balanço da gestão 2013

24
Balanço de Gestão - Outubro 2013 1

Upload: ngoquynh

Post on 07-Jan-2017

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Balanço da Gestão 2013

Balanço de Gestão - Outubro 2013 1

Page 2: Balanço da Gestão 2013

2 Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia

02 FISCALIZAÇÃO PÁG. 4

01 MENSAGEM / EXPEDIENTE PÁG. 3

03 COMUNICAÇÃO PÁG. 8

04 GESTÃO DE RECURSOS - SALVADOR PÁG. 10

05 GESTÃO DE RECURSOS - MUNICIPIOS PÁG. 16

06 ASSOCIAÇÕES PÁG. 22

07 NACIONAL PÁG. 23

ÍNDICE

PÁG. 3

PÁG. 4

PÁG. 8

PÁG. 10

PÁG. 16

Page 3: Balanço da Gestão 2013

Balanço de Gestão - Outubro 2013 3

EDITORIAL

EXPEDIENTE

Gestão com responsabilidade e seriedade

Uma resposta serve para esclarecer algo que fi cou ambíguo e que gerou dúvida. E pode ser apresentada de maneira subjeti va ou indireta - muitas vezes mantendo uma interrogação, como também, pode ser denotati va e esclarece-dora, num esforço de eliminar ruídos e transparecer moti vos para determinadas ações. E é com esta pretensão, de responder objeti vamente, que apresentamos o Balanço de Gestão.

Ao folhear as páginas a seguir você entenderá por que a resposta que pre-zamos se materializa em ações - que não foram poucas - ao longo da nossa gestão. Trata-se de insumos para que todos tenham acesso aos investi mentos priorizados pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia nesses anos e percebam o quanto as ações foram realizadas no senti do de presti giar a categoria farmacêu-ti ca em todo o estado. À frente da presidência, o Dr. Altamiro José dos Santos, ao iniciar o seu mandato, constatou que a situação do conselho espelhava desmoti vação da equi-pe da fi scalização, defasagem das informações, emissão de autos de infração sem critério, inexistência de cronograma, planejamento, desorganização administrati -va e fi nanceira. Mas, este cenário foi reverti do.

A atual gestão é marcada por transparência, parti cipação e pela valori-zação profi ssional. Nesta edição, apresentamos uma breve retrospecti va do nosso trabalho.

A fi scalização profi ssional é a prioridade do trabalho realizado pelo atual gestor. Havia cerca de 40% de farmácias irregulares, dados estatí sti cos do setor de fi scalização. Esse número baixou pela metade, e esse percentual foi confi rma-docom as declarações de delegados honorários de vários municípios no últi mo encontro realizado em Salvador. Esse quadro positi vo foi resultado do trabalho realizado pelo CRF-BA em conjunto com o Ministério Público, as dires, as policias federal e estadual.

Quanto a transparência administrati va, a direção do CRF-BA implementou e consolidou a sua comunicação interna na web, através da atualização do site insti tucional, do envio de newslett er e da manutenção da página no Facebook, mas manteve a sua revista impressa com excelente repercussão entre a categoria. Tudo isso para informar e dar mais celeridade na divulgação do que é de interesse dos farmacêuti cos. A divulgação de atas e balancetes no site insti tucional foi out-ra medida desta diretoria. E o CRF-BA foi um dos primeiros regionais a promover esta iniciati va. Ademais, entendemos que é obrigação do gestor público tornar transparente a sua administração, por isso, os balancetes contábeis estão a dis-posição da categoria no site.

A gestão de recursos em Salvador e municípios demonstram as ações que realizamos contando com a parti cipação da categoria e de renomados especialis-tas na área.

No cenário nacional, a parceria com o CFF, sociedades farmacêuti cas, federação dos farmacêuti cos e parlamentares no Congresso Nacional, em parti cular Alice Portugal e Vanessa Grazzioti n, foram defi nidores de conquistas inéditas para classe.

Assim, nos despedimos dessa gestão e apresentamos o balanço do nosso man-dato,

Boa leitura!A Diretoria

DiretoriaDr. Altamiro José dos SantosPresidenteDr. Clóvis de Santana ReisVice-presidenteDr. Cleuber Franco FontesSecretário geralDra. Edenia Araújo dos SantosTesoureira

Conselheiros RegionaisDr. Altamiro José dos Santos Dr. Alan Oliveira de BritoDr. Claudio José de Freitas Brandão Dr. Cleuber Franco Fontes Dr. Clóvis de Santana Reis Dra. Cristi na Maria Ravazzano FontesDra. Edênia Socorro dos Santos Araújo Dra. Eliana Cristi na de Santana FiaisDr. Francisco José Pacheco dos Santos Dr. Jacob Germano Cabús Dra. Mara Zélia de AlmeidaDra. Sônia Maria Carvalho Dra. Tânia Maria Planzo Fernandes (suplente)

Conselheiro Federal efeti voDr. Mário Marti nelli Júnior

Conselheiro Federal suplenteDra. Angela Maria de Carvalho Pontes

Jornalista ResponsávelRosemary Silva Freitas - DRT/BA - 1612

Projeto Gráfi co e DiagramaçãoThais MotaDaniel Pita

Rua Dom Basílio Mendes Ribeiro, nº 127, Ondina. CEP: 40170-120 - Salvador - BA Fones: (71) 3368-8800 / 3368-8849 Fax: 3368-8811 E-mail: [email protected] facebook.com/crfarmaba

EDITORIAL

Page 4: Balanço da Gestão 2013

4 Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia

FISCALIZAÇÃOPorto Seguro - Farmácia irregularesA direção do CRF-BA promoveu uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde sobre a situação dos estabelecimentos irregulares, que foram autuados pela fi scalização do conselho nesse município.

Itamaraju – 31 farmácias irregulares O presidente do CRF-BA, Dr. Altamiro Santos, esteve em audiência pública, no mês de agosto, com repre-sentante do Ministério Público municipal e chefe da Vigilância Sanitária para assinarem acordo que iria regularizar a situação de farmácias irregulares.

Jaguaquara – Audiência Pública com o MPO CRF-BA parti cipou de reunião no município para aprovar TAC. O Evento aconteceu, no mês de junho, e contou com a parti cipação da Secretaria de Saúde municipal.

Itamaraju – 95% das farmácias irregularesO presidente do CRF-BA, Dr. Altamiro Santos, esteve em Audiência Pública no município de Itamaraju com parti cipação do promotor Dr. Paulo Eduardo Sampaio Figueiredo, representante do Ministério Público Municipal. Das 24 farmácias, 32 estavam sem o responsável técnico.

Caravelas – TACCRF-BA e a promotora Dra. Carla Nunes assinaram TAC no município de Caravelas, para fi ns de regularizar seis farmácias irregulares na cidade. Parti ciparam do en-contro o Dr. Altamiro dos Santos e o chefe da ANVISA municipal.

Serrinha – Farmácias irregularesO presidente do CRF-BA, Dr. Altamiro Santos, esteve reunido com o Ministério Público Municipal para tratar sobre as irregularidades.

Castro Alves – Reunião com a PromotoriaNo dia 21 de novembro, a Diretora do CRF-BA parti cipou de reunião com a promotora pública da cidade de Castro Alves.

Cruz das Almas – Reunião com o CRF-BA e MPNo dia 21 de novembro, a Diretoria do CRF-BA reu-niu-se com a promotora pública municipal, Dra. Izabel Cristi na, no município de Cruz das Almas.

Extremo Sul – CRF-BA, Visa e MP fecham 25 farmácias clandesti nasEm uma ação envolvendo o Ministério Público, a Vigilância Sanitária e o CRF-BA, 25 farmácias clan-desti nas foram fechadas.

Itapebi – TAC põe fi m as farmácias irregularesA direção do CRF-BA parti cipou de reunião com proprietários de farmácias irregulares e clandesti -nas para assinar Termo de Ajustamento de Condu-ta (TAC). O resultado foi considerado sati sfatório, porque apenas uma farmácia não cumpriu o acordo.

Feira de Santana – Sindifarma e CRF-BA movem ação contra farmáciasA juíza Ana Lúcia Ferreira de Souza atendeu à solic-itação das enti dades farmacêuti cas e 51 farmácias

foram fechadas em Feira de Santana. De acordo com Dr. Altamiro Santos, o descumprimento do Ar-ti go de nº 13 da Lei Federal nº 3.820/60, que condi-ciona o funcionamento de farmácias, já durava cer-ca de 12 meses.

Licinio de Almeida – Autoridades sanitárias assinam TACO TAC para os estabelecimentos farmacêuti cos da cidade de Lícinio de Almeida foi assinado no mês de agosto, com a presença do presidente do CRF-BA, Dr. Altamiro Santos, do secretário de Saúde munic-ipal, Dr. Claudenor Rodrigues Santos, do chefe da Vigilância Sanitária e do secretário-administrati vo do Ministério Público.

Cruz das Almas – Farmácias irregulares são autuadasFarmácias irregulares foram autuadas em ação conjunta, coordenada pela VISA. A reunião também contou com a parti cipação do Delegado honorário do CRF-BA, Dr. Washington Murilo Peixoto. Segun-do ele, todos os presentes se comprometeram em colaborar com uma ação efeti va para fazer com que estas farmácias se enquadrem na legislação urgen-temente.

Interdição em Salvador Os fi scais do CRF/BA e a Vigilância Sanitária estadual interditaram dez estabelecimentos farmacêuti cos nos bairros de Brotas, Marechal Rondon, Canabrava, Pau Miúdo e Paulo da Lima. As farmácias estavam ir-regulares sem alvará de funcionamento e sem o re-sponsável técnico, agredindo com essas infrações a legislação sanitária.

Belmonte – Assinatura de TAC põe fi m a confl itoO Ministério Público foi convidado pelo CRF-BA para tratar sobre as farmácias irregulares e sobre os laboratórios de análises clínicas daquela cidade. Com o apoio do MP foi possível solucionar o con-flito, a parti r do estabelecimento de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

Juazeiro – estabelecimentos irregularesA cidade de Juazeiro é uma das com maior núme-ro de farmácias irregulares no Estado da Bahia, por desrespeitarem a obrigatoriedade do farmacêuti co.

FISCALIZAÇÃO

Page 5: Balanço da Gestão 2013

Balanço de Gestão - Outubro 2013 5

Diante dessa situação críti ca, o presidente do CRF- BA, Dr. Altamiro Santos, realizou, no mês de junho, quatro encontros na cidade.

Pombal – Farmácias popularesOs presidentes do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia e do Sindicato dos Farmacêuti -cos do Estado da Bahia, Dr. Altamiro Santos e Dra. Eliane Simões, respecti vamente, discuti ram com os farmacêuti cos de Pombal e da cidade de Cipó a situ-ação das farmácias populares desses municípios, a parti r da atuação dos biólogos nas análises clínicas.

Cícero Dantas – Audiência públicaEm Cícero Dantas aconteceu uma audiência pública realizada, no dia 8 de julho, promovida pelo Ministério Público da cidade, sob a coordenação do promotor de Justi ça, Dr. Rodrigo Ramos Cavalcanti Junior. O evento contou com a parti cipação do presidente do CRF/BA, Dr. Altamiro Santos, da presidente do Sindifarma, Dra. Eliane Simões, e do representante da Dires municipal, Dra. Stela Maria, além do delegado honorário do CRF/BA, Dr. Germinio Machado.

