batismo no espÍrito santo · disso, foram batizados nas águas. quando, porém, deram crÉdito a...

6

Upload: others

Post on 21-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Batismo no ESPÍRITO SANTO · disso, foram batizados nas águas. Quando, porém, DERAM CRÉDITO a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo,
Page 2: Batismo no ESPÍRITO SANTO · disso, foram batizados nas águas. Quando, porém, DERAM CRÉDITO a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo,

Batismo no

ESPÍRITO SANTOKenneth E. HaginVivendo a plenitude da promessaSérie Crescimento Espiritual | Para estudo individual ou em grupo

BATISMO NO ESPÍRITO SANTO - KENNETH E. HAGIN - KRC.indd 1 19/09/2018 15:20:04

Page 3: Batismo no ESPÍRITO SANTO · disso, foram batizados nas águas. Quando, porém, DERAM CRÉDITO a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo,

7

Lição 1

O batismo no Espírito Santo – uma experiência

subsequente à salvação

Texto bíblico: Atos 8.12-19

Verdade central: encher-se do Espírito Santo é uma

experiência resultante da salvação.

Eu era um jovem ministro de-nominacional quando apren-

di que uma pessoa tem o Espírito Santo ao ser salva – o que, de certo modo, é verdade. Todavia, minha denominação ensinava que o salvo recebe tudo o que o Espírito Santo tem a oferecer.

A passagem bíblica a seguir, contudo, ajudou-me a compreen-der que existe uma experiência subsequente à salvação chamada de recebimento ou batismo do Es-pírito Santo.

Estes versos nos mostram que os apóstolos pareciam não acreditar que os samaritanos salvos tivessem recebido tudo o que o Espírito Santo poderia lhes proporcionar.

O ministério de Filipe em Samaria

ATOS 8.12-1312 Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.13 E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou, de contí-nuo, com Filipe e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito.

O ministério de Filipe em Sa-maria foi abençoado sobremaneira por Deus. Milagres poderosos eram realizados constantemente, e muitos eram salvos e curados: Pois que os

BATISMO NO ESPÍRITO SANTO - KENNETH E. HAGIN - KRC.indd 7 19/09/2018 15:20:04

Page 4: Batismo no ESPÍRITO SANTO · disso, foram batizados nas águas. Quando, porém, DERAM CRÉDITO a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo,

8

espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e mui-tos paralíticos e coxos eram curados. E havia grande alegria naquela cidade (At 8.7,8).

Os samaritanos creram nos sermões de Filipe sobre o Reino de Deus e o Nome de Jesus; por conta disso, foram batizados nas águas. Quando, porém, DERAM CRÉDITO a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo BATIZADOS, assim homens como mulheres (v. 12 – ARA).

Jesus havia ordenado: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda cria-tura. Quem CRER e for BATIZADO será salvo (Mc 16.15,16a). Os samaritanos creram e foram batizados. Eles foram salvos? De acordo com Cristo, sim! Contudo, nenhum deles havia recebi-do o batismo no Espírito.

Há uma obra do Espírito durante o novo nascimento, todavia esse mo-ver não é o que chamamos de receber o Espírito Santo (ou de batismo no Espírito Santo), mas, sim, de nascer de novo (ou de receber a vida eterna). Denominamos de recebimento do Espírito, batismo no Espírito ou encher-se do Espírito a experiência subsequente à salvação.

Segundo a Palavra de Deus, somos nascidos de novo. Pedro declarou que nascemos não de semente corruptível,

mas da incorruptível, PELA PALAVRA DE DEUS, viva e que permanece para sempre (1 Pe 1.23b).

Pedro e João sãoenviados para Samaria

ATOS 8.14-1714 Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, envia-ram para lá Pedro e João,15 os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo.16 (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido, mas somen-te eram batizados em nome do Senhor Jesus.)17 Então, lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.

Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria RECE-BERA A PALAVRA DE DEUS (v. 14a). Esse verso é uma prova conclusiva da salvação genuína dessas pessoas. Os apóstolos reconheceram que elas foram salvas. Depois de terem ouvi-do a respeito das maravilhas opera-das por Deus por meio do ministério de Filipe, eles enviaram Pedro e João para imporem as mãos sobre os novos convertidos a fim de que estes recebessem o Espírito Santo.

BATISMO NO ESPÍRITO SANTO - KENNETH E. HAGIN - KRC.indd 8 19/09/2018 15:20:05

Page 5: Batismo no ESPÍRITO SANTO · disso, foram batizados nas águas. Quando, porém, DERAM CRÉDITO a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo,

9

Não há registros de que algum indivíduo dentre aqueles que Pedro e João impuseram as mãos não tenha recebido o Espírito. A Bíblia simples-mente afirma: Então, lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo (At 8.17).

