barroco

34
 Barroco Artes Plásticas, Barroco, Barroco no Brasil, Artistas do Barroco, Aleijadinho. Obra de Aleijadinho: representante do barroco brasileiro Origens e Características do Barroco O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu  primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura , no teatro e na música. O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII. Contexto histórico O barroco se desenvolve no seguinte contexto histórico: após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa. A arte  barroca surge neste contexto e expressa todo o contraste deste  período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento. Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas,  burgueses e pelo clero. As obras de pintura e escultura deste  período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano. A palavra barroco tem um significado que representa bem as características deste estilo. Significa " pérola irregular" ou "pérola deformada" e representa de forma pejorativa a idéia de irregularidade.

Upload: clayton-araujo

Post on 11-Jul-2015

285 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 1/34

BarrocoArtes Plásticas, Barroco, Barroco no Brasil, Artistas do Barroco,

Aleijadinho.

Obra de Aleijadinho: representante do barroco brasileiro

Origens e Características do Barroco

O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou naliteratura, no teatro e na música. O berço do barroco é a Itáliado século XVII, porém se espalhou por outros países europeuscomo, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e aEspanha. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes atéo século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou noséculo XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa,e permaneceu até o final do século XVIII.

Contexto histórico

O barroco se desenvolve no seguinte contexto histórico: apóso processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, aIgreja Católica havia perdido muito espaço e poder. Mesmoassim, os católicos continuavam influenciando muito ocenário político, econômico e religioso na Europa. A arte

 barroca surge neste contexto e expressa todo o contraste deste

 período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média como racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.

Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoçõesda vida e do ser humano.A palavra barroco tem um significado que representa bem ascaracterísticas deste estilo. Significa " pérola irregular" ou

"pérola deformada" e representa de forma pejorativa a idéiade irregularidade.

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 2/34

O período final do barroco (século XVIII) é chamado derococó e possui algumas peculiaridades, embora as principaiscaracterísticas do barroco estão presentes nesta fase. No

rococó existe a presença de curvas e muitos detalhesdecorativos (conchas, flores, folhas, ramos). Os temasrelacionados à mitologia grega e romana, além dos hábitosdas cortes também aparecem com freqüência.

BARROCO EUROPEU

As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, assombras e a luz, e representam os contrates. As imagens nãosão tão centralizadas quanto as renascentistas e aparecem deforma dinâmica, valorizando o movimento. Os temas

 principais são: mitologia, passagens da Bíblia e a história dahumanidade. As cenas retratadas costumam ser sobre a vidada nobreza, o cotidiano da burguesia, naturezas-mortas entreoutros. Muitos artistas barrocos dedicaram-se a decorar igrejas com esculturas e pinturas, utilizando a técnica da

 perspectiva.

As esculturas barrocas mostram faces humanas marcadas

 pelas emoções, principalmente o sofrimento. Os traços secontorcem, demonstrando um movimento exagerado.Predominam nas esculturas as curvas, os relevos e a utilizaçãoda cor dourada.

O pintor renascentista italiano Tintoretto é considerado umdos precursores do Barroco na Europa, pois muitas de suasobras apresentam, de forma antecipada, importantescaracterísticas barrocas.

Podemos citar como principais artistas do barroco: o espanholVelásquez, o italiano Caravaggio, os belgas Van Dyck e FransHals, os holandeses Rembrandt e Vermeer e o flamengoRubens.

BARROCO NO BRASIL

O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características

 próprias. A grande produção artística barroca no Brasilocorreu nas cidade auríferas de Minas Gerais, no chamado

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 3/34

século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam um intensa vida cultura e artística em plenodesenvolvimento.

O principal representante do barroco mineiro foi o escultor earquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecidocomo Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eramfeitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiaisusados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e Os Passosda Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, emCongonhas do Campo (MG).

Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor cariocaMestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-sena decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, deSão Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de SãoFrancisco.

ClassicismoO que é classicismo, características, resumo,

representantes, artistas, músicos, Neoclassicismo

Exemplo de obra do classicismo (autor: Andrea Mantegna)

Introdução

O classicismo é um movimento cultural que valoriza e resgataelementos artísticos da cultura clássica (greco-romana). Nasartes plásticas, teatro e literatura, o classicismo ocorreu no

 período do Renascimento Cultural (séculos XIV ao XVI). Jána música, ele apareceu na metade do século XVIII

(Neoclassicismo).

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 4/34

Características do Classicismo:

- Valorização dos aspectos culturais e filosóficos da culturadas antigas Grécia e Roma;

- Influência do pensamento humanista;

- Antropocentrismo: o homem como o centro do Universo;

- Críticas as explicações e a visão de mundo pautada pelareligião;

- Racionalismo: valorização das explicações baseadas naciência;

- Busca do equilíbrio, rigor e pureza formal;

- Universalismo: abordagem de temas universais como, por exemplo, os sentimentos humanos.

Principais representantes do Classicismo dos séculos XIVao XVI:

- Na literatura destacou-se o escritor português Camões, autor da grandiosa obra Os Lusíadas. Podemos também destacar osescritores: Dante Alighieri, Petrarca e Boccacio.

- Nas artes plásticas, podemos destacar: Leonardo da Vinci,Michelangelo, Rafael Sanzio, Andrea Mantegna, entre outros.

Principais representantes do Neoclassicismo na música doséculo XVIII:

- Wolfgang Amadeus Mozart- Joseph Haydn- Ludwig van Beethoven 

ConcretismoO que é concretismo, características do concretismo,

artistas, o movimento no Brasil, obras, literatura

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 5/34

Vladimir Mayakovsky: poeta concretista russo

Introdução

O concretismo foi um movimento vanguardista que ocorreunas artes plásticas, na música e na poesia. Surgiu na Europa,na década de 1950, e teve seu auge até a década de 1960. Os

artistas precursores deste movimento foram: Max Bill (artes plásticas), Pierre Schaeffer (música) e Vladimir Mayakovsky(poesia).

Características principais do Concretismo:

- Elaboração artística em busca da forma precisa;

- Ênfase na racionalidade, no raciocínio e na ciência;- Uso de figuras abstratas nas artes plásticas.

- União entra a forma e o conteúdo na obra de arte;

- Na literatura, os poetas concretistas buscavam utilizar efeitos gráficos, aproximando a poesia da linguagem dodesign;

- Envolvimento com temas sociais (a partir da década de1960);

Concretismo no Brasil

 Na literatura brasileira, destacou-se Noigandres (revistafundada em 1952) que ra formado pelos poetas Augusto deCampos, Décio Pignatari, Haroldo de Campos entre outros.