Fáti ma e Heliópolis – Ações de fi scalização Uma grande reunião, com o CRF-BA, sindicato, com o coordenador VISA, Dr. Márcio Adriano Matos Oliveira, e com os proprietários de farmácias dessas cidades, abordou a obrigatoriedade da contratação do profi s-sional técnico habilitado.

Gandu – A CRF-BA e MP assinam TACO presidente do CRF/BA, Dr. Altamiro Santos, esteve na cidade de Gandu para parti cipar de reunião com o promotor público, Dr. Pedro Maia, e o secretário de Saúde municipal, Dr. Roberto Doway. O objeti vo do encontro foi o combate às farmácias clandesti nas na cidade de Gandu. No dia 25 de março. Um outro encontro foi realizado nessa cidade en-tre o CRF-BA e a Secretaria Municipal. O Dr. Altamiro Santos e o Dr. Roberto Doway, defi niram um prazo para a regularização das farmácias. Os proprietários presentes à reunião concordaram e adotaram um período de dois meses para se regularizarem.

Cruz da Almas – CRF-BA parti cipa de reuniãoA secretária de Saúde do município de Cruz das Al-mas e a chefe da Vigilância Sanitária parti ciparam de uma reunião com o presidente do CRF-BA, Dr.

Altamiro Santos, para tratar sobre algumas farmá-cias que estão vendendo produtos estranhos ao comércio farmacêuti co. De acordo com um relatório apresentado durante o evento, existem, na cidade, um total de sete farmácias que estão infringindo a legislação sanitária e serão autuadas.

Juazeiro – Ação conjunta de fi scalizaçãoFoi realizada, em fevereiro, em Juazeiro, uma re-união que contou com a parti cipação do CRF-BA. A Dra. Eliana Fiais, representante do conselho, abor-dou os aspectos mais relevantes da RDC para os far-macêuti cos que demonstraram grande interesse no temáti ca.

Valença – Conselho e Ministério Público de-batem sobre TACNo mês de junho, o presidente do CRF-BA, Dr. Altamiro Santos, parti cipou de audiência pública convocada pelo promotor de Justi ça do Ministério Público da cidade de Valença, Dr. Tiago de Almeida Quadros. A reunião transcorreu com o debate sobre o funcionamento ir-regular de estabelecimentos farmacêuti cos naquela cidade. A proposta foi a realização de um TAC a ser assinado pelos proprietários de farmácias e drogarias.

Curaçá – Conselho parti cipa de audiência públicaA representante do Ministério Público, Dra. Andréa Ari-adne; do Conselho Regional de Farmácia, Dra. Eliana Fiais; da VISA municipal, Dires, da ADAB, o delegado honorário do CRF-BA e o prefeito de Curaçá parti ci-param de uma audiência pública realizada no dia 18 de maio, no município. A situação das farmácias locais foi tema da reunião. Na ocasião, foram debati dos a RDC nº 44, a venda clandesti na de medicamentos sujeitos ao controle especial da Portaria nº 344 e as sanções relacionadas pelo descumprimento da lei.

Vitória da Conquista – Farmacêuti co debatem questões relacionadas à saúde públicaQuestões relacionadas sobre a saúde pública foram debati das pelo CRF-BA e pelo Sindmed em evento promovido conjuntamente.

Feira de Santana – Combate a ilegalidade no comércio de medicamentosO presidente do CRF-BA, Dr. Altamiro Santos, o presiden-te da Associação dos Farmacêuti cos de Feira de San-

Proprietários de farmácias assinam

TAC

Assinatura do TAC em Paulo Afonso

Page 6: Balanço da Gestão 2013

6 Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia

tana, Dr. Alan Oliveira de Brito e o Dr. Adilson Bezerra (ANVISA) discuti ram as inspeções na cidade de Feira de Santana, devido ao alto número de ocorrência de irregularidades.

Jequié – Apreensões de medicamentosEm Jequié, foram 105 mil cápsulas do medicamento Desobesi-m, Cloridrato de Femproporex, conheci-do como “arrebite”. Essa foi a maior apreensão de anfetaminas. Na operação, parti ciparam agentes da 3ª delegacia de Jequié. A carga de medicamento foi apreendida no Km 677 da BR 116, durante uma fi s-calização noturna. Os policiais encontraram 70 caix-as com 105 mil cápsulas do medicamento.

Teixeira de Freitas – Fiscalização conjuntaEm mais uma ati vidade resultante da parceria entre a Vigilância Sanitária de Porto Seguro e a unidade de fi scalização do CRF-BA, em Teixeira de Freitas, foi realizada no dia 24 de setembro, uma ação conjunta de fi scalização em estabelecimentos que estavam funcionando sem o responsável técnico. Durante a operação, foram apreendidas cartelas do medica-mento contrabandeado “PRAMIL”, que estavam es-condidas dentro de gavetas de dinheiro. De acordo com o fi scal Wagner Matos, o medicamento não possuía registro no Ministério da Saúde. Portanto, não podia ser comercializado dentro do território brasileiro. Além dessa irregularidade, um total de três drogarias foram interditadas.

Porto Seguro - InterdiçõesOs armários de venda foram lacrados pela VISA mu-nicipal de Porto Seguro. Somente após a regular-ização junto à VISA e CRF-BA, estes estabelecimen-tos poderão voltar a funcionar.

Salvador - Interdições A Vigilância Sanitária municipal e o CRF-BA parti ci-param de ação conjunta que resultou na interdição, em agosto passado, de um estabelecimento far-macêuti co clandesti no, no bairro do Pau Miúdo. Em

outra farmácia no bairro da Liberdade, um armário de produtos sujeitos a controle, foi fechado devi-do a irregularidades. Em 2010, foram realizadas 40 operações como esta em todo o país, computando 230 prisões em fl agrante e apreensão de mais de 80 toneladas de medicamentos clandesti nos.

Guanambi – Exigências legaisNovas regras conti das nas resoluções da ANVISA foram discuti das pelos farmacêuti cos na cidade de Guanambi. No mês de março, a Direção do CRF-BA, representado pelo seu presidente Dr. Altamiro Santos, debateu com os farmacêuti cos e represen-tantes da Vigilância Municipal a importância das de-mandas da ANVISA tem exigido.

Valença – TAC é acordado com proprietári-os de farmácias Em reunião realizada em 2010 na cidade de Valença, os órgãos de fi scalização sanitária e o Ministério Pú-blico estabeleceram um Termo de Ajustamento de Conduta.

Ipiaú – Infrações sanitáriasMedidas para conter infrações sanitárias e abolir de vez o comércio irregular de medicamentos têm sido defendidas pelos técnicos da ANVISA, em debates realizados nos municípios e capitais do país. Em Ip-iaú, a ação havia sido organizada envolvendo outras cidades do interior do estado.

Jequié – Fiscalização na regiãoPromovido pela 13ª Dires da cidade de Jequié, foi realizada uma reunião com os farmacêuti cos da cidade. Climati zação dos estabelecimentos far-macêuti cos da região e a criação de um calendário conjunto de fi scalização foram temas do encontro.

Jeremoabo – Farmácia interditadaEstabelecimentos farmacêuti cos na cidade de Jere-moabo foram alvos de fi scalização conjunta realiza-da pelo CRF-BA e a Dires.

Extremo Sul – Fiscalização realiza trabalho conjunto no Sul do estadoForam realizadas ações com a 13ª Dires, Vigilância Sanitária e fi scais do CRF-BA para inspecionar esta-belecimentos farmacêuti cos.

Fiscalização do CRF - BA autua farmácias

Farmácia interditada

Page 7: Balanço da Gestão 2013

Balanço de Gestão - Outubro 2013 7

Juazeiro – Combate à falsifi caçãoO delegado da Polícia Federal e fundador da ASEGI/ANVISA, Dr. Adilson Bezerra, promoveu palestra so-bre o combate à fasilfi cação de medicamentos em Juazeiro.

Santo Antônio de Jesus – Ação da ANVISA e CRF-BA interditam farmáciasNesta cidade, a fi scalização interditou cerca de qua-tro farmácias irregulares.

Iboti rama – Fiscalização de medicamentosO CRF-BA, a Dires e as VISAs promoveram a pales-tra “Controle Sanitário de Medicamentos” com a participação de farmacêuticos, proprietários de farmácias e técnicos da Vigilância Sanitária.

Santo Antônio de Jesus – Evento abordou falsifi cações e combate à piratariaFarmacêuti cos e proprietários de farmácias ti veram a oportunidade de debater a questão do combate à pirataria de fármacos.

Sobradinho – Ação irregular resulta em respon-sabilidade criminalFarmacêuti cos e proprietários de farmácias parti ci-param de evento sobre combate à falsifi cação de me-dicamentos.

Jacobina – Produtos sob a mira da vigilânciaNo mês de agosto, em Jacobina, proprietários e farmácias e farmacêuti cos parti ciparam de palestra que abordou a “Pirataria de Produtos Submeti dos à Vigilância Sanitária e suas Responsabilidades Crimi-nais”.

Brumado – Ação criminosaPalestra tratou sobre ação criminosa, sendo proferi-

da por delegado da Polícia Federal. O objeti vo foi es-clarecer os profi ssionais farmacêuti cos sobre as suas responsabilidades, nos diversos municípios baianos, sobre as vendas de medicamentos.

Paulo Afonso – Combate a piratariaO encontro tratou em palestra sobre o “Combate à Falsifi cação e Pirataria de Produtos submeti dos à Vigilância Sanitária” no dia 16 de dezembro.

Uti nga – Estabelecimentos farmacêuti cos fechadoTrês estabelecimentos foram interditados que fun-cionavam em situação irregular foram interditadas no município de Uti nga. A interdição aconteceu du-rante operação defl agrada pelo Ministério Público estadual em parceria com o CRF-BA.

Lage – Irregularidades foram discuti das com far-macêuti cosNo mês de agosto, foi realizada uma reunião com os farmacêuti cos do município de Lage no Vale de Jiquiriçá. Ações para combater a clandesti nidade e irregularidade foram debati das na reunião.

Iti uba- CRF-BA realiza fi scalização com o Ministério Público e a DiresCRF-BA promoveu uma ação com Ministério Público e a Dires na cidade de Iti uba com a parti cipação dos fi scais do CRF-BA, Promotoria Pública e a Dires.

Jacobina – Fiscalização interdita farmácias O CRF-BA, a ANVISA e a PRF interditaram farmácias na cidade de Jacobina. Na ocasião, foi debati da a im-portância da adoção do SNGPC.

Fiscalização do CRF - BA autua farmácias

Fiscais interditam estabelecim

ento irregular

Page 8: Balanço da Gestão 2013

8 Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia

Várias ações foram realizadas pela Direção do CRF-BA para dar maior visibilidade, transparência e disseminação das notí cias para os farmacêuti cos baianos. Essa gestão fi cou marcada pela inovação e ampliação dos meios de comunicação em rede as-sim como também com as publicações impressas.

Mudança do formato de jornal impresso para revista, com edição que prioriza o conheci-mento acadêmico.

