avaliações 2017 ensino fundamental 2 9°. ano 4ª. aplicação · das mais curtas que o violão...

18
Avaliações 2017 Ensino Fundamental 2 . ANO . aplicação Setor de Avaliações EDITORA

Upload: phamhanh

Post on 26-Jan-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Avaliações 2017

Ensino Fundamental 2

9°. ANO

4ª. aplicação

Setor de Avaliações

EDITORA

3

CIÊNCIAS

Questão 1Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. Esse item avalia a capacidade do aluno de estabelecer relação entre conceitos científicos em diversas formas de linguagem e representação usadas nas ciências químicas. Para isso, são utiliza-dos os símbolos de dois elementos químicos, com seus números atômicos e de massa. En-tão, pede-se ao aluno que determine a fórmula molecular do composto formado por eles e o tipo de ligação que ocorre. Ao distribuir os elé-trons de cada elemento químico nas camadas, tem-se que o átomo de enxofre (S) apresenta seis elétrons em sua última camada, enquanto o átomo de potássio (K) apresenta um. Assim, a tendência é que o potássio doe um elétron para o enxofre, realizando, portanto, uma liga-ção iônica. Como o enxofre deve ficar com oito elétrons em sua última camada, são neces-sários dois átomos de potássio para obter-se um composto estável, cuja fórmula molecular é, portanto, K2S (gabarito A). Ao marcar (B), o aluno acerta o tipo de ligação que ocorre en-tre os átomos de enxofre e potássio, mas erra ao não compreender que o enxofre deve ligar-se a dois átomos de potássio para formar um composto estável. Ao escolher a alternativa (C), o aluno acerta quanto à fórmula molecu-lar, mas erra ao identificar a ligação entre os átomos como covalente, uma vez que não há compartilhamento de elétrons entre o enxofre e o potássio. Ao optar por (D), o aluno erra tan-to na determinação da fórmula molecular como no tipo de ligação que ocorre, demonstrando falta de compreensão sobre o conteúdo.

Questão 2

Gabarito: C

Gabarito comentado 9º. anoComentário: Item de nível fácil. Esse item avalia a capacidade do aluno de definir como será classificada a substância apresentada no texto, baseando-se na condutividade elétrica. Para isso, utiliza-se um fragmento de reporta-gem sobre substâncias fictícias, entre as quais está o unobtainium, um minério supercondutor de eletricidade. Pergunta-se ao aluno de que maneira essa substância seria classificada, tendo em vista suas características. Tratan-do-se de um minério com alta condutividade elétrica, essa substância apresentaria natu-reza metálica e seria classificada como um composto metálico, portanto (gabarito C). Ao marcar (A), o aluno equivoca-se, pois os com-postos iônicos somente conduzem eletricida-de no estado líquido, quando solubilizados em água. Ao optar por (B), o aluno erra, pois as substâncias moleculares não são boas con-dutoras de eletricidade. O aluno também erra ao selecionar (D), pois os eletrólitos são subs-tâncias que, ao se dissolverem em água, con-duzem eletricidade, descrição que não condiz com o caso apresentado.

Questão 3Gabarito: D

Comentário: Item de nível fácil. Esse item in-vestiga a capacidade do aluno de reconhecer propriedades químicas no universo. Para isso, é fornecido um esquema sobre a formação da chuva ácida e pede-se que o aluno identifi-que a natureza das substâncias que causam esse fenômeno. De acordo com o esquema, os compostos responsáveis pela formação da chuva ácida são os óxidos NO2 e SO2, o dióxido de nitrogênio e o dióxido de enxofre, respectivamente. Óxidos são substâncias for-madas por apenas dois elementos químicos, sendo o oxigênio um deles (gabarito D). Ao marcar (A), o aluno se equivoca, pois identifi-ca as substâncias presentes na chuva ácida, e não suas causadoras; além disso, reconhece

4

incorretamente as características dos ácidos. Ao optar por (B), o aluno acerta quanto à subs-tância que forma a chuva ácida, mas erra na sua caracterização. Ao selecionar (C), o aluno erra, pois identifica os ácidos como compostos responsáveis pela formação da chuva ácida.

Questão 4Gabarito: C

Comentário: Item de nível fácil. Esse item avalia a capacidade do aluno de identificar in-formações em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências quími-cas. Para isso, é fornecido um texto sobre a acidificação dos oceanos, no qual alguns com-postos químicos apresentam-se destacados. Pede-se então que o aluno os identifique. O primeiro composto é formado por apenas dois elementos químicos, dos quais um é o oxigê-nio. Trata-se, portanto, de um óxido, substân-cia que corresponde a uma função inorgânica. O segundo é o etanol – um álcool –, composto que representa uma função orgânica. O ter-ceiro é a gasolina ou octano – um hidrocar-boneto –, substância que também representa uma função orgânica (gabarito C). Ao marcar (A), o aluno se equivoca, pois hidrocarbonetos apresentam carbono e hidrogênio em sua es-trutura, e a gasolina não apresenta íon hidróxi-do em sua estrutura. Ao optar por (B), o aluno erra, pois, apesar de apresentar carbono em sua estrutura, o dióxido de carbono apresenta função inorgânica. Ainda, o aluno erra ao sele-cionar (D), uma vez que o etanol e a gasolina apresentam carbonos, em cadeia carbônica em suas estruturas, correspondendo, dessa forma, a compostos orgânicos.

Questão 5Gabarito: B

Comentário: Item de nível difícil. Esse item investiga a capacidade do aluno de avaliar a aplicação das propriedades químicas para mo-dificação da matéria. Para isso, utiliza-se um texto sobre acidificação dos oceanos e pede

se que o aluno indique por que o uso de eta-nol em vez da gasolina beneficia os recifes de coral. Sem considerar o processo de obtenção do etanol e da gasolina, a cadeia do etanol apresenta apenas dois carbonos, enquanto a da gasolina apresenta oito. Por esse motivo, ao comparar a queima da mesma quantidade de gasolina e etanol, o álcool, ao sofrer com-bustão na presença de O2, gera menos mo-léculas de CO2 que a gasolina, contribuindo para uma menor acidificação dos oceanos (gabarito B). Ao marcar (A), o aluno erra, pois o etanol é um álcool, portanto, apresenta car-bonos em sua estrutura. Ao optar por (C), o aluno erra, pois o etanol apresenta menos áto-mos de carbono que a gasolina. Ao selecionar (D), o aluno erra, pois o álcool não apresenta cadeia carbônica mais longa que a gasolina. Além disso, a queima de ambas substâncias Provoca liberação de gás carbônico para a at-mosfera.

