balanço social iabas - teste

126
Relatório de Gestão Rio de Janeiro 2010/2011/2012 (Até abril/2012) Programa de Sustentabilidade: Inovação em Unidades de Saúde página 118

Upload: jorge-iquiene

Post on 23-Mar-2016

247 views

Category:

Documents


19 download

DESCRIPTION

Balanço social IABAS - teste

TRANSCRIPT

Page 1: Balanço social IABAS - teste

Relatório de GestãoRio de Janeiro

2010/2011/2012(Até abril/2012)

Programa de Sustentabilidade: Inovação em Unidades de Saúde

página 118

Page 2: Balanço social IABAS - teste

20

12UPAs completam a marca de 1 milhão de atendimentos

O IABAS através de contrato de gestão com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, gerencia 5 Unidades de Pronto Atendimento – UPAs, que estão localizadas nos bairros de Vila Kennedy, Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Madureira e Costa Barros.

No dia 08/03/2012, as UPAs, administradas pelo IABAS, alcançaram 1 milhão de atendimentos realizados à população em 2 anos de atuação.

As UPAs são fundamentais para a saúde da população carioca por possuírem um componente pré-hospitalar fixo que atendem às regiões desprovidas da modalidade de pronto atendimento de urgência e emergência no município.

1 milhão de atendimentos

Aco

nte

cim

ento

s

Page 3: Balanço social IABAS - teste

Projeto Férias com saúde na CF Hans Jurgen Fernando DohmannEm janeiro foi iniciado o projeto “Férias com Saúde”, projeto este que constitui em uma mini colônia de férias, dentro da nossa unidade (CF Hans Jurgen Fer-nando Dohmann - praia da Brisa), com as crianças da comunidade, com idade de 6 a 12 anos e os filhos dos colabo-radores. Este projeto foi idealizado pelas Equipes de Saúde (Médicos, Enfermei-ras, Técnicos de Enfermagem e Agen-tes de Saúde), Administração (Gerente Técnica), Equipe NASF (Ginecologista, Psicologa e Fisioterapeuta) e Academia Carioca (Educação Física) que atuam na unidade em reunião de equipe.

O IABAS atingiu meta inédita no Rio de Janeiro na Estratégia de Saúde da FamíliaO IABAS atingiu uma meta nunca antes alcan-çada por outra organização social. Pela pri-meira vez no município do Rio de Janeiro foi atingida a Variavel 3 do Contrato de Gestão das Clinicas da Familia.

As cinco equipes da Área Programática 5.2 conseguiram superar as expectativas e realizar um trabalho excelente à população carioca. As equipes responsáveis por esse feito brilhante estão distribuídas nas Clínicas da Família José de Paula Lopes Pontes, em Jardim Maravilha, Dalmir de Abreu Salgado, em Magarça, e no CMS (Centro Municipal de Saúde) Dr. Mourão Filho, em Barra de Guaratiba.

A avaliação de qualidade para tal resultado é embasada no acompanhamento de consul-tas, exames laboratoriais anuais e verificações da pressão. As cinco equipes mantiveram seus pacientes com a pressão controlada, exames e consultas em dia nessas Unidades de Saúde.

meta 3

ões

de

saú

de

Page 4: Balanço social IABAS - teste

SÚM

AR

IO

Page 5: Balanço social IABAS - teste

Por meio de ações inovadoras, o IABAS – Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde – atingiu seu compromisso social e ético de excelência na Gestão da Saúde Pública, em dois anos de trabalho à frente das UPAs (Unidades de Pronto Aten-dimento), Estratégia de Saúde da Família (ESF), Programa de Saúde nas Escolas (PSE) e Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (PADI) no Rio de Janeiro. Cerca de 4 mil colaboradores estiveram envolvidos em mais de 2 milhões de atendimen-tos nas Unidades geridas pelo IABAS. Nas próximas páginas, acompanhem em detalhes os resultados deste trabalho e os planos que já começaram a tomar forma no fim de 2011 e serão implantados em sua plenitude em 2012.

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) visa uma reorienta-ção do modelo assistencial, a partir da atenção primária, estabelecendo vínculos, criando laços de compromisso e de coresponsabilidade entre os profissionais de saúde e a população, possibilitando a integração e promovendo a organização das atividades em um território definido, com o propósito de propiciar o enfrentamento e resolução dos problemas identificados.

Nas Clinicas da Família o trabalho das equipes é reconheci-do como uma prática que requer alta complexidade tecno-lógica nos campos do conhecimento e do desenvolvimen-to de habilidades e de mudanças de atitudes.

Já o PSE (Programa de Saúde nas Escolas) tem como ob-jetivo viabilizar o acesso da comunidade escolar a ações pautadas na intersetorialidade e integralidade no cuidado às crianças, adolescentes e jovens. Por isso, atividades educa-tivas, de apoio e de vigilância à saúde são realizadas periodi-camente nas escolas municipais de 73 comunidades do Rio de Janeiro articuladas as unidades de atenção primária dos territórios onde estão inseridas.

O PADI (Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso) promove a qualidade de vida do idoso, por meio do acompanhamento domiciliar pela equipe de saúde, que presta assistência neces-sária à sua recuperação, perto da família, após alta hospitalar.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de cinco bairros do Rio de Janeiro realizam a assistência pré-hospitalar nos casos de urgência e emergência. Garantindo a assistência qualificada no menor tempo possível, evitando assim com-

plicações, reduzindo as filas dos hospitais de emergência e orientando a população para a porta de entrada do sistema da atenção primária.

O IABAS tem na educação permanente a ferramenta para aprimorar o conhecimento dos seus profissionais e a co-munidade sob sua gestão.

A Organização Social vem buscando soluções inovado-ras em seu modelo de gestão, dentre eles, vale destacar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde (PGRSS), iniciativa de responsabilidade ambiental, capaz de promover redução, reutilização e reciclagem responsável. O objetivo do projeto é diminuir a geração de resíduos e reduzir também incidentes ocupacionais, além de cuidar do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida de pacientes, colaboradores e da sociedade em geral.

Outros projetos em desenvolvimento (2011-2012) são a instalação do Painel Eletrônico, que permite um contro-le à distância, pelos gestores de cada unidade, da ausência e presença de colaboradores de todos os projetos de suas unidades; o desenvolvimento da Gestão de Indicadores (GI), software capaz de mostrar ao longo do dia os indica-dores potenciais de cada unidade, antecipando problemas e melhorando a produtividade e a satisfação dos clientes.

Através do projeto de Business Intelligence, outra iniciativa do IABAS, é possível extrair de forma consolidada e abran-gente indicadores acessíveis a todos os gestores de saúde.

O resultado imediato é a disponibilização desses dados on-line, por meio de painéis que auxiliam os profissionais no rastreamento das ocorrências, além de contribuir para o planejamento corporativo mais amplo. O sistema possibilita melhorias na rede de saúde como um todo, pois traz um panorama geral dos dados de saúde da população.

O sucesso que o IABAS vem alcançando é fruto de um con-junto de ações planejadas, eficazes, inovadoras e ambien-talmente responsáveis. Promover a Gestão na Saúde Públi-ca, com base nos mais elevados padrões de qualidade, por meio de humanização e compromisso social, em conso-nância com as metas municipais pautadas nas diretrizes do SUS é a missão do Instituto e seus colaboradores.

Page 6: Balanço social IABAS - teste

ÍND

ICE iaBas

Missão, Visão, Valores e Resultados alcançados em 2010, 2011 e 1º Trimestre de 2012.

obras e adequações Realizadas nas unidades

para obter novas acomodações, bem

como a revitalização de ambientes já existentes.

academias Cariocas Unidades com ginástica para comunidade.

esF (estratégia de saúde da Família) O projeto oferece assistência médica e odontológica à população das áreas programáticas 4.0, 5.1 e 5.2.

inaugurações Em dois anos mais de 10 Clínicas da Família foram inauguradas nas áreas administradas pelo IABAS.

10

44

14 3936

Page 7: Balanço social IABAS - teste

Pse (Programa de saúde nas escolas) Facilita o acesso da comunidade escolar aos serviços de saúde.

sustentabilidade em Unidades de saúde

Programa de Qualificação e Treinamento aos Profissionais da Saúde.

iaBas Colaboradores / Garantia de Qualidade Gerência de Informática / Fornecedores Ações Inovadoras.

PADI (Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso) Propõe a desospitalização do idoso nos casos indicados.

UPas 24h Oferecem atendimento médico, odontológico e pediátrico de urgência e emergência.

69 76

80

97

104

118

Page 8: Balanço social IABAS - teste

8 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Fevereiro - Contrato Emergencial 5.1

- Contrato Emergencial 5.2

Abril - UPA Complexo do Alemão

Maio - UPA Cidade de Deus

Julho - Contrato PADI

Setembro - UPA Madureira

- CF Dr. José de Paula Lopes Pontes - 5.2

Outubro - CF Dr. Hans J. Dohmann - 5.2

Novembro - CF Dr. Dalmir de Abreu Salgado – 5.2

Dezembro - UPA Costa Barros

LegeNDA

PADI - Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso

CF- Clínica da Família

PSE- Programa de Saúde nas Escolas

ESF- Estratégia de Saúde da Família

UPA- Unidade de Pronto Atendimento

CMS- Centro Municipal de Saúde

Dezembro - UPA Vila Kennedy

linha do temPo

2009 2010

Page 9: Balanço social IABAS - teste

9IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Janeiro - Contrato PSE

- CF Dr. David Capistrano Filho – 5.2

- Início da ESF- CMS Bua Boaneres - 5.1

Fevereiro - Contrato 4.0

- CF Fiorello Raymundo - 5.1

- CF Prof. Maury Alves de Pinho – 4.0

- CF Alkindar Soares Pereira Filho - 5.2

- CF Rogerio Rocco – 5.2

- PSE- Inauguração - CIEP Dr. Antoine Magarinos Torres Filho

Março - UPA Complexo do Alemão passou para PORTE II

Abril - Início ESF - CMS Newton Bethlem 4.0

Julho - Iníco ESF - CMS Itanhangá 4.0

Setembro - CF Kelly Cristina - 5.1

- Início ESF - CMS Cecilia Donnangelo - 4.0

- Início ESF - CMS Jorge Saldanha Bandeira de Melo - 4.0

Outubro - Início ESF - CMS Masao Goto - 5.1

- Início ESF - Policlinica Manoel Guilherme da S. Filho - 5.1

Novembro - CF Padre John Cribbin - 5.1

Dezembro - CF Agenor de Miranda Araújo Neto “Cazuza” - 5.2

- CF Nildo Aguiar - 5.1

Janeiro - CF Otto Alves de Carvalho - 4.0

- CF Padre José de Azevedo Tiúba - 4.0

- CF Mario Dias de Alencar - 5.1

- CF Antonio Gonçalves da Silva - 5.1

2011 2012

Page 10: Balanço social IABAS - teste

10 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

IDENTIDADE ORGANIZACIONALa Base da CUltUra CorPorativa

Page 11: Balanço social IABAS - teste

11IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

O Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS) é uma Organização Social de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, que tem por objetivo fornecer apoio técnico-operacional ao desenvolvimento de projetos na área de saúde e educação.

Fundado em 2008, qualificado como Organização Social na área da Saúde pela Comissão de Qualificação de Organizações Sociais (COQUALI), nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Maranhão, também no Distrito Federal, além dos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes e Mauá, o IABAS , possui as credenciais necessárias junto ao poder público na área da saúde e está habilitado a atuar na administração de projetos e na prestação de serviços, por intermédio de convênios e contratos.

iaBas

Excelência em contratos de gestão de instituições, programas e projetos nos setores da saúde e da educação, através de melhores equipes e práticas gerenciais, atuando de forma humanizada, respeitando a ética e o compromisso social.

missão

Ser referência em Gestão na Saúde Pública, com base nos mais elevados padrões de qualidade.

visão

Ética: Atuar com responsabilidade no exercício das suas atividades .

Humanização: Oferecer tratamento humanizado, com base na valorização do individuo.

excelência: Trabalhar permanentemente a melhoria dos processos, dos resultados e da satisfação das necessidades presentes e futuras dos clientes.

Transparência: Adotar uma postura clara e transparente no que diz respeito aos objetivos contratuais e aos compromissos éticos da organização, fortalecendo a legitimidade social de suas atividades.

Valorização das pessoas: Estabelecer relações formais com os colaboradores, criando condições para a constante atualização e crescimento profissional, valorizando a maximização de resultados, a assiduidade e o comprometimento.

Inovação: Promoção de um ambiente favorável à criatividade, à experimentação e à implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.

valoresNo Rio de Janeiro, é parceiro da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Educação para desenvolvimento das ações e serviços de saúde na Estratégia de Saúde da Família; das Unidades de Pronto Atendimento (UPA); do Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (PADI) e do Programa Saúde nas Escolas (PSE).

Gestão em saúde com qualidade e eficiência

Page 12: Balanço social IABAS - teste

12 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Consolidado 2010/2011/2012

TOTAL DE ATENDIMENTOS POR CONTRATOTOTAL DOS ATENDIMENTOS POR CONTRATO

VILA

 KENNED

COMPLEXO 

DO 

ALEM

ÃO

CIDA

DE DE 

DEUS 

MAD

URE

IRA 

COSTA 

BARR

OS  

SALG

ADO 

FILH

O

SOUZA

 AG

UIAR

MIGUEL 

COUTO

dez‐09 6.047              ‐                  ‐                  ‐                  ‐                  ‐                  ‐           ‐           ‐           ‐                  ‐                  ‐                 

jan‐10 8.248              ‐                  ‐                  ‐                  ‐                  ‐                  ‐           ‐           ‐           6.405              6.368              ‐                 

fev‐10 8.951              ‐                  ‐                  ‐                  ‐                  ‐                  ‐           ‐           ‐           5.793              5.145              ‐                 

mar‐10 11.796           ‐                  ‐                  ‐                  ‐                  ‐                  ‐           ‐           ‐           3.543              5.576              ‐                 

abr‐10 11.680           4.214              ‐                  ‐                  ‐                  ‐                  ‐           ‐           ‐           5.155              6.280              ‐                 

mai‐10 11.941           7.699              49                   ‐                  ‐                  ‐                  ‐           ‐           ‐           7.583              5.842              ‐                 

jun‐10 7.890              8.491              8.057              ‐                  ‐                  ‐                  ‐           ‐           ‐           7.038              6.676              ‐                 

jul‐10 10.218           8.827              8.742              ‐                  ‐                  ‐                  ‐           ‐           ‐           7.022              5.981              ‐                 

ago‐10 11.497           7.893              12.098           ‐                  ‐                  ‐                  64             ‐           ‐           7.466              6.404              ‐                 

set‐10 9.941              6.765              10.927           1.694              ‐                  ‐                  499          199          383          7.147              6.716              ‐                 

out‐10 9.550              6.611              10.563           9.497              ‐                  ‐                  704          435          690          6.317              6.765              ‐                 

nov‐10 8.656              6.835              10.207           10.105           ‐                  ‐                  822          478          677          6.931              6.320              ‐                 

dez‐10 10.187           8.678              11.831           10.069           2.293              ‐                  878          556          733          8.999              6.399              ‐                 

jan‐11 9.897              8.540              11.741           10.013           6.915              ‐                  812          607          776          9.670              6.945              ‐                 

fev‐11 8.847              8.061              10.904           9.439              7.798              314                 747          594          639          11.291           7.032              1.457             

mar‐11 11.062           8.968              12.807           11.680           8.454              3.705              701          583          610          11.981           6.782              1.666             

abr‐11 13.223           9.208              12.570           13.437           9.151              5.365              743          603          708          28.043           7.795              4.039             

mai‐11 10.645           8.257              11.463           12.135           8.963              2.373              743          707          731          17.531           8.544              5.986             

jun‐11 9.326              7.334              10.122           10.997           7.501              20.669           823          653          770          18.151           8.620              4.818             

jul‐11 9.383              8.285              10.189           10.446           7.558              19.175           747          632          903          19.989           7.827              2.670             

ago‐11 9.911              8.890              11.442           11.796           8.478              41.028           880          662          1.065       15.327           5.985              5.724             

set‐11 9.782              7.365              11.209           11.768           8.618              47.448           745          653          869          15.211           6.042              6.411             

out‐11 9.651              7.203              11.572           12.519           8.773              41.502           662          523          656          16.970           5.482              5.567             

nov‐11 9.582              6.906              10.614           12.192           9.080              42.912           655          519          836          17.458           7.363              5.979             

dez‐11 9.460              6.046              10.613           11.180           9.733              8.639              873          715          1.018       21.298           7.927              6.656             

jan‐12 10.946           5.729              12.452           12.442           9.587              ‐                  1.158       744          1.173       20.117           9.562              9.899             

fev‐12 9.713              6.347              11.716           11.269           9.406              17.135           923          727          933          18.756           13.920           9.167             

mar‐12 11.355           7.422              12.309           13.084           10.422           114.869         1.221       1.164       1.105       16.386           12.528           10.335          

2010 120.555         66.013           72.474           31.365           2.293              ‐                  2.967       1.668       2.483       79.399           74.472           ‐                 

2011          120.769             95.063           135.246           137.602           101.022  233.130         9.131       7.451       9.581       202.920         86.344           50.973          

2012            32.014             19.498             36.477             36.795             29.415  132.004         3.302       2.635       3.211       55.259           36.010           29.401          

Total  279.385         180.574         244.197         205.762         132.730         365.134         15.400     11.754     15.275     337.578         196.826         80.374          

Total por Programa

365.134

1.042.648              2.064.989

1.042.648 42.429 614.778

ESF 4.0

DATA

UPAs PADI

PSE ESF 5.2 ESF 5.1

Page 13: Balanço social IABAS - teste

13IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

UPAs - Unidades de Pronto Atendimento

1.042.648

AP 5.2 - Estratégia de Saúde da Família

337.578

AP 5.1 - Estratégiade Saúde da Família

196.826

AP 4.0 - Estratégia de Saúde da Família

80.374

em 2 anos

2.064

PSE - Saúde nas Escolas

365.134

PADI - Atenção Domiciliar ao Idoso

42.429

2.(milhões)

TOTAL DE ATENDIMENTOS POR CONTRATO

CONSOLIDADO

Ano: Jan/2010 à Mar/2012

200.000

250.000

300.000

350.000

400.000

120.769 202.920

32.014

19 498

36.477

36.795

132.004 55.259

36.010

2012

2011

2010

-

50.000

100.000

150.000

UPA VK UPA CA UPA CDD UPA MAD UPA CB PSE PADI 5.2 5.1 4.0

6.047

120.555

66.013 72.474 31.365

2.293 - 7.118

79.399 74.472

95.063

135.246

137.602

101.022

233.130

26.163

86.344

50.973

19.498

29.415

9.148

29.401

2009

Page 14: Balanço social IABAS - teste

14 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é um modelo de atenção que visa prestar, na unidade de saúde e no domicílio, assistência integral, contínua, com resolu-bilidade e boa qualidade às necessidades de saúde da população adscrita, intervindo sobre os fatores de risco aos quais a população está exposta. Elegendo a família e o seu espaço social como núcleo básico de abordagem no atendimento à saúde.