Mudança da homepage – para facilitar e agilizar o atendimento com ferramentas e buscas integrados no site insti tucional.

Criação do Manual de Produtos não Relacionados com a Saúde – o objeti vo dessa publi-cação foi contribuir na fi scalização dos estabelecimentos farmacêuti cos no Estado da Ba-hia.

A publicação do CRF-BA em Revista foi marcada por coquetel de lançamento da sua pri-meira edição.

A criação do newslett er instutucional, canal de comunicação semanal, mantém a per-sonalizar dos serviços de comunicação.

O site insti tucional foi mais de uma vez reatualizado para nova forma e ferramentas mais ágeis para propiciar melhor busca na s informações noti ciadas.

O CRF-BA inova ao lançar o Manual de Orientação ao Farmacêuti co que precisa conhecer a legislação perti nente para a sua vida profi ssional.

Campanha publicitária alusiva ao dia do profi ssional , ressalta a importância do farmacêu-ti co em outdoor:“Um profi ssional essencial à vida e à saúde pública – 20 de janeiro”.

“Antes, agora e sempre um profi ssional essencial à vida.”

Além da campanha em outdoors, o conselho uti liza de mais mídias agressivas para di-vulgar a ati vidade do profi ssional como a campanha em busdoor da capital e de vários municípios.

Mais duas edições do Manual de Orientação ao Farmacêuti co foram lançadas no decorrer dessa gestão.

Site insti tucional

Revista CRF-BA

COMUNICAÇÃO

Page 9: Balanço da Gestão 2013

Balanço de Gestão - Outubro 2013 9

Mudança do formato de jornal impresso para revista, com edição que prioriza o conheci-mento acadêmico.

Mudança da homepage – para facilitar e agilizar o atendimento com ferramentas e buscas integrados no site insti tucional.

Criação do Manual de Produtos não Relacionados com a Saúde – o objeti vo dessa publi-cação foi contribuir na fi scalização dos estabelecimentos farmacêuti cos no Estado da Ba-hia.

A publicação do CRF-BA em Revista foi marcada por coquetel de lançamento da sua pri-meira edição.

A criação do newslett er instutucional, canal de comunicação semanal, mantém a per-sonalizar dos serviços de comunicação.

O site insti tucional foi mais de uma vez reatualizado para nova forma e ferramentas mais ágeis para propiciar melhor busca na s informações noti ciadas.

O CRF-BA inova ao lançar o Manual de Orientação ao Farmacêuti co que precisa conhecer a legislação perti nente para a sua vida profi ssional.

Campanha publicitária alusiva ao dia do profi ssional , ressalta a importância do farmacêu-ti co em outdoor:“Um profi ssional essencial à vida e à saúde pública – 20 de janeiro”.

“Antes, agora e sempre um profi ssional essencial à vida.”

Além da campanha em outdoors, o conselho uti liza de mais mídias agressivas para di-vulgar a ati vidade do profi ssional como a campanha em busdoor da capital e de vários municípios.

Mais duas edições do Manual de Orientação ao Farmacêuti co foram lançadas no decorrer dessa gestão.

Outdoor

Página no Facebook Grupo CRF-BA

Page 10: Balanço da Gestão 2013

10 Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia

Reunião sobre o exercício profi ssionalNo dia 25 de outubro foi realizada uma reunião com o CRF-BA, o representante do Ministério Público, o chefe da Vigilância Municipal para tratar sobre questões referentes ao exercício profi ssional. O Dr. Altamiro Santos foi o representante do conselho.

Fracionamento de Medicamentos A RDC nº 80/2006 e o Decreto Presidencial nº 5.775.

Em defesa da Assistência Diagnósti caA plenária convocada pelo CRF-BA, sob organização da SBAC Regional e Nacional, debateu a crise no setor de laboratórios de análises clínicas: “SUS não reajusta suas tarifas há doze longos anos”.A mensagem foi reti rada de manifesto divulgado por analistas clínicos, vinculados à Sociedade Brasileira de Análises. O presidente do Sindlab, Dr. José Je-sus Nogueira, opinou sobre a crise no segmento de análises clínicas. O Dr. Mário Marti nelli Júnior (SBAC Regional) falou sobre transformações e difi culdades relacionadas aos laboratórios clínicos.

Campanha adverte sobre medicamentosCom o slogan “Farmácia não é um simples comércio. Sua vida não tem preço’’, a campanha foi lançada no mês de janeiro em Salvador. O CRF-BA apoiou a iniciati va do Sindifarma.

Dr. Nadir Kheir proferiu palestraO professor Dr. Nadir Kheir, PhD pela Universidade Aucland – Nova Zelândia, proferiu palestra sobre Atenção Farmacêuti ca no mês de janeiro em Salva-dor. O evento foi uma promoção conjunta do CRF-BA e do Sindifarma.

Pós-graduação em CosmetologiaO curso de pós-graduação em Cosmetologia, minis-trado pela professora Roseimary Guachache, teve o seu primeiro módulo do curso com a disciplina Mar-keti ng Cosméti co.

Comissão planeja ação para farmácias de hospitais públicosA Comissão de Farmácia Hospitalar do CRF- BA to-mou posse no mês de janeiro.

Farmácia Estabelecimento de SaúdeCampanha organizada por enti dades da categoria

farmacêuti ca para que a farmácia se torne um esta-belecimento de saúde.

Projeto de Lei nº 4.385 defende a saúde pública de qualidadeO presidente do CRF-BA, Dr. Altamiro Santos, opi-nou sobre o projeto de lei acerca da importância da consciência sobre a responsabilidade do poder público, que deve assegurar a assistência farmacêu-ti ca.

Seminário debate importância da farmácia como estabelecimento de saúdeA Dr. Célia Chaves, convidada do seminário, situou a farmácia em seu contexto histórico. Em uma de suas falas, afi rmou que os farmacêuti cos devem as-sumir o seu lugar como profi ssionais.

Farmacovigilância em destaqueANVISA implanta programa “Farmácias Noti fi cado-ras” com o objeti vo de ampliar as fontes de noti -fi cações de casos suspeitos de reações adversas a medicamentos e queixas técnicas.

Sobravime defende URM A Dra. Iara Alves de Camargo (Sobravime), enti -dade fundada com a função de promover o Uso Racional de Medicamentos, proferiu palestra no seminário “A Farmácia em Debate”, apresentando a construção de um cadastro com informações sobre medicamentos.

Atenção farmacêuti ca foi tema do seminário O presidente do Sindicato dos Farmacêuti cos de São Paulo, Dr. Marco Aurélio Pereira, falou em seminário sobre “A Farmácia e as Transformações do Setor”. “Farmacêuti co não é coadjuvante, mas protagonista”, disse Dr. Marco Aurélio Pereira, presidente do Sindica-to dos Farmacêuti cos de SP durante evento.

Sobravime e o uso racional demedicamentos Em junho, o presidente do Conselho Regional de Farmácia da Bahia, Dr. Altamiro Santos, e a diretora da Sobravime, Dra. Lia Lusytana de Castro, assina-ram o Termo de Cooperação Técnica que formalizou uma relação de parceria entre as duas enti dades.

“Assistência Farmacêuti ca: desafi os a ser-em vencidos”A Superintendente de Assistência Farmacêuti ca e Ciência e Tecnologias em Saúde no Estado da Bahia, Dra. Gisélia Santana Souza, falou sobre a descen-tralização da Assistência Farmacêuti ca.

I Fórum Baiano de Ensino Farmacêuti coRealizado em Salvador, o fórum discuti u as novas tecnologias facilitadoras do aprendizado, das práti -cas interdisciplinares e do ensino para a formação de profi ssionais para o SUS.

Delegados honorários se reúnem em SalvadorXII Encontro dos representantes dos Farmacêuti cos dos Municípios Baianos foi realzado nos dias 25 e 26 de maio.

GESTÃO DE RECURSOS - SALVADOR

Presença numerosa de farmacêuti cos

Page 11: Balanço da Gestão 2013

Balanço de Gestão - Outubro 2013 11

Diretor da Anvisa esclarece dúvidas sobre o novo sistema de gerenciamento de produtos controladosNa ocasião foi apresentado o Manual de Produtos Não-Relacionados com Saúde.

CRF-BA intensifi ca o combate às farmácias clandesti nas21 farmácias foram fechadas na região Metropoli-tana de Salvador pela fi scalização

Curso aborda o exercício profi ssionalOs desafi os da farmácia comunitária foi destacada no curso realizado pelo CRF-BA.

Forró dos Farmacêuti cosPromovido pelo Sindifarma, o forró reuniu diversos estudantes e profi ssionais farmacêuti cos, e contou com o apoio do CRF-BA.

Incorporação da Fitoterapia ao SUS A implantação da Políti ca Nacional de Práti cas In-tegrati vas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS) foi debati da no seminário sobre a Im-plantação da Fitoterapia no Ensino de Farmacogno-sia, no dia 18 de agosto, em Salvador.

O ensino de Farmacognosia no BrasilA Implantação da Fitoterapia no SUS e o Ensino de Farmacognosia foi tema de seminário. Na ocasião, os professores de Farmacognosia recomendaram tópi-cos que deveriam ser contemplados pelas disciplinas de Farmacognosia dos cursos de Farmácia no Estado da Bahia.

A representante da Anvisa fala sobre o tra-balho da agência Dra.Eliana Fiais, à frente da Coordenação de Portos e Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados do Estado da Bahia, destacou as parcerias fi rmadas com órgãos das esferas dos poderes estadual e mu-nicipal como a marca da sua gestão.

Palestra aborda a Consulta Pública nº 69O regulamento técnico das boas práti cas farmacêu-ti cas em farmácias e drogarias e a relação de produ-tos permiti dos para a venda em farmácias e droga-rias são algumas das medidas referentes à Consulta Pública nº 69.

Histórico do Ensino Farmacêuti co na Bahia.A história do ensino farmacêuti co no Estado da Ba-hia mereceu livro da professora da Faculdade de Farmácia da UFBA, Flora Del Corral. O CRF-BA para-benizou a iniciati va.

“Desafi os da Atenção Farmacêuti ca no Brasil”Seminário realizado no dia 6 de outubro foi promovido pelo CRF-BA e pelo Grupo para Desenvolvimento da Atenção Farmacêuti ca. Evento reuniu cerca de 350 far-macêuti cos e estudantes de farmácia.

Seminário discute propostas para consoli-dação da Atenção Farmacêuti ca no BrasilNo seminário “Desafi os da Atenção Farmacêuti ca no Brasil”, realizado em outubro, foram discuti das as propostas e os obstáculos para a consolidação da Assistência Farmacêuti ca no país.

Quintas das Ciências Farmacêuti casA ati vidade lançada em setembro congregou in-teressados nos trabalhos acadêmicos e cientí fi cos desenvolvidos por farmacêuti cos e estudantes de Farmácia.

III Encontro de Análises Clínicas Durante o evento, a farmacêuti ca Dra. Edênia Santos ministrou o curso “A Segurança no Uso de Medica-mentos”.

Fonte de MedicamentosConferência que abordou “Natureza como Fonte de Medicamentos” contou com a parti cipação do ge-rente Técnico Cientí fi co da Ache Laboratórios Far-macêuti cos.

