avaliaÇÃo sociologia

9
 GABARITO 1 Prova 3 – Sociologia Q Q QU U UE E ES S ST T T Õ Õ Õ E E ES S S  O O OB B B J J J E E ET T TI I IV V V  A  A  A S S S  N. o  DE ORDEM: N. o  DE INSCRIÇÃO: NOME DO CANDIDATO: I I IN N NS S ST T TR R RU U Ç Ç Õ Õ Õ E E ES S S  P P P  A  A  A R R R  A  A  A  A  A  A  R R RE E E  A  A  A L L LI I IZ Z Z  A  A  A Ç Ç Ç  Ã  Ã  Ã O O O  D D D  A  A  A  P P PR R RO O O V V V  A  A  A  1. Confira os campos N. o  DE ORDEM, N. o  DE INSCRIÇÃO e NOME, conforme o que consta na etiqueta fixada em sua carteira. 2. Confira se o número do gabarito deste caderno corresponde ao constante na etiqueta fixada em sua carteira. Se houver divergência, avise, imediatamente, o fiscal. 3. É proibido folhear o caderno de provas antes do sinal, às 9 horas . 4. Após o sinal, confira se este caderno contém 20 questões objetivas e/ou qualquer tipo de defeito. Qualquer problema, avise, imediatamente, o fiscal. 5. O tempo mínimo de permanência na sala é de 2 horas após o início da resolução da prova. 6. No tempo destinado a esta prova (4 horas), está incluído o de preenchimento da Folha de Respostas. 7. Transcreva as respostas deste caderno para a Folha de Respostas. A resposta correta será a soma dos números associados às proposições verdadeiras. Para cada questão, preencha sempre dois alvéolos: um na coluna das dezenas e um na coluna das unidades, conforme exemplo ao lado: questão 13, resposta 09 (soma das proposições 01 e 08). 8. Se desejar, transcreva as respostas deste caderno no Rascunho para Anotação das Respostas constante nesta prova e destaque-o, para retirá-lo hoje, nesta sala, no horário das 13h15min às 13h30min, mediante apresentação do documento de identificação do candidato. Após esse período, não haverá devolução. 9. Ao término da prova, levante o braço e aguarde atendimento. Entregue ao fiscal este caderno, a Folha de Respostas e o Rascunho para Anotação das Respostas.  Corte na linha pontilhada. ....................................................................................................................... R R R  A  A  A S S S C C C U U U N N N H H H O O O  P P P  A  A  A R R R  A  A  A  A  A  A N NN O O O T T T  A  A  A Ç Ç Ç  Ã  Ã  Ã O OO  D DD  A  A  A S S S  R R R E EE S SS P P O O S SS T T T  A  A  A S S S  - - -  P P P R R R O O O V V V  A  A  A  3 33  N. o  DE ORDEM:  NOME:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 UEM – Comissão Central do Vestibular Unificado

Upload: roniel-sampaio-silva

Post on 21-Jul-2015

1.248 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Prova 3 SociologiaQUESTES OBJETIIVAS QUESTES OBJET VASo N. DE ORDEM: o N. DE INSCRIO:

NOME DO CANDIDATO:

IINSTRUES PARA A REALIIZAO DA PROVA NSTRUES PARA A REAL ZAO DA PROVAo o 1. Confira os campos N. DE ORDEM, N. DE INSCRIO e NOME, conforme o que consta na etiqueta fixada em sua carteira.

