avaliação e autoria

9
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO UM PRINCÍPIO NO DESENVOLVIMENTO DA AUTORIA

Upload: marciliaoliveira

Post on 05-Aug-2015

51 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Avaliação e autoria

A AVALIAÇÃO DA

APRENDIZAGEM COMO UM

PRINCÍPIO

NO DESENVOLVIMENTO DA

AUTORIA

Page 2: Avaliação e autoria

No decorrer dos anos, aprendemos que a No decorrer dos anos, aprendemos que a avaliação é a base para a reestruturação de avaliação é a base para a reestruturação de modelos tanto de educação como em todos os modelos tanto de educação como em todos os outros aspectos da vida, sejam eles sobre família, outros aspectos da vida, sejam eles sobre família, trabalho ou até mesmo lazer. E que sem essa trabalho ou até mesmo lazer. E que sem essa avaliação prévia estamos fadados ao comodismo avaliação prévia estamos fadados ao comodismo e atitudes que em nada favorece o e atitudes que em nada favorece o estabelecimento de novos paradigmas.estabelecimento de novos paradigmas.

Page 3: Avaliação e autoria

Um dos grandes desafios para a avaliação na Um dos grandes desafios para a avaliação na educação é criar mecanismo que não se pautem educação é criar mecanismo que não se pautem apenas em reproduções conceituais e sim no apenas em reproduções conceituais e sim no crescimento do aluno e que favoreçam o crescimento do aluno e que favoreçam o desenvolvimento de sua cidadania e autonomia.desenvolvimento de sua cidadania e autonomia.

Page 4: Avaliação e autoria

É importante saber diferenciar formas de É importante saber diferenciar formas de avaliação de instrumentos avaliativos, sendo avaliação de instrumentos avaliativos, sendo assim é de suma importância o papel do assim é de suma importância o papel do educador no sistema avaliativo, devido a educador no sistema avaliativo, devido a complexibilidade que há na formação de valores complexibilidade que há na formação de valores a partir dessas avaliações e o perigo da mesma a partir dessas avaliações e o perigo da mesma não propiciarem a social.não propiciarem a social.

Page 5: Avaliação e autoria

O professor e suas concepções sobre educação O professor e suas concepções sobre educação fazem toda a diferença na relação entre formas fazem toda a diferença na relação entre formas avaliativas e instrumentos de avaliação, pois a avaliativas e instrumentos de avaliação, pois a forma como ele concebe a educação é que vai forma como ele concebe a educação é que vai levá-lo a lançar mão desses instrumentos para levá-lo a lançar mão desses instrumentos para qualificar ou quantificar.qualificar ou quantificar.

Page 6: Avaliação e autoria

As concepções sobre homem, sociedade, As concepções sobre homem, sociedade, educação e sujeito devem contribuir para o educação e sujeito devem contribuir para o crescimento qualitativo e que está em constante crescimento qualitativo e que está em constante movimento. É fato que o perfil do aluno mudou e, movimento. É fato que o perfil do aluno mudou e, portanto entende-se que a sociedade também portanto entende-se que a sociedade também mudou gerando um novo perfil de professor mudou gerando um novo perfil de professor exigido pela sociedade.exigido pela sociedade.

Page 7: Avaliação e autoria

Com as novas exigências do educando que nasceu já Com as novas exigências do educando que nasceu já envolvido com as tecnologias, o professor também envolvido com as tecnologias, o professor também precisou se aprimorar e voltar seu olhar as precisou se aprimorar e voltar seu olhar as necessidades e perfil desses alunos. Paulo Gileno necessidades e perfil desses alunos. Paulo Gileno Cysneiros,(1999)diz que: “Descoberta de usos Cysneiros,(1999)diz que: “Descoberta de usos pedagógicos da tecnologia já experimentados por pedagógicos da tecnologia já experimentados por outros, que exige comunicação, troca, estudo, outros, que exige comunicação, troca, estudo, exploração. Criação no sentido de adaptação, de exploração. Criação no sentido de adaptação, de extensão, de invenção. Em ambos os casos, fracassos extensão, de invenção. Em ambos os casos, fracassos e sucessos são faces da mesma moeda, como e sucessos são faces da mesma moeda, como demonstra a história da produção humanidade demonstra a história da produção humanidade conhecimento e especificamente as histórias de conhecimento e especificamente as histórias de sucessos em Informática Na Educação”. Mas para sucessos em Informática Na Educação”. Mas para isso, faz-se necessário a apropriação de novos isso, faz-se necessário a apropriação de novos conceitos e entender a necessidade de maior conceitos e entender a necessidade de maior aproximação entre aluno e professor durante esse aproximação entre aluno e professor durante esse processo de fazer constante. processo de fazer constante. 

Page 8: Avaliação e autoria

A autoria, o compartilhamento de informações e a A autoria, o compartilhamento de informações e a interatividade são marca constante dessa nova interatividade são marca constante dessa nova modalidade de ensino que prioriza o saber em modalidade de ensino que prioriza o saber em construção recriando um novo conceito em construção recriando um novo conceito em educação no qual o aluno se torna aquele que vai educação no qual o aluno se torna aquele que vai interagir e reformular através da contribuição interagir e reformular através da contribuição coletiva seu conhecimento, podendo assim coletiva seu conhecimento, podendo assim avaliar e estar em constante mudança de avaliar e estar em constante mudança de comportamento referente a determinado assunto. comportamento referente a determinado assunto.   

Page 9: Avaliação e autoria

ReflexãoReflexão

Com base nessas leituras podemos dizer que a Com base nessas leituras podemos dizer que a avaliação é fator primordial nos processos de avaliação é fator primordial nos processos de construção e de concepções de homem, construção e de concepções de homem, tornando-o resultado do mesmo e que o tornando-o resultado do mesmo e que o exercício de avaliação deve ser contíno, exercício de avaliação deve ser contíno, contribuindo assim, para sua formação e contribuindo assim, para sua formação e exercício de sua cidadania.exercício de sua cidadania.