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 6/34

Algumas obras da literatura concretista brasileira:

- Teoria da Poesia Concreta de Décio Pignatari (1965)

- Poetamenos (1953) e Pop-cretos (1964) de Augusto deCampos

- Galáxias (1963) de Haroldo de Campos

RealismoRealismo nas Artes Plásticas, Literatura, resumo, realismo no

Brasil, artes plásticas no Brasil,literatura no Brasil, teatro realista, artistas, pintores e

escritores do realismo no mundo e no Brasil.

Gustave Flaubert : romancista francêsIntrodução

O realismo foi um movimento artístico e cultural que sedesenvolveu na segunda metade do século XIX. Acaracterística principal deste movimento foi a abordagem detemas sociais e um tratamento objetivo da realidade do ser humano.

Possuía um forte caráter ideológico, marcado por umalinguagem política e de denúncia dos problemas sociais como,

 por exemplo, miséria, pobreza, exploração, corrupção entreoutros. Com uma linguagem clara, os artistas e escritoresrealistas iam diretamente ao foco da questão, reagindo, destaforma, ao subjetivismo do romantismo. Uma das correntes dorealismo foi o naturalismo, onde a objetividade está presente,

 porém sem o conteúdo ideológico.

O Realismo nas Artes Plásticas

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 7/34

O realismo manifestou-se principalmente na pintura, onde asobras retratavam cenas do cotidiano das camadas mais pobresda sociedade. O sentimento de tristeza expressa-se claramenteatravés das cores fortes. Um dos principais pintores realistas

foi o francês Gustave Coubert. Com obras que chocaram o público pelo alto grau de realismo e pelos temas sociais, esteartista destacou-se com as seguintes telas : Os Quebradores dePedras e Enterro em Ornans. Outros importantes pintoresdeste período foram: Honoré Daumier, Jean-François Millet eÉdouard Manet.

Literatura Realista

 Nas obras em prosa, o realismo atingiu seu ápice na literatura.Os romances realistas são de caráter social e psicológico,abordando temas polêmicos para a sociedade da segundametade do século XIX. As instituições sociais são criticadas,assim como a Igreja Católica e a burguesia. Nas obrasliterárias deste período, os escritores também criticavam o

 preconceito, a intolerância e a exploração. Sempre utilizandouma linguagem direta e objetiva.Podemos citar como importantes obras da passagem doromantismo para o realismo: Comédia Humana de Honoré de

Balzac, O Vermelho e o Negro de Stendhal, Carmen deProsper Merimée e Almas Mortas de Nikolai Gogol.Porém, a obra que marca o início do realismo na literatura é aobra Madame Bovary de Gustave Flaubert. Outrasimportantes obras são : Os Irmãos Karamazov de Fiódor Dostoiévski, Anna Karenina e Guerra e Paz de Leon Tolstói,Oliver Twist de Charles Dickens, Os Maias e Primo Basíliode Eça de Queiroz.

Teatro Realista  No teatro realista o herói romântico é trocado por pessoascomuns do cotidiano. Os problemas sociais transformam-seem temas para os dramaturgos realistas. A linguagemsofisticada do romantismo é deixada de lado e entra em cenaas palavras comuns do povo. O primeiro representante destafase é o dramaturgo francês Alexandre Dumas, autor de ADama das Camélias.Também podemos destacar outras importantes peças de teatrodo realismo como, por exemplo, Ralé e Os Pequenos

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 8/34

Burgueses de Gorki, Os Tecelões de Gerhart Hauptmann eCasa de Bonecas do norueguês Henrik Ibsen.

REALISMO NO BRASIL

Literatura Na literatura brasileira o realismo manifestou-se principalmente na prosa.Os romances realistas tornaram-seinstrumentos de crítica ao comportamento burguês e àsinstituições sociais. Muitos escritores românticos começarama entrar para a literatura realista. Os especialistas em literaturadizem que o marco inicial do movimento no Brasil é a

 publicação do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas deMachado de Assis. Nesta obra, o escritor fluminense faz durascríticas à sociedade da época.

Teatro As peças retratam a realidade do povo brasileiro, dandodestaque para os principais problemas sociais. Os personagensromânticos dão espaço para trabalhadores e pessoas simples.Machado de Assis escreve Quase Ministro e José de Alencar  destaca-se com O Demônio Familiar. Luxo e Vaidade deJoaquim Manuel de Macedo também merece destaque. Outros

escritores e dramaturgos que podemos destacar: Artur deAzevedo, Quintino Bocaiúva e França Júnior.

Cubismo - Artes PlásticasHistória do movimento cubista, artistas do

cubismo, cubismo no Brasil, Semana de ArteModerna de 1922, formas geométricas, Pablo

Picasso, cubismo sintético e analítico, resumo ecaracterísticas 

Obra cubista de Marcel Duchamp

Origem

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 9/34

Este movimento artístico tem seu surgimento no século XX eé considerado o mais influente deste período. Com suasformas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros, a arte cubista rompeu com os padrões

estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca daimagem realista da natureza. A imagem única e fiel ànatureza, tão apreciada pelos europeus desde o Renascimento,deu lugar a esta nova forma de expressão onde um únicoobjeto pode ser visto por diferentes ângulos ao mesmotempo.

História movimento cubista

O marco inicial do Cubismo ocorreu em Paris, em 1907, coma tela Les Demoiselles d''Avignon, pintura que Pablo Picasso levou um ano para finalizar. Nesta obra, este grande artistaespanhol retratou a nudez feminina de uma forma inusitada,onde as formas reais, naturalmente arredondadas, deramespaço a figuras geométricas perfeitamente trabalhadas. Tantonas obras de Picasso, quanto nas pinturas de outros artistasque seguiam esta nova tendência, como, por exemplo, o ex-fauvista francês – Georges Braque – há uma forte influênciadas esculturas africanas e também pelas últimas pinturas do

 pós-impressionista francês Paul Cézanne, que retratava anatureza através de formas bem próximas as geométricas.

Historicamente o Cubismo se dividiu em duas fases:Analítico, até 1912, onde a cor era moderada e as formaseram predominantemente geométricas e desestruturadas pelodesmembramento de suas partes equivalentes, ocorrendo,desta forma, a necessidade de não somente apreciar a obra,mas também de decifra-la, ou melhor, analisa-la para entender 

seu significado. Já no segundo período, a partir de 1912, surgea reação a este primeiro momento, o Cubismo Sintético, ondeas cores eram mais fortes e as formas tentavam tornar asfiguras novamente reconhecíveis através de colagensrealizadas com letras e também com pequenas partes de

 jornal.

 Na Europa está o maior número de artistas que se destacaramnesta manifestação artística, entre eles os mais conhecidosalém dos precursores Pablo Picasso e Braque são: AlbertGleizes, Fernand Léger, Francis Picabia, Marcel Duchamp,Robert Delaunay, Roger de La Fresnaye, e Juan Gris.

