balanÇo social 2017/2018progen.org.br/arquivos/2020/05/balançoprogenfinal.pdf · no hopi hari”....

7
BALANÇO SOCIAL 2017/2018

Upload: others

Post on 23-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BALANÇO SOCIAL 2017/2018progen.org.br/arquivos/2020/05/balançoprogenfinal.pdf · no Hopi Hari”. Dentre os encontros, os usuários puderam explorar os cuidados com o meio ambiente

BALANÇO SOCIAL 2017/2018

Page 2: BALANÇO SOCIAL 2017/2018progen.org.br/arquivos/2020/05/balançoprogenfinal.pdf · no Hopi Hari”. Dentre os encontros, os usuários puderam explorar os cuidados com o meio ambiente

Balanço Social Progen/2017Balanço Social Progen/2017

PROJETO GENTE NOVA BALANÇO SOCIAL 2017/2018. DIRETORA PRESIDENTE: Sonia Scheffer Oliveira VICE-PRESIDENTE: Renata Sieiro Fernan-des DIRETOR TESOUREIRO: Dettloff von Simson Jr. DIRETORA SECRETÁRIA: Olga Rodrigues de Moraes von Simson CONSELHO FISCAL: Nilza Alves de Souza (PRESIDENTE), Caroline Cardoso Silva e Selma Machado Simião Silva. JORNALISTAS Roniel Felipe (Mtb 53099) e Leticia Xavier RELAÇÕES PÚBLICAS Fernando Pompeo (CONRERP 4003) PROJETO GRÁFICO: Roniel Felipe FOTOGRAFIA: Acervo Progen

Expediente

Editorial

Um ano de realizações

Missão: Propiciar as crianças e adolescentes condições para o desenvolvimento de uma cidadania consciente e atuante através da descoberta e interiorização de valores éticos como: Valorização da vida; Partici-pação ativa; Diálogo;Respeito mútuo; Cooperação; Partilha; Senso crítico frente à realidade cotidiana.

Visão: Ser reconhecida pela qualidade do trabalho desenvolvido com o usuário, família e comunida-de; Ser o elo entre cidadania e garantia de direitos; Consolidar suas as ações dentro da política da assistência social; Efetivar e ampliar a participação nos serviços da rede e equipamentos da região noroeste; Garantir ao usuário escuta qualificada e encaminhamentos assertivos.

Valores: Ética; Transparência; Comprometimento; Fortalecimento dos vínculos; Acolhimento.

Balanço Social Progen 2017/2018Balanço Social Progen 2017/2018

Grupo Estímulo

A gincana da Solidariedade é um pro-jeto realizado por Voluntários fun-

cionários da Robert Bosch de Campi-nas, que através do Instituto Bosch, seleciona Organizações da Sociedade Civil parceiras a participar de seu pro-grama. “Com a missão de proporcionar atividades recreativas educacionais que contribuam no desenvolvimento cul-tural, social e intelectual das crianças e jovens atendidos. O Progen Vila Caste-lo Branco foi contemplado com essa parceria que no ano de 2018 realizou 7 encontros dentre eles a “Festa Junina In-clusiva e Intergeracional” e o “Estímulo no Hopi Hari”. Dentre os encontros, os usuários puderam explorar os cuidados com o meio ambiente através de ativi-dades com animais silvestres, exerci-tar o trabalho em grupo com gincanas culturais, realizar vivências inclusivas e sensoriais e para finalizar, o último encontro foi realizado na sede da em-presa onde todas as OSC participantes do programa, puderam juntas refletir sobre o trabalho realizado em um mo-mento de fortalecimento de vínculos, troca de experiência e comunhão social.

1º PASSO: Educando para a vida: Aprendendo a ser e conviverEstá em suas mãos a 1ª edição do Balanço Social

do Projeto Gente Nova – PROGEN. Essa publi-cação representa um pouco de tudo o que aconteceu nos anos de 2017 e 2018 bem como o envolvimento da diretoria, funcionários e das comunidades (Vila Castelo Branco, Satélite Íris, Jardim Garcia e Jardim Bassoli) e bairros adjacentes que compõem uma par-te da região noroeste de Campinas.

Estamos felizes em poder compartilhar como você, nosso parceiro, as ações que são realizadas e que com certeza, potencializam a execução do nosso trabalho.

