basílica santuário - maedasdoresjuazeiro.commaedasdoresjuazeiro.com/uploads/2015/11/32...

4
Canto inicial Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores Paróquia de Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores Paróquia de Juazeiro do Norte-CE – 08 de novembro de 2015 Ano III – Nº 165 – Ano B (Verde) SEMANÁRIO LITÚRGICO Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus! 32º DOMINGO DO TEMPO COMUM 1 louvor, e seremos pro Pai uma imagem de amor. 4. Céus e terra estarão, na oblação de Jesus. Quer unir num rebanho os remidos da Cruz. 1. Senhor que vieste salvar, os corações arrependidos. Piedade, piedade, piedade de nós! (bis) 2. Ó Cristo, que vieste chamar, os pecadores humilhados. Piedade, piedade, piedade de nós! (bis) 3. Senhor que intercedei por nós, junto a Deus Pai que nos perdoa. Piedade, piedade, piedade de nós! (bis) Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados. (bis) 1. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso. Nós vos louvamos. Vos bendizemos. Vos adoramos. Vos glorificamos. Nós vos damos graças, por vossa imensa glória! 2. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a P rezados irmãos e irmãs, paroquianos, romeiros e aqueles que nos visitam. A liturgia deste domingo nos fala do espírito com que devemos fazer as nossas ofertas. São protagonistas nas leituras de hoje duas viúvas, pessoas frágeis e carentes, segundo a sociedade antiga, mas muito generosas em doar. Com o exemplo destas senhoras, por meio da fidelidade, nas pequenas e grandes coisas do dia a dia, podemos testemunhar a nossa fé e confiança em Deus. Com alegria, iniciemos a nossa celebração, cantando! Como Igreja subiremos, o altar do Senhor! (bis) 1.Toda a Igreja aqui está, para o encontro com Deus. Ele mesmo o marcou para nós, filhos seus. 2. Entre nós e o Pai Santo, está Jesus nosso Irmão: mediador, sacerdote, nosso ponto de união. 3. Rezaremos com Cristo, o perfeito nossa súplica. Vós que estais a direita do Pai, tende piedade de nós. 3. Só vós sois o Santo, só vós o Senhor, só vós sois o Altíssimo Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Na glória de Deus Pai. Amém (5x) Oração do dia: Deus de poder e misericórdia, afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 1ª Leitura - 1Rs 17,10-16 Salmo - Sl 145(146) 2ª Leitura - Hb 9,24-28 Evangelho - Mc 12,38-44 Salmo de Resposta: Bendize, minha alma, bendize ao Senhor! Aleluia! “Feliz os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus”. Profissão de Fé: Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Contextualizando nossa celebração Ato Penitencial Hino de Louvor Liturgia da palavra Lembre-se! Desejando confessar-se, chegue cedo! Confissões sempre ANTES das missas. Aclamação do Evangelho

Upload: doandang

Post on 09-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Canto inicial

Basílica SantuárioNossa Senhora das Dores

Paróquia de

Basílica SantuárioNossa Senhora das Dores

Paróquia de

Juazeiro do Norte-CE – 08 de novembro de 2015 Ano III – Nº 165 – Ano B (Verde)

SEMANÁRIO LITÚRGICO

Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus!

32º DOMINGO DOTEMPO COMUM

1

louvor, e seremos pro Pai uma imagem de amor.

4. Céus e terra estarão, na oblação de Jesus. Quer unir num rebanho os remidos da Cruz.

1. Senhor que vieste salvar, os corações arrependidos. Piedade, piedade, piedade de nós! (bis)

2. Ó Cristo, que vieste chamar, os pecadores humilhados. Piedade, piedade, piedade de nós! (bis)

3. Senhor que intercedei por nós, junto a Deus Pai que nos perdoa. Piedade, piedade, piedade de nós! (bis)

Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados. (bis)

1. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso. Nós vos louvamos. Vos bendizemos. Vos adoramos. Vos glorificamos. Nós vos damos graças, por vossa imensa glória!

2. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a

Prezados irmãos e irmãs, paroquianos, romeiros e aqueles que nos visitam. A

liturgia deste domingo nos fala do espírito com que devemos fazer as nossas ofertas. São protagonistas nas leituras de hoje duas viúvas, pessoas frágeis e carentes, segundo a sociedade antiga, mas muito generosas em doar. Com o exemplo destas senhoras, por meio da fidelidade, nas pequenas e grandes coisas do dia a dia, podemos testemunhar a nossa fé e confiança em Deus. Com alegria, iniciemos a nossa celebração, cantando!

Como Igreja subiremos, o altar do Senhor! (bis)

1.Toda a Igreja aqui está, para o encontro com Deus. Ele mesmo o marcou para nós, filhos seus.

2. Entre nós e o Pai Santo, está Jesus nosso Irmão: mediador, sacerdote, nosso ponto de união.

3. Rezaremos com Cristo, o perfeito

nossa súplica. Vós que estais a direita do Pai, tende piedade de nós.

3. Só vós sois o Santo, só vós o Senhor, só vós sois o Altíssimo Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Na glória de Deus Pai.

Amém (5x)

Oração do dia:Deus de poder e misericórdia, afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura - 1Rs 17,10-16Salmo - Sl 145(146)2ª Leitura - Hb 9,24-28Evangelho - Mc 12,38-44

Salmo de Resposta: Bendize, minha alma, bendize ao Senhor!

Aleluia!“Feliz os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus”.

Profissão de Fé:Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em

Contextualizandonossa celebração

Ato Penitencial

Hino de LouvorLiturgia da palavra

Lembre-se! Desejando confessar-se, chegue cedo! Confissões sempre ANTES das missas.

Aclamação do Evangelho

2 Rezando o Pai Nosso na missa, não se diz o AMÉM no final!

Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém!

Oração da Assembleia:Pr: Irmãos caríssimos, com a certeza de que a graça de Deus nunca se esgota, peçamos-Lhe pela Igreja e por todas as necessidades do mundo, dizendo, humildemente: Senhor, atendei a nossa prece!

Senhor, atendei a nossa prece!

1. Pela Santa Igreja de Deus, para que seja sempre a casa dos pobres, dos abandonados, dos oprimidos e que a eles seja anunciado o Evangelho da salvação, rezemos ao Senhor.

2. Por todos os cristãos leigos que a t u a m n a p o l í t i c a e n a administração da justiça, para que sejam promotores da caridade e de med idas que favoreçam a superação das desigualdades sociais, rezemos ao Senhor.

3. Por aqueles que lutam contra a miséria e as injustiças sociais, por aqueles que tomam iniciativas contra a fome e por aqueles que se abrem à verdadeira caridade, rezemos ao Senhor.

4 . P e l o s n o s s o s r o m e i r o s , sobretudo aqueles que sofrem com a injustiça de não terem sua dignidade garantida na utilização dos transportes que os trazem ao Juazeiro. Que seus direitos de cidadãos sejam garantidos, a fim de que a fé romeira lhes seja sempre o sustento nesta vida, rezemos ao Senhor.

5. Por todos nós aqui reunidos, para que saibamos vivenciar a coragem da generosidade e da justiça ao serviço do bem e da paz, rezemos ao Senhor.

Apresentação das Oferendas1. Um coração para amar, pra perdoar e sentir. Para chorar e sorrir, ao me criar Tu me deste. Um coração pra sonhar, inquieto e sempre a bater. Ansioso por entender, as coisas que Tu disseste.

Eis o que eu venho te dar, eis o que eu ponho no altar. Toma, Senhor, que ele é teu. Meu coração não é meu. (bis)

2. Quero que o meu coração, seja tão cheio de paz, que não se sinta capaz de sentir ódio ou rancor. Quero que a minha oração, possa me amadurecer, leve-me a compreender, as consequências do amor.

Oração sobre as oferendas:Lançai, ó Deus, sobre o nosso sacrifício um olhar de perdão e de paz, para que, celebrando a paixão do vosso Filho, possamos viver o seu mistério. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio, p. 430 e OE, p. 482

Pr: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e Todo-Poderoso. Nós reconhecemos ser digno da vossa imensa glória vir em socorro de todos os mortais com a vossa divindade. E SERVIR-VOS DE NOSSA CONDIÇÃO MORTAL, PARA NOS LIBERTAR DA MORTE E ABRIR-NOS O CAMINHO DA SALVAÇÃO, por Cristo, Senhor nosso. Por ele, os anjos celebram a vossa grandeza, os santos proclamam a vossa g lór ia. Concedei-nos também a nós associar-nos aos seus louvores, cantando a uma só voz: SANTO, SANTO, SANTO...

