bacia do rio são francisco

15
A Bacia do São Francisco A Bacia do Rio São Francisco, que tem como principal rio o São Francisco, percorre cinco Estados Brasileiros (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe) abrange 639.219 km² de área de drenagem e vazão média de 2.850 m³/s. O rio São Francisco tem 2.700 km de extensão e nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais, escoando no sentido sul-norte pela Bahia e Pernambuco, quando altera seu curso para este, chegando ao Oceano Atlântico através da divisa entre Alagoas e Sergipe. A grande dimensão territorial da bacia do Rio São Francisco motivou a sua divisão por regiões, para fins de planejamento e para facilitar a localização das suas muitas e diversas populações e ambiências naturais. A divisão se fez de acordo com o sentido do curso do rio e com a variação de altitudes. No Estado da Bahia se localiza a maior das quatro divisões da Bacia, denominada Médio São Francisco, com 339.763 km² de área. A região compreende toda a região Oeste do Estado até o ponto onde se formou o lago represado de Sobradinho, no município de Remanso. Depois de Remanso, o rio inflexiona o seu curso para o leste, constituindo-se na divisa natural entre os estados da Bahia e de Pernambuco, até alcançar o limite com Alagoas. Essa região é denominada Submédio São Francisco, a segunda maior região, com 155.637 km².

Upload: pedro-albuquerque

Post on 13-Jul-2016

13 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Bacia do São Francisco

TRANSCRIPT

Page 1: Bacia Do Rio São Francisco

A Bacia do São Francisco

A Bacia do Rio São Francisco, que tem como principal rio o São Francisco, percorre cinco Estados Brasileiros (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe) abrange 639.219 km² de área de drenagem e vazão média de 2.850 m³/s.

O rio São Francisco tem 2.700 km de extensão e nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais, escoando no sentido sul-norte pela Bahia e Pernambuco, quando altera seu curso para este, chegando ao Oceano Atlântico através da divisa entre Alagoas e Sergipe.

A grande dimensão territorial da bacia do Rio São Francisco motivou a sua divisão por regiões, para fins de planejamento e para facilitar a localização das suas muitas e diversas populações e ambiências naturais. A divisão se fez de acordo com o sentido do curso do rio e com a variação de altitudes.

No Estado da Bahia se localiza a maior das quatro divisões da Bacia, denominada Médio São Francisco, com 339.763 km² de área. A região compreende toda a região Oeste do Estado até o ponto onde se formou o lago represado de Sobradinho, no município de Remanso. Depois de Remanso, o rio inflexiona o seu curso para o leste, constituindo-se na divisa natural entre os estados da Bahia e de Pernambuco, até alcançar o limite com Alagoas. Essa região é denominada Submédio São Francisco, a segunda maior região, com 155.637 km².

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bacia_do_rio_São_Francisco

Page 2: Bacia Do Rio São Francisco

Mais de 110 municípios do Estado da Bahia são beneficiados pela Bacia do Rio São Francisco. O potencial hídrico da bacia resultou na construção de Usinas Hidrelétricas no estado, destacando-se o Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso (a segunda maior capacidade instalada dentre as usinas do Brasil), localizada na cidade de Paulo Afonso, e na Hidrelétrica de Sobradinho, instalada nos municípios de Sobradinho e Casa Nova.

O Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso é composto por quatro usinas (Paulo Afonso I,II,III,IV) e fornece energia elétrica para a região Nordeste, sendo propriedade da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Sua energia é gerada a partir da força das águas da cachoeira de Paulo Afonso, um desnível natural de 80 metros do rio São Francisco.