A atenção primária representa a porta de entrada dos cidadãos no sistema de saúde, assegurando a refe-rência e contra-referência para os diferentes níveis do sistema, desde que identificada a necessidade de maior complexidade tecnológica para a resolução dos problemas identificados.

Viabiliza o estabelecimento de parcerias através do desenvolvimento de ações intersetoriais contribuin-do para a democratização do conhecimento do pro-cesso saúde/doença, da organização dos serviços e da produção social da saúde, estabelecendo redes de proteção.

Nas Clínicas da Família são realizadas atividades edu-cativas, preventivas e de promoção à saúde, vacina-ção, administração de medicamentos, realização de consultas médicas, de enfermagem e saúde bucal, curativos e outros procedimentos. Exames laborato-riais, de raios-X e ultrassom agilizam diagnósticos e procedimentos potencializando a resolutividade da atenção primária.

As equipes de saúde das Clinicas são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e técnicos de saúde bucal.

ESFEstratégia de Saúde da Família

Page 15: Balanço social IABAS - teste

15IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Áreas atendidaspelo iaBas

AP 5.2AP 5.1

AP 4.0

Área Programática 5.2Santíssimo, Campo Grande, Senador Vasconcelos, Inhoaíba, Cosmos, Guaratiba, Barra de Guaratiba, Pedra de Guaratiba.

Área Programática 5.1Deodoro, Vila Militar, Campo dos Afonsos, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Realengo, Padre Miguel, Bangu, Gericinó, Senador Camará.

Área Programática 4.0 Jacarepaguá, Anil, Gardênia Azul, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia (Jacarepaguá), Pechincha, Taquara, Tanque, Praça Seca, Vila Valqueire, Joá, Itanhangá, Barra da Tijuca, Camorim, Vargem Pequena, Vargem Grande, Recreio dos Bandeirantes, Grumari.

Cidade do rj

Page 16: Balanço social IABAS - teste

16 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

ESFEstratégia de Saúde da Família

ÁreA ProgrAmÁTIcA 5.2

Page 17: Balanço social IABAS - teste

17IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Áreas de atuação na 5.2

Campo Grande

Santíssimo

Senador Vasconcellos

Barra de Guaratiba

Pedra de Guaratiba

Cosmos

Inhoaíba

Guaratiba

Santíssimo, Campo Grande, Senador Vasconcelos, Inhoaíba, Cosmos, Guaratiba, Barra de Guaratiba, Pedra de Guaratiba.

42,60%

54,70%

66,10%

30 00%

40,00%

50,00%

60,00%

70,00%

0,00%

10,00%

20,00%

30,00%

2010 2011 2012

COBERTURA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Page 18: Balanço social IABAS - teste

18 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

CMS PROF EDGARD

M. GOMES

CMS DR WOODROW

P. PANTOJA

CMS VILA SÃO JORGE

CF DR DAVID

CAPISTRANO FILHO

CF DR JOSE DE PAULA

LOPES PONTES

CF DR HANS JURGEN

FERNANDO DOHMANN

CMS AGUIAR TORRES

CMS JARDIM

ANÁPOLIS

UNIDADeS De SAúDe

CF AGENOR DE MIRANDA ARAUJO NETOCF ALKINDAR SOARES PEREIRA FILHOCF DR DALMIR DE ABREU SALGADOCF DR DAVID CAPISTRANO FILHO CF DR JOSE DE PAULA LOPES PONTES CF DR HANS JURGEN FERNANDO DOHMANN CF DR ROGERIO ROCCOCMS AGUIAR TORRESCMS ANA GONZAGACMS DR ADAO P NUNESCMS DR MAIA BITTENCOURTCMS DR. MARIO RODRIGUES CIDCMS DR MOURAO FILHOCMS DR OSWALDO VILELLACMS DR PEDRO NAVACMS DR WOODROW P PANTOJACMS JARDIM ANÁPOLISCMS PROF EDGARD M GOMES MAGALÃESCMS PROF MANOEL DE ABREUCMS RAUL BARROSOCMS VILA DO CEUCMS VILA SÃO JORGEPOLICLÍNICA ALVIMAR DE CARVALHO

CF: Clínica da FamíliaCMS: Centro Municipal de Saúde

eSF - AP 5.2estratégia de Saúde da Família

CMS RAUL

BARROSO

CMS DR PEDRO

NAVA

Page 19: Balanço social IABAS - teste

19IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

CMS AGUIAR TORRES

CMS JARDIM

ANÁPOLIS

CMS VILA DO CEU

CF DR ROGERIO

ROCCO

CMS DR. MARIO

RODRIGUES CID

CMS DR OSWALDO

VILELLA

CMS RAUL

BARROSO

CF DR DALMIR DE ABREU SALGADO

CF ALKINDAR

SOARES PEREIRA FILHO

CMS ANA GONZAGA

CMS DR ADAO PEREIRA NUNES

CMS DR MAIA

BITTENCOURT

POLICLÍNICA ALVIMAR DE CARVALHO

CMS DR MOURAO

FILHO

CF AGENOR DE MIRANDA

ARAUJO NETO

CMS DR PEDRO

NAVA

CMS PROF MANOEL

DE ABREU

Page 20: Balanço social IABAS - teste

20 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

2011 meta ContratUalmÉdia do

PerCentUal alCançado

Jan - Mar

Abr - Jun

Jul - Set

Out - Dez

80%

80%

80%

80%

98%*

72%

86%

86%

*Início da gestão, indicadores NA (não se aplica)

IABAS é gestor pleno desde março/2011 e em contratos temporários de março/2010 a fevereiro/2011

INDICADOR GERAL POR TRIMESTRE

eSF - AP 5.2estratégia de Saúde da Família

Indicadores: Comissão de prontuário implantada, Profissionais cadastrados no CNES, Consultas ao paciente pelo seu próprio médico, Acompanhamento do plano odontológico, Programação anual de atividades, Escolas no território acompanhadas pela ESF e Informatização dos Postos de Trabalho, Distribuição de kits de saúde bucal, Custo médio de medicamentos, Custo médio de serviços de apoio, Abastecimento das unidades, Descentralização do fornecimento de insulina, Descentralização do fornecimento de medicamentos de asma, Regularidade no envio dos sistemas de informação.

COMPARATIVO DO TOTAL DE CONSULTAS MÉDICAS

15.000

20.000

25.000

30.000

.291

11.9

81

28.0

43

17.5

31

18.1

51 19.9

89

15.3

27

15.2

11

16.9

70

17.4

58

21.2

98

20.1

17

18.7

56

16.3

86

2010

2011

2012

0

5.000

10.000

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

6.40

5

5.79

3

3.54

3 5.15

5

7.58

3

7.03

8

7.02

2

7.46

6

7.14

7

6.31

7

6.93

1 8.99

9

9.67

0 11

1 2012

FONTE: SIAB/PMA2 2010/ 2011

Page 21: Balanço social IABAS - teste

21IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

COMPARATIVO DO TOTAL DAS CONSULTAS DE ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

COMPARATIVO DO TOTAL DE CONSULTAS PRÉ-NATAL

CONSULTAS DE PRÉ‐NATAL REALIZADAS NA AP 5.2

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ TOTAL2010 653 819 1.182 757 953 864 862 873 880 857 913 1110 10.7232011 1.222 1.339 1.305 1.781 1.597 1.657 1.765 1548 1690 1808 1778 1908 19.3982012 2.036 2.375 2.065 6.476

CONSULTAS DE PRÉ-NATAL

0

500

1.000

1.500

2.000

2.500

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

653 81

9

1.18

2

757

953

864

862

873

880

857 91

3

11101.

222 1.33

9

1.30

5

1.78

1

1.59

7

1.65

7

1.76

5

1548 16

90 1808

1778 19

082.03

6

2.37

5

2.06

52010

2011

2012

FONTE: SIAB/PMA2 2010/ 2011Consultas de Puericultura na AP 5.2

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ TOTAL2010 1.243 1.225 1.196 1.331 1.543 1.603 1.520 1.438 1.380 1.655 1.468 1.520 17.122 2010 17.1222011 1 568 1 712 1 812 2 098 2 151 2 658 2 987 2 860 2 468 2 503 2 323 2 441 27 581 2011 27 5812011 1.568 1.712 1.812 2.098 2.151 2.658 2.987 2.860 2.468 2.503 2.323 2.441 27.581 2011 27.5812012 2.642 2.869 3.054 8.565 44.703

CONSULTAS DE ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

2.500

3.000

3.500

2 2.09

8

2.15

1

2.65

8

2.98

7

2.86

0

2.46

8

2.50

3

2.32

3

2.44

1 2.64

2 2.86

9 3.05

4

0

500

1.000

1.500

2.000

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1.24

3

1.22

5

1.19

6

1.33

1 1.54

3

1.60

3

1.52

0

1.43

8

1.38

0 1.65

5

1.46

8

1.52

0

1.56

8 1.71

2

1.81

2

2010

2011

2012

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

FONTE: SIAB/PMA2 2010/ 2011

Page 22: Balanço social IABAS - teste

22 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

ESFEstratégia de Saúde da Família

ÁreA ProgrAmÁTIcA 5.1

Page 23: Balanço social IABAS - teste

23IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Gericinó

Padre Miguel

Magalhães Bastos

Vila Militar

Campo dos Afonsos

DeodoroBangu

Senador Camará

Realengo

Sulacap

Áreas de atuaçãona 5.1Deodoro, Vila Militar, Campo dos Afonsos, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Realengo, Padre Miguel, Bangu, Gericinó, Senador Camará.

22,51%

50,50% 56,20%

30,00%

40,00%

50,00%

60,00%

0,00%

10,00%

20,00%

2010 2011 2012

COBERTURA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Page 24: Balanço social IABAS - teste

24 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

CFMARIO DIAS

ALENCAR

CFNILDO AGUIAR

CF FIORELLO

RAYMUNDO

CFPE JOHN CRIBBIN

CFOLÍMPIA ESTEVES

CMS BATANEITHEL / VILA

ALIANçAUNIDADeS De SAúDe

CF ANTONIO GONçALVES DA SILVACF FIORELLO RAYMUNDOCF KELLY CRISTINA DE SÁ LACERDA SILVACF MARIO DIAS ALENCARCF NILDO AGUIARCF OLÍMPIA ESTEVESCF PE JOHN CRIBBINCMS ALEXANDER FLEMINGCMS ATHAYDE JOSé DA FONSECACMS BATAN / EITHEL / VILA ALIANçACMS BUÁ BOANERGES BORGES DA FONSECACMS CANCELA PRETA CMS CATIRICMS COHABCMS Dr. HENrIQUE MONAt / VILA PrOgrESSOCMS DR. SILVIO BARBOSACMS JACARé / CAVALO DE AçOCMS PADRE MIGUELCMS PROF. MASAO GOTOCMS VILA MORETTICMS WALDIR FRANCO / MINERIOS / MINUANOPOLICLINICA MANOEL GUILHERME DA SILVEIRA

CF: Clínica da FamíliaCMS: Centro Municipal de Saúde

POLICLINICA MANOEL GUILHERME DA

SILVEIRA FILHO

CMS Dr. HENrIQUE MONAT / VILA PROGRESSO

CMSCATIRI

CFKELLY CRISTINA DE SÁ LACERDA

SILVA

CF ANTONIO GONçALVES DA

SILVA

eSF - AP 5.1estratégia de Saúde da Família

Page 25: Balanço social IABAS - teste

25IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

CFMARIO DIAS

ALENCAR

CFNILDO AGUIAR

POLICLINICA MANOEL GUILHERME DA

SILVEIRA FILHO

CMSVILA MORETTI

CMSCANCELA

PRETA

CMSCOHAB

CMSCATIRI

CMSWALDIR FRANCO/

MINERIOS/ MINUANO

CFKELLY CRISTINA DE SÁ LACERDA

SILVA

CMS DR. SILVIO

BARBOSA

CMSJACARé/ CAVALO DE AçO

CMS PROF. MASAO

GOTO

CMSATHAYDE

DA FONSECA

CMSBUÁ BOANERGES

DA FONSECA

CF ANTONIO GONçALVES DA

SILVA

CMS ALEXANDER

FLEMING

CMSPADRE MIGUEL

Page 26: Balanço social IABAS - teste

26 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Indicadores: Comissão de prontuário implantada, Profissionais cadastrados no CNES, Consultas ao paciente pelo seu próprio médico, Acompanhamento do plano odontológico, Programação anual de atividades, Escolas no território acompanhadas pela ESF e Informatização dos Postos de Trabalho, Distribuição de kits de saúde bucal, Custo médio de medicamentos, Custo médio de serviços de apoio, Abastecimento das unidades, Descentralização do fornecimento de insulina, Descentralização do fornecimento de medicamentos de asma, Regularidade no envio dos sistemas de informação.

2011 meta ContratUalmÉdia do

PerCentUal alCançado

Jan - Mar

Abr - Jun

Jul - Set

Out - Dez

80%

80%

80%

80%

85%

84%

81%

84,60%

IABAS é gestor pleno desde março/2011 e em contratos temporários de março/2010 a fevereiro/2011

COMPARATIVO DO TOTAL DE CONSULTAS MÉDICAS

INDICADOR GERAL POR TRIMESTRE

Meta Contratual alcançada

eSF - AP 5.1estratégia de Saúde da Família

14.000 13.9

20

8

8.000

10.000

12.000

6.36

8

5 576 6.

280

5.84

2 6.67

6

5.98

1

6.40

4

6.71

6

6.76

5

6.32

0

6.39

96.94

5

7.03

2

6.78

2

7.79

5 8.54

4

8.62

0

7.82

7

5.98

5

6.04

2

82

7.36

3 7.92

7

9.56

2

1

12.5

28

2010

2011

2012

0

2.000

4.000

6.000

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

5.14

5

5.5 5

5.4 2012

Page 27: Balanço social IABAS - teste

27IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

COMPARATIVO DO TOTAL DE CONSULTAS DE ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

COMPARATIVO DO TOTAL DE CONSULTAS PRÉ-NATAL

6

1.800 1.74

1.60

8

1.600

1427

1

1.400

178

1188

1.29

31.200

996

977 10

44

1013

1 1

1.000

867

9

2010

2011

600

800

651

630

580

2 32

2012

400

600

21

422

367

458

392 41

9 457

360

45050

2 53

408 44

6

200

400 32

3

0

200

0JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

2.500

3.000

2.23

1

2.71

8

1.500

2.000

1.38

4

1.56

0

1.57

9

1.61

8

1.50

2

1.66

2

1.67

6

1.66

9

1.81

2

2

2010

2011

2012

500

1.000

783 84

3

768 83

7

808

00

581

717

850

732 81

0

830

641

889

832 86

3

2012

0JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

40

Page 28: Balanço social IABAS - teste

28 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

A Clinica da Familia para mim é tudo! Aqui pego meus remédios, faço tratamento de coluna. Minha Dra. é a Ana Paula. Minha neta faz o Pré-natal inteiro aqui e espero que meu bisneto continue sendo atendi-do aqui.D. Idalina, 67 anos

Trabalhar na Clinica da Familia é po-der desenvolver o trabalho integral com o paciente, onde não vejo apenas como “uma doença”, mas como inte-grante de um contexto familiar. é gra-tificante acompanha-los ao longo de suas fases da vida: da criança ao idoso. Dra. Ana Paula Moreira

ESFEstratégia de Saúde da Família

ÁreA ProgrAmÁTIcA 4.0

Page 29: Balanço social IABAS - teste

29IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Recreio dos Bandeirantes

Tanque

Cidade de DeusÁreas de atuação na 4.0Jacarepaguá, Anil, Gardênia Azul, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia (Jacarepaguá), Pechincha, Taquara, Tanque, Praça Seca, Vila Valqueire, Joá, Itanhangá, Barra da Tijuca, Camorim, Vargem Pequena, Vargem Grande, Recreio dos Bandeirantes, Grumari.