Pr: Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso

Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr do sol, um sacrifício perfeito.

SANTIFICAI E REUNIO VOSSO POVO!

Pr: Por isso, nós vos suplicamos: SANTIFICAI pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério.

SANTIFICAI NOSSA OFERENDA, Ó SENHOR!

Pr: Na noite em que ia ser entregue, Ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo: “TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS”. Do mesmo modo, ao fim da ceia, Ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente e o deu a seus discípulos dizendo: “TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O S A N G U E D A NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM”. Eis o mistério da fé!

TODAS AS VEZES QUE COMEMOS DESTE PÃO

E BEBEMOS DESTE CÁLICE,ANUNCIAMOS, SENHOR, A

VOSSA MORTE,ENQUANTO ESPERAMOS A

VOSSA VINDA!

Pr: Celebrando agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da sua ascensão ao céu, e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício de vida e santidade.

RECEBEI, Ó SENHOR,A NOSSA OFERTA!

Pr: Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia

Liturgia Eurarística

Oração Eucarística III

Evite ficar em pé durante a CONSAGRAÇÃO do Pão e do Vinho, o

Corpo e Sangue do Senhor!

EX

PE

DIE

NT

E:

sem

anário li

túrg

ico

ventura completa e a felicidade perfeita. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Aos grupos de canto da B a s í l i c a S a n t u á r i o , Capela do Socorro e demais comunidades de nossa Paróquia.

Estamos nos aproximando do início de mais um ano litúrgico. No dia 29 de novembro, iniciaremos o tempo do advento. Sabemos que é um tempo muito fecundo na liturgia da Igreja, pois nos favorece uma verdadei ra preparação para o Natal do Senhor. “Advento é vinda, é chegada. Vinda de Deus, chegada do Salvador” (Ir. Míria Kolling). O Advento na Liturgia é tempo de preparação. Preparemo-nos para ce lebrar a v inda do Senhor, aprofundando-nos no mistério da sua encarnação.

Certos disto, queremos contar com a sensibilidade de todos para bem vivermos este tempo com os nossos cantos litúrgicos que já foram oferecidos em outra ocasião às diversas equipes de canto de nossa Paróquia.

Tenhamos o devido cuidado, a fim de que possamos cantar A liturgia e não NA liturgia. Neste tempo, o Mistério Pascal de Cristo nos convida à celebração que realça a preparação para o seu Natal. Vamos favorecer ao nosso povo, assembleia celebrativa, o que é realmente forte e importante neste tempo litúrgico.

Esperamos que os cantos apresentados em nosso folheto sejam respeitados e, por conseguinte, cantados em nossas liturgias.

Atenciosamente,

Pastoral da Liturgia

c o n o s c o e c o n c e d e i q u e , alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.

FAZEI DE NÓS UM SÓCORPO E UM SÓ ESPÍRITO!

Pr: Que ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, mãe de Deus, São José, seu castíssimo esposo, os vossos Apóstolos e Mártires, e todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.

FAZEI DE NÓS UMAPERFEITA OFERENDA!

Pr: E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o Papa FRANCISCO, o nosso Bispo FERNANDO, com os bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes.

LEMBRAI-VOS, Ó PAI,DA VOSSA IGREJA!

Pr: Atendei às preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos dispersos pelo mundo inteiro.

LEMBRAI-VOS, Ó PAI,DOS VOSSOS FILHOS!

Pr: Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso.

A TODOS SACIAICOM VOSSA GLÓRIA!

Canto de Comunhão

1. Bem vindos à mesa do Pai, onde o Filho se faz fraternal refeição. É Cristo a forte comida, o Pão que dá vida com amor-comunhão.

Vinde, ó irmãos, adorar, vinde adorar o senhor. A Eucaristia nos faz Igreja, comunidade de amor! (bis)

2. Partimos o único pão, no altar refeição, ó mistério de amor. Nós somos sinais de unidade na fé, na verdade, convosco, ó Senhor.

3. No longo caminho que temos, o Pão que comemos nos sustentará. É Cristo o Pão repartido, que o povo sofrido vem alimentar.

