualmente o Santuário.

Posteriormente, visitou a exposição permanente do Santuário ‘Fátima, Luz e Paz’. Mostrou especial interesse pela co-roa de Nossa Senhora, que tem incrustada uma das balas que atingiu o Papa João Paulo II no atentado de 13 de Maio de 1981.

Visivelmente comovido, o presidente agradeceu o acolhimento do Santuário e a oportunidade de rezar pelo seu país diante da Imagem Nossa Senhora de Fátima.

P. Ángel Alonso

talidade e morbilidade materna e infantil. Ao fazê-lo concretiza-

va um desígnio do Papa João Paulo II, que encorajara as Igrejas locais a celebrar o jubileu com gestos de re-levante signifi cado social e exprimira o seu apoio especifi camente a este mesmo Projecto com um donativo pessoal”, re-corda a Fundação.

Fátimano mundo…

da saúde

A propósito desta impor-tante obra de solidariedade

da Igreja portuguesa para com a Igreja de Timor, por assumir

a designação “Maternidade-Escola Nossa Senhora de Fátima”, verifi ca-se que, após pesquisa junto do Arquivo do Culto de Nossa Senhora de Fátima no Mundo, a cargo do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, “Nossa Senhora de Fátima” dá nome a mais de 90 instituições em todo o mundo na área da Saúde, nomeadamente hospitais, clínicas, maternidades, centros de saúde, sanató-rios, casas de recuperação e farmácias.

LeopolDina Simões

Page 6: BEM-VINDO A FÁTIMA, SANTO PADRE! - fatima.pt · João Paulo II, que se apresentou como o Bispo vestido de branco, ao aproximar-se dos portugueses e de Fátima por três vezes, reavivou

6 2010/02/13

A 4 de Outubro de 2009, domingo de sol na capital gaúcha de Porto Alegre, no Brasil, a zona norte celebrou junto com os peregrinos de Fátima a 53ª Festa da Padroeira Nossa Senhora de Fátima. Foi ofi cializado o lançamento da construção do novo Santuário e o P. Inácio Luiz Selbach foi nomeado auxiliar do Santuário de Fátima. Dois feitos de grande relevância para os fi éis e romeiros que acompanham diariamente as celebrações re-ligiosas.

A Missa do domingo contou com a participa-ção fervorosa de muitos peregrinos e dos paro-quianos da Igreja Santa Rosa de Lima que vieram em procissão trazendo a Imagem de Fátima até o altar, para a celebração campal.

Durante a Eucaris-tia, o reitor, P. José Luiz Schaedler, lembrou a importância dos fi éis no desenvolvimento do projeto de construção do espaço religioso, o novo Santuário. Todos foram convidados a integrarem-

Capelinha das Aparições no Brasil - 1ª fase inaugurada

No Brasil, Imagem de Nossa Senhora recebeu nova coroa

No dia 13 de Outubro de 2009, terça-feira, foi inaugurada a primeira fase da obra da Capelinha das Aparições no Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro.

A festa, que contou com o grupo Coração Novo, começou com a oração do Terço, feita por Berthaldo Soares e às 19:00, D. Ora-ni João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, presidiu à Santa Missa.

Durante a celebração disse: “Nós sabemos que Deus concede Dons dos mais diversos para que o nome de Cristo seja anunciado (...) e é isso que nós queremos que aconteça aqui; num lugar que se destina a ter uma réplica da Capela das Aparições é claro que será também um lugar de evangelização...”

Após a Santa Missa, com copinhos de vela vindos directamente de Fátima-Portugal, houve uma procissão, que emocionou a to-dos.

Berthaldo Soares, Brasil

No dia 12 de Setembro de 2009, festividade do Santíssimo Nome de Maria, foi inaugurada na localidade de Alcorcón, em Espanha, a capela/oratório de Nossa Senhora de Fátima, onde fo-ram expostas as relíquias dos beatos Francisco e Jacinta Marto.

A cerimónia da bênção foi presidida pelo presidente nacional do Apostolado Mundial de Fátima, o Padre Carlos Lumbreras e pelo presidente diocesano, o Padre Miguel Rivilla.

