bem aventurados os puros de coração

21
BEM-AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃOJESUS CRISTO, MT, 5:8. CAPÍTULO 8 – EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO Eduardo Ottonelli Pithan Grupo Vagalumes – Novo Hamburgo 51.82042277

Upload: eduardo-ottonelli-pithan

Post on 13-Apr-2017

346 views

Category:

Spiritual


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Bem aventurados os puros de coração

“BEM-AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO”JESUS CRISTO, MT, 5:8.

CAPÍTULO 8 – EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

Eduardo Ottonelli PithanGrupo Vagalumes – Novo Hamburgo

51.82042277

Page 2: Bem aventurados os puros de coração

Pureza de coração

Impureza Consciente Intencional

Impureza Inconsciente

Neutralidade

Pureza aparente

Pureza Verdadeira

Page 3: Bem aventurados os puros de coração

Referências Bibliográficas

EVANGELHO SEGUNDO ESPIRITISMO, Allan Kardec, Cap. VIII.

LIVRO DOS ESPIRITOS , Allan Kardec, questões 208 e 385

“CÓPIA DA PALESTRA” no SLIDESHARE ou solicitar por email [email protected]

Page 4: Bem aventurados os puros de coração

Evangelho Segundo o Espiritismo

Page 5: Bem aventurados os puros de coração

O que se trata no capítulo

Deixem que venham a mim as criancinhas

Pecado por pensamento – Adultério

Verdadeira pureza – Mãos não lavadas

Escândalos – Se a mão de vocês é motivo de escândalo, cortem-na

Bem-aventurados os que tem olhos fechados

Page 6: Bem aventurados os puros de coração

Evangelho segundo o Espiritismo1. Bem-aventurados os PUROS DE CORAÇÃO, pois verão a Deus. (Mateus, 5:8)

2. Apresentaram a Jesus então umas criancinhas, a fim de que Ele as tocasse. E como seus discípulos repelissem com palavras rudes aqueles que as apresentavam, Jesus vendo isso repreendeu-os e lhes disse: Deixai vir a mim as criancinhas, não as impeçais; pois o reino dos Céus é para aqueles que se lhes assemelham. Eu vos digo, em verdade, que todo aquele que não receber o reino de Deus como uma criança, nele não entrará. E tendo-as abraçado, abençoou-as impondo-lhes as mãos. (Marcos, 10:13 a 16)

Page 7: Bem aventurados os puros de coração

Bem aventurados os puros de coração! Quem são os puros de coração?

PUREZA DE CORAÇÃO

Resignação

HumildadeSimplicidade

Exemplo

Infância Criança

CanduraInocência

ORGULHOEGOÍSMO

A pureza do coração é inseparável da simplicidade e

da humildade.Ela exclui todo pensamento

egoísta e orgulhoso.

Page 8: Bem aventurados os puros de coração

A partir do nascimento, suas ideias retornam gradualmente ao seu consciente, acompanhando o desenvolvimento do corpo. Podemos então dizer que durante os primeiros anos o espírito é verdadeiramente uma criança, pois as ideias que formam a base do seu caráter ainda não se manifestaram. Durante o período em que seus instintos estão adormecidos, o espírito mais dócil, e por isso fica mais acessível às impressões que podem modificar sua natureza e fazê-lo progredir, tornando mais fácil a tarefa dos pais.

Page 9: Bem aventurados os puros de coração

Roda Viva da reencarnaçãoEspíritoPleno -

consciente

Estado de Perturbação

Perde pouco a pouco a

consciência

Desta vez tocada pelas influências

da INFÂNCIA

Uma espécie de sono

REENCARNA

Novos Pais

Novas Oportunidades

Novo Ponto de partidaINFÂNCIA

Período de trabalho

ADOLESCÊNCIAEspirito assume suas tendências

DESENCARNA

VIDA que segue

Page 10: Bem aventurados os puros de coração

208. Nenhuma influência exercem os Espíritos dos pais sobre o filho depois do nascimento deste?“Ao contrário: bem grande influência exercem. Conforme já dissemos, os Espíritos têm que contribuir para o progresso uns dos outros. Pois bem, os Espíritos dos pais têm por missão desenvolver os de seus filhos pela educação. Constitui lhes isso uma tarefa. Tornar-se-ão culpados, se vierem a falir no seu desempenho.”

