barreirinha dezembro2014

16

Upload: aldemir-batista

Post on 06-Apr-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal da Barreirinha - Dezembro 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Barreirinha dezembro2014
Page 2: Barreirinha dezembro2014

Dezembro.201422 JORNAL DA BARREIRINHAEdição on-line: www.issuu.com/exceuni/docs/jornaldabarreirinha-Dezembro2014

DESDE 1989 PRESTANDO SERVIÇOS À COMUNIDADE

FUNDADOR: Luis Gonzaga dos Santos - DIREÇÃO E REDAÇÃO:Daiane Gizele Estevão dos Santos - Telefones: 3257-5893 / 9813-2203

E-mail: [email protected] - COLABORADORES: Dr. Armando Salvatierra -Médico Pediatra.- DIAGRAMAÇÃO E ARTE: Aldemir - Exceuni - (41) 3657-4542

IMPRESSÃO: Press Alternativa - 3047-4511 / 3047-4280

DISTRIBUIÇÃO:Principais estabelecimentos comerciais da Av. Anita Garibaldi e região; Anunciantes;Sinaleiros (Super Dip e próx. a Igreja Medianeira); Órgãos Públicos (Assembléia Legis-lativa - Gabinetes dos Dep. Estaduais, Câmara Municipal – Gabinete dos Vereadores,Gabinete do Prefeito e Gabinete do Governador).

www.jornaldabarreirinha.com

Daiane EstevãoEditorialDezembro

01 Dia Internacional da Luta contra a AIDS - Dia do Imigrante02 Dia da Astronomia03 Dia Internacional do Portador de Deficiência04 Dia da Propaganda - Dia do Orientador Educacional08 Dia da Família - Dia da Justiça09 Dia da Criança Especial - Dia do Fonoaudiólogo

Dia do Alcoólico Recuperado10 Declaração Universal Direitos Humanos

Dia Internacional dos Povos Indígenas10 Dia Universal do Palhaço11 Dia do Arquiteto - Dia do Engenheiro13 Dia do Cego20 Dia do Mecânico21 Dia do Atleta22 Início do verão23 Dia do Vizinho24 Dia do Órfão25 Natal26 Dia da Lembrança28 Dia do Salva-vidas31 Reveillon

Datas Comemorativas

Mais um ano se passou depressa...E chegou o momento de refletir,aprender com os erros e desfrutar dosacertos... Mas principalmente de-zembro é o mês de agradecer... Agra-decer principalmente a Deus, pois seestamos vivos... Isso já é motivo desobra...

Agradecer também, aos colegas,aos clientes... aos amigos que esbar-ramos de vez em quando e aquelesque torcem pelo nosso bem...

É momento de entrar no clima dafesta do Natal, e com alegria abraçar...Com verdade desejar Feliz anonovo...

Mas também é tempo de se sensi-bilizar e pensar nas famílias que per-deram alguém esse ano, e que vai sero primeiro Natal sem aquela pessoa...Isso nos faz dar mais valor à vida...

Então quero dizer a você que pas-sa por essa situação... Independentedo tempo de saudade, o coração fica

Consolo... Enfim...um pouco mais sensível nessa épo-ca...

Se você perdeu alguém... Acredi-te... Além dessa vida passageira, alémdesse corpo mortal, existe alma emnós... Sendo assim, não existe mor-te... Apenas uma passagem da vidaterrena para a vida eterna... Todosvamos enfrentar isso um dia... Mas oúnico que pode dar o alivio e o con-solo... O único que sabe exatamenteo que passa dentro do nosso ser, éDeus... E o único meio para chegar-mos até Ele, é através de seu filhoJesus Cristo... Que nasceu, mudou ahistória da humanidade, morreu...mas está vivo hoje... Ele é a luz, a es-trela... nEle há esperança... nEle háVIDA! Então, há motivos para come-morar e voltar a sorrir! E Assim, viva-mos verdadeiramente um FELIZ NA-TAL e um ano novo de muitas... mui-tas... muitas alegrias!!! (Daiane Gize-le).

Page 3: Barreirinha dezembro2014

Dezembro.2014 3JORNAL DA BARREIRINHA Edição on-line: www.issuu.com/exceuni/docs/jornaldabarreirinha-Dezembro2014

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

*Armando Salvatierra é médicopediatra e de adolescentes. Médi-co do Hospital de Clínicas da Uni-versidade Federal do Paraná. Háanos trabalha em nossa região ecolabora mensalmente com o Jor-nal da Barreirinha.

rase que mais dói nos ou-vidos de um pediatra:Dr., estou dando leite de

vaca para meu filho!25 séculos se passaram, 2500

anos depois, a frase proclamadapor Hipócrates, o Pai da Medici-na, “Somos o que comemos”! So-mente um gênio sem a tecnolo-gia atual saberia o que parecehoje mais verdade do que nunca!Como este sábio Grego já sabia?

Hoje, é fácil, se sabe que anutrição de um bebê já começaantes do parto, com a alimenta-ção da mãe. É uma verdade in-questionável. Se fala em 1000dias que mudam o futuro e a saú-de de um ser que está nascendo,e que se sabe está predestinadoa viver mais de 100 anos e, comexcelente qualidade de vida.