10,20%

14,20%

8,00%

10,00%

12,00%

14,00%

16,00%

2,90%

0,00%

2,00%

4,00%

6,00%

2010 2011 2012

COBERTURA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Page 30: Balanço social IABAS - teste

30 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

CMSITANHANGÁ

CMSHARVEY RIBEIRO

DE SOUZA FILHO

POLICLINICA NEWTONBETHLEM

CMSJORGE SALDANHA

BANDEIRA DE MELLO

CF PADRE JOSé DE AZEVEDO TIÚBA

CMSNOVO

PALMARES

CF PROFESSOR

MAURY ALVES PINHO

CF OTTO ALVES DE CARVALHO

CMSCANAL DO

ANIL

CMSHAMILTON

LAND

CMSCURICICA

CMSSANTA MARIA

CMSCECILIA

DONANGELO

UNIDADeS De SAúDe

CF OTTO ALVES DE CARVALHOCF PADRE JOSé DE AZEVEDO TIÚBACF PROFESSOR MAURY ALVES PINHO CMS CANAL DO ANILCMS CECILIA DONANGELOCMS CURICICACMS HAMILTON LANDCMS HARVEY RIBEIRO DE SOUZA FILHOCMS ITANHANGÁCMS JORGE SALDANHA BANDEIRA DE MELLOCMS NOVO PALMARESCMS SANTA MARIAPOLICLÍNICA NEWTON BETHLEM

CF: Clínica da FamíliaCMS: Centro Municipal de Saúde

eSF - AP 4.0estratégia de Saúde da Família

Page 31: Balanço social IABAS - teste

31IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Page 32: Balanço social IABAS - teste

32 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Indicadores: Comissão de prontuário implantada, Profissionais cadastrados no CNES, Consultas ao paciente pelo seu próprio médico, Acompanhamento do plano odontológico, Programação anual de atividades, Escolas no território acompanhadas pela ESF e Informatização dos Postos de Trabalho, Distribuição de kits de saúde bucal, Custo médio de medicamentos, Custo médio de serviços de apoio, Abastecimento das unidades, Descentralização do fornecimento de insulina, Descentralização do fornecimento de medicamentos de asma, Regularidade no envio dos sistemas de informação

2011 meta ContratUalmÉdia do

PerCentUal alCançado

Jan - Mar

Abr - Jun

Jul - Set

Out - Dez

80% 80%

80% 94%

80%

80%

86,6%

91%

IABAS é gestor pleno de março/2011

COMPARATIVO DO TOTAL DE CONSULTAS MÉDICAS

INDICADOR GERAL POR TRIMESTRE

Total de Consultas Médicas

6.000

8.000

10.000

12.000

5.98

6

4.81

8 5.72

4 6.41

1

5.56

7

5.97

9 6.65

6

9.89

9

9.16

7

10.3

35

2010

2011

2012

Maio a Dezembro/2010:dados indisponíveis

0

2.000

4.000

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1.30

1

1.47

9

1.40

9 2.05

5

0 0 0 0 0 0 0 0

1.28

6

1.45

7

1.66

6

4.03

9

2.67

0

Meta Contratual alcançada

eSF - AP 4.0estratégia de Saúde da Família

Page 33: Balanço social IABAS - teste

33IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

COMPARATIVO DO TOTAL DE CONSULTAS DE ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

COMPARATIVO DO TOTAL DE CONSULTAS

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ TOTAL2010 202 237 205 245 0 0 0 0 0 0 0 0 889 1 sem 20112011 272 270 265 315 307 328 356 516 544 555 632 949 5.309 1.7572012 1.183 1.199 1.356 3.738

Total de atendimento - 2010/2011 - 4.0CONSULTAS DE PRÉ-NATAL

1.000

1.200

1.400

949

1.18

3

1.19

9

1.35

6

0

200

400

600

800

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

202 23

7

205 24

5

0 0 0 0 0 0 0 0

272

270

265 31

5

307 328 35

6

516 54

4

555 63

2

2010

2011

2012

Maio a Dezembro/2010:dados indisponíveis

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

CONSULTAS DE ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

800

1.000

1.200

1.400

1.60083

4

757

885

801 88

1940

905

1.46

2

2010

2011

2012

Maio a Dezembro/2010:dados indisponíveis

0

200

400

600

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

231

243

216 26

5

0 0 0 0 0 0 0 0

238

219 25

6

454

475

313 36

3

Page 34: Balanço social IABAS - teste

34 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Projeto de redução de mortalidade infantil e eliminação da sífilis congênita

• Alto índice de neonatos com sorologia positiva para sífilis congênita na maternidade Leila Diniz

• Baixo índice de mulheres grávidas incluídas e realizando o pré-natal adequado na 4.0

soroloGia materna = sitUação ProBlema (mArço 2011)

eSF - AP 4.0estratégia de Saúde da Família

• Sífilis congênita• Pré-natal

oBjetivo = melhoria dos indiCadores

FUnCionamento do ProGrama de triaGem PrÉ-natal

Com a finalidade de facilitar o acesso das gestantes aos exames de rotina. Iniciado na AP 4.0 em julho de 2011

• Bioquímica/Hematologia• Sorologia (ELISA)• glicose • toxoplasmose• AB0/rh • Sífilis• Hemoglobina• HIV I e II• Hepatite B (anti HBC e HbsAg)

exames triados:

37 profissionais.

nº de ProFissionaistreinados na triaGem PrÉ-natal:

nº de Unidades qUe Fazem a Coleta:

13 unidades

2010:39 casos positivos26 gestantes tratadas

2011 (de 15/07/2011 a 31/12/2011):187 casos positivos187 gestantes tratadas

2011:100% de gestantes monitoradas e tratadas.

resUltados:

Page 35: Balanço social IABAS - teste

35IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Projeto Provida Programa de vigilância domiciliar ao recém-nato de risco

eqUIPe

2 médicos pediatras

1 enfermeiro

1 assistente social

1 técnico administrativo

1 motorista

Identificar as crianças de risco ao nascer ou de risco adquirido durante a sua evolução e intervir o mais precocemente possível dando suporte fa-miliar, assistencial e ativando o cuidado em rede e potencializando o vínculo como estratégia de qualificar o acesso ao SUS.

oBjetivos

eSF - AP 4.0estratégia de Saúde da Família

• Integrar e potencializar a rede assistencial da área atendida.

• reduzir a mortalidade infantil nos territórios integrados de atenção à saúde.

• grande procura nas urgências e emergências por pacientes que demandam apenas a utilização de tecnologias leves.

• Internações recorrentes.

jUstiFiCativa

• < 1 ano de idade.• Idade materna < 16 ou >35• Peso ao nascer <2.500g• Idade gestacional <37 e >42 semanas.• Sífilis Congênita.• Outros(SIDA, uso de drogas, transtorno mental).• Nenhum grau de instrução materna.• Internação hospitalar no 1º ano de vida.

CritÉrios de inClUsão

120 famílias com recém-natos de risco em vigilância e planos terapêuticos familiares traçados e reavaliados permanentemente pela Equipe multiprofissional;

185 visitas domiciliares realizadas em caráter multiprofissional;

94 consultas médicas realizadas pelos pediatras da Equipe;

24 consultas de enfermagem;

78 atendimentos do serviço social, com construção de redes com o CrASS, 7°CrE, algumas Associações de Moradores, UPP Social, Cruz Vermelha Brasileira, Pastoral da Criança, en-tre outros atores comunitários;

jUstiFiCativa

Page 36: Balanço social IABAS - teste

36 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

ACADEMIA CARIOCA

Page 37: Balanço social IABAS - teste

37IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Junia Cardoso (7882-7061)José Augusto (7726-0439)

Unidades com Academia Carioca da Saúde: 4.0 5.1 5.2 Total2 8 10 20

Total de Profissionais de Educação Fisica: 4.0 5.1 5.2 Total2 8 8 18

Quantidade de alunos 4.0 5.1 5.2 Total304 1546 2007 3857

Quantidades de alunos por comorbidade 4.0 5.1 5.2 Total %Hipertensos 206 1048 1225 2479 64Diabéticos 59 322 321 702 18Sobrepeso 91 247 415 753 19Obeso 101 270 263 634 16

Divisão por faixa etária 4.0 5.1 5.2 Total %<18 4 17 42 63 1,6<35 24 63 143 230 6<45 37 106 230 373 9,7

<=60 116 592 748 1456 37,7>60 123 768 844 1735 45

Divisão por sexo 4.0 5.1 5.2 Total %Feminino 261 1336 1757 3354 86Masculino 43 210 250 503 14

Boletim - Academia Carioca da Saúde/ Dezembro - 2011

2

8

10 4.0

5.1

5.2

2

8

8 4.0

5.1

5.2

304

1546

2007

4.0

5.1

5.2

206

1048

1225

59

322 321

91

247

415

101

270 263

0

200

400

600

800

1000

1200

1400

4.0 5.1 5.2

Hipertensos

Diabéticos

Sobrepeso

Obeso

4 17 42 24 63

143

37 106

230

116

592

748

123

768 844

0

100

200

300

400

500

600

700

800

900

4.0 5.1 5.2

<18

<35

<45

<=60

>60

261

1336

1757

43 210 250

0

500

1000

1500

2000

Feminino

Masculino

Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde Superintendência de Promoção da Saúde Assessoria de Atividade Física

Junia Cardoso (7882-7061)José Augusto (7726-0439)

Unidades com Academia Carioca da Saúde: 4.0 5.1 5.2 Total2 8 10 20

Total de Profissionais de Educação Fisica: 4.0 5.1 5.2 Total2 8 8 18

Quantidade de alunos 4.0 5.1 5.2 Total304 1546 2007 3857

Quantidades de alunos por comorbidade 4.0 5.1 5.2 Total %Hipertensos 206 1048 1225 2479 64Diabéticos 59 322 321 702 18Sobrepeso 91 247 415 753 19Obeso 101 270 263 634 16

Divisão por faixa etária 4.0 5.1 5.2 Total %<18 4 17 42 63 1,6<35 24 63 143 230 6<45 37 106 230 373 9,7

<=60 116 592 748 1456 37,7>60 123 768 844 1735 45

Divisão por sexo 4.0 5.1 5.2 Total %Feminino 261 1336 1757 3354 86Masculino 43 210 250 503 14

Boletim - Academia Carioca da Saúde/ Dezembro - 2011

2

8

10 4.0

5.1

5.2

2

8

8 4.0

5.1

5.2

304

1546

2007

4.0

5.1

5.2

206

1048

1225

59

322 321

91

247

415

101

270 263

0

200

400

600

800

1000

1200

1400

4.0 5.1 5.2

Hipertensos

Diabéticos

Sobrepeso

Obeso

4 17 42 24 63

143

37 106

230

116

592

748

123

768 844

0

100

200

300

400

500

600

700

800

900

4.0 5.1 5.2

<18

<35

<45

<=60

>60

261

1336

1757

43 210 250

0

500

1000

1500

2000

Feminino

Masculino

Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde Superintendência de Promoção da Saúde Assessoria de Atividade Física

Junia Cardoso (7882-7061)José Augusto (7726-0439)

Unidades com Academia Carioca da Saúde: 4.0 5.1 5.2 Total2 8 10 20

Total de Profissionais de Educação Fisica: 4.0 5.1 5.2 Total2 8 8 18

Quantidade de alunos 4.0 5.1 5.2 Total304 1546 2007 3857

Quantidades de alunos por comorbidade 4.0 5.1 5.2 Total %Hipertensos 206 1048 1225 2479 64Diabéticos 59 322 321 702 18Sobrepeso 91 247 415 753 19Obeso 101 270 263 634 16

Divisão por faixa etária 4.0 5.1 5.2 Total %<18 4 17 42 63 1,6<35 24 63 143 230 6<45 37 106 230 373 9,7

<=60 116 592 748 1456 37,7>60 123 768 844 1735 45

Divisão por sexo 4.0 5.1 5.2 Total %Feminino 261 1336 1757 3354 86Masculino 43 210 250 503 14

Boletim - Academia Carioca da Saúde/ Dezembro - 2011

2

8

10 4.0

5.1

5.2

2

8

8 4.0

5.1

5.2

304

1546

2007

4.0

5.1

5.2

206

1048

1225

59

322 321

91

247

415

101

270 263

0

200

400

600

800

1000

1200

1400

4.0 5.1 5.2

Hipertensos

Diabéticos

Sobrepeso

Obeso

4 17 42 24 63

143

37 106

230

116

592

748

123

768 844

0

100

200

300

400

500

600

700

800

900

4.0 5.1 5.2

<18

<35

<45

<=60

>60

261

1336

1757

43 210 250

0

500

1000

1500

2000

Feminino

Masculino

Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde Superintendência de Promoção da Saúde Assessoria de Atividade Física

Junia Cardoso (7882-7061)José Augusto (7726-0439)

Unidades com Academia Carioca da Saúde: 4.0 5.1 5.2 Total2 8 10 20

Total de Profissionais de Educação Fisica: 4.0 5.1 5.2 Total2 8 8 18

Quantidade de alunos 4.0 5.1 5.2 Total304 1546 2007 3857

Quantidades de alunos por comorbidade 4.0 5.1 5.2 Total %Hipertensos 206 1048 1225 2479 64Diabéticos 59 322 321 702 18Sobrepeso 91 247 415 753 19Obeso 101 270 263 634 16

Divisão por faixa etária 4.0 5.1 5.2 Total %<18 4 17 42 63 1,6<35 24 63 143 230 6<45 37 106 230 373 9,7

<=60 116 592 748 1456 37,7>60 123 768 844 1735 45

Divisão por sexo 4.0 5.1 5.2 Total %Feminino 261 1336 1757 3354 86Masculino 43 210 250 503 14

Boletim - Academia Carioca da Saúde/ Dezembro - 2011

2

8

10 4.0

5.1

5.2

2

8

8 4.0

5.1

5.2

304

1546

2007

4.0

5.1

5.2

206

1048

1225

59

322 321

91

247

415

101

270 263

0

200

400

600

800

1000

1200

1400

4.0 5.1 5.2

Hipertensos

Diabéticos

Sobrepeso

Obeso

4 17 42 24 63

143

37 106

230

116

592

748

123

768 844

0

100

200

300

400

500

600

700

800

900

4.0 5.1 5.2

<18

<35

<45

<=60

>60

261

1336

1757

43 210 250

0

500

1000

1500

2000

Feminino

Masculino

Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde Superintendência de Promoção da Saúde Assessoria de Atividade Física

UNIDADES COM ACADEMIA CARIOCA DA SAÚDE

Junia Cardoso (7882-7061)José Augusto (7726-0439)

Unidades com Academia Carioca da Saúde: 4.0 5.1 5.2 Total2 8 10 20

Total de Profissionais de Educação Fisica: 4.0 5.1 5.2 Total2 8 8 18

Quantidade de alunos 4.0 5.1 5.2 Total304 1546 2007 3857

Quantidades de alunos por comorbidade 4.0 5.1 5.2 Total %Hipertensos 206 1048 1225 2479 64Diabéticos 59 322 321 702 18Sobrepeso 91 247 415 753 19Obeso 101 270 263 634 16

Divisão por faixa etária 4.0 5.1 5.2 Total %<18 4 17 42 63 1,6<35 24 63 143 230 6<45 37 106 230 373 9,7

<=60 116 592 748 1456 37,7>60 123 768 844 1735 45

Divisão por sexo 4.0 5.1 5.2 Total %Feminino 261 1336 1757 3354 86Masculino 43 210 250 503 14

Boletim - Academia Carioca da Saúde/ Dezembro - 2011

2

8

10 4.0

5.1

5.2

2

8

8 4.0

5.1

5.2

304

1546

2007

4.0

5.1

5.2

206

1048

1225

59

322 321

91

247

415

101

270 263

0

200

400

600

800

1000

1200

1400

4.0 5.1 5.2

Hipertensos

Diabéticos

Sobrepeso

Obeso

4 17 42 24 63

143

37 106

230

116

592

748

123

768 844

0

100

200

300

400

500

600

700

800

900

4.0 5.1 5.2

<18

<35

<45

<=60

>60

261

1336

1757

43 210 250

0

500

1000

1500

2000

Feminino

Masculino

Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde Superintendência de Promoção da Saúde Assessoria de Atividade Física

Junia Cardoso (7882-7061)José Augusto (7726-0439)

Unidades com Academia Carioca da Saúde: 4.0 5.1 5.2 Total2 8 10 20

Total de Profissionais de Educação Fisica: 4.0 5.1 5.2 Total2 8 8 18

Quantidade de alunos 4.0 5.1 5.2 Total304 1546 2007 3857

Quantidades de alunos por comorbidade 4.0 5.1 5.2 Total %Hipertensos 206 1048 1225 2479 64Diabéticos 59 322 321 702 18Sobrepeso 91 247 415 753 19Obeso 101 270 263 634 16

Divisão por faixa etária 4.0 5.1 5.2 Total %<18 4 17 42 63 1,6<35 24 63 143 230 6<45 37 106 230 373 9,7

<=60 116 592 748 1456 37,7>60 123 768 844 1735 45

Divisão por sexo 4.0 5.1 5.2 Total %Feminino 261 1336 1757 3354 86Masculino 43 210 250 503 14

Boletim - Academia Carioca da Saúde/ Dezembro - 2011

2

8

10 4.0

5.1

5.2

2

8

8 4.0

5.1

5.2

304

1546

2007

4.0

5.1

5.2

206

1048

1225

59

322 321

91

247

415

101

270 263

0

200

400

600

800

1000

1200

1400

4.0 5.1 5.2

Hipertensos

Diabéticos

Sobrepeso

Obeso

4 17 42 24 63

143

37 106

230

116

592

748

123

768 844

0

100

200

300

400

500

600

700

800

900

4.0 5.1 5.2

<18

<35

<45

<=60

>60

261

1336

1757

43 210 250

0

500

1000

1500

2000

Feminino

Masculino

Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde Superintendência de Promoção da Saúde Assessoria de Atividade Física

TOTAL DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇãO FISICA

QUANTIDADE DE ALUNOS

aCademia CarioCa

4.0CF Prof. Maury Alves de PinhoCMS Harvey Ribeiro de Souza Filho

5.1Policlínica Manoel Guilherme da Silveira FilhoCMS Athayde José da FonsecaCMS Dr. Henrique MonatCMS Sílvio BarbosaCMS Prof. Masao GotoCF Olímpia EstevesCF Kelly CristinaCF Pe John Cribbin 5.2CMS Belisário PennaCMS Prof. Edgar Magalhães GomesCMS Prof Manoel de AbreuCMS Dr. Alvimar de CarvalhoCMS Mario Vitor de Assis PachecoCMS Dr Mario Rodrigues CidCF Dr. Hans Jurgen Fernando DohmannCF Alkindar Soares PereiraCF Agenor de Miranda Araújo NetoCAPS Profeta Gentileza

Unidades Com aCademia CarioCa

oBjetivo

• Facilitar e promover o acesso da população carioca à prática regular de atividade física, orientada por profissionais de educação física especializados.

• Estão instalados dentro dos espaços das Clínicas da Família e das Unidades de Saúde.

• Pode ser praticada a partir dos 12 anos, nas seguintes condições: hipertensos, diabéticos e portadores de sobrepeso e obesidade.

• A Academia Carioca da Saúde amplia a interface da unidade de saúde com a comunidade, dissociando-a de um espaço limitado apenas ao tratamento de doenças.

