beatificaÇÃo de pe. donizetti · ral”, uma anormalidade de difícil tratamento. quando a...

10
Ano 20 Número 253 Novembro 2019 BEATIFICAÇÃO DE PE. DONIZETTI O grande dia da beatificação do Padre Donizetti Tavares de Lima, se aproxima, um momento de muita alegria para nossa Diocesse. Bruno Henrique Arruda de Oliveira é um menino nascido em 2006 com uma deformidade nos membros inferiores e que recebeu o milagre por intercessão de Padre Donizetti Tavares de Lima, reconhecido em decreto assinado pelo Papa Francisco, o qual levará à beatificação do sacerdote brasileiro. Bruno, nascido em 22 de maio de 2006, em Casa Branca (SP), tinha uma deformidade conhecida como “pé torto congênito bilate- ral”, uma anormalidade de difícil tratamento. Quando a criança começou a ficar em pé, seus pais perceberam que ele “não conseguia encostar as solas dos pés na superfície, ele pisava com os lados dos pés e tinha as perninhas arqueadas”. A mãe levou ao pedia- tra o raio-X e o laudo e foi encaminhada ao ortopedista. Certa noite, a mãe colocou Bruno de pé sobre uma mesa e tentou desentortar os pezinhos dele com suas mãos, um esforço em vão. Então, começou a chorar e clamar ao Pe. Donizetti: “Por favor, Santo Padre Donizetti, tenha piedade desta vossa filha que vos clama, me ajude: cure o meu filho, cura os pés dele... Sei que terei um caminho difícil pela frente com esse tratamento... Intercede por mim junto a Nossa Senhora Aparecida, sei que Ela não negará um pedido do senhor padre, pois Ela o ama muito, peça a Ela, por favor, que interceda ao filho Jesus, tal qual nas bodas de Caná”. Prometeu também levar os sapatinhos de Bruno à casa de Pe. Donizetti, em Tambaú, “para que dê o testemunho do seu poder junto à Nossa Senhora e Jesus, para que outros que sofrem, possam também pedir ajuda a vós”. “Obrigada, essa é minha vontade, mas que seja feita a vontade de Deus sobre todas as vonta- des”, concluiu a mãe a sua oração. No dia seguinte, ao acordar, colocou nova- mente o menino de pé sobre a mesa e ele pisou com os pés retos e as solas dos pés tocavam a mesa, mas suas pernas ainda continuavam arqueadas, mas, os pés estavam pisando certo. No dia da consulta com o ortopedista, ela levou o raio-X e o laudo e, após exami- nar os pés de Bruno, o médico exclamou que Deus havia curado a criança, que não tinha “nada nos pés”. Com o tempo, as pernas do menino continuavam arquea- das, mas a mãe relata que “agradecia e pensava que as pernas continuavam assim, para dar testemunho do milagre que havia acontecido”. Em 2010, visitou Tambaú e levou os sapati- nhos de Bruno, os quais deixou juntamente com o laudo sobre a cama de Padre Donizetti. “Hoje meu filho Bruno encontra-se em perfeito estado de saúde, suas pernas desentortaram e seus pés são normais sem nunca ter se submetido a nenhum tratamento e nenhuma cirurgia. Não existe nenhuma sequela nele que indique que algum dia teve ‘pé torto congênito’. Missa de Beatificação, acontecerá no dia 23 de Novembro de 2019, às 09h, em frente à Igreja São José em Tambaú - SP

Upload: others

Post on 31-Oct-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BEATIFICAÇÃO DE PE. DONIZETTI · ral”, uma anormalidade de difícil tratamento. Quando a criança começou a ficar em pé, ... nenhum tratamento e nenhuma cirurgia. Não existe

Ano 20Número 253

Novembro2019

BEATIFICAÇÃO DE PE. DONIZETTI O grande dia da beatificação do Padre

Donizetti Tavares de Lima, se aproxima, um momento de muita alegria para nossa Diocesse.

Bruno Henrique Arruda de Oliveira é um menino nascido em 2006 com uma deformidade nos membros inferiores e que recebeu o milagre por intercessão de Padre Donizetti Tavares de Lima, reconhecido em decreto assinado pelo Papa Francisco, o qual levará à beatificação do sacerdote brasileiro.

Bruno, nascido em 22 de maio de 2006, em Casa Branca (SP), tinha uma deformidade conhecida como “pé torto congênito bilate-ral”, uma anormalidade de difícil tratamento.

Quando a criança começou a ficar em pé, seus pais perceberam que ele “não conseguia encostar as solas dos pés na superfície, ele pisava com os lados dos pés e tinha as perninhas arqueadas”. A mãe levou ao pedia-tra o raio-X e o laudo e foi encaminhada ao ortopedista.

Certa noite, a mãe colocou Bruno de pé sobre uma mesa e tentou desentortar os pezinhos dele com suas mãos, um esforço em vão. Então, começou a chorar e clamar ao Pe. Donizetti: “Por favor, Santo Padre Donizetti, tenha piedade desta vossa filha que vos clama, me ajude: cure o meu filho, cura os pés dele... Sei que terei um caminho difícil pela frente com esse tratamento... Intercede por mim junto a Nossa Senhora Aparecida, sei que Ela não negará um pedido do senhor padre, pois Ela o ama muito, peça a Ela, por favor, que interceda ao filho Jesus, tal qual nas bodas de Caná”.

