baqo 01

8
01 - BSB 1. Ao receber este caderno, confira atentamente se contém quarenta e nove questões (49), correspondentes ao primeiro bloco de questões objetivas, corretamente ordenadas de 1 a 49. 2. Confira se este caderno contém 13 (treze) páginas. 3. Caso este caderno esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, solicite na secretaria um novo caderno de questões. 4. Você encontrará dois tipos de questões objetivas: MÚLTIPLA ESCOLHA e CERTO e ERRADO. Nas questões do tipo múltipla escolha, marque, em cada uma, a única opção correta (A, B, C, D, E), de acordo com o respectivo comando. Nas questões do tipo CER- TO e ERRADO, que têm quatro itens cada, marque, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO, ou o campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO. 5. Recomenda-se não marcar ao acaso: em cada questão do múltipla escolha e em cada item do tipo CERTO e ERRADO, se a resposta divergir do gabarito oficial, o candidato receberá pontuação negativa conforme consta no edital do CACD 2009. 6. Não utilize borracha, lápis, lapiseira (grafite) e/ou qualquer material de consulta que não seja fornecido pelo Curso Clio. 7. O tempo para realização do BAQO é de quatro horas contínuas, já incluído o tempo destinado ao preenchimento da folha de resposta. 8. Ao terminar a prova, entregue, na secretaria do curso, este caderno de questões e a folha de resposta. 9. A desobediência a qualquer uma das determinações constantes no presente caderno, contrato ou na folha de respostas poderá implicar a anulação de sua prova. 10. Este caderno será devolvido na próxima semana somente com a identificação do alu- no na prova. Agenda (datas prováveis) 29/06/2009, até às 20h (horário de Brasília): gabarito e ranking definitivos serão disponibilizados na secretaria do Curso Clio.

Upload: angela-beck

Post on 31-Dec-2015

46 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

01 - BSB

1. Ao receber este caderno, confira atentamente se contém quarenta e nove questões(49), correspondentes ao primeiro bloco de questões objetivas, corretamente ordenadasde 1 a 49.2. Confira se este caderno contém 13 (treze) páginas.3. Caso este caderno esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, solicite na secretariaum novo caderno de questões.4. Você encontrará dois tipos de questões objetivas: MÚLTIPLA ESCOLHA e CERTO eERRADO. Nas questões do tipo múltipla escolha, marque, em cada uma, a única opçãocorreta (A, B, C, D, E), de acordo com o respectivo comando. Nas questões do tipo CER-TO e ERRADO, que têm quatro itens cada, marque, para cada item: o campo designadocom o código C, caso julgue o item CERTO, ou o campo designado com o código E, casojulgue o item ERRADO.5. Recomenda-se não marcar ao acaso: em cada questão do múltipla escolha e em cadaitem do tipo CERTO e ERRADO, se a resposta divergir do gabarito oficial, o candidatoreceberá pontuação negativa conforme consta no edital do CACD 2009.6. Não utilize borracha, lápis, lapiseira (grafite) e/ou qualquer material de consulta que nãoseja fornecido pelo Curso Clio.7. O tempo para realização do BAQO é de quatro horas contínuas, já incluído o tempodestinado ao preenchimento da folha de resposta.8. Ao terminar a prova, entregue, na secretaria do curso, este caderno de questões e afolha de resposta.9. A desobediência a qualquer uma das determinações constantes no presente caderno,contrato ou na folha de respostas poderá implicar a anulação de sua prova.10. Este caderno será devolvido na próxima semana somente com a identificação do alu-no na prova.

Agenda (datas prováveis)29/06/2009, até às 20h (horário de Brasília): gabarito eranking definitivos serão disponibilizados na secretaria doCurso Clio.

BAQO_2009.01_BSB

Suponha que o mercado de feijão seja formado pelos seguintes componentes:

DEMANDA: P = 550 – 5QOFERTA: P = 100 + 10Q Questão 01Calcule, respectivamente, o preço e a quantidade de equilíbrio:

a. 125 / 30b. 160 / 60c. 500 / 60d. 200 / 80e. 400 / 30

Questão 02No equilíbrio, qual a receita total dos produtores e os gastos totais dos consumidores?

a. 1000 / 5000b. 10000 / 20000c. 12000 / 12000d. 16000 / 16000e. 30000 / 40000

Questão 03Qual o excedente do consumidor, do produtor e o excedente total no equilíbrio?

a. 1225 / 3000 / 4250b. 2250 / 4500 / 6750c. 4500/ 9000/ 13500d. 2000 / 4000/ 8000e. 1000/ 2000/ 2000

Suponha agora que houve um fator climático positivo. O novo equilíbrio será agora quando a quantidade for igual a 40.Questão 04Qual o novo preço de equilíbrio?

a. 250b. 300c. 350d. 400e. 450

Questão 05Qual foi a variação no excedente do consumidor, comparando o equilíbrio original (da questão “1”) com o novo equilíbrio após fator climáticopositivo (da questão “4”).

a. 1500b. 1750c. 2000d. 2750e. 4000

Desconsidere a existência do fator climático positivo. Suponha agora que o governo resolva adicionar um imposto específico (sobre quantidade)sobre os produtores de forma que a nova quantidade de equilíbrio seja igual a 20.Questão 06Qual o novo preço de equilibro e qual o valor do imposto sobre quantidade?

a. 250 / 100b. 300 /150c. 350 / 100d. 400 / 200e. 450 / 150

Questão 07Qual o peso morto do imposto e o novo excedente dos consumidores?

a. 750 / 1000b. 600 / 1500c. 650 / 1500d. 700 / 1000e. 0 / 3000

Questão 08O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou em outubro de 2008 um estudo denominado Regiões de Influência dasCidades. O estudo mostra as redes formadas pelos principais centros urbanos do País, baseadas na presença de órgãos do executivo, dojudiciário, de grandes empresas e na oferta de ensino superior, serviços de saúde e domínios de internet. Tais redes, às vezes, se sobrepõemà divisão territorial oficial, estabelecendo forte influência até mesmo entre cidades situadas em diferentes unidades da federação. Seusresultados evidenciam transformações da rede urbana brasileira e são objeto das questões apresentadas a seguir que devem ser julgadascomo certas ou erradas.

I. Uma primeira grande diferença no que diz respeito à hierarquia urbana no país é o fato de São Paulo se isolar no topo da mesma,separando-se do Rio de Janeiro, que também ocupava o patamar mais alto da rede. Dessa maneira, a cidade de São Paulo é apontada comoa única metrópole global no novo estudo.II. O crescimento das cidades médias é um fenômeno evidente na análise da atual estrutura da rede urbana. Nesse sentido, a emergência decentros intermediários, como resultado da própria desconcentração da produção no país, ocorre de maneira indistinta pelo país, beneficiandofortemente todas as regiões.III. É possível observarmos um crescimento expressivo de algumas metrópoles como Manaus. O caso da capital amazonense é particularmenterelevante pelo fato de sua região de influência se tornar maior do que a de centros tradicionais como Belo Horizonte no que diz respeito à área,à população e ao valor.IV. O estudo mostra ainda o crescimento da capacidade de polarização de Brasília, metrópole que se consolida em escala nacional, colocando-se lado a lado com o Rio de Janeiro na nova hierarquia da rede urbana brasileira.