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 10/34

CUBISMO NO BRASIL

Somente após a Semana de Arte Moderna de 1922 omovimento cubista ganhou terreno no Brasil. Mesmo assim,

não encontramos artistas com características exclusivamentecubistas em nosso país. Muitos pintores brasileiros foraminfluenciados pelo movimento e apresentaram característicasdo cubismo em suas obras. Neste sentido, podemos citar osseguintes artistas : Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e DiCavalcanti.

DadaísmoO que é dadaísmo, características do dadaísmo,

artistas, origem do termo

Marcel Duchamp: um dos principais representantes do dadaísmo

Introdução

O dadaísmo foi um movimento artístico que surgiu na Europa(cidade suiça de Zurique) no ano de 1916. Possuía comocaracterística principal a ruptura com as formas de artetradicionais. Portanto, o dadaísmo foi um movimento comforte conteúdo anárquico. O próprio nome do movimentoderiva de um termo inglês infantil: dadá (brinquedo, cavalo de

 pau). Daí, observa-se a falta de sentido e a quebra com o

tradicional deste movimento.

Características principais do dadaísmo:

- Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma novaforma e dentro de um contexto artístico;

- Irreverência artística;

- Combate às formas de arte institucionalizadas;

- Crítica ao capitalismo e ao consumismo;

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 11/34

- Ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica;

- Uso de vários formatos de expressão (objetos do cotidiano,sons, fotografias, poesias, músicas, jornais, etc) na

composição das obras de artes plásticas;- Forte caráter pessimista e irônico, principalmente comrelação aos acontecimentos políticos do mundo.

Principais artistas dadaístas

- Tristan Tzara- Marcel Duchamp - Hans Arp- Julius Evola- Francis Picabia- Max Ernst- Man Ray- Raoul Hausmann- Guillaume Apollinaire- Hugo Ball- Johannes Baader - Arthur Cravan

- Jean Crotti- George Grosz- Richard Huelsenbeck - Marcel Janco- Clement Pansaers- Hans Richter - Sophie Täuber 

Expressionismo nas Artes Plásticas

História do movimento, artistasexpressionistas, obras do expressionismo,abstrato, expressionismo no Brasil,

características principais, oposição aoimpressionismo, gravuras, resumo,

características 

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 12/34

Pintura de George Grosz

Surgimento

Em oposição ao Impressionismo, o Expressionismo surge nofinal do século XIX com características que ressaltam asubjetividade. Neste movimento, a intenção do artista é derecriar o mundo e não apenas a de absorvê-lo da mesma

forma que é visto. Aqui ele se opõe à objetividade da imagem,destacando, em contrapartida, o subjetivismo da expressão.

História e características

Seu marco ocorreu na Alemanha, onde atingiu vários pintoresnum momento em que o país atravessava um período deguerra. As obras de arte expressionistas mostram o estado

 psicológico e as denúncias sociais de uma sociedade que seconsiderava doente e na carência de um mundo melhor. Pode-se dizer que o Expressionismo foi mais que uma forma deexpressão, ele foi uma atitude em prol dos valores humanosnum momento em que politicamente isto era o que menosinteressava.

O principal precursor deste movimento foi o pintor holandêsVincent Van Gogh, que, com seu estilo único, já manifestava,através de sua arte, os primeiros sinais do expressionismo. Eleserviu como fonte de inspiração para os pintores: Érico

Heckel, Francisco Marc, Paulo Klee, George Grosz, MaxBeckmann, etc. Há ainda muitos outros pintores, entre eles,Pablo Picasso, que também foram influenciados por estamanifestação artística. Outro importante pintor expressionistafoi o norueguês Edvard Munch, autor da conhecida obra OGrito.

Além de sua forte manifestação na pintura, o expressionismofoi marcante também em outras manifestações artísticas, tais

como: literatura, cinema, teatro, etc. Na literatura, há muitas

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 13/34

obras que refletem a crise de consciência que tomou conta dasociedade antes e depois da Primeira Guerra Mundial.

 Na década de 40, surge o expressionismo abstrato, este

movimento foi criado em Nova York por pintores comoPollock, de Kooning e Rothko. Aqui os estilos eram bemvariados e buscavam a liberação dos padrões estéticos que atéentão dominavam a arte norte-americana.

EXPRESSIONISMO NO BRASIL

Em nosso país o movimento também foi importante. Podemosdestacar, nas artes plásticas, os artistas expressionistas maisimportantes: Candido Portinari, que mostra em suas telas a

migração do povo nordestino para as grandes cidades. Outrosrepresentantes: Anita Malfatti, Lasar Segall e Osvaldo Goeldi(autor de diversas gravuras). As peças teatrais de NélsonRodrigues apresentam significativas características doexpressionismo.

FuturismoO que é futurismo, características do futurismo,artistas futuristas, obras, futurismo no Brasil,

vanguarda

Felippo Marinetti: o iniciador do movimento futurista

Introdução

O futurismo foi um movimento literário e artístico iniciadoem 1909. Foi Felippo Marinetti, poeta italiano, quemcomeçou este movimento com a publicação do Manifesto

 Futurista. Ele fez parte da primeira vanguarda futurista.

Características do Futurismo:

- Desvalorização da tradição e do moralismo;

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 14/34

- Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;

- Propaganda como principal forma de comunicação;

- Uso de onomatopéias (palavras com sonoridade que imitamruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias;

- Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a idéiade velocidade;

- Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposiçãode imagens, traços e pequenas deformações para passar aidéia de movimento e dinamismo;

Futurismo na Itália

Foi em território italiano que o futurismo ganhou grandenotoriedade. O fascismo italiano teve grande influência nestemovimento artístico na Itália.Os principais artistas plásticosfuturistas italianos foram Luís Russolo, Umberto Boccioni eCarlo Carrá.

Futurismo na Rússia

O movimento futurista russo recebeu forte influência dosocialismo, principalmente após a Revolução Russa de 1917.O grande expoente da poesia futurista russa foi o poetaVladimir Maiakovski, que fez uma ligação entre a arte e o

 povo.

Futurismo no Brasil

 No Brasil, o futurismo teve grande influência na produçãoartística de artistas ligados ao movimento modernista. AnittaMalfatti e Oswald de Andrade entraram em contato comMarinetti e seu Manifesta Futurista. Muitas idéias e conceitosfuturistas foram incorporados às obras destes modernistas

 brasileiros. Pode-se observar estas influências na Semana deArte Moderna de 1922.