Prometeu também levar os sapatinhos de

Bruno à casa de Pe. Donizetti, em Tambaú, “para que dê o testemunho do seu poder junto à Nossa Senhora e Jesus, para que outros que sofrem, possam também pedir ajuda a vós”. “Obrigada, essa é minha vontade, mas que seja feita a vontade de Deus sobre todas as vonta-des”, concluiu a mãe a sua oração.

No dia seguinte, ao acordar, colocou nova-mente o menino de pé sobre a mesa e ele pisou com os pés retos e as solas dos pés tocavam a mesa, mas suas pernas ainda continuavam

arqueadas, mas, os pés estavam pisando certo.

No dia da consulta com o ortopedista, ela levou o raio-X e o laudo e, após exami-nar os pés de Bruno, o médico exclamou que Deus havia curado a criança, que não tinha “nada nos pés”.

Com o tempo, as pernas do menino continuavam arquea-das, mas a mãe relata que “ag radec ia e p e n s a v a q u e a s pernas continuavam

assim, para dar testemunho do milagre que havia acontecido”.

Em 2010, visitou Tambaú e levou os sapati-nhos de Bruno, os quais deixou juntamente com o laudo sobre a cama de Padre Donizetti. “Hoje meu filho Bruno encontra-se em perfeito estado de saúde, suas pernas desentortaram e seus pés são normais sem nunca ter se submetido a nenhum tratamento e nenhuma cirurgia. Não existe nenhuma sequela nele que indique que algum dia teve ‘pé torto congênito’.

Missa de Beatificação, acontecerá no dia 23 de Novembro de 2019, às 09h, em frente à Igreja São José em Tambaú - SP

Page 2: BEATIFICAÇÃO DE PE. DONIZETTI · ral”, uma anormalidade de difícil tratamento. Quando a criança começou a ficar em pé, ... nenhum tratamento e nenhuma cirurgia. Não existe

E-mail: [email protected]

SER IGREJA NOS TEMPOS ATUAIS É UM DESAFIO!

NOVEMBRO 2019

A igreja a Esposa de Cristo edicada com o sangue de seus mártires, mantêm-se viva até os dias de hoje, conduzida pela Luz e Sabedoria do Espirito Santo ao encontro da salvação e vida em plenitude junto de Deus, mas quem é a Igreja de Cristo nos dias atuais? Todos nós membros de uma comunidade de crentes que recebemos e vivemos os seus Santos Sacramentos, pois somos uma igreja peregrina e inaca-bada, que necessita constan-temente das graças infundidas em nosso coração por esses sacramentos que se relacio-nam com Deus e estão ligados diretamente à salvação e, portanto, são extremamente necessário a vida cristã.

O decreto sobre Ecumenismo, do Concilio Vaticano II explicita; “Pois somente por meio da Igreja Católica de Cristo, a qual é meio geral de salvação, pode ser atingida toda a plenitude dos meios de salvação. Cremos que o Senhor conou ao Colégio Apostólico, do qual Pedro é o chefe, a m de constituir na terra um só Corpo de Cristo, a qual é necessário que se incorporem plenamente todos os que, de alguma forma já pertencem ao povo de Deus”. (CIC-816).

Não nos basta sabermos que a Igreja católica é meio de salvação, se não crermos plenamente na Verdade Revelada a toda a humanidade, pois a salvação está alicerçada na fé a Jesus Cristo, a Igreja é só um meio da salvação, pois o próprio Jesus disse, ”tua fé te salvou”. A Igreja não tem poder de elevar o homem a Deus, somente Jesus Cristo o Salvador cabeça da

I g re ja . Como vê somos totalmente dependentes do amor misericordioso de Deus, em um mundo marcado pela pobreza, violência, consumis-mo, individualismo, disputas por poder econômico, guerras e meios de comunicação que distorcem a verdade, que nos leva a desviar nosso coração de Deus e do próximo que é causa de tanto sofrimento e injustiça.

A nossa salvação depende de nossas atitudes em relação aos princípi-os que Deus estabeleceu. Lembra-se que o futuro em eternidade está nas escolhas que aqui zermos a esses princípios, pois seremos julgados pelo amor e vivencias desses princípios, junto a Deus. Peçamos a Jesus, que nos ajude a cada dia, a viver e crer no Amor!

LUIS CARLOS COLLA

Page 3: BEATIFICAÇÃO DE PE. DONIZETTI · ral”, uma anormalidade de difícil tratamento. Quando a criança começou a ficar em pé, ... nenhum tratamento e nenhuma cirurgia. Não existe

MISSÃO

NOVEMBRO 2019

SANDRA E RONALD - PASCOM

“...Cada batizado e batizada é uma missão . Quem ama põe-se

em movimento, sente-se impelido para fora de si mesmo: é atraído e

atrai; dá-se ao outro e tece relações que geram vida.” (palavras do

Papa Francisco em sua convocação para o mês extraordinário das

Missões)

Minha experiência em Cuba e o chamado de Deus para mim.

