ayrton senna 1960 - 1994 ayrton senna 1960 - 1994

9
Ayrton Senna Ayrton Senna 1960 - 1994 1960 - 1994

Upload: internet

Post on 22-Apr-2015

114 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ayrton Senna 1960 - 1994 Ayrton Senna 1960 - 1994

Ayrton Senna Ayrton Senna

1960 - 19941960 - 1994

Page 2: Ayrton Senna 1960 - 1994 Ayrton Senna 1960 - 1994

BiografiaAyrton Senna da Silva nasceu no dia 21 de Março de 1960, em São Paulo.O pai era um fazendeiro, dono de uma industria metalúrgica que lheProporcionou uma infância tranqüila e sem problemas. Aos sete anos ganhou seu primeiro Kart.Em Julho de 1973 venceu sua primeira corrida.Foi campeão Sul-Americano no Kart nos anos de 1977 e 1978. Foi campeão brasileiro quatro vezes, nos anos de 1978, 1979, 1980 e 1991.Nos campeonatos mundiais, ainda no kart foi sexto colocado em 1978,segundo em 19779 e 1980, quarto em 1981 e décimo quarto em 1982

Tinha 21 anos de idade quando trocou o kart pela formula ford 1600 inglesa.Conquistou o titulo de campeão na primeira temporada.A partir daí, foi saltando de categorias e colecionando títulos.Em 1992, venceu os campeonatos inglês e europeu da Formula Ford 2000.No ano seguinte conquistou o titulo de campeão inglês da Formula 3.

Page 3: Ayrton Senna 1960 - 1994 Ayrton Senna 1960 - 1994

Acostumado a vencer, Ayrton Senna saboreou em 1992, o gosto da derrota.Chegou a superar em algumas corridas asa deficiências de sua McLaren,mas no cômputo geral encerrou o ano com a pior colocação desde de 1986,Quando ficou em quarto lugar ao mundial de pilotos. Nesta temporada,Senna ganhou apenas três provas. O campeão, Nigel Mansell ganhou nove.

Desencantado com a McLarem, Ayrton Senna tentou obter uma vaga para correrpela Williams, o que, o recém contrato Alain Prost, vetou a sua entrada.Sem outra opção na Formula 1, Senna permaneceu na McLaren, onde mesmo enfrentando a superioridade técnica da Williams / Renauth, conquistou cinco Vitórias.

Em 1994, finalmente conseguiu ingressar na equipe da Williams.Mas, por obra do destino. O que anunciava como um excelente ano para o automobilismo brasileiro, se transformou na maior tragédia do esporte mundial.No dia 01/05 na quinta volta Do Grande Prêmio de San Marino, terceira corrida da temporada, Ayrton Senna passou direto pela curva Tamburello, a 300 km/h e espatifou-seno muro de concreto. As 13:45 horas, horário de Brasília, o boletim médico do Hospital Maggiore de Bolonha, informou que Ayrton Senna da Silva, 34 anos, tri campeão mundial da formula 1, estava morto. A noticia, abalou os pilotos, chocou o mundo,e principalmente consternou o povo brasileiro.

Page 4: Ayrton Senna 1960 - 1994 Ayrton Senna 1960 - 1994

PerfilPerfilNome : Ayrton Senna da SilvaApelido : BecoData de Nascimento : 21 / Março / 1960Altura : 1,76mPeso : 70kgNúmero de Sapato : 40Signo : ÁriesPais : Neide e MiltonIrmãos : Viviane e LeonardoCuidados Especiais : Pessoais - com a pele tinha alergia atópicaComida que mais gostava : arroz, feijão, bife e batata frita;macarrão ao sugo. Mas era indispensável uma boa salada de alfaceNão comia : carne de porco, quiabo e jilóEstilo de Música : Phill Collins, Milton Nascimento, Tina Tunner, Enya, QueenEstilo que não gostava : Rock MetalEsporte : jet sky, aeromodelismo, tênis e corrida. Quando criança andavaTambém de carrinho de rolemã (bicicleta, etc.)Viagem : Rio Araguaia, quando menino, para ele a mais emocionanteHobby : pescarManias : óculos de sol, cintos e calçados

Page 5: Ayrton Senna 1960 - 1994 Ayrton Senna 1960 - 1994

Auto RetratoAuto Retrato“ A Natureza me ajuda a pensar, a analisar os erros e os Acertos. Falta muitas coisas. Afinal. só tenho 33 anos.É verdade que sempre tive o que quis na vida.E acho que será sempre assim. Nesse ponto sou privilegiado. Amo a minha família, tenho poucos mas bons amigos.