ImpressionismoO que é impressionismo, características do

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 15/34

impressionismo, artistas impressionistas, obras,história

Mulheres no Jardim de Claude Monet (1866): obra impressionista

Introdução

O impressionismo foi um movimento artístico (artes plásticas e música) que surgiu na França no final do século XIX. Estemovimento é considerado o marco inicial da arte moderna. Onome “impressionismo” deriva de uma obra de Monetchamada Impressão, nascer do Sol (1872).

Características do impressionismo nas artes plásticas:

- Ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens;- Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luznatural;- Valorização da decomposição das cores;- Pinceladas soltas buscando os movimentos da cenaretratada;- Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.

Características do impressionismo na música:

- Composições que buscam retratar imagens;- Títulos de peças que remetem a paisagens naturais;- Melodias sensuais e etéreas.

Principais artistas impressionistas e suas obras:

- Claude Monet : Estuário do Sena, Impressão, Nascer doSol, Ponte sobre Hève na Vazante, Camille, O vestido verde,

 A floresta em Fontainebleu, Mulheres no Jardim, Naviodeixando o cais de Le Havre, O molhe de Le Havre.

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 16/34

- Edgar Degas: R etrato da família Bellelli, Cavalos deCorrida numa Paisagem, Cavalos de Corrida, Retrato deduas meninas, Paisagem, A banheira, A primeira bailarina.

- Pierre-Auguste Renoir: Mulher com sombrinha, OCamarote, Le Moulin de la Galette , Madame GeorgesCharpentier e suas filhas, Remadores em Chatou, Elizabeth e

 Alice de Anvers, A dança em Bougival, Mulher amamentando, As grandes banhistas, Menina com espigas,Menina jogando criquet, Ao piano, Odalisca, Retrato deClaude Renoir, Banhista enxugando a perna direita.

- Édouard Manet: Os romanos, A decadência, O bebedor deabsinto, Retrato do Sr. e Sra. Auguste Manet, O homemmorto, A música na Tulheiras, Rapaz em costume espanhol,

 Almoço na relva, Olympia, A ninfa surpresa, A leitura, Otocador de pífano, A execução de Maximiliano, Retrato de

 Émile Zola, Berthe Morisot de Chapéu Preto

Principais músicos impressionistas e suas obrasprincipais:

- Claude Debussy: Prelúdio à Tarde de um Fauno, Estampes,Trois Images, La Mer, Sonata para Piano e Violino.

- Maurice Ravel: Jeux d'Eau, Bolero, Concerto para Pianoem Sol Maior, Quateto de Cordas em Fá Maior, RapsódiaEspanhola.

.

MinimalismoO que é minimalismo, características dominimalismo, artistas, obras, artes plásticas, artistas

minimalistas

Untitled lithograph: obra minimalista do artista plástico Sol LeWitt

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 17/34

Introdução

Minimalismo é um movimento artístico e cultural que surgiunos Estados Unidos no começo da década de 1960.

Principais características do Minimalismo:

- Elaboração de obras (pinturas, esculturas, músicas, peças deteatro) com a utilização do mínimo de recursos;

- Utilização de poucas cores nas pinturas;

- Nas artes plásticas, destaque para o uso de formasgeométricas com repetições simétricas;

- Criação de músicas com poucas notas musicais, valorizandoa repetição sonora.

Principais artistas minimalistas:

- Samuel Beckett (dramaturgo e escritor irlandês)- Raymond Clevie Carver (escritor norte-americano)- Philip Glass (compositor norte-americano)

- Robert Bresson (cineasta francês)- Dan Flavin (artista plástico norte-americano)- Sol LeWitt (artista plástico norte-americano)- Frank Stella (artista plástico norte-americano)

 NaturalismoO que é naturalismo, características, resumo,

representantes, naturalismo no Brasil, obras e livrosnaturalistas

Emile Zola: principal representante do naturalismo

Introdução

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 18/34

O Naturalismo foi um movimento cultural relacionado àsartes plásticas, literatura e teatro. Surgiu na França, nasegunda metade do século XIX. Este movimento foi umaradicalização do Realismo.

Características do Naturalismo

- O mundo pode ser explicado através das forças da natureza;- O ser humano está condicionado às suas características

 biológicas (hereditariedade) e ao meio social em que vive;- Forte influência do evolucionismo de Charles Darwin;- A realidade é mostrada através de uma forma científica(influência do positivismo);

- Nas artes plásticas, por exemplo, os pintores enfatizamcenas do mundo real em suas obras. Pitavam aquilo queobservavam;- Na literatura, ocorre muito o uso de descrições de ambientese de pessoas;- Ainda na literatura, a linguagem é coloquial;- Os principais temas abordados nas obras literáriasnaturalistas são: desejos humanos, instintos, loucura,violência, traição, miséria, exploração social, etc.

Naturalismo francês

Emile Zola é considerado o idealizador e maior representanteda literatura naturalista mundial. Foi muito influenciado peloevolucionismo e pelo socialismo. Sua principal obra foi OGerminal (1885), onde aborda a realidade social nas minas deextração de carvão. Para escrever esta obra, Zola viveu comuma família de mineiros para sentir na pele a dura vida destestrabalhadores.

Naturalismo no Brasil

Este movimento chegou ao Brasil no final do século XIX. Osescritores brasileiros abordaram a realidade social brasileira,destacando a vida nos corticos, o preconceito, a diferenciaçãosocial, entre outros temas. O principal representante donaturalismo na literatura brasileira foi Aluísio de Azevedo.Suas principais obras foram: O Mulato, Casa de Pensão e O

Cortiço. Outros escritores brasileiros que merecem destaque:Adolfo Caminha, Inglês de Souza e Raul Pompéia.

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 19/34

ParnasianismoO que é parnasianismo, obras, origem, tríade

parnasiana, parnasianismo no Brasil, características,resumo, poesias

A "Tríade Parnasiana": Olavo Bilac, Raimundo Correia e Alberto deOliveira

Introdução

A Parnasianismo foi um movimento literário que surgiu naFrança, na metade do século XIX e se desenvolveu naliteratura européia, chegando ao Brasil. Esta escola literáriafoi uma oposição ao romantismo, pois representou avalorização da ciência e do positivismo.

O nome parnasianismo surgiu na França e deriva do termo"Parnaso", que na mitologia grega era o monte do deus Apóloe das musas da poesia. Na França, os poetas parnasianos quemais se destacaram foram: Théophile Gautier, Leconte deLisle, Théodore de Banville e José Maria de Heredia.