1000 dias que incluem os novemeses de gravidez e os que fal-tam até completar os dois anosde idade. Se somamos veremosque dá exatamente dois anos.Época em que há uma intensaproliferação e crescimento deneurônios e sinapses no SistemaNervoso Central, retina e sistemaimunológico dessa criança. Nadamais lógico então que oferecer oque há de melhor em alimentopara ele, o LEITE MATERNO.

No entanto não é raro encon-trar mães que são orientadas adar leite de vaca em caixinha, ousaquinho, para seu bebê. Muitasvezes, logo nos primeiros dias devida.

A Academia Americana dePediatria (AAP) (e vários organis-

Dr., estou dando leite de vaca para meu filho!Ou será melhor dizer: FELIZ NATAL DE 2115...

Saúde Armando Salvatierra

mos que cuidam da Nutrição eSaúde no mundo) vêm estudan-do questões nutricionais relacio-nadas ao uso de leite de vaca IN-TEGRAL, resultando destes estu-dos a certeza que crianças me-nores de 01 ano fiquem longe doleite de vaca. A recomendaçãode evitar o leite de caixinha, leiteUHT, leite de saquinho, enfim, oleite de vaca integral. Incluindoesses que são de lata, mas tam-bém são integrais.

Na ausência da amamenta-ção materna por diversos, masjustificados motivos, uma mãopode não ter leite materno en-tão, deve-se escolher, com ajudaprofissional, uma Fórmula infan-til apropriada.

Alguns motivos porque umacriança menor não deva usar lei-te de vaca (ou de cabra, ou debúfala): O bebê não possui capa-cidade gástrica para digerir a pro-teína do leite integral. O leite devaca possui 3 vezes mais proteí-nas que o leite humano, por issopode provocar mal funcionamen-tos dos rins, sobrecarrega-os,quando consumido diariamente.Crianças alimentadas com leite devaca integral apresentam baixaingestão de nutrientes como áci-do linoléico, zinco, ferro e vitami-nas C e E.

O ácido linoléico é essencialpara o desenvolvimento do Siste-ma Nervoso Central do bebê. Seusderivados, os ácidos araquidôni-cos (ARA) e ácido docosahexae-nóico (DHA), conhecidos comoOmega 3 e Omega 6 são vitais

para o desenvolvimento visual ecerebral, encontrados no leitematerno, e ausentes no leite devaca.

O leite de vaca integral tem amais sódio, potássio, proteínas ecálcio. A ingestão excessiva desódio pode acarretar em reten-ção de água e desidratação.

O excesso de cálcio pode pre-judicar a absorção do ferro cau-sando seu sequestro e saída pe-las fezes no lugar de ajudar nossoorganismo.

O excesso de proteínas do lei-te de vaca pode desencadear aler-gia ao próprio alimento. Essa aler-gia pode manifestar-se atravésdos sintomas mais variados, quevão de tosse, problemas de pele,problemas respiratórios, vômitosque se confundem com refluxogastroesofágico, problemas in-testinais, sangue nas fezes, etc.Aliás é outra preocupação dospediatras nos primeiros dias depós parto quando o leite mater-

no começa ?a subir?, a criança de-sambientada chora e é interpre-tada como ?fome? e já é introdu-zido um outro leite que sensibili-za e já pode desencadear a cha-mada alergia a Proteína do Leitede Vaca. Somos contra dar qual-quer tipo de suplemento já nasala de parto ou na chegada emcasa, salvo casos especiais defini-dos por um profissional que co-nheça sobre leites.

O Leite de vaca possui fatoresimunológicos que não servempara os bebês humanos, funcio-nam apenas com os da mesmaespécie. O da vaca para o seubezerrinho, o da cabra para seucabritinho, o da mãe para seubebezinho. Sim, o leite materno,sim este sim é bem completinho.

Possui fatores de defesa, divi-didos em quatro grupos: antimi-crobianos, anti-inflamatórios,imunomoduladores e leucócitos-defesa- (neutrófilos, macrófagose linfócitos). Quer dizer, diminuiou afasta totalmente o risco deinflamações, infecções, alergiasou intolerâncias ao próprio leite,como acontece com o leite ani-mal (de espécie diferente).

No começo deste artigo falodos 9 meses de gravidez (quecompletariam os 1000 dias), amãe deve se alimentar bem, fei-jão, carnes, verduras e legumese umas palavrinhas de Ovos ricosem colina, um nutriente que pro-move o crescimento do bebê e suasaúde cerebral, ao mesmo tem-po que ajuda a prevenir defeitosdo tubo neural. Há ovos enrique-

cidos com ômega-3, aquele tipode gordura, precursor do ARA eDHA, citado acima que promoveo desenvolvimento do cérebro eda visão.

Peixes, salmão, sardinhas,pescada, etc (peixes de águasprofundas de preferência) abun-dantes e de baixo custo nas feirase mercados de todo o país, a sar-dinha conta com proteínas com-pletas e de alto valor biológico,ferro, fósforo, magnésio, vitami-nas A, B, D, E e K.