LIVRO DOS ESPÍRITOS

Page 11: Bem aventurados os puros de coração

385. Que é o que motiva a mudança que se opera no caráter do indivíduo em certa idade, especialmente ao sair da adolescência? É que o Espírito se modifica?“É que o Espírito retoma a natureza que lhe é própria e se mostra qual era” “A infância ainda tem outra utilidade. Os Espíritos só entram na vida corporal para se aperfeiçoarem, para se melhorarem. A delicadeza da idade infantil os torna brandos, acessíveis aos conselhos da experiência e dos que devam fazê-los progredir. Nessa fase é que se lhes pode reformar os caracteres e reprimir os maus pendores. Tal o dever que Deus impôs aos pais, missão sagrada de que terão de dar contas. “Assim, portanto, a infância é não só útil, necessária, INDISPENSÁVEL, mas também consequência natural das leis que Deus estabeleceu e que regem o Universo.”

LIVRO DOS ESPÍRITOS

Page 12: Bem aventurados os puros de coração

PECADO POR PENSAMENTO

O MAL existe em Plenitude

O PROGRESSO está em vias de se

realizar

PENSA no MAL e se Satisfaz

PENSA no MAL e Repele

Nem PENSA no Mal

A verdadeira pureza não está apenas nos atos; está também no pensamento, pois, aquele que tem puro o coração nem mesmo pensa no mal. Foi o que Jesus quis dizer ao condenar o pecado, mesmo em pensamento, porque é um sinal de impureza.

Vós aprendestes o que foi dito aos antigos: Não cometereis adultério. Mas eu vos digo que qualquer um que tiver olhado parauma mulher cobiçando-a, já, em seu coração, cometeu adultério. (Mateus,5:27 e 28)

Page 13: Bem aventurados os puros de coração

Então os escribas e os fariseus que tinham vindo de Jerusalém se aproximaram de Jesus e disseram: Por que vossos discípulos violam a tradição dos antigos? Por que eles não lavam as mãos quando tomam suas refeições? Jesus lhes respondeu: Por que, vós mesmos, violais o mandamento de Deus para seguir a vossa tradição? Porque Deus disse: Honra a teu pai e à tua mãe, e o que amaldiçoar a seu pai ou à sua mãe, morra de morte. Vós outros, porém, dizeis: Qualquer um que disser a seu pai ou à sua mãe: toda oferta que faço a Deus te aproveitará a ti, está cumprindo a lei. Pois é certo que o tal não honrará a seu pai ou à sua mãe. Assim é que vós tendes feito vão o mandamento de Deus, pela vossa tradição. Hipócritas, bem profetizou Isaías de vós outros, quando disse: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. (...) Ouvi e entendei. Não é o que entra pela boca o que faz imundo o homem, mas o que sai da boca, isso é o que faz imundo o homem. (...)Não compreendeis que tudo que entra pela boca desce ao ventre e se lança depois num lugar escuso? Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e estas são as que fazem o homem imundo; porque do coração é que saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as fornicações, os furtos, os falsos testemunhos, as blasfêmias. Estas coisas são as que fazem imundo o homem. O comer, porém, com as mãos por lavar, isso não faz imundo o homem. (Mateus, 15:1 a 20)

Evangelho segundo o Espiritismo

Page 14: Bem aventurados os puros de coração

VERDADEIRA PUREZA – MÃOS NÃO LAVADAS

Atitudes Internas

Atitudes Externas

Me honram com os lábios, mas o coração está longe de mim... JESUS

Page 15: Bem aventurados os puros de coração

Assim também aconteceu com a doutrina moral do Cristo, que acabou sendo colocada para trás, esquecida, a exemplo do que haviam feito os antigos judeus, que acreditavam que sua salvação era mais garantida pelas práticas exteriores do que pelas morais. É esses acréscimos, feitos pelos homens à Lei de Deus, que Jesus se refere quando disse: Toda planta que meu Pai Celestial não plantou seráarrancada pela raiz.A finalidade de toda religião deve ser conduzir o homem a Deus, mas ele só chega ao Criador quando se torna perfeito. PORTANTO, A RELIGIÃO QUE NÃO TORNA O HOMEM MELHOR, NÃO ATINGE SEU OBJETIVO. Aquela que serve de apoio para que ele faça o mal, ou é falsa ou foi falsificada em seus fundamentos. Esse é o resultado que fornecem as religiões em que a aparência é mais importante que o fundamento.Não basta ter somente a aparência da pureza, acima de tudo é necessário ter a

pureza do coração.