Page 38: Balanço social IABAS - teste

38 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

QUANTIDADE DE ALUNOS POR COMORBIDADE

Junia Cardoso (7882-7061)José Augusto (7726-0439)

Unidades com Academia Carioca da Saúde: 4.0 5.1 5.2 Total2 8 10 20

Total de Profissionais de Educação Fisica: 4.0 5.1 5.2 Total2 8 8 18

Quantidade de alunos 4.0 5.1 5.2 Total304 1546 2007 3857

Quantidades de alunos por comorbidade 4.0 5.1 5.2 Total %Hipertensos 206 1048 1225 2479 64Diabéticos 59 322 321 702 18Sobrepeso 91 247 415 753 19Obeso 101 270 263 634 16

Divisão por faixa etária 4.0 5.1 5.2 Total %<18 4 17 42 63 1,6<35 24 63 143 230 6<45 37 106 230 373 9,7

<=60 116 592 748 1456 37,7>60 123 768 844 1735 45

Divisão por sexo 4.0 5.1 5.2 Total %Feminino 261 1336 1757 3354 86Masculino 43 210 250 503 14

Boletim - Academia Carioca da Saúde/ Dezembro - 2011

2

8

10 4.0

5.1

5.2

2

8

8 4.0

5.1

5.2

304

1546

2007

4.0

5.1

5.2

206

1048

1225

59

322 321

91

247

415

101

270 263

0

200

400

600

800

1000

1200

1400

4.0 5.1 5.2

Hipertensos

Diabéticos

Sobrepeso

Obeso

4 17 42 24 63

143

37 106

230

116

592

748

123

768 844

0

100

200

300

400

500

600

700

800

900

4.0 5.1 5.2

<18

<35

<45

<=60

>60

261

1336

1757

43 210 250

0

500

1000

1500

2000

Feminino

Masculino

Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde Superintendência de Promoção da Saúde Assessoria de Atividade Física

DIVISãO POR FAIXA ETÁRIA

Junia Cardoso (7882-7061)José Augusto (7726-0439)

Unidades com Academia Carioca da Saúde: 4.0 5.1 5.2 Total2 8 10 20

Total de Profissionais de Educação Fisica: 4.0 5.1 5.2 Total2 8 8 18

Quantidade de alunos 4.0 5.1 5.2 Total304 1546 2007 3857

Quantidades de alunos por comorbidade 4.0 5.1 5.2 Total %Hipertensos 206 1048 1225 2479 64Diabéticos 59 322 321 702 18Sobrepeso 91 247 415 753 19Obeso 101 270 263 634 16

Divisão por faixa etária 4.0 5.1 5.2 Total %<18 4 17 42 63 1,6<35 24 63 143 230 6<45 37 106 230 373 9,7

<=60 116 592 748 1456 37,7>60 123 768 844 1735 45

Divisão por sexo 4.0 5.1 5.2 Total %Feminino 261 1336 1757 3354 86Masculino 43 210 250 503 14

Boletim - Academia Carioca da Saúde/ Dezembro - 2011

2

8

10 4.0

5.1

5.2

2

8

8 4.0

5.1

5.2

304

1546

2007

4.0

5.1

5.2

206

1048

1225

59

322 321

91

247

415

101

270 263

0

200

400

600

800

1000

1200

1400

4.0 5.1 5.2

Hipertensos

Diabéticos

Sobrepeso

Obeso

4 17 42 24 63

143

37 106

230

116

592

748

123

768 844

0

100

200

300

400

500

600

700

800

900

4.0 5.1 5.2

<18

<35

<45

<=60

>60

261

1336

1757

43 210 250

0

500

1000

1500

2000

Feminino

Masculino

Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde Superintendência de Promoção da Saúde Assessoria de Atividade Física

DIVISãO POR SEXO

RESULTADOS FISIOLÓGICOS E METABÓLICOSResultados (%) 4.0 5.1 5.2 Média (%)Controle da PA 3,98887938)%(Controle da Glicemia 0,18382887)%(

4.0 5.1 5.2 Média (%)Redução do peso corporal (%) 41 32 42 38,3Redução do IMC 3,72738172)%(Redução do R C/Q 0,92820392)%(Redução da Circunferência Abdominal (%) 30 28 31 29,7

4.0 5.1 5.2 Média (%)Suspensão de medicamentos (%) 2 1,2 1 1,4Diminuíram a dosagem 3,33252262)%(

83

9788

78 82 83

0

20

40

60

80

100

120

Resultados Fisiológicos e Metabólicos

Controle da PA (%)

Controle da Glicemia (%)

Diminuíram a Frequência por dia (%) 9 8 11 9,3 04.0 5.1 5.2

41

27 29 3032

18

30 28

4237

2831

15202530354045

Resultados Antropométricos

4.0

5.1

05

10

Redução do peso corporal (%)

Redução do IMC (%) Redução do R C/Q (%) Redução da Circunferência Abdominal

(%)

5.2

5250

60

Utilização de Medicamentos

2 1,2 1

2622

9 811

0

10

20

30

40

4.0 5.1 5.2

Suspensão de medicamentos (%)

Diminuíram a dosagem (%)

Diminuíram a Frequência por dia (%)

RESULTADOS ANTROPOMÉTRICOS

Resultados (%) 4.0 5.1 5.2 Média (%)Controle da PA 3,98887938)%(Controle da Glicemia 0,18382887)%(

4.0 5.1 5.2 Média (%)Redução do peso corporal (%) 41 32 42 38,3Redução do IMC 3,72738172)%(Redução do R C/Q 0,92820392)%(Redução da Circunferência Abdominal (%) 30 28 31 29,7

4.0 5.1 5.2 Média (%)Suspensão de medicamentos (%) 2 1,2 1 1,4Diminuíram a dosagem 3,33252262)%(

83

9788

78 82 83

0

20

40

60

80

100

120

Resultados Fisiológicos e Metabólicos

Controle da PA (%)

Controle da Glicemia (%)

Diminuíram a Frequência por dia (%) 9 8 11 9,3 04.0 5.1 5.2

41

27 29 3032

18

30 28

4237

2831

15202530354045

Resultados Antropométricos

4.0

5.1

05

10

Redução do peso corporal (%)

Redução do IMC (%) Redução do R C/Q (%) Redução da Circunferência Abdominal

(%)

5.2

5250

60

Utilização de Medicamentos

2 1,2 1

2622

9 811

0

10

20

30

40

4.0 5.1 5.2

Suspensão de medicamentos (%)

Diminuíram a dosagem (%)

Diminuíram a Frequência por dia (%)

UTILIZAÇãO DE MEDICAMENTOS

Resultados (%) 4.0 5.1 5.2 Média (%)Controle da PA 3,98887938)%(Controle da Glicemia 0,18382887)%(

4.0 5.1 5.2 Média (%)Redução do peso corporal (%) 41 32 42 38,3Redução do IMC 3,72738172)%(Redução do R C/Q 0,92820392)%(Redução da Circunferência Abdominal (%) 30 28 31 29,7

4.0 5.1 5.2 Média (%)Suspensão de medicamentos (%) 2 1,2 1 1,4Diminuíram a dosagem 3,33252262)%(

83

9788

78 82 83

0

20

40

60

80

100

120

Resultados Fisiológicos e Metabólicos

Controle da PA (%)

Controle da Glicemia (%)

Diminuíram a Frequência por dia (%) 9 8 11 9,3 04.0 5.1 5.2

41

27 29 3032

18

30 28

4237

2831

15202530354045

Resultados Antropométricos

4.0

5.1

05

10

Redução do peso corporal (%)

Redução do IMC (%) Redução do R C/Q (%) Redução da Circunferência Abdominal

(%)

5.2

5250

60

Utilização de Medicamentos

2 1,2 1

2622

9 811

0

10

20

30

40

4.0 5.1 5.2

Suspensão de medicamentos (%)

Diminuíram a dosagem (%)

Diminuíram a Frequência por dia (%) 261

1336

1757

43210 250

0

500

1000

1500

2000

4.0 5.1 5.2

Feminino

Masculino

Page 39: Balanço social IABAS - teste

39IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

CFClínica da Família

inaUGUrações

Page 40: Balanço social IABAS - teste

40 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

cF Dr. HANS JUrgeN F. DoHmANN 5.2

DATA DA INAUgURAçãO 24/10/2010

cF Dr. DALmIr De ABreU SALgADo 5.2

DATA DA INAUgURAçãO 09/11/2010

cF Dr. JoSÉ De PAULA LoPeS PoNTeS 5.2

DATA DA INAUgURAçãO 19/09/2010

cF Dr. DAvID cAPISTrANo FILHo 5.2

DATA DA INAUgURAçãO 07/01/2011

CFClínica da Família

inaugurações

Page 41: Balanço social IABAS - teste

41IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

cF FIoreLLo rAymUNDo 5.1

DATA DA INAUgURAçãO 28/02/2011

cF ProF. mAUry ALveS PINHo 4.0

DATA DA INAUgURAçãO 23/02/2011

DATA DA INAUgURAçãO 04/02/2011

cF Dr. rogÉrIo rocco 5.2 cF Dr. ALkINDAr SoAreS PereIrA FILHo 5.2

DATA DA INAUgURAçãO 18/02/2011

CFClínica da Família

inaugurações

Page 42: Balanço social IABAS - teste

42 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

cF keLLy crISTINA 5.1

DATA DA INAUgURAçãO 08/09/2011

cF PADre JoHN crIBBIN 5.1

DATA DA INAUgURAçãO 11/11/2011

cF NILDo AgUIAr 5.1

DATA DA INAUgURAçãO 07/12/2011

cF AgeNor De mIrANDA ArAúJo NeTo “cAzUzA” 5.2

DATA DA INAUgURAçãO 02/12/2011

CFClínica da Família

inaugurações

Page 43: Balanço social IABAS - teste

43IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

cF ANToNIo goNçALveS DA SILvA 5.1

DATA DA INAUgURAçãO 18/01/2012

cF mArIo DIAS De ALeNcAr 5.1

DATA DA INAUgURAçãO 13/01/2012

cF oTTo ALveS De cArvALHo 4.0

DATA DA INAUgURAçãO 26/01/2012

cF PADre JoSÉ De AzeveDo TIúBA 4.0

DATA DA INAUgURAçãO 11/01/2012

CFClínica da Família

inaugurações

Page 44: Balanço social IABAS - teste

44 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

OBRAS E ADEQUAÇÕES

Page 45: Balanço social IABAS - teste

45IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

ANTES DEPOIS

FaChada

ANTES DEPOIS

PlaCa de identiFiCação

oBras e adeqUações

endereço: estrada do Mato Alto nº 5609 - guaratiba Data da reinauguração: 05 de agosto de 2011

cmS Dr. mAIA BITTeNcoUrT - 5.2

Page 46: Balanço social IABAS - teste

46 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

CMS Dr. Maia Bittencourt - 5.2

ANTES DEPOIS

reCePção

ANTES DEPOIS

amamentação

Page 47: Balanço social IABAS - teste

47IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

ANTES DEPOIS

FaChada

ANTES DEPOIS

FarmÁCia

CMS Dr. Maia Bittencourt - 5.2

endereço: Rua Filomena Carlos Magno s/nº - Inhoaíba / Serviços: Pintura externa e Interna e adequação acolhimento. Adequações internas: Observação Clínica, Sala dos Agentes, Sala de Curativos. / Programação visual: (em andamento)

cmS eDgAr mAgALHãeS gomeS - 5.2

Page 48: Balanço social IABAS - teste

48 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

ANTES DEPOIS

FaChada

ANTES DEPOIS

reCePção

CMS edgar Magalhães gomes - 5.2

endereço: Rua Noé gualberto s/ nº - Santíssimo / Serviços: Adequações internas para implantação da eSF, Programação Visual: (em andamento), / Substituição de pisos externos: (em andamento).

cmS ProF. mANoeL De ABreU - 5.2

Page 49: Balanço social IABAS - teste

49IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

ANTES DEPOIS

FaChada

ANTES DEPOIS

FaChada

endereço: Rua Dr. Pernambuco s/ nº - Mendanha – Campo grande / Serviços: Adequações internas para implantação da eSF, Iluminação dos Corredores e Pintura externa, Substituição de pisos externos: (em andamento)

cmS Dr. PeDro NAvA - 5.2

Page 50: Balanço social IABAS - teste

50 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

ANTES DEPOIS

FaChada

ANTES DEPOIS

aCademia CarioCa

endereço: Rua guarujá, nº 69, Cosmos / Serviços: Pintura externa, Troca de aparelhos de ar condicionado na fachada, Reforma do Telhado, Reforma geral interna e Instalação de Academia Carioca.

cmS vILA Do cÉU - 5.2

Page 51: Balanço social IABAS - teste

51IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

FaChada

ANTES DEPOIS

FaChada

endereço: Rua Jomar Mendes s/nº - Campo grande / Serviços: Pintura externa e Adequações internas para implantação da eSF.

cmS Dr. oSwALDo vILeLLA - 5.2

ANTES DEPOIS

Page 52: Balanço social IABAS - teste

52 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

ANTES DEPOIS

CMS Dr. Oswaldo Vilella - 5.2

ANTES DEPOIS

Cantinho da amamentação

ANTES DEPOIS

reCePção

Page 53: Balanço social IABAS - teste

53IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

CMS Dr. Oswaldo Vilella - 5.2

ANTES DEPOISANTES DEPOIS

dePósito temPorÁrio de lixo

ANTES DEPOIS

Coleta

Page 54: Balanço social IABAS - teste

54 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

sala dos aGentes

ANTES

ANTES

DEPOIS

DEPOIS

FaChada

CMS Dr. Oswaldo Vilella - 5.2

endereço: Avenida Cesário de Melo nº 5580 – Campo grande / Serviços: Construção de telhado e pintura externa, Iluminação dos Corredores, Implantação da Academia Carioca e Substituição de pisos externos.

cmS Dr. mÁrIo vITor De ASSIS PAcHeco - 5.2

Page 55: Balanço social IABAS - teste

55IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

aCademia CarioCa

ANTES

ANTES

DEPOIS

DEPOIS

FaChada

CMS Dr. Mário Vitor de Assis Pacheco - 5.2

endereço: estrada do Inhoaíba, nº 849 – Inhoaíba / Serviços: Implantação da eSF, reforma do telhado e pintura externa. Programação Visual: (em andamento)

cmS AgUIAr TorreS (cAPS ProFeTA geNTILezA) - 5.2

Page 56: Balanço social IABAS - teste

56 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

ANTES DEPOISANTES DEPOIS

FaChada e telhado CaPs

ANTES DEPOIS

reCePção

CMS Aguiar Torres (CAPS Profeta gentileza) - 5.2

Page 57: Balanço social IABAS - teste

57IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

ANTES DEPOIS

FaChada CaPs

endereço: Rua Florestal, s/n - Inhoaíba / Serviço:Implantação da Academia Carioca e reforma geral.

cmS ADão PereIrA NUNeS (vILAr cArIocA) - 5.2

ANTES DEPOISANTES DEPOISANTES DEPOIS

CirCUlação

Page 58: Balanço social IABAS - teste

58 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

ANTES DEPOISANTES DEPOISANTES DEPOIS

dePósito temPorÁrio de lixo

ANTES DEPOIS

aCademia CarioCa

CMS Adão Pereira Nunes (Vilar Carioca) - 5.2

Page 59: Balanço social IABAS - teste

59IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

PÁtio interno

ANTES

ANTES

EM OBRAS

EM OBRAS

ConsUltórios

endereço: Praça Major Vieira de Mello s/nº - Campo grande / Serviços: Reforma interna e pintura (em andamento)

PoLIcLíNIcA cArLoS ALBerTo NAScImeNTo - 5.2

Page 60: Balanço social IABAS - teste

60 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

CirCUlação

ANTES

ANTES

DEPOIS

DEPOIS

Coleta

endereço: Rua Ribeiro Dantas, 571 – Bangu / Serviço: Transformação da antiga farmácia e documentação médica em Pólo da Dengue.

PoLIcLíNIcA mANoeL Q. S. FILHo - 5.1 PoLo De DeNgUe

Page 61: Balanço social IABAS - teste

61IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

rePoUso

ANTES

ANTES

DEPOIS

DEPOIS

FaChada

Policlínica Manoel q. S. Filho - 5.1 Polo de Dengue

Page 62: Balanço social IABAS - teste

62 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Policlínica Manoel q. S. Filho - 5.1 Polo de Dengue

rePoUso

ANTES

ANTES

DEPOIS

DEPOIS

FaChada

endereço: Rua Ribeiro Dantas, 571 – Bangu / Serviço: Transformação da antiga farmácia e documentação médica em Pólo da Dengue.

cmS wALDIr FrANco - 5.1

Page 63: Balanço social IABAS - teste

63IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

CMS Waldir Franco - 5.1

reCePção

ANTES

ANTES

DEPOIS

DEPOIS

FaChada

endereço: Av. Carlos Pontes, S/N – Sulacap / Serviço: Pintura externa e interna e implantação da eSF.

cmS mASAo goTo - 5.1

Page 64: Balanço social IABAS - teste

64 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

CMS Masao goto - 5.1

ANTES DEPOIS

reCePção

aCademia CarioCa

Page 65: Balanço social IABAS - teste

65IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

ANTES DEPOIS

doCUmentação mÉdiCa

FaChada

ANTES DEPOIS

endereço: Rua Santo evaldo, S/N – Padre Miguel / Serviço: Pintura externa e interna, adequação da Documentação médica, construção de abrigo temporário de lixo e reforma de todos os espaços internos.

cmS PADre mIgUeL - 5.1

endereço: Rua 19 de Abril, S/N - Jardim Bangu / Serviço: Pintura interna e externa, adequação de mais 01 consultório de saúde bucal, reforma do telhado e adequação da recepção.

cmS ATHAyDe JoSÉ DA FoNSecA - 5.1

Page 66: Balanço social IABAS - teste

66 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

ANTES DEPOIS

reCePção

CMS Athayde José da Fonseca - 5.1

aCademia CarioCa

FaChada

Page 67: Balanço social IABAS - teste

67IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

FaChada

ANTES DEPOIS

FaChada

ANTES DEPOIS

FaChada

endereço: estr. general Afonso de Carvalho, 85. / Serviço: Pintura externa e interna.

cmS cANceLA PreTA AP 5.1.

endereço: Rua Três Marias, S/N – Catiri / Serviço: Pintura externa, readequação Farmácia, recepção, construção de abrigo temporário de lixo e reforma do telhado.

cmS cATIrI - 5.1

Page 68: Balanço social IABAS - teste

68 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

ANTES DEPOIS

Parte externa

ANTES DEPOIS

Parte interna

endereço: Rua Marmiare, S/N – Senador Camará / Serviço: Pintura de Muro, fachada e interior da Unidade

Cms FleminG

Page 69: Balanço social IABAS - teste

69IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS“

PSEPrograma de Saúde nas Escolas

Page 70: Balanço social IABAS - teste

70 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

• Apoio e vigilância à saúde das crianças e adolescentes portadoras de doenças crônicas e deficiências

• Prevenção do tabagismo / ambiente livre de fumo

• Inclusão da saúde no Projeto Político Pedagógico

• Promoção da cultura de prevenção nas escolas

• Promoção de Saúde Ambiental e Desenvolvimento

• Local Sustentável

• Promoção da atividade física

• Atividades que fortaleçam vínculos familiares e comunitários

• Promoção e Apoio ao Aleitamento Materno

• Prevenção da violência contra a criança e adolescente

• Alimentação e hábitos saudáveis

O Programa de Saúde nas Escolas (PSE), sob gestão do IABAS, atua em 160 unidades escolares da cidade e tem como objetivo a equidade, facilitando o acesso da comunidade escolar localizada em áreas de maior vulnerabilidade do Rio de Janeiro aos serviços de saúde, reduzindo a fragilidade individual, social e institucional de alunos que estudam e moram em regiões menos favorecidas e com menor Índice de Desenvolvimento Humano. Para tal as unidades de atenção primária do território, na qual as unidades escolares estão inseridas, contam com mais um técnico de educação e saúde vinculado às equipes e que atuam integralmente no espaço escolar, potencializando as ações de promoção e articulando as demandas com a unidade móvel e a unidade de saúde.

eqUIPe PSe

05 Coordenadores Sanitaristas

10 Analistas

06 Técnicos Administrativos

172 Técnicos de Educação e Saúde

09 Unidades Móveis - equipe multidisciplinar de saúde

18 Médicos

18 Dentistas

09 Psicólogos

09 Enfermeiros

Ações de Promoção e Prevenção em Saúde

É também função do PSE garantir visitas regulares dos profissionais das unidades móveis de saúde às escolas, para realizar avaliações médicas e odontológicas nas suas áreas de responsabilidade e, quando necessário, articular à rede pública de saúde o atendimento de demandas que não tem resolutividade no espaço escolar, além de gerar banco de dados diários a respeito dos alunos atendidos.

tais ações constituem um elo de interlocução entre as escolas e espaços de desenvolvimento infantil da rede Municipal de Ensino e a Estratégia de Saúde da Família, potencializando atividades que garantam o acesso da comunidade escolar aos serviços de saúde.

