bacia do paraná

15
Acadêmicas: Edinara M. e Souza Mariza Coronetti Scheila Thums

Upload: naira

Post on 25-Jun-2015

11.823 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Bacia do Paraná

Acadêmicas: Edinara M. e SouzaMariza CoronettiScheila Thums

Page 2: Bacia do Paraná

A Bacia Geológica do Paraná, ou simplesmente Bacia do Paraná, é uma ampla bacia sedimentar situada na porção centro-leste da América Latina do Sul. Sua área de ocorrência abrange principalmente o centro-sul do Brasil, desde o estado do Mato Grosso até o estado do Rio Grande do Sul. Além do Brasil, ela também distribui-se no nordeste da Argentina, na porção leste do Paraguai e no norte do Uruguai.

Page 3: Bacia do Paraná

Nascente: Nasce próximo a cidade de Diamantino (Mato Grosso), drena áreas importantes como o pantanal mato-grossense;

Curso: O rio corre para o sul, formando divisas e fronteiras entre Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Paraguai e Argentina.

Foz: Une-se ao Rio Uruguai, para formar o estuário do Rio da Prata que desemboca no Oceano Atlântico.

Vazão: Possui uma vazão média anual de 15.620 m3/s, volume médio anual de 495 Km3 e uma área de drenagem de1.237.000 Km2 , formada por 8 sub- bacias.

Page 4: Bacia do Paraná

É uma depressão ovalada, com o eixo maior quase norte-sul, e possui uma área de cerca de 1,5 milhão de Km².

Seus rios são tipicamente de planalto, o que dificulta muito a navegação, que se tornará mais fácil com a utilização das eclusas construídas com a instalação das usinas hidrelétricas

Page 5: Bacia do Paraná

Na Bacia do Alto Paraná o clima é quente e úmido; no verão há muitas chuvas.

Page 6: Bacia do Paraná

Mata Atlântica, cerrado e Mata de Araucária, que foram fortemente desmatadas ao longo da ocupação;

Page 7: Bacia do Paraná

O surgimento da margem oriental da Bacia do Paraná gerou um relevo bastante acidentado na mesma. Este fato, aliado ao grande volume d’água, tanto do Rio Paraná, quanto de diversos afluentes, criou um enorme potencial hidrelétrico que é usado pelo Brasil, Paraguai e Argentina. Atualmente existem dezoito usinas hidrelétricas assentadas sobre as rochas da Bacia do Paraná com potência instalada acima de 1.000 MW.

Page 8: Bacia do Paraná

Possui o maior potencial hidrelétrico instalado no Brasil, merecendo destaque grandes usinas, como a de Itaipu, Jupiá e Ilha Solteira, no rio Paraná; Ibitinga, Barra Bonita e Bariri no rio Tietê; Cachoeira Dourada, Itumbiara e São Simão, no rio Paranaíba; Furnas, Jaguara, Marimbondo e Itutinga, no Rio Grande; e ainda Jurumirim, Xavantes e Capivara, no rio Paranapanema.

Page 9: Bacia do Paraná
Page 10: Bacia do Paraná

Ágata, ametista, arenito, argilas vermelha e refratária, basalto, calcário, cobre, caulim, folhelho, ouro, rochas ornamentais e varvito (na forma de lajotas);

Page 11: Bacia do Paraná

Carvão Mineral água subterrânea, folhelho betuminoso e materiais para construção civil e indústria de transformação. Outros recursos encontrados na Bacia do Paraná são urânio e gás natural.

Page 12: Bacia do Paraná

A economia baseia-se no setor primário, com alguns focos de forte industrialização e concentração turística na parte sul, região da tríplice fronteira com a Argentina e Paraguai.

Utilizado também para pesca, geração de energia, como via de transporte para produtos agrícolas, industriais e de petróleo também sendo utilizado para irrigar terras próximas.

Page 13: Bacia do Paraná

A localização da bacia é próxima aos grandes centros industriais, comerciais e populacionais do país.

Construção de usinas hidrelétricas que alteraram o curso, a vazão e o regime de suas águas.

Page 14: Bacia do Paraná

OutorgaA região do Paraná, de acordo com dados de dezembro de 2007, é a que possui o maior número de outorgas no país, num total de 95.152 outorgas. Também é a primeira em relação à vazão outorgada, com 1.301,38 m³/s, correspondente a 37% da vazão total outorgada no país.

Os principais usos outorgados na região são: o abastecimento urbano com 40% do total de vazão retirada da região, seguido do uso para irrigação, com 31%.

Page 15: Bacia do Paraná