No ano de 2006, fui enviada de Campinas para Leopoldina a

fim de colaborar com a Pastoral do Colégio Imaculada e

posteriormente acompanhar a Pastoral da Juventude e Vocacional

na Diocese. Senti-me muito feliz naquela época em vivenciar a

Missão partilhada ali com minhas irmãs Filhas de Jesus. Nesse

mesmo ano, fui a Belo Horizonte para fazer os Exercícios Espirituais

Inacianos, na Casa de Retiro Santíssima Trindade. Orientado pela

irmã Ana Roy “in memoriam” (Congregação das Auxiliares do

Sacerdócio). Eu não esperava que estivesse sendo preparada

para um chamado maior o qual, no momento, não parecia claro

,mas foi revelando-se aos poucos.

Finda a experiência dos Exercícios a Irmã Ana Roy me disse:

Adriana, Deus irá pedir algo grande para você! Fiquei surpresa, e

perguntei a ela se teria algo a ver com a pastoral da juventude. Ela

me disse que sim. Voltei a Leopoldina. No ano seguinte fui a Itaici

para fazer os Exercícios, que fazemos anualmente . A Irmã Maria

Inez (Congregação Providencia de Gapi) foi quem orientou os

Exercícios e, ao final da experiência, ao recolher os frutos, disse-

me: esteja aberta ao que Deus lhe pedir. Lembrei-me

imediatamente das palavras da Irmã Ana Roy, Deus vai lhe pedir

algo grande. Voltei a Leopoldina e no ano seguinte, em 2008, se não

me engano no mês de outubro, nossa Irmã Geral, naquele momento

Irmã Maria Inez Mendonça, chamou-me pelo telefone e me disse

que necessitava de mim em Cuba. Não lhe dei a resposta naquele

momento, pedi um tempo para rezar e responder- lhe depois. Ela

me disse que sim e deu - me o número do telefone para chamá-la

AS FILHAS DE JESUS EM MISSÃOdepois, quando eu estivesse pronta. Fiquei impactada, naquela

tarde e, ao voltar para casa, entrei na capela e olhando para Jesus

no sacrário, perguntei - lhe: Senhor, queres mesmo que eu vá

para Cuba? Fiquei um tempo ali, e então veio-me ao coração a

anunciação do anjo a Maria... como será isso? Para Deus nada é

impossível! E Maria respondeu: eis aqui a serva do Senhor, faça-

se em mim segundo sua palavra. Senti, então, que o Senhor me

queria em Cuba. No dia seguinte chamei a Irmã Maria Inez e

disse-lhe que podia contar comigo. Em janeiro de 2009 fui ficar

um tempo com minha família e me preparar para a ida a Cuba.

Voltei a Itaici para 8 dias de Exercícios Espirituais personalizados

com o Padre Pedreira SJ. e senti-me mais confirmada do que

nunca, consolada e animada a deixar tudo para ir rumo à nova

missão que o Senhor me confiava através da Congregação.

Quando voltei a Campinas com Irmã Hermelinda, recebi o

telefonema de minha mãe dizendo que meu pai não estava bem.

Retornei para Mogi Guaçu a fim de ficar com minha família; as

noticias sobre ele não eram boas, estava com um tumor no

intestino e metástase no fígado; precisava operar para retirar o

tumor do intestino e assim o fez, mas necessitou , no entanto,

fazer quimioterapia. Foi um momento muito difícil para mim e toda

minha família, mas eu precisava ir para Cuba. Fiquei para

acompanhar a operação de meu pai e apoiar minha mãe e toda

nossa família. Meu pai deu um grande testemunho de fé e

confiança em Deus, ele passou bem pela operação e agradecia a

Deus e as pessoas que cuidavam dele a cada momento. Meu pai

logo ficou bom, mas tinha ainda, a quimioterapia pela frente. Foi

quando ele notou minha preocupação e me disse:- Filha, vai

tranquila para Cuba que eu estou bem. Com essas palavras de

meu pai, senti que era a hora de ir e fui com a certeza de que Deus

e minha família cuidariam dele. Eu sabia que iríamos nos

comunicar sempre que possível e isso me deixava em paz. Pedi

muito a Deus a graça de adaptar-me bem e ser para as pessoas

um sinal do amor e da misericórdia de Deus, em Cuba.