4. Há gente morrendo de fome, sofrendo e sem nome, sem terra e sem lar. Não é a vontade de Deus, pois Jesus, Filho seu, quis por nós se doar.

5. Queremos servir a Igreja, na plena certeza de nossa missão, vivendo na Eucaristia, o Pão da alegria e da libertação.

Oração de SantoTomás de Aquino

Eu vos dou graças, ó Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso, porque sem mérito algum de minha parte, mas somente pela c o n d e s c e n d ê n c i a d e v o s s a misericórdia, vos dignastes saciar-me, a mim pecador, vosso indigno servo, com o sagrado Corpo e o precioso Sangue do vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.

E peço que es ta santa comunhão não me seja motivo de castigo, mas salutar garantia de perdão. Seja para mim armadura da fé, escudo de boa vontade e libertação de meus vícios. Extinga em mim a concupiscência e os maus desejos, aumente a caridade e a paciência, a humildade e a obediência, e todas as demais virtudes.

Defenda-me eficazmente contra as ciladas dos inimigos, tanto visíveis como invisíveis. Pacifique inteiramente todas as minhas paixões, unindo-me firmemente a vós, Deus uno, e verdadeiro, feliz consumação de meu destino. E peço que vos digneis conduzir-me a mim pecador àquele inefável convívio em que vós, com vosso Filho e Espírito Santo, sois para os vossos Santos a luz verdadeira, a plena saciedade e a eterna alegria, a

3

Rito da Comunhão

Paróquia de Nossa Senhora das Dores

Basílica Santuário

Pároco: Padre Cícero José da SilvaVigários Paroquiais:

Padre Aureliano de Sousa GondimPadre Cicero Gomes da Silva

Padre Francisco de Paulo Pereira da SilvaPadre Antonio Romão Gomes Filho

Diácono Permanente Francisco Martins

Redator: Padre Aureliano GondimDiagramação: AMEX

Impressão: HB Gráfica

EX

PE

DIE

NT

E:

sem

anário li

túrg

ico

Se desejar, leve consigo este folheto, a fim de acompanhar os avisos da semana!

Evite conversar, cumprimentar ouatender celular no momento de

receber a COMUNHÃO EUCARÍSTICA.Entre na fila em silêncio ou cantando!

Evite sair da celebraçãoANTES

de receber a BÊNÇÃO

4 Basílica Santuário: (88) 3572.3850 - Capela do Socorro: (88) 3511.5434

c o n t a b i l i d a d e

(88) 3511.1110

Fone‐Fax (88) 3547.1795

ONDE O ESSENCIAL É A QUALIDADE

Rua José Joaquim de Santana, 136 Caririaçu‐CE

POSTO TALISMÃ

Tel.: (88) 8844-4122 / 9913-99909234-0264 / 9995-4863

Rua Geralda Feitosa, 80 - Triângulo

Tel.: (88) 3511.3999 / 8826.0067 / 9996.6059

Emal: [email protected] José Marrocos, 745 - Salesianos

Juazeiro do Norte-Ce

www.danielvictorcorretor.com

Creci 12865F

Tel.: (88) 8804-7792 / 9615-1864

Rua Antonio Mota Diniz, 55Bairro Santa Tereza - Juazeiro do Norte – CE

Fones: (88) 3512.8871 / (88) 9772.7772

Avisos Paroquiais

Horário das missas

Basílica SantuárioSegunda a Sábado:

6h, 9h e 19hDomingo:

5h, 9h, 16h e 19h

Capela do SocorroSegunda a Sexta:

7h e 16hSábado:

15h30 e 17hDomingo:

7h, 15h30 e 17hHora da Graça:

Toda terça, às 19h

Batizados Todo 4º domingo, 10h30(Capela da Adoração/Basílica)

Todo dia 13Missa votiva à

Nossa Senhora de Fátima ao meio dia

Todo dia 20Missa pelo Pe. Cícero:

6h, 15h30 e 17h

Secretaria Paroquial Segunda a Sexta:

8h às 11h30 e14h às 18h

Sábado e domingo:8h às 10h e 15h às 18h8h às 12h e 15h às 18h

www.maedasdoresjuazeiro.com

Ligue-nos: (88) 3572.3850