Características do Parnasianismo 

- Objetividade no tratamento dos temas abordados. O escritor  parnasiano trata os temas baseando na realidade, deixando de

lado o subjetivismo e a emoção;

- Impessoalidade: a visão do escritor não interfere naabordagem dos fatos;

- Valorização da estética e busca da perfeição. A poesia évalorizada por sua beleza em sí e, portanto, deve ser perfeitado ponto de vista estético;

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 20/34

- O poeta evita a utilização de palavras da mesma classegramatical em suas poesias, buscando tornar as rimasesteticamente ricas;

- Uso de linguagem rebuscada e vocabulário culto;- Temas da mitologia grega e da cultura clássica são muitofrequentes nas poesias parnasianas;

- Preferência pelos sonetos;

- Valorização da metrificação: o mesmo número de sílabas poéticas é usado em cada verso;

- Uso e valorização da descrição das cenas e objetos.

Parnasianismo no Brasil

 No Brasil, o parnasianismo chegou na segunda metade doséculo XIX e teve força até o movimento modernista (Semanade Arte Moderna de 1922).

Os principais representantes do parnasianismo brasileiroforam: 

- Alberto de Oliveira. Obras principais: Meridionais (1884),Versos e Rimas (1895), Poesias (1900), Céu, Terra e Mar (1914), O Culto da Forma na Poesia Brasileira (1916). 

- Raimundo Correia. Obras principais: Primeiros Sonhos(1879), Sinfonias(1883), Versos e Versões(1887),

 Aleluias(1891), Poesias(1898).  

- Olavo Bilac. Obras principais: Poesias (1888), Crônicas enovelas (1894), Crítica e fantasia (1904), Conferênciasliterárias (1906), Dicionário de rimas (1913), Tratado deversificação (1910), Ironia e piedade, crônicas (1916), Tarde(1919). 

- Francisca Júlia. Obras principais: Mármores (1895), Livroda Infância (1899), Esfínges (1903), Alma Infantil (1912). 

- Vicente de Carvalho. Obras principais: Ardentias (1885), Relicário (1888), Rosa, rosa de amor (1902), Poemas e

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 21/34

canções, (1908), Versos da mocidade (1909), Páginas soltas(1911), A voz dos sinos, (1916). 

* Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia

formaram a chamada "Tríade Parnasiana".

RealismoRealismo nas Artes Plásticas, Literatura, resumo, realismo no

Brasil, artes plásticas no Brasil,literatura no Brasil, teatro realista, artistas, pintores e

escritores do realismo no mundo e no Brasil.

Gustave Flaubert : romancista francês

Introdução

O realismo foi um movimento artístico e cultural que sedesenvolveu na segunda metade do século XIX. Acaracterística principal deste movimento foi a abordagem detemas sociais e um tratamento objetivo da realidade do ser humano.

Possuía um forte caráter ideológico, marcado por umalinguagem política e de denúncia dos problemas sociais como,

 por exemplo, miséria, pobreza, exploração, corrupção entreoutros. Com uma linguagem clara, os artistas e escritoresrealistas iam diretamente ao foco da questão, reagindo, destaforma, ao subjetivismo do romantismo. Uma das correntes dorealismo foi o naturalismo, onde a objetividade está presente,

 porém sem o conteúdo ideológico.

O Realismo nas Artes Plásticas

O realismo manifestou-se principalmente na pintura, onde asobras retratavam cenas do cotidiano das camadas mais pobres

da sociedade. O sentimento de tristeza expressa-se claramenteatravés das cores fortes. Um dos principais pintores realistas

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 22/34

foi o francês Gustave Coubert. Com obras que chocaram o público pelo alto grau de realismo e pelos temas sociais, esteartista destacou-se com as seguintes telas : Os Quebradores dePedras e Enterro em Ornans. Outros importantes pintores

deste período foram: Honoré Daumier, Jean-François Millet eÉdouard Manet.

Literatura Realista

 Nas obras em prosa, o realismo atingiu seu ápice na literatura.Os romances realistas são de caráter social e psicológico,abordando temas polêmicos para a sociedade da segundametade do século XIX. As instituições sociais são criticadas,assim como a Igreja Católica e a burguesia. Nas obrasliterárias deste período, os escritores também criticavam o

 preconceito, a intolerância e a exploração. Sempre utilizandouma linguagem direta e objetiva.Podemos citar como importantes obras da passagem doromantismo para o realismo: Comédia Humana de Honoré deBalzac, O Vermelho e o Negro de Stendhal, Carmen deProsper Merimée e Almas Mortas de Nikolai Gogol.Porém, a obra que marca o início do realismo na literatura é aobra Madame Bovary de Gustave Flaubert. Outras

importantes obras são : Os Irmãos Karamazov de Fiódor Dostoiévski, Anna Karenina e Guerra e Paz de Leon Tolstói,Oliver Twist de Charles Dickens, Os Maias e Primo Basíliode Eça de Queiroz.

Teatro Realista 

 No teatro realista o herói romântico é trocado por pessoascomuns do cotidiano. Os problemas sociais transformam-se

em temas para os dramaturgos realistas. A linguagemsofisticada do romantismo é deixada de lado e entra em cenaas palavras comuns do povo. O primeiro representante destafase é o dramaturgo francês Alexandre Dumas, autor de ADama das Camélias.Também podemos destacar outras importantes peças de teatrodo realismo como, por exemplo, Ralé e Os PequenosBurgueses de Gorki, Os Tecelões de Gerhart Hauptmann eCasa de Bonecas do norueguês Henrik Ibsen.

REALISMO NO BRASIL

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 23/34

Literatura Na literatura brasileira o realismo manifestou-se principalmente na prosa.Os romances realistas tornaram-seinstrumentos de crítica ao comportamento burguês e às

instituições sociais. Muitos escritores românticos começarama entrar para a literatura realista. Os especialistas em literaturadizem que o marco inicial do movimento no Brasil é a

 publicação do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas deMachado de Assis. Nesta obra, o escritor fluminense faz durascríticas à sociedade da época.

Teatro As peças retratam a realidade do povo brasileiro, dandodestaque para os principais problemas sociais. Os personagensromânticos dão espaço para trabalhadores e pessoas simples.Machado de Assis escreve Quase Ministro e José de Alencar  destaca-se com O Demônio Familiar. Luxo e Vaidade deJoaquim Manuel de Macedo também merece destaque. Outrosescritores e dramaturgos que podemos destacar: Artur deAzevedo, Quintino Bocaiúva e França Júnior.

História da LiteraturaHistória da Literatura, Escolas Literárias, Principais poetas de

todos os tempos,principais obras literárias, livros de sucesso, contos, fábulas e

best-sellers.

Séculos VIII a.C. a II a.C.

As primeiras obras da História que se tem informação são osdois poemas atribuídos a Homero: Ilíada e Odisséia. Os dois

 poemas narram as aventuras do herói Ulisses e a Guerra deTróia. Na Grécia Antiga os principais poetas foram: Píndaro,Safo e Anacreonte. Esopo fica conhecido por suas fábulas eHeródoto, o primeiro historiador, por ter escrito a história da

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 24/34

Grécia em seu tempo e dos países que visitou, entre eles oEgito Antigo.