Encontro de Farmacêuti cosA Farmácia como estabelecimento de saúde é dis-cuti da pelos profi ssionais farmacêuti cos há cerca de uma década. Essa questão também foi defendida pelo presidente do CRF-BA, Dr. Altamiro Santos, no Encontro de Farmacêuti cos do Extremo Sul da Bahia.

2º Fórum Municipal de Assistência Farmacêutica - Uso Racional de Medicamentos O CRF-BA apoiou o fórum de Assistência Far-macêuti ca Municipal coordenado pela Dra. Adriana Dominguez no mês de novembro em Salvador. Na programação do evento foram apresentados os te-mas: “Práti ca traz risco à saúde”; “Uso incorreto de medicamentos eleva custos”; “Estudos de uti lização de medicamentos”; “Protocolos Clínicos, Seleção e o Uso Racional de Medicamentos”; “As soluções

GESTÃO DE RECURSOS - SALVADOR

Inauguração da estação coletora de descarte consciente

Farmacêuti cos de mérito

Page 12: Balanço da Gestão 2013

12 Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia

judiciais e o Uso Racional de Medicamentos”, entre outos.

Debate ressalta a Atenção Básica O funcionamento da Assistência Farmacêuti ca na Atenção Básica municipal foi amplamente debati do pela categoria farmacêuti ca.

Laboratórios clínicos conquistam impor-tante vitóriaNo dia 24 de junho de 2008, no diário Ofi cial da União, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, envia para publicação a lei sancionada que altera o Im-posto de Renda para os laboratórios clínicos. A Lei nº11.727 de 23 de junho de 2008. Os represen-tantes farmacêuti cos ti veram um importante papel para que a lei fosse sancionada.

As novas fronteiras da Farmácia contou com mais de 200 parti cipantesConselheiros estaduais, farmacêuti cos, estudantes e professores de Farmácia lotaram o auditório do On-dina Apart Hotel, no dia 30 de maio, para abordar questões importantes da Farmácia. O evento, inti tu-lado “Farmácia em Debate” e realizado pelo Consel-ho Regional de Farmácia do Estado da Bahia, contou com a parti cipação de mais de 200 pessoas.

Programa Farmácias Noti fi cadoras capacita farmacêuti coO programa tem o objeti vo de ampliar as fontes de noti fi cação de casos suspeitos de efeitos adversos e de queixas técnicas. Diante da relevância desse programa para os farmacêuti cos, o Conselho Re-gional de Farmácia do Estado da Bahia e a Divisão de Vigilância Sanitária Estadual convidaram o ge-rente-geral de Farmacovigilância da ANVISA, Dr. Murillo Freitas, para ministrar o curso no dia 9 de julho passado, em

Preços éti cos para os laboratórios clínicos A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas/Regional Bahia (SBAC) e o Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF/BA) promoveram o seminário que discuti u os preços éti cos em laboratórios, no dia 13 de agosto. Além da palestrante convidada, Dra. Lenira da Silva Costa, presidente da Comissão de Análises Clínicas do Conselho Federal de Farmácia, participaram farmacêuticos bioquímicos e pro-prietários de laboratórios clínicos de Salvador.

XIII Encontro de Delegados debate o Núcleo de Apoio à Saúde da FamíliaNa cerimônia de abertura, na sexta-feira, 11 de ju-lho, o presidente do CRF/BA, Altamiro Santos, con-siderou o tema abordado importante para a profi s-são de farmacêuti co. O evento reuniu os delegados honorários do CRF/BA e os representantes das associações de farmacêuti cos. Na opinião do Dr. Altamiro Santos, consti tui-se numa excelente opor-tunidade de unifi car o discurso desses dois segmen-tos representati vos da categoria dos farmacêuti cos.

Curso de Toxicologia Forense na FTCA Toxicologia Forense foi tema do curso promovido pelos estudantes de Farmácia, nos dias 23 a 30 de agosto, na FTC. O evento foi ministrado pelo Dr. Ja-cob Cabus, diretor do CRF/BA e perito criminalista do Departamento de Polícia Técnica.

Seminário debate atenção farmacêuti caEmpreendedorismo e regulamentação sanitária, Atenção Farmacêuti ca como práti ca na Bahia reuniu cerca de 400 parti cipantes que lotaram o auditório para discuti r farmácia como espaço de saúde, as leis sanitárias são as únicas formas de pressão contra a banalização no setor farmacêuti co. O evento, que reuniu um público esti mado em 400 parti cipantes, repeti u o sucesso dos anos anteriores.

Qualifi cação profi ssional e RDCNo dia 24 de setembro, foi realizado um importante debate com farmacêuti cos e a técnica da ANVISA, Dra. Maria Eugênia Cury, em Salvador e em Feira de Santana. O tema principal foi a Resolução nº 44/09. O evento foi uma realização do CRF/ BA e contou com as representações do Sindifarma, da Vigilância Sanitária Municipal, da UFBA e da SBPM.

SNGPC No dia 12 de setembro, o Dr. Thiago Rezende Perei-ra Cunha, farmacêuti co especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esteve em Salva-dor para apresentar uma palestra dedicada aos profissionais farmacêuti cos sobre a uti lização e a importância do Sistema Nacional de Gerenciamen-to de Produtos Controlados (SNGPC). A palestra, que contou com o apoio do Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA), em parce-ria com a Vigilância Sanitária de Salvador (VISA).

Jubileu de Ouro comemorado no Palácio da Aclamação

Page 13: Balanço da Gestão 2013

Balanço de Gestão - Outubro 2013 13

I Simpósio Multi disciplinar sobre Doenças Car-diovascularesO presidente do CRF/BA, Dr. Altamiro Santos, par-ti cipou do I Simpósio Multi disciplinar sobre Doenças Cardiovasculares, na UNIME- Itabuna, a convite da coordenadora do Curso de Farmácia, Dra. Ruth Men-donça Moura. Parti ciparam desse evento, os far-macêuti cos Dr. Fabrício Rios e Dr. Clóvis Reis.

Palestra aborda a orientação farmacêuti ca para uso de medicamentos isentos de prescriçãoA presidente do CRF/SP, Dra. Raquel Rizzi, abordou em palestra a atribuição do farmacêuti co na orien-tação ao paciente para o uso de medicamentos isen-tos de prescrição. O evento foi promovido pelo CRF/BA, no dia 13 de março, em Salvador. Presentes o pres-idente do CRF/BA, Dr. Altamiro Santos; o diretor do Sindifarma e conselheiro do CRF/BA, Dr. Clovis Reis; o professor Francisco Pacheco; o vice-presidente do CRF/BA, Dr. Eustáquio Linhares, além de estudantes, professores e profi ssionais farmacêuti cos.

Em debate, a relevância dos parâmetrosfi siológicos para o controle da hipertensão O CRF/BA tem promovido sessões de atualização técnica com o objeti vo de proporcionar aos far-macêuti cos conhecimentos que assegurem a ma-nutenção da qualidade e a segurança dos produtos disponibilizados e dos serviços prestados nas farmá-cias e drogarias. No dia 27 de março, a farmacêuti ca Dra. Marcia de Miguel, presidente da SBRAFH Re-gional Bahia, falou sobre a Relevância dos Parâmetros Fisiológicos para o Controle da Hipertensão.

Peti cionamento eletrônicoO peti cionamento eletrônico e os avanços regulatóri-os na inspeção sanitária foram temas destacados no seminário realizado, nos dias 15 e 16 de abril, pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia com o apoio do Sindifarma e da ANVISA. A farmacêu-ti ca, Dra. Marília Coelho, gerente da ANVISA, minis-trou e coordenou a ati vidade.

“O Controle Sanitário de Medicamentos no Brasil “No evento sobre as “Ações de Vigilância Sanitária no Combate à Pirataria de Medicamentos”, em março, parti ciparam cerca de 600 pessoas da área de Farmá-cia. Esti veram presentes na ati vidade, o adjunto do diretor-presidente da Anvisa, Dr. Pedro Ivo Sebba. Ramalho, o diretor do Sincofarba, Dr. Gustavo An-drade, a diretora da Divisa, Dra. Ita de Cássia Cunha, o subcoordenador de Vigilância Sanitária municipal, Dr. Augusto Amorim Bastos, a conselheira federal, Dra. Angela Pontes, diretores e coordenadores do curso de Farmácia da UFBA, FIB e Dom Pedro, além das enti dades de classe Sindifarma, Sociedade Bra-sileira de Farmácia Hospitalar e as Vigilâncias Sani-tárias municipais de Dias D’Ávila e Candeias.

Administração de medicamentos e a correta apli-cação de injetáveis fazem a diferençaA qualidade do atendimento, a segurança nas infor-mações, foram dados abordados em palestra sobre Administração de Medicamentos e Aplicação de In-jetáveis, em 20 de março, em Salvador. A ati vidade foi aberta pela diretora do Sindifarma, a farmacêuti -

ca Dra. Maria Soraya Amorim, e contou com a par-ti cipação expressiva de estudantes e de profi ssionais de Farmácia.

Contemporaneidade da Farmácia Hospitalar foi tema de seminárioNos dias 13 e 14 de agosto, farmacêuti cos baianos discuti ram a contemporaneidade da farmácia hos-pitalar. O seminário foi promovido pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar/Regional do Es-tado da Bahia (SBRAFH/BA) e contou com o apoio da Comissão de Farmácia Hospitalar do CRF/BA. A atenção farmacêuti ca; a prevenção contra erros de medicação; a farmacologia em oncologia; a audito-ria hospitalar; o gerenciamento de material médico hospitalar e a validação e conciliação de prescrições de medicamentos foram temas da programação do evento. Dra. Nadja Rehen, Dra. Márcia de Miguel e Dr. Eustáquio Borges compuseram a mesa.

XIV Encontro de delegadosO saldo de um grande número de estabelecimen-tos farmacêuti cos regularizados, todos em funcio-namento sob a supervisão de farmacêuticos re-sponsáveis, foi comemorado durante a realização da décima quarta edição do Encontro de Delega-dos Honorários da Bahia.

RDC nº44 O presidente do CRF-BA, Dr. Altamiro Santos, abriu evento ressaltando o papel do farmacêuti co como um profi ssional capaz de contribuir para a melhoria da saúde da população. As ações da ANVISA tam-bém mereceram destaque, uma vez que as RDCs nº44 estabelecem o rastreamento de medicamen-tos e o controle na venda de anti bióti cos, duas anti -gas reivindicações da classe farmacêuti ca.

Farmacêuti cos atualizam conhecimento sobre tratamento da diabetesO Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia

Seminário aborda Assistência Farmacêuti ca e URM

Page 14: Balanço da Gestão 2013

14 Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia

promoveu, no dia 21 de junho, um seminário sobre a atualização do conhecimento sobre o tratamento da diabetes. O evento contou com a parti cipação de profi ssionais de farmácia e de saúde, além do far-macêuti co convidado, Dr. Scott R. Drab, que apre-sentou a sua experiência como diretor da University Diabetes Care Associates na University of Pitt sburgh School of Pharmacy (Pensilvânia/EUA).