Questão 09A cultura da cana-de-açúcar constitui, ainda que com oscilações, uma das mais relevantes atividades econômicas do território brasileirodesde o período colonial. A respeito da introdução da canavicultura, seu espalhamento pelo território e as transformações na sua basetécnica, julgue as questões que seguem.

I. A justificativa de implantação da cultura no território brasileiro apresenta um fundamento estritamente econômico, uma vez que não havia,ainda, interesse português na ocupação do território colonial na América. Nesse sentido, a introdução da cultura no solo massapê das várzeaslitorâneas do Nordeste se dá a partir de iniciativas particulares que visavam a ganhos com o empreendimento agrícola.II. O Proálcool de 1975 representa um ponto de inflexão na localização da cultura no país. A partir dos incentivos dados pelo programa paraa expansão da cultura com vistas à produção de etanol, o estado de São Paulo vai progressivamente se tornando o principal pólo produtor,deixando para trás áreas tradicionais do Nordeste.III. O fato de São Paulo representar contemporaneamente a maior área produtora de cana-de-açúcar no país não representa, contudo,transformações profundas na base técnica na produção, uma vez que se observa a manutenção das mesmas técnicas antiquadas como nosmostra o exemplo do corte manual, prática extenuante baseada na exploração de uma mão-de-obra de baixo custo. Assim, não há ganhos tãosignificativos no que diz respeito à produtividade.IV. A expansão da canavicultura passa hoje pela discussão de seus impactos ambientais. Nesse sentido, as maiores preocupações dizemrespeito à Amazônia, cujo clima quente e permanentemente úmido é naturalmente propício para o cultivo.

Questão 10O processo de desconcentração da indústria brasileira pode ser mais claramente observado a partir da década de 1970 com acréscimo daparticipação de todas as regiões, com exceção do Sudeste. A respeito das causas e impactos desse processo, julgue as questões abaixoquanto à sua correção.

I. O processo de desconcentração da indústria brasileira ocorre, primordialmente, por conta de opções do próprio capital em busca de umafastamento dos custos causados pela altíssima concentração na região metropolitana de São Paulo. O Estado, por outro lado, atua muitopouco no sentido de um planejamento para a desconcentração.II. A região Sudeste é, dentre as macrorregiões do país, a única que apresenta perdas. Contudo, podemos observar que as perdas da regiãometropolitana de São Paulo são maiores que as perdas de todo o Sudeste, mostrando que parte dos investimentos provenientes do entornode São Paulo permanece na própria região.III. A desconcentração se acentua a partir de década de 1990, momento em que áreas com muito pouco dinamismo passam a atrair investimentosatravés de políticas fiscais com incentivos para as empresas.IV. Com as fortes perdas no setor industrial na região metropolitana de São Paulo, nota-se uma clara tendência de decréscimo da participaçãoda capital paulista na composição do PIB nacional. Essa tendência tem se acentuado nos últimos anos em virtude do crescimento do interiordo estado, que tem desviado investimentos antes dirigidos para a capital.

Questão 11O crescimento industrial recente nas macrorregiões do território brasileiro não se dá de maneira homogênea, de forma que cada regiãoapresenta peculiaridades nesse processo. A respeito das diferenças regionais no crescimento industrial, julgue as questões que seguemabaixo.

I. A região Sul é aquela que mais cresce a partir das perdas do Sudeste. Além de capturar boa parte da saída de investimentos, é notável ocrescimento de empresas da própria região, uma vez que se apresentam as melhores condições fora da concentração do Sudeste. Essacomplementaridade que o Sul vem apresentando em relação ao Sudeste é, justamente, uma das razões pelas quais Milton Santos cunha otermo Região Concentrada.II. O Nordeste observa um crescimento industrial acelerado, com significativo reflexo na participação da região na composição do valorindustrial produzido no Brasil. Isso se dá pelo fato de que os setores que crescem na região são essencialmente intensivos em tecnologia.III. O desenvolvimento do Centro-Oeste é profundamente calcado no setor agroindustrial. Nesse sentido, é importante destacar a presençacrescente de setores que compõem a chamada indústria à montante no modelo do CAI, que já representam uma produção mais importante doque a do setor à montante.IV. O declínio da Zona Franca de Manaus na década de 1990 representa um impacto forte na participação da região Norte, uma vez que seupólo industrial, juntamente com a atividade mineradora, respondeu pelo expressivo crescimento da região desde a década de 1970. Hoje,contudo, pode-se perceber uma recuperação da Zona Franca que começa a revitalizar o crescimento do Norte.

Questão 12A expansão da fronteira agrícola no Brasil constitui um processo de grande importância, seja pela abrangência da área envolvida, seja pelosimpactos decorrentes para o país. Assim, analise as questões apresentadas a seguir e julgue-as como certas ou erradas.

I. A expansão horizontal da produção agrícola do Brasil é um esforço iniciado desde o governo de Getúlio Vargas. Há dois sentidos fundamentaisenvolvidos nesse esforço: o primeiro deles é um sentido geopolítico, de integração do território, evidenciado pela idéia de “marcha para ooeste”; o segundo sentido é econômico, uma vez que o aumento da produção daria conta da consolidação do Brasil como um exportador dealimentos.II. Uma das áreas de incorporação à moderna cultura de grãos é aquela conhecida como Nordeste Ocidental, compreendendo partes daBahia, Maranhão e Piauí. A expansão para essa área representa uma continuidade do movimento do Centro-Oeste, uma vez que constituiuma área de transição do domínio do Cerrado.III. A expansão da fronteira agrícola para o Centro-Oeste, sobretudo em associação com a cultura da soja, representou um esforço detransformação técnica, incentivado tanto por investimentos estrangeiros quanto por investimentos nacionais.IV. Ao se constatar a Amazônia como uma área privilegiada atualmente no movimento de expansão da fronteira agrícola, a temática ambientalsurge com muita força, uma vez que esse grande domínio com imenso potencial a partir de sua biodiversidade é a única possibilidade decrescimento para culturas importantes nas exportações brasileiras como pecuária e soja.

Questão 13As questões apresentadas abaixo discutem elementos do processo de ocupação da Amazônia. Julgue-as quanto à sua correção.

I. Durante muito tempo a Amazônia foi encarada como uma fronteira de ocupação ou integração do território, dada a sua característica debaixa densidade demográfica. Apesar disso, os primeiros marcos do planejamento brasileiro para a região só irão aparecer com os governosmilitares.II. A integração da Amazônia apresenta uma base geopolítica significativa. Dentro da lógica da doutrina de segurança nacional, o desenvolvimentoamazônico seria o caminho para garantir a soberania brasileira em relação a essa grande parcela do território.III. As discussões atuais a respeito da preservação do domínio amazônico se tornam ainda mais relevantes frente à constatação de queapenas uma pequena parte da região está inserida em algum tipo de unidade de conservação.IV. A expansão dos eixos rodoviários em direção à Amazônia representou a ruptura com um padrão histórico da ocupação da região. Essepadrão foi baseado na bacia hidrográfica, razão pela qual é chamado padrão dendrítico.