Apresentam ainda uma eleva-da quantidade de ácidos graxosessenciais do tipo ômega-3, cujoefeito é proteger o corpo contradoenças cardiovasculares. O fa-moso ômega-3 -- uma gordurapoli-insaturada (o do ARA e DHA)-- diminui os triglicéridios e o co-lesterol total do sangue, baixan-do como consequência o coleste-rol ruim (LDL) e aumentando obom (HDL).

Finalmente: FELIZ HUMANOQUE VAI AO SÉCULO XXII!!! Oumelhor ainda FELIZ NATAL DE2115...

F

Page 4: Barreirinha dezembro2014

Dezembro.201424 JORNAL DA BARREIRINHAEdição on-line: www.issuu.com/exceuni/docs/jornaldabarreirinha-Dezembro2014

Vende-se terreno 12X30m com casarepartida em 4 quitinetes inacabadas.

R$ 150.000.00 à vista.Fone: 3357-8725, apenas pela manhã.

Classificado

Nas Feiras Especiais de Natal é possível encontrar artesanato, presentes e comidastípicas. São ótimas opções para a compra de lembranças e souvenirs. Ocorrem naspraças centrais da cidade. Com produtos natalino e comidas típicas de diversos países. A feiraatenderá o público de 21 de novembro até o dia 23 de dezembro, das 10h às 22h, enos domingos das 14h às 19h. Entre a Travessa Jenuíno Marcondes, Rua Voluntários daPátria e Av. Vicente Machado.

Prestigie as Feiras Especiais de Natal

Você podecomeçar a de-coração da suamesa pelas to-alhas e guar-danapos. Usaresses objetoscom motivosou cores nata-linas já deixa-rá sua mesamais especiale apropriadapara as festivi-dades.

Além disso,outras opçõesincluem: velas,taças, centrosde mesa, jogosamericanos,arranjos de flo-res, e uma miniárvore de Na-tal. Mas lem-bre-se que nãohá restrições eque você podeincluir outrosobjetos deco-rativos de Na-tal na mesa daceia, usando acriatividade esem gastarmuito.

Veja osexemplos:

Como decorar amesa para o Natal

Page 5: Barreirinha dezembro2014

Dezembro.2014 5JORNAL DA BARREIRINHA Edição on-line: www.issuu.com/exceuni/docs/jornaldabarreirinha-Dezembro2014

NFinal de ano, época de festas, alegria e muito consumo

essa semana, uma emissora derádio informava que o final deano, mais especificamente, os

meses de novembro e dezembro, sãoos de maior endividamento mundial.O movimento de compras inicia com ofamoso Black Friday, um dia concen-trado de vendas de produtos e servi-ços, quando os descontos chegam até70%, com o único objetivo de vendermais. As lojas usam o estimulo da ne-cessidade e oportunidade para le-var o consumidor às compras e, namaioria das vezes, a um grande en-dividamento.

Os últimos dois meses do anosão de muita expectativa, pois équando o 13º salário chega às mãos

dos trabalhadores. Pensando nis-so, o comércio muda toda sua ro-tina, chegando a ficar mais de 12horas com as portas abertas paraatrair os consumidores. O peque-no detalhe que faz a grande dife-rença é que a maioria dos traba-

lhadores já está com o 13º todo com-prometido com dívidas de cartão decrédito e cheque especial. Mesmo as-sim, algumas pessoas acabam deixan-do de lado essas pendências para gas-tar o dinheiro "extra" com presentesde Natal, viagens de ano novo e muitafesta, sem pensar nas dívidas do ama-nhã.

Certamente muitos iniciarão 2015com dívidas que irão durar os próximos12 meses, e em alguns casos, até doisanos. Apesar da praticidade em reali-zar as compras, precisamos ficar aten-tos aos juros e ao custo-benefício dacompra. Vale lembrar que em janeirorecebemos alguns boletos extras,como os impostos de IPTU e de IPVA.Por isso, o ato de compra deve sempreser aliado ao equilíbrio emocional doconsumidor diante de oportunidades,que muitas vezes não passam de ar-madilhas. Mas, como agir na hora dacompra para não ficar endividado?

Três perguntas são essenciais na

busca do equilíbrio emocional na horadas compras:1. Tenho dinheiro para isso?

Se a resposta for não, pare aquimesmo.Caso seja sim, pule para a próximapergunta.

2. Preciso realmente disto?Questione-se sobre o real motivode estar comprando. Será que é pornecessidade real ou estou sendomovido por outro sentimento?Se a resposta for sim, prossiga.

3. Tem que ser agora?Realmente é algo de extrema ur-gência? Se não comprar isso hoje, oque acontecerá?

Se não tiver três sim em suas res-postas, a compra não deve ser realiza-da.

Ailton AraújoPastor e vereador de Curitiba

Page 6: Barreirinha dezembro2014

Dezembro.201426 JORNAL DA BARREIRINHAEdição on-line: www.issuu.com/exceuni/docs/jornaldabarreirinha-Dezembro2014

Page 7: Barreirinha dezembro2014

Dezembro.2014 7JORNAL DA BARREIRINHA Edição on-line: www.issuu.com/exceuni/docs/jornaldabarreirinha-Dezembro2014

Educação Adventista está em Curitiba desde1896, possui 7.804 instituições educacionais nomundo, aproximadamente 1.700.000 alunos e85.000 professores.