Questão 6Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. Esse item avalia a capacidade do aluno de associar pro-priedades físicas presentes no Universo. Para isso, utiliza-se uma obra na qual se retrata uma pessoa observando sua imagem na su-perfície da água, e pede-se que o aluno expli-que a ocorrência desse fenômeno utilizando-se conceito da física. A formação de imagens na superfície da água pode ser explicada pelo fenômeno da reflexão da luz, em que os raios provenientes de um objeto incidem sobre de-terminada superfície (nesse caso, a água) e retornam ao meio de origem, formando a imagem refletida do objeto (gabarito D). Por-tanto, os raios que incidem sobre a lâmina da água, que são refletidos, não a atravessam. Ao marcar (A), o aluno acerta na identificação do fenômeno observado, mas erra ao admitir que os raios de luz atravessam a superfície da água para formarem a imagem de Narci-so. Ao optar por (B), o aluno acerta quanto ao

5

conceito presente na situação observada na obra, mas erra ao identificá-lo como refração da luz. Ao selecionar (C), o aluno erra tanto na identificação quanto na explicação do concei-to referente ao fenômeno observado na obra.

Questão 7Gabarito: B

Comentário: Item de nível fácil. Esse item in-vestiga a capacidade do aluno de definir os ti-pos de lentes necessárias para a correção dos defeitos visuais representados nas imagens. Para isso, utilizam-se representações de defei-tos visuais e métodos de correção, e pede-se que o aluno os reconheça. Em I, tem-se a repre-sentação da miopia, em que a imagem do ob-jeto se forma antes da retina, defeito que pode ser corrigido com o uso de lentes divergentes (gabarito B). Em II, tem-se a hipermetropia, em que a imagem do objeto se forma depois da re-tina, defeito corrigido com lentes convergentes. Ao marcar (A), o aluno não reconhece nem o defeito visual representado em I, nem a lente que deve ser usada para sua correção. Ao op-tar por (C), o aluno reconhece a hipermetropia, mas não a lente utilizada para corrigi-la. Ao se-lecionar (D), o aluno não reconhece o defeito visual representado em II, embora tenha reco-nhecido a lente que pode corrigi-lo.

Questão 8Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. Esse item investiga a capacidade do aluno de estabele-cer relação entre conceitos científicos em di-versas formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas. Para isso, é for-necida uma matéria que aborda a utilização de telhados brancos como medida para con-trole do aquecimento global, e pede-se que o aluno explique essa relação. Os telhados brancos são capazes de refletir até 90% dos raios solares que os atingem, o que faz com que o calor que chega ao interior do edifício seja reduzido (gabarito D). Ao selecionar (A),

o aluno erra, pois superfícies brancas refletem os raios de luz. Além disso, se absorvessem os raios solares, esquentariam o interior dos edifícios. Ao optar por (B), o aluno se equivo-ca, pois não é a absorção dos raios que tem relação com a diminuição do calor que atinge o interior do edifício. Ao marcar (C), o aluno erra, pois, os telhados brancos não impedem completamente o calor de chegar até os edi-fícios, embora reduzam a quantidade de calor no interior deles.

Questão 9Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. Esse item avalia a capacidade do aluno de identificar in-formações em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas. Para isso, são fornecidas duas ondas de rá-dio, uma transmitida em AM e outra em FM. Então o aluno deve identificar a propriedade do som apresenta variação entre as duas re-presentações. Na primeira onda sonora, per-cebe-se uma variação na amplitude da onda, ou seja, sua intensidade é que está variando. Já na segunda onda sonora, nota-se uma va-riação de suas oscilações, , ou seja, sua fre-quência está variando (gabarito B). Ao optar por (A), o aluno erra, pois uma mesma onda não pode apresentar variação de timbre. Além disso, a segunda onda não apresenta varia-ção de intensidade. Ao optar por (C), o aluno erra com relação ao timbre, que não varia em uma mesma onda sonora, mas acerta quanto à propriedade que está sofrendo variação na segunda onda. Ao selecionar (D), o aluno de-monstra ter se confundido quanto aos concei-tos de intensidade e frequência sonora.

Questão 10Gabarito: A

Comentário: Item de nível difícil. Esse item investiga a capacidade do aluno de avaliar a aplicação das propriedades físicas para a des-crição e modificação da matéria. Para isso,

6

utilizam-se as imagens de dois instrumentos de corda, e pede-se que o aluno analise as qualidades fisiológicas do som emitido por cada um deles. O cavaquinho apresenta cor-das mais curtas que o violão e, por isso, emi-te sons de maior frequência que ele, ou seja, mais agudos e altos (gabarito A). Ao optar por (B), o aluno se equivoca, pois o violão é um instrumento mais grave que o cavaquinho. Ao marcar (C), o aluno erra, pois o violão apre-senta sons de frequência mais baixa que o ca-vaquinho. Ao selecionar (D), o aluno se equi-voca, pois os dois instrumentos apresentam timbres diferentes.

GEOGRAFIA

Questão 1Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. Esse item avalia os conhecimentos do aluno sobre os principais movimentos da Terra, no caso, a rotação, que influencia a configuração do dia e, a translação, que influencia o ângulo de in-cidência da energia solar sobre a superfície da Terra. O aluno deve analisar e interpretar o modelo, que representa o processo de ilumi-nação da Terra pelo sol e destaca importantes conceitos para o entendimento da questão, tais como Linha do Equador, plano da órbita, eixo de rotação, polo, entre outros. Assim, sa-be-se que as localidades próximas à linha do Equador são aquelas que apresentam menor diferença de tempo entre a duração da porção clara do dia (24 h) e a porção escura (gabarito D). Se o aluno considerou (A), não assimilou a diferença entre o plano da órbita e o Equa-dor terrestre, que é de 23° 27’. Se optou por (B), não entendeu que, devido ao movimento de translação do planeta Terra, as estações do ano ocorrem de forma alternada entre os hemisférios norte e sul. Se marcou (C), não se atentou para o fato de a Estrela Polar não ser visível por todo o globo, não sendo útil para

navegadores localizados em latitudes eleva-das do hemisfério sul.