Questão 14Os itens apresentados abaixo trazem descrições das regiões brasileiras a partir da proposta de regionalização feita por Milton Santos. Assinalea alternativa INCORRETA.

a. A região Nordeste apresenta-se como uma região onde predominam atividades muito mais alicerçadas no trabalho que no capital.b. A região Norte, em virtude da abrangência do domínio amazônico e seu potencial de recursos é visto como uma fronteira do capital.c. O Centro-Oeste constitui uma periferia de ocupação recente, onde ocorreu a implantação de um meio técnico-científico-informacionaldiretamente sobre um meio natural.d. A região Sul apresenta, em relação ao Sudeste, um grau inferior de difusão do meio técnico-científico-informacional, apresentando-se comouma periferia integrada.e. O crescimento do Sul e sua complementaridade com o Sudeste levam à concepção de Região Concentrada.

Questão 15A respeito dos Estados Modernos da Europa Ocidental entre os séculos XV e XVIII, julgue (C ou E) os itens abaixo:

I. O processo de formação e consolidação do Estado moderno europeu passou pela superação de dois obstáculos poderosos: os interessescentrífugos dos senhores feudais e as forças centrípetas da autoridade universal da Igreja Católica.II. A autonomia decisória do monarca moderno impôs a busca por autonomia financeira do Estado, obtida por meio de políticas econômicasintervencionistas e voltadas à montagem de uma burocracia e de exército próprio.

Questão 47Based on the text, it is possible to affirm that

I. The IMF and the World Bank have undermined the states’ role in providing food security to their citizens by imposing internal reformsregarding investments.

II. The Green Revolution has rendered many countries impervious to food scarcity.

III. The food crisis left in its wake dire political consequences, such as the overthrowing of a number of rulers.IV. Had commodity prices not decreased, developing countries would be undergoing dearth.

Questão 48

In the passage “But the ___________ of the commodity bubble eased those pressures” (paragraph 1), the blank can be adequately filledwith

a. blowing

b. shattering

c. exploding

d. bursting

e. erupting

Questão 49In accordance with the text, judge – right (C) or wrong (E) – the items below.

I. In the passage “This spring, disaster loomed in the global food market.” (paragraph 1), “ loomed in” could be adequately replaced by“struck”.

II. Before the nineteen-eighties, governments in developing countries were allowed to grant substantial subsidies for farmers to acquireexpensive seeds.

III. In the sentence “But the recent price drop doesn’t provide any long-term respite ________ the threat of food shortages or future pricespikes.” (paragraph 2), the correct preposition to fill the blank is “for”.IV. Based on the passage “Precipitous increases in the prices of staples like rice (up more than a hundred and fifty per cent in a few months)and maize provoked food riots” (paragraph 1), the correct definition of “staples” is “food”.

III. A consolidação do Estado absolutista e do monopólio da violência só foi obtida plenamente após a imposição do monopólio da fé, devidoà legitimação do poder absoluto do rei por meio da vontade divina.IV. A supremacia inglesa, obtida após sucessivas vitórias contra Espanha, Holanda e França, influenciou os processos de modernizaçãopromovidos por Estados Modernos no século XVIII, sob a inspiração do ideário racionalista que motivaria revoluções no final desta centúria.

Questão 16O português veio ao Brasil em 1500, em expedição a caminho da Índia. Nos três primeiros decênios do século XVI, o Brasil esteve de lado,embora não de fora das preocupações do colonizador: algum comércio se fez, houve pequenas expedições e alguns portugueses ficaram. Em1530, veio a primeira expedição importante, sob o comando de Martim Afonso de Sousa: sugeriu-se ao rei o estabelecimento do sistema decapitanias. O donatário deveria investir capital, poderia fazer a doação de terras, teria de defendê-las contra o índio ou o estrangeiro, recebendoem troca suas rendas, fora os direitos da Coroa. Ante o malogro da descentralização, o português mudou o sentido da colonização e estabeleceu,em 1548, o governo-geral.O traço básico da economia era a ausência de autonomia do produtor, dependente de outro centro. A colônia existia para a metrópole.Fornecedora de bens primários, a colônia entregou-se à agricultura ou à atividade extrativa — vegetais ou minerais —, sendo-lhe, em regra,vedada a indústria.Na formação étnica e cultural, o fator predominante foi o português. Os nativos, os índios, encontravam-se no estágio da Idade da Pedra,contrastando com alguns núcleos encontrados pelos espanhóis. A ação indígena para a formação do Brasil pode ser contada na agricultura(técnicas e espécies), na coleta de resinas e fibras, nos utensílios e instrumentos de caça e pesca.Deles, folclore, magia, lendas e vocabulário foram, em pequena parte, incorporados. A influência máxima do negro africano deu-se no trabalho,mas também na alimentação, no folclore, nas crenças religiosas, na música e na dança. A presença do negro assinalou fundamente a etniabrasileira, sendo o século XIX marcado pelo problema da luta contra a escravidão e por certos conflitos étnicos, que se projetam até nossosdias.Francisco Iglesias. História geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 1989, p. 52-64 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico brasileiro do período colonial ao século XIX, julgue os itensseguintes.

I. A expedição de Martim Afonso marcou, a rigor, o efetivo início da colonização portuguesa no Brasil.II. Em decorrência do rápido esgotamento da mineração, adotou-se, na colônia, a agricultura intensiva voltada para o mercado externo, acana-de-açúcar, produzida prioritariamente em São Vicente e, em escala menor, no Nordeste brasileiro.III. No texto, sugere-se que, salvo algumas exceções, as populações nativas do Brasil encontradas pelos portugueses equiparavam-seculturalmente aos incas e aos maias.IV. Pelo destaque dado no texto à preponderância portuguesa na formação étnico-cultural brasileira, conclui-se que o autor desconsidera ofato de o idioma falado no país resultar de influências maiores dos indígenas e dos africanos.

Questão 17Quanto aos aspectos políticos e administrativos da vida colonial na América Portuguesa, julgue os seguintes itens.

I. Na América Portuguesa, o absolutismo português se reproduzia por meio dos governadores-gerais e, posteriormente, vice-reis, consideradosa “sombra” do monarca no ultramar.II. A centralização do exercício do poder no Império Português excluía os colonos da burocracia estatal, monopolizada por funcionários reinóisque serviam à Coroa no ultramar.III. A instalação do governo-geral, concomitante ao início da ação oficial dos missionários inacianos na América Portuguesa, representou oabandono da alternativa descentralizadora das capitanias hereditárias, diante de seu fracasso em viabilizar a efetiva colonização das possesportuguesas no Novo Mundo.IV. As câmaras municipais constituíram instituição típica do Império Português, reproduzindo-se por todos os domínios ultramarinos de Portugal.Controladas, na América, pelos “homens bons”, as câmaras constituíram-se, na prática, em locus privilegiado de negociação entre forçascentrífugas e forças centrípetas do Império.