Séculos I a.C. a II d.C. : A literatura na História de Roma

Antiga Vários estilos que se praticam até hoje, como a sátira, sãooriginários da civilização romana. Entre os escritores romanosdo século I a.C. podemos destacar: Lucrécio (A Natureza dasCoisas); Catulo e Cícero. Na época de 44 a.C. a 18 d.C.,durante o império de Augusto, corresponde uma intensa

 produção tanto em poesia lírica, com Horácio e Ovídio,quanto em poesia épica, com Virgílio autor de Eneida. A

 partir do ano 18, tem início o declínio da História do ImpérioRomano, com as invasões germânicas. Neste períododestacam-se os poetas Sêneca, Petrônio e Apuleio.

Séculos III a X

Após a invasão dos bárbaros germânicos, a Europa se isola,forma-se o feudalismo e a Igreja Católica começa a controlar a produção cultural. A língua (latim) e a civilização latina são

 preservadas pelos monges nos mosteiros.A partir do século X

começam a surgir poemas, principalmente narrando guerras efatos de heroísmo.

Século XI : As Canções de Gesta e as Lendas Arturianas

É a época das Canções de Gesta, narrativas anônimas, detradição oral, que contam aventuras de guerra vividas nosséculos VIII e IX , o período do Império Carolíngio. A maisconhecida é a Chanson de Roland ( Canção de Rolando )surgida em 1100. Quanto à prosa desenvolvida na IdadeMédia, destacam-se as novelas de cavalaria, como as quecontam as aventuras em busca do Santo Graal (CáliceSagrado) e as lendas do rei Artur e dos Cavaleiros da TávolaRedonda.

Séculos XII a XIV : O trovadorismo e as cantigas deescárnio e maldizer 

É o período histórico do trovadorismo e das poesias líricas

 palacianas. O amor impossível e platônico transforma otrovador num vassalo da mulher amada, exemplo do amor 

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 25/34

cortês. Neste período, também foi comum o poema satírico,representado pelas cantigas de escárnio (crítica indireta) e demaldizer (crítica direta).

Séculos XIV ao XVI : HumanismoO homem passa a ser mais valorizado com o início dohumanismo renascentista. A literatura mantém característicasreligiosas, mas nela já se podem ver características que serãodesenvolvidas no Renascimento, como a retomada de ideaisda cultura greco-romana. Na Itália, podemos destacar: DanteAlighieri autor da Divina Comédia, Giovanni Bocaccio eFrancesco Petrarca. Em Portugal, destaca-se o teatro do poetade Gil Vicente autor de A Farsa de Inês Pereira.

Século XVI : O classicismo na História

O classicismo tem como elemento principal o resgate deformas e valores da cultura clássica, ou seja greco-romana. Omais importante poeta deste período histórico foi Luís deCamões que escreveu Os Lusíadas, narrando as aventurasmarítimas da época dos descobrimentos.

Destacam-se também os franceses François Rabelais e Michelde Montaigne. Na Inglaterra, o poeta de maior sucesso foiWilliam Shakespeare se destaca na poesia lírica e no teatro.

 Na Espanha, Miguel de Cervantes faz uma sátira bemhumorada das novelas de cavalaria e cria o personagem DomQuixote e seu escudeiro, Sancho Pança, na famosa obra DomQuixote de La Mancha.

Século XVII 

As idéias da Contra-Reforma marcaram profundamente estaépoca, principalmente nos países de tradição católica maisforte como, por exemplo, Espanha, Itália e Portugal. NaFrança, a oratória sacra é representada por Jacques Bossuetque defendia a origem divina dos reis. Na Espanha, destacam-se os poetas Luís de Gôngora e Francisco de Quevedo. NaInglaterra, marca significativamente a poesia de John Donne eJohn Milton autor de O Paraíso Perdido.

 Na dramaturgia podemos destacar as obras teatrais do escritor e dramaturgo francês Molière. Molière, atráves da sátira,

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 26/34

denunciou de forma realista os grandes defeitos docomportamento humano, principalmente de burgueses ereligiosos. Entre suas principais obras, podemos destacar:"Tartufo", "O Avarento" e "O burguês fidalgo".

Século XVIII: O Neoclassismo

Época da valorização da razão e da ciência para se chegar aoconhecimento humano. Os filósofos iluministas fizeram durascríticas ao absolutismo. Na França, podemos citar os filósofosMontesquieu, Voltaire, Denis Diderot e D'Alembert, osorganizadores da Enciclopédia, e Jean-Jacques Rousseau . NaInglaterra, os poetas Alexander Pope, John Dryden, WilliamBlake. Na prosa pode-se observar o pleno crescimento doromance.Obras e autores deste período da História: Daniel Defoe autor de Robinson Crusoe; Jonathan Swift (As Viagens de Gulliver ); Samuel Richardson ( Pamela ); Henry Fielding ( Tom Jones); Laurence Sterne ( Tristram Shandy ). Nessa época, oscontos de As Mil e Uma Noites aparecem na Europa em suas

 primeiras traduções.

Século XIX (primeira metade): O Romantismo

 No Romantismo há uma valorização da liberdade de criação.A fantasia e o sentimento são muito valorizados, o que

 permite o surgimento de obras de grande subjetivismo. Hátambém valorização dos aspectos ligados ao nacionalismo.Poetas principais desta época: Almeida Garrett, AlexandreHerculano, Camilo Castelo Branco, Giacomo Leopardi, JamesFenimore Cooper, Edgard Allan Poe.

Século XIX (segunda metade): O Realismo

Movimento que mostra de forma crítica a realidade do mundocapitalista e suas contradições. O ser humano é retratado emsuas qualidades e defeitos, muitas vezes vitimas de umsistema difícil de vencer.

Principais representantes: Gustave Flaubert autor deMadame Bovary, Charles Dickens (Oliver Twist ), CharlotteBrontë (Jane Eyre), Emily Brontë (O Morro dos Ventos

Uivantes), Fiodor Dostoievski, Leon Tolstoi, Eça de Queiroz,Cesário Verde, Antero de Quental e Émile Zola, Eugênio de

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 27/34

Castro, Camilo Pessanha, Arthur Rimbaud, CharlesBaudelaire.

Décadas de 1910 a 1930: fugindo do tradicional

Os escritores deste momento da História vão negar e evitar astipos formais e tradicionais. É uma época de revolução e

 busca de novos caminhos e novos formatos literários.Principais escritores deste período: Ernest Hemingway,Gertrude Stein, William Faulkner. S. Eliot, Virginia Woolf ,James Joyce, Mário de Sá-Carneiro, Fernando Pessoa, Cesar Vallejo, Pablo Neruda, Franz Kafka, Marcel Proust,Vladimir Maiakovski.