Questão 2Gabarito: C

Comentário: Item de nível difícil. Esse item avalia os conhecimentos do aluno sobre a re-gião Ártica, que, de maneira geral, refere-se às terras localizadas além do Círculo Polar Ártico (66°33’). Em função de suas características físicas de posição, é uma região que apre-senta clima polar, extremamente frio, com a maior parte de sua área se mantendo coberta por gelo ao longo de todo o ano. Oito países possuem terras nessa região, entretanto, a sua maior porção é coberta por água em es-tado sólido, formando a banquisa. Os países que possuem terras na região e que formam o Conselho do Ártico são: Noruega, Suécia, Finlândia, Rússia, EUA, Canadá, Dinamarca e Islândia. Atualmente, o interesse pela região vem crescendo, devido a levantamentos que indicam um possível processo de aquecimento global e consequente redução da área coberta por gelo na região, o que abriria novas possibi-lidades para a exploração mineral, para a na-vegação e, consequentemente, para o trans-porte de mercadorias (gabarito C). Se o aluno considerou (A), não se recordou que a maior parte da área abrangida pelo Círculo Polar Ár-tico é coberta por água, não existindo ali um continente, como ocorre na Antártica. Se optou por (B), não se atentou ao fato de que as ca-racterísticas naturais da região, de clima extre-mamente frio, sempre foram um impedimento para sua efetiva colonização. Se o aluno optou por (D), confundiu-se, pois a China não possui terras além do Círculo Polar Ártico, apesar de reivindicar direitos sobre a região.

Questão 3Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. Esse item avalia os conhecimentos do aluno sobre o con-tinente antártico, o menos conhecido e o mais

7

remoto entre os continentes da Terra. É impor-tante que o aluno reconheça as condições na-turais da Antártica, principalmente em relação ao seu clima, extremamente frio, o que torna a região inóspita para os seres humanos. Tam-bém é importante que ele reconheça que, dife-rentemente da região ártica, a qual é coberta, em grande parte, por água oceânica, a Antár-tica é um continente literal, do ponto de vista geológico, formado da fragmentação do Gon-dwana, que ocorreu a cerca de 135 milhões de anos atrás. É um continente gelado, que abriga enormes glaciares, que podem chegar a espessuras superiores a 4 km. Por isso, a região se caracteriza como o maior reserva-tório de água doce do planeta, com cerca de 90% do total (gabarito C). Caso o aluno tenha optado por (A), não se atentou para o fato de que, durante o período que compreende o in-verno, a grande maioria dos pesquisadores deixa o continente devido às baixas tempera-turas e à falta total de luz solar. Se marcou (B), demonstrou não conhecer o Tratado da Antár-tica, que determina que nenhum país possui soberania sobre esse continente. Se marcou (D), desconsiderou que, de acordo com o tra-tado da Antártica, é expressamente proibido o uso do continente para fins militares.

Questão 4Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. Esse item investiga os conhecimentos do aluno sobre o processo de desenvolvimento da humani-dade, desde o neolítico, quando foi inventa-da a agricultura, até os dias atuais, passando pelas principais revoluções tecnológicas que nos propiciaram o atual estágio de desenvol-vimento. Assim, destaca-se que o desenvolvi-mento da prática agrícola, que teve início há cerca de 12000 anos, revolucionou a forma de viver e pavimentou o caminho até o mundo contemporâneo, na medida em que liberou as pessoas da tarefa de coletar alimentos diaria-mente, gerando excedentes de produção, e

possibilitou que mais tempo fosse dedicado ao estudo e ao desenvolvimento de inovações (gabarito D). Se o aluno assinalou (A), não reconhece que a agricultura é uma atividade mais antiga que os egípcios. Se optou por (B), não entendeu que o desenvolvimento da agri-cultura aprofundou a divisão do trabalho e a especialização, uma vez que novas profissões foram sendo desenvolvidas. Se o aluno assi-nalou (C), confundiu os conceitos, uma vez que a agricultura promoveu o sedentarismo, possibilitando que as sociedades fixassem re-sidência.

Questão 5Gabarito: D

Comentário: Item de nível difícil. Esse item avalia os conhecimentos do aluno sobre o mercado internacional regido pelas regras da chamada globalização. Esse cenário, marca-do pela abertura de mercado e queda das tari-fas alfandegárias, é favorável às grandes cor-porações transnacionais, que atuam apoiadas pelos governos dos países nos quais estão suas matrizes, pois se busca produzir de ma-neira barata para ganhar mercado consumi-dor, o que se convencionou chamar de com-petitividade. Assim, sabe-se que a abertura dos mercados, ocorrida a partir da década de 1990, levou a uma reorganização espacial da atividade industrial, quando ocorreu a desin-dustrialização em países centrais e ampliação dos polos indústrias na Ásia, onde os custos gerais de produção são mais baixos (gabarito D). Se o aluno optou por (A), não conseguiu ler as entrelinhas do processo, em que as cor-porações dos países centrais possuem relati-va vantagem na competição global. Se assi-nalou (B), não se atentou aos conceitos, uma vez que, ao aumentar as tarifas alfandegárias, o governo acaba por tornar o produto menos competitivo, o que, em geral, leva à redução das importações desse mesmo produto. Se o aluno assinalou (C), não se atentou ao con-teúdo do texto, que indica a necessidade de

8

um organismo supranacional para limitar a in-fluências do Estado na produção e na compe-titividade em nível mundial.

Questão 6Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. Esse item avalia os conhecimentos do aluno sobre as desigualdades socioeconômicas existentes no mundo contemporâneo e sua evolução nos últimos anos. É importante que o aluno observe os dados dos gráficos com aten-ção e reconheça cada um dos indicadores apresentados: população rural, renda per capita e mortalidade infantil. São dados que, se analisados em conjunto, trazem um bom panorama sobre o nível de desenvolvimento de um país e propiciam a comparação entre diferentes países. Dessa forma, percebemos que, apesar das melhorias verificadas, a de-sigualdade entre países ricos e pobres ainda é muito acentuada (gabarito D). Caso o aluno assinale (A), não percebeu que os números só melhoraram no período, tanto para países ricos, como para países pobres, o que não pode deixar de ser considerado. Se o aluno optou por (B), não se atentou para o fato de que a renda per capita ainda se mostra bas-tante concentrada e que o crescimento ocor-rido nos países mais ricos foi muito maior que o verificado nos países mais pobres. Se o aluno optou por (C), levou em conta apenas os dados da tabela, porém a China não pode ser considerada um país de economia fraca quando possui o segundo maior Produto In-terno Bruto do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, considerado a maior economia do planeta.