Irmã Adriana

Page 4: BEATIFICAÇÃO DE PE. DONIZETTI · ral”, uma anormalidade de difícil tratamento. Quando a criança começou a ficar em pé, ... nenhum tratamento e nenhuma cirurgia. Não existe

Milheiro

NOVEMBRO 2019

1. Darei aos meus devotos as graças necessárias para cumprirem os deveres de sua vida de acordo com seu estado.2. Farei reinar a paz em suas famílias.3. Eu os consolarei em suas necessidades de aflições.4. Serei seu refúgio seguro durante a vida e, sobretudo, na hora da morte.5. Derramarei abundantes bênçãos sobre os seus empreendimentos.6. Os pecadores acharão, em meu coração, a fonte e o oceano infinito da misericórdia.7. As almas tíbias se tornarão fervorosas.8. As almas fervorosas vão se elevar rapidamente a uma grande perfeição.9. Abençoarei as casas em que se achar exposta e for venerada a imagem do meu coração.10. Darei aos sacerdotes o dom de tocar os corações mais endurecidos.11. As pessoas que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos para sempre em meu Coração.12. O amor todo-poderoso do meu Coração concederá a graça da perseverança final a todos os que comungarem na primeira sexta-feira do mês, por nove meses seguidos.

CONVITEO Apostolado da Oração convida você para se

consagrar ao Coração Sagrado de Jesus. Esse coração que tanto nos ama e espera.

Não importa sua idade; seja jovem, adulto ou da melhor idade.

Reunião toda última terça-feira do mês às 15h no Centro Catequético da Igreja de Santo Antônio.

Adoração ao Santíssimo toda quinta-feira às 15h na Igreja Matriz de Santo Antônio.

Missa toda primeira sexta-feira do mês às 7:30h na Igreja Matriz de Santo Antônio.

Esperamos por você.APOSTOLADO DA ORAÇÃO

“O PADRE DE MÃOS ATADAS”

O Pe. Zezinho publicou em seu perfil no Facebook o seguinte comentário:

Pedem que, como padre e catequista, eu comente sobre quem comunga não sendo nem católico nem cristão!

E citam dois episódios recentes. Fiel à minha decisão de não citar nomes, comento o que alguns católicos irados sugerem. Dizem que o padre não deveria entregar a Eucaristia nas mãos deles. E que o padre peca se não punir esses “pecadores!“.

Aprendi em psicologia, teologia moral e direito penal que não posso julgar sem provas. E o padre, naquele momento, não é juiz. Negar-se a pôr a Eucaristia na mão de um cidadão é um julgamento.

Como não sei o que o cidadão fez antes da missa ou horas ou dias antes da missa, não posso, como padre, punir quem veio comungar. Julgar pela aparência também pode ser pecado de quem julga.

O texto de Mateus 7,1-6 (o leitor confira) é claro. Quem não quer ser julgado não julgue! A fila da comunhão não é lugar nem para julgar, nem para punir, nem para envergonhar ninguém.

A responsabilidade fica com a pessoa que usou errado da Eucaristia por propósitos estranhos. E além disso existe a consciência do sujeito, que, ou não entende o que é crer, ou tem maus propósitos! Má intenção, se houver, é assunto de Deus. No devido tempo Ele agirá.

Jesus foi claro: NÃO JULGUEIS E NÃO SEREIS JULGADOS. Mas Jesus também usou de uma expressão severa para quem brinca com religião (Mt 7,5-6). “Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu próprio olho e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão. Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos. Pois estes, ao pisoteá-las, se voltariam contra vós e vos estraçalhariam“.

Resumindo: O padre não pode julgar quem entra na fila da comunhão! Só Deus sabe se é ou não é sacrilégio! Deixemos que Deus aja do Seu jeito!

“A fila da comunhão não é lugar nem para julgar, nem para punir, nem para envergonhar ninguém”

AS DOZE PROMESSAS DO SAGRADO CORAÇÃO

Page 5: BEATIFICAÇÃO DE PE. DONIZETTI · ral”, uma anormalidade de difícil tratamento. Quando a criança começou a ficar em pé, ... nenhum tratamento e nenhuma cirurgia. Não existe

[email protected] (19) 3861.6830 - Fone/Fax (19) 3861.3788

Rua Itatiba, 751 - Jd. Itacolomy - Mogi Guaçu - SP

HIDRÁULICA ELÉTRICA FERRAMENTAS

DISTRIBUIDORA

Lourdes MontanholiAcompanhante/Cuidadora

Acompanha pacientes e casa e hospitais

Cuidadora formada e especializadaem cuidados com Idosos

Contatos(19) 3831.2047 (19) 99162.1450

NOVEMBRO 2019

Ao recusar tirar o espinho da vida de Paulo, que o pediu a Deus por três vezes, esta foi a explicação: “Basta-te a minha graça, pois é na fraqueza que a força manifesta todo o seu poder” (2 Coríntios 12:9).

A graça de Nosso Senhor é de graça. Vai contra qualquer merecimento e o mesmo São Paulo, que no passado se julgou auto-suciente, arma isso ao nos lembrar: “quando sou fraco, então é que sou forte”. No serviço de evangelização e nas tribulações ele aprendeu a depender da graça do Senhor.

Nós também, se nos entregarmos à graça, derra-mada em nossos corações pelo Espírito Santo, sentire-mos uir essa força em nossa vida. Aprenderemos a tudo suportar pelo bem maior que é deixar Deus no comando. Porém, não é fácil. A nossa humanidade, corrompida pelo pecado e pelos valores do mundo, sempre dá um jeitinho de nos soprar que temos tudo sob controle, do nosso jeito e por nossa própria capacidade. Facilmente esquecemos Deus ou pior queremos nos passar por deuses.