Década 1940: a fase pessimista

O pessimismo e o medo gerados pela Segunda GuerraMundial vai influenciar este período. O existencialismo deJean-Paul Sartre , Simone de Beauvoir e Albert Camus vãoinfluenciar os autores desta época. Na Inglaterra, GeorgeOrwell faz uma amarga e triste profecia do futuro na obra1984.

Década de 1950: crítica ao consumismo As obras desta época da História criticam os valorestradicionais e o consumismo exagerado imposto pelocapitalismo, principalmente norte-americano. O poeta AllenGinsberg e o romancista Jack Kerouac são seus principaisrepresentantes. Henry Miller choca a crítica com sua apologiada liberdade sexual na obra Sexus, Plexus, Nexus. Na Rússia,Vladimir Nabokov faz sucesso com o romance Lolita.

Décadas de 1960 e 1970 

Surge o realismo fantástico, como na ficção dos argentinosJorge Luis Borges e Julio Cortázar . Na obra do colombianoGabriel Garcia Márquez , Cem Anos de Solidão, se misturamo realismo fantástico e o romance de caráter épico. São épicostambém alguns dos livros da chilena Isabel Allende autora deA Casa do Espíritos. No Peru, Mario Vargas Llosa é oromancista que ganha prestígio internacional. No México

destacam-se Juan Rulfo e Carlos Fuentes, no romance, eOctavio Paz, na poesia.

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 28/34

A literatura muda o foco do interesse pelas relações entre ohomem e o mundo para uma crítica da natureza da própriaficção. Um dos mais importantes escritores a incorporar essanova concepção é o italiano Ítalo Calvino.

Literatura Brasileira História da literatura brasileira, Escolas Literárias do Brasil,

Quinhentismo, Barroco, Arcadismo,Romantismo, Realismo, Parnasianismo, Simbolismo, Modernismo,

Neo-realismo 

Padre José de Anchieta: representante do início da literatura brasileira

Quinhentismo (século XVI)

Representa a fase inicial da literatura brasileira, pois ocorreuno começo da colonização. Representante da LiteraturaJesuíta ou de Catequese, destaca-se Padre José de Anchietacom seus poemas, autos, sermões cartas e hinos. O objetivo

 principal deste padre jesuíta, com sua produção literária, eracatequizar os índios brasileiros. Nesta época, destaca-se aindaPero Vaz de Caminha, o escrivão da frota de Pedro ÁlvaresCabral. Através de suas cartas e seu diário, elaborou umaliteratura de Informação ( de viagem ) sobre o Brasil. Oobjetivo de Caminha era informar o rei de Portugal sobre ascaracterísticas geográficas, vegetais e sociais da nova terra.

Barroco ( século XVII )

Essa época foi marcada pelas oposições e pelos conflitosespirituais. Esse contexto histórico acabou influenciando na

 produção literária, gerando o fenômeno do barroco. As obrassão marcadas pela angústia e pela oposição entre o mundomaterial e o espiritual. Metáforas, antíteses e hipérboles sãoas figuras de linguagem mais usadas neste período. Podemos

citar como principais representantes desta época: BentoTeixeira, autor de Prosopopéia; Gregório de Matos Guerra

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 29/34

( Boca do Inferno ), autor de várias poesias críticas e satíricas;e padre Antônio Vieira, autor de Sermão de Santo Antônio oudos Peixes.

Neoclassicismo ou Arcadismo ( século XVIII )O século XVIII é marcado pela ascensão da burguesia e deseus valores. Esse fato influenciou na produção da obras destaépoca. Enquanto as preocupações e conflitos do barroco sãodeixados de lado, entra em cena o objetivismo e a razão. Alinguagem complexa é trocada por uma linguagem mais fácil.Os ideais de vida no campo são retomados ( fugere urbem =fuga das cidades ) e a vida bucólica passa a ser valorizada,assim como a idealização da natureza e da mulher amada. As

 principais obras desta época são: Obra Poética de CláudioManoel da Costa, O Uraguai de Basílio da Gama, CartasChilenas e Marília de Dirceu de Tomás Antonio Gonzaga,Caramuru de Frei José de Santa Rita Durão.

Romantismo ( século XIX )

A modernização ocorrida no Brasil, com a chegada da famíliareal portuguesa em 1808, e a Independência do Brasil em

1822 são dois fatos históricos que influenciaram na literaturado período. Como características principais do romantismo, podemos citar : individualismo, nacionalismo, retomada dosfatos históricos importantes, idealização da mulher, espíritocriativo e sonhador, valorização da liberdade e o uso demetáforas. As principais obras românticas que podemos citar :O Guarani de José de Alencar, Suspiros Poéticos e Saudadesde Gonçalves de Magalhães, Espumas Flutuantes de CastroAlves, Primeiros Cantos de Gonçalves Dias. Outros

importantes escritores e poetas do período: Casimiro deAbreu, Álvares de Azevedo, Junqueira Freire e Teixeira eSouza.

Realismo - Naturalismo ( segunda metade do século XIX )

 Na segunda metade do século XIX, a literatura românticaentrou em declínio, juntos com seus ideais. Os escritores e

 poetas realistas começam a falar da realidade social e dos principais problemas e conflitos do ser humano. Como

características desta fase, podemos citar : objetivismo,linguagem popular, trama psicológica, valorização de

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 30/34

 personagens inspirados na realidade, uso de cenas cotidianas,crítica social, visão irônica da realidade. O principalrepresentante desta fase foi Machado de Assis com as obras :Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom

Casmurro e O Alienista. Podemos citar ainda como escritoresrealistas Aluisio de Azedo autor de O Mulato e O Cortiço eRaul Pompéia autor de O Ateneu.

Parnasianismo ( final do século XIX e início do séculoXX ) 

O parnasianismo buscou os temas clássicos, valorizando origor formal e a poesia descritiva. Os autores parnasianosusavam uma linguagem rebuscada, vocabulário culto, temasmitológicos e descrições detalhadas. Diziam que faziam a arte

 pela arte. Graças a esta postura foram chamados de criadoresde uma literatura alienada, pois não retratavam os problemassociais que ocorriam naquela época. Os principais autores

 parnasianos são: Olavo Bilac, Raimundo Correa, Alberto deOliveira e Vicente de Carvalho.

Simbolismo ( fins do século XIX )

Esta fase literária inicia-se com a publicação de Missal eBroquéis de João da Cruz e Souza. Os poetas simbolistasusavam uma linguagem abstrata e sugestiva, enchendo suasobras de misticismo e religiosidade. Valorizavam muito osmistérios da morte e dos sonhos, carregando os textos desubjetivismo. Os principais representantes do simbolismoforam: Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens.