Questão 7Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. Esse item investiga a habilidade do aluno de interpre-tar informações textuais e também os seus

conhecimentos sobre a situação da fome. O texto apresenta dados recentes sobre a fome no mundo, inclusive com avanços, como a redução do número absoluto de famintos e também o fato de que muitos países conse-guiram atingir as metas do Milênio para redu-zir a desnutrição. Mas os números apontam que ainda existem quase 800 milhões de pes-soas que passam fome em nosso planeta e que os avanços tecnológicos relacionados à produção de alimentos não têm colaborado para a redução da fome, mas sim para am-pliá-la, na medida em que trabalhadores agrí-colas, quando são substituídos por máquinas, perdem seus empregos e migram para as cidades. Nelas, não conseguem colocação no mercado de trabalho e acabam passan-do fome (gabarito A). Se o aluno assinalou (B), não percebeu os avanços dessa questão apresentados no texto. Se optou por (C), es-queceu-se de que a quantidade necessárias de calorias é produzida, entretanto, o destino dado a elas é que não é adequado. Se marcou (D), não considerou, como o próprio texto diz, que as tecnologias vêm ampliando a produção de alimentos, mesmo com menor quantidade de mão de obra disponível.

Questão 8Gabarito: B

Comentário: Item de nível fácil. Esse item investiga o conhecimento do aluno sobre a temática dos refugiados, que vem ganhan-do destaque na agenda das nações centrais, principalmente das europeias que, em geral, são o destino final dos refugiados (gabarito B). Se o aluno assinalou (A) se enganou, pois o êxodo rural não ocorre de forma massiva, como indicado nas imagens. Se optou por (C), pode ter se deixado levar pela primeira impressão, ao observar soldados e cercas. Se marcou (D), equivocou-se, pois o enunciado indica que o problema é gerado por guerras e conflitos.

9

Questão 9Gabarito: C

Comentários: Item de nível médio. Esse item avalia os conhecimentos do aluno sobre a temática do desmatamento das áreas flores-tais. A tarefa do aluno é analisar as imagens apresentadas e identificar qual problema am-biental está sendo ilustrado, ou seja, o des-matamento. O desmatamento ocorre por uma série de fatores, que vão desde a simples exploração da madeira até a substituição da floresta de baixo valor monetário por áreas de cultivo ou criação de animais, construção de vias de transporte ou usinas geradoras de energia, entre outras. É um problema que ocorre em diversos locais do planeta, todavia, é ampliado em regiões de pobreza acentuada, nas quais a população é, muitas vezes, utili-zada como mão de obra barata no processo de desflorestamento (gabarito C). Se o aluno marcou (A), considerou apenas uma parte da realidade, uma vez que a pressão da popula-ção pobre sobre a vegetação local na busca por lenha não é um fator fundamental para o desmatamento vivenciado atualmente. Se o aluno optou por (B), confiou demasiadamente nos novos métodos de monitoramento de des-mates, que, apesar de muito importantes na luta contra crimes ambientais, ainda não são utilizados em toda a sua potencialidade. Se o aluno marcou (D), precisa conhecer mais so-bre a Amazônia Legal, nome oficial da porção da Floresta Amazônica localizada em território brasileiro.

Questão 10Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. Esse item avalia os conhecimentos dos alunos sobre conteúdos relativos à questão da água em nosso país, mais especificamente ao seu cus-to de tratamento. Diante da atual situação de extrema poluição e desmatamento de muitos

de nossos mananciais, a produção de água potável tem seu custo elevado, entretanto, esse custo, em muitas unidades da federação, não é repassado ao consumidor final (gabarito C), o qual paga um valor baixo pela água – se comparado com outros países –, o que, por fim, acaba se refletindo em desperdício. As-sim, o texto defende o fim do subsídio para a água em nosso país. Se o aluno assinalou (A), optou por uma ideia pessoal, que não está incorreta, porém não é abordada ao longo do texto. Se marcou (B), não compreendeu que, em geral, os governos priorizam o setor elétri-co em detrimento do setor hídrico. Se marcou (D), confundiu-se, pois apesar de ser esta a ideia que o governo acaba transmitindo quan-do aborda esses setores, o texto alerta que isso não é verdade e que ambos os setores – hídrico e elétrico – devem ser tratados com a mesma prioridade.

HISTÓRIA

Questão 1Gabarito: A

Comentário: Item de nível difícil. O AI-5, as-sim como os outros atos institucionais, foi par-te importante das estratégias para garantir a permanência dos militares no poder, após o golpe de 1964. No entanto, ele se destacou dos demais por legalizar a perseguição e o uso da violência pelo Estado brasileiro (gaba-rito A). Ao marcar (B), o aluno mostra não ter entendido que o AI-5 acabou definitivamente com a democracia no Brasil, cassando os po-líticos que haviam sido eleitos pela população, até mesmo os que eram a favor do golpe. O equívoco da (C) está em afirmar que a medida reforçou a democracia brasileira. A alternativa (D) remete a uma falsa fragilidade dos gover-nos militares, quando o que aconteceu foi jus-tamente o contrário.

10

Questão 2Gabarito: D

Comentário: Item de nível difícil. Esse item aponta a habilidade do aluno de compreen-der a relação entre movimentos estudantis e a resistência no período da ditadura militar. Ao lutar contra o governo militar, os estudantes tornaram-se um dos mais importantes grupos de oposição à repressão, claramente compro-metidos com a reconstrução da democracia no Brasil (gabarito D). Ao marcar (A), o aluno se equivoca, por afirmar que o ME era contrá-rio ao povo e à democracia. A (B) está incorre-ta, pois não se pode colocar na luta dos estu-dantes a responsabilidade pela permanência da ditadura. Ao assinalar (C), o aluno mostra não entender que a democracia pressupõe a participação de todos, inclusive da oposição, e que os governantes não podem usar o Estado como ferramenta de repressão contra aqueles que se colocam contrários às suas decisões.

Questão 3Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. Esse item aponta a habilidade do aluno de analisar a produção artística brasileira nas décadas de 1960 e 1970, cujos temas se relacionavam ao engajamento na conscientização política do país que passava por uma ditadura civil-mili-tar (1964-1985). Assim, ao assinalar (gabari-to B), o aluno mostra ter identificado que as caraterísticas da produção artística brasileira se relacionavam à oposição ao militarismo e ao conservadorismo. Ao assinalar (A), o aluno mostra não ter percebido que a produção ar-tística da época era contrária à censura, por-tanto, a favor da democracia. O erro da (C) está em afirmar que as obras não abordavam as questões políticas, estando relacionadas somente ao aspecto estético. O equívoco do aluno ao escolher a (D) está em relacionar o ativismo político dos artistas aos movimentos armados de combate à ditadura.