É bom lembrarmos que o Senhor – como o Pai amoroso da parábola – está sempre a nossa espera. Assim, ao nos sentirmos incapazes de resolver os proble-mas sozinhos, quase sempre voltamos para Deus e nos entregamos ao seu abraço misericordioso. Percebemos que nossa inteligência não nos basta; nossos recursos nanceiros não nos bastam; nossos amigos não conse-guem preencher as nossas necessidades, por melhores que eles sejam. É exatamente isso que Paulo entendeu: “pela graça de Deus eu sou quem sou e a graça de Deus em mim não foi em vão!” (1Cor. 1,10)

Fala-se tanto a respeito da graça, mas anal qual o

“BASTA-TE A MINHA GRAÇA”

seu signicado? Quem melhor pode nos explicar é a Santíssima Virgem Maria. Quando o anjo a saudou “Ave, cheia de graça”, reconhece nela a plenitude da presença de Deus, ou seja, alguém que está não só protegido por Ele, mas está repleto da presença divina. E convenhamos: Nossa Senhora nem por isso cou longe de sofrimentos e tribulações!

Portanto, a graça é a presença de Deus em nossas vidas. A propósito, como está a graça de Deus em sua vida? Tem permitido ser dependente da vontade de Deus? Ter a graça de Deus não quer dizer que nós não sofreremos ou passaremos por aições, mas mesmo com elas encontraremos a força necessá-ria para não abandonar a caminhada.

Já percebeu que se estivermos fora da graça de Deus estamos ‘desgraçados’. Evidente que Deus não deixa de nos amar ou cuidar de nós. Apenas respeita nosso livre arbítrio e espera todos os dias que volte-mos.

Se você está longe, retorne! Não deixe a graça passar sem tomar posse dela. Se você está próximo, peça-Lhe para ser sempre uma pessoa agraciada! Seja como for segure na

mão de Deus, pois é Ele que nos sustenta.REGINA - PASCOM

Page 6: BEATIFICAÇÃO DE PE. DONIZETTI · ral”, uma anormalidade de difícil tratamento. Quando a criança começou a ficar em pé, ... nenhum tratamento e nenhuma cirurgia. Não existe

DIA DE TODOS OS SANTOS

NOVEMBRO 2019

ANA PAULA E SILVIO - PASCOM

No céu pode ter um santo que você conheceu.Durante o ano, a Igreja Católica dedica alguns dias em sua liturgia

para homenagear alguns santos, comemoramos o exemplo de vida dos santos e o fato de eles já estarem diante da glória de Deus.

Contudo, você já imaginou que, além dos santos mais conhecidos, muitas outras almas também chegaram a ganhar o céu e a plenitude? Já pensou que, durante a história da humanidade, muitos mártires e muitas outras pessoas de bom coração, fiéis ao Senhor, viveram sua vida de forma irrepreensível e foram testemunhas para outro, mas permanece-ram anônimas? Quem sabe haja, no céu, alguém que você tenha conhecido, que esteja morto e tenha se tornado santo!

Pois bem! No dia 1º de novembro, a Igreja celebra a Festa de Todos os Santos para fazer memória àqueles que estão diante da visão beatífica de Deus, intercedendo por nós sem cessar.

Para compreendermos um pouco melhor o sentido dessa festa, é importante mergulharmos na realidade da Igreja de Cristo, Seu Corpo Místico. A definição de Igreja é “a assembleia de todos os santos. A comunhão dos santos é precisamente a Igreja” (Catecismo Igreja Católica 946).

No livro do Apocalipse, encontramos também uma passagem em que João vê os santos interagindo com o Senhor e lhes é pedido que aguardassem até se completar o tempo de instaurar a justiça na terra: “Vi debaixo do altar as almas dos homens imolados por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho de que eram depositários. E clamavam em alta voz, dizendo: Até quando tu, que és o Senhor, o Santo, o Verdadeiro, ficará sem fazer justiça e sem vingar o nosso sangue contra os habitantes da terra? Foi então dada a cada um deles uma veste branca, e foi-lhes dito que aguardassem ainda um pouco, até que se completasse o número dos companheiros de serviço e irmãos que estavam com eles para ser mortos” (Ap 6, 9-11).

Fica claro que, após a morte, a alma que alcançou as graças de Deus e se foi para junto d’Ele está intercedendo pelos vivos, e não aguardando que Cristo venha, em Sua segunda vinda, para só então “despertar”.

Com certeza, o céu se antecipa quando nos tornamos devotos de um santo, e descobrimos que ele já estava movendo o coração de Deus em nosso favor.

Todos os santos, rogai por nós!

POR QUE UMA FESTA PARA TODOS OS SANTOS?

SOLENIDADE DE JESUS CRISTO,REI DO UNIVERSO

O Ano Litúrgico da Igreja Católica termina com a Festa de Cristo Rei, sendo que após essa solenidade começa o novo ano litúrgico da Igreja com o início do Advento.