A exemplo da maioria das escolas adventistas, a Es-cola Adventista de Santa Efigênia também começou fun-cionando nos fundos da igreja, composta apenas por 4salas. Era uma extensão do Colégio Curitibano Adventis-ta Bom Retiro.

Em 1993, a escola tornou-se realidade, iniciamos coma Pré-Escola (Educação Infantil)

Em 1994, veio da Escola da Boa Vista para a Escola deSanta Efigênia a professora Marta Ortega de Oliveira,para dirigir o Pré IV e 1ª série, únicas turmas existentesna escola.

O terreno doado pela Associação Adventista para estanova construção era ao lado da igreja, o engenheiro Ger-son Ávila fez o projeto e iniciou-se a obra. A inauguraçãooficial, porém, foi em 5 de Dezembro de 1999, toda acomunidade da Igreja, como o Bairro, os alunos e famili-ares foram convidados para este momento.

Hoje, vinte anos depois, a Escola Adventista SantaEfigênia conta com 400 alunos do Pré IV ao 9º ano doEnsino Fundamental. Estamos prestes a iniciar mais umagrande construção em nossa Escola que é o novo auditó-rio e um novo prédio Administrativo.

NOSSA OFERTA

A Escola Adventista Santa Efigênia oferece atividadescurriculares, projetos, oficinas e atividades especiaisdiferenciadas, visando atender melhor os nossos alunosde acordo com a sua etapa de desenvolvimento. Muitossão os aspectos que beneficiam os que estudam nestaInstituição:ESTRUTURA FÍSICA:- Educação Infantil ao 9º ano;- Salas com ambiente multimídia;- Centro de Comunicação: Biblioteca Informatizada;- Playground;- Núcleo de Informática Educacional;- Portal Educacional na Internet: Acesso a Net Tarefa,

Boletim online;- Fotos e comunicados: www.ease.org.brPROJETOS E ATIVIDADES ESPECIAIS:- Hora do Conto (Biblioteca);- Exposição de Trabalhos Acadêmicos para a Comuni-

dade;- Escola de Pais;- Festival de Corais;- Aulas de Campo com ênfase em Educação Ambiental;- Aulas de Reforço;- Visitação dos Professores às Famílias;- Lanche Coletivo com Orientação Nutricional;- Feiras Multiculturais;- Canto Coral.

Escola Adventista Santa Efigênia

HORÁRIO DAS AULAS:Nível de Ensino Manhã Tarde Sexta a tardeEducação Infantil (Pré IV e V) 7h15 - 11h30 13h15 - 17h30 13h15 - 16h30Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano) 7h15 - 11h30 13h30 - 17h30 13h15 - 16h30Ensino Fundamental II (6º ao 9º Ano) 7h15 - 11h40

INFORMAÇÕES FINANCEIRAS:Atividade /Eventos Extra Curriculares Até dia 25/11/2014 - R$ 200,00Até dia 31/12/2014 - R$ 230,00 A partir de 01/01/2015 - R$ 250,00Este valor não cobre saídas pedagógicas nem material de expediente.

VALOR DA MENSALIDADE:Séries Oferecidas 12x Seguro Emergências Médicas AnuidadeEducação Infantil (Pré IV e V) R$ 365,00 R$ 4,00 R$ 4.380,00Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano) R$ 455,00 R$ 4,00 R$ 5.460,00Ensino Fundamental II (6º ao 9º Ano) R$ 505,00 R$ 4,00 R$ 6.060,00

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA - EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTALRua: Prof. Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba PR

Fone: (41) 3053-8636 - E-mail: [email protected]: www.ease.org.br - Facebook: Escola Adventista Santa EfigêniaVENHA FAZER PARTE DA NOSSA HISTÓRIA - FAÇA A SUA MATRÍCULA

A

Page 8: Barreirinha dezembro2014

Dezembro.201428 JORNAL DA BARREIRINHAEdição on-line: www.issuu.com/exceuni/docs/jornaldabarreirinha-Dezembro2014

Certo homem, chamado Mogo,costumava olhar o Natal como umafesta sem o menor sentido.

Segundo ele, a noite de 24 dedezembro era a mais triste do ano,porque muitas pessoas se davamconta de quão solitárias eram, ousentiam muito a ausencia da pessoaquerida que não esteve presentedurante o ano.

Mogo era um homem bom.Tinha uma família, procurava aju-

dar o próximo, e era honesto nosnegócios.

Entretanto, não podia admitirque as pessoas fossem ingênuas aponto de acreditar que um Deus ha-via descido à Terra só para consolaros homens.

Sendo uma pessoa de princípios,não tinha medo de dizer a todos queo Natal, além de ser mais triste quealegre,

também estava baseado numahistória irreal - um Deus se transfor-mando em homem.

Como sempre, na véspera da ce-lebração do nascimento de Cristo,sua esposa e seus filhos se prepara-ram para ir à igreja.

E, como de costume, Mogo resol-veu deixá-los ir sozinhos, dizendo: -Seria hipócrita da minha parte acom-panhá-los. Estarei aqui esperando avolta de vocês.