Questão 4Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. Esse item aponta a habilidade do aluno de indicar os pontos positivos e negativos do “milagre eco-nômico”, ocorrido durante a ditadura civil-mi-litar, e que ficou conhecido por ter propor-cionado grande crescimento das indústrias, levando a uma maior oferta de empregos, que não foi, todavia, acompanhada do aumento salarial dos trabalhadores de baixa qualifica-ção. Assim, podem ser destacados, respecti-vamente, como pontos positivos e negativos, a diminuição do desemprego com o cresci-mento das atividades industriais e o aumento da desigualdade com o achatamento do salá-rio dos trabalhadores (gabarito D). Ao marcar (A), o aluno erra, pois acredita que todas as camadas da sociedade brasileira se beneficia-ram do crescimento econômico. O aluno que assinalar (B) mostra ter se equivocado, pois ocorreu justamente o contrário, já que houve um aumento dos investimentos das multina-cionais, mas sem a ampliação da produção de energia. A (C) está incorreta, pois um dos problemas do “milagre” foi o aumento do endi-vidamento do Brasil para tentar manter o de-senvolvimento industrial sem que houvesse a infraestrutura necessária no setor energético.

Questão 5Gabarito: C

Comentário: Item de nível fácil. Durante a Guerra Fria, 29 países da África e da Ásia se reuniram para discutir e apresentar sua posi-ção frente à bipolarização do mundo. O texto suporte apresenta trechos do documento assi-nado pelos países-membros durante a confe-rência. Assim, ao marcar (gabarito C), o aluno mostra ter identificado um dos objetivos dos países-membros da Conferência de Bandung, que era de que sua soberania fosse reconhe-cida, rompendo, assim, com os efeitos do im-perialismo em seus territórios. O engano da

11

(A) está em afirmar que a ONU teria liberdade para interferir na política interna dos 29 países que assinaram a Conferência de Bandung. Ao escolher (B), o erro do aluno está em supor que os países africanos e asiáticos aceitavam se submeter aos interesses dos blocos capita-listas e socialistas. Caso assinale (D), o aluno demonstra não ter compreendido que sobera-nia não está ligada à ideia de domínio sobre outros povos.

Questão 6Gabarito: A

Comentário: Item de nível fácil. Esse item aponta a habilidade do aluno de associar o enfraquecimento do poder britânico, após a Segunda Guerra Mundial, ao fortalecimento da resistência indiana à colonização de seu território (gabarito A). Ao marcar (B), o aluno mostra não ter estabelecido relação entre es-ses dois momentos, mesmo estando claro no texto suporte que “Os britânicos retiraram-se do subcontinente indiano em 1947”. O equívo-co da (C) está em apontar que os ingleses não tinham interesse no continente e que os india-nos pararam de lutar por sua independência. O erro da (D) está em afirmar que os india-nos conseguiram se libertar do julgo britânico somente muito tempo após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Questão 7Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. Esse item avalia a habilidade do aluno de distinguir os grupos sociais chineses e os seus respectivos interesses na Revolução Cultural. Ao lançar a revolução, Mao Tsé-Tung pretendia acabar com qualquer influência imperialista burguesa no território da China comunista. Para conse-guir atingir seu objetivo, o ditador chinês con-vocou a população, em especial, as camadas mais populares (gabarito B). Ao assinalar (A), o aluno mostra não ter compreendido que a

Revolução Cultural, ao propagar o fim das de-sigualdades, também retirou direitos, impedin-do que a população vivesse democraticamen-te. Como o interesse era acabar com os traços burgueses, a (C) está incorreta, pois afirma que Mao precisou convocar a elite para atingir seus objetivos. A Revolução Cultural foi, reco-nhecidamente, um movimento que fez amplo uso de violência, dessa forma, ao marcar (D), o aluno comete um erro.

Questão 8Gabarito: B

Comentário: Item de nível difícil. Esse item aponta a habilidade do aluno de compreender as consequências da globalização para os países que não possuem uma economia forte e competitiva. Como afirma o texto suporte, a globalização “trata-se de um processo incom-pleto” e que dificilmente abolirá as diferenças políticas, econômicas e sociais. Ao marcar (gabarito B), o aluno acerta, pois a globaliza-ção permitiu a ampliação das relações entre diferentes economias, políticas e culturas. A (A) está incorreta por afirmar que a globaliza-ção promoveu a uniformização das práticas econômicas e a diminuição da pobreza. A (C) está incorreta, pois desassocia o capitalismo da globalização. O aluno que assinalar (D) mostra não ter compreendido que a globaliza-ção está dentro do pensamento neoliberal.

Questão 9Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. Esse item aponta a habilidade do aluno de identificar os motivos que levaram às reformas na URSS e ao fim do socialismo. Desde 1985, quando foi nomeado secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética, até o fim do seu mandato como presidente da URSS, em 1991, Mikhail Gorbachev foi responsável pela implementação da chamada perestroika, que consistia em uma reestruturação econômica

12

de combate ao desemprego e estímulo à pro-dução de gêneros de primeira necessidade para a população. Concomitantemente à ação econômica, houve também uma mudança po-lítica, com abertura e transparência das ações do governo, chamada de glasnost (gabarito C). Ao escolher (A), o aluno erra, pois não enten-deu que tanto a perestroika quanto a glasnost foram mudanças profundas na estrutura políti-ca e econômica da União Soviética. O erro da (B) está em apontar que o modelo econômico se perpetuou, sendo, inclusive, implementado em outros países. A (D) está incorreta, pois, para enfrentar a crise, houve uma abertura da economia soviética aos mercados capitalistas, e não um fechamento.

Questão 10Gabarito: A

Comentário: Item de nível fácil. Esse item aponta a habilidade do aluno de reconhecer a queda do Muro de Berlim como um marco do Fim da Guerra Fria. Com a crise dos regi-mes socialistas e a extinção da União Soviéti-ca como grande potência econômica e militar, os Estados Unidos da América passaram a ocupar hegemonicamente essa posição (ga-barito A). Ao escolher (B), o aluno mostra não ter entendido que o fim do regime político não implicou no fim dos países que compunham o bloco socialista. A (C) erra ao afirmar que a unificação das Alemanhas se fez com base na adoção do regime socialista, quando o que aconteceu foi o contrário, pois o regime eco-nômico e político implementado foi o capita-lismo. Ao marcar (D), o aluno mostra não ter identificado no texto suporte que a desigual-dade atingiu “um nível chocante”.

LÍNGUA INGLESA

Questão 1

Gabarito: D

Comentário: Item de nível fácil. Esse item investiga a capacidade do aluno de consta-tar as informações, associando e empregan-do conhecimentos previamente adquiridos. O aluno, exposto a um texto que aborda o tema reciclagem, deve indicar a alternativa em que constam apenas materiais recicláveis (gaba-rito D). Ao marcar (A), o aluno não observou que “fruit” não é reciclável. Se considerar (B), não se atentou que “photos” não são reciclá-veis. Se optou por (C), equivocou-se, pois “VHS tapes“ não são recicláveis.