A solenidade de Cristo Rei do Universo foi instituída pelo Papa Pio XI em 1925 e esse ano será celebrada no dia 24 de novembro, último domingo do ano litúrgico.

Cristo é o rei do universo e deve reinar na sociedade. Seu reino é um reino de justiça, de paz e amor. Apenas Cristo é capaz de conduzir o ser humano aos seus valores mais altos, reinando em suas almas e seus corações.

“Cristo não reina na glória e no poder dos homens, mas nos corações dos “pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus”. Ele reina nos mansos, nos pacíficos, nos construtores da paz, nos puros de espírito, nos misericordiosos, nos que sabem perdoar, enxugar as lágrimas dos irmãos, dos aflitos, dos que têm sede e fome de justiça, dos que são perseguidos por causa Dele.1

“Disse Jesus: "O meu Reino não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas agora o meu Reino não é daqui”. João 18:36

Cristo portanto, não reina de acordo com categorias humanas, o seu reinado não é deste mundo. O Reino de Cristo é o reino dos céus!

Façamos sempre uma revisão de nossa vida no final de cada o ano litúrgico e deixemos que Jesus seja nosso ÚNICO REI e deixemos que ele reine sempre em nossa vida e em nosso coração!

SANDRA E RONALD - PASCOM Fonte: 1 Professor Felipe Aquino

(www.cançãonova.com.br)

ANUNCIE AQUI!!!ANUNCIE AQUI!!!

ANUNCIE AQUI!!!

Page 7: BEATIFICAÇÃO DE PE. DONIZETTI · ral”, uma anormalidade de difícil tratamento. Quando a criança começou a ficar em pé, ... nenhum tratamento e nenhuma cirurgia. Não existe

Loja 1 | R. São José, 134, Vila Júlia - Centro - (19) 3811.9400Loja 2 | Av. Bandeirantes, 392, Vila Pinheiro - (19) 3831.9600Loja 3 | R. Carmen Z. Zamariam, 20, Jd. Guaçu Mirim I - (19) 3811.9000

Materiais Elétricos

NOVEMBRO 2019

O mês de outubro foi um mês muito

especial, dedicado à Nossa Senhora da

Conceição Aparecida, nossa mãe que doou

sua vida a Deus, da forma mais linda,

concedendo vida a nosso Salvador, Jesus.

Não poderíamos deixar de escrever

sobre a canonização, em 03 de outubro de

2019, da nossa irmã Dulce, que passa a ser

chamada de Santa Dulce dos Pobres, ela

também dedicou sua vida às obras de

Deus, de uma forma peculiar, levava

esperança e fé aos pobres.

Esses exemplos só nos mostram a

necessidade de Esperança, que devemos

trabalhar, por isso foi um dos temas traba-

lhados em nossas reuniões do Mini TLC.

Mostrando que a esperança é uma qualida-

de que nunca anda só, pois é preciso de

várias outras, como o respeito conosco e

com o próximo, com o planeta, é necessário

haver partilha e fé.

Josi e Mauro – Mini TLC

DOCE PRESENÇA DE MARIA

A presença de nós, jovens, na Igreja sempre teve muita importância, pois a energia e a força da juventude também são valiosas. Como disse o Papa Francisco na JMJ 2013, no Rio de Janeiro: “A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que lhes caracterizam!”

Mesmo em tempos em que muitos dizem que os jovens “só querem as coisas do mundo”, aos poucos, Deus usa de muitos instrumentos para chegar até nós e permitir com que nos apaixonemos por Ele.

Com isso, o jovem encontra refúgio em tantos retiros, grupos de oração, reuniões semanais, movimentos da igreja e formações, e em muitos desses eventos Deus nos chama a diversas vocações. Quantos não se tornam padres, freiras, ministros da Eucaristia, membros de pastorais ou missionários? Quantos não sentem o chamado de formar uma família ou até mesmo ser um celibatário?

Deus sempre nos fez muitos chamados para a conversão e para fortalecer nossa fé, mas, atualmente, muitas coisas nos cegam e nos desviam dos caminhos dele. Por isso, Cristo deixou algo preciosíssimo para nos unir a Ele, mas infelizmente deixamos passar por despercebido ou damos pouca importância.

Ele se fez pequeno, em pão e vinho, presente em toda Santa Missa para comungarmos de Seu corpo e Seu sangue, e com isso, nos aproximar-mos do Céu.

A alegria e o amor de Cristo também vivem na Eucaristia, tão essencial para nós, católicos. Portanto, mais do que viver a experiência dos maravilhosos retiros, jornadas diocesanas ou mundiais, reuniões de vivência e tantos outros momentos incríveis pelos quais Deus nos chama, precisamos nos dedicar semanalmente à Santa Missa como nosso compromisso com Ele.

A partir desse ano, temos em nossa paróquia a Missa Jovem celebra-da todo 4º sábado do mês em intenção por toda juventude de nossa comuni-dade, pelas nossas missões na evangelização, pela nossa vocação e por todos aqueles que, infelizmente, não conhecem a Cristo. Que possamos viver com sinceridade e de coração esse momento tão valioso pelo qual Deus se revela a nós.