A delegação diocesana está muito activa e a trabalhar para o reino de Cristo e para o desejado triunfo do Coração Imaculado de Maria.

Francisco Erustes Sánchez, Getafe, Espanha

-se numa comissão de 100 peregrinos que assumirão a frente dos trabalhos para organizar e desenvolver os projectos da efectiva-ção desta obra, com muita fé, esperança e coragem. No decorrer da Missa, houve inscrições para formação desta comissão.

Durante a celebração aconteceram momentos importantes de confi rmação da fé e devoção à Mãe de Fátima, como a Primeira Comunhão e o Crisma de alguns jovens e adultos que se prepa-ram durante alguns meses para receber os sacramentos. Além disso, foi trazida uma nova coroa e um terço, oriundos do San-tuário de Fátima, Portugal, que foram doados por uma família de Porto Alegre em prova de sua devoção.

A Missa contou com a presença do bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Remídio Bohn, do P. José Luiz Schaedler, reitor do Santuário, do P. Inácio Luiz Selbach, auxiliar do Santuário de Fátima, do P. José Antônio Heinzmann, pároco da Igreja Santa Rosa de Lima, do P. Luiz Angst, Diácono João Carlos Caravetta e do Diácono Leo Artur Eberhardt.

Após a Missa campal os fi éis participaram na Festa da Pa-droeira, saboreando um gostoso almoço seguido de apresenta-ções artísticas, brincadeiras e sorteios de brindes. Esta festa teve o intuito de arrecadar fundos para a construção.

Reiteramos aqui o convite a todos os peregrinos da Mãe de Fátima nessa difícil mas não impossível missão de construir um novo Santuário para as orações, celebrações, devoções, pedidos e preces àquela que sempre nos ampara, nos protege e nos aben-çoa: Nossa Senhora de Fátima.

Rubens Melo, Porto Alegre - Brasil

Oratório a Nossa Senhora em Espanha

Page 7: BEM-VINDO A FÁTIMA, SANTO PADRE! - fatima.pt · João Paulo II, que se apresentou como o Bispo vestido de branco, ao aproximar-se dos portugueses e de Fátima por três vezes, reavivou

2010/02/13 7

Brasil tem nova igreja de Fátima

Fátima – Luz e PazDirector: Padre Virgílio AntunesPropriedade, Edição e Redacção: Santuário de Nossa Senhora do Rosário de FátimaContribuinte n.º 500 746 699Morada: Santuário de Fátima – Apartado 31– 2496-908 FÁTIMA (Portugal) * Telf.: +351.249.539.600 * Fax: +351.249.539.668 * E.mail: [email protected] – www.fatima.ptImpressão: Gráfi ca AlmondinaMorada: Torres NovasDepósito Legal: 210 650/04Registo: ICS 124521ISSN: 1647-2438

FÁTIMA LUZ E PAZ SUBSCRIÇÃO GRATUITA ANUAL = 4 NÚMEROS

Envie o seu pedido de subscrição para: [email protected] o idioma em que pretende receber a edição:

Alemão , Espanhol , Francês , Inglês , Italiano , Polaco , Português ,Envio de donativos para apoiar esta publicação:

Transferência Bancária Nacional (Millennium BCP) NIB: 0033 0000 50032983248 05Transferência Bancária Internacional IBAN: PT50 0033 0000 5003 2983 2480 5

BIC/SWIFT: BCOMPTPL / Cheque ou Vale Postal: Santuário de Nossa Senhora de Fáti-ma, Apartado 31, 2496 908 Fátima Portugal

Ajude-nos a divulgar a Mensagem de Nossa Senhora através da “Fátima Luz e Paz”!

No dia 2 de Outubro 2009, na Paróquia de São José em Pontedera (Pisa - Itália), é pároco o P. Giulio Giannini, foi consagra-da um pequeno nicho em honra de Nossa Senhora de Fátima, construído no campo desportivo da paróquia, onde os escuteiros se reunem. A Imagem de Nossa Senhora foi levada de Fátima, por ocasião da peregri-nação da paróquia no mês de Julho 2009, a pedido da “Federação Escuteiros de Eu-ropa” (FSE).