2. Confira se o nmero do gabarito deste caderno corresponde ao constante na etiqueta fixada em sua carteira. Se houver divergncia, avise, imediatamente, o fiscal. 3. proibido folhear o caderno de provas antes do sinal, s 9 horas. 4. Aps o sinal, confira se este caderno contm 20 questes objetivas e/ou qualquer tipo de defeito. Qualquer problema, avise, imediatamente, o fiscal. 5. O tempo mnimo de permanncia na sala de 2 horas aps o incio da resoluo da prova. 6. No tempo destinado a esta prova (4 horas), est includo o de preenchimento da Folha de Respostas. 7. Transcreva as respostas deste caderno para a Folha de Respostas. A resposta correta ser a soma dos nmeros associados s proposies verdadeiras. Para cada questo, preencha sempre dois alvolos: um na coluna das dezenas e um na coluna das unidades, conforme exemplo ao lado: questo 13, resposta 09 (soma das proposies 01 e 08). 8. Se desejar, transcreva as respostas deste caderno no Rascunho para Anotao das Respostas constante nesta prova e destaque-o, para retir-lo hoje, nesta sala, no horrio das 13h15min s 13h30min, mediante apresentao do documento de identificao do candidato. Aps esse perodo, no haver devoluo. 9. Ao trmino da prova, levante o brao e aguarde atendimento. Entregue ao fiscal este caderno, a Folha de Respostas e o Rascunho para Anotao das Respostas.Corte na linha pontilhada.

.......................................................................................................................RASCUNHO PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS -- PROVA 3 RASCUNHO PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS PROVA 3o N. DE ORDEM:

NOME:

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

UEM Comisso Central do Vestibular Unificado

GABARITO 1

SOCIOLOGIAQuesto 01Trabalho uma categoria fundamental do pensamento sociolgico. Considerando esse conceito, assinale o que for correto. 01) pelo trabalho que o homem constri o mundo e, nesse processo, constri a si mesmo. 02) A intensificao do processo de diviso social do trabalho promove uma especializao crescente das tarefas. 04) Na sociedade capitalista, o trabalho deixa de ser fonte de riquezas, portanto no capaz de incorporar valor aos meios de produo. 08) Por se referir ao humana, a fora de trabalho no pode ser considerada uma mercadoria. 16) O trabalho tem como meta produzir os bens e servios necessrios manuteno da vida e atender s necessidades criadas pelos homens.

Questo

03

Considerando o tema desigualdade social no Brasil, assinale o que for correto. 01) A pobreza est em grande parte relacionada crena na fartura do nosso solo e na oferta abundante de frutos, plantas e alimentos. Essa crena leva diversas pessoas a acreditarem que, no nosso pas, no h necessidade de trabalhar. 02) medida que a sociedade brasileira se industrializou e se urbanizou, foi se constituindo, nas cidades, uma grande massa de desempregados e de pessoas excludas dos trabalhos legais e formais do sistema produtivo. 04) Pesquisas realizadas por organismos nacionais e internacionais apontam que os negros e os pardos brasileiros recebem salrios menores e tm acesso restrito s melhores condies de habitao, sade e educao formal. 08) Os avanos tecnolgicos de nossa sociedade tendem a difundir os benefcios sociais a todas as classes sociais. Nesse sentido, a pobreza considerada hoje uma situao social em vias de extino. 16) As condies precrias de sade, habitao e educao de diversas regies do nosso pas so decorrentes da baixa produo de bens, servios e riquezas.

Questo

02

Sobre os temas cidadania e movimentos sociais no final dos anos 70, no Brasil, assinale o que for correto. 01) Homossexuais, negros, mulheres e ambientalistas so alguns dos grupos sociais que se fortaleceram com o processo de abertura poltica pelo qual passou a sociedade brasileira, nesse perodo. 02) Nesse momento, h uma retrao da participao poltica da populao brasileira nos movimentos operrio e sindical. 04) A pauta de reivindicao dos movimentos sociais contribuiu para reforma ou manuteno das polticas pblicas na rea da sade e da educao. 08) A organizao de parcela da populao em movimentos sociais indicou que essas pessoas exerceram a cidadania de forma passiva, ou seja, subordinada aos interesses de um pequeno grupo. 16) A estruturao de alguns grupos em movimentos sociais indicou que seus integrantes exerceram a democracia representativa.

Questo

04

Considerando o tema poder, poltica e Estado, assinale o que for correto. 01) O Estado moderno surgiu da desintegrao do mundo feudal e das relaes polticas dominantes at ento na Europa. 02) Ao longo dos anos, o Estado capitalista manteve a mesma forma, no sendo a sua estrutura afetada pelas mudanas sociais. 04) com o Estado liberal que se estabelece a separao entre pblico e privado e a noo de que no se deve interferir nas atividades econmicas. 08) Aps a Segunda Guerra Mundial, o bloco de pases capitalistas props uma nova forma de organizao estatal: o Estado de bem-estar social. 16) O Estado neoliberal produto das mudanas socioeconmicas ocorridas nos anos 70, e seus adeptos defendem a ideia de um Estado mnimo.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2010 Prova 3 Sociologia

2

Questo

05

Questo

07

A perspectiva sociolgica se constitui numa forma de interpretao da realidade social. Com base nessa afirmao, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) A instituio casamento pode ser classificada como um fato social, pois coletivo, coercitivo e exterior ao indivduo. 02) O suicdio um ato individual, no possuindo vinculao com o que ocorre nas sociedades. 04) Os indivduos realizam aes dotadas de racionalidade e de valores que justificam suas escolhas, como, por exemplo, aquelas feitas no campo religioso. 08) Os indivduos so capazes de construir sua histria a partir de suas condies estruturais. 16) A organizao da sociedade capitalista est pautada na riqueza produzida pela burguesia.

Questo

06

Considerando o tema desigualdades regionais e sociais, assinale o que for correto. 01) A expectativa de vida do brasileiro tem aumentado, contudo ela maior nas regies Sul e Sudeste. 02) Investimentos em saneamento bsico tm diminudo a mortalidade infantil na mesma proporo em todas as regies brasileiras. 04) As crianas que nascem no Norte e Nordeste do pas sofrem menos com o problema da desnutrio do que as que nascem no Sul e Sudeste. 08) As taxas de mortalidade infantil so as mesmas para as regies Norte e Sul do pas. 16) A desnutrio um problema mais frequente em bebs indgenas do que em bebs no ndios.

Na verdade, a sociologia, desde o seu incio, sempre foi algo mais do que uma mera tentativa de reflexo sobre a sociedade moderna. Suas explicaes sempre contiveram intenes prticas, um forte desejo de interferir no rumo desta civilizao. Se o pensamento cientfico sempre guarda uma correspondncia com a vida social, na sociologia esta influncia particularmente marcante. (MARTINS, Carlos B. O que sociologia. So Paulo: Brasiliense, 1982, p. 8). Tendo como referncia o texto acima e seus conhecimentos sobre o surgimento da sociologia, assinale o que for correto. 01) A anlise da sociedade moderna se deu a partir de um debate harmonioso e consensual entre diferentes pensadores. 02) A sociologia tem uma dimenso poltica, e seus conceitos e suas teorias contribuem para manter ou alterar as relaes de poder existentes na sociedade. 04) As duas Revolues do sculo XVIII, a Industrial e a Francesa, so marcos importantes para pensar a instalao definitiva da sociedade capitalista. 08) As consequncias da rpida industrializao e urbanizao do capitalismo (prostituio, suicdio, alcoolismo, infanticdio, criminalidade, violncia, epidemias etc.) no so objetos de reflexo sociolgica. 16) As explicaes sociolgicas devem buscar a neutralidade cientfica, evitando interferir nos rumos escolhidos por determinados grupos sociais.

Questo

08

Tendo como referncia as discusses sobre diversidade tnica no Brasil, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Os socilogos usam os termos etnia, raa e cultura como sinnimos. 02) Nos anos 30 do sculo passado, a mestiagem foi amplamente condenada por setores sociais que atribuam a ela um fator de desequilbrio em nossa formao social e cultural. 04) Uma abordagem sociolgica crtica, como a de Florestan Fernandes, afirma que os negros participaram de todas as transformaes sociais ocorridas na sociedade brasileira. 08) As populaes indgenas foram alvo dos preamentos, ou seja, os ndios eram aprisionados em massa para serem utilizados como trabalhadores escravos. 16) Para alguns analistas da cultura brasileira, a afirmao da etnicidade de alguns grupos , tambm, uma luta em defesa de sua identidade sociocultural.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2010 Prova 3 Sociologia

3

Questo

09

Questo

10

Considerando os seus conhecimentos sobre a formao do Estado e as transformaes ocorridas, principalmente no Estado brasileiro, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Os regimes democrticos contemporneos tm como um de seus principais requisitos a liberdade de organizao partidria. 02) Partidos polticos so associaes de indivduos com a finalidade de disputar eleies e, por esse meio, colocar os seus membros no poder. 04) Entre 1964 e 1984, o Estado brasileiro foi classificado como uma repblica de generais, pois, com o golpe militar, todas as eleies diretas para os cargos de governador e presidente foram suspensas. 08) O sistema bipartidrio jamais foi adotado na repblica brasileira, a qual se constituiu ora de regimes multipartidrios ora de regimes que aboliram completamente a organizao de partidos polticos. 16) Os sindicatos e os movimentos sociais de trabalhadores jamais conseguiram organizar-se na histria poltica brasileira, por meio de partidos polticos.

O casamento assim h cerca de trs mil anos. A monogamia surgiu com a famlia, para garantir a manuteno da herana nas mesmas mos. A relao fora do casamento era um crime inadmissvel, o adultrio. Mas s para as mulheres, pois o marido no podia correr o risco de ter um filho bastardo. Os homens no tinham esse problema. Sempre se sabe quem a me de uma criana. J o pai precisou esperar at a Cincia desenvolver os testes com base no DNA para ter certeza de que o filho seu. (OLIVEIRA, Malu. Homem e mulher a caminho do sculo XXI. So Paulo: tica, 1997, p. 30). Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a instituio famlia, assinale o que for correto. 01) Os laos de parentesco so estabelecidos a partir da consanguinidade ou do casamento. 02) Em determinados contextos, o crime de adultrio serviu para penalizar e expor as mulheres a severos julgamentos sociais sobre sua idoneidade moral. 04) Os modelos de famlia patriarcais no influenciaram a formao social e cultural das sociedades ocidentais. 08) A famlia uma instituio social esttica, e os exames de DNA so recursos modernos que dificilmente so utilizados para definir a paternidade. 16) Nas sociedades ocidentais, as unies monogmicas so instituies que auxiliam a perpetuao das heranas em uma mesma unidade familiar.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2010 Prova 3 Sociologia

4

Questo

11

Questo

12

Todos reconhecem que a globalizao econmica e financeira, e principalmente o progresso das tecnologias de informao e de comunicao, ao facilitar a circulao dos bens e servios culturais, favorece o contato e o intercmbio entre as culturas. Isso no representa um problema em si, j que a cultura, assim como a identidade, construda na interao. O problema que essa interao tem acontecido de maneira profundamente desigual, com um fluxo de bens e servios culturais direcionado principalmente dos pases desenvolvidos para os pases em desenvolvimento. O exemplo mais visvel desse desequilbrio a oferta de filmes no mundo, pois as grandes produtoras cinematogrficas so norteamericanas e detm algo como 90% do mercado mundial do audiovisual (filmes e programas para televiso). (DUPIN, Giselle. Para entender a Conveno. Revista Observatrio Ita Cultural, n. 8, abr./jul. 2009, p. 13). Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre o tema cultura miditica, assinale o que for correto. 01) As tecnologias de informao e comunicao favorecem os processos de aculturao, que levam destruio de culturas menos evoludas por culturas mais desenvolvidas. 02) Os pases em desenvolvimento, por no possurem grandes indstrias de tecnologia de informao e comunicao, conseguem preservar a diversidade cultural de seus povos. 04) As produtoras cinematogrficas norte-americanas dominam o mercado mundial do audiovisual porque oferecem um produto de melhor qualidade tecnolgica que as produtoras de pases em desenvolvimento, como o Brasil. 08) A oferta e a circulao de bens culturais sofre impactos decorrentes da desigualdade poltica e econmica entre os pases. 16) A cultura no deve ser vista como um patrimnio imutvel, mas como uma construo social constantemente influenciada pelas trocas simblicas e econmicas.

Considerando o debate sociolgico acerca do conceito de cultura, assinale o que for correto. 01) Quando os socilogos falam de cultura, eles se remetem a um conjunto de crenas, regras, manifestaes artsticas, tcnicas, tradies, ensinamentos e costumes produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade. 02) Nas sociedades ocidentais, uma instituio social, como a escola, no tem grande peso no processo de transmisso cultural. 04) No h sociedade sem cultura. As caractersticas culturais so possveis de serem definidas pelo estilo ou modo de vida prprio de cada sociedade. 08) Os socilogos so capazes de identificar a diversidade que caracteriza a humanidade por meio da observao dos padres culturais. 16) A cultura de uma determinada sociedade constitui uma unidade esttica, um ncleo organizado de padres de comportamento que no sofrem influncias culturais de outras sociedades.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2010 Prova 3 Sociologia

5

Questo

13

Questo

14

comum, ao analisar as consequncias das chamadas tormentas, perceber que, na maioria dos casos, a populao com menor poder aquisitivo a que mais sofre. (...) Em outras palavras, as classes menos favorecidas acabam ocupando reas de risco como margens de rio, pedreiras abandonadas, beiras de barrancos ou montanhas, entre outras, que esto mais suscetveis s catstrofes naturais. (OCTAVIANO, Carolina. As consequncias sociais das tormentas. Revista Eletrnica ComCincia, n.o 117, abril de 2010. Disponvel em: . Acesso em: 21/06/2010). Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a estrutura urbana brasileira, assinale o que for correto. 01) A preveno e a preparao para as tormentas devem ser aes previstas pelo poder pblico e pela populao dos locais de maior risco, como formas de minimizar as consequncias dos eventos naturais. 02) O crescimento desordenado das cidades favorece a construo de habitaes populares nas chamadas reas de risco, aumentando a probabilidade de tragdias decorrentes de desastres naturais. 04) Terremotos, deslizamentos e enchentes so fenmenos decorrentes do aquecimento global, portanto a ao humana pouco pode fazer diante dessas foras. 08) A configurao do espao urbano se d a partir de aspectos socioeconmicos, aumentando a vulnerabilidade de populaes de baixa renda s condies do meio ambiente. 16) O impacto de enchentes, vendavais, tsunamis e vulces sobre as populaes afetadas tende a ser exagerado pela mdia, que transforma casos intermitentes e isolados em supostas tragdias que garantem notcias sensacionalistas.

Gnero um conceito formulado para tentar compreender como se organizam as relaes sociais que se desenvolvem entre homens e mulheres. Ao contrrio do sexo que, em princpio, pode ser pensado como biologicamente constitudo, o gnero ser sempre uma construo social, isto , as formas como homens e mulheres comportam-se, pensam as atividades que exercem, o acesso ao conhecimento, ao poder, entre outras, estar relacionada a grupos sociais especficos, de sociedades especficas e em momentos histricos especficos. (FEITOSA, Samara. A construo social do gnero. Curitiba: SEED. Disponvel em: . Acesso em: 25/06/2010). Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre as relaes entre indivduo e sociedade, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Enquanto a biologia determina o sexo, a estrutura social e a cultura determinam a expresso dos papis masculinos e femininos. 02) A construo social do gnero faz-se evidente na maneira como os pais tratam os filhos, como os professores tratam os alunos e como os meios de comunicao de massa retratam imagens ideais do corpo. 04) As roupas so artefatos culturais fundamentais na formao e expresso das identidades femininas e masculinas. 08) So expresses de anomalia social as construes culturais de papis masculinos e femininos que no correspondem s determinaes biolgicas do sexo. 16) A violncia contra homossexuais est assentada num conjunto de representaes sociais de forte carter conservador que considera as relaes afetivas entre pessoas do mesmo sexo um comportamento desviante.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2010 Prova 3 Sociologia

6

Questo

15

Questo

16

Leia abaixo um resumo das concluses apresentadas pela pesquisadora Mayla Di Martino em relao ao perfil do poltico brasileiro. Para ocupar uma cadeira no Legislativo Nacional preciso ter entrado no jogo da poltica e ter tido algum sucesso nele. preciso se tornar um profissional, ter vencido eleies ou ter assumido cargos polticos indicados, afirma a pesquisadora. Nos ltimos 15 anos, segundo ela, os chamados novatos que entraram na Cmara dos Deputados venceram, em mdia, anteriormente pelo menos duas eleies para outros cargos polticos e 80% deles tiveram algum tipo de experincia poltica prvia. (AGUIAR, Joselia. Deputado Profissional. Revista Pesquisa Fapesp, edio 169, maro de 2010. Disponvel em: . Acesso em: 21/06/2010). Tendo como referncia os resultados acima apresentados e seus conhecimentos sobre as relaes de poder no Brasil, assinale o que for correto. 01) O parlamento brasileiro composto em grande parte por polticos sem nenhuma experincia prvia na poltica. 02) Cantores, pastores, atores e apresentadores de TV tm maior chance de eleio, ao concorrem para uma vaga na Cmara dos Deputados, do que os chamados polticos profissionais. 04) A presena de legisladores sem tradio poltica na Cmara dos Deputados no o padro dos processos mais regulares da poltica brasileira. 08) Para ter sucesso no mundo da poltica, necessrio acumular experincia em cargos diversificados e estabelecer relaes com as polticas locais. 16) Os processos polticos brasileiros restringem completamente as eleies de novatos para cargos polticos de alto escalo, como a Cmara dos Deputados.

Assinale o que for correto sobre as condies da gnese do capitalismo moderno. 01) A contabilidade racional dos capitais norma para as transaes financeiras. 02) Os meios materiais de produo so apropriados como propriedade livre por empresas industriais ou comerciais. 04) Somente determinados estamentos participam do mercado como consumidores. 08) Tcnicas racionais, calculveis e mecanizadas so aplicadas tanto na produo quanto no transporte de bens. 16) A cobertura das necessidades econmicas orientada, visando oportunidades de mercado e rentabilidade.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2010 Prova 3 Sociologia

7

Questo

17

Questo

18

De quatro em quatro anos, durante a realizao da Copa do Mundo de Futebol, o Brasil praticamente pra diante da televiso, quando so batidos recordes de audincia. Alm de gerar grande audincia televisiva, a Copa do Mundo gera um sentido daquilo que Durkheim chamou de efervescncia coletiva isto , ela nos faz sentir parte integrante de algo maior do que ns mesmos: a Seleo Brasileira, a Confederao Brasileira de Futebol, a prpria sociedade brasileira. Por alguns dias, torcedores entusiastas transcendem suas preocupaes cotidianas e experimentam grande prazer ao compartilhar os sentimentos e os valores de uma coletividade mais ampla. Em seu fervor, acabam banindo sentimentos acerca de sua prpria finitude e tm um pequeno vislumbre da eternidade medida que imergem em instituies que sobrevivero a eles e em feitos atlticos que sero lembrados por geraes futuras. (BRYM, Robert J. et al. Sociologia: sua bssula para um novo mundo. So Paulo: Cengage Learning, 2009, p. 395). Considerando o texto e seus conhecimentos sobre o tema identidades culturais, assinale o que for correto. 01) No Brasil, o futebol assume o carter de uma experincia coletiva, expressando um estado de conscincia diferente do individual. 02) O futebol pode ser interpretado sociologicamente como um fato social, portanto, organizado por meio de representaes simblicas. 04) O futebol desperta socialmente um tipo de experincia que pode ser comparada com a experincia religiosa. O jogo, portanto, pode ser considerado uma espcie de evento sagrado. 08) Somente os torcedores compartilham de sentimentos e valores de coletividade numa partida de futebol, portanto o futebol um fenmeno prprio das comunidades e no das sociedades. 16) O futebol desperta as massas para uma adeso incondicional e um consumo compulsivo dos produtos anunciados pela publicidade feita por grandes marcas que financiam os jogos da Copa do Mundo.