Questão 2Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. Este item investiga a capacidade do aluno de analisar as frases em questão e assinalar a alternati-va correta, considerando conhecimentos pre-viamente adquiridos. Para tal, deve seguir as regras gramaticais corretas do “Present Con-tinuous“ (gabarito C). Ao marcar (A), o aluno não se atentou que o tempo verbal é “Simple Past”. Se considerar (B), não conseguiu ob-servar que o tempo verbal é o “Past Conti-nuous”. Se optou por (D), não se atentou que a sentença está no “Simple Present”.

Questão 3Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. Esse item investiga a capacidade do aluno de com-preender as imagens e conectar as informa-ções em questão. O aluno, exposto a um texto que fala sobre reciclagem, deve compreender e identificar qual alternativa explica o que é reciclagem de acordo com o artigo (gabarito B). As alternativas (A), (C) e (D) estão incorre-tas, pois o texto não menciona o entendimento apresentado nessas alternativas.

Questão 4Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. Esse item

13

investiga a capacidade do aluno de consta-tar as informações, associando e empregan-do conhecimentos previamente adquiridos. O aluno, exposto a uma frase utilizando “be going to“, deve indicar a alternativa que expli-ca corretamente o que a professora quis dizer na frase apresentada (gabarito D). Ao marcar (A), o aluno não observou que o “be going to“ não é utilizado para expressar um futuro in-certo. Se considerar (B), não atentou que há incerteza no futuro. Se optou por (C), equivo-cou-se, pois “pode ser” dá a ideia de incerteza.

Questão 5Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. Esse item investiga a capacidade do aluno de com-preender e conectar as informações com as alternativas. Exposto a uma informação sobre a impossibilidade da reciclagem de alguns plásticos, a tarefa do aluno será escolher a al-ternativa que utilizou corretamente “be going to” em frases negativas (gabarito A). Ao mar-car (B), (C) ou (D), o aluno não observou que a frase deveria ser negativa.

Questão 6Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. Esse item investiga a capacidade do aluno de analisar as frases, considerando conhecimentos pre-viamente adquiridos. O aluno, exposto a al-gumas perguntas no futuro, deverá escolher as perguntas que utilizam a regra gramatical correta para “a intended future” (gabarito B). Ao marcar (A), o aluno escolheu equivocada-mente as frases com “will”. Se considerar (C), equivocou-se, acreditando que “will” poderia ser utilizado. Se optou por (D), não tinha co-nhecimento das regras gramaticais, pois não soube diferenciar o “will” do “going to”.

Questão 7

Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. Este item investiga a capacidade do aluno de com-preender o texto e conectar as informações apresentadas. Exposto a um texto sobre mudanças climáticas, a tarefa do aluno será escolher a alternativa que complementa ade-quadamente o questionamento, considerando as informações apresentadas no texto suporte (gabarito D). Ao marcar (A), o aluno não ob-servou que o texto não afirma que as tempera-turas estão mais altas e, em algumas regiões, mais baixas. Se optou por (B), equivocou-se ao achar que o aquecimento, dependendo do homem, poderá estabilizar no futuro. Se con-siderar (C) não atentou que o artigo não afir-ma que o aquecimento é moderado, mas alto em algumas regiões.

Questão 8Gabarito: A

Comentário: Item de nível fácil. Esse item in-vestiga a capacidade do aluno de utilizar as informações segundo as imagens, associando e empregando conhecimentos previamente adquiridos. O aluno, exposto a algumas ima-gens, deve relacioná-las aos seus respecti-vos significados (gabarito A). Ao marcar (B), o aluno associou “hurricane” e “earthquake” incorretamente. Se considerar (C), associou “warm” e “cold” incorretamente. Se optou por (D), associou “hurricane”, “warm”, “earthqua-ke” e “cold” incorretamente.

Questão 9Gabarito: D

Comentário: Item de nível difícil. Este item in-vestiga a capacidade do aluno de analisar as frases em questão e deduzir de acordo com o conhecimento adquirido. A tarefa é compreen-der as frases da primeira coluna e utilizar cor-retamente as regras gramaticais estudadas para relacionar, um conselho, uma obrigação ou uma ação importante (gabarito D). Ao mar-car a alternativa (B) o aluno não compreendeu

14

as frases e não tinha conhecimento da gramá-tica exigida. Se considerar (C), não interpre-tou corretamente as frases 1 e 3. Caso tenha optado por (D) equivocou-se e não relacionou corretamente as frases 2 e 3.

Questão 10Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. Este item investiga a capacidade do aluno em com-preender e saber conectar as informações com as alternativas. A tarefa é saber qual o verbo modal que é utilizado para dar um con-selho e como transformá-lo na forma negativa corretamente (gabarito C). Ao marcar a alter-nativa (A) o aluno não observou que “mustn’t” é utilizado para uma proibição e não conse-lho. Se considerar (B), não transformou cor-retamente o verbo auxiliar na forma negativa. Se optou por (D), equivocou-se transformando incorretamente o verbo auxiliar na forma ne-gativa e não observou que “must” é utilizado para um obrigação e não conselho.

LÍNGUA PORTUGUESA

Questão 1Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. Esse item avalia a capacidade do aluno de compreender as características e o estilo de uma crônica. Assim, ele deve observar que o primeiro pa-rágrafo apresenta simplesmente uma reflexão que abrirá a narrativa que está por vir, sendo registrado em 3ª. pessoa. O segundo parágra-fo, escrito em 1ª. pessoa do plural, desenvolve a informação iniciada no primeiro parágrafo. O texto, portanto, oscila entre 1ª. pessoa do plural e 3ª. pessoa do singular até a inserção de falas do homem e da mulher (gabarito D). A (A) está incorreta, porque, além de mencionar que há predomínio da 3ª. pessoa, ainda alega a ques-tão de memória, o que não é uma informação

válida, de acordo com o texto. Em (B), o erro consiste em tirar a importância do narrador do texto, pois, em uma crônica, o narrador tem uma importância muito significativa. A (C) está incorreta, porque a mulher do casal tem ape-nas uma fala que remonta à sua adolescência, portanto, não é ela quem narra o texto.

Questão 2Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. Esse item investiga a capacidade do aluno de identificar a figura de pensamento presente em um tre-cho de texto literário narrativo. Assim, espe-ra-se que ele perceba que nas palavras ale-grias e tristezas há um jogo de contrários, bem como no conjunto fracassos e sucessos, o que indica que há antítese (gabarito A). A (B) está incorreta, pois nenhuma expressão foi suavi-zada, portanto, não há eufemismo. O erro da (C) está em indicar que há personificação, que atribui atitudes humanas a objetos, além dis-so, a personificação consiste em atitudes, o que não corresponde ao trecho lido. O aluno que marcar (D) é o que mais se distanciou da resposta esperada, pois na gradação deve ha-ver aumento ou diminuição gradual de algo.