PsePrograma de Saúde nas escolas

Page 71: Balanço social IABAS - teste

71IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

indiCadores total

Atendimentos realizados pelos médicos e enfermeiros. 42.554

TRA (Tratamento Restaurador Atraumatico) realizados. 4.911

Atendimentos realizados pelos Dentistas e Auxiliar Saúde Bucal.

47.186

Aplicações de flúor realizadas. 12.123

Atendimentos psicológicos realizados. 16.407

Avaliações básicas dos alunos realizadas pelos tecnicos de Educação e Saúde.

213.801

Eventos de educação e promoção da saúde realizados, inclusive de escovação supervisionada e educação em saúde bucal.

16.395

PsePrograma de Saúde nas escolas

Total das ações de promoção e Prevenção em Saúde

Ano: Jun/11 à Mar/12

Page 72: Balanço social IABAS - teste

72 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Cidade do rj

Unidades escolares atendidas

Page 73: Balanço social IABAS - teste

73IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Unidade escolar Bairro General Mitre Santo CristoMal. Mascarenhas Moraes CajuCIEP Henfil CajuEDI Parque Alegria CajuEstados Unidos CatumbiCanada EstácioJosé Moreira da Silva São CristóvãoHumberto de Campos MangueiraJulia Lopes de Almeida Sta TeresaGuararapes Cândido Cosme VelhoJoaquim Nabuco BotafogoCIEP Presidente João Goulart IpanemaALTE. Tamandaré VidigalPrefeito Djalma Maranhão VidigalAbelardo Chacrinha Barbosa RocinhaPaula Brito RocinhaCIEP DR. Bento Rubião RocinhaJorn. Brito Broca TijucaFrei Cassiano TijucaCIEP Antoine Magarino t. Fº tijucaBombeiro Geraldo Dias TijucaAssis Chateaubriand Vila IsabelMario de Andrade Vila IsabelCIEP Salvador Allende Vila IsabelMario Augusto t. de Freitas Engº NovoLins e Vasconcellos Lins VasconcellosMinistro Gama Filho Lins VasconcellosRubens Berardo InhaúmaHenrique Foreis InhaúmaProf. Afonso Várzea InhaúmaHermenegildo de Barros Engnº da rainhaCIEP Patrice Lumumba Del CastilhoCIEP Chanceler Willy Brandt JacaréCIEP Vinícius de Moraes JacarezinhoEDI Padre Nelson Carlos Del Monaco JacarezinhoEDI Dona Lindu Complexo do AlemãoProfª Vera Saback Sampaio BonsucessoProf. Mourão Filho BonsucessoNova Holanda BonsucessoProf. Paulo Freire BonsucessoCIEP Ministro Gustavo Capanema BonsucessoCIEP Op.Vicente Mariano BonsucessoCIEP Hélio Smidt BonsucessoCIEP Pres. Samora Machel BonsucessoCIEP Elis Regina BonsucessoCIEP Maestro Francisco MIgnone OlariaJoracy Camargo OlariaProfª Maria Cerqueira e Silva ManguinhosProfº Josué de Castro ManguinhosCIEP Juscelino Kubitschek ManguinhosEDI DR. Domingos Arthur Machado ManguinhosTeotonio Vilela ManguinhosMonsenhor Rocha Penha

Bernardo Vasconcellos PenhaLeonor Coelho Pereira PenhaGregório Bezerra PenhaCIEP José Carlos B. Monteiro PenhaIV Centenário MaréArmando Fajardo CordovilRaul Perdeneiras CordovilMontese CordovilMin. Laf. De Andrada CordovilC. C. Cruzada S. Sebastião Parada de LucasHeitor Beltão Vigário GeralCIEP Mestre Cartola Vigário GeralSergipe Vicente de CarvalhoBolívia Vicente de CarvalhoMendes Viana ColégioPaula Fonseca ColégioOswaldo Goeldi Marechal HermesRostham Pedro de Faria CavalcanteRepublica Dominicana MadureiraFigueiredo Pimentel TuriaçuSebastião Lacerda IrajáOlimpia do Couto IrajáDOM Oscar Romero IrajáCornélio Pena IrajáCIEP Adão P. Nunes IrajáLúcio de Mendonça AnchietaProf. Escragnolle Dória Costa BarrosFernando R. da Silveira Costa BarrosCIEP Anton Makarenko Costa BarrosCIEP Antônio Candeia Filho Acarithomas Jefferson AcariEscultor Leão Veloso PavunaAndréa Fontes Peixoto Pavuna Zilda Nunes da Costa PavunaMotorista Pascoal André PavunaCIEP Rubens Gomes Barros FilhoCIEP Zumbi dos Palmares Coelho NetoHelena Lopes Abrantes Jpa. / G. AzulRio das Pedras Jpa. / R. PedrasLindolfo Collor Jpa. / R. PedrasGov Roberto da Silveira Jpa. / R. PedrasCIEP Pablo Neruda Jpa. / R. PedrasEDI DRA. Zilda Arns Jpa. / C. J. Mor.Embaixador Italo Zappa Vargem PequenaLeila B. de Carvalho Jpa. / C.DeusAlberto Rangel Jpa. / C.DeusJosé Clemente Pereira Jpa. / C.DeusPedro Aleixo Jpa. / C.DeusCIEP Luiz Carlos Prestes Jpa. / C.DeusPresidente Roosevelt RealengoCosta do Marfim realengoCIEP thomas Jefferson realengoTasso da Silveira RealengoLima Barreto Magalhães Bastos

Abrahão Jabour JabourJoaquim Edson de Camargo Vila KennedyPresidente Café Fº Vila KennedyJoana Angélica BanguMarieta da Cunha Silva BanguRuben Berta BanguAlcides Etchegoyen BanguOrnestes Barbosa BanguEdison Carneiro BanguCel. José Gomes Moreira BanguAyrton Senna da Silva BanguAustregésio de Athayde BanguCIEP Vila Kennedy BanguOlof Palme BanguMaestrina Chiquinha Gonzaga BanguEDI Proª Tania Maria Larrubia Gomes BanguEDI Profº reinaldo José de Aragão BanguSampaio Correa Senador CamaráEDI José Elphim Mindim Senador CamaráAntônio Bandeira Senador CamaráErnesto Franciscone Senador CamaráMario Fernandes Pinheiro Senador CamaráS. Francisca Xavier Cabrini Senador CamaráAriena Vianna da Silva Senador Camaráraul Francisco ryff Senador CamaráEvaristo de Moraes SantíssimoFernando Maximiliano SantíssimoFernando Barata Ribeiro SantíssimoTen. Goes Monteiro SantíssimoCasimiro de Abreu Campo GrandeGastão Penalva Campo GrandeConstantino Magalhães Campo GrandeCora Coaralina Campo GrandeFábio César Pacífico Campo grandeAtenas InhoaibaCIEP Engº Wagner gaspar Emery CarobinhaTatiana Chagas Memória GuaratibaHildebrando Goes Pedra de GuaratibaPosseiro Mário Vaz Pedra de GuaratibaJoão Gualberto Jorge PaciênciaRepublica Arabe da Siria PaciênciaVivaldo R. de Vasconcelos PaciênciaHaydea Vianna F. de Castro PaciênciaMarechal Pedro Cavalcanti PaciênciaManoel Porto Fº PaciênciaDr. Nerlson Hungria PaciênciaLiberdade Sta CruzAldebarã Sta CruzOtelo de Souza Reis Sta CruzSilvia de Araújo Toledo Sta CruzMarinheiro João Candido Sta CruzPrimeiro de Maio Sta CruzMaestro Heitor Villa Lobos Sta Cruz

PsePrograma de Saúde nas escolas

escolas atendidas

Page 74: Balanço social IABAS - teste

74 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

A equipe do PSE realizou no ano de 2011 diversas ações educativas voltadas para a promoção de saúde. Dentre elas, desta-camos oficinas direcionadas a discussão de temáticas sobre higiene, pediculose, tabagismo, prevenção de Doenças Se-xualmente Transmissíveis (DST), alimentação saudável, saúde bucal focando a importância da escovação sistemática e prevenção da violência e cultura da paz. Utilizamos também como recurso lúdico e pedagógico, a apresentação de peças teatrais abordando drogas, gravidez na adolescência, bullying e a escolha de profissões. Os temas foram escolhidos pela direção das escolas de acordo com a demanda de cada local e os debates foram ativados pelos atores e mediados pelos nossos profissionais de saúde.A prevenção da dengue, foi tônica durante todo ano, tendo participado toda primeira sexta-feira do mês, da caminhada con-tra dengue em conjunto com a comunidade escolar e com a equipe das unidades de saúde vinculadas às escolas, com o objetivo de identificar os possíveis focos de proliferação do mosquito transmissor da doença no entorno das unidades esco-lares, buscando incentivar a inclusão dessa prática no cotidiano da escola, da comunidade e na casa de cada um.

PsePrograma de Saúde nas escolas

ações educativas

BUllYinG, tÔ Fora!TemA: ABorDAgem De SITUAçõeS reAIS e DIverSAS FormAS De BULLyINg.

viva!tema: Prevenção do Uso de droGas

Page 75: Balanço social IABAS - teste

75IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

e.M. SAMPAIO CORRÊA (Peça: Bullying)

“Olá! Sou técnica da E.M. SAMPAIO CORREA localizada em SENADOR CAMARÁ e gostaria que vocês

soubessem que a apresentação que fizeram para os pais dos alunos foi muito importante e espero que no próximo ano estejamos juntos novamente. Parabéns

para todos e boas festas!”

Claudia de Oliveira, técnica do PSe - Programa de

Saúde nas escolas.

e.M. TATIANA CHAgAS(Peça Viva!)

“Na peça sobre drogas o elenco todo esta de parabéns, a peça foi dinâmica com conteúdo interessantíssimo,

descontraída com diálogo bem acessível ao conhecimento dos alunos. Tenho certeza que

conseguiu atingir o objetivo. PARABÉNS!”

Sandra Lúcia - Técnica de Saúde da escola Municipal Tatiana Chagas Memória - guaratiba.

mãe voU ser mãetema: Gravidez na adolesCênCia

ProFissão - Poesiatema: esColha ProFissional

Page 76: Balanço social IABAS - teste

76 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Therezinha Rodrigues Barreiro , 77 anos

Ondina Rodrigues da Silva , 84 anos

PADIPrograma de Atenção Domiciliar ao Idoso

“Para mim o PADI deu um grande auxilio, pois minha mãe era totalmente limitada não se movimentava, não tomava nem água, além de outras coisas e eu também não sabia como cuidar, dava qualquer coisa pra ela comer até mesmo pela boca, mesmo ela tendo a sonda para se alimentar (GTT). Após as orientações escritas e dadas verbalmente de toda a equipe me ensinando como agir houve uma melhora significante da minha mãe, devo ressaltar a fisioterapeuta que é muito eficaz conseguiu recuperar muitos movimentos dos membros e do corpo e a fonoaudióloga que é uma profissional muito séria e competente que já fez minha mãe beber até sucos.

“A melhora da minha mãe já se deu na Internação no Hospital e o PADI manteve essa melhora até agora através de orientações, estímulos e trabalho.Por eu ser uma pessoa leiga fazia tudo errado, agora estou fazendo tudo de acordo com as orientações da equipe do PADI, que por sinal são extremamente receptivos e educados, não somente a equipe que visita, mas também a equipe burocrática. “Eu não me sinto desprotegida com o PADI. Vocês do PADI estão se fazendo presente no nosso dia a dia.”

Page 77: Balanço social IABAS - teste

77IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

O PADI é um programa importante que atende prioritariamente o usuário acima de 60 anos, com dois focos de atuação: a desospitalização e o atendi-mento domiciliar ao idoso. O serviço de atendimento domiciliar é oferecido a idosos indicados pelos hospitais ou postos de saúde que por algum moti-vo teriam melhores resultados ao se-rem atendidos em casa por meio do Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (PADI).

O processo de reabilitação proposto pelo PADI não se limita a prescrever um medicamento, observando prin-cipalmente as medidas que podem ser adotadas em seu lar e na rotina do idoso. Ser atendido em casa por um grupo de profissionais de qualidade faz toda a diferença para o paciente idoso, proporcionando, entre outros benefícios, a liberação dos leitos nos hospitais, menor tempo de internação, menor risco de infecção e a participa-ção da família integrada ao tratamento de seu parente no conforto de casa.

Médico

Enfermeiro

Assistente Social

Nutricionista

Fisioterapeuta

Fonoaudióloga

Terapeuta Ocupacional

Psicólogo

Técnico de Enfermagem

eqUIPe PADI

• Reduzir o tempo médio de perma-nência dos pacientes internados com patologias de média comple-xidade;

• Permitir o direcionamento para os hospitais da rede, pela Central de Regulação de Vagas nos casos com necessidade de internação;

• Identificar os usuários que real-mente necessitam de cuidados hospitalares e aqueles que podem ser cadastrados no programa;

• Contribuir para a redução do tempo médio de internação hospitalar;

• Favorecer a otimização da oferta de leitos hospitalares de emergência na rede SUS;

• Desospitalizar eventos desnecessários;

• Manter o usuário integrado à família e o meio ambiente, promovendo a integralidade do cuidado;

• Aumentar a aderência a tratamento e

diagnosticar/monitorar complicações

de forma mais eficiente, possibilitando

melhores resultados clínicos.

SãO OBJeTIVOS DO PADI:PadiPrograma de Atenção Domiciliar ao Idoso

Page 78: Balanço social IABAS - teste

78 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

ATENDIMENTO MENSAL

ATENDIMENTO TOTAL POR HOSPITAL

Ano: 2010/2011/2012

16000

15400 15275

14000 11754

10000

12000

8000

4000

6000

2000

4000

0SALGADO FILHO SOUZA AGUIAR MIGUEL COUTO

1221

1400

1221

11641065

1173

1105

1200

878 880 873

1158

903869

1018933

1105

1000

704

822878

812

747701

743 743

823

747

880

745

873923

715744 727733

869836

800SALGADO FILHO

499

704 701662 655

556607 707

653

632662

653 519690

677 776639

610 708731 770

656600

SALGADO FILHO

SOUZA AGUIAR

MIGUEL COUTO499

435478 594 583 603 653

523

519

383400

199

400

64

0 0

200

00

ago-10 set-10 out-10 nov-10 dez-10 jan-11 fev-11 mar-11 abr-11 mai-11 jun-11 jul-11 ago-11 set-11 out-11 nov-11 dez-11 jan-12 fev-12 mar-12

Page 79: Balanço social IABAS - teste

79IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

SOUZA AGUIAR

Alto da Boa Vista

Andaraí

Benfica

Bonsucesso

Caju

Catumbi

Centro

Cidade Nova

Engenho Novo

Estácio

Gamboa

Glória

Grajaú

Mangueira

Manguinhos

Maracanã

Maré

Olaria

Praça da Bandeira

Ramos

Riachuelo

Rio Comprido

Rocha

Sampaio

Santa Teresa

Santo Cristo

São Cristóvão

São Francisco Xavier

Saúde

Tijuca

Vasco da Gama

Vila Isabel

SALGADO FILHO

Abolição Jacarezinho

Acari Jardim América

Água Santa Lins de Vasconcelos

Anchieta Madureira

Barros Filho Marechal Hermes

Bento Ribeiro Maria da Graça

Brás de Pina Méier

Cachambi Oswaldo Cruz

Campinho Parada de Lucas

Cascadura Parque Anchieta

Cavalcanti Parque Colúmbia

Coelho Neto Pavuna

Colégio Penha

Complexo do Alemão Penha Circular

Cordovil Piedade

Costa Barros Pilares

Del Castilho Quintino Bocaiúva

Encantado Ricardo de Albuquerque

Engenheiro Leal Rocha Miranda

Engenho da Rainha Todos os Santos

Engenho de Dentro Tomás Coelho

Guadalupe Turiaçu

Higienópolis Vaz Lobo

Honório Gurgel Vicente de Carvalho

Inhaúma Vigário Geral

Irajá Vila da Penha

Jacaré Vista Alegre

Áreas de atuação do PADIMIGUEL COUTO

Anil

Barra da Tijuca

Botafogo

Catete

Cidade de Deus

Copacabana

Cosme Velho

Curicica

Flamengo

Freguesia

Gardênia Azul

Gávea

Humaitá

Ipanema

Jacarepaguá

Jardim Botânico

Lagoa

Laranjeiras

Leblon

Leme

Pechincha

Praça Seca

Recreio do Bandeirantes

Rocinha

São Conrado

Tanque

Taquara

Urca

Vargem Grande

Vargem Pequena

Vidigal

Vila Valqueire

PADI Salgado Filho

PADI Souza Aguiar

PADI Miguel Couto

Cidade do rj

PadiPrograma de Atenção Domiciliar ao Idoso

Page 80: Balanço social IABAS - teste

80 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

UPA 24hUnidade de Pronto Atendimento

“A unidade foi uma ótima para a nossa comunida-de, muito mais facilidade, o atendimento é muito bom, os médicos dão a maior atenção, coisa que não tínhamos antes. Tudo era difícil. Caso você ti-vesse um pequeno acidente ou o teu filho uma febre, etc. Não tínhamos nem como chegar de madrugada nos hospitais mais próximos que se encontram em Realengo. Às UPAs eu só tenho a agradecer. tenho 7 filhos e a UPA VK é uma mãe para mim, as equipes estão de parabéns.”