A Usina de Sobradinho está posicionada no rio São Francisco a 748 km de sua foz, possuindo, além da função de geração de energia elétrica, a de principal fonte de regularização dos recursos hídricos da região. O lago de Sobradinho é um dos maiores lagos artificiais do mundo, com 828 km² de área e 32200 km³ de água, sendo utilizado como reservatório da Hidrelétrica.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Afonso

http://carlosbritto.ne10.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/06/lago-de-sobradinho.jpg

Page 3: Bacia Do Rio São Francisco

A hidrovia do Rio São Francisco é de extrema importância no transporte entre as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do Brasil, pois se comunica a diversos portos, rodovias e ferrovias das regiões. As regiões mais propícias ao desenvolvimento agrícola se localizam nas margens do Rio São Francisco, acarretando num grande densidade populacional perto do Rio.

Ao entrar na zona sertaneja semiárida do oeste baiano, o Rio São Francisco se mantêm perene, apesar da intensa evaporação e da baixa pluviosidade. Isso ocorre devido ao mecanismo de retroalimentação proveniente do seu alto curso e dos afluentes no centro de Minas Gerais e oeste da Bahia.

Transposição do Rio São Francisco

Projeto iniciado pelo Governo Federal em 2007 com o nome de Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, tendo como objetivo deslocar parte das águas da Bacia do São Francisco para quatros Estados do Nordeste (Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte).

A previsão para a conclusão da obra estava planejada para 2007, mas os constantes atrasos definiram um novo prazo foi definido para 2016. A obra passa por diversas críticas, principalmente pelo desconhecimento de como a água será utilizada nessas regiões.

http://www.ecodebate.com.br/

Page 4: Bacia Do Rio São Francisco

Comitês de Bacias Hidrográficas

São órgãos normativos e deliberativos que têm por finalidade promover o gerenciamento de recursos hídricos nas suas respectivas bacias hidrográficas. São competências dos comitês, entre outras: promover o debate sobre as questões hídricas; arbitrar, em primeira instância administrativa, os conflitos relacionados com o uso da água; aprovar e acompanhar a execução do plano de recursos hídricos da bacia, bem como estabelecer mecanismos de cobrança pelo uso da água, sugerindo valores a serem cobrados e aprovando planos de aplicação de recursos oriundos da cobrança.

No Estado da Bahia foram criados 14 Comitês de Bacias Hidrográficas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

http://www.cbh.gov.br/DataGrid/GridBahia.aspx

Page 5: Bacia Do Rio São Francisco

Poluição Hídrica na Bacia do Rio São Francisco

A principal causa da poluição presenciada em trechos da Bacia do Rio São Francisco é o despejo inadequado do esgoto urbano e industrial, visto que boa parte das cidades perto da Bacia não possuíam sistemas de tratamento de esgoto até pouco tempo. Outros fatores como a agricultura (contaminação por agrotóxicos) e a mineração (garimpo) contribuem para a poluição das águas da Bacia.

Segundo dados do projeto GEF (Global Environment Facility), iniciativa que reúne organizações não-governamentais de 178 países com o objetivo de chamar a atenção dos governos para os problemas ambientais globais, as principais ações humanas que contribuíram e vêm contribuindo para essa degradação são:

Lançamento de esgotos não tratados das cidades ribeirinhas diretamente no rio São Francisco e seus afluentes;

Lançamento de efluentes industriais não tratados diretamente no rio e seus afluentes;

Poluição resultante da disposição e tratamento inadequado do lixo; Poluição difusa de origem agrícola, comprometendo a qualidade das

águas superficiais e subterrâneas.

Em 2004 foi criado no âmbito do Ministério do Meio Ambiente - MMA o Programa de Revitalização da Bacia do rio São Francisco, com prazo de execução de vinte anos, buscando soluções para os problemas identificados e que apresentavam repercussões socioambientais que contribuíam, contínua e significativamente, para a degradação ambiental da região. Foram definidas as seguintes áreas técnico-temáticas para a estruturação do Programa de Revitalização:

1http://www.mma.gov.br/agua/bacias-hidrograficas/revitaliza%C3%A7%C3%A3o-de-bacias-hidrogr%C3%A1ficas

Page 6: Bacia Do Rio São Francisco

Qualidade da água na Bacia do Rio São Francisco

A amostra utilizada para verificar a qualidade da água do Rio São Francisco, principal rio da Bacia, foi colhida na cidade de Bom Jesus da Lapa, localizada no centro-oeste da Bahia, a 796 km de Salvador. Os dados foram obtidos pelo SAEE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Bom Jesus da Lapa em Janeiro de 2013. 