CRF-BA coordena manifestação contrária à mudança da direção da Assistência Farmacêutica MunicipalAs enti dades representati vas dos Farmacêuti cos repudiaram a mudança na Coordenação de As-sistência Farmacêuti ca da Prefeitura de Salvador. Os farmacêuti cos da rede municipal se posicionaram contrários à medida.

Jubileu de Ouro: meio século de criação do CRF/BANo dia 5 de julho o Conselho Regional de Farmá-cia do Estado da Bahia comemorou o seu Jubileu de Ouro: 50 anos de existência com trabalhos real-izados e dedicados ao profi ssional farmacêuti co. A solenidade foi presidida pelo Dr. Altamiro Santos, presidente do CRF-BA.

APRIFAR realiza curso de diabetesCurso de aprimoramento em diabetes para far-macêuti cos ocorreu em fevereiro e contou com a parti cipação de especialistas da área.

Curso de Uroanálises Especialização em Far-macoterapia e Interações Medicamentosas na Farmácia ClínicaO programa previa integrar conhecimentos de Anatomia e Fisiopatologia ao tratamento farmaco-terapêuti co e as possíveis interações medicamento-sas.

Intercâmbio internacional agenda visita técnicaConvênio entre a direção CRF-BA e do Programa In-ternacional de Observership em Hospitais dos EUA promoveram visita técnica às farmácias do Com-plexo Hospitalar do Norton Healthcare, em Louis-ville no Kentucky- EUA.

Farmácia em DebateA promoção da saúde e o controle racional de me-dicamentos foram destaques na programção do seminário “Farmácia em Debate”.

Diretoria da SBAC Regional/Bahia é empossadaPresidida pelo Dr. Luiz Roberto Carvalho, foi em-possada a nova diretoria da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas Regional Bahia com a presença da direção do CRF-BA.

VIII Congresso Brasileiro de Farmácia HospitalarEm novembro, o congresso reuniu importantes profi ssionais de destaque nacional e internacional. Tendências para a atualização profi ssional dos far-macêuti cos foram apresentados.

Campanha de Descarte ConscienteO CRF-BA foi um dos coordenadores do programa sobre o Descarte de resíduos de medicamentos de origem domiciliar. Em dezembro, foi iniciada a coleta amostral de medicamentos em desuso, vencidos ou

sobras. Inicialmente foram implantados 10 pontos coleta.

XVI Encontro de DelegadosNos dias 14 e 15 de setembro foi realizado o XVI Encontro de Delegados. A diminuição de estabelec-imentos irregulares no estado foi um dos principais temas do abordados.

Farmacêuticos celebram aniversário da profissão com alegria e muita emoçãoNo dia 13 de janeiro, o CRF-BA realizou a solenidade em comemoração ao Dia do Farmacêuti co. O even-to contou com a parti cipação do Dr. Walter Jorge João (CFF).

Trajetória e reconhecimento profi ssional con-sagram mérito farmacêuti coO CRF-BA e o Sindifarma promoveram a solenidade de entrega da Medalha de Honra ao Mérito em cel-ebração ao Dia do Farmacêuti co.

CRF-BA cria o CIMDiante da dificuldade de manter usuários, far-macêuticos, médicos, gestores e demais profis-sionais da saúde, atualizados sobre os medica-mentos, o CRF-BA cria o Centro de Informações sobre Medicamentos.

Comissões do conselho discutem a ética profissionalSeminário alertou profi ssionais da categoria far-macêuti ca sobre a necessidade de se discuti r os questi onamentos da Bioéti ca.

Administração de InjetáveisA diretoria do CRF-BA e a Comissão de Farmácia Comunitária do conselho promoveram curso sobre Técnicas de Injetáveis em vários municípios.

Eventos contaram com a presença de muitos profi ssionais

Palestras moti varam a parti cipação de estudantes e profi ssionais

Page 15: Balanço da Gestão 2013

Balanço de Gestão - Outubro 2013 15

CRF-BA entrega carteiras aos profissionais far-macêuticosProfi ssionais farmacêuti cos recém-formados foram convidados para receber a sua carteira profi ssional.

III Fórum de Educação Farmacêuti ca do Estado da BahiaA Comissão de Ensino do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia promoveu, em Salva-dor, o III Fórum de Educação Farmacêuti ca. O coor-denador, Dr. José Fernando Oliveira Costa, destacou a importância do evento que teve como objeti vo a reunião dos representantes da academia.

Dr. Camilo Borrado é homenageado pelo CRF-BAO CRF-BA completou 50 anos em 2010. O professor Camilo Raña Borrago recebeu a placa comemorati va das mãos do presidente Dr. Altamiro Santos.

Dr. Mário Martinelli é o primeiro baiano a dirigir a SBACO farmacêuti co-bioquímico e representante da Ba-hia no CFF, Dr. Mário Marti nelli Júnior, foi o primeiro baiano eleito Diretor-executi vo da SBAC nacional.

Programa de educação continuada aborda o Com-bate à Falsificação e a Pirataria de ProdutosDiante da necessidade de passar conhecimento sobre as ações editadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o CRF-BA realizou, em diversos municípios, cursos e palestras que integraram o pro-grama de educação conti nuada.

Qualificação otimiza serviços do setor de FiscalizaçãoApontar problemas, discuti r e implementar mel-horias que permitam a ampliação das ati vidades da profi ssão farmacêuti ca é o objeti vo da Qualifi s- Comissão de Qualifi cação da Fiscalização, criada pelo CRF-BA.

Semana do FarmacêuticoSob o tema “Profi ssão que faz parte da história da humanidade”, a Diretoria do CRF-BA homenageou farmacêuti cos de todo o estado, que celebraram no dia 20 de janeiro, mais um trabalho com dedicação e respeito à população baiana.

Inovação é tema de palestra do SEBRAEEm março, a Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (SEBRAE) promoveu uma palestra direcionada ao empresariado que atua em farmácias e drogarias. O evento ocorreu sob o tí tulo “Workshop de Inovação – Faça Diferente”.

Empossada a diretoria da ASFARBAProfi ssionais farmacêuti cos esti veram reunidos durante a cerimônia de posse da Diretoria da As-sociação de Farmacêuti cos do Estado da Bahia. “A ASFARBA surge da vontade de unir a categoria”, comemorou o presidente Dr. Edson Alan.

Sistema para controle de medicamentos é tema de palestraNa manhã do dia 23 de abril, o CRF-BA, em parceria com a ANVISA e a DIVISA, promoveu uma palestra sobre atualização do sistema para controle de me-dicamentos que reuniu mais de 300 pessoas.

Delegados Honorários discutem projetos de interesse da categoriaO XVII Encontro de Delegados Honorários do CRF-BA reuniu em Salvador quase a totalidade dos rep-resentantes farmacêuti cos nos municípios baianos, além de representantes nacionais. Evento contou com a contribuição do vice-presidente do CFF.

Programa descarte consciente instala mais seis es-tações coletorasPara dar o desti no correto aos remédios vencidos e sem uso, o programa Descarte Consciente instalou seis estações coletoras em farmácias de Feira de Santana.

Reunião debate Prescrição FarmacêuticaEm julho, ocorreu em Itabuna uma reunião sobre a proposta de resolução que regulamenta a prescrição farmacêuti ca, posta em consulta pública pelo CFF. Os presentes trataram também das eleições para a nova diretoria da associação da região.

Preços éti cos atraíram proprietários de laboratórios clínicos

Page 16: Balanço da Gestão 2013

16 Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia

Projeto de Educação Conti nuada reúne far-macêuti cos no interiorNoções de responsabilidade civil, de responsabil-idade criminal e as normas de regulamentação da profi ssão farmacêuti ca foram abordadas em um projeto de educação conti nuada, desenvolvido em vários municípios.

Jiquiriçá - I Encontro dos Farmacêuti cos, Bioquímicos e Analistas do Vale de Jiquiriçá e Região NordesteEm março, foi realizado o encontro com o objeti vo de aprimorar, no âmbito técnico-cientí fi co, os profi s-sionais farmacêuti cos residentes no interior do esta-do e capital.

Teixeira de Freitas – Projetos de interesse da categoriaCerca de 50 farmacêuti cos parti ciparam de reunião, em junho, com a diretoria do CRF-BA que tratou de projetos de interesse da categoria farmacêuti ca na naquela cidade.

Paulo Afonso e Região - I Encontro de Far-macêuti cos A diretoria do CRF-BA debateu, na cidade de Paulo Afonso, o Fracionamento de Medicamentos; o Far-macêuti co no PSF; a Jornada de 30 horas semanais; a Portaria nº304 e o Projeto sobre o Âmbito Profi s-sional, além da proposta de criação da associação local.

Alagoinhas - Palestra sobre Atenção Far-macêuti caOs farmacêuti cos de Alagoinhas e região parti ci-param de palestra sobre Atenção Farmacêuti ca Bási-ca, ministrada pelo farmacêuti co Dr. Clovis Reis.

Santos Antonio de Jesus – Atenção BásicaAtenção Farmacêuti ca Básica e Dosagem Hormonal foram temas de palestras promovidas pelo CRF-BA, em maio, na cidade Santo Antonio de Jesus. Na ocasião, Dr. Altamiro Santos falou sobre a Por-taria nº 304.

Jequié - Interesse da saúde públicaA diretoria do CRF-BA esteve em reunião com a chefe da Vigilância Sanitária Municipal, Dra. Angelina Ros-si Sobreira. Foram discuti dos temas de interesse da saúde pública. Houve ainda uma reunião com far-macêuti cos, na qual se discuti u a necessidade de organização da profi ssão.

Itabuna – Entrega de CarteirasNos dias 18 e 19 de agosto a Diretoria do CRF-BA parti cipou de reunião no município de Itabuna e fez entrega de carteiras profi ssionais aos farmacêuti cos daquele município.

Região Sul - Uso Racional de Medicamen-tos foi tema de palestra Com uma parti cipação expressiva de farmacêuti cos e bioquímicos, foi realizado, no dia 28 de maio, o I Encontro de Analistas Clínicos da Região Sul, pro-movido pela SBAC/ Regional. De acordo com o pres-idente do CRF/ BA, Dr. Altamiro Santos, os temas moti varam uma excelente discussão em plenário.

Vitória da Conquista - Capacitação em Atenção Farmacêuti ca No dia 19 de maio, a Associação dos Farmacêuti cos de Vitória da Conquista e o Conselho de Farmácia do Estado da Bahia realizaram o Curso de Atenção Farmacêuti ca ao Paciente. O programa incluiu a fi -losofi a da práti ca, anaminese farmacêuti ca, estudos de caso, entre outros.

Região Sul - SBAC homenageia o presidente do CRF/BA durante o I Encontro de Analis-tas Clínicos da Região SulEvento contou com parti cipação expressiva de far-macêuti cos e bioquímicos.

Cachoeira - I Encontro de Farmacêuti cos do Recôncavo BaianoO presidente do CRF/BA, Dr. Altamiro Santos, coor-denou o I Encontro de Farmacêuti cos do Recôncavo Baiano. Estudantes e profi ssionais de farmácia dis-cuti ram temas relevantes da profi ssão.

Irecê - Encontro dos Farmacêuti cosO Conselho Regional de Farmácia do Estado da Ba-hia e a Associação dos Farmacêuti cos da cidade de Irecê e Microregião (AFIM) realizaram, no dia 5 de maio, um curso sobre Farmácia Hospitalar.