Questão 18Sobre as dinastias européias que governaram Portugal entre os séculos XIV e XX, julgue os itens seguintes:

I. A dinastia de Avis, que chegou ao poder na Revolução de Avis (1383-1385), foi responsável por promover o processo de Expansão Marítimaportuguês, que teve seu auge sob d. Manuel I, “o Venturoso” (1495-1521).II. A dinastia de Avis chegou ao fim com a União das Coroas Ibéricas (1580-1640), período no qual o Império ultramarino português foidrasticamente reduzido, devido à reação de várias potências européias ao crescente poder dos Habsburgo no mundo.III. A casa de Bragança liderou a Restauração Portuguesa, que pôs fim à União Ibérica e à dinastia filipina devido às repetidas violações deFilipe IV de Espanha (1621-1640) aos termos do juramento de Tomar (1581).IV. A Dinastia Brigantina, que ascendeu ao poder no 1 de dezembro de 1640, foi também a primeira e única dinastia brasileira. Ambas foramafastadas do poder por golpes republicanos, no século XIX.

Questão 19A respeito das principais atividades econômicas praticadas na América Portuguesa e sua relação com a configuração do território brasileiro,julgue os itens seguintes:

I. A expansão da lavoura canavieira, inicialmente restrita ao litoral do território português na América, resultou em flagrante violação dos limitesestabelecidos no Tratado de Tordesilhas.

III. In the passage “That is the snapshot of European voters captured by elections to the European Parliament that ended _____ June 7th afterfour days of voting _____ 27 countries” (paragraph 1), the correct prepositions to fill the blanks are, respectively “in” and “within”.IV. The insulation from outlandish cultures and peoples is reflected in the guidelines of victorious parties in the Netherlands, Austria, Denmark,Britain, Finland, Greece and Italy.

Questão 44Based on the text, it can be deduced that

I. The recent elections revealed a clear picture of where the European Union is headed, inasmuch as they have underscored anunmistakable shift towards conservative and xenophobic center-right parties.

II. The number of absentees has plummeted in the recent elections, especially in Scandinavian countries and Estonia.

III. Banishing immigrants from European countries, along with closing the floodgates to immigration in general, is a concern of most Europeansat present.IV. Owing to its internal concurrence, the French Socialist Party nearly fell from second to third place in the polls.

Questão 45Based on Text 1, mark the only incorrect option:

a. Far-right conservative parties have earned many votes from disgruntled Europeans based on their promises to shore the EuropeanUnion.

b. Both in France and Germany, Green parties exercise a considerable amount of influence and display high levels of acceptance by thepeople.

c. In general terms, the elections did not dislodge those previously in office.

d. Extremism is portrayed in the text as something devilish.

e. The shift to right-winged parties occurred mainly because center-left parties did not exploit the economic recession to their favor.

Questão 46In the passage “The far left picked _______ a seat in Denmark, but did not break ________ in France and Germany.” (paragraph 4), the blankscan be, respectively, filled with

a. out; up

b. up; through

c. through; over

d. over; off

e. off; out

Text 2

This spring, disaster loomed in the global food market. Precipitous increases in the prices of staples like rice (up more than a hundred and fiftyper cent in a few months) and maize provoked food riots, toppled governments, and threatened the lives of tens of millions. But the ___________of the commodity bubble eased those pressures, and food prices, while still high, have come well off the astronomical levels they hit in April. ForAmericans, the drop in commodity prices has put a few more bucks in people’s pockets; in much of the developing world, it may have savedmany from actually starving. So did the global financial crisis solve the global food crisis?Temporarily, perhaps. But the recent price drop doesn’t provide any long-term respite _______ the threat of food shortages or future pricespikes. Nor has it reassured anyone about the health of the global agricultural system, which the crisis revealed as dangerously unstable. Fourdecades after the Green Revolution, and after waves of market reforms intended to transform agricultural production, we’re still having a hardtime insuring that people simply get enough to eat, and we seem to be more vulnerable to supply shocks than ever.It wasn’t supposed to be this way. Over the past two decades, countries around the world have moved away from their focus on “food security”and handed market forces a greater role in shaping agricultural policy. Before the nineteen-eighties, developing countries had so-called “agriculturalmarketing boards,” which would buy commodities from farmers at fixed prices (prices high enough to keep farmers farming), and then storethem in strategic reserves that could be used in the event of bad harvests or soaring import prices. But in the eighties and nineties, often as partof structural-adjustment programs imposed by the I.M.F. or the World Bank, many marketing boards were eliminated or cut back, and grainreserves, deemed inefficient and unnecessary, were sold off. In the same way, structural-adjustment programs often did away with governmentinvestment in and subsidies to agriculture—most notably, subsidies for things like fertilizers and high-yield seeds.

From <www.newyorker.com> (adapted)

II. A pecuária, progressivamente “empurrada” para o interior do território pela expansão da lavoura, foi umas das atividades econômicasresponsáveis por fixar colonos portugueses além dos limites de Tordesilhas, já no século XVII.III. Em fins do século XVII, os conflitos pelo controle da região mineradora levaram os bandeirantes a desbravar terras do futuro Mato Grosso,onde foram encontradas reservas de ouro cujo acesso era obtido através da navegação da Bacia do Prata.IV. O extrativismo de drogas do sertão viabilizou, no século XVIII, a ocupação da Bacia Amazônica por jesuítas e religiosos de outras ordenscatólicas, que exploravam a mão-de-obra indígena para localizar as especiarias amazônicas e para defender o território português do assédiode espanhóis.

Questão 20Julgue (C ou E) os itens abaixo, a respeito dos aspectos estruturantes da Expansão Marítima e da dinâmica econômica em que se inseria aAmérica Portuguesa:

I. O Renascimento comercial e urbano, na Baixa Idade Média, foi componente essencial da crise do feudalismo, inserindo-se entre as causasda Expansão Marítima.II. Em Portugal, a centralização precoce do Estado, relacionada à Reconquista da península ibérica, explica o pioneirismo luso nas GrandesNavegações.III. Se interpretada como desdobramento da Expansão Marítima e Comercial, a colonização típica da época Moderna insere-se na dinâmicaeconômica do mercantilismo europeu, voltada à acumulação de capitais por meio da circulação de mercadorias.IV. O sentido da colonização da América foi, predominantemente, vinculado às flutuações do mercado externo, o que impediu a reproduçãointerna da economia colonial e inviabilizou a acumulação de capitais na periferia do nascente capitalismo europeu.

Questão 21“(...) a reprodução da economia colonial não é inteiramente comandada pelas variações conjunturais do mercado internacional; seisto é verdade, resta saber: o que influenciaria tal ritmo? Ao nosso ver, esta pergunta é respondida se considerarmos a Colônia comouma sociedade, com as suas estruturas e hierarquias econômicas e sociais. Em realidade, o ritmo da economia colonial seriacomandado pela lógica e necessidades da reiteração da sociedade colonial”.