As análises físico-químicas e bacteriológicas foram realizadas pelo laboratório municipal situado na própria estação de tratamento, de acordo com o Standard Methods for Examination of Water and Wastewater. Os parâmetros estudados foram: 

 Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Oxigênio Dissolvido (DO), Nitrato, Fosfato Total, Sólidos Dissolvidos Total (TDS) e Turbidez, Temperatura, pH, Cor, Alcalinidade, Coliformes Termotolerantes e Coliformes Totais. 

Os valores das concentrações dos parâmetros de qualidade da água do rio São Francisco foram avaliados utilizando-se como base a Resolução CONAMA 357/2005. 

Valores dos Parâmetros de Qualidade de Água do Rio São Francisco (Bom Jesus da Lapa)

Parâmetros Unidade Valor Encontrado

Valor de Referência

DBO mg.L-1 1,0 ≤ 5,00

Temperatura ºC 25,3 --

pH -- 8,14 6,00 a 9,00

OD mg.L-1 7,5 ≥ 5,00

Turbidez NTU 10,1 ≤ 100,00

Sólidos Dissolvidos Totais mg.L-1 20,3 ≤ 500

Cor uC 22 --

Nitrato mg.L-1 1,1 ≤ 10,00

Coliformes Termotolerantes NMP/100mL <1,8 ≤ 1000,00

Coliformes Totais NMP/100mL <1,8 --

Fosfato Total mg.L-1 0,1 ≤ 1,00

Alcalinidade mg.L-1 36 --

Page 7: Bacia Do Rio São Francisco

A DBO se verificou em torno de 1,0 mg.L-1. A temperatura da água encontrada no ponto foi de 25,3 ºC. O pH, 8,14. Este valor levemente básico pode ser relacionado com a litologia das rochas calcárias presentes na região. O OD ficou dentro do exigido para a manutenção da vida aquática, 7,51 mg.L-1. A resolução exige que o OD seja igual ou acima de 5,0 mg.L-1. A Turbidez foi de 10 NTU, ficando bem abaixo do limite permitido pela resolução, que é de 100 NTU. O valor da cor aparente encontrada foi de 22 uC, podendo já ser detectado pelas pessoas. A concentração de Nitrato está em 1,1 mg.L-1, abaixo do valor que induz ao processo de eutrofização, acima de 5 mg.L-1. A alcalinidade total foi de 36 mg L-1. O valor de Coliformes Termotolerantes, abaixo de1, 8 NMP/100mL. O Fósforo Total se apresentou dentro do permitido pela resolução, 0,1 mg.L-1.

Os valores dos parâmetros de qualidade de água se encontram dentro dos permitidos na Resolução CONAMA 357/200, mas essa avaliação não pode afirmar que a qualidade da água é a mesma em todo o curso da Bacia do Rio São Francisco.

Page 8: Bacia Do Rio São Francisco

Introdução

O Brasil é um dos países com maior potencial hídrico do Mundo, mas sem uma gestão hídrica adequada e falta de conscientização da sociedade, essa vantagem poderá evaporar como a água.

A Bacia do Rio São Francisco é uma das maiores bacias hidrográficas do Brasil, com potencial hídrico e energético enorme, atingindo cinco estados de duas regiões. O Rio São Francisco com seu potencial, especificamente no Estado da Bahia, permitiu a construção de várias usinas hidrelétricas ao longo do seu curso, além de ajudar a desenvolver a economia e gerar emprego em diversas cidades perto das margens. É considerado um dos fatores importantes no desenvolvimento da Bahia e de parte do Nordeste brasileiro.