II Simpósio do Vale do São FranciscoNa programação da ati vidade, foram discuti -dos: “Atenção Farmacêuti ca e os Serviços Básicos de Saúde”; “Assistência Farmacêuti ca no SUS”; “Farmácia como Estabelecimento de Saúde” e o “ Farmacêuti co e os Serviços de Farmácia Hospitalar e Movimento dos Laboratórios de Análises Clínicas”.

GESTÃO DE RECURSOS - MUNICÍPIOS

Farmacêuti cos do interior marcaram presença em ati vidades do CRF-BA

Page 17: Balanço da Gestão 2013

Balanço de Gestão - Outubro 2013 17

Paulo Afonso - Perspecti va para Profi ssão Evento promovido pela Associação de Farmacêuti cos para homenagear os profi ssionais. Na programação, debates, mostra de outdoor e um coquetel de confraternização marcaram a passagem pela data comemorati va.

Feira de Santana – Treinamento de SNGPCNo dia 26 de fevereiro foi realizado, em Feira de Santana, um treinamento sobre o Novo Sistema Na-cional de Gerenciamento em Produtos Controlados, ministrado pelo Dr. Lavoisier Diniz Cipriano de Souza. Evento foi voltado aos farmacêuti cos daquela cidade e do Município de Amélia Rodrigues.

Seccional de Feira de Santana é inauguradaO presidente do CRF/BA inaugurou a nova sede de Feira de Santana. Para Michele Luz este foi um marco importante para os farmacêuti cos. “A seccional rep-resenta um referencial para a comunidade feirense que solicita informações do profi ssional farmacêuti -co para ti rar dúvidas e também para fazer denúncias sobre o comércio farmacêuti co.”

Teixeira de Freitas - Treinamento sobre SNGPCCom a parti cipação de 80 pessoas, foi realizado, no dia 20 de janeiro, o cursosobre O Novo Sistema de Gerenciamento de Produ-tos Controlados em Teixeirade Freitas. Ministrado pela Dra. Luciane Manganelli, o evento integrou as comemorações em homena-gem ao Dia do Farmacêuti co.

Itabuna promove homenagem para o far-macêuti coMais uma festa em homenagem ao Dia do Farmacêu-ti co foi realizada na cidade de Itabuna. A cerimônia foi promovida pelas Associações de Farmacêuti cos de Ilhéus e Itabuna.

Itabuna - Seminário apresenta caminhos para Farmácia Comunitária Foi realizado, em Itabuna, um seminário sobre os caminhos da farmácia comunitária. O evento foi promovido pela Associação dos Farmacêuti cos de Itabuna e contou com a parti cipação dos farmacêu-ti cos, Dr. Jacob Cabús, vicepresidente do CRF-BA, e Dr. Jucelino Nery da Conceição Filho, membro da comissão de Farmácia do CRF/BA. Dr. Mário Sérgio A. G. de Melo, secretário de Saúde.

Cruz das Almas - Faculdade Maria Milza promove eventoA professora Clair Casti lho falou sobre a garanti a do acesso aos medicamentose a capacidade de resoluti vidade da Assistência Far-macêuti ca no SUS.

Gandu - Regularização das farmácias comunitáriasA regularização das farmácias comunitárias tem es-tado na agenda anual do presidente do CRF/BA, Dr. Altamiro Santos. No dia 22 de maio, em uma audiên-cia que contou com a parti cipação do promotor do

Ministério Público da cidade de Gandu, Dr. Everardo José Yunes Pinheiros, de proprietários de farmácias da região e da direção do CRF-BA, concedeu mais um prazo para a regularização dos estabelecimen-tos farmacêuti cos.

Gandu- Comissão Técnica de Análises ClínicasFarmacêuti cos bioquímicos e professores de Farmá-cia parti ciparam da instalação da Comissão Técnica de Análises Clínicas do CRF- BA, em Gandu.

Teixeira de Freitas - Conselho inaugura subsedeEm maio, a direção do CRF-BA parti cipou da inau-guração da subsede na cidade de Teixeira de Freit-as no Extremo-sul da Bahia. A iniciati va benefi ciará os farmacêuti cos daquela região com atendimento mais ágil.

Cruz das Almas - Curso para SNGPCA 1º Jornada de Ciências Farmacêuti cas da Facul-dade Maria Milza, ocorrida na cidade de Cruz das Almas, discuti u entre outros assuntos, o sistema na-cional de produtos controlados.

Produtos controladosFoi realizado o treinamento sobre o Sistema Na-cional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) com a parti cipação do farmacêuti co Dr. Lavoisier Diniz Cipriano de Souza. Ele abordou a ra-streabilidade dos medicamentos como garanti a de que medicamentos falsos, roubados ou com prob-lema de fabricação possam ser reti rados do merca-do, ocasionando a adoção das devidas providências legais necessárias.

Cruz das Almas – Curso sobre SGNPCOs farmacêuti cos reuniram-se, em maio, com o presidente do CRF/BA, Dr. Altamiro Santos, com o coordenador da Visa, e com o Dr. Lavoisier Souza. A fi nalidade da ati vidade foi o treinamento do Novo Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados. O programa abrangeu a discussão so-bre a criação da associação de Farmacêuti cos da Região do Recôncavo.

Guanambi - Treinamento SNGPCO Conselho Regional de Farmácia do Estado da Ba-hia promoveu, no dia 27 de julho, na cidade de Gua-nambi, um treinamento sobre o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNG-PC), tendo como convidado o farmacêuti co Dr. La-

Plateia atenta a apresentação

Page 18: Balanço da Gestão 2013

18 Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia

voisier Diniz Cipriano de Souza. O treinamento aten-deu solicitações de farmacêuti cos em várias regiões.

Jacobina - SNGPCA Associação de Farmacêuti cos da cidade de Jacobi-na foi empossada em agosto. No mesmo mês tam-bém houve curso sobre o novo Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). O treinamento foi ministrado pelo farmacêuti co Dr. Lavoisier Diniz Cipriano de Souza.

Itabuna - Pós-graduação em Farmacologia ClínicaA Diretoria do CRF-BA parabenizou os profi ssionais matriculados, garanti ndo a excelência na qualidade do programa. A coordenação do evento foi da Dra. Luciane Lopes e sua equipe. Em novembro, o CRF-BA instalou o primeiro curso de pós-graduação em Farmacologia Clínica, na cidade de Itabuna, em par-ceria com a UNIME.

Juazeiro - Inauguração de seccional amplia atuação do Conselho Com a inauguração de mais uma seccional, na ci-dade de Juazeiro, o Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia completou a sua rede de atu-ação no âmbito do interior do Estado. Ao liderar a cerimônia que reuniu expoentes da comunidade lo-cal, o presidente Dr. Altamiro Santos, ressaltou, em discurso, a importância da chegada do Conselho no Norte baiano.

Itabuna - Curso de Farmacologia ClínicaEm novembro, o CRF-BA instalou o primeiro curso de pós-graduação em Farmacologia Clínica, na ci-dade de Itabuna, em parceria com a UNIME. Parti ci-param farmacêuti cos da região sul e sudeste, dentre outras. A iniciati va teve como objeti vo regionalizar as ati vidades do CRF-BA.

Jacobina – Jornada de 30 horas e Farmácia como um estabelecimento de saúde foram temas de debateA farmácia como espaço de saúde e a jornada de 30 horas foram temas abordados na reunião realizada em Jacobina. No segundo momento, o presidente do CRF-BA, Dr. Altamiro Santos, debateu a regularização

dos estabelecimento para proprietários de farmá-cias. O farmacêuti co Dr. Lucas Carneiro, da cidade de Jacobina, foi convidado para falar sobre a experiência na gestão de uma farmácia no seu município. A pro-gramação da ati vidade encerrou com uma reunião en-volvendo também o Ministério Público, representado pela promotora de Justi ça, Dra. Andréia Correia.

Jequié – Laboratórios Clínicos em pautaA situação dos laboratórios de Análises Clínicas e a Resolução nº499/08, além do Projeto de Lei que trata a farmácia como estabelecimento de saúde foram temas da reunião realizada em Jequié.

Vitória da Conquista – Representantes de farmacêuticos debatem ética profissionalReunião com a parti cipação do presidente da Asso-ciação dos Farmacêuti cos de Vitória da Conquista, Dr. Frederico Prado e o delegado honorário do CRF/BA, Dr. Ubirajara Cairo. Na oportunidade, todos os presentes elogiaram a iniciati va e avaliaram a im-portância do trabalho realizado pela fi scal do CRF/BA na região. A Comissão de Éti ca Profi ssional (da subsede do CRF/BA), parti cipou da ati vidade. o co-ordenador da Dires, Dr. Leonam Oliveira, o delega-do honorário do CRF/BA, Helder Teixeira, e o presi-dente da Associação dos Farmacêuti cos de Jequié, Dr. Fernando Barreto.

Alagoinhas – Jornada de trabalho e a im-portância da farmácia foram temas apre-sentados em encontroA Jornada de 30 horas e o Projeto de Lei que tra-ta a Farmácia como Espaço de Saúde foram temas debati dos com os farmacêuti cos da cidade de Ala-goinhas. A reunião foi realizada, em maio, pelo presidente do CRF/BA, Dr. Altamiro Santos e pelo farmacêuti co Dr. Clóvis Reis, presidente do Insti tuto Nacional de Assistência Farmacêuti ca (INAF).

Cipó – Realiza encontro inéditoO CRF-Ba parti cipou de encontro com o coorde-nador do Hospital de Cipó, Dr. Estoelson Dourado, e o delegado honorário de Ribeira do Pombal, Dr. Roberval Santos Anjos. O representante do con-selho em Pombal parabenizou o CRF-BA e o Sindi-

Farmacêuti cos de Cícero Dantas atendem a convocação do conselho.

Page 19: Balanço da Gestão 2013

Balanço de Gestão - Outubro 2013 19

farma, justi fi cando ser a primeira vez na história da região que a representação da categoria farmacêuti -ca parti cipa de evento na cidade de Pombal.

Ilhéus - Os desafios da Assistência Far-macêutica foi o tema de palestra.Palestra comemora o Dia do Farmacêuti co na ci-dade de Ilhéus. Parti ciparam do evento comemora-ti vo, o presidente do CRF/ BA, Dr. Altamiro Santos, a secretária de Saúde de Ilhéus, Dra.Arleide Figueredo, o secretário de Saúde de Itacaré, Dr.Josevaldo Mach-ado, e o coordenador da Assistência Farmacêuti ca, Dr. Antônio Marques. Feira de Santana – Farmacêuti cos discutem a Resolução nº 44/09 No dia 24 de setembro, foi realizado um importante debate com farmacêuti cos e a técnica da Anvisa, Dra. Maria Eugênia Cury, em Salvador e em Feira de Santana. O tema principal foi a Resolução nº 44/09. O evento foi uma realização do CRF-BA e contou com as representações do Sindifarma, da Vigilância Sanitária Municipal, da UFBA e da SBPM. A iniciati va foi importante para esclarecer a adequação da res-olução nas farmácias e contou com um público de cerca de 400 pessoas.