Quando a família saiu, Mogo sen-tou-se em sua cadeira preferida,acendeu a lareira, e começou a leros jornais daquele dia. Entretanto,

Uma Linda História de Natallogo foi distraído por um barulho nasua janela, seguido de outro... e maisoutro.

Achando que era alguém jogandobolas de neve, Mogo pegou o casacopara sair, na esperança de dar um sus-to no intruso.

Assim que abriu a porta, notou umbando de pássaros que haviam perdi-do seu rumo por causa de uma tem-pestade, e agora tremiam na neve.

Como tinham notado a casa aque-cida, tentaram entrar, mas, ao se cho-carem contra o vidro, machucaram suasasas, e só poderiam voar de novo quan-do elas estivessem curadas.

"Não posso deixar essas criaturasaqui fora", pensou Mogo.

"Como ajuda-las?"Mogo foi até a porta de sua gara-

gem, abriu-a e acendeu a luz. Os pás-saros, porém, não se moveram.

"Elas estão com medo", pensouMogo.

Então, entrou na casa, pegou algunsmiolos de pão, e fez uma trilha até agaragem aquecida. Mas a estratégianão deu resultado.

Mogo abriu os braços, tentou con-duzi-los com gritos carinhosos, empur-rou delicadamente um e outro, mas ospássaros ficaram mais nervosos ainda- começaram a se debater, andandosem direção pela neve e gastando inu-tilmente o pouco de força que aindapossuíam.

Mogo já não sabia o que fazer. - Vo-cês devem estar me achando uma cri-atura aterradora - disse, em voz alta.

- Será que não entendem que po-dem confiar em mim?

Desesperado gritou:- Se eu tivesse, neste momento,

uma chance de me transformar empássaro só por alguns minutos, vocêsveriam que eu estou realmente que-rendo salvá-los!

Neste momento, o sino da igrejatocou, anunciando a meia-noite. Umavoz veio em seu pensamento:

- Agora você entende, por que Deusprecisava transformar-se em ser huma-no?

Com os olhos cheios de lágrimas,ajoelhando-se na neve, Mogo respon-deu:

- Perdoai-me Senhor Agora eu en-tendo que só podemos confiar naque-les que se parecem conosco e passampelas mesmas coisas pelas quais nóspassamos.

" Hoje, Mogo entende o verdadei-ro significado do Natal, e, acredita noDeus que, enviou seu filho JESUS, paraacreditarmos e confiarmos no Pai Cri-ador."

FELIZ NATAL!!!

Page 9: Barreirinha dezembro2014

Dezembro.2014 9JORNAL DA BARREIRINHA Edição on-line: www.issuu.com/exceuni/docs/jornaldabarreirinha-Dezembro2014

"E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram"E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram"E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram"E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram"E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieramdo oriente a Jerusalém,do oriente a Jerusalém,do oriente a Jerusalém,do oriente a Jerusalém,do oriente a Jerusalém,Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente,Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente,Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente,Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente,Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente,e viemos a adorá-lo.e viemos a adorá-lo.e viemos a adorá-lo.e viemos a adorá-lo.e viemos a adorá-lo.E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele.E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele.E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele.E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele.E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele.E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes ondeE, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes ondeE, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes ondeE, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes ondeE, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes ondehavia de nascer o Cristo.havia de nascer o Cristo.havia de nascer o Cristo.havia de nascer o Cristo.havia de nascer o Cristo.E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:E tu, Belém, terra de Judá,De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá;porque de ti sairáE tu, Belém, terra de Judá,De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá;porque de ti sairáE tu, Belém, terra de Judá,De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá;porque de ti sairáE tu, Belém, terra de Judá,De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá;porque de ti sairáE tu, Belém, terra de Judá,De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá;porque de ti sairáo Guia que há de apascentar o meu povo Israel.o Guia que há de apascentar o meu povo Israel.o Guia que há de apascentar o meu povo Israel.o Guia que há de apascentar o meu povo Israel.o Guia que há de apascentar o meu povo Israel.Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo emEntão Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo emEntão Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo emEntão Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo emEntão Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo emque a estrela lhes aparecera.que a estrela lhes aparecera.que a estrela lhes aparecera.que a estrela lhes aparecera.que a estrela lhes aparecera.E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes,E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes,E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes,E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes,E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes,participai-mo, para que também eu vá e o adore.participai-mo, para que também eu vá e o adore.participai-mo, para que também eu vá e o adore.participai-mo, para que também eu vá e o adore.participai-mo, para que também eu vá e o adore.

E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham vistoE, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham vistoE, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham vistoE, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham vistoE, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham vistono oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugarno oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugarno oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugarno oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugarno oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugaronde estava o menino.onde estava o menino.onde estava o menino.onde estava o menino.onde estava o menino.E, vendo eles a estrela, regoziram-se muito com grande alegria.E, vendo eles a estrela, regoziram-se muito com grande alegria.E, vendo eles a estrela, regoziram-se muito com grande alegria.E, vendo eles a estrela, regoziram-se muito com grande alegria.E, vendo eles a estrela, regoziram-se muito com grande alegria.E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e,E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e,E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e,E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e,E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e,prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lheprostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lheprostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lheprostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lheprostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhedádivas: ouro, incenso e mirra.dádivas: ouro, incenso e mirra.dádivas: ouro, incenso e mirra.dádivas: ouro, incenso e mirra.dádivas: ouro, incenso e mirra.E, sendo por divina revelação avisados num sonho para que nãoE, sendo por divina revelação avisados num sonho para que nãoE, sendo por divina revelação avisados num sonho para que nãoE, sendo por divina revelação avisados num sonho para que nãoE, sendo por divina revelação avisados num sonho para que nãovoltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outrovoltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outrovoltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outrovoltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outrovoltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outrocaminho".caminho".caminho".caminho".caminho".