Porque foi escolhida a imagem de Nossa Senhora de Fátima? Porque depois de vários anos de actividade dos escuteriros, na visita da Virgem Peregrina no dia 13 de Maio de 2003, começou a “3 Bianca Femminile”: o “fogo” de que fazem parte as raparigas de 16 até 21 anos, chamadas “Sentinelas”.

Tudo começou com Chiara, a primeira Sentinela, e, ao longo do ano 2009, foi de-cidido edifi car esta capelinha para pôr sob a protecção de Nossa Senhora e do Seu Ima-culado Coração o caminho que estas me-ninas irão percorrer juntas, para viver esta maravilhosa experiência. Além disso, o

Nicho dedicado a Nossa Senhora em Itália

No dia 13 de Maio de 2009, na pre-sença do bispo D. Sebastião Bandeira, do pároco Padre Orlando Gonçalves Barbosa e do Padre Hudson Ribeiro, foi inaugurada uma nova igreja de-dicada a Nossa Senhora de Fátima, no bairro Buritì, na Colónia António Aleixo, em Manaus, Amazónia, Bra-sil.

O bairro Buritì é um dos mais po-bres. Conta com 45.000 habitantes. Muitos são crianças e adolescentes. Quem provém deste bairro tem muita difi culdade em encontrar trabalho na cidade (de Manaus) pela fraca preparação escolar mas também porque o bairro foi uma colónia de leprosos.

A inauguração foi uma grande festa com a participação de todo o povo de Buritì. As crianças e os adolescentes participaram em todos as celebrações com cânticos maravi-lhosos e danças de agradecimento.

No bairro já existia uma pequena igreja

A “Fátima Luz e Paz”, de subscrição gratuita, agradece todos os donativos enviados para apoio à redacção, paginação, impressão, envio e distribuição desta publicação que pretende unir todos os devotos de Nossa Senhora de Fátima no mundo. Que Nossa Senhora de Fátima vos abençoe a todos.

dedicada a Nossa Senhora de Fátima, mas era pequena e estava degradada. Quando surgiu a ocasião de usar parte do “Fundo da herança Cesare Bellatorre”, de Milão, em obras religiosas, pensou-se de imediato na construção de uma nova igreja, maior e mais bela.

O projecto foi elaborado pelo Padre Or-lando Barbosa, com o apoio de um grupo

de leigos do bairro, muito activo que trabalha com alegria e entusiasmo.

Junto do altar foi colocada a ima-gem de Nossa Senhora de Fátima, vin-da directamente de Fátima, em Portu-gal, no formato da original. Foi levada a Milão pelo Senhor Isella Eracchio, de Valmadrera (Lecco), com destino ao Brasil, em memória da sua amada mulher. De Milão foi levada pelo Pa-dre Hudson Ribeiro.

Todos os habitantes contribuíram, cada um com os seus próprios peque-nos recursos, na construção, que se

deve sobretudo aos leigos, com o apoio da Irmã Severa Riva, missionária da Consolata no Brasil há mais de 30 anos. Com grande sacrifício todos contribuíram para a aquisi-ção dos vários materiais de construção.

Pela graça de Deus e pela generosidade de quem acredita na obra da evangelização e promoção humana, na caridade e no amor, agora o bairro Buritì tem a sua igreja.

agradecimento especial descerá do céu para vós e para as vossas familias. Nossa Senho-ra lembrar-se-á sempre da vossa atitude de grande devoção para com Ela.

A Virgem Peregrina traz sempre consi-go muitos dons para os seus fi lhos. Esta é a primeira capelinha em honra de Nossa Senhora de Fatima em Pontedera!

Alessandra Bimbi FCIM

primeiro encontro da paróquia com o grupo dos escuteiros realizou-se durante a visita de Nossa Senhora de Fatima à Paróquia de São José.