Enfim, eu sou um cara que, pelo menos até agora,deu certo. Tenho consciência de tudo que me cercae procuro manter os pés no chão.

O importante para uma pessoa que convive com a fama é ter equilíbrio emocionalem tudo o que faz. Habituei-me a analisar cada momento da minha vida, do trabalho ao lazer,da convivência fraterna com a família e os amigos à curtição da Natureza. É uma terapia inigualável saber usufruí-la.

Aprendi a conviver com a Natureza. É meditando ao ar livre que planejo o meu futuro, analisando o que fiz de mau para corrigir. Eu me reciclo diante da terra, do mar, do sol e da lua (...) Sou perfeccionista e isso é bom numa profissão como a minha (...)

Considero o fato de que estou numa profissão em que pelo menos a cada duassemanas minha imagem é jogada pela televisão dentro das casas de milhões dePessoas no mundo inteiro (...)

Eu resisto aos momentos ruins como posso. Os bons curto.”

Page 6: Ayrton Senna 1960 - 1994 Ayrton Senna 1960 - 1994

O Dia em que Senna MorreuO Dia em que Senna MorreuLogo nos primeiros minutos da qualificação de Sexta – feira, o seu amigo Rubens Barrichello teve uma violenta saída de pista e só recuperou os sentidos no hospital do circuito. Senna saltou o muro do hospital e foi dar – lhe apoio.Ansioso, inquieto e chocado. No sábado deu – se a morte de Roland Ratzenberger.Senna foi ao local do acidente. Esta sua iniciativa valeu – lhe uma repreensão da FIAe da direção da corrida – “sua função era pilotar”... Antes do acidente do austríaco,Ayrton já conquistara a 65 pole – position da sua carreira. Agora ficou realmente preocupado e nervoso. Foi para trás dos boxes, sozinho e chorou.Estava naturalmente perturbado com aquele acidente fatal. Era a primeira norte da F1 na pista desde 13 de junho de 1982, quando o italiano Ricardo Pletti pareceu numacidente na largada para o GP do Canadá. Esta era a 32 morte da F1 em pista. Celso Itiberê relata que naquele domingo 1 de maio, Ayrton Senna parecia outra pessoa.O mesmo sentiu o francês Armand, cameraman da TV Globo: - “Ele estava diferente, preocupado” Valerie Jorquera, da Elf, também achou Senna preocupado e pálido dede sexta – feira, e até comentou isso com Riccardo Ptrese, que terá concordado com ela. O tricampeão, que antes de sair para o grid, chegava sempre nos boxes cheio de energia, e brincando com os mecânicos, comportou – se de forma pouco usual.Deve ter percebido que aquele não era um domingo como outro qualquer e mostrou – se bastante sisudo e reflexivo. Chegou cedo para o warm – up, regressou ao motorhome e,ao sair para o meeting de pilotos, conversou primeiro com Lauda e depois com Berger.Ao voltar, fechou – se no motorhome. Esse é o procedimento normal de um piloto de F1num dia de GP, ao qual Senna obedecia religiosamente. O ritual habitual mudou nessedia quando ele saiu para a corrida.