Questão 3Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. Esse item avalia a capacidade do aluno de reconhecer a explicação conceitual acerca de elementos da linguagem figurada. Assim, espera-se que o aluno reconheça a catacrese como a figura de linguagem que, por falta de um termo pre-ciso para nominar algo, usa outro por relação de aproximação de sentido (gabarito B). A (A) está incorreta, pois sua descrição correspon-de ao conceito de elipse. A (C) está incorreta, pois sua descrição corresponde ao conceito de pleonasmo. A (D) está incorreta, pois ao declarar o contrário do que se pensa, faz-se uso da ironia.

15

Questão 4Gabarito: D

Comentário: Item de nível fácil. Esse item avalia a capacidade do aluno de identificar a figura de linguagem utilizada nos versos do poema apresentado. Ao repetir um mesmo termo – a conjunção e – no início dos versos, Vinícius de Moraes valeu-se da figura de lin-guagem chamada anáfora (gabarito D). A (A) está incorreta, pois assíndeto se caracteriza pela ausência de conjunção, diferentemente do que é evidenciado nos versos em questão. A (B) está incorreta, pois a metáfora é utilizada quando se deseja dar um sentido diferente do sentido próprio. A (C) está incorreta, pois a ex-pressão destacada não apresenta sinestesia, que se caracteriza pela junção de sensações provenientes dos diferentes órgãos do sentido.

Questão 5Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. Esse item visa avaliar a capacidade do aluno de com-preender o tema gerador de um debate em mesa-redonda. Espera-se que o aluno seja capaz de perceber que o eixo norteador do trecho transcrito está centrado no tema ética, pois tanto a mediadora quanto as mulheres que fizeram a exposição de assuntos abor-daram temas relacionados à ética (gabarito B). (A) e (C) estão incorretas, pois, apesar de a vida em sociedade e as normas sociais terem sido mencionadas, elas estavam sen-do relacionadas a questões éticas, como um desmembramento dessa temática. A (D) está incorreta, pois a biodança também passa pelo campo da ética, sendo um ramo traçado para a exposição da especialista.

Questão 6Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. Esse item investiga a capacidade do aluno de anali-sar as características de um gênero literário

para reconhecimento do que predomina em uma narrativa de crônica específica. Embora todas as informações apresentadas nas al-ternativas possam ser associadas ao texto, espera-se que o aluno perceba que a ques-tão mais impactante dessa crônica é o tom confessional, marcado pela presença do diá-logo, de modo que imaginamos o interlocutor próximo ao autor do texto, para – só ao final – sabermos que o interlocutor jamais poderá ser o ouvinte/leitor real do texto (gabarito D). O que faz com a que a (A) esteja incorreta é alegar que a morte seja um tema cotidiano. Esse tema está presente no dia a dia, mas quando pensamos na vida em sociedade, não de um único indivíduo, felizmente. Que se trata de um texto curto, como aponta (B), é inquestionável, mas essa não é a principal característica dessa crônica, o que mais cha-ma a atenção é o apelo emocional que vem com a conversa. A (C) está incorreta, pois o tom do texto é emocional, quase poético, e não é marcado pelo uso da linguagem figu-rada.

Questão 7Gabarito: C

Comentário: Item de nível fácil. Esse item busca avaliar a capacidade do aluno de identi-ficar a figura de pensamento utilizada em uma crônica. Assim, ele deve reconhecer a relação de oposição que existe entre os pares desta-cados, de modo que presença é o contrário de ausência e morre é o contrário de perdu-ra, chamada antítese (gabarito C). A (A) está incorreta, porque não há no texto a ideia de exagero, mas, sim, de contradição. Imagina-se que alguns alunos possam assinalar (B) devido ao tema morte, mas eufemismo signi-fica suavizar uma expressão e, nas palavras destacadas, essa não parece ser a intenção. Aproximar os contrários é a intenção mais evi-dente. A (D) está incorreta, pois não há atribui-ção de atitude humana a um objeto nas frases em questão.

16

Questão 8Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. Esse item visa investiga a capacidade do aluno de expli-car o perfil do provável interlocutor de um texto a partir de estrutura linguística e vocabulário apresentado. Espera-se que o aluno perceba que o público-alvo do texto está na (gabarito C), uma vez que seu tom não remete a um público específico, cabendo, portanto, a qual-quer pessoa. O erro da (A) consiste em alegar que o texto foi escrito para mulheres porque fala de comida como um afazer de dona de casa. Vale destacar que o conteúdo da al-ternativa é até preconceituoso. O erro da (B) está em considerar que o texto foi escrito para crianças só porque, em algum momento, há uma conversa entre elas. A (D) está incorreta porque a reflexão proposta pela autora remete a uma situação ocorrida num tempo anterior ao do enredo, mas não é possível alegar que o texto se construa sendo memorialista, nem que foi escrito para pessoas de mais idade.

Questão 9Gabarito: A

Comentário: Item de nível fácil. Esse item avalia a capacidade do aluno de inferir a res-peito das características de um texto em crô-nica a partir do estilo linguístico e tom usado pela autora. Assim, espera-se que o aluno identifique a simplicidade e a espontaneidade, de modo que o texto é semelhante a um diálo-go (gabarito A). O erro da (B) está em afirmar que o texto parte de uma notícia de jornal. Em-bora essa seja uma das características da crô-nica, no texto em questão, existe uma reflexão de fatos cotidianos. A (C) está incorreta, pois relaciona o fato narrado a uma pequena par-cela da população, o que é uma informação irrelevante e não se caracteriza como uma ca-racterística das crônicas. O erro da (D) está em atribuir ao texto o uso de linguagem figu-rada, quando, na verdade, ele é claro e direto.

Questão 10Gabarito: D

Comentário: Item de nível fácil. Esse item visa avaliar a capacidade do aluno de reco-nhecer elementos da narrativa que se des-tacam em um fragmento de romance. No trecho apresentado, fica bem evidente a preocupação do narrador em situar onde e quando a história acontece, assim, o aluno deve reconhecer facilmente que tempo e es-paço predominam no trecho em questão (ga-barito D). A (A) está incorreta, pois, embora já seja possível identificar personagens como D. Glória e Bentinho e reconhecer o narrador como sendo de primeira pessoa, não são es-ses os elementos que se destacam. O erro da (B) está em indicar que a presença do nar-rador é o item mais significativo do fragmen-to. A (C) está incorreta porque, no fragmento apresentado, os personagens estão em pla-no secundário.