Mateus 2:1-12Mateus 2:1-12Mateus 2:1-12Mateus 2:1-12Mateus 2:1-12

O Cenário do Presépio Narrado na BíbliaO Cenário do Presépio Narrado na BíbliaO Cenário do Presépio Narrado na BíbliaO Cenário do Presépio Narrado na BíbliaO Cenário do Presépio Narrado na Bíblia

Page 10: Barreirinha dezembro2014

Dezembro.2014210 JORNAL DA BARREIRINHAEdição on-line: www.issuu.com/exceuni/docs/jornaldabarreirinha-Dezembro2014

pesar de filósofos e sábios haverem exerci-do, tanto na antigüidade como nas idadesmoderna e contemporânea, a faculdade de

pensar, nenhum deles atribuiu jamais vida própriaaos pensamentos, nem declarou que pudessem re-produzir-se nem ter atividades dependentes e in-dependentes da vontade do homem.

A Logosofia, ao expor seus conhecimentos, apre-senta como um dos transcendentais e de vital im-portância para o homem o que se refere aos pensa-mentos.

Afirma serem entidades psicológicas que se ge-ram na mente humana, onde se desenvolvem e ain-da alcançam vida própria.

Ensina a conhecê-los, identificá-los, selecioná-lose utilizá-los com lucidez e acerto.

Tais entidades psicológicas animadas constituem-se em forças ativas de ordem construtiva a partirdo instante em que ficam subordinadas às dire-trizes da inteligência, ou seja, submetidas peloprocesso de evolução consciente a uma rigorosa

Os pensamentos e sua natureza:quando atuam a serviço da inteligência

A fiscalização que permite empregá-las a serviço ex-clusivo da inteligência.

Os pensamentos, apesar de sua imaterialidade,são tão visíveis e tangíveis como se fossem de natu-reza corpórea, porque, se é possível ver com os olhose palpar com as mãos físicas um ser ou objeto destaúltima manifestação, os pensamentos podem servistos com os olhos da inteligência e palpados comas mãos do entendimento, capazes de comprovarplenamente sua realidade subjetiva.

COMO NASCEMOs pensamentos nascem na vida mental como

conseqüência de um anelo, uma inquietude, umanecessidade, uma aspiração, um sentimento. A fa-culdade de pensar é a que tem a seu cargo sua ela-boração e a que depois fará nascer um pensamentoque chamaremos de pensamento-propósito. Estese nutre, a princípio, com o elemento psicológi-co que lhe deu vida, ou seja, com o anelo, a in-quietude, a necessidade, etc., até aparecer, fi-

nalmente, com o perfil psico1ógico que o distin-gue como descendente ou herdeiro do elemento doqual provém.

Tratando-se de propósitos edificantes, não de-verá ser preocupação da inteligência apenas aten-der, nutrir e proporcionar a esse descendente ou fi-lho o ambiente mental necessário para que nãomorra; mas, também, para que possa crescer vigoro-so, tomar corpo e alcançar sua finalidade.

Não são poucos os casos em que os pensamentosque assumem caráter de projetos inquietam perma-nentemente o espírito, mantendo desperta a aspi-ração de transformá-los em realizações; não obstan-te, tais projetos nunca chegam a manifestar-se emfatos reais. Isso se deve ao escasso vigor das ener-gias que promovem o impulso ou à incompletaformação desses pensamentos. Idênticos moti-vos são os que influem nas interrupções que seproduzem uma vez iniciado o movimento destinadoa dar-lhes efetividade.

Fonte: www.logosofia.org.br

Basta enviar por e-mail a logo e asinformações que deseja em seu

anúncio, especificando em qual dosformatos da tabela ao lado deseja

divulgar sua empresa.

*Valor mensal para publicação de no mínimo seis edições. *Manter a publicação mensal de seu anúncio lhe trará maiores resultados.

Saiba como anunciar no Jornal da Barreirinha

Módulo Valor por edição1) 7 X 6 cm .................................... R$ 75,00

2) 7 X12,5 cm................................. R$ 100,00

3) 7 X 25,5 (Rodapé) ...................... R$ 195,00

4) Rodapé Capa - Exclusivo ........... R$ 350,00

5) 17 X 25,5 (Meia página) ............ R$ 300,00

6) 34 X 25,5 (Página inteira) .......... R$ 400,00

Contato: [email protected] - Telefone: 3257-5893 / 9813-2203

PrêmioDino

Almeida

Prêmio Colunista Dino AlmeidaO Jornal da Barreirinha possui o

reconhecimento "Prêmio ColunistaDino Almeida" (Gazeta do Povo), que éconcedido aos profissionais das di-versas áreas de comunicação, queatravés de matérias de cunho huma-nitário, atuem positivamente junto àpopulação de Curitiba.