Barreiras – Farmacêuti cos defendem jornada de trabalho de 30 horas semanaisOs presidentes do Sindifarma, Dra. Eliane Simões, e do CRF-BA, Dr. Altamiro Santos, foram recebidos pelos farmacêuti cos e pelo delegado honorário de Barreiras, Dr. Rubem Pamplona, para discuti r assun-tos específi cos do trabalho profi ssional. Entre os temas abordados como prioritários para atuação profi ssional estava o projeto que reduz a jornada de trabalho do farmacêuti co para 30.

Reunião inédita em Iboti ramaFarmacêuti cos, dirigentes do CRF-BA, Sindifarma e o delegado honorário, Dr. Rubem Pamplona, dis-cuti ram atenção farmacêuti ca. O encontro inédito com os farmacêuti cos daquela cidade enfocou os seguintes temas para discussão: “As irregularidades das farmácias na região” e “A inserção dos farmacêu-ti cos nos programas de saúde da família”. 30 horas semanais, sem redução de salário; a inserção do far-macêuti co nas políti cas públicas de saúde, as quais o programa de saúde da família; entre outros. A or-ganização da associação dos farmacêuti cos dessa região foi também discuti da no decorrer da reunião.

Vitória da Conquista - Assistência Far-macêuti ca: farmacêuti cos promovendo a qualidade de vida” Foi realizada, nos dias 18 a 21 de novembro, a III Se-mana de Farmácia da unidade UFBA/Vitória da Con-quista. Na programação da semana, foram incluídas palestras, mesa redonda e mini-cursos. Dentre os temas debati dos estão os desafi os da assistência farmacêuti ca, a farmácia como estabelecimento de saúde, a propaganda de medicamentos, a fi totera-pia, o uso racional de medicamentos. O evento con-tou com o apoio do CRF-BA e promoção do Diretório

Acadêmico de Farmácia.

Teixeira de Freitas – RDC nº 44 A diretora do conselho, Dra. Eliana Fiais, abordou em palestra, no dia 8 de abril, a RDC nº 44 da AN-VISA. O evento, que contou com a parti cipação de

profi ssionais, estudantes e proprietários de farmá-cia, teve como fi nalidade proporcionar a conscien-ti zação de todos os envolvidos no setor farmacêuti -co sobre as novas regras para o setor.

Jiquiriçá – A saúde pública foi tema de encontroRepresentantes do CRF-BA realizaram reunião com farmacêuti cos do Vale do Jiquiriçá e farmacêuti cos da região para discuti r entre outros temas a saúde pública.

Jaguaquara – Novas regras da AnvisaFarmacêuti cos de Jaguaquara e da região do Vale, esti veram reunidos, no dia 11 de agosto, com o presidente do CRF-BA, Dr. Altamiro Santos, e com o conselheiro federal, Dr. Mário Marti nelli Junior. O representante dos farmacêuti cos baianos no CFF, Dr. Mário Marti nelli, falou sobre a situação dos lab-oratórios e sobre a sua atuação no CFF. Como re-sultado do encontro, foi sugerido por Dr. Altamiro Santos, a criação de uma associação de farmacêuti -cos da região do Vale do Jiquiriçá. O presidente do CRF-BA ressaltou a atuação destacada do consel-heiro federal baiano. “É importante podermos con-tar com o jaguaquarense Dr. Mário Marti nelli Junior na representação do Conselho Federal de Farmácia. O Dr. Mário Marti nelli tem levado os interesses dos farmacêuti cos baianos para Brasília e tem defendi-do com afi nco os interesses do nosso estado dentro do Conselho Federal’’, fi nalizou.

Vitoria da conquista – Simpósio farmacêuti coDe 26 de novembro a 1º de dezembro, foram real-izadas a IV Semana de Farmácia e o I Simpósio Far-macêuti co na Oncologia, em Vitória da Conquista, com uma vasta programação.

Sudoeste baiano - O tema central “O Uso Racional de Medicamentos”Foi realizada no Sudoeste baiano, a Semana de Farmácia da Universidade do Sudoeste Baiano.

Combate à pirataria foi tema de discussão em Feira de Santana

Page 20: Balanço da Gestão 2013

20 Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia

Itapeti nga - Ciclo de palestras aborda resoluções da agênciaFoi realizado em Itapeti nga, em junho, a apresen-tação do Workshop em Fitoterapia uma parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e a Universi-dade Federal da Bahia, uma realização das secretar-ias de Saúde, de Agricultura e de Meio Ambiente. De acordo com o Dr. Ariel Rezende, coordenador da Assistência Farmacêuti ca Municipal e promotor do evento, Itapeti nga é um dos municípios pioneiros na implantação da Fitoterapia na rede municipal de saúde.

Extremo Sul realiza ciclo de palestra Proprietários, trabalhadores de farmácias e far-macêuti cos foram convidados para parti ciparem de um ciclo de palestras sobre as últi mas resoluções da ANVISA. O evento aconteceu, no dia 4 de novembro, com promoção da farmacêuti ca, delegada honorária do CRF-BA e coordenadora da Vigilância à Saúde Municipal, Dra. Ilma Gally. A RDC nº 44/2009 e a RDC de 2010 foram apresentadas pelo farmacêuti co fi scal do CRF-BA, Dr. Wagner C. de Matos, além do fracionamento dos medicamentos. No decorrer da ati vidade, a farmacêuti ca fi scal da VISA, Dra. Melina Passos, apresentou os principais problemas encon-trados nos estabelecimentos e abordou as conse-qüências da Portaria nº344/98, RDC nº 27 e SNGPC.

Ribeira do Pombal - Responsável técnicoO presidente do CRF-BA, Dr. Altamiro dos Santos, parti cipou, de reunião na cidade de Ribeira do Pom-bal, com farmacêuti cos para falar da responsabili-dade profi ssional.

Paulo Afonso - Normas da ANVISACom o objeti vo de promover interação entre far-macêuti cos do interior do estado, a direção do CRF-BA realizou uma reunião na cidade de Paulo Afonso para tratar sobre o controle sanitário e as novas me-didas adotadas pela ANVISA.

Brumado - RDC em debateNo dia 16 de junho foi realizado um encontro de far-macêuti cos na cidade de Brumado. Os problemas relacionados com a profi ssão farmacêuti ca e as ne-cessidades de curso de capacitação para conheci-mento sobre a RDC e o SNGPC foram discuti dos no evento.

Livramento de Nossa Senhora – Valorização profi ssional foi discuti da em encontroNa cidade de Livramento foi realizada uma reunião com os farmacêuti cos da região, sob a coordenação da Direção do CRF-BA.

Bom Jesus da Lapa - Produtos submeti dos à Vigilância Sanitária O CRF-BA promoveu palestra, no dia 23 de março, em Bom Jesus da Lapa, sobre o “Combate à Falsifi -cação e Pirataria de Produtos Submeti dos à Vigilân-cia Sanitária e as Implicações Criminais”.

Itaberaba - Responsabilidade com medica-mentos é focada em eventoO CRF-BA convidou os farmacêuti cos da cidade de Itaberaba para discuti r interações sanitárias nas farmácias.

Senhor do Bonfi m - Produtos farmacêuti co e responsabilidade técnicaNa Câmara Municipal de Senhor do Bonfi m foi re-alizada uma palestra que abordou a pirataria e a falsifi cação e medicamentos. O Dr. Adilson Bezerra, delegado da ASEGI/ANVISA foi o palestrante convi-dado.

Teixeira de Freitas - VISA e CRF-BA fi scalizam e interditam farmáciasDesde o início do ano de 2012, o CRF-BA desenvolve estratégias de fi scalização voltadas ao cumprimen-to da Lei Federal 5.991/73 – Arti go 15.O reconheci-mento das ações referentes à lei resultou na criação de uma força-tarefa entre estas enti dades e órgãos públicos, que resultou na interdição de sete droga-rias em Teixeira de Freitas.

Juazeiro - Interação medicamentosa foi tema de palestraNa cidade de Juazeiro, palestra com o professor Bruno Dumêt Fernandes tratou sobre interações medicamentosas e seus efeitos. A discussão tam-bém contemplou o tema Assistência Farmacêuti ca.

Vitória da Conquista - ASFARMA celebra Dia do Farmacêuti co A ASFARMA de Vitória da Conquista e Região

Um grande número de farmacêuti cos de Teixeira de Freitas no evento

Page 21: Balanço da Gestão 2013

Balanço de Gestão - Outubro 2013 21

comemorou o Dia do Farmacêuti co com uma grande festa. Na ocasião foi empossada a nova diretora da enti dade.

Santa Maria - Farmacêuti cos parti cipam de curso sobre injetáveisNo dia 23 de março, o presidente do CRF-BA, Dr. Al-tamiro Santos, e o conselheiro federal, Dr. Marti nelli Júnior, parti ciparam de reunião com farmacêuti cos na cidade de Santa Maria.Jequié - Organização da classe farmacêuti caOs farmacêuti cos de Jequié discuti ram a organização da classe e a funcionalidade do CIM, setor do CRF-BA, que trata sobre Medicamentos.

Jequié – Mercado de TrabalhoO Mercado de Trabalho para o Profi ssional Far-macêuti co na Bahia foi debati do em palestra para acadêmicos no município de Jequié.

I Jornada Farmacêuti ca da FACSUL/UnimeCiclo de debates marcou a programação da jornada

realizada com a FACSUL que teve o apoio do CRF-BA.

Vitória da Conquista - SudoesteNo mês de outubro, foi realizada a I Conferência de Farmácia do Sudoeste da Bahia. A Associação dos Farmacêuti cos realizou a ati vidade, que contou com o apoio do CRF-BA.

Capim Grosso e Campo FormosoInterdições e palestras educati vas foram realizadas durante o segundo semestre de 2013.

Feira de Santana- 1ª Feira de Farmacêuti cosNo mês de novembro, foi realizada a primeira feira de saúde que abordou entre outros assuntos, o uso racional de medicamentos. O objeti vo foi promover o uso racional de medicamentos para a população daquela cidade.

Alagoinhas - Jornada de trabalho em pautaEm julho, o presidente do CRF-BA, Dr. Altamiro José, parti cipou de uma reunião em Alagoinhas sobre a Prescrição Farmacêuti ca e outras pautas de interes-se da classe.

Camaçari - Ação interdita seis farmáciasO CRF-BA realizou uma ação de fi scalização no mu-nicípio de Camaçari, atendendo à solicitação feita pela Vigilância Sanitária Municipal. Foram interdita-das seis farmácias, duas por clandesti nidade.

Jacobina - Regularização de estabelecimentosReunião realizada em Jacobina, em julho, abordou a regularização de estabelecimentos farmacêuti -cos, com a parti cipação do CRF-BA, da ANVISA, das Diretorias Regionais de Saúde (Dires), além de far-macêuti cos e proprietários de farmácias.

1º Encontro de Farmacêuti cos do Recôncavo

Inauguração da seccional de Juazeiro

Page 22: Balanço da Gestão 2013

22 Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia

ASSOCIAÇÕESVitoria da conquista – A ASFARMA promoveu a pri-meira jornada de análises clínicas. A ati vidade contou com o apoio da SBAC BAHIA e do CRF-BA, que par-ti ciparam ainda da eleição da nova diretoria da asso-ciação.