Liliana Rosa da Silva

“Em 23/05/2011, fui socorrido nesta unidade de saúde, com fortes dores no peito e braço es-querdo, onde foi constatado infarte, ficando in-ternado nesta unidade por 09 dias, tendo alta em 31/05/2011. Agradeço às equipes médicas, enfer-meiros e outros desta unidade de saúde. Devo mi-nha saúde a Deus e a esta equipe.”

Rogério Fernandes da Rosa

Page 81: Balanço social IABAS - teste

81IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

estrutura da UPA:São 1.300 m² de instalações com serviços de atendimento médico, odontológico e pediátrico, com classificação de risco e um de atendimento social. Além disso, cada UPA possui sala de observação amarela adulta e pediátrica e sala vermelha, para o atendimento de pacientes de maior complexidade. Ainda dispõem de sala de sutura, laboratório de análises clínicas, raios-X digital, eletrocardiograma, salas de procedimentos e de higienização, farmácia, sala de esterilização e desinfecção de materiais, almoxarifado e coleta de sangue.

As unidades com porte III possuem de 09 a 15 leitos de observação adulta, 04 lei-tos de observação pediátrica, 04 leitos de atendimento de pacientes de alta com-plexidade e 02 leitos de isolamento.

A equipe médica que acolhe esta população é formada por 42 médicos, liderada por uma coordenação médica que auxilia na articulação com a rede de urgência e emergência do município.

UPA Vila Kennedy UPA Costa Barros

UPA Complexo do Alemão

UPA Madureira

UPA Cidade de Deus

UPA Vila Kennedy Bangu, Santíssimo, Campo Grande e Senador Camara.

UPA Complexo do AlemãoRamos, Inhauma, Bonsucesso, Olaria e Penha.

UPA Cidade de Deus Jacarepagua, Taquara, Gardênia Azul e Curicica.

UPA Madureira Praça Seca, Cascadura, Realengo e Vila Valqueire.

UPA Costa Barros Pavuna, Barros Filho, Honório Gurgel e Coelho Neto.

Unidades e Bairros adjacentes

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) geridas pelo IABAS são Fundamentais por serem constituídas de um componente pré-hospitalar fixo, atendendo as regiões desprovidas da modalidade de pronto atendimento de urgência e emergência no município do Rio de Janeiro, desta forma reduzindo a espera para realização dos atendimentos, evitando o deslocamento desnecessário e excessivo dos usuários para unidades hospitalares, contribuindo para a diminuição da sobrecarga da rede terciária.

A eficiência no atendimento e a relação estreita com a rede hospitalar diminuem o tempo de internação dos pacientes.

Cidade do rj

• reduzir a procura pelas emergências hospi-talares por pacientes com casos de urgência de baixa e média complexidade;

• Facilitar o acesso da população a atendi-mento de urgência, inclusive com exames laboratoriais e radiológicos;

• Prover atendimento pré-hospitalar de ur-gência e emergência de qualidade e resolu-tivo à população;

• garantir o 1º atendimento rápido, estabiliza-ção e observação de pacientes por perío-dos de até 12h, antes de sua remoção para o tratamento definitivo ou liberação para acompanhamento ambulatorial;

• Permitir o direcionamento para os hos-pitais da rede, pela Central de Regulação de Vagas, dos casos com necessidade de internação;

• Identificar os usuários que realmente neces-sitam de cuidados hospitalares;

• Apoiar o sistema de atendimento pré-hospi-talar móvel, servindo como referência para casos de menor complexidade que neces-sitem de observação ou de procedimentos cirúrgicos de urgência e emergências am-bulatoriais.

são oBjetivos da UPa

Page 82: Balanço social IABAS - teste

82 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

UPa 24hUnidade de Pronto Atendimento

TOTAL DE ATENDIMENTOS

250.000

300.000

32.014

36.477

100.000

150.000

200.000 120.769

95.063

135.246

137.602

19.498

36.795

29.415

2012

2011

2010

2009

-

50.000

VILA KENNEDY COMPLEXO DO ALEMÃO

CIDADE DE DEUS MADUREIRA COSTA BARROS

6.047

120.555

66.013 72.474

31.365

2.293

101.022

Page 83: Balanço social IABAS - teste

83IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Page 84: Balanço social IABAS - teste

84 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

UPa 24hUnidade de Pronto Atendimento

Pesquisa de satisfação dos usuários

Levantar o Índice de Satisfação dos usuários das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) sob gestão do IABAS.

oBjetivo

Usuários das UPA’s de Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Vila Kennedy, Madureira e Costa Barros.

PúBliCo alvo

Pesquisa quantitativa, por amostragem, através de entrevistas individuais nas UPA’s.

tiPo

As amostras foram representativas de cada UPA, sendo coletadas 200 entrevistas em cada uma delas (100 no período de 07:00 às 19:00 e 100 de 19:00 às 07:00), que corresponde ao erro de amostragem de 7 pontos percentuais.

amostra e erros de amostraGem

Maio de 2011.

Coleta de CamPo

Instituto Focus

realização

Page 85: Balanço social IABAS - teste

85IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Média de entrevistados: 200 pessoas

ATENDIMENTO RECEBIDO X ATENDIMENTO ESPERADO

FAIXA ETÁRIA

Média de entrevistados: 200 pessoas

Page 86: Balanço social IABAS - teste

86 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Média de entrevistados: 200 pessoas

ESCOLARIDADE

SATISFAÇãO GERAL NO ATENDIMENTO

Média de entrevistados: 200 pessoas

Page 87: Balanço social IABAS - teste

87IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Média de entrevistados: 200 pessoas

ESPECIALIDADE MÉDICA UTILIZADA

EXAMES REALIZADOS

Média de entrevistados: 90 pessoas

Page 88: Balanço social IABAS - teste

88 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

UPA 24hVila Kennedy

INDICADORES DE QUALIDADE TÉCNICA

2011 % alCançado

1º Trimestre 97,50%

2º Trimestre 100%

3º Trimestre 97,5%

4º Trimestre 100%

Page 89: Balanço social IABAS - teste

89IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

2011 % alCançado

1º Trimestre 97,50%

2º Trimestre 100%

3º Trimestre 97,5%

4º Trimestre 100%

3

VK

14000

1179

6

1168

0

1194

1

1497

062

1322

3

5 46 355

10000

12000

8 951

1 1

1021

8 11

9941

9550

56

1018

7

9897

847

110

1064

5

9326

9383 9911

9782

9651

9582

9460

1094

9713

11

8000

10000

47

8248 89

7890 86

5

88

9

6000

604

2000

4000

0

2000

TOTAL MENSAL DE ATENDIMENTOS

Mínimo de atendimento mensal - Porte 3

ATENDIMENTO TOTAL PEDIATRIA X CLINICA MEDICA

100.000

120.000 95.602

101.443

60.000

80.000 2010

2011

2012

20 000

40.000 29.434

10.807

28.311

1 231

2012

-

20.000

CLÍNICA MÉDICA PEDIATRIA

1.231

inaUGUração

06/12/2009

Porte

3

atendimento/dia

301450

MÍNIMOMÁxIMO

9000

Page 90: Balanço social IABAS - teste

90 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

2011 % alCançado

1º Trimestre 95,83%

2º Trimestre 100%

3º Trimestre 95,83%

4º Trimestre 100%

UPA 24hComplexo do Alemão

INDICADORES DE QUALIDADE TÉCNICA

Page 91: Balanço social IABAS - teste

91IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

2011 % alCançado

1º Trimestre 95,83%

2º Trimestre 100%

3º Trimestre 95,83%

4º Trimestre 100%

10000

1 27 8 0 968

9208

90

COMPLEXO DO ALEMÃO

8000

9000

7699

8491 88

7893

8678

8540

8061

8 9 9

8257

34

8285

889

65 03 22

7000

8000

6765

6611

6835 73

3

736

720

6906

6046

29

6347

74

5000

6000

214

6

572

4000

5000

42

2000

3000

1000

0

inaUGUração

08/04/2010

Porte

2

atendimento/dia

151300

MÍNIMOMÁxIMO

ATENDIMENTO TOTAL PEDIATRIA X CLINICA MEDICA

TOTAL MENSAL DE ATENDIMENTOS

Mínimo de atendimento mensal - Porte 2Máximo de atendimento mensal - Porte 2

4500

70.000

69.905

50.000

60.000 44.765

20 0

30.000

40.000

19.974 24.236

2010

2011

2012

10.000

20.000 15.389

3.912

-CLÍNICA MÉDICA PEDIATRIA

* UPA inaugurada em abril/2010

Page 92: Balanço social IABAS - teste

92 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

2011 % alCançado

2º Trimestre 85%

3º Trimestre 100%

4º Trimestre 100%

UPA 24hCidade de Deus

INDICADORES DE QUALIDADE TÉCNICA

Page 93: Balanço social IABAS - teste

93IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

2011 % alCançado

2º Trimestre 85%

3º Trimestre 100%

4º Trimestre 100%

inaUGUração

31/05/2010

atendimento/dia

301450

MÍNIMOMÁxIMO

Porte

3

Mínimo de atendimento mensal - Porte 3

CDD

14000

098

1 1 1280

7

2570

452

6 309

CDD

12000

120

1092

7

1056

3

0207

1183

1174

1

1090

4

12

1146

3

0122

189

1144

2

1120

9

1157

2

1061

4

1061

3

12

1171

6

123

10000

057 87

42

10 10 10

8000

80

6000

4000

0

2000

49

0

ATENDIMENTO TOTAL PEDIATRIA X CLINICA MEDICA

TOTAL MENSAL DE ATENDIMENTOS

120.000 110.370

80 000

100.000

2010

60.000

80.000 57.371

2010

2011

2012

20.000

40.000

11.810 15.068

29.758

4.504

-CLÍNICA MÉDICA PEDIATRIA

* UPA inaugurada em maio/2010

9000

Page 94: Balanço social IABAS - teste

94 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

2011 % alCançado

1º Trimestre 100%

2º Trimestre 98,33%

3º Trimestre 100%

4º Trimestre 100%

UPA 24hMadureira

INDICADORES DE QUALIDADE TÉCNICA

Page 95: Balanço social IABAS - teste

95IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

2011 % alCançado

1º Trimestre 100%

2º Trimestre 98,33%

3º Trimestre 100%

4º Trimestre 100%

inaUGUração

23/09/2010

atendimento/dia

301450

MÍNIMOMÁxIMO

Porte

3

Mínimo de atendimento mensal - Porte 3

MADUREIRA

437

84

MADUREIRA

14000

5 9 3

1168

0

134

1213

5

0997

46

1179

6

1176

8

1251

9

1219

2

1180 12

442

1269

1308

10000

12000

9497 10

105

1006

9

1001

3

9439

10

104 4 1 1 1

8000

6000

2000

4000

1694

VILA KENNEDY

0

2000

ATENDIMENTO TOTAL PEDIATRIA X CLINICA MEDICA

TOTAL MENSAL DE ATENDIMENTOS

120.000 109.608

80 000

100.000

2010

60.000

80.000

29 074

2010

2011

2012

20.000

40.000 25.855

4.402

21.105 29.074

5.781

-CLÍNICA MÉDICA PEDIATRIA

* UPA inaugurada em setembro/2010

9000

Page 96: Balanço social IABAS - teste

96 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

2011 % alCançado

2º Trimestre 100%

3º Trimestre 90,83%

4º Trimestre 96,60%

UPA 24hCosta Barros

INDICADORES DE QUALIDADE TÉCNICA

*no 1º trimestre não houve contagem dos indicadores.

Page 97: Balanço social IABAS - teste

97IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

2011 % alCançado

2º Trimestre 100%

3º Trimestre 90,83%

4º Trimestre 96,60%

inaUGUração

16/12/2010

atendimento/dia

MÍNIMOMÁxIMO

301450

Porte

3

Mínimo de atendimento mensal - Porte 3

Costa BarrosCosta Barros

12000

4 151

963

8 73 080

9733

587

406

1042

2

10000

15

7798 84

5 4 9 8 9

7501

7558

8478

8618 877 90

9 9 94

8000 69

6000

4000

2293

2000

0dez-10 jan-11 fev-11 mar-11 abr-11 mai-11 jun-11 jul-11 ago-11 set-11 out-11 nov-11 dez-11 jan-12 fev-12 mar-12

ATENDIMENTO TOTAL PEDIATRIA X CLINICA MEDICA

TOTAL MENSAL DE ATENDIMENTOS

90 00082.860

70.000

80.000

90.000

40 000

50.000

60.000 2010

2011

2012

20.000

30.000

40.000

1.999 141

9.906

23.088

4.075

2012

-

10.000

CLÍNICA MÉDICA PEDIATRIA

1.999 141

* UPA inaugurada em dezembro/2010

9000

Page 98: Balanço social IABAS - teste

98 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO

Page 99: Balanço social IABAS - teste

99IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

1° curso de educação continuada em odontologia

PARTICIPANTES POR CONTRATO

ESF19%

UPA46%

PSE35%

ESF19%

PSE35%

UPA46%

ProGrama de qUaliFiCação

• Manipulação dos Tecidos de Suporte Prof. Maurício Andrade

• Diagnóstico e Atendimento de Emergência em Traumatologia Dentária Prof. Renato Lenzi

• Tratamento das Lesões Traumáticas em Odontopediatria Profa. Michele Machado

• Avulsão Dentária: Reimplante Imediato X Reimplante – Tardio Profa. Sandra Fidel

• Prevenção e Educação em Saúde Oral Prof. Renato Lenzi

ProGrama

Sociedade Brasileira de Traumatologia Dentária

ParCeria

8 horas

dUração• Dentistas -42• TSB/ASB-22

total de PartiCiPantes

Abordagem terapêutica dos pacientes com traumatismo dentário

Page 100: Balanço social IABAS - teste

100 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

ProGrama de qUaliFiCação

Programa das aulas:Otites e Sinusite

Pneumonia comunitária

Corpo estranho

Queimado

Exame físico e anamnese

Crise convulsiva

Infecções cutâneas

Parasitose intestinal

Distúrbios respiratórios

Lactente febril

Meningite

Sepse

Doenças exantemáticas

Infecção urinária

Hipertensão na infância

Diabetes

CaeP

Intoxicação exógena

Hidratação venosa

Desidratação

Classificação de risco

Cirurgia pediátrica

Trauma

Afogamento

Suporte avançado de vida

Dengue

Duração:20 horas para médicos

10 horas para enfermeiros

total de participantes:• 244 médicos

• 75 enfermeiros

Curso de atualização em emergência pediátrica

Page 101: Balanço social IABAS - teste

101IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

ProGrama de qUaliFiCaçãoTODOS OS CURSOS PARTICIPANTES

Antibioticoterapia 78Arritmia cardíaca 96Aspecto ético da enfermagem 99Atualizações Pediatricas 286Biossegurança 70Capacitação de Dengue Enfermagem 126Capacitação de Dengue Médicos 191Cetoacidose 106Choque Hipovolêmico 91Choque Séptico 83Código de ética dos profissionais de enfermagem 92Coleta seletiva de lixo 102Cuidados com paciente vítima de AVE 80Cuidados com paciente vítima de IAM 68Cuidados dos pacientes vítimas de choque cardiogênico 111Curativo 92Dengue 104DHEG 86Diarréia Aguda e Desnutrição 74Doença de Notificação compulsória 80DPOC 106EAP 71Emergência Psiquiatrica 78Endocardite 108Escala de Sedação 148Esterilização de Artigos 27Fraturas 123Hemorragia Digestiva Alta 68Humaniza SUS 82Humanização na assistência de enfermagem 117ICC 141Infecção Hospitalar 140Insuficiência Respiratória Aguda 85Medicações utilizadas em UTI 121Meningite 78PAF 77Pancreatiti 62Parto de emergência 114PCR 400PCR em criança e neonato 98Pneumonia 65Politrauma 142Queimaduras 118Revisão de Termos 69Revisão dos módulos ventilatórios 119Sinais e sintomas que indique óbito 93Trauma Crânio Encefálico 111Treinamento de Ventilador Mecânico 18Vias de adm. de medicamentos 73

educação permanente nas UPAS - 2011

Page 102: Balanço social IABAS - teste

102 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Para atender as recomendações da SMSDC no que se refere a resolutividade da atenção primária e satisfação do cliente, o IABAS desenvolveu em parceria com a CAP um projeto de qualificação de médicos para procedimentos cirúrgicos eletivos e enfermeiros para tratamento de feridas.

Cirurgias eletivas e tratamento de feridas nas Clinicas da Familia - AP 5.2

O papel do cirurgião na estratégia de saúde da família

ProGrama de qUaliFiCação

Dr. Jose Carlos de Rezende Pereira

mÉdiCo resPonsÁvelClinicas da Familia – AP 5.2

Área de atUação:Começamos a supervisão de ci-rurgia com o treinamento prático dos médicos de família, da SMDC, para os procedimentos cirúrgicos factíveis em ambulatórios básicos.

oBjetivo

Procuramos treiná-los, na prática, nos seus próprios consultórios, com procedimentos cirúrgicos eletivos, quando estaríamos ensinando-os a fazer, drenagem de abscesso, de hidroadenite, de antraz, de hematoma sub-ungueal. Desbridamento de tecidos desvitalizados, tratamento de feridas superficiais, de unha encravada, de ferimento por prego. Exerese de tumores da pele, curativo de queimaduras, remoção de corpo estranho (farpa de madeira, metálica, pedra, roupa, vidro), remoção de projétil de arma de fogo, remoção de corpo estranho sub-ungueal, remoção de anzol, remoção de corpo estranho do ouvido, olho, nariz e reto, biopsias superficiais, retirada de serume, e sutura. Separamos 2 grupos de 4 profissionais por turno de treinamento, para execução de 20 pequenos procedimentos cirúrgicos agendados previamente, uma vez por semana cada grupo.

ProGrama

Realizamos 40 cirurgias por semana, neste treinamento prático, não afastamos os profissionais de seus consultórios, os pacientes agendados eram da área de atendimento dos médicos em treinamento e num período médio de 8 aulas práticas,2 meses, conseguimos treinar os médicos de família para realizarem os procedimentos cirúrgicos determinados pelo Ministério da Saúde como sendo de obrigação da Atenção Básica.

resUltados

Realizamos 40 cirurgias por semana, neste treinamento prático, não afastamos os profissionais de seus consultórios, os pacientes agendados eram da área de atendimento dos médicos em treinamento e num período médio de 8 aulas práticas,2 meses, conseguimos treinar os médicos de família para realizarem os procedimentos cirúrgicos determinados pelo Ministério da Saúde como sendo de obrigação da Atenção Básica.