Page 11: Barreirinha dezembro2014

Dezembro.2014 11JORNAL DA BARREIRINHA Edição on-line: www.issuu.com/exceuni/docs/jornaldabarreirinha-Dezembro2014

Page 12: Barreirinha dezembro2014
Page 13: Barreirinha dezembro2014
Page 14: Barreirinha dezembro2014

Dezembro.2014214 JORNAL DA BARREIRINHAEdição on-line: www.issuu.com/exceuni/docs/jornaldabarreirinha-Dezembro2014

APTO BARREIRINHA 44M² - Desocupado! 2º andar, c/ 2dorms e demais dependências, c/ estacionamento. StaEfigênia II, próximo ao Terminal! R$140mil FINANCIA-MENTO/FGTS OK!Consulte-nos!

APARTAMENTO CENTRO 96M² - Saldanha Marinho, 2ºandar, frente, 3 quartos (2 c/ arms), 2 bwc, sala ampla,cozinha c/copa, serviço e dep empregada!R$210.000,00, estuda proposta.

APTO TINGUI 89M² - 5º andar, novo, 2 dorms, WC soci-al, sala 2 ambs, 2 sacadas, cozinha, lavanderia, 1 vagacoberta. Em piso laminado, c/ elevador! Oportunidade!R$215.000,00. Financiamento/FGTS OK!

APTO AHU - 116M² - Apto 2 dorms (c/ opção p/ 3) sendo1 suite, sala 2 ambs, cozinha, lavanderia, 1 vaga! Refor-mado! Piso madeira, portaria 24 hrs., frente. Próx Justi-ça Federal. R$245mil!

APTO CABRAL - 233M² - 4º andar, 3 dorms (1 suite),estar, TV e jantar, coz c/ arms, dep emp c/ bwc, gara-gem p/ 2 carros. Localização privilegiada, junto à IgrejaCabral/Mercadorama. Piso madeira, portaria 24 hrs., 2elev. CONSULTE-NOS!

SOBRADO BOA VISTA 130M² - Duplex, 3 dorms (1 suite),

WC social, sala 2 ambs, lavabo, cozinha c/ arms, serviço echur coberta; 2 vagas paralelas. R$315.000,00! DESOCU-PADO!

SOBRADO BOA VISTA 130M² - Duplex, piso laminado, c/ 3dorms (1 suíte c/ sacada), WC soc, sala 2 ambs, lavabo,coz c/ arms, lavanderia e chur coberta, R Dominicanos!R$380.000,00 OPORTUNIDADE!

SOBRADO PILARZINHO 132M² E 136M² - Novos! Junto aoParque Tingui, 3 pavtos. 3 dorms (1 suite c/ sac), sala 2ambs, lavabo, cozinha ampla, área serv. e quintal! 2 va-gas. Salas e ático em porcelanato, escadas em mármore!A partir de R$418.000,00. Consulte-nos!

SOBRADOS EM CONDOMÍNIO PILARZINHO 119M² - PróxCruz do Pilarzinho, linda vista da região, 3 dorms (1 suite),WC soc, atico c/ terraço, estar, lavabo, copa/cozinha con-jugados, 2 vagas. C/ porcelanato (sala), granito (pias eescadas) e laminado (dorms)! A partir de R$485mil! PRON-TO PARA MORAR! Consulte-nos!

CASA PILARZINHO 147M² - Próximo à Nilo Peçanha, lotede esquina, c/ 3 dorms (1 suíte), sala estar, sala de jantar,cozinha c/ arms, lavanderia coberta. R$400.000,00 nãofinancia. Estuda propostas!

123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901

Classificado ImobiliárioGUARATUBA 300M² - COROADOS - terreno 12 x 25, pla-no e murado em 3 faces, c/ esgoto! Apenas R$70.000,00,consulte-nos!

TERRENO - BOA VISTA 396M² - Terreno ZR-3 - NossaSenhora de Nazaré, plano e murado, 12 x 33, próximo àLodovico Geronasso! OPORTUNIDADE! R$520mil! Con-sulte-nos!

COMPRA - VENDE - ALUGA - ADMINISTRA

www.jlaimoveis.com.br3352-7574 / 9976-4269

Rua Cel. Amazonas Marcondes, 1472“Lâmpada para meus pés é a tua palavra e luz para meu caminho” (Salmo 19.105)

Garantimosintegralmente

seu aluguel

sol começa a prevalecer...e vem com força total... é

o verão que vem chegando…E traz consigo alegria, leveza,

descontração e muito romantis-mo… Um tom refrescante, emmeio a uma de estilo quente.

A moda verão 2015 traz umacartela de cores que se mesclam anatureza e vai de tons candy atéos tons mais fresh, como o ama-relo lemon, passando pelas coresdesejo, pink e dourado.

Vestidos esvoaçantes, tecidos

Moda Verão 2015

delicados com estampas florais,contrastam com peças estrutura-das de cintura marcada e saiagodê.