Pré-Modernismo (1902 até 1922) 

Este período é marcado pela transição, pois o modernismo sócomeçou em 1922 com a Semana de Arte Moderna. Estáépoca é marcada pelo regionalismo, positivismo, busca dosvalores tradicionais, linguagem coloquial e valorização dos

 problemas sociais. Os principais autores deste período são:Euclides da Cunha (autor de Os Sertões), Monteiro Lobato,Lima Barreto, autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma eAugusto dos Anjos.

Modernismo (1922 a 1930)

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 31/34

Este período começa com a Semana de Arte Moderna de1922. As principais características da literatura modernistasão : nacionalismo, temas do cotidiano (urbanos) , linguagemcom humor, liberdade no uso de palavras e textos diretos.

Principais escritores modernistas : Mario de Andrade, Oswaldde Andrade, Cassiano Ricardo, Alcântara Machado e ManuelBandeira.

Neo-Realismo (1930 a 1945)

Fase da literatura brasileira na qual os escritores retomam ascríticas e as denúncias aos grandes problemas sociais doBrasil. Os assuntos místicos, religiosos e urbanos também sãoretomados. Destacam-se as seguintes obras : Vidas Secas deGraciliano Ramos, Fogo Morto de José Lins do Rego, OQuinze de Raquel de Queiróz e O País do Carnaval de JorgeAmado. Os principais poetas desta época são: Vinícius deMoraes, Carlos Drummond de Andrade e Cecilia Meireles.

SurrealismoSurrealismo nas artes plásticas, cinema

surrealista, literatura, teatro, surrealismo noBrasil,artistas surrealistas, obras surrealistas,

resumo, características, artistas

Obra Surrealista: O Carnaval do Arlequim de Joan Miró

Surgimento e história do movimento surrealista

O surrealismo surgiu na França na década de 1920. Estemovimento foi significativamente influenciado pelas teses

 psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importânciado inconsciente na criatividade do ser humano.

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 32/34

De acordo com Freud, o homem deve libertar sua mente dalógica imposta pelos padrões comportamentais e moraisestabelecidos pela sociedade e dar vazão aos sonhos e asinformações do inconsciente. O pai da psicanálise, não segue

os valores sociais da burguesia como, por exemplo, o status, afamília e a pátria.

O marco de início do surrealismo foi a publicação doManifesto Surrealista, feito pelo poeta e psiquiatra francêsAndré Breton, em 1924.

Os artistas ligados ao surrealismo, além de rejeitarem osvalores ditados pela burguesia, vão criar obras repletas dehumor, sonhos, utopias e qualquer informação contrária alógica.

Outros marcos importantes do surrealismo foram a publicaçãoda revista A Revolução Socialista e o segundo ManifestoSurrealista, ambos de 1929. Os artistas do surrealismo que dedestacaram mais na década de 1920 foram: o escultor italianoAlberto Giacometti, o dramaturgo francês Antonin Artaud, os

 pintores espanhóis Salvador Dalí e Joan Miró, o belga RenéMagritte, o alemão Max Ernst, e o cineasta espanhol Luis

Buñuel e os escritores franceses Paul Éluard, Louis Aragon eJacques Prévert.

A década de 1930 é conhecida como o período de expansãosurrealista pelo mundo. Artistas, cineastas, dramaturgos eescritores do mundo todo assimilam as idéias e o estilo dosurrealismo. Porém, no final da década de 1960 o grupo entraem crise e acaba se dissolvendo.

ARTES PLÁSTICASFoi através da pintura que as idéias do surrealismo forammelhor expressadas. Através da tela e das tintas, os artistas

 plásticos colocam suas emoções, seu inconsciente erepresentavam o mundo concreto.

O movimento artístico dividiu-se em duas correntes. A primeira, representada principalmente por Salvador Dalí,trabalha com a distorção e justaposição de imagensconhecidas. Sua obra mais conhecida neste estilo é APersistência da Memória. Nesta obra, aparecem relógiosdesenhados de tal forma que parecem estar derretendo.

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 33/34

Os artistas da segunda corrente libertam a mente e dão vazãoao inconsciente, sem nenhum controle da razão. Joan Miró eMax Ernst representam muito bem esta corrente. As telassaem com formas curvas, linhas fluidas e com muitas cores. O

Carnaval de Arlequim e A Cantora Melancólica, são duas pinturas de Miró que representam muito bem esta vertente dosurrealismo.

LITERATURA Os escritores do surrealismo rejeitaram o romance e a poesiaem estilos tradicionais e que representavam os valores sociaisda burguesia. As poesias e textos deste movimento sãomarcados pela livre associação de idéias, frases montadascom palavras recortadas de revistas e jornais e muitasimagens e idéias do inconsciente. O poeta Paul Éluard, autor de Capital da Dor e André Breton, autor de O Amor Louco,

 Nadja e Os Vasos Comunicantes, são representantes daliteratura surrealista.

CINEMA Os cineastas também quebraram com o tradicionalismocinematográfico. Demonstram uma despreocupação total com

o enredo e com a história do filme. Os ideais da burguesia sãocombatidos e os desejos não racionais afloram. Dois filmesrepresentativos deste gênero do cinema são Um Cão Andaluz(1928) e L'Âge D'Or (1930) de Luiz Bruñuel em parceria comSalvador Dalí.

TEATROO dramaturgo francês Antonin Artaud é o maior representantedo surrealismo no teatro, através de seu teatro da crueldade.

Artaud, buscava através de suas peças teatrais, livrar oespectador das regras impostas pela civilização e assimdespertar o inconsciente da platéia. Um das técnicas usadas

 pelo dramaturgo foi unir palco e platéia, durante a realizaçãodas peças. No livro O Teatro e seu duplo, Arnaud demonstrasua teoria.Sua obra mais conhecida é Os Cenci de 1935, onde ele contaa vida de uma família italiana durante a fase doRenascimento.

 Nas décadas de 1940 e 1950, os princípios do surrealismoinfluenciaram o teatro do absurdo.

5/11/2018 Barroco - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/barroco-55a0d1e89f2bf 34/34

O SURREALISMO NO BRASIL As idéias do surrealismo foram absorvidas na década de 1920e 1930 pelo movimento modernista no Brasil. Podemosobservar características surrealistas nas pinturas Nu e

Abaporu de Ismael Nery e da artista Tarsila do Amaral,respectivamente.A obra Eu Vi o Mundo, Ele Começava no Recife, do artista

 pernambucano Cícero Dias, apresenta muitas característicasdo surrealismo. As esculturas de Maria Martins tambémcaminham nesta direção.