Estavam presentes na inauguração o presidente dos escuteiros Marco Bocelli e a sua esposa Donatella, o P. Giulio, os “Servos do Imaculado Coração de Ma-ria” da Paróquia do Imaculado Coração de Maria de Cerretti (Itália). Agradecemos todos aqueles que ajudaram à realização da capelinha, oferecendo tempo e materiais; Giuseppe Perillo, pedreiro, pai dum nosso Rover; Antonio Spagnolo, carpinteiro avó de dois Exploradores, Peter e Nado’Lazzerini marmoris-tas, amigos dos escuteiros. Um

Page 8: BEM-VINDO A FÁTIMA, SANTO PADRE! - fatima.pt · João Paulo II, que se apresentou como o Bispo vestido de branco, ao aproximar-se dos portugueses e de Fátima por três vezes, reavivou

8 2010/02/13

EXPOSIÇÃO: “Jacinta Marto: candeia que Deus acendeu”No ano em que o Santuário

de Fátima se volta para fi gura de Jacinta Marto e a toma como es-pecial modelo, o Departamento de Arte e Património (Serviço de Es-tudos e Difusão) prepara uma ex-posição sobre esta tão importante fi gura da história e mensagem de Fátima. Com a mostra, encerra-se o projecto que iniciou no ano ante-rior, quando se expuseram vários objectos do património histórico--artístico, documental e bibliográ-fi co sobre a fi gura do Beato Fran-cisco.

Assim, no dia 11 de Março de 2010, quando passam 100 anos so-bre o nascimento de Jacinta Mar-

Em Junho, em Fátima:congresso sobre Jacinta Marto

Por feliz coincidência, teremos o Santo Padre

em Fátima no ano em que se celebra o centenário do nas-cimento de Jacinta Marto, a pastori-nha vidente que mais desenvolveu as expressões de

dedicação ao Papa e à Igreja. Dentro do

âmbito dos aconteci-mentos de Fátima, este é

um elemento especialmente signifi cativo, dado que corresponde a um dos traços mais relevantes do perfi l espiritual da pequena Jacinta. Neste contexto, para assinalar estas comemorações, o Santuário de Fátima vai realizar um congresso sobre Jacinta Mar-to.

Decorrerá de 4 a 6 de Junho de 2010, no Centro Paulo VI, do Santuário de Fátima, e terá como título “Jacinta Marto: Do encontro à compaixão”.

Parece-nos que esta será uma boa oportunidade para uma abordagem à mensagem de Fátima a partir da es-piritualidade da vidente Jacinta. Procuraremos, por isso, não só conhecer melhor a personalidade desta criança, mas também identifi car alguns elementos relevantes da

sua atitude interior que podemos usar como chaves de lei-tura tanto da mensagem de Fátima como da vida cristã.

No programa estão previstas conferências, painéis, momentos de oração, um serão musical e os tempos de diálogo próprios de eventos deste tipo. Este congresso contará com a participação de especialistas de diversas áreas, portugueses e estrangeiros, que tratarão uma am-pla diversidade de temas. Está aberto a todas as pessoas que se interessem pela mensagem de Fátima ou por algum dos temas que o vasto programa proporciona.

A categoria da compaixão será o ponto de partida para compreender a personalidade e a espiritualidade da Jacinta. Esta refl exão levar-nos-á também a um esforço por clarifi car teologicamente os conceitos relacionados com essa dimensão, tais como reparação, entrega sacri-fi cial, sentido do sofrimento, Deus perante o mal, comu-nhão dos baptizados. Por outro lado, haverá também oportunidade para desenvolver algumas implicações da compaixão para diversos âmbitos da vida: educação, cui-dados de saúde, espiritualidade, moral, compromisso so-cial, entre outros. Veremos como esta atitude da pequena Jacinta corresponde a um elemento fundamental da men-sagem de Fátima, que não deixa de interpelar a Igreja e a sociedade dos nossos dias.

O programa está disponível em www.fatima.ptP. Vítor Coutinho

Presidente da Comissão do Congresso

to, o Santuário de Fátima inaugu-rará, no vestíbulo do convivium de Santo Agostinho, na Igreja da Santíssima Trindade, uma exposi-ção intitulada “Jacinta Marto: can-deia que Deus acendeu”, na qual os visitantes poderão contemplar vários objectos que pertenceram à mais nova das crianças videntes e alguns dos documentos que fi ze-ram a história de Fátima, material especialmente museografado a fi m de ajudar a melhor entender a vida e espiritualidade da Beata Jacinta Marto que, com seu irmão, João Paulo II apelidou de “candeia que Deus acendeu”.

Marco Daniel Duarte