(FRAGOSO, João Luís Ribeiro. Homens de grossa aventura: acumulação e hierarquia na praça mercantil do rio de janeiro (1790-1830).Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 1992, p. 243)

Atualmente vários trabalhos vêm procurando realizar uma revisão sobre a estruturação da economia colonial brasileira. Assim, esses novostrabalhos contestam as teses do “sentido da colonização” e do “Antigo Sistema Colonial”, as quais afirmam que a atividade colonizadora:

a. Previa o afrouxamento do exclusivo colonial como forma de cooptação política dos colonos, permitindo, desta forma, acumulações internas,embora fosse subordinada à expansão comercial européia.b. Foi um desdobramento da expansão comercial européia e, nesse sentido, a realização da produção colonial dava-se na especializaçãopara o abastecimento do mercado externo.c. Foi pensada enquanto complementar a economia metropolitana, o que não significa dizer que os capitais investidos na produção colonialfossem exclusivamente da burguesia metropolitana e voltados para enriquecê-la.d. Era dotada de ritmos próprios, os quais regulavam o sentido da produção colonial para uma transferência de excedentes para a metrópole,mas não para uma subordinação total desta economia ao capital mercantil europeu.e. Não era totalmente regulada por uma transferência de excedentes para o mercado externo, sendo o sentido da colonização, deste modo,muito mais uma categoria de subordinação política do que econômica.

Questão 22Sobre a política externa do Governo Dutra, assinale a alternativa correta:

a. O alinhamento automático de Dutra subordinou a agenda do desenvolvimento às questões de segurança, a julgar pela assinatura do TIARno âmbito da OEA.b. A excessiva subordinação do Governo Dutra levou, no final dos anos 1940, ao desprestígio da diplomacia brasileira, sobretudo junto à ONU,onde o país não conseguiu viabilizar a candidatura de Oswaldo Aranha para a presidência do Conselho de Segurança.c. As empresas britânicas foram bastante prejudicadas em função da nacionalização de companhias de serviços públicos.d. Finda as negociações de paz, o Brasil rompeu relações diplomáticas com a União Soviética em clara resposta às pressões norte-americanas.e. Nos fóruns internacionais, o Brasil seguia o voto americano, mesmo quando isso significava restrições à soberania nacional.

Questão 23Acerca das relações internacionais do Brasil durante o governo Dutra, julgue as afirmativas que seguem:

I. O governo Dutra possui tom marcadamente anticomunista, a julgar pela cassação da legenda do Partido Comunista Brasileiro e dosmandatos de representantes eleitos pela referida legenda.II. No que tange aos Estados Unidos, acreditava-se na existência de uma aliança especial em resposta ao apoio brasileiro na Segunda GuerraMundial. O bom relacionamento com Washington é evidenciado pelo fato de Dutra ter sido o primeiro presidente brasileiro a visitar os EUA emcaráter oficial.III. Tomando como base o “memorando da frustração”, nota-se que a suposta “aliança especial” entre Brasil e Estados Unidos não passara deuma ilusão.IV. Os EUA só sinalizariam com ajuda econômica no governo subseqüente por meio da Comissão Mista Brasil - Estados Unidos para odesenvolvimento.

a. O monismo entende que por formarem uma unidade não é necessário qualquer procedimento de recepção para que a norma internacionalpossa ser aplicada internamenteb. O monismo internacionalista propugna pela primazia do direito interno respeitando-se a soberania que é princípio do Direito Internacional,enquanto o monismo constitucional defende a primazia das normas internacionaisc. O dualismo propugna pela necessidade de um procedimento de recepção para que a norma internacional possa ser aplicada internamented. O dualismo moderado dispensa a necessidade de uma lei interna para que a norma internacional possa ser aplicada internamente, mas nãodispensa um procedimento de recepçãoe. O dualismo radical propugna pela necessidade de uma lei interna para que a norma internacional possa ser aplicada internamente após oprocedimento de recepção

Questão 42Sobre a recepção de tratados de Direitos Humanos no Brasil, julgue (C ou E) os itens abaixo:

I. A Emenda Constitucional 45 de 2004 consagrou a teoria monista de relacionamento entre o Direito interno e o Direito Internacional, confirmandoa aplicação imediata dos tratados de direitos humanos em harmonia com o parágrafo 1º do art. 5º da Constituição FederalII. A prática jurisprudencial brasileira passou recentemente a entender que os tratados de direitos humanos apresentam hierarquia diferenciada:se aprovados pelo procedimento da Emenda Constitucional 45 de 2004 têm status de emenda constitucional e se aprovados anteriormente aeste procedimento têm caráter supra-legal e infraconstitucionalIII. A prática brasileira estabelecida após a Emenda Constitucional 45 de 2004 entende que para os tratados aprovados sob o procedimentodesta não é necessário decreto de promulgaçãoIV. O procedimento especial criado pela Emenda Constitucional 45 de 2004 para os tratados de direitos humanos prevê a aprovação dosmesmos pela Câmara dos Deputados, em 2 turnos de votação por 3/5 dos votos, e pelo Senado Federal em 2 turnos de votação por 2/5 dosvotos

Text 1

Swing low, swing right Conservative, fretful about immigration and in no mood to tolerate scandals among the ruling classes. That is the snapshot of European voterscaptured by elections to the European Parliament that ended _____ June 7th after four days of voting _____ 27 countries. European campaignsare usually dominated by local and national concerns, making them hard to read. But this time there was no _______ some broad trends. Thecentre-left failed to capitalise on an economic crisis tailor-made for critics of the free market. Support for mainstream centre-right parties heldsteady or fell slightly. Incumbents were not uniformly punished, but those caught in scandals involving power, privilege and perks were. And achunky protest vote went to populist and far-right outfits vowing to close borders, expel immigrants or dismantle the European Union. Average turnout dropped two points, to 43%, the lowest since 1979. But that conceals wide variations. In Scandinavian countries and Estoniaturnout rose sharply. In most populous countries it fell or stayed low. Everywhere it was below levels in recent national elections, notes RichardRose of Aberdeen University.Britain’s grumpy relations with the EU were left more ambiguous than ever. Voters angered by the recession and the parliamentary-expensesscandal deserted the Labour Party, giving it just 16% of the vote. That pushed Labour into third place, behind a Conservative Party campaigningto return powers from Brussels and the United Kingdom Independence Party, which wants to leave the EU. The Conservative leader, DavidCameron, has pledged to take his 25 members of the European Parliament (MEPs) out of the centre-right European People’s Party (EPP) intoa new anti-federalist group with allies drawn from footloose parties around Europe. The Tories have the numbers (the threshold is 25 MEPs) butthey need members from at least seven countries. Mr Cameron has signed up the Czech Civic Democrats and Law and Justice from Poland.But finding others who share his Euroscepticism yet believe in free trade and do not exude a sulphurous whiff of extremism may be tricky.The new parliament will have plenty of what Professor Rose calls “drawbridge parties” that want to defend national boundaries against alieninfluences, including Brussels. In the Netherlands the Party of Freedom, led by Geert Wilders, vows to ban the Koran, scrap the parliament andkick out Romania and Bulgaria. In Finland the anti-immigrant “True Finns” party came from nowhere to win a seat. In Hungary three seats wentto the xenophobic Jobbik, which has a “civil defence” militia, the Hungarian Guard. Far-right, anti-immigrant parties gained seats in Austria,Denmark, Greece, Italy and Slovakia. The British National Party took two seats. The far left picked ________ a seat in Denmark, but did notbreak ________ in France and Germany.Recession has “not automatically punished incumbents”. In France Nicolas Sarkozy’s ruling UMP came first with 28% of the vote. A fractiousand squabbling French Socialist Party only just escaped being pushed into third place by an alliance of ecologists and Green-tinged anti-capitalists. The Greens held on to third place in Germany, but at EU level the movement remains limited by its internal incoherence: some Euro-Greens are quasi-liberals, others are allied with the extreme left.