Vitoria da conquista – Apoio a criação da Associação dos Farmacêuti cos de Vitória de Conquista, em even-to realizado em 7 de fevereiro.

Bom Jesus da Lapa – Fortalecimento da Associação de Farmacêuti cos de Bom Jesus da Lapa.

Xique-Xique – Criação da Associação de Farmacêuti -cos de Xique-Xique, 14 de novembro.

Paulo Afonso – Criada a Associação de Farmacêuti -cos em reunião realizada em agosto.

Irecê – Foi empossada a nova diretoria da associação.

Luiz Eduardo Magalhães – Criada a Associação de Farmacêuti cos de Luiz Eduardo Magalhães.

Teixeira de Freitas – Na cidade de Teixeira de Freitas foi realizada a eleição para a Diretoria da Associação dos Farmacêuti cos do Extremo-Sul (AFES), biênio 2008-2009.

Teixeira de Freitas – A Diretoria recém-eleita da Asso-ciação dos Farmacêuti cos de Teixeira de Freitas se re-uniu com o presidente do CRF/BA, Dr. Altamiro Santos, para discuti r e propor a realização de um seminário sobre os caminhos da profi ssão farmacêuti ca, além da possibilidade de criação da seccional naquela região.

Eunápolis – A Comissão Pró-Associação dos Far-macêuti cos de cidade de Eunapólis realizou uma pales-tra sobre Gestão de Farmácia e Laboratório no mês de janeiro últi mo. O evento, ministrado pela Dra. Simone Souza, contou com a parti cipação de farmacêuti cos da região, do presidente do CRF-BA, Dr. Altamiro José dos Santos, e do secretário de Saúde do município, Dr. Mário Sérgio Alessandro Gonti jo de Melo.

Porto Seguro – Na cidade de Porto Seguro, em maio, aconteceu a eleição para a nova Diretoria da Asso-ciação dos Farmacêuti cos da Costa do Descobrimento (incluindo os municípios de Porto Seguro, Cabrália e Belmonte). A eleição contou com a presença da maio-ria dos associados.

Alagoinhas – Foi fundada, em junho, a Associação dos Farmacêuti cos de Alagoinhas. Os farmacêuti -cos da região puderam se associar a essa enti dade e contribuir para o fortalecimento da categoria. A pro-gramação foi focada em temas da especialização da profi ssão farmacêuti ca e da situação das análises clíni-cas, entre outros.

Santo Antônio de Jesus – Associação de Farmacêuti -cos tem nova Diretoria. Com uma parti cipação expres-siva dos farmacêuti cos do município de Santo Antônio de Jesus, o presidente do CRF/BA, Dr. Altamiro Santos abriu uma reunião, no dia 21 outubro, para tratar so-bre a importância da organização da categoria naque-la região com a criação da associação dos farmacêu-ti cos. De acordo com o presidente do Conselho, Santo Antônio de Jesus é um município que cresce muito, economicamente, o que determina o fato de tornar-se um alvo de atenção especial para o CRF-BA. “O conti n-

gente populacional é muito representati vo para todo o estado”, disse.

Guanambi – Reunião ocorrida no município de Gua-nambi tratou da reorganização da Associação de Far-macêuti cos. Na ocasião, o presidente do CRF-BA, Dr. Altamiro Santos, esteve presente.

Livramento de Nossa Senhora – Evento atraiu far-macêuti cos da região. A Direção do CRF-BA foi repre-sentada pelo seu presidente, Dr. Altamiro Santos, que falou sobre a profi ssão, além da criação da associação de farmacêuti cos da região. Foi unifi cada a proposta da organização da associação, diante da importância para a capacitação e a valorização profi ssional.

Irecê – Foi realizada nos dias 12 e 13 de setembro, a eleição dos novos dirigentes da Associação de Far-macêuti cos de Irecê. O evento aconteceu durante a realização de um simpósio sobre a AssistênciaFarmacêuti ca.

Santo Antônio de Jesus – A criação da Associação dos Farmacêuti cos de Santo Antônio de Jesus e o Novo Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Con-trolados foram temas da reunião realizada em abril, pelo presidente do CRF/BA, Dr. Altamiro Santos. Parti ciparam Dr. Lavoisier Sousa e Dr. Clóvis Reis e também o delega-do honorário, Dr. Alex Xavier.

Teixeira de Freitas – Foi realizada pela Associação de Farmacêuti cos da cidade de Teixeira de Freitas de-bate para os farmacêuti cos da região. O presidente do CRF-BA, Dr. Altamiro Santos, foi convidado para fazer parte da mesa de abertura e debater a situação dos profi ssionais de saúde no sul do estado. A unifi -cação desses profi ssionais em torno de questões im-portantes para a saúde pública foi o grande destaque do evento.

Santo Antônio de Jesus – Farmacêuti cos estão se organizados para criar a Associação de Farmacêuti cos local.

Jacobina – A Associação dos Farmacêuti cos de Jaco-bina promoveu uma palestra para os profi ssionais da região, convidando como palestrantes os presidentes do CRF/ BA, Dr. Altamiro Santos, e da SBAC/Regional Bahia, Dr. Mário Marti nelli, que falaram sobre o Âm-bito Profi ssional e a Situação das Análises Clínicas, re-specti vamente.

Feira de Santana – A Diretoria de associação é em-possada. Em julho, foi empossada a nova Direção da Associação dos Farmacêuti cos de Feira de Santana. Organizar, capacitar, promover palestras, além de fortalecer as associações do interior foram as metas traçadas.

Bom Jesus da Lapa – A criação da Associação foi tratada em encontro. A cidade de Bom Jesus da Lapa recebeu encontro com a Direção do CRF-BA e far-macêuti cos da região para discuti r a organização da categoria em torno de uma associação.

Juazeiro – Reorganização da Associação dos Far-macêuti cos e discussão sobre o Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM do CRF-BA) foi abordada pelos farmacêuti cos juazeirenses.

As Associações de Farmacêuti cos no Estado da Bahia contaram com o apoio do CRF-BA para sua imple-mentação. Dentre os apoios estão os diversos cursos realizados com o objeti vo de ampliar o conheci-mento profi ssional.(foto) Formandos de livramento de Nossa Senhora

Page 23: Balanço da Gestão 2013

Balanço de Gestão - Outubro 2013 23

Comenda do Mérito Farmacêuti coEm homenagem ao Dia do Farmacêuti co, prestada pelo Conselho Federal de Farmácia, foi outorgada a Comenda do Mérito Farmacêuti co à farmacêuti ca e professora Dra. Maria Edesina Aguiar.

Análises Clínicas: audiência pública em Brasília Em abril, foi realizada uma Audiência Pública com a Frente Parlamentar de Saúde, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília. Na ocasião, foram debatidos os assuntos relacionados ao Setor Laboratorial.

Citopatologia pode ser exercida pelo farmacêuti co Ao contrário do que foi divulgado pelo Conselho Fed-eral de Medicina (CFM), a Citopatologia pode ser exercida pelo farmacêuti co. A decisão do juiz Rafael Paulo Soares, do Tribunal Federal da 1ª Região, não fez restrição profi ssional, pois suspendia apenas a tu-tela antecipada da ação impetrada pelo CFF de sus-pensão dos arti gos 7°, 8° e 9° da Resolução 1823/2007 do CFM. Em seu arti go 9º, a resolução determinava que os médicos não aceitassem exames citopatológi-cos realizados por outros profi ssionais não médicos, considerando ser tal ato exclusivo do médico. O Con-selho Federal de Farmácia (CFF) esclareceu que, na realidade, a decisão do TRF da 1ª Região, de lavra do juiz convocado Rafael Paulo Soares Pinto não veda tampouco proíbe, o exercício profi ssional da Citologia pelo farmacêuti co.

FENAFAR e Frente Parlamentar de Assistência Far-macêuti ca promovem ati vidade em defesa da farmácia como estabelecimento de saúde A Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da As-sistência Farmacêuti ca, deputada Alice Portugal (PC-doB/ BA), organizou um café da manhã e convidou parlamentares de vários parti dos para incluir, na pau-ta de votação da Câmara, o substi tuti vo do Deputado Ivan Valente. A presidente da Fenafar, a farmacêuti ca Célia Chaves, considerou muito importante o número expressivo de deputados federais e senadores, repre-sentando um grande reforço pela aprovação do sub-sti tuti vo do deputado federal, Ivan Valente, que trata a farmácia como estabelecimento de saúde.

Defesa da Assistência Farmacêuti caNo Dia Mundial da Saúde - 7 de abril - a Federação Na-cional dos Farmacêuti cos e da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêuti ca mobilizaram par-lamentares com um café da manhã, na Câmara dos Deputados. No evento, foi solicitado o apoio dos par-

lamentares para a aprovação do Substi tuti vo do Dep-utado Ivan Valente (Projeto de Lei nº 4.385, de 1994).

Ação civil pública garante vitória ao farmacêuti -co-bioquímicoO Congresso Nacional julgou procedente a ação do CFF contra a inconsti tucionalidade dos arti gos 7º, 8º e 9º da resolução CFM de nº 1823/2007. Foi determi-nado que o CFM “abstenha-se de proibir a aceitação de laudos realizados por profi ssional farmacêuti co- bioquímico, bem como se abstenha de não recon-hecer e ou não aceitar exames de análises clínicas assinados e/ou sob a responsabilidade de farmacêu-ti co-bioquímico e divulgar quaisquer restrições.”

Caravana à BrasíliaEm Brasília (DF) ocorreu um intenso movimento pela aprovação do substi tuto do projeto de Lei nº 4.385/94. O deputado Ivan Valente (PSOL/ SP) falou que o substi tuti vo do Projeto de Lei nº 4.385/94 é “prioridade” na pauta de votação da Câmara.

Comissão de Ensino parti cipa de conferência so-bre educaçãoA Comissão de Ensino do CRF-BA esteve presente na VII Conferência Nacional de Educação Farmacêuti ca em Brasília. O tema central do evento foi “Humanizar, Integrar e Qualifi car a Educação Farmacêuti ca”.

Presidente e conselheiro federal da Bahia parti ci-pam de reunião em BrasíliaO Dr. Altamiro Santos parti cipou de uma reunião no Congresso Nacional com o deputado Colbert Marti ns, em que se tratou de interesses dos profi ssionais da categoria farmacêuti ca.

Senador João Durval recebe profi ssionais de Farmá-cia para avaliar Lei do Ato MédicoO senador baiano recebeu em audiência os profi s-sionais de Farmácia e Bioquímica. Os farmacêuti cos apresentaram o pleito da categoria. Dr. Altamiro José dos Santos esteve presente.

Congresso mantém vetos presidenciais ao Ato MédicoProfi ssionais da área de saúde – farmacêuti cos, psicólogos, enfermeiros, fi sioterapeutas, e muitas outras categorias parti ciparam de manifestações a favor da manutenção dos vetos referentes ao Ato Médico.

NACIONAL

Parlamentares recebem lideranças farmacêuti cas

Direção do CRF-BA mobiliza Sendores em defesa da Citopatologia no Congresso Nacional

Page 24: Balanço da Gestão 2013

24 Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia