autumn leaves analise 2

2
www.terradamusica.com.br Vamos fazer agora uma análise minuciosa do tema da música "Autumn Leaves" e, a parr de algumas considerações, vamos manipular suas notas até inventar, reescrever, compor novas melodias. Lembrando que quando falamos em composição melódica, estamos nos referindo tanto à composição de um tema quanto à de um improviso. Fique perto de seu instrumento, para ler os exemplos musicais e entender melhor o que está acontecendo. O exemplo a seguir mostra um trecho da melodia da música Autumn Leaves. Vamos começar a analise desse tema separando dois grupos de notas: um primeiro grupo, composto pelas notas de menor duração (a