auxiliar de almoxarifado_jeferson contildes

3
JEFERSON REDAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO: AUXILIAR DE ALMOXARIFADO 1.INTRODUÇÃO Almoxarifado é um importante setor das empresas, sejam públicas ou privadas, e consiste no lugar destinado à armazenagem em condições adequadas de produtos para uso interno, e é matéria de estudo em administração. Esta palavra “Almoxarifado” está relacionada com a área da logística, porque remete para um armazém onde são guardados diversos tipos de materiais, como materiais e equipamentos de construção, por exemplo. Quanto à etimologia desta palavra, ela tem origem no árabe al-muxarif, que indicava uma tesoureiro ou inspetor. 2.DESENVOLVIMENTO O setor de almoxarifado exige o controle do estoque (quantidade, reposição, armazenagem, validade, controle do uso, etc.), mercadorias e produtos (de limpeza, de escritório, serviços, etc.), aquisição (levantamento de preços, pesquisa de fornecedores, registro das compras feitas e a fazer, arquivamento de notas) e outras tarefas afeitas ao almoxarife ou estoquista. Estas funções necessitam observar critérios de racionalização, acondicionamento, localização, acurácia, padronização, indicadores e documentação.

Upload: rafael-grupillo

Post on 05-Feb-2016

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Auxiliar de Almoxarifado_Jeferson Contildes

JEFERSON

REDAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CURSO: AUXILIAR DE ALMOXARIFADO

1. INTRODUÇÃO

Almoxarifado é um importante setor das empresas, sejam públicas ou privadas, e consiste no lugar destinado à armazenagem em condições adequadas de produtos para uso interno, e é matéria de estudo em administração.

Esta palavra “Almoxarifado” está relacionada com a área da logística, porque remete para um armazém onde são guardados diversos tipos de materiais, como materiais e equipamentos de construção, por exemplo.

Quanto à etimologia desta palavra, ela tem origem no árabe al-muxarif, que indicava uma tesoureiro ou inspetor.

2. DESENVOLVIMENTO

O setor de almoxarifado exige o controle do estoque (quantidade, reposição, armazenagem, validade, controle do uso, etc.), mercadorias e produtos (de limpeza, de escritório, serviços, etc.), aquisição (levantamento de preços, pesquisa de fornecedores, registro das compras feitas e a fazer, arquivamento de notas) e outras tarefas afeitas ao almoxarife ou estoquista. Estas funções necessitam observar critérios de racionalização, acondicionamento, localização, acurácia, padronização, indicadores e documentação.

Na racionalização do almoxarifado deve-se ter em conta o cálculo das quantidades de produtos que se deve possuir em estoque.

Atualmente, existem cursos de almoxarifado, onde os alunos aprendem as melhores técnicas de organização e gestão dos materiais. Um profissional desta área pode ser um auxiliar de almoxarifado ou chefe de almoxarifado e deve supervisionar o estoque, ou seja, a recepção e saída de materiais.

Em relação às funções do almoxarifado, destacam-se: Assegurar que o material adequado esteja, na quantidade

devida, no local certo, quando necessário; Impedir que houvesse divergências de inventário e perdas de

qualquer natureza;

Page 2: Auxiliar de Almoxarifado_Jeferson Contildes

Preservar a qualidade e as quantidades exatas; Possuir instalações adequadas e recursos de movimentação e

distribuição suficientes a um atendimento rápido e eficiente.

A eficiência de um setor de almoxarifado depende da redução das distâncias internas percorridas pela carga e do consequente aumento do número das viagens de ida e volta do aumento do tamanho médio das unidades armazenadas e da melhor utilização de sua capacidade volumétrica.

3. CONCLUSÃO

Enfim, esta é uma área de grande importância no contexto empresarial, porque um fraco armazenamento pode afetar gravemente a distribuição de uma empresa, e por isso é essencial conseguir fazer uma boa gestão dos itens armazenados.