belle epoque + filme meia noite em paris

2
MARINA DIAS – 04/11/15 A Belle Époque foi um momento marcante na historia francesa, se iniciou no final do século XIX e durou até o inicio da Primeira Guerra Mundial. Se trata de um período onde transformações culturais criaram uma forma completamente nova de pensar e viver, as barreiras sociais diminuíram, havia paz entre os países europeus, e onde houve grande progresso de nível intelectual e artístico. Todo esse clima cultural e inovador gerou um momento de muita liberdade criativa, foi a época em que surgiu a invenção do telefone, do telégrafo sem fio, do avião, do automóvel e etc. A cena cultural foi enriquecida com o surgimento dos cabarés, o cancan, o cinema, as apresentações de balé, livrarias, óperas e teatros. Essas novidades criaram uma nova cultura, a cultura do divertimento. Paris foi sem duvidas o “destaque” da Belle Époque, era lá onde tudo acontecia, onde tudo se tornaria um dia cultura mundial. A moda em Paris foi revolucionada, agora as mulheres tinham suas curvas realçadas, as roupas afinavam a cintura, davam volume aos quadris e os decotes eram reveladores. Uma opção interessante de lazer eram os Cafés-Concerts, lá era possível comer, beber, fumar, e ainda desfrutar de uma boa programação como, por exemplo, teatro, recitais de poesia, shows, apresentações do circo, tudo isso com um preço bastante acessível. E é praticamente impossível falar de lazer e Paris sem citar o glorioso Moulin Rouge, o cabaré mais famoso do mundo. As luzes vermelhas criam uma atmosfera sensual e típica de cabarés, os espetáculos são únicos e podem proporcionar ao visitante um breve gostinho boêmio da

Upload: marina-dias

Post on 24-Jul-2016

213 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Pequeno resumo que conecta o filme Meia Noite em Paris e a Belle Epoque.

TRANSCRIPT

MARINA DIAS – 04/11/15

A Belle Époque foi um momento marcante na historia francesa, se iniciou no final do século XIX e durou até o inicio da Primeira Guerra Mundial. Se trata de um período onde transformações culturais criaram uma forma completamente nova de pensar e viver, as barreiras sociais diminuíram, havia paz entre os países europeus, e onde houve grande progresso de nível intelectual e artístico.

Todo esse clima cultural e inovador gerou um momento de muita liberdade criativa, foi a época em que surgiu a invenção do telefone, do telégrafo sem fio, do avião, do automóvel e etc. A cena cultural foi enriquecida com o surgimento dos cabarés, o cancan, o cinema, as apresentações de balé, livrarias, óperas e teatros. Essas novidades criaram uma nova cultura, a cultura do divertimento.

Paris foi sem duvidas o “destaque” da Belle Époque, era lá onde tudo acontecia, onde tudo se tornaria um dia cultura mundial. A moda em Paris foi revolucionada, agora as mulheres tinham suas curvas realçadas, as roupas afinavam a cintura, davam volume aos quadris e os decotes eram reveladores.

Uma opção interessante de lazer eram os Cafés-Concerts, lá era possível comer, beber, fumar, e ainda desfrutar de uma boa programação como, por exemplo, teatro, recitais de poesia, shows, apresentações do circo, tudo isso com um preço bastante acessível.

E é praticamente impossível falar de lazer e Paris sem citar o glorioso Moulin Rouge, o cabaré mais famoso do mundo. As luzes vermelhas criam uma atmosfera sensual e típica de cabarés, os espetáculos são únicos e podem proporcionar ao visitante um breve gostinho boêmio da época, lá é possível também desfrutar de um maravilhoso jantar com tradições gastronômicas da Belle Époque.

O estilo Art Nouveau era muito popular nesse período, tanto na arte quanto na arquitetura. Um dos pintores mais conhecido desse estilo é Alfonse Mucha. Esse estilo valorizava as cores vivas, os ornamentos, curvas sinuosas (inspiradas nas plantas), animais e mulheres. Era bastante decorativa tendo como principais obras fachadas de edifícios, objetos de decoração, jóias, vitrais e azulejos.

É compreensível o fascínio e o desejo de voltar a essa época que o protagonista Gil demonstra ter ao longo do filme Meia Noite em Paris, e podemos ver ao decorrer da historia vários exemplos citados acima de como a vida era nessa época. As festas, a musica, a arte e toda a cultura boêmia propagada pela Belle Époque.