Esses dois apóstolos foram envia-dos a Samaria com um propósito es-pecífico. Qual era esse propósito? No versículo 15, encontra-se a resposta: Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo.

Pedro e João foram enviados a Samaria pelos demais apóstolos para cumprir essa missão específica. Por que esses dois servos de Cristo tive-ram de orar para que os samaritanos recebessem o Espírito Santo? Por que Filipe não podia simplesmente orar no lugar deles?

Devemos nos lembrar de que to-dos nós temos um lugar reservado no plano de Deus. Precisamos descobri--lo para cumprir a vontade divina. O Senhor tem tarefas especiais para cada um de nós. Ele não nos chamou para a mesma missão nem nos deu o mesmo ministério.

Filipe era um evangelista cujo ministério levou muitos indivíduos à experiência da salvação em Jesus Cristo. Pedro e João, por outro lado, tinham uma missão específica rela-cionada à imposição de mãos, fazen-

do com que os salvos recebessem o batismo no Espírito Santo.

Simão, o mágico

ATOS 8.18,1918 E Simão, vendo que pela impo-sição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofere-ceu dinheiro,19 dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos re-ceba o Espírito Santo.

Simão, o mágico, ofereceu dinhei-ro a Pedro e João, dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo (v. 19).

Alguns acharam que Simão tivesse a intenção de comprar o Espí-rito Santo. Na verdade, ele tenciona-va comprar a habilidade de impor as mãos sobre as pessoas e fazê-las receber o Espírito.

Pedro lhe respondeu: O teu di-nheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro (v. 20).

Existem quatro diferentes pala-vras gregas traduzidas como dom no Novo Testamento, e uma delas signifi-ca doação. De acordo com a resposta de Pedro, tanto ele quanto João foram

BATISMO NO ESPÍRITO SANTO - KENNETH E. HAGIN - KRC.indd 9 19/09/2018 15:20:05

Page 6: Batismo no ESPÍRITO SANTO · disso, foram batizados nas águas. Quando, porém, DERAM CRÉDITO a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo,

10

dotados, ou presenteados, pelo Espíri-to com o dom de impor as mãos sobre as pessoas, batizando-as nEle.

Como sabemos que aqueles samaritanos realmente falaram em línguas? Alguns descrentes no dom de línguas argumentam que esse versícu-lo não diz coisa alguma a respeito de os samaritanos o usarem.

Todavia, também não há evidên-cias de que eles não falaram em lín-guas. Na verdade, os estudiosos da história da Igreja, conhecedores dos pais da Igreja primitiva, concordam com o fato de que aqueles homens da região da Samaria falaram em línguas. Além disso, em outra passa-gem no Novo Testamento, é relatado o uso desse dom por aqueles que se encheram do Espírito Santo.

Ademais, aparentemente, os sa-maritanos falaram em línguas, pois Simão, [VIU] que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo (v. 18a).

Por certo, o Espírito Santo não pode ser visto com os olhos físicos porque Ele é Espírito. Contudo, houve algum tipo de sinal físico perceptível para que Simão soubesse e afirmasse que os samaritanos foram batizados no Espírito Santo. Embora não tenha recebido o Espírito, ele pôde testemu-nhar que outras pessoas O recebe-ram. De que maneira ele soube disso?

“Talvez, Simão tenha visto os samaritanos repletos de alegria”, disse-me um ministro certa vez. Tal resposta, entretanto, não explica o fato, pois Simão já havia visto que havia grande alegria naquela cidade (v. 8). O povo já era alegre antes de receber o batismo do Espírito Santo e antes de Pedro e João chegarem de Jerusalém.

Sendo assim, que sinal fez Simão perceber que as pessoas receberam o Espírito Santo quando Pedro e João impuseram as mãos sobre elas? Todas as evidências indicam que o falar em línguas o convenceu de que elas haviam recebido o Espírito.

O falar em línguas não é o Espírito Santo; do mesmo modo, o Espírito Santo não é o dom de falar em línguas. Contudo, ambos caminham lado a lado. Tomemos como exemplo a lingueta do sapato: ela não é o calçado, assim como o sapato não é a lingueta. Porém, ambos são uma parte importante um do outro.

Quando alguém compra um au-tomóvel no Estado do Texas, recebe uma certidão de título como com-provante de propriedade. O veículo não é o documento, e a certidão não é o veículo. Porém, o motorista não irá muito longe com o carro sem esse comprovante.

BATISMO NO ESPÍRITO SANTO - KENNETH E. HAGIN - KRC.indd 10 19/09/2018 15:20:05