Para fazer um link direto a nossa metodologia que é baseada nos sete passos, cada uma das matérias apre-sentadas, terá em seu título o passo a ela referido.

Abrimos esse resumo trazendo uma nova parceria do Progen: A Gincana da Solidariedade (Instituto Robert Bosch), abraça os usuários do Progen Vila Castelo Branco em atividades mensais envolvendo diversão, fortalecimento de vínculos, consciência ecológica e meio ambiente possibilitando as trocas de experiências e ampliando o pertencimento terri-torial, além de atividades externas. Damos sequên-cia, com as atividades rotineiras já desenvolvidas pelo Progen, como a Ação Cidadã, a Graduação de Capoeira e o Desfile Intergeracional que dividiram espaço com novas ações. Como destaque temos o seminário Brasil-Angola e o projeto fotográfico “50 VB”, iniciativa que marcou os 50 anos da Vila Caste-lo Branco por meio de um livro de retratos dos mo-radores que fizeram e ainda fazem a história de um

dos bairros mais tradicionais de Campinas.Falaremos em seguida de uma parceria antiga do

Progen, a fundação Abrinq e o seu programa “Nos-sas Crianças” que completou seu 25º aniversário e levou a história de superação do educador Fabrício e de outros jovens que foram beneficiados por esse programa, emoção e comoção de ter sido educando do Progen e hoje ter se tornado um educador.

A Visita anual da Irmã Mirian abre o calendário das comemorações dos 34 anos e o esquenta para a festa dos 35. Reflexão, saudade, pertença e muito amor, uma carta escrita pela irmã traz toda sua emoção por ter aberto o portão e entendido que o desejo daquele menino ia além da fome, era o desejo de cidadania e garantia de direitos.

Tivemos também, o projeto COM.VOCÊ, que em parceria, com Instituto EPTV e Girassol Camin-hos Criativos, introduziu mais de 130 jovens e ado-lescentes ao mundo do audiovisual. Dessa parceria nasce o Cineclube, ação que leva aos usuários do Progen acesso ao cinema e reflete o pertencimento dos espaços da comunidade.

Um projeto desenvolvido pelo Progen em parceria com a EMEF Padre Francisco Silva. O Teia – Tecen-do Educação Integrada e Ampliada, foi semifinalista regional do Prêmio Itaú Unicef.

Para finalizar, os nossos números, toda a transpar-ência e prestação de contas dos anos de 2016, 2017 e 2018.

Desejamos que todos tenham uma excelente leitura.

Page 3: BALANÇO SOCIAL 2017/2018progen.org.br/arquivos/2020/05/balançoprogenfinal.pdf · no Hopi Hari”. Dentre os encontros, os usuários puderam explorar os cuidados com o meio ambiente

Balanço Social Progen/2017Balanço Social Progen/2017 Balanço Social Progen 2017/2018Balanço Social Progen 2017/2018

Ações 2017/2018

O S anos de 2017 e 2018 no Projeto Gente Nova foram marcados pela diversidade das ativida-

des cotidianas, além de novas iniciativas que movimen-taram as unidades.

As tradicionais ações como Ação Cidadã, Desfile Gerações, Comunidade em Ação, Festival Mudando a Rotina continuam ganhando popularidade nas comu-nidades da Vila Castelo Branco, Satélite Íris e Jardim Bassoli. Já A Expoflora, continua alegrando os corações dos usuários do CCII e SESF que anualmente esperam ansiosos por essa ação - passar o dia em meio às flores e apreciando atrações cuidadosamente preparadas bem como ver a famosa chuva de pétalas que encerra o dia.

2º PASSO: Formação de habilidades: Aprender a fazerAlém das atividades tradicionais, o ano foi marcado pelo projeto 50 VB e seminário

O já clássico desfile intergeracio-nal, ação que eleva a autoestima

de crianças, adultos e idosos, também fez bastante sucesso. Os modelos do Progen mostraram charme e simpatia nas passare-las do evento. Os laços com a cultura afri-cana também foram fortalecidos, uma vez que além da graduação de capoeira, a OSC participou do Seminário Angola-Brasil que aconteceu na PUC - Campinas e os usuá-rios do Progen tiveram a oportunidade de abri-lo com o grupo do Maracatu.