Page 7: Ayrton Senna 1960 - 1994 Ayrton Senna 1960 - 1994

Entrou nos boxes às 13h 27m e Demorou, anormalmente muito tempo para sair dele,apoiou as duas mãos nas laterais do aerofólio traseiro, olhou para o carro, e ficouassim imóvel durante alguns minutos, como se fizesse alguma prece. Um funcionário aproximou – se e pediu – lhe um autógrafo. Senna apenas balançou aCabeça negativamente, indicando que não queria ser perturbado. Ptrick Head chegoupara dizer qualquer coisa, ele olhou – o rapidamente e voltou à posição anterior até que,finalmente, pousou o olhar em todas as partes do carro, da frente para trás lentamente.Parecia ter um sentimento íntimo de que seria preciso algo mais do que a sua extraordinária capacidade para superar a prova que estava prestes a Iniciar – se. Só depois é que Senna pôs a balaclava, o capacete e, sem dizer uma palavra, colocou – se ao lado do cockpit. Entrou em seguida e apertou o cinto. Parecia estranhoe estava triste, ainda pensando no que acontecera na véspera. Antes de entrar parao carro, como contou Galvão Bueno, pediu a Julian Jacobi que lhe arranjasse umabandeira da Áustria. Ele estava confiante que iria ganhar aquela corrida e desta vezqueria festejar a vitória com uma bandeira da Áustria, em homenagem a Ratzenberger.Como havia acontecido em Interlagos e Aida, Ayrton Senna descreveu a pista para aestatal francesa TF1 durante os treinos. Começou a sua descrição defronte dos boxes e foi falando para o sistema de comunicação com o box da Williams, ao qual estavaligada uma linha para a TF1, como havia sido feito no ano anterior com Prost.Desta vez, no entanto, Senna fez questão de enviar uma mensagem antes de gravar adescrição da pista: “Antes de começar, uma mensagem especial para o meu amigo AlainProst: Alain, meu caro amigo, tenho saudades tuas” Na manhã da corrida, Prost foiConversar com Ayrton para lhe dar um aperto de mão. Finalmente, Ayrton pediu queacionassem o motor e saiu para a pista, para a volta de formatação do pré – grid.

Page 8: Ayrton Senna 1960 - 1994 Ayrton Senna 1960 - 1994

Outro comportamento anormal: habitualmente, Senna dava duas voltas antes de levar o carro para o grid. A primeira era feita pelo pit – lane e a segunda para adoecer mais os pneus e poder verificar se tudo estava em ordem. Naquele dia, deu três voltas.– “Na noite anterior, Ayrton falara demoradamente com Frank Williams e dissera – se muito satisfeito com as modificações do carro, e confiante de que, daí para a frente, iria correr tudo bem”, contou Patrick Head, em Silverstone. No entanto, na manhã da corrida, Senna voltava preocupado e falava para a imprensa “O meu automóvel é difícil de conduzir, é nervoso. O circuito é escorregadio, perigoso. Faltam escapatórias... “O início desta corrida foi conturbada. Logo na largada, Pedro Lmmy não viu o Benetton de J.J.Lehto parado e entrou violentamente pela sua traseira. A pista ficou coalhada com os destroços dos dois carros e a prova teve de ser interrompida. No entanto, a Direção de Prova decidiu mandar entrar o pace car, em vez de parar a corrida Ayrton tinha largado na ponta e continuava liderando a prova atrás do pace car. À 5 volta, o pace car saiu da pista e a corrida continuou. Na volta seguinte Ayrton passou pela última vez pela linha de chegada, 0,675s na frente do Benetton de Schumacher,

Quando de repente:

Page 9: Ayrton Senna 1960 - 1994 Ayrton Senna 1960 - 1994

"Se eventualmente me acontecer um acidenteque valha a minha vida, sempre espero que ela se vá!Eu não gostaria de viver em uma cadeira de rodas.Eu não gostaria de sofrer um dano e ficar em um hospital.Se eu for viver, quero vivercompletamente.Muito intensamente, pois sou uma pessoa intensa.Arruinaria minha vida se eu tivesse que viver parcialmente.“

Ayrton Senna

Formatação : Airton Ferreri “Homem Sonhador”http://www.homemsonhador.com

Crédito : http://www.memoriesenna.kit.net/index1.htmlBrasil - SP01/05/2006