ConClUsão

Page 103: Balanço social IABAS - teste

103IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

oBjetivo

A participação dos enfermeiros no processo de padronização do cuidado ao paciente portador de ferida na estrategia de saude da família

ProGrama de qUaliFiCação

Dr. Jose Carlos de Rezende Pereira

mÉdiCo resPonsÁvelClinicas da Familia – AP 5.2

Área de atUaçãoDe acordo com a Lei do Exercício de Enfermagem 7498/86, e a portaria 648 de março de 2006 do Ministério da Saúde, procedimentos de alta complexidade devem ser de responsabilidade do profissional enfermeiro, e ao revermos a literatura disponível sobre feridas e curativos e entendendo a complexidade deste cuidado, propusemos padronizar o curativo de feridas para pacientes atendidos em unidades de saúde da família.

introdUção

Em reuniões semanais com 8 enfermeiros, um de cada unidade de guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e 1 médico cirurgião como orientador, iniciamos com a discussão de protocolos e trabalhos pertinentes publicados. Desenvolvemos um material didático teórico, onde discutimos, além da definição e classificação de ferida e a definição de curativo, as atribuições de cada profissional envolvido, elaboração de um fluxograma do paciente com ferida, a ficha de primeiro atendimento na unidade feita pelo enfermeiro, ficha de acompanhamento do curativo feito pelo técnico de enfermagem, a padronização do curativo e os materiais usados na padronização, enfim, uma sistematização que atendesse as necessidades da atenção básica de saúde.

metodoloGia

Em 6 semanas desenvolvemos um protocolo que permitiu definir uma hierarquia na admissão do paciente com ferida, onde o enfermeiro é o orientador de todo processo, um fluxograma do paciente portador de ferida, as fichas de primeiro atendimento e acompanhamento do curativo, com ênfase a visão holística do paciente, e com os recursos oferecidos nas unidades de saúde da família, um padrão de curativo para cada tipo de ferida dos pacientes atendidos nas unidades básicas de saúde e estabelecer o acompanhamento do paciente depois da alta.

resUltados

A sistematização de cuidados aos indivíduos portadores de ferida, nas unidades de saúde da família da área da CAP 5.2 no rio de Janeiro, diminuiu as complicações, a necessidade de encaminhamento as policlínicas de especialidades, a internação hospitalar, o tempo de resolução e alta e o custo final com os curativos.

ConClUsão

Propor uma sistematização do cuidado com o paciente portador de ferida nas unidades de saúde de família.

oBjetivo

Page 104: Balanço social IABAS - teste

104 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

IABASInstituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde

Page 105: Balanço social IABAS - teste

105IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

TOTAL DE COLABORADORESCRESCIMENTO DO NÚMERO TOTAL DE FUNCIONÁRIOS 2011

2615

2802

3097

2820 2878

3271 3160

3288 3426

3642 3708 3786

0

500

1000

1500

2000

2500

3000

3500

4000

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

iaBasInstituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde

Colaboradores

Page 106: Balanço social IABAS - teste

106 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

ESCOLARIDADE

Ano: 2011

Ano: 2011

COLABORADORES POR CONTRATOCRESCIMENTO DO NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS POR CONTRATO 2011

0

200

400

600

800

1000

1200

1400

1600

1800

2000

2200

2400

2600

2800

3000

3200

3400

3600

3800

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

169 167 172 168 167 164 160 162 165 166 165 168

125 133 160 138 142 141 133 134 140 145 143 145

175 176 186 159 164 166 157 159 160 163 162 162

182 182 182 178 179 177 167 168 174 177 186 183

123 158 170 149 154 158 151 156 161 164 167 170

765 772 826

717 724 804 784 866 900

1027 1046 1070

1028 1032

1128

1028 1031 1053

1013 1035

1045

1098 1121 1150

130

185

202 228

330 341

346 410

421 430 431

48

52

52

52 52

54 52

54

54

55 57

72

36

29 37

224 202

208

217

226 231

235

PSE

PADI

AP 4.0

AP 5.2

AP 5.1

UPA Costa Barros

UPA Madureira

UPA Cidade de Deus

UPA Complexo Alemão

UPA Vila Kennedy

2O. GRAU TEC. COMPLETO 649SEGUNDO GRAU INCOMPLETO 1538SEGUNDO GRAU COMPLETO 164SUPERIOR COMPLETO 1335SUPERIOR INCOMPLETO 59POS GRADUACAO 41

3786

17%

41% 4%

35%

2% 1%

2O. GRAU TEC. COMPLETO

SEGUNDO GRAU INCOMPLETO

SEGUNDO GRAU COMPLETO

SUPERIOR COMPLETO

SUPERIOR INCOMPLETO

POS GRADUACAO

ENSINO MÉDIO TEC. COMPLETO

ENSINO MÉDIO INCOMPLETO

ENSINO MÉDIO COMPLETO

SUPERIOR COMPLETO

SUPERIOR INCOMPLETO

PÓS GRADUAÇÃO

iaBasInstituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde

Colaboradores

Page 107: Balanço social IABAS - teste

107IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

O sucesso das ações promovidas pelo IABAS também se deve a uma cadeia de suprimento de produtos e serviços sem os quais não seria possível alcançar os indicadores de eficiência almejados. Fazem parte dessa conquista todos os nossos fornecedores de equipamentos médico-hospitalares, veículos, sistemas de cadastro e controle, entre outros bens, assim como prestadores de serviços de manutenção, gestão de resíduos e outros serviços tão relevantes para o atingimento das metas de saúde pública. Veja abaixo os fornecedores de maior destaque:

Todos os serviços de saúde devem cui-dar dos seus resíduos. O IABAS se preo-cupou em promover o gerenciamento de resíduos biológicos dentro das unidades sob sua responsabilidade, tendo como parceira a Conforme Associados. Gerir os resíduos sólidos significa separá-lo no momento da geração. Esta medida possi-bilita recuperar e valorizar os recicláveis, diminuindo a geração, destinando, inati-vando ou reciclando estes materiais. Só é possível fazer isto com muito empenho da equipe, que recebe um treinamento de capacitação para evitar acidentes de ordem ocupacional.

Marcos MorucciConforme Associados

A parceria do IABAS com a STTR tem como benefício manter a funcionalidade e a operacionalidade dos equipamentos, garantindo à população o atendimento adequado, evitando, por exemplo, que pacientes cheguem às unidades e encon-trem aparelhos com defeito no momento em que se fazem necessários. O trabalho desenvolvido pela STTR é de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos médico-hospitalares, incluindo orienta-ção técnica, treinamento de funcionários para o uso dos aparelhos, fornecimento de peças de reposição, retirada e instala-ção de equipamentos.

Ronaldo Fernandes LimaSTTR

A manutenção de alguns equipamentos médicos é obrigatória por determinação legal. O IABAS, cumpridor de seus deveres, mantém contrato com a TX para conser-var os aparelhos de Raios-X e Odonto das unidades geridas pela instituição. A comuni-cação entre a tX e o IABAS flui de maneira perfeita. Assim, qualquer anormalidade no funcionamento das máquinas é resolvida com rapidez pela equipe técnica, nas visitas de caráter corretivo. Além disso, há visitas regulares de caráter preventivo, evitando qualquer problema que comprometa a fun-cionalidade dos aparelhos e, consequente-mente, o atendimento ao público.

Domingos MachadoTX Comércio de Produtos Médicos

depoimentos

Cadeia de Suprimentos de Produtos e Serviços

iaBasInstituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde

Fornecedores

Page 108: Balanço social IABAS - teste

108 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Relatório de Autoinspeção

61%

39%

Relatório de Auto-inspeção AP 4.0

CONFORME

NÃO CONFORME

64%

36%

Relatório de Auto- inspeção AP.5.1

CONFORME

NÃO CONFORME

73%

27%

Relatório de Auto-inspeção AP.5.2

CONFORME

NÃO CONFORME

73%

27%

Relatório de Auto-inspeção AP.5.2

CONFORME

NÃO CONFORME

73%

27%

Relatório de Auto-inspeção AP.5.2

CONFORME

NÃO CONFORME

73%

27%

Relatório de Auto-inspeção AP.5.2

CONFORME

NÃO CONFORME

Unidades de saúde da Estratégia de Saúde da Família sob co-gerenciamento do IABAS:AP 4.0: CF Maury Alves Pinho - Novo Horizonte; CMS Canal do Anil; CMS Curicica; CMS Novo Palmares.AP 5.1: CF Fiorello Raimundo; CF Olímpia Esteves; CMS Vila Aliança/ Eithel; CMS Vila Progresso; CMS Cancela Preta; CMS

Catiri; CMS Waldir Franco; CMS Vila Moreti; CMS Athayde da Fonseca; CMS Fleming; CMS Vila Vintém.AP 5.2: CMS Aguiar Torres; Pol Carlos Alberto Nascimento; CMS Edgard Magalhães Gomes; CMS Manoel de Abreu; CMS

Mario Rodrigues CID; CMS Pedro Nava; CMS Woodrow Pimentel Pantoja; CF Dr. Alkindar Soares Pereira Filho; CMS Ana Gonzaga; CMS Mourão Filho - Barra de Guaratiba; CF Dr. Dalmir de Abreu Salgado; CF Dr. David Capistrano Filho; CMS Maia Bittencourt - Fazenda Modelo; CF Dr. Hans Jürgen Fernando Dohmann; CMS Raul Barroso – Ilha de Guaratiba; CMS Jardim Anápolis; CF Dr. José de Paula Lopes Pontes; CF Dr. Rogério Rocco; CMS Vila São Jorge.

CamPo de aPliCação/aBranGênCia

Avaliar a estrutura física, mobiliários e equipamentos das unidades de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF) sob gestão do IABAS.

oBjetivo

iaBasInstituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde

Garantia da qualidade

A aplicação dos formulários de inspeção ocorreu no período de 08 a 26 de agosto de 2011.

PerÍodo de aPliCação dos FormUlÁrios

reLATÓrIo De AUToINSPeção 4.0 reLATÓrIo De AUToINSPeção 5.1 reLATÓrIo De AUToINSPeção 5.2

Page 109: Balanço social IABAS - teste

109IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Todas as ações corretivas, que atuarão sobre os itens em não conformidades, são uma seqüência de passos identificados para que se possa atingir o objetivo da total conformidade.O Plano de Intervenção apresentado aos responsáveis de cada unidade inspecionada será um conjunto de processos defini-dos a partir de cada não conformidade, e a execução dos processos, de acordo com algumas regras, será transmitida ao IABAS com suas devidas conclusões. A meta para a resolução das inconformidades é de no mínimo 50% de cada item NECESSÁRIO não conforme, sendo estabe-lecido o cumprimento das correções dentro de um prazo limite para a resolução.A indicação da governabilidade do item não conformidade determinará as instituições envolvidas em cada resolução. Cada unidade avaliada, a contar da data da entrega do plano de trabalho, apresentará ao IABAS os dados com as respectivas infor-mações solicitadas pelo plano, dentro de um prazo de até 15 dias úteis. Segue, abaixo, um exemplo da planilha que será apresentada às unidades com os respectivos fluxos a serem cumpridos:

desCritor/ itens

*GraU de inConFormidade

**GraU de relevÂnCia

ações ProPostas

metasPrazo de exeCUção

statUs/sitUação

GovernaBilidade

A estrutura está bem conservada (sem fer-

ragens aparentes)?

≥ 50% dos itens não

conformes

Providenciar a recom-posição do reboco na

área prejudicada3 semanas C50% 100% IABAS

Providenciar a recom-posição do reboco na

área prejudicada4 semanas C100% 100%

IABASCAPGEA

Existe possibilidade de acesso de terceiros

pelas janelas?

≥ 50% dos itens não

conformes

Realizar a remoção dos itens que estejam obstruindo o acesso

1 semanas A0% 50% IABASHá acesso

desimpedido às salas?

≥ 50% dos itens não

conformes

Comunicar ao órgão responsável

para a resolução do problema

4 semanas NI50% 0% COMLURBOs arredores dos

edifícios estão limpos?

≥ 50% dos itens não

conformes

C - Concluído / A - Andamento / NI - Não Iniciado* Classifique como 100%, 50% ou 0% se estiver adequado e você não concordar com o que foi avaliado. ** Classifique como 100% relevante, 50% se a importância daquele item não é vital, ou 0% se o item classificado como não conforme também não é importante

Plano de Intervenção

iaBasInstituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde

Garantia da qualidade

Page 110: Balanço social IABAS - teste

110 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Curva aBC de medicamentos

iaBasInstituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde

R$ 50.000,00

R$ 100.000,00

R$ 150.000,00

R$ 200.000,00

R$ 250.000,00

R$ 300.000,00

R$ 350.000,00

R$ 400.000,00

5%

10%

15%

20%

25%

Medicamentos

Soma acumulada IABAS

Soma acumulada Prefeitura

S l d BPS M i

Itens A:50% do total gasto

30% do total de itens

Itens B:20% do total gasto

50% do total de itensItens C:

30% do total gasto20% do total de itens

R$ 0,000%

Soma acumulada BPS Maior

Soma acumulada BPS Médio

Ref.: Maio/2012

Page 111: Balanço social IABAS - teste

111IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

R$ 50.000,00

R$ 100.000,00

R$ 150.000,00

R$ 200.000,00

R$ 250.000,00

R$ 300.000,00

R$ 350.000,00

R$ 400.000,00

5%

10%

15%

20%

25%

Medicamentos

Soma acumulada IABAS

Soma acumulada Prefeitura

S l d BPS M i

Itens A:50% do total gasto

30% do total de itens

Itens B:20% do total gasto

50% do total de itensItens C:

30% do total gasto20% do total de itens

R$ 0,000%

Soma acumulada BPS Maior

Soma acumulada BPS Médio

Page 112: Balanço social IABAS - teste

112 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

O IABAS apostou em 2011 na implementação do Prontuário Eletrônico Único e do sistema de gestão em todas as suas unidades. Este importante passo é mais um exemplo que inovação e a sustentabilidade fazem parte da filosofia do IABAS.

A implementação deste sistema veio permitir uma maior humanização do atendimento assim como uma maior acessibilidade da população aos serviços de saúde. Hoje existe um controle sobre as filas de atendimento nas clinicas assim como uma maior proximidade entre o paciente e a sua equipe.A existência do Prontuário eletrônico único na rede de unidades geridas pelo IABAS, ESF e UPAs, permite que a informação do paciente esteja sempre disponível melhorando fortemente o conhecimento do seu estado de saúde e o seu acompanhamento.

O Programa de Saúde nas Escolas é outro exemplo de sucesso na implementação do Prontuário Eletrônico Único. A integração entre ESF, Escola e UPA garante um acompanhamento das crianças e contribui ativamente para a melhoria do seu desempenho escolar.

Com o Prontuário Eletrônico é possível conhecer as características sociais e econômicas da população adscrita às unidades de saúde assim como os agravos de maior relevância para Saúde Pública. Nesse sentido o Prontuário Eletrônico contribui de forma significativa para as ações de vigilância epidemiológica do território.

A possibilidade de ter a história clínica eletrônica do cliente permite que a equipe monitore adequadamente o plano de cuidado de cada cliente, garantindo assim a continuidade e a integralidade da assistência.

Com a implementação destes processos o IABAS visa contribuir para uma maior racionalização dos custos na saúde, garantir a transparência na prestação de contas à sociedade e, modernizar a gestão das unidades de saúde.

TOTAL DE CADASTROS NO PRONTUÁRIO ELETRÔNICOTOTAL DE CADASTROS NO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO

FAMÍLIAS INDIVIDUOS / ALUNOS

5.2 86.272 271.455 5.1 52.549 200.858 4.0 26.100 78.412 PSE 0 117946

86.272

52.549

26.100

0

271.455

200.858

78.412

117946

-

50.000

100.000

150.000

200.000

250.000

300.000

5.2 5.1 4.0 PSE

FAMÍLIAS

INDIVIDUOS / ALUNOS

Implementação do Prontuário eletrônico único

iaBasInstituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde

gerência de Informatica

Page 113: Balanço social IABAS - teste

113IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Considerando a necessidade de cumprir todas as metas contratuais e aumentar a satisfação dos clientes, o IABAS no final do segundo semestre de 2011 começou a desenvolver um Projeto de Gestão de Indicadores Contratuais e de Qualidade para as unidades sob sua gestão. Tal projeto tem como objetivo a produção de um software que seja capaz de mostrar ao longo do dia os indicadores de cada unidade.A partir do GI de cada unidade o IABAS poderá antecipar-se aos problemas, identificar oportunidades, tomar decisões e respostas mais rápidas, aumentar o controle, ter maior precisão no planejamento e gestão, visão integrada dos contratos, maior produtividade, ter um ambiente organizado para mudanças, ter equipes distribuídas alertas e colaborativas, melhor comunicação com as unidades distribuídas e melhor aplicação dos recursos.O GI permite o monitoramento contínuo de todos os contratos, pois dispõe das seguintes funcionalidades:

1. Cadastro de todas as unidades e dos ativos que as compõem (pessoas, equipamentos, ambientes e processos) mantendo o mesmo processo de organização da instituição através de diretório bem estruturado;

ATIVIDADES/2012 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ1.Cadastro das unidades e ativos (pessoas,equipamentos, ambientes e processos)

x

2. Georreferenciamento dos ativos x 3. Visualização dos riscos por ativos, perímetros, componentes de negócios e ameaças;

x

4. Criação de bases de conhecimento com controles específicos;

x

5. Análises com dados coletados por SMS, twitter, facebook, e outros;

x

6. Registro de ocorrências/incidentes e demandas através do Módulo Workflow Manager,

x x

7. Criação de Plano de Ação no Módulo Workflow Manager

x

8. Geração de Painéis de Controle x x x x x x x x x 9. Geração de relatórios operacionais (técnicos) e gerenciais (executivos)

x x x x x x x x x

2. Georreferenciamento dos ativos para visualização de indicadores em mapas;

3. Visualização dos riscos por ativos, perímetros, componentes de negócios e ameaças;

4. Criação de bases de conhecimento com controles específicos;

5. Análises com dados coletados por SMS, twitter, facebook, e outros;

6. Registro de ocorrências/incidentes e demandas através do Módulo Workflow Manager, também disponível para Iphone e Ipad;

7. Criação de Plano de Ação no Módulo Workflow Manager, para implementação das ações corretivas, após a obtenção dos resultados das análises com Indicação de responsáveis e profissionais envolvidos, estabelecimento de prazos, relatórios com ações mais urgentes a serem executadas, criação de tipos de eventos: ocorrência/incidente, ação corretiva, ação preventiva, sugestão e outros;

8. Geração de Painéis de Controle com visão executiva dos resultados;

9. Geração de relatórios operacionais (técnicos) e gerenciais (executivos).

gestão de Indicadores (gI)

iaBasInstituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde

ações inovadoras - 2012

Page 114: Balanço social IABAS - teste

114 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Desde de 2009, o IABAS já atendeu aproximadamente 2 milhões de cariocas muitos destes nas atuais 56 Clínicas de Saúde da Família administradas pelo Instituto. Com menos de dois anos de parceria com o município do Rio de Janeiro, o Instituto apre-senta um crescimento expressivo de sua estrutura contando com mais de 4 mil colaboradores. Tamanho crescimento exige aprimoramentos em seu sistema de gestão que ajudem a manter o padrão de qualidade em nível elevado.