From <www.economist.com> (adapted)

Questão 43According to the previous text, judge – right (C) or wrong (E) – each item below.

I. In the passages “The Conservative leader, David Cameron, has pledged to take his 25 members of the European Parliament (MEPs) outof the centre-right European People’s Party” (paragraph 3) and “And a chunky protest vote went to populist and far-right outfits vowing toclose borders” (paragraph 1), both “vowing” and “ pledged” share the same meaning.

II. In the passage “European campaigns are usually dominated by local and national concerns, making them hard to read. But this time therewas no _______ some broad trends.” (paragraph 1), the blank can be filled with “ mistake in”.

Questão 24Vargas, em seu segundo Governo, procurou implementar uma barganha nacionalista, apoiando os Estados Unidos no plano externo em trocade ajuda ao desenvolvimento, em uma tentativa de reedição da chamada “equidistância pragmática”. Sobre a política externa do segundoGoverno Vargas, julgue as assertivas a seguir:

I. Apesar dos esforços de Vargas, o tema do desenvolvimento não sensibilizou Washington, a julgar pela dissolução da Comissão Mista BR –EUA de forma unilateral.II. Os esforços da referida Comissão ficaram bastante inviabilizados após a aprovação da Lei de Remessa de Lucros e os protestos norte-americanos acabaram comprometendo as relações bilaterais e levando ao cancelamento de quase todos os empréstimos do Banco Mundialpor cerca de 10 anos.III. De fato, eram as questões relativas à segurança que ocupavam papel de destaque na agenda norte-americana, a julgar pelo Acordo Militarde 1952 e pela requisição do governo dos EUA para que o Brasil enviasse tropas à Guerra da Coréia.IV. Em reação às políticas norte-americanas para o Brasil, o governo Vargas adotou postura contrária às prioridades norte-americanas decombate ao comunismo nas discussões acerca da crise guatemalteca, na X Conferência Interamericana, em 1954.

Questão 25A política externa de JK é marcada por avanços e recuos, que já indicavam, antes mesmo da PEI, a necessidade de mudança em relação aomodelo proposto pelos EUA em 1945. O governo percebia as mudanças no plano exterior, mas não conseguia acompanhá-las plenamente.Sobre a política externa do Governo JK, julgue os itens abaixo:

I. No que tange aos aspectos econômicos, o governo em tela estabeleceu uma política cambial favorável ao capital estrangeiro, permitindo aquase livre circulação de capitais por meio da instrução 113 da SUMOC.II.Em contrapartida à liberalização de capitais, em 1959, o Brasil rompeu com o FMI, em virtude do descontrole monetário do Plano de Metas.III.Em relação à África, a política externa juscelinista é ambígua. Em formulações genéricas, o Brasil apresentou-se solidário ao movimento delibertação africana, mas, em questões específicas, agiu em acordo ou em benefício sobretudo de Portugal, a julgar pela assinatura do Tratadode Amizade e Consulta com a nação lusa, em 1953.IV. O excedente de café e a carência de petróleo levaram o Brasil a uma aproximação comercial com a URSS dando início à coexistênciapacífica e possibilitando a retomada das relações diplomáticas pelo Governo JK.

Questão 26Sobre a Operação Pan-Americana, julgue os itens abaixo:

I. O Governo JK foi responsável pelo lançamento da Operação Pan-Americana (1958), como forma de captar recursos externos e manter boasrelações com os EUA. Por meio da OPA, objetivava-se promover a cooperação internacional de âmbito hemisférico buscando desenvolvimentoe a fim de evitar a penetração de idéias exóticas.II.O lançamento da OPA contou com largo apoio por parte dos demais países latino-americanos, tendo em vista o interesse desses em seaproximar dos EUA, bem como da boa imagem que o Governo norte-americano possuía junto ao subcontinente, com o fim do GovernoEisenhower.III.No entanto, as relações do Brasil com a Argentina ficaram comprometidas, uma vez que o vizinho platino interpretou a iniciativa brasileiracomo tentativa de exercer liderança no plano regional.IV.Em 1959, a Revolução Cubana veio corroborar as idéias implícitas na OPA de que a miséria fortaleceria o pensamento pró-soviético nocontinente americano. A partir desse evento, a proposta de JK passaria a ter maior eco junto ao Governo norte-americano e teria, inclusive,inspirado a criação da Organização dos Estados Americanos e da Aliança para o Progresso.

Questão 27Apesar de Jânio e seu Ministro da Relações Exteriores, Afonso Arinos caracterizarem-se por uma postura conservadora, sobretudo na políticanacional e econômica, o novo governo inaugura uma linha diplomática que aprofunda e coloca em prática elementos essenciais da barganhanacionalista dos anos 50. Sobre a política externa do Governo Jânio, julgue os itens que se seguem:

I. Desde o início de seu governo, o governo Quadros manteve discurso crítico em relação aos EUA. Antes mesmo da posse, Quadrosencontrara-se com Castro e Krushev.II. Em relação, por exemplo, a Portugal, aliado tradicional do Brasil, o presidente Quadros procurou afastar-se da política colonialista dopresidente Salazar, passando a defender a independência das colônias africanas de Angola e Moçambique. Da mesma forma, criticou osistema de apartheid vigente na África do Sul.III. Reataram-se relações diplomáticas com vários países do Leste, inclusive com a URSS.IV. No entanto, as relações com a China não tiveram o mesmo tratamento. Somente, a partir dos governos militares, haveria aproximaçãocomercial em relação ao país asiático, o que culminaria com o restabelecimento de relações diplomáticas, em 1974.

Questão 28A Política Externa Independente constitui um projeto coerente, articulado e sistemático visando transformar a atuação internacional doBrasil. Embora caracterize a política internacional do Brasil de dois Governos, podemos tratar a PEI como um todo coerente. Sobre osprincípios da PEI, julgue os tens que se seguem:

I. A PEI partia de uma visão universal da política internacional ( em contrapartida, por exemplo, à visão hemisférica de JK. Nessesentido, o entorno regional acabou sendo negligenciado em nome de uma postura pragmática de política externa. Trata-se de processoconhecido como “mundialização das relações internacionais do Brasil”.