Apesar de sua grandiosidade, o principal rio da Bacia sofre de problemas de poluição das águas, que cresceu juntamente com a urbanização e as atividades antrópicas ao redor.

Para exemplificar a qualidade da água em um trecho da Bacia, foi utilizada a Avaliação da Qualidade da Água do Rio São Francisco na Região de Bom Jesus da Lapa - BA, artigo publicado na Revista UNIFACS, da Universidade Salvador, situada em Salvador, Bahia.

Page 9: Bacia Do Rio São Francisco

Conclusão

A gestão das águas da Bacia do Rio São Francisco no Estado da Bahia é de extrema importância, pois diversos setores da sociedade se desenvolveram ao redor do seu curso. Isso ainda é mais esclarecedor quando a região em questão é localizada num clima semiárido, sem a ocorrência ocasional de precipitações.

As ações humanas podem corromper a saúde da Bacia, mas a identificação dos problemas, a tomada rápida de decisão e aplicação de soluções evitaria ainda mais a degradação ambiental e hídrica da Bacia.

A avaliação da qualidade da água utilizada neste trabalho verificou que a água da região em questão está de acordo com as regulamentações, mas esse resultado não pode ser aplicado para a totalidade da Bacia.

Page 10: Bacia Do Rio São Francisco

Referências Bibliográficas

INEMA - Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Disponível em :<http://www.inema.ba.gov.br/>. Acesso em 28 de outubro de 2015.

EMBASA - Empresa Baiana de Água e Saneamento. Disponível em: <http://www.embasa.ba.gov.br/>. Acesso em 28 de outubro de 2015.

Comitê de Bacias Hidrográficas. Disponível em :<http://www.cbh.gov.br/DataGrid/GridBahia.aspx>. Acesso em 29 de outubro de 2015.

ANA - Agência Nacional de Águas. Disponível em:<http://www2.ana.gov.br/>. Acesso em 29 de outubro de 2015.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Plano Nacional de Recursos Hídricos. Disponível em:<http://www.mma.gov.br/agua/recursos-hidricos/plano-nacional-de-recursos-hidricos>. Acesso em 29 de outubro de 2015.

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - Sergipe. Disponível em:<http://www.semarh.se.gov.br/comitesbacias. Acesso em 30 de outubro de 2015.

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Disponível em:<http://cbhsaofrancisco.org.br/a-bacia/>. Acesso em 30 de outubro de 2015.

<http://saofranciscovivo.org.br/site/degradacao/poluicao/>. Acesso em 31 de outubro de 2015.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, Revitalização de Bacias Hidrográficas. Disponível em:<http://www.mma.gov.br/agua/baciashidrograficas/revitaliza%C3%A7%C3%A3o-de-bacias-hidrogr%C3%A1ficas. Acesso em 31 de outubro de 2015.

DE JESUS, Daniele Balbino Moura; SOUZA, Regina Celeste de Almeida. Avaliação da Qualidade da Água do Rio São Francisco na Região de Bom Jesus da Lapa, BA, e as Atividades Antrópicas relacionadas. Disponível em:< http://www.revistas.unifacs.br/index.php/sepa/article/viewFile/2817/2041>. Acesso em 01 de novembro de 2015.

WIKIPEDIA. A enciclopédia livre. Disponível em: <pt.wikipedia.org/wiki/Bacia_do_rio_São_Francisco>. Acesso em 30 de outubro de 2015.

Page 11: Bacia Do Rio São Francisco

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBADEPARTAMENTO DE QUIMICA – CCEN

DISCIPLINA: QUIMICA AMBIENTALProf.ª CLÁUDIA CUNHA

ALUNOS: PEDRO HNERIQUE A. DE ALBUQUERQUE KLYWENN M. CARDONE.

A Bacia do Rio São Francisco - Bahia

JOÃO PESSOA2015

Page 12: Bacia Do Rio São Francisco