Poesia e a música abrilhantaram o Sarau do Jardim Bassoli e o 50 VB, projeto foto-gráfico em homenagem aos 50 anos da Vila Bela, que reuniu dezenas de moradores em uma emocionante cerimônia com direito a bolo, velas e cantiga de parabéns ao tradi-cional bairro.

Para finalizar, um investimento a cul-tura e a história: formação dos funcioná-rios do Progen no museu da Resistência e Pinacoteca, um momento de se olhar, olhar o trabalho e buscar elementos para a atua-ção profissional.

Ações 2017/2018

Fotos : Ação Cidadã , Chuva de petalas - Expoflora, Comuniade em Ação,50 VB.

Fotos : Desfile Gerações , Desfile Etnias,Sarau CulturalBassoli,Graduação da Ca-poeira,Seminário Brasil Angola.

Page 4: BALANÇO SOCIAL 2017/2018progen.org.br/arquivos/2020/05/balançoprogenfinal.pdf · no Hopi Hari”. Dentre os encontros, os usuários puderam explorar os cuidados com o meio ambiente

Balanço Social Progen/2017Balanço Social Progen/2017 Balanço Social Progen 2017/2018Balanço Social Progen 2017/2018

ABRINQ

4º PASSO: Orientação para a escolha profissional

O programa “Nossas Crianças” cria-do em 1993 pela Fundação Abrinq

completa 25 anos. Com o objetivo de re-passar recursos financeiros para organi-zações da sociedade civil que realizam atendimento direto e gratuito a crianças e adolescentes, entre 0 e 17 anos e 11 meses, que estão em situação de vulner-abilidade social, assim como oferecer as-sessoria técnica e administrativa, com o objetivo de fortalecê-las. O Progen teve o seu Projeto “Folias de Picadeiro” co-financiado pelo projeto que possibilitou diversas transformações aos usuários incluindo Fabrício, que na época era educando do Progen e atualmente está na função de Educador. Em um evento realizado em São Paulo, Fabrício rece-beu das mãos do presidente Carlos An-tonio Tilkian um símbolo da fundação. Momentos de grande emoção e co-moção com o compartilhamento das histórias de superação de todos aqueles que puderam de alguma maneira ser beneficiados por esse projeto. O nosso mais sincero agradecimento a Fundação Abrinq, que acreditou no sonho do Progen e fez possível a realização dele.

Fabrício desenvolvendo atividade socioeducativas com as crianças do Progen

6º PASSO: Educação para valores

A visita da Irma Mirian em 2018 veio repleta de emoção. Uma

carta escrita pela mesma trazia um momento de plena reflexão. Nosso desejo era trazer a emoção de quem abriu o portão e deu início a uma história que completava 34 anos.Para trazer a emoção à tona e dar início aos preparativos para a comemoração dos 35 anos, foi elaborado um vídeo onde a carta foi lida na voz dos funcionários.“Uma geração constrói uma estrada que a outra trafega”, essa frase de Ele-onor Roosevelt exemplifica de maneira bem sucinta como cada um que pas-sou e passa por aqui deixa um ped-acinho de si em prol e a favor de cada usuário que necessita desse serviço.

Senhor, contemplando esses 34 anos de história do PROGEN, muitos sentimentos perpas-sam-me o coração... Diante dos meus olhos, como num filme, iniciado há 34 anos desfilam rostos, pessoas, histórias, vidas...

”Trecho carta: Aos que dizem sim - Mirian Morotti - Araras, 29 de setembro de 2008

Que sejamos capazes de con-struir um mundo mais frater-no e de muita paz. Amém

“”

Trecho carta: Aos que dizem sim - Mirian Morotti - Araras, 29 de setembro de 2008

Formação com as equipes de trabalho do Progen com a fundadora da Organização e comemoração com a comunidade na contagem regressiva para os 35 anos do Progen.

Aos que dizem SIM!

Page 5: BALANÇO SOCIAL 2017/2018progen.org.br/arquivos/2020/05/balançoprogenfinal.pdf · no Hopi Hari”. Dentre os encontros, os usuários puderam explorar os cuidados com o meio ambiente

Balanço Social Progen/2017Balanço Social Progen/2017Balanço Social Progen 2017/2018 Balanço Social Progen 2017/2018

Projeto Com.Você

A parceria que se iniciou em 2016 entre Progen, Instituto EPTV e Gestão Cultural da Girassol

Caminhos Criativos chega em seu 3 ano. O Projeto COM.VOCÊ assistiu 45 adolescentes das 4 unidades do Progen no ano de 2017 e contou como o primeiro ano do “Curso Especialização”.

