avaliação da aprendizagem

6
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Mediador pedagógico: Suely Carneiro Mascarenhas Cursista: Luciana Oliveira Lemes A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO UM PRÍNCIPIO NO DESENVOLVIMENTO DA AUTORIA

Upload: lemeslu

Post on 08-Feb-2017

225 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Avaliação da aprendizagem

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDESECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAISDIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Mediador pedagógico: Suely Carneiro MascarenhasCursista: Luciana Oliveira Lemes

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO UM PRÍNCIPIO NO DESENVOLVIMENTO DA AUTORIA

Page 2: Avaliação da aprendizagem

O QUE É AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM?

É algo que auxilia na criação de textos de autoria, promovendo uma aprendizagem autônoma e significativa, produzindo conhecimento. Conhecimento é ter poder de fazer, de ir atrás daquilo que desejamos. Luckesi (2011) explica que “o conhecimento da realidade corresponde a um mapa sobre ela”. Ou seja, a realidade é muito maior do que sua representação. Assim, é importante buscar o conhecimento. E para isso, o professor deve realizar a avaliação, conhecendo melhor os seus educandos e poder refletir sobre sua ação, o seu modo de agir dentro da sala de aula e, se for necessário, modificar sua prática. Portanto, a avaliação tem como finalidade conhecer para saber como agir. E o professor realiza assim o seu papel: mediador, isto é, alguém que está junto com seus alunos, procurando alcançar seu maior objetivo: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA SEUS EDUCANDOS.

Page 3: Avaliação da aprendizagem

A avaliação é feita no dia-a-dia, no decorrer do andamento das aulas, observando atentamente as habilidades de cada aluno e verificando seus avanços. Desta forma, a avaliação não é só aplicação de provas para obter uma nota. Assim, a cultura da avaliação deve ser mudada, transformada. Não deve ser algo para punir, classificar, selecionar, mostrar autoridade. O aluno não pode ter medo da avaliação. Isto não é o seu objetivo. A avaliação deve ser bem elaborada, planejada, contemplando os conteúdos trabalhados, mas de uma forma que o aluno entenda e consiga resolver as atividades.

Page 4: Avaliação da aprendizagem

Entretanto, quando o educador se dedica, intervindo quando considerar preciso, realizando a mediação, o aluno aprende com qualidade. E isto mostra que ao ato de avaliar é algo simples, mas que deve ser bem executado para atingirmos os resultados desejados. Além disso, não se pode esquecer que o conhecimento prévio dos alunos é de grande valia, mas o professor é peça fundamental, insubstituível. O aluno pode ajudar em seu processo de construção do conhecimento, mas não aprende sozinho. Ele aprende na interação com seus colegas e com o professor.

Page 5: Avaliação da aprendizagem

O aluno deve se sentir bem, realizando a avaliação. E isso só será possível se o educador desenvolvê-la de forma construtiva, que realmente busque a qualidade, a eficiência, a melhoria. Portanto, o processo de avaliar não é algo complexo, que não se consiga realizar. Mas é algo que requer tempo de preparo, analisando todos os elementos que o compõem.

Page 6: Avaliação da aprendizagem

REFERÊNCIAS

- LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação de Aprendizagem Componente do Ato Pedagógico. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2011