ayaba yeye ayála

2
AYABA YEYE AYÁLA Mãe das Lágrimas Ayala é uma Ayaba Funfun muito confundida com Osun. Se conta que quando Ogun Alabede desceu para o Aye, com ele veio sua esposa Ayála também chamada de Yânla. Ayala vem diretamente da família das Iyami, e também é envolvida no culto de Egun. Ayala é uma feiticeira. Porem o lado mais forte em seu culto é o sua posição como Orisa Funfun, ela é relacionada com Obatalá, Oduduwá, Ogun e Oloroke, e por essa sua profunda ligação a Orisa Oloroke ela foi dada como ancestral da Ayaba Osun, chamada até de avó pelo fato de Oloroke ser o pai da Ayaba Osun. Ayala é a guardiã do pó Efun, e ela é a senhora das lágrimas, ela se manifesta através de lagrimas de tristesa ou alegria, a água que verte dos olhos pertence a ela. Ela tambem se utiliza do Ase das penas Ekodide, símbolo de força. Ayala existiu muito antes do nascimento de Osun, mas quando Osun surge como Ayabas das águas doces ela se une a Ayala e passam a formar o culto feminino Gelede. Então Ayala não pode ser iniciada em homens ja pelo fato de sua ligação com Iyami e com o culto de ancestrais femininos Geledé. Osun Ijimú e Osun Aboto tambem são parte desse culto e não podem ser iniciadas em homens.

Upload: daniel-sampaio

Post on 31-Jan-2016

26 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

oro

TRANSCRIPT

Page 1: Ayaba Yeye Ayála

AYABA YEYE AYÁLA

Mãe das Lágrimas

Ayala é uma Ayaba Funfun muito confundida com Osun.

Se conta que quando Ogun Alabede desceu para o Aye, com ele veio sua esposa Ayála também chamada de Yânla.

Ayala vem diretamente da família das Iyami, e também é envolvida no culto de Egun.

Ayala é uma feiticeira.

Porem o lado mais forte em seu culto é o sua posição como Orisa Funfun, ela é relacionada com Obatalá, Oduduwá, Ogun e Oloroke, e por essa sua profunda ligação a Orisa Oloroke ela foi dada como ancestral da Ayaba Osun, chamada até de avó pelo fato de Oloroke ser o pai da Ayaba Osun.

Ayala é a guardiã do pó Efun, e ela é a senhora das lágrimas, ela se manifesta através de lagrimas de tristesa ou alegria, a água que verte dos olhos pertence a ela. Ela tambem se utiliza do Ase das penas Ekodide, símbolo de força.

Ayala existiu muito antes do nascimento de Osun, mas quando Osun surge como Ayabas das águas doces ela se une a Ayala e passam a formar o culto feminino Gelede.

Então Ayala não pode ser iniciada em homens ja pelo fato de sua ligação com Iyami e com o culto de ancestrais femininos Geledé. Osun Ijimú e Osun Aboto tambem são parte desse culto e não podem ser iniciadas em homens.

Infelizmente no candomblé algumas casas não compreendem que "culto feminino" não envolve pessoas do sexo masculino e então raspam essas tres Ayabas em Ori de homem e fica por isso mesmo, é como se diz "cada um mexe com sua panela".

Ayala é uma feiticeira muito poderosa e merece ser respeitada como a Ayaba que é.

Page 2: Ayaba Yeye Ayála

Ha muito mais a se falar a respeito dessa Ayaba porem o culto dela é envolto em segredos tal como o culto de Iyami.