Tamires Zanesco – TLC Mogi Guaçu

POR QUE IR PARA A IGREJA?

RENAN e OTÁVIA - PASCOM

Page 8: BEATIFICAÇÃO DE PE. DONIZETTI · ral”, uma anormalidade de difícil tratamento. Quando a criança começou a ficar em pé, ... nenhum tratamento e nenhuma cirurgia. Não existe

Missa no Hospital Municipal

Reunião do Mini TLC

Missa de Nossa Senhora Aparecida

Missa de Nossa Senhora Aparecida Missa de Nossa Senhora Aparecida

Missa de Nossa Senhora Aparecida Missa de Nossa Senhora Aparecida

Missa de Nossa Senhora Aparecida

NOVEMBRO 2019

ou 3 números porR$ 10,00

Page 9: BEATIFICAÇÃO DE PE. DONIZETTI · ral”, uma anormalidade de difícil tratamento. Quando a criança começou a ficar em pé, ... nenhum tratamento e nenhuma cirurgia. Não existe

ANIVERSARIANTES DIZIMISTAS DE NOVEMBRO 2019

12/10/2019

ANA BEATRIZ ANTONIO DOS SANTOSANA LÍVIA CHAGAS INDALÉCIO

CECILIA LOPES RAMOSMANUELA LOPES RAMOS

HEITOR FEITOZA DE VASCONCELLOSLAURA APARECIDA DELVECHIO COMARIM

LEONARDO BERNARDO DIASMARIA ALICE FIRMINO MALTEMPI

MARIA HELOÍSA DA SILVA DOMINGOSMIGUEL FREDIANI GOTTI FERNANDES PEREIRA

BatizadosRealizados

18/10FÁBIO MARCELO DE MORAES E ANDRIELLE CRISTINA DE LIMA

19/10THIAGO DE OLIVEIRA E

AGDA ROSA PARAISO

OSVALDO MOREIRA MARCOLINO JUNIOR E LILIAN DE CAMARGO

01 – Benedito Dos Santos Ferrari / Maria do C. da Silva / Sandra Gonçalves Simoso / João Juarez Duarte / Fernando Henrique da Cruz02 – Maria do Carmo Garcia / Reginaldo R. do Nascimento / 03 – Raquel Moterani Inácio 04 – Benedito Donizeti Guimarães / Domingos da Silva / Elídia Tavares da Silva / Joaquim Rodrigues Machado / Maria Ap. Oliveira Sibela / Maria das Dores Azevedo Cruz05 – Luiz Antonio Marchiori / Bianca Maria Luiz / Tatiana Apª Mendes Mangili06 – Ana Luiza S. Zuliani / Manoelina Vicente / Regina C. P. Godim Silva08 - Edineusa Gerônimo / João Batista de Paiva / Terezinha Ribeiro Rodrigues / 09 – Aparecida Lurdes da Silva / Ester de Carvalho Klen / Julia Gomes De Almeida10 – Jair Donizeti de Moraes / Rosangela Latarini Rissi Benedita Ap. Ribeiro / Creide Ap. dos Santos Simoso Renata Aparecida de Freitas / Vicentina Gomes Depierri11 – Carlos Roberto M. dos Santos / Maria E. Vilasboas Barbosa Isaura Gomes de Lima Marcondes12 – Márcia Regina B. do Nascimento / Neusa Apª da Silva Leme Brunherotto / Sueli Rock Dias13 – Josiane de Cássia L. Fontes / Michel Cassio Lovato / Neusa Risseto Bueno / Pedro Vick 14 – Ana Aparecida Contessoto Garé / Eliana Chaves Frias / Jacomo Zanco /luzia Mafalda / Maria Claret Costa Penha Rodrigues / 15 - Mauro Xavier Da Cruz 16 - Alaor Torriani / Dulcidia Cola da Silva / Maria Francinete Ribeiro / Claudia P. Alborghetti / Alessandra de Fátima Lopes / Filipe Gabriel Machado17 – Rafael Costa Pereira / Maria Aparecida Vilas Boas Mallis18 – Aparecida Donizete B. Benati / Isabela Guedes Giandoso Ivo Francisco Rodrigues / Maria José Rodrigues de Lima / Sandra de Fátima Costa e Silva / 19 – Elvira Apª Antonieto Ferné / Francisco C. Ortiz de Campos Fábio Luiz Capretz / Odete Miranda Mariano Luciane P. de Godoi Romero / Nair Contessoto Zancopé / Marcos Apº Franco De Carvalho20 – Angelo Donegá / Guiomar Bombardi Aguiar / José Francisco do Couto / Wilson de Abreu Giglio / Fabiano Evaristo da Silva / Aguinar Klen 21 – Marcelo José Torquato / Luiza F. Guimarães22 – Laura Ribeiro Oliveira / Maria Cecília Mançani Roni Pereira23 – Claudia Rodrigues Guimarães / Maria Ap. Elias Pessota Paula Brandão de Alvarenga / Robson André Simoso / 24 – Marilda Francisco Carvalho Oliveira / Vilma Ap. Matielo Maria M. Duarte Campos / Isabel Cristina Grassi Maineti Isabele Cavalcante Rozão25 – Nelma Apª Mazuco Ribeiro / Pietro Lopes Fernandes26 – Francisco de Assis Pereira / Odair Aparecido Rosan Mariana Letícia Faria Paiva27 – Aparecido Castiglioni / Marcia de Moraes / Suelen da Silva M. Milanez / Neusa Maria Ribeiro Braga28 – Valdinéia Vilela R. Quaresma / Caio Felipe L. de Oliveira29 – Aline Aparecida Claudio 30 – Regina Célia Z. Gonçalves / Claudia C. Bulgarelli Duarte Neivaldo Rosseto