Nesse modulo avançado, os adolescentes que se destacaram no curso, foram convidados para uma experiência mais aprofundada em uma revisão mais completa dos conteúdos aprendidos na turma iniciáti-ca. Conduzidos por um grupo de profissionais da área de Comunicação e Mídias puderam explorar a capaci-dade criativa em oficinas de Teatro, Animação, Jorna-

5º PASSO: Profissionalização: Encaminhar para cursos Parceria entre Projeto Gente Nova e Instituto EPTV segue rendendo bons frutos

lismo, Youtube, Edição, dentre outros. Em 2018, foram 30 educandos no Serviço de Con-

vivência Fortalecimento de Vínculos das 3 unidades de Proteção Básica do Progen na turma iniciante e 6 adolescentes na turma Especialização. Nesses 3 anos, mais de Projeto, 130 educandos perpassaram por essa vivência e puderam colocar a mão na massa para a criação de diversos materiais que podem ser visuali-zados na página do Progen no Youtube. Alguns desses materiais ganharam outra visibilidade e participaram de prêmios: O curta O curta “ O que é preconceito? - Lésbica”, foi um dos finalistas dentre os mais de 300 inscritos no V Festival Brasileiro de Nanometragem de Atibaia em 2017. Já o Curta “Erick”, foi selecionado

Projeto Com.Você

Com um desejo de levar cultura e entretenimento as co-munidades em que o Progen atua a EPTV Campinas em conjunto com o Instituto EPTV e a Girassol Camin-hos Criativos trouxeram a ideia de realizar o Cineclube.Com um catálogo de filmes disponibilizado pela Globo film-es, uma sessão de cinema repleta de animação e pipoca re-chearam as noites do Jardim Bassoli, Satelite Iris e Vila Bela. Mais de 300 pessoas perpassaram por essa ação e assistiram os filmes: Um tio quase perfeito, Malazertes e Fala sério Mãe.

para a IV Mostra Kino Campinas na categoria “kino Po-esia” em 2018.

“É visível a diferença de quando eles iniciam o curso

Page 6: BALANÇO SOCIAL 2017/2018progen.org.br/arquivos/2020/05/balançoprogenfinal.pdf · no Hopi Hari”. Dentre os encontros, os usuários puderam explorar os cuidados com o meio ambiente

Balanço Social Progen/2017Balanço Social Progen/2017 Balanço Social Progen 2017/2018Balanço Social Progen 2017/2018

Premiação

Em 2017, o Projeto Gente Nova participou do Encon-tro de Reconhecimento das Parcerias Finalistas da 12ª

Edição do Prêmio Itaú Unicef – Educação Integral: Par-cerias em Construção. Realizado em São Paulo, o evento contou com a participação de 96 Organizações da Socie-dade Civil e Escolas Públicas finalistas de um edital pú-blico.

Parceria entre o Progen e o EMEF Padre Silva, o pro-jeto TEIA (Tecendo Educação, Integral e Ampliada) foi um dos projetos premiados. Izabel Almeida, coordenado-ra geral do Projeto Gente Nova, e Nélia Cavalcante, co-ordenadora pedagógica da escola, estiveram presentes no evento para falar da atividade que vem sendo desenvolvi-da desde 2007, na Vila Castelo Branco, Campinas.

7º PASSO: Trabalho de educação Integrado e em rede com a comunidade Parceria Progen e EMEF Padre Silva se destaca dentre 1.600 projetos de educação

Nélia, do EMEF Padre Silva e Izabel, do Projeto Gente Nova

O Projeto TEIA tem como objetivo “tecer” a Educação Integral Ampliada na região da Vila Castelo Branco, utilizando os espaços dos principais equipamentos públicos deste território para desenvolver atividades que despertem o autoconheci-mento, o prazer à leitura e a convivência intergeracional. Isso é feito por intermédio de ações lúdicas e prazerosas, como te-atro, brincadeiras, contação de histórias, escrita livre, ações comunitárias, passeios culturais, entre outras, que possibilitem a integração entre as gerações, despertando a autoestima. O projeto visa potencializar e fortalecer os vínculos familiares, escolares e comunitários a partir da apropriação dos espaços existentes no território e, assim, ampliar as ações interseto-riais. Socializando as atividades culturais, artísticas e educativas na comunidade, este projeto tem como finalidade promo-ver a educação integral, fortalecer as ações comunitárias e atuar na perspectiva da construção da cidadania dos indivíduos.

AT

IVO

2018

2017

2016

PASS

IVO

2018

2017

2016

CIR

CU

LA

NT

EC

IRC

UL

AN

TE

CA

IXA

176,

5210

0,00

22.5

78,4

851

FOR

NEC

EDO

RES

223,

148.

937,

5625

.022

,28

BA

NC

OS

C/ M

OV

IMEN

TO S

EM R

ESTR

IÇÃ

O94

,88

22,9

7-

52O

BR

IGA

ÇÕ

ES T

RA

BA

LHIS

TAS

E PR

EVID

ENC

IÁR

IAS

404.

553,

5338

2.61

4,84

298.

650,

59B

AN

CO

S C

/ MO

VIM

ENTO

CO

M R

ESTR

IÇÃ

O-

--

53O

BR

IGA

ÇÕ

ES T

RIB

UTÁ

RIA

S17

.864

,77

15.9

26,7

616

.530

,28

APL

ICA

ÇÕ

ES F

INA

NC

EIR

AS

SEM

RES

TRIÇ

ÃO

163.

071,

5821

9.03

6,60

188.

041,

3754

CO

NTA

S A

PA

GA

R24

5,68

-25

,00

APL

ICA

ÇÕ

ES F

INA

NC

EIR

AS

CO

M R

ESTR

IÇÃ

O19

2.26

6,86

152.

625,

0287

.028

,95

55C

ON

NIO

S,SU

BV

EN

ÇÕ

ES

E P

AR

CE

RIA

S56

FMA

S C

O F

INA

NC

IAM

ENTO

MU

NIC

IPA

L88

1.45

0,64

774.

555,

0955

6.51

1,55

57C

ON

NIO

S,SU

BV

EN

ÇÕ

ES

E P

AR

CE

RIA

SFM

AS

CO

FIN

AN

CIA

MEN

TO E

STA

DU

AL

65.2

50,0

965

.249

,97

43.4

99,8

958

FMA

S C

O F

INA

NC

IAM

ENTO

MU

NIC

IPA

L98

6.22

0,92

879.

467,

9153

8.02

6,37

FMA

CO

FIN

AN

CIA

MEN

TO F

EDER

AL

180.

971,

3718

0.97

1,25

70.6

47,5

059

FMA

S C

O F

INA

NC

IAM

ENTO

EST

AD

UA

L11

3.80

6,93

101.

426,

2547

.314

,99

FMD

CA

-50

.230

,44

-60

FMA

S C

O F

INA

NC

IAM

ENTO

FED

ERA

L22

2.36

6,00

196.

881,

4979

.053

,00

FUN

DA

ÇÃ

O F

EAC

255.

995,

4710

7.78

4,69

121.

064,

8461

FMD

CA

/ EV

ENTU

AIS

-63

.042

,60

4.37

9,97

INST

ITU

TO R

OB

ERT

BO

SCH

--

-62

FUN

DA

ÇÃ

O F

EAC

316.

437,

0517

2.81

8,25

201.

789,

49IN

STIT

UTO

EPT

V-

--

63IN

STIT

UTO

RO

BER

T B

OSC

H3.

000,

00-

-64

INST

ITU

TO E

PTV

--

-O

UT

RO

S V

AL

OR

ES

A R

EC

EB

ER

65A

DIA

NTA

MEN

TO D

E FO

RN

ECED

OR

ES15

.593

,85

4,44

4.41

8,33

66R

ECEI

TA D

IFER

IDA

890,

11-

-A

DIA

NTA

MEN

TO A

FU

NC

ION

ÁR

IOS

3.13

5,40

677,

622.

120,

7367

TRIB

UTO

S A

REC

UPE

RA

R-

--

68D

ESP

ESA

S A

NT

EC

IPA

DA

S69

PRÊM

IOS

DE

SEG

UR

OS

871,

8892

1,67

830,

3570

TO

TA

L D

O C

IRC

UL

AN

TE

2.06

5.60

8,13

1.82

1.11

5,66

1.21

0.79

1,97

71T

OT

AL

DO

CIR

CU

LA

NT

E1.