Evangelho segundo o Espiritismo

Page 16: Bem aventurados os puros de coração

BEM-AVENTURADOS OS QUE TEM OS OLHOS FECHADOS

“...Ora, se a tua mão ou o teu pé te ESCANDALIZAM, corta-o e lança-o fora de ti. Melhor te é entrar na vida manco ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo do inferno. E se o teu olho te escandaliza, tira-o, e lança-o fora de ti. Melhor te é entrar na vida com um só olho do que, tendo dois, seres lançado no fogo do inferno. Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos declaro que os seus anjos no Céu, incessantemente, estão vendo a face de meu Pai, que está nos Céus. Porque o Filho do Homem veio salvar o que havia perecido. (Mateus, 18: 6 a 11).

(...) Acreditai em mim, meus bons e caros amigos, A CEGUEIRA DOS OLHOS É, MUITAS VEZES, A VERDADEIRA LUZ DO CORAÇÃO, ENQUANTO A VISÃO É, FREQUENTEMENTE, O ANJO TENEBROSO QUE CONDUZ À MORTE.

Page 17: Bem aventurados os puros de coração

ESCÂNDALOS

Tumulto ou confusão

Proceder que não é bondoso

ou pacífico

Tudo que resulta dos VÍCIOS e

IMPERFEIÇÕES e que OFENDE a

consciência alheia

Más ações praticadas de

indivíduo contra indivíduo

ESCÂNDALO EM SI

Resultado EFETIVO do mal

moral

Repercussão (pior que o escândalo)

Page 18: Bem aventurados os puros de coração

Dor

Enfermidades

Cura da

Alma

Em vossas aflições, portanto, olhai sempre o Céu e dizei, do fundo de vosso coração: “MEU PAI, CURAI-ME, MAS FAZEI COM QUE MINHA ALMA DOENTE SEJA CURADA ANTES DAS ENFERMIDADES DE MEU CORPO; QUE MINHA CARNE SEJA CASTIGADA SE FOR PRECISO, PARA QUE MINHA ALMA SE ELEVE ATÉ VÓS COM A

BRANCURA QUE TINHA QUANDO A CRIASTES.” Após esta prece, meus bons amigos, que o bom Deus sempre ouvirá, a força e a coragem vos serão dadas e talvez também a cura que pedistes apenas timidamente, como recompensa ao

vosso devotamento.

Page 19: Bem aventurados os puros de coração

BEM-AVENTURADOS OS QUE TEM OS OLHOS FECHADOS – lei de causa e efeito

“Quem matou pela espada, pela espada morrerá”. Palavras que podem ser traduzidas assim: “Sempre se é punido naquilo em

que se pecou”. Se, porém, alguém é afligido pela perda da visão, é que a visão foi para ele um motivo de queda. Talvez também tenha sido o motivo da perda da visão para um outro; talvez

alguém tenha se tornado cego pelo excesso de trabalho que lhe impôs, ou em consequência de maus tratos, de falta de cuidado,

etc. É desse modo que ele sofre agora a pena de talião. Ele mesmo, em seu arrependimento, pôde escolher essa expiação,

aplicando a si próprio estas palavras de Jesus: Se teu olho é motivo de escândalo, arranca-o.

Page 20: Bem aventurados os puros de coração

Obrigado pela atenção!

Page 21: Bem aventurados os puros de coração

Possibilidade de se trabalhar enquanto se é puro, ingênuo...

Espírito que falhou

TERNURA de uma mãe

Fragilidade e Ingenuidade

Abertura ao conhecimento

Possibilidade de SER diferente