Page 10: BEATIFICAÇÃO DE PE. DONIZETTI · ral”, uma anormalidade de difícil tratamento. Quando a criança começou a ficar em pé, ... nenhum tratamento e nenhuma cirurgia. Não existe

19h - Missa na Igreja São Sebastião

19h30 - Missa da Mãe Rainhana Igreja Matriz Santo Antônio

19h - Missa na Igreja São Sebastião

19h - Missa Novena do PerpétuoSocorro na Igreja Matriz

19h - Missa Novena do PerpétuoSocorro na Igreja Matriz

14h30 - ReuniãoPastoral da Saúde

19h - Missa na Igreja Matriz

19h30 - Confissões da PrimeiraEucaristia

CALENDÁRIO NOVEMBRO 2019

20h - Terço dos Homens na Igreja São Sebastião

20h - Terço dos Homens na Igreja São Sebastião

19h - Missa naIgreja São Sebastião

09h - Reunião do ColegiadoPastoral

20h - Formação com a Pastoralda Acolhida e Confraternização

20h - Terço dos Homens na Igreja São Sebastião

20h - Terço dos Homens na Igreja São Sebastião

20h - Terço das Mulheres naIgreja Matriz Santo Antônio

20h - Terço das Mulheres naIgreja Matriz Santo Antônio

20h - Terço das Mulheres naIgreja Matriz Santo Antônio

20h - Terço das Mulheres naIgreja Matriz Santo Antônio

17h30 - Missa na IgrejaSão Sebastião

19h - Missa na Igreja MatrizSanto Antônio

19h - Missa na Igreja MatrizSanto Antônio

21h - CasamentoDanilo e Bianca

17h30 - Missa na Igreja São Sebastião

19h - Missa na Igreja MatrizSanto Antônio

17h30 - Missa na Igreja São Sebastião

17h30 - Missa na Igreja São Sebastião

19h - Missa na Igreja Matriz

19h - Missa na Igreja Matriz

21h - Casamento Lucas e Ana Carolina

11h30 - Casamento Juliana eRuberlucio - Pe. Anderson

08h - Oração das Laudes naParóquia Imaculada Conceição

07h30 - Missa na Igreja MatrizSanto Antônio

15h - Missa no Hospital Municipal

19h - Missa na Igreja MatrizSanto Antônio

19h30 - Adoração ao SantíssimoMinistros e Comunidade

16h30 - Casamento Fernando e Renata

09h - Missa de Beatificação doPadre Donizete - Casa Branca

07h30Missa do Sagrado Coração de Jesus

na Igreja Matriz Santo Antônio

19hMissa na Igreja Matriz

Santo Antônio

20h - Formação com osagentes da Pastoral do Dízimo

19h - Missa e Novena de Perpétuo Socorro na Igreja Matriz Santo Antônio

20h - Reunião Pascom

07h30 - Missa na IgrejaMatriz Santo Antônio

07h30 - Missa na Igreja MatrizSanto Antônio

18h30 - Missa na Igreja MatrizSanto Antônio

18h30 - Missa na Igreja Matriz

19h - Missa na Igreja São Sebastião

19h - Reunião do Clero nasForanias - Nossa Senhora

do Rosário

15h - Missa em louvor àRosa Mística na Igreja Matriz

Santo Antônio19h - Missa na Igreja Matriz

Santo Antônio

20h - Terço da Família na Igreja Matriz Santo Antônio 18h - Casamento

Denilson e Rafaela

Não haverá missa neste dia

Feriado Proclamaçãoda República

18h30 - Missa na Igreja Matriz

Novena de NatalCatequese

18h30 - Missa na Igreja Matriz

10h - Missa na Igreja MatrizSanto Antônio

19h30 - Missa da Pastoral doEmpreendedor e Palestra

sobre finanças com Paulinho

10h - Missa na Igreja Matriz

10h - Reunião Grupo Doce Espera

10h - Missa na Igreja MatrizPrimeira Eucaristia

10h - Missa na Igreja MatrizDinâmicas - Catequese

07h - Missa na Igreja Matriz

07h - Missa na Igreja Matriz

08h - Preparação parao Batismo

07h - Missa na Igreja Matriz

07h - Missa na Igreja Matriz

08h30 - Missa na Igreja São Sebastião

08h30 - Missa na Igreja São Sebastião

08h30 - Missa na Igreja São Sebastião

08h30 - Missa na Igreja São Sebastião