758.

878,

541.

552.

179,

761.

096.

741,

9972

O C

IRC

UL

AN

TE

--

-73

REC

EITA

DIF

ERID

A1.

319,

702.

995,

383.

833,

22

O C

IRC

UL

AN

TE

74IM

OB

ILIZ

AD

O S

EM R

ESTR

IÇÃ

O1.

217.

201,

341.

180.

219,

821.

134.

408,

5275

PAT

RIM

ÔN

IO L

ÍQU

IDO

IMO

BIL

IZA

DO

CO

M R

ESTR

IÇÃ

O R

ESTR

IÇÃ

O42

4.78

0,93

424.

780,

9342

4.78

0,93

76PA

TRIM

ÔN

IO S

OC

IAL

1.69

3.49

0,22

1.69

3.49

0,22

1.67

9.05

6,14

( - )

DEP

REC

IAÇ

ÃO

AC

UM

ULA

DA

(99.

791,

63)

(61.

976,

33)

(27.

671,

92)

77SU

PER

ÁV

IT/ D

ÉFIC

IT A

CU

MU

LAD

O(1

42.7

74,7

1)(1

42.7

74,7

1)-

INTA

NG

ÍVEL

1.16

7,69

1.16

7,69

1.16

7,69

78SU

PER

ÁV

IT/D

ÉFIC

IT D

O E

XER

CÍC

IO(3

7.18

5,31

)-

14.4

34,0

8(-)

AM

OR

TIZA

ÇÃ

O A

CU

MU

LAD

A(6

89,5

3)(4

56,0

1)(2

22,4

9)79

AJU

STE

DE

AV

ALI

ÃO

PA

TRIM

ON

IAL

(278

.910

,69)

(278

.910

,69)

278.

910,

6980 81 82 83 84

TO

TA

L D

O N

ÃO

CIR

CU

LA

NT

E1.

542.

668,

801.

543.

736,

101.

532.

462,

7385

TO

TA

L D

O P

AT

RIM

ÔN

IO S

OC

IAL

1.23

4.61

9,51

1.27

1.80

4,82

1.41

4.57

9,53

86T

OT

AL

AT

IVO

3.30

1.54

7,34

3.09

5.91

5,86

2.26

9.20

4,72

87T

OT

AL

PA

SSIV

O E

PA

TR

IMÔ

NIO

LÍQ

UID

O3.

301.

547,

343.

095.

915,

862.

629.

207,

72

AS

NO

TAS

EXPL

ICA

TIV

AS

SÃO

PA

RTE

INTE

GR

AN

TE D

AS

DEM

ON

STR

ÕES

FIN

AN

CEI

RA

S

SON

IA S

CH

EFF

ER

DE

OL

IVE

IRA

PRES

IDEN

TE

JAD

ER

SIQ

UE

RO

LI

R

AQ

UE

L D

E C

AST

RO

LE

AL

DO

S SA

NT

OS

CR

C 1

SP26

3388

/O-0

CR

C 1

SP07

1893

/O-7

BA

LA

O P

AT

RIM

ON

IAL

EM

31

DE

DE

ZEM

BR

O D

E 2

018,

201

7 e

2016

PRO

JET

O G

EN

TE

NO

VA

C.N

.P.J

54.

129.

002/

0001

-04

Page 7: BALANÇO SOCIAL 2017/2018progen.org.br/arquivos/2020/05/balançoprogenfinal.pdf · no Hopi Hari”. Dentre os encontros, os usuários puderam explorar os cuidados com o meio ambiente

Balanço Social Progen/2017

SONIA SCHEFFER DE OLIVEIRAPRESIDENTE RAQUEL DE CASTRO LEAL DOS SANTOS

CRC 1SP071893/O-7JADER SIQUEROLICRC 1SP263388/O-0

Nossos parceiros e apoiadores:

Balanço Social Progen 2017/2018

20162017

2018

ATIVO 2018 2017 2016 PASSIVO 2018 2017 2016CIRCULANTE CIRCULANTE

CAIXA 176,52 100,00 22.578,48 51 FORNECEDORES 223,14 8.937,56 25.022,28BANCOS C/ MOVIMENTO SEM RESTRIÇÃO 94,88 22,97 - 52 OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS 404.553,53 382.614,84 298.650,59BANCOS C/ MOVIMENTO COM RESTRIÇÃO - - - 53 OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS 17.864,77 15.926,76 16.530,28APLICAÇÕES FINANCEIRAS SEM RESTRIÇÃO 163.071,58 219.036,60 188.041,37 54 CONTAS A PAGAR 245,68 - 25,00APLICAÇÕES FINANCEIRAS COM RESTRIÇÃO 192.266,86 152.625,02 87.028,95 55CONVÊNIOS,SUBVENÇÕES E PARCERIAS 56FMAS CO FINANCIAMENTO MUNICIPAL 881.450,64 774.555,09 556.511,55 57 CONVÊNIOS,SUBVENÇÕES E PARCERIASFMAS CO FINANCIAMENTO ESTADUAL 65.250,09 65.249,97 43.499,89 58 FMAS CO FINANCIAMENTO MUNICIPAL 986.220,92 879.467,91 538.026,37FMA CO FINANCIAMENTO FEDERAL 180.971,37 180.971,25 70.647,50 59 FMAS CO FINANCIAMENTO ESTADUAL 113.806,93 101.426,25 47.314,99FMDCA - 50.230,44 - 60 FMAS CO FINANCIAMENTO FEDERAL 222.366,00 196.881,49 79.053,00FUNDAÇÃO FEAC 255.995,47 107.784,69 121.064,84 61 FMDCA / EVENTUAIS - 63.042,60 4.379,97INSTITUTO ROBERT BOSCH - - - 62 FUNDAÇÃO FEAC 316.437,05 172.818,25 201.789,49INSTITUTO EPTV - - - 63 INSTITUTO ROBERT BOSCH 3.000,00 - -

64 INSTITUTO EPTV - - -OUTROS VALORES A RECEBER 65ADIANTAMENTO DE FORNECEDORES 15.593,85 4,44 4.418,33 66 RECEITA DIFERIDA 890,11 - -ADIANTAMENTO A FUNCIONÁRIOS 3.135,40 677,62 2.120,73 67TRIBUTOS A RECUPERAR - - - 68DESPESAS ANTECIPADAS 69PRÊMIOS DE SEGUROS 871,88 921,67 830,35 70 TOTAL DO CIRCULANTE 2.065.608,13 1.821.115,66 1.210.791,97

71TOTAL DO CIRCULANTE 1.758.878,54 1.552.179,76 1.096.741,99 72 NÃO CIRCULANTE - - -

73 RECEITA DIFERIDA 1.319,70 2.995,38 3.833,22 NÃO CIRCULANTE 74IMOBILIZADO SEM RESTRIÇÃO 1.217.201,34 1.180.219,82 1.134.408,52 75 PATRIMÔNIO LÍQUIDOIMOBILIZADO COM RESTRIÇÃO RESTRIÇÃO 424.780,93 424.780,93 424.780,93 76 PATRIMÔNIO SOCIAL 1.693.490,22 1.693.490,22 1.679.056,14( - ) DEPRECIAÇÃO ACUMULADA (99.791,63) (61.976,33) (27.671,92) 77 SUPERÁVIT/ DÉFICIT ACUMULADO (142.774,71) (142.774,71) -INTANGÍVEL 1.167,69 1.167,69 1.167,69 78 SUPERÁVIT/DÉFICIT DO EXERCÍCIO (37.185,31) - 14.434,08(-) AMORTIZAÇÃO ACUMULADA (689,53) (456,01) (222,49) 79 AJUSTE DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL (278.910,69) (278.910,69) 278.910,69

8081828384

TOTAL DO NÃO CIRCULANTE 1.542.668,80 1.543.736,10 1.532.462,73 85 TOTAL DO PATRIMÔNIO SOCIAL 1.234.619,51 1.271.804,82 1.414.579,5386

TOTAL ATIVO 3.301.547,34 3.095.915,86 2.269.204,72 87 TOTAL PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO 3.301.547,34 3.095.915,86 2.629.207,72

AS NOTAS EXPLICATIVAS SÃO PARTE INTEGRANTE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

SONIA SCHEFFER DE OLIVEIRAPRESIDENTE

JADER SIQUEROLI RAQUEL DE CASTRO LEAL DOS SANTOS CRC 1SP263388/O-0 CRC 1SP071893/O-7

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2018, 2017 e 2016

PROJETO GENTE NOVAC.N.P.J 54.129.002/0001-04