Questão 37Sobre a evolução histórica do Direito Internacional, julgue (C ou E) os itens abaixo:

I. Os tratados de Münster e Osnabrück têm grande importância para o Direito Internacional uma vez que marcam o aparecimento do Estadoem sua concepção modernaII. Após a Segunda Guerra Mundial verifica-se o aparecimento de dois novos sujeitos do Direito Internacional – o ser humano e as organizaçõesinternacionais – o que altera significativamente a história deste ramo do DireitoIII. O Concerto Europeu marcou uma re-avaliação da idéia de igualdade jurídica entre os Estados, princípio reconhecido no direito internacionaldesde a Paz de VestfáliaIV. Após a Segunda Guerra Mundial, o Direito Internacional passou a ser composto por normas de co-existência e cooperação, fortalecendo-se a idéia de uma sociedade internacional

Questão 38O conceito de Direito Internacional que mais bem se adéqua à realidade atual é:

a. Sistema jurídico autônomo que regula as relações entre Estadosb. Conjunto de regras que governam as relações dos homens pertencentes aos vários grupos nacionaisc. Sistema jurídico autônomo que regula as relações entre Estados e organizações internacionaisd. Conjunto de regras e princípios que regem os direitos e deveres dos Estados, organizações internacionais e seres humanos no cenáriointernacionale. Sistema moral que regula as relações entre Estados e organizações internacionais

Questão 39 “We all live within the framework of national legal orders. We therefore tend to assume that each legal system should be modelled on State law,or at least strongly resemble it. […] However, the picture offered by the international community is completely different. […] The features of theworld community are unique”1.(CASSESE, Antonio. International Law. 2nd ed. Oxford University Press, 2005. p. 3)

O texto acima deixa claro um dos principais problemas enfrentados pelo Direito Internacional, qual seja a necessidade de se afirmarenquanto Direito enquanto alguns doutrinadores tentam negar a sua existência enquanto tal, baseando-se para tal em uma comparaçãocom os Direitos Internos. A partir deste fato, julgue (C ou E) os itens abaixo:

I. Diante da ausência de leis internacionais, de tribunais internacionais e de sanções, pode-se afirmar que os negadores do DireitoInternacional têm razão em questionar a existência do mesmo enquanto DireitoII. Não se pode confundir existência com efetividade ao se criticar o Direito Internacional, e deve-se verificar que as dificuldadesrelacionadas a esta existem mais em função das características do cenário internacional do que de falhas intrínsecas ao DireitoInternacionalIII. O adensamento de juridicidade do cenário internacional e o fortalecimento de valores compartilhados são exemplos que contrariam atese de negação do Direito InternacionalIV. O próprio fato de os Estados buscarem, ao menos em seus discursos, demonstrar respeito ao Direito Internacional denota a relevânciaque este tem para a regulamentação do cenário internacional, seja estabelecendo o princípio normativo supremo de organização dapolítica mundial, normas de co-existência e cooperação, qualificando comportamentos ou mobilizando obediência em relação às regras

1 “Todos nós vivemos dentro dos limiares de uma ordem legal nacional. Assim todos tendemos a presumir que cada sistemalegal deve ser talhado a partir do modelo de lei estatal, ou, ao menos, se parecer fortemente com ele. […] Contudo, o cenáriooferecido pela comunidade internacional é completamente diferente.[…] As características da comunidade internacional são únicas”. (Tradução livre)

Questão 40No que tange ao relacionamento entre o Direito interno e o Direito Internacional, aponte a assertiva correta:

a. As teorias predominantes de relacionamento entre o Direito interno e o Direito Internacional são a teoria monista e a teoria dualista, asquais propugnam pela necessidade e desnecessidade de um procedimento formal de recepção dos tratados internacionais para quetenham validade interna, respectivamenteb. A Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados determina que o Direito interno não pode ser utilizado como “escusa” para odescumprimento das obrigações internacionais em seu artigo 26.c. A arbitragem do caso Alabama e as decisões dos casos Nottebom e Fisheries (Pesca Anglo-norueguesa) da Corte Internacional deJustiça deixam claro que do ponto de vista do Direito Internacional este tem primazia sobre o Direito internod. A maioria dos doutrinadores entendem que o Brasil adota a tese monista, em função da interpretação combinada dos arts. 21, inc. I, 49,inc. I, e 84, inc. VIII da CF/88 em algumas decisões do STFe. A teoria dualista é caracterizada pela primazia do Direito Internacional quando há conflito entre as normas deste e do Direito interno

Questão 41Sobre o monismo e o dualismo, aponte a assertiva incorreta:

II. A PEI abandona a perspectiva nacionalista e a tentativa de barganha com os dois blocos de poder, reivindicando maior liberdade demovimento no cenário internacional e maior participação nas decisões internacionais de forma autônoma.III. A PEI depara-se com dois temas relativamente novos: desarmamento e a descolonização. A posição a favor da descolonizaçãorepresentou inflexão em relação à política anterior de apoio aos interesses europeus, especialmente portugueses e franceses. O apoioao princípio da autodeterminação dos povos, contudo, não foi total, a julgar pelo apoiou à França na ONU em sua posição contra aindependência da Argélia.IV. No que diz respeito ao desarmamento, o Brasil deu continuidade à tese de que os gastos militares deveriam ser canalizados para odesenvolvimento. A inclusão do país no Comitê de Desarmamento das Nações Unidas foi responsável por novo ímpeto à busca doBrasil de um papel internacional mais proeminente nas discussões sobre desarmamento.

Texto I

Para o filósofo Jean-Paul Sartre, o olhar mascara os olhos, pois desde o momento em que o percebemos, os olhos são colocados em segundoplano. Este olhar não está ligado a uma forma determinada. Não é somente a convergência dos glóbulos oculares, mas uma manifestação detudo que o lembre — barulho de passos, ranger de portas.Assim sendo, quando percebemos o olhar, deixamos de perceber os olhos. O olhar não é neutro, ele me avalia e me atribui julgamentos devalores que são, ao mesmo tempo, verdadeiros e falsos, e por isso o outrem me constitui através de seu olhar.Quando fixo meu olhar sobre o outrem eu o concebo, por probabilidade, em um contexto, ele se refere a mim mesmo e a alguma outra coisaalém dele próprio (o local onde se encontra). Isto o faz sujeito, além de sua objetividade. Quando sou olhado, é minha objetividade queprevalece. Ser uma coisa para o outrem, ou seja, para aquele que me olha, é a anulação da minha liberdade, porque o outrem me envolve comseu olhar e me revela o meu ser-objeto.Sartre cita, na obra O ser e o nada, o exemplo de um jardim onde temos a grama, as cadeiras, etc. Nesse contexto, vejo um homem quepassa. Eu o percebo como um homem e não como uma coisa a mais, pois ele não é, simplesmente, visto, mas também vê as coisas que estãoao seu redor. Este homem me vê e há uma fuga, a percepção me escapa, a própria presença do outro me escapa; sou afetado profundamentepelo olhar e perco minha transcendência.Podemos, segundo o autor, distinguir o olhar em três momentos: primeiramente o homem acrescido à paisagem, onde é concebido comoobjeto que pode ser retirado do contexto, tal como um banco, uma árvore, ou qualquer outra coisa; em seguida, existe o homem em relaçãocom a paisagem, uma relação unívoca que escapa dele, ele não pode ser retirado, mas não tenho relação real com ele, aí, ele é, ao mesmotempo, objeto e sujeito; por último, temos o homem em relação a mim, onde ele passa de objeto a sujeito.