Com um projeto de BI é possível extrair de forma consolidada e mostrar de maneira gerencial e abrangente indicadores acessíveis a todos os gestores de saúde. O resultado imediato é a disponibilização desses dados online por meio de painéis que auxiliam os profissionais no acompanhamento das ações de rastreamento das ocorrências, além de contribuir para o planejamento corporativo mais amplo e para obtenção de dados estratégicos com um mínimo de atraso em relação à uma transação ou evento ocorrido.

A implementação possibilita melhorias na rede de saúde como um todo, pois traz um panorama geral dos dados de todos os de-partamentos para os gestores de saúde, consolidados em único local, o que permite compará-los entre si.

Trata-se de um grande apoiador na tomada de decisões estratégicas e, também, de uma ferramenta de monitoramento do desem-penho dos serviços médicos e assistenciais. O emprego efetivo dos indicadores, gerados pela solução, proporciona à instituição crescimento de seu desempenho gerencial.

Maury Alves Pinho Canal do Anil Curicica Novo Palmres Santa Maria Newton Bethlem Maury Alves Pinho Canal do Anil Curicica Novo Palmares

Atendimento

Unidades abaixo da meta do mês

Maury Alves Pinho Canal do Anil Curicica Novo Palmares Santa Maria Newton Bethlem Maury Alves Pinho Canal do Anil Curicica Novo Palmares

RH

Unidades abaixo de 70% de presença

Médico

Maury Alves Pinho Canal do Anil Curicica Novo Palmares Santa Maria Newton Bethlem Maury Alves Pinho Canal do Anil Curicica Novo Palmares

IC

Unidades com IC abaixo da meta

Fixo

Grau de satisfação Escalados Presentes

2500 2200

Fixos Variáveis

1% 99%

30% 10% 5%

Custo

0

20

40

60

80

100

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

0

50

100

150

200

Atendimento Família Med. Prescrito Med. Fornecido

Dia Mês

Total

Atualizado até: 21/08/11 22:15h

Santa Maria Newton Bethlem Luiz Gonzaga Rei ... Itanhangá Harvey Ribeiro de So... Jorge Saldanha Band... Cecília Donnangelo Maury Alves Pinho Canal do Anil Curicica

Médico Enferm Tec. En ACS Cir. Den

Fixo Var 1 Var 2 Var 3

Visão Geral Atendim. RH

Santa Maria Newton B Luiz Gonz Itanhangá Curicica Canal do A

Atendimento

Atualizado até: 21/08/11 22:15h

Área 4.0

Área 5.1 Área 5.2

Real x Previsto Baixo Alto

Unidade: Masao Goto Satisfação do Paciente: 4 Atendimentos: 300

Análise dos Atendimentos

Unid. Mistas

Clínicas da Família Clínicas da Família Clínicas da Família

Básicas Unid. Mistas

Básicas

Básicas

Unid. Mistas

Unidade: Curicica Atendimentos no mês: 200 Meta proporcional: 320 Real x Meta: 63%

Consulta médica 100 120 83% Interconsulta 20 40 50% Visita domiciliar (médica) 10 20 50% Consulta de enfermagem 30 50 60% Interconsulta de enfermagem 10 10 100% Visita domiciliar (enfermagem) 10 10 100% Visita domiciliar (tec. enf.) 10 15 67% Visita domiciliar (ACS) 05 05 100% Visita domiciliar (AVS) 05 05 100%

0

50

100

150

200

Mês

Tipo de Atendimento Real Meta %

Atualizado até: 21/08/11 22:15h

Maury Alves Pinho Canal do Anil Curicica Novo Palmares Santa Maria Newton Bethlem Maury Alves Pinho Canal do Anil Curicica Novo Palmares Santa Maria Newton Bethlem Luiz Gonzaga Rei do Baião Itanhangá Harvey Ribeiro de Souza Filho Jorge S. Bandeira de Mello Cecília Donnangelo Canal do Anil Curicica Novo Palmares

Maury Alves Pinho Santa Maria Newton Bethlem Luiz Gonzaga Rei do Baião Itanhangá Harvey Ribeiro de Souza Filho Jorge Saldanha Bandeira de Mello Cecília Donnangelo Maury Alves Pinho Canal do Anil Curicica Novo Palmares Santa Maria Newton Bethlem Luiz Gonzaga Rei do Baião Itanhangá Harvey Ribeiro de Souza Filho Jorge Saldanha Bandeira de Mello Cecília Donnangelo Maury Alves Pinho Canal do Anil Curicica Novo Palmares Santa Maria Newton Bethlem

Resumo CBO Procedimentos

Médico

Enfermeiro

Téc. Enfermagem

ACS

Cir. Dentista

Total 9.000

Área 1.300

Unidade 500

Satisfação

Pessoas Atendidas (Dia)

Pessoas Atendidas (Mês)

Atendimento Farm/ Atendimento total

(Dia)

0

25

50 75

100

0

50 100

200

Itens Dispensados/ Itens Prescritos

(Dia)

Farmácia – Indicadores de Desempenho

Top 10 – Med Fornecidos Top 10 – Med Não Dispensados Itens Não Dispensados Últimos 12 meses

Amoxil

Aspirina

Omeprazol

Novalgina

Actonel

Adalat

Binotal

Bufedil

Citalor

Visão Geral Atendim. RH

Atualizado até: 21/08/11 22:15h

Maury Alves Pinho Canal do Anil Curicica Novo Palmares Santa Maria Newton Bethlem Maury Alves Pinho Canal do Anil Curicica Novo Palmares Santa Maria Newton Bethlem Luiz Gonzaga Rei do Baião Itanhangá Harvey Ribeiro de Souza Filho Jorge S. Bandeira de Mello Cecília Donnangelo Canal do Anil Curicica Novo Palmares

Maury Alves Pinho Santa Maria Newton Bethlem Luiz Gonzaga Rei do Baião Itanhangá Harvey Ribeiro de Souza Filho Jorge Saldanha Bandeira de Mello Cecília Donnangelo Maury Alves Pinho Canal do Anil Curicica Novo Palmares Santa Maria Newton Bethlem Luiz Gonzaga Rei do Baião Itanhangá Harvey Ribeiro de Souza Filho Jorge Saldanha Bandeira de Mello Cecília Donnangelo Maury Alves Pinho Canal do Anil Curicica Novo Palmares Santa Maria Newton Bethlem

Resumo

Total 7.500

Área 2.000

Unidade 150

Evolução

0

20

40

60

80

100

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Diária Mensal

Dia

Custo

0

20

40

60

80

100

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Ano Mês 0

50

100

150

200

Maury Alves Pinho Canal do Anil Curicica Novo Palmares Santa Maria Newton Bethlem Maury Alves Pinho Canal do Anil Curicica Novo Palmares

Principais

Médico Enfermeiro Téc. Enfermagem ACS Cir. Dentista Téc. Hig. Dental Aux. Hig. Dental Farmacêutico Oficial de Farm. Prof. Edu. Fis. Radiologista

Presença por Categoria

Atendimento Família

Visão Geral Atendim. RH

Business Intelligence: gestão de Indicadores de Atendimento

iaBasInstituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde

ações inovadoras - 2012

Obs.: Sugestão de telas para visualização.

Page 115: Balanço social IABAS - teste

115IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Este projeto destina-se ao gerenciamento de imagem nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Clínicas da Família. Este mo-delo também permite expansão do acesso às imagens ou banco de dados nas unidades administrativas.

Criação de uma central de armazenamento de dados, também conhecida como “cloud”, que guardará todas as informações do projeto. Sendo disponibilizado em tempo real pela web para acesso da equipe de saúde quando necessário.

Qualquer exame de radiologia, filme ou exame em papel (ECG, CTG, etc.), ultra-sonografias, ecocardiograma e outros desde que digitalizados em CR ou em placas com captura imagem.

• Acesso via celular, Palm, Iphone, PDA, etc.

• Permite pesquisas por pacientes, períodos específicos, códigos de identificação, etc.

• Acesso aos exames, com hierarquia das pastas ordenadas (nomes, estudo, séries, etc.).

• Ferramenta de pesquisa (interna e externa) para pacientes e médicos.

• Reduzir custos no processo de distribuição interna da imagem (dispensa filme).

• Acesso em tempo real a qualquer imagem.

Possibilidades em armazenamento e gerenciamento

Beneficios

Projeto de gerenciamento e Armazenamento de Imagens em Unidades de Saúde

iaBasInstituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde

ações inovadoras - 2012

Page 116: Balanço social IABAS - teste

116 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Os funcionários que chegam em suas unidades registram a sua entrada através do controle de ponto biométrico, conforme a legislação vigente. Com essas informações em mãos, o gestor da unidade envia esses dados para o sistema de Painel Eletrônico, para que se mantenha um banco de dados quanto à situação da unidade. Sempre atualizado, esses dados podem ser enviados várias vezes ao dia, como de manhã, no horário do almoço, à noite, ou de madrugada. O número de atualizações vai variar de acordo com a necessidade do tipo da unidade que é gerida.

Dessa forma, o profissional que necessitar se informar sobre a situação atual dos projetos terá no sistema o mapa da cidade do Rio de Janeiro, separado por área de atuação, assim como os projetos que estão sob responsabilidade do IABAS. O painel de ausências disponibiliza para o usuário a visualização detalhada de faltas por projeto, unidade e função do colaborador.

Como FUnCiona

Painel eletrônico: gestão de Assiduidade

iaBasInstituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde

ações inovadoras - 2012

O objetivo do Painel eletrônico é permitir um controle à distância – pelos gestores de cada unidade – da ausência e presença de funcionários de todos os projetos e unidades geridas pelo IABAS. No futuro, pretendem implantar outras fases no sistema com uma série de indicativos, como o módulo de atendimentos, custos, percentual de consultas, número de atendimentos, pacientes, internações etc., que vão beneficiar cada vez mais a estrutura e a gestão destes projetos.

oBjetivo

Este instrumento presencial permite propor a mobilização da unidade em prol da melhor solução para a ausência em determinadas funções e setores, garantindo que se tomem posições gerenciais em benefício da população atendida. Assim, passa-se a ter uma visão mais dinâmica da situação em que se encontra uma das unidades, podendo realizar um remanejamento de funcionários entre outras medidas no caso de faltas e/ou emergências, por exemplo.

BeneFÍCios

Page 117: Balanço social IABAS - teste

117IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Painel eletrônico: gestão de Assiduidade

iaBasInstituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde

ações inovadoras - 2012

Page 118: Balanço social IABAS - teste

118 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE

Page 119: Balanço social IABAS - teste

119IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

O Programa de Sustentabilidade promove a utilização racional dos recursos naturais, a melhora da qualidade de vida da sociedade e a proteção do ecossistema, de acordo com as novas diretrizes da ANVISA.

Esta ação pioneira se alinha ao processo de transformação da saúde pública que ocorre hoje na cidade Rio de Janeiro.

O Programa de Sustentabilidade prevê quatros eixos estratégicos:

iaBasInstituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde

Programa de sustentabilidade nas Unidades de saúde

Gestão de Resíduos Sólidos,

promovendo a redução, reutilização

e reciclagem responsável.

Sustentabilidade na Cadeia de Suprimentos, por meio de avaliação e qualificação de fornecedores.

Eficiência Energética, reduzindo o consumo de energia com o auxílio da tecnologia sustentável.

Educação ambiental, com práticas, oficinas e palestras que visam à mudança de comportamento da população e dos colaboradores.

Page 120: Balanço social IABAS - teste

120 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Os procedimentos assistenciais em saúde geram resíduos com características diversas e muito interessantes. O PGRSS é um conjunto de ações em gestão, infraestrutura e treinamento, buscando diminuir a geração dos resíduos perigosos, a recuperação responsável de recicláveis e a diminuição dos acidentes de trabalho com o manejo deste tipo de resíduo. Este processo torna possível sua separação no momento da geração e dentro da unidade.

Os resíduos com potencial infectante e os resíduos químicos, depois de adequadamente segregados e embalados são encaminhados para destinação final em empresas licenciadas pelo órgão ambiental. E aqueles materiais que permitem um processo seguro de reciclagem serão encaminhados para sua recuperação.

O PGRSS, de acordo com a normatização do segmento, é requisito para o licenciamento das Unidades de Saúde, mas antes de ser uma exigência legal, ele pode se tornar em uma potente ferramenta de gestão.

PrinCiPais oBjetivos do Projeto:

• Diminuição da geração dos resíduos de saúde, com consequente diminuição dos custos com sua coleta e destinação.

• Diminuição dos acidentes ocupacionais relacionados.

• Produção e valorização de recicláveis que poderão ser utilizados na promoção de ações de responsabilidade social.

• Atenção aos aspectos legais – Segundo a legislação, todas as Unidades de Saúde que produzam resíduos devem manter um Plano de Gerenciamento de Resíduos sólidos de saúde.

• Segurança na baixa do passivo ambiental.

BeneFÍCios:

amBiente

• Diminuição da geração de resíduos.

• Recuperação responsável de materiais recicláveis.

• Promoção do descarte adequado de resíduos, classificados como perigosos. Gestão

• Diminuição do custo com a destinação de resíduos perigosos.

• Organização da documentação referente a comprovação do destino correto dos resíduos.

• Adequação junto a Vigilância Sanitária e aos órgãos ambientais. Pessoas

• Recicláveis como matéria prima para projetos sociais.

• Intensos momentos de treinamento e capacitação – todos os funcionários serão capacitados.

• Desenvolvimento gradativo de uma consciência ambiental nos colaboradores e comunidade.

iaBasInstituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde

Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos de saúde (PGrss)

Page 121: Balanço social IABAS - teste

121IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

iaBasInstituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde

Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos de saúde (PGrss)

Unidades iniciadas

Page 122: Balanço social IABAS - teste

122 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Para o IABAS é importante que seus fornecedores estejam alinhados à política de gestão de qualidade e de responsabilidade social da Instituição. Para isso, foi estruturado o Programa de Avaliação e Qualificação de Fornecedores, que é dividido nas categorias produtos e serviços, com formas diferentes de avaliação.

Fazem parte do programa todos os nossos fornecedores de equipamentos médico-hospitalares, veículos, sistemas de cadastro e controle, entre outros, assim como prestadores de serviços de manutenção, gestão de resíduos e outros serviços tão relevantes para o atingimento das metas de saúde pública.

seleção de ForneCedores de ProdUtos e serviços:A avaliação é feita pela equipe de Compras/Aquisições a partir da triagem de documentos para verificar informações como tempo de mercado da empresa, histórico de atuação e número de funcionários que residam próximo a empresa. Para que essa etapa aconteça, a Instituição manda uma carta convite aos fornecedores com um determinado perfil e exigências, como:

• Treinamentos de funcionários

• Certificação de não trabalhar com menores

• Adequação às normas NR 7, 4, 9, P2

• Plano de Prevenção de Risco Ambiental (PPRA)

• Atestado de Saúde Ocupacional (ASO)

• Uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual)

• Programa de Controle de Medicina de Saúde Ocupacional (PCMSO)

Durante o período do contrato, ocorrem controles dos serviços por meio de análises qualitativas, quantitativas e do cumprimento das obrigações legais, assim fiscalização e exigência de documentação atualizada periodicamente.

Para completar, são feitas visitas esporádicas aos fornecedores com uma equipe multidisciplinar para verificar as instalações e os padrões de qualidade das empresas.

iaBasInstituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde

sustentabilidade na cadeia de suprimentos

Page 123: Balanço social IABAS - teste

123IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012 Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

A otimização da iluminação nas Clinicas da Familia e UPAs também é fator importante para torná-los ecoeficientes. O aproveitamento das correntes de ar e da luz natural contribui com a economia de energia elétrica.

• Instalação de iluminação especial, luminárias com lâmpadas em LEDs, movidas a energia solar fotovoltaica, dispensando fios e energia elétrica, nas unidades com o programa ‘Academia Carioca’, para permitir a prática de atividades físicas no período noturno.

• Tetos Verdes serão instalados nas recepções das Unidades de Saúde de Bangu e bairros próximos, melhorando as condições termoacústicas da edificação, sem recorrer a sistemas de climatização, para

proporcionar conforto térmico aos pacientes.

iaBasInstituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde

eficiencia energética nas clínicas da Família e UPas

Page 124: Balanço social IABAS - teste

124 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Mobilizar colaboradores e a comunidade para práticas sustentáveis através de oficinas, caminhadas, palestras,entre outras atividades é o foco deste eixo. Ações já acontecem na sede do IABAS e nas Clínicas da Família.Algumas ações promovidas:

• A regulagem das impressoras para a utilização do verso das folhas, diminuindo o uso de papel na instituição;

• Mobilização para a mudança de hábitos diários, como apagar as luzes, fechar bem as torneiras, desligar os aparelhos de arcondicionado, entre outros;

• Oficinas de reaproveitamento dos alimentos, de óleo de cozinha para produção de sabão, além de artesanato de material reciclado e outros;

• Utilização de bicicletários nas Unidades, que cria o hábito da prática de exercícios físicos regularmente, trazendo benefícios não só para o planeta, como também para a saúde.

iaBasInstituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde

ações educativas e conhecimento de boas práticas ambientais

Page 125: Balanço social IABAS - teste
Page 126: Balanço social IABAS - teste

126 IABAS | Relatório de Gestão | Rio de Janeiro | 2010/2011/2012Copyright, Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS

Rio de Janeiro Av. Luiz Carlos Prestes, 350,

loja C - salas 111 a 115Barra da Tijuca/RJ - CEP: 22775-055

Tel.: (21) [email protected]

www.iabas.org.br