MATEMÁTICA

Questão 1Gabarito: D

Comentário: Item de nível fácil. Esse item avalia a capacidade do aluno de identificar a representação gráfica que corresponde à si-tuação dada. De acordo com o enunciado, o valor do lanche pode ser de até R$ 115,00, uma vez que R$ 80,00 estão comprometidos com os ingressos. Assim, a representação deve compreender todos os valores menores que R$ 115,00, além do próprio R$ 115,00 (gabarito D). Assinalar (A) indica que o aluno considerou que o lanche pode custar qualquer valor maior ou igual a R$ 115,00. Assinalar (B) indica que o aluno considerou que o lan-che pode custar qualquer valor maior que R$ 115,00. Assinalar (C) indica que o aluno consi-derou que o lanche pode custar qualquer valor menor que R$ 115,00.

17

Questão 2Gabarito: C

Comentário: Item de nível fácil. Esse item avalia a capacidade do aluno de determinar a imagem de 0 e de –1. A imagem de 0 é –4 e a imagem de –1 é 0 (gabarito C). Assinalar (A) pode indicar que o aluno ignorou o termo –4. Assinalar (B) pode indicar que o aluno inver-teu os valores, considerando 0 = 4x2 – 4. Assi-nalar (D) pode indicar que o aluno considerou (–1)2 = –1.

Questão 3Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. Esse item avalia a capacidade do aluno de analisar o gráfico de uma função quadrática e determinar os sinais do discriminante e do coeficiente a. Como a concavidade da parábola está voltada para baixo, a < 0, e como a parábola corta o eixo x em dois pontos, ∆> 0 (gabarito D). As-sinalar (A) indica que o aluno não estabeleceu uma relação entre as raízes e o valor do discri-minante, bem como entre a concavidade e o sinal de a. Assinalar (B) indica que o aluno não compreendeu que quando ∆< 0, a parábola não intersecta o eixo x. Assinalar (C) indica que o aluno não compreendeu que quando a > 0, a parábola tem a concavidade voltada para cima.

Questão 4Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. Esse item avalia a capacidade do aluno de determinar os pontos nos quais a parábola intersecta o eixo x. Para tanto, deverá escrever x2 – 8x + 12 = 0, obtendo os valores 2 e 6, logo, os pontos são (2,0) e (6, 0) (gabarito B). Assinalar (A) pode indicar que o aluno encontrou as raízes, mas equivocou-se ao determinar os pontos. Assi-nalar (C) pode indicar que o aluno determinou o vértice da parábola. Assinalar (D) pode indi-car que o aluno determinou o ponto de inter-secção com o eixo y.

Questão 5Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. Esse item avalia a capacidade do aluno de determinar as coordenadas do vértice de uma parábola. As coordenadas podem ser obtidas por meio da

fórmula b– ,2a 4a

∆ − , logo, são (1, –4) (gaba-

rito A). Assinalar (B) pode indicar que o aluno inverteu a abscissa e a ordenada. Assinalar (C) pode indicar que o aluno inverteu os de-nominadores ao aplicar a fórmula. Assinalar (D) pode indicar que o aluno inverteu os de-nominadores ao aplicar a fórmula e inverteu a abscissa com a ordenada.

Questão 6Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. Esse item avalia a capacidade do aluno de interpretar o gráfico de uma função. De acordo com o grá-fico, no instante x = 0, a altura é 0, no instante x = 3, a altura é 9 m, e, no instante x = 6, a al-tura é 0 (gabarito A). Assinalar (B) pode indicar que o aluno considerou que o eixo y represen-ta o tempo. Assinalar (C) indica que o aluno não compreendeu que a função representada possui ponto de máximo. Assinalar (D) indica que o aluno não compreendeu que a função representada possui ponto de máximo e que o eixo y representa a altura.

Questão 7Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. Esse item avalia a capacidade do aluno de determinar a medida do raio de uma circunferência na qual está inscrito um quadrado, cujo apótema

mede 36 mm. Assim, 36 22

=r e r = 36 2 mm

(gabarito C). Assinalar (A) pode indicar que o

aluno considerou a = r 32

. Assinalar (B) pode

indicar que o aluno considerou que o apótema

18

tem a mesma medida que o raio da circunfe-

rência. Assinalar (D) pode indicar que o aluno

considerou a r=2

Questão 8Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. Esse item avalia a capacidade do aluno de aplicar as re-lações métricas na circunferência. De acordo

com o enunciado, 6.8 = 9x.12x, logo, x = 23

cm.

Portanto, BC = 2 cm (gabarito C). Assinalar (A) pode indicar que o aluno determinou ape-nas o valor de x. Assinalar (B) pode indicar que o aluno considerou 3x = 2 cm. Assinalar (D) pode indicar que o aluno determinou o va-lor de 9x.

Questão 9Gabarito: B

Comentário: Item de nível difícil. Esse item avalia a capacidade do aluno de determinar a área hachurada, que deve ser obtida calculan-do a área do círculo (16π) e subtraindo a área do quadrado (32 cm2). Porém, para determinar a área do quadrado, é preciso determinar a me-dida do lado a partir do raio da circunferência que o circunscreve, ou seja, lado = 4 2 cm. As-sim, a área procurada é 50,24 – 32 = 18,24 cm2 (gabarito B). Assinalar (A) pode indicar que o aluno determinou apenas a medida do lado do quadrado. Assinalar (C) pode indicar que o aluno determinou apenas a medida da área do quadrado. Assinalar (D) pode indicar que o aluno determinou a área do círculo.

Questão 10Gabarito: C

Comentário: Item de nível difícil. Esse item avalia a capacidade do aluno de determinar a área de uma figura composta por três se-micírculos e um triângulo. A área do triângulo

é 3 42

6,= cm2. A área do semicírculo menor é

3 14 152

3 532, ,

,⋅ ( )

= cm2. A área do semicírculo

médio é 3 14 2

26 28

2,,

⋅ ( )= cm2. A área do semi-

círculo maior é 3 14 2 5

29 81

2, ,,

⋅ ( )= cm2. Assim,

a área colorida é 25,62 cm2 (gabarito C). Assi-nalar (A) pode indicar que o aluno não consi-derou a área do triângulo. Assinalar (B) pode indicar que o aluno confundiu o comprimento da circunferência com a área do círculo. Assi-nalar (D) pode indicar que o aluno considerou a área do círculo, e não do semicírculo.