O animal print must have daestação aparece em saias, vesti-dos, calças e tops, aguçando o de-sejo feminino. Florais se misturamaos geométricos e abstratos fa-zendo com que as estampas rou-bem a cena nesta estação. Român-tico sim, porém moderno e ousa-do, peças que vão do dia-a-noitesem sair do clima!

O

Tendência

Page 15: Barreirinha dezembro2014

Dezembro.2014 15JORNAL DA BARREIRINHA Edição on-line: www.issuu.com/exceuni/docs/jornaldabarreirinha-Dezembro2014

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

INGREDIENTES- 01 lata de leite condensado- 03 latas de leite- 04 ovos- 04 (ou mais) pães franceses dormi-

dos ou próprios para rabanadas- 01 xícara de chá de açúcar refinado- 04 colheres (sopa) de canela em pó- Óleo para fritar

MODO DE PREPAROCorte os pães para rabanadas em fa-

tias de dois centímetros aproximada-mente e reserve.

Misture bem o leite e o leite con-densado em uma vasilha, também re-serve.

Em outra tigela, adicione os ovos ebata com um garfo até ficar bem ho-mogêneo. Aqueça o óleo em fogo altonuma panela ou frigideira. Agora faça

CulináriaReceitas de Rabanada

m dos pratos que não podem faltar no Natal é a rabanada. E naverdade você pode preparar esse pão em qualquer época do

ano. A rabanada além de saborosa, é muito prática de ser feita.U

com cada fatia de pão o seguinte: En-charque ambos os lados da fatia namistura de leite e deixe escorrer natu-ralmente numa peneira.

Em seguida passe no ovo e friteimediatamente. Para finalizar é sómisturar o açúcar e a canela, passar arabanada pela mistura e servir de pre-ferência ainda quente.

Montagem de cená-rios, efeitos especiais,decoração natalina co-ral, danças e iluminaçãodecorativa ao longo de3.500m² de área reser-vada no Bosque Salete.

Participação commais de 350 voluntári-os da comunidade quedurante os dias de apre-sentação se caracteri-zam com trajes de épo-ca para encenação das passagens bí-blicas que nortearam alguns líderesAntes de Cristo, até o nascimento domenino Jesus.

Tudo ao vivo, com narração, mú-sicas, acomodação em bancos ao lon-go do bosque e ao ar ivre.

Festividade natalina, com cunhocultural, educacional e solidário.

INGRESSO: 1Kg de alimento não

Natal de Luz com Jesus

perecível e não vencido ou R$ 3,00/pessoa. (Os alimentos serão doadospara famílias carentes através da As-sociação N.S. da Salette).

HORÁRIO: Às 20:00hLOCAL: Bosque Nossa Senhora da

Salete - ua Lange de Morretes, 533 -Jd. Social - (41) 3262-3132 -

Obs: Como o evento é ao ar livrese chover ele será cancelado .

Evento

Page 16: Barreirinha dezembro2014

Dezembro.2014216 JORNAL DA BARREIRINHAEdição on-line: www.issuu.com/exceuni/docs/jornaldabarreirinha-Dezembro2014

"Não compre, adote"Animais disponiveis para

adoção na Clinica São Lourenço.Veja telefone e endereço

dom seg ter qua qui sex sab1 2 3

4 5 6 7 8 9 1011 12 13 14 15 16 1718 19 20 21 22 23 2425 26 27 28 29 30 31

dom seg ter qua qui sex sab1 2 3 4 5 6 78 9 10 11 12 13 14

15 16 17 18 19 20 2122 23 24 25 26 27 28

dom seg ter qua qui sex sab1 2 3 4 5 6 78 9 10 11 12 13 14

15 16 17 18 19 20 2122 23 24 25 26 27 2829 30 31

dom seg ter qua qui sex sab1 2 3 4

5 6 7 8 9 10 1112 13 14 15 16 17 1819 20 21 22 23 24 2526 27 28 29 30

dom seg ter qua qui sex sab1 2

3 4 5 6 7 8 910 11 12 13 14 15 1617 18 19 20 21 22 2324 25 26 27 28 29 3031

dom seg ter qua qui sex sab1 2 3 4 5 6

7 8 9 10 11 12 1314 15 16 17 18 19 2021 22 23 24 25 26 2728 29 30

dom seg ter qua qui sex sab1 2 3 4

5 6 7 8 9 10 1112 13 14 15 16 17 1819 20 21 22 23 24 2526 27 28 29 30 31

dom seg ter qua qui sex sab1

2 3 4 5 6 7 89 10 11 12 13 14 1516 17 18 19 20 21 2223 24 25 26 27 28 2930 31

dom seg ter qua qui sex sab1 2 3 4 5

6 7 8 9 10 11 1213 14 15 16 17 18 1920 21 22 23 24 25 2627 28 29 30

dom seg ter qua qui sex sab1 2 3

4 5 6 7 8 9 1011 12 13 14 15 16 1718 19 20 21 22 23 2425 26 27 28 29 30 31

dom seg ter qua qui sex sab1 2 3 4 5 6 78 9 10 11 12 13 14

15 16 17 18 19 20 2122 23 24 25 26 27 2829 30

dom seg ter qua qui sex sab1 2 3 4 5

6 7 8 9 10 11 1213 14 15 16 17 18 1920 21 22 23 24 25 2627 28 29 30 31