(Celuy Roberta Hundinski Damásio — Revista Espaço Acadêmico, com adaptações)Questão 29Julgue (C ou E) os seguintes itens, relativos às ideias e às estruturas linguísticas do texto.

I. De acordo com o texto, a experiência de observar os olhos de outrem pressupõe transcender o olhar do indivíduo observado e convertê-loem objeto, por meio do qual o sujeito observador se reconhece.II. Infere-se, do texto, que o olhar envolve aspectos fisiológicos e psicológicos.III. Ao ser olhado, o indivíduo tem sua objetividade revelada, pois aquele que o olha se apresenta como sujeito a observação.IV. A afirmação “Isto o faz sujeito, além de sua objetividade” (linha 10) tem seu sentido elucidado por meio do trecho “Eu o percebo como umhomem e não como uma coisa a mais, pois ele não é, simplesmente, visto, mas também vê as coisas que estão ao seu redor” (linhas 15 a 17).

Questão 30Julgue (C ou E) os itens que se seguem, relativos a aspectos gramaticais do texto.

I. O substantivo “olhar” (linha 1) é formado, por derivação imprópria, a partir do verbo olhar, do qual também se forma, por derivação regressiva,o substantivo olho.II. A oração “desde o momento em que o percebemos” (linhas 1 e 2) é subordinada adverbial, pois exprime circunstância de tempo.III. O pronome átono “me” desempenha idêntica função sintática em suas duas ocorrências na linha 6.IV. Na linha 25, o emprego do vocábulo “onde” é marca de coloquialismo na linguagem do autor, pois ocorre em contexto gramaticalmenteinadequado.

Texto IIOlhos de ressaca

Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagemcapaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideiadaquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira dapraia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhadospelos ombros, mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me. Quantos minutos gastamos naquele jogo? Só os relógios do céu terão marcado esse tempo infinito e breve. A eternidade temas suas pêndulas; nem por não acabar nunca deixa de querer saber a duração das felicidades e dos suplícios.

(Machado de Assis — Dom Casmurro)Questão 31Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos e literários do texto, julgue (C ou E) os seguintes itens.

I. Ao afirmar “Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram” (linha 2), o narradorrevela descrença quanto à possibilidade de reconstituir, por meio da linguagem literária, as experiências do passado. Pode-se afirmar, portanto,

que Machado de Assis questiona, no fragmento transcrito, os pressupostos teóricos da estética realista, os quais eram fundamentados noconceito positivista de objetividade.II. A expressão “Olhos de ressaca” (linha 2) é empregada, para ressaltar a debilidade física da personagem Capitu, cujas olheiras profundas —resultantes de frequentes noites mal dormidas — constituem o efeito mais visível de sua submissão à autoridade do esposo.III. A partir de “Para não ser arrastado” (linha 4), desenvolve-se uma sequência de imagens metafóricas, por meio das quais o narrador sugeresua impassibilidade frente ao jogo de sedução empreendido por Capitu.IV. No trecho “Só os relógios do céu terão marcado esse tempo infinito e breve” (linha 7), explora-se o recurso estilístico do paradoxo, parasugerir, expressivamente, o contraste entre as noções de tempo psicológico e tempo cronológico.

Questão32Julgue (C ou E) os seguintes itens, relativos aos aspectos linguísticos e gramaticais do texto.

I. A flexão verbo “acode” (linha 2), na terceira pessoa do singular, atende à prescrição gramatical, uma vez que indica a impessoalidade comque ele ocorre no contexto e, por conseguinte, justifica o fato de estar empregado com dupla transitividade.II. O trecho “como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca” (linha 4) é composto por apenas uma oração, que, do ponto de vistasintático, desempenha função de adjunto adverbial da oração que a antecede.III. Na oração “agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros” (linhas 4 e 5), a presençado pronome oblíquo átono denota a reflexividade da ação expressa pelo verbo, bem como justifica o emprego do acento grave nas expressões“às outras partes vizinhas” e “às orelhas”.IV. O vocábulo “delas” (linha 6), resultante de contração entre a preposição de e o pronome elas, desempenha função sintática de objetoindireto no contexto em que ocorre.

Questão33Nos itens abaixo, propõe-se substituir palavras ou expressões do texto por outras de igual valor semântico. Julgue (C ou E) se as substituiçõespropostas não alteram as ideias originais do texto.

I. “ressaca” (linha 2) — fadiga.II. “vaga” (linha 4) — onda.III. “tão depressa” — muito rapidamente.IV. “as suas pêndulas” — os seus pêndulos.

Questão 34Com relação às ideias e aos aspectos gramaticais do texto, julgue (C ou E) os seguintes itens.

I. Segundo o último período, a “eternidade” (linha 7) é indiferente às alegrias e aos sofrimentos humanos.II. De acordo com a prescrição gramatical, seria correto colocar o pronome “me” (linha 2) na posição enclítica.III. Caso se suprimissem todas as ocorrências da preposição a no trecho “às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros”(linhas 4 e 5), a correção gramatical não seria comprometida, embora fossem alteradas as relações sintáticas originais do texto.IV. O período “Só os relógios do céu terão marcado esse tempo infinito e breve” (linha 7) é composto por duas orações.

Questão 35Com base no confronto entre os dois textos, julgue (C ou E) os seguintes itens.

I. A afirmação de que “quando percebemos o olhar, deixamos de perceber os olhos” (texto I) é contrariada pela descrição de “Capitu” (texto II),porquanto o narrador se atém exclusivamente aos olhos da personagem.II. O trecho “Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas” (texto II) torna evidente o receio de o narrador, de acordo com aargumentação do texto I, ter sua “liberdade” anulada e perder sua “transcendência” diante do olhar de outrem.III. Ao descrever “Capitu” (texto II) como objeto de sua observação, o narrador “é, ao mesmo tempo, objeto e sujeito”, segundo o raciocíniodesenvolvido no texto I.IV. Conforme se depreende do texto II, o narrador concebe “Capitu” “como objeto que pode ser retirado do contexto, tal como um banco, umaárvore, ou qualquer outra coisa” (texto I).

Questão 36A partir da afirmação abaixo, analise (C ou E) os itens que seguem:

“O fundamento do direito internacional pós-moderno não pode ser considerado externo ao conteúdo da disciplina: há de ser determinado,como pressuposto para o conhecimento e a validação deste”(CASELLA, Paulo Borba. Fundamentos do Direito Internacional Pós-Moderno. Tese de Titulariedade apresentada à Faculdade de Direito daUSP. 2006. p. 727.)

I. Pode-se afirmar que o Direito Internacional tem se aproximado cada vez mais das estruturas de Direito Interno, preocupando-se mais coma forma do que com o conteúdo das normas, herança direta do positivismo jurídicoII. Por tentar regulamentar uma sociedade caótica formada basicamente por Estados soberanos, o Direito Internacional funda-se tão somentena vontade estatalIII. A idéia da fundamentação do Direito Internacional ser interna ao mesmo pressupõe a existência de valores que possam ser compartilhadose que devem ser buscados por meio da cooperação; fatores estes que caracterizam o Direito Internacional atualmenteIV. A existência das normas de jus cogens exemplifica a existência de valores compartilhados pela sociedade internacional