Sobre o tema instituies escolares, assinale o que for correto. 01) H sociedades que so desescolarizadas. Nelas, a herana cultural e os saberes necessrios para a sobrevivncia e a convivncia so transmitidos por meio da educao informal. 02) Nas sociedades ocidentais modernas, a escola possui, entre outras funes, a de organizar, disciplinar e controlar os indivduos. 04) As instituies escolares oferecem um modelo de educao que fundamental para o processo de socializao dos indivduos e de manuteno dos grupos. 08) No Brasil, a educao pblica e gratuita um direito assegurado pela Constituio de 1988, sendo, portanto, uma obrigao do Estado oferecer escolas e um dever dos pais ou dos responsveis matricular e manter seus filhos na escola. 16) O processo de educao informal exige que os indivduos permaneam em perodo integral nas instituies escolares.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2010 Prova 3 Sociologia

8

Questo

19

Questo

20

J foi o tempo em que se admitia existirem sistemas culturais lgicos e sistemas culturais pr-lgicos. LevyBruhl, em seu livro A mentalidade primitiva, admitia mesmo que a humanidade podia ser dividida entre aqueles que possuam um pensamento lgico e os que estavam numa fase pr-lgica. Tal afirmao no encontrou, por parte dos pesquisadores de campo, qualquer confirmao emprica. Todo sistema cultural tem a sua prpria lgica e no passa de um ato primrio de etnocentrismo tentar transferir a lgica de um sistema para outro. Infelizmente, a tendncia mais comum de considerar lgico apenas o prprio sistema e atribuir aos demais um alto grau de irracionalismo. (LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropolgico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003, p. 87). Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre o conceito de cultura, assinale o que for correto. 01) Estudos cientficos recentes comprovam que grupos sociais primitivos desenvolveram processos cognitivos inferiores aos processos lgicos empregados em sociedades complexas. 02) So denominadas de sistemas culturais pr-lgicos as organizaes sociais que se estruturam em torno de valores afetivos e emocionais, como as famlias e as relaes de amizade. 04) Etnocentrismo a tendncia de julgar outras culturas exclusivamente com base nos padres de uma cultura de referncia. 08) Os sistemas culturais primitivos podem evoluir socialmente quando comeam a operar por princpios lgicos e racionais de organizao social. 16) As culturas organizam-se a partir de princpios que no devem ser considerados inferiores ou superiores na complexidade de sua organizao, mas diferentes nas maneiras de serem estruturados.

O operrio pode ser simplesmente aquele que produz qualquer obra, um indivduo que trabalha sob as ordens de outros e, mediante um salrio, exerce um trabalho, que pode ser manual ou mecnico. Se esse conceito for ainda mais esmiuado, pode-se encontrar um indivduo empreendedor, que se dedica realizao de idias, projetos, promove campanhas, participa de misses e contribui para o bem-estar social. H cerca de vinte anos, esta poderia ser uma concepo visionria, presente nos dicionrios, do trabalhador das indstrias, mas, hoje, um novo profissional se destaca, mostrando a nova face do operariado. (ABREU, Cathia. Novos Operrios. Revista de Sociologia, Ano I, nmero 08, p. 58). Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre as transformaes recentes no mundo do trabalho, assinale o que for correto. 01) A partir do momento em que o operrio passou a executar seus servios seguindo as ordens de algum, ele perdeu a capacidade de planejar suas aes. 02) De acordo com o texto, as transformaes recentes no mundo do trabalho passaram a exigir um indivduo que elabore e execute projetos. 04) Frederick Taylor foi o engenheiro que pensou em medidas para a organizao dos trabalhadores, possibilitando-lhes liberdade em seu cotidiano, dentro das fbricas. 08) A introduo de esteiras rolantes no processo de produo facilitou a comunicao entre os trabalhadores. Eles passaram, ento, a participar dos processos produtivos. 16) As transformaes no mundo do trabalho, nesses ltimos vinte anos, exigiram maior qualificao e formao profissional para os operrios.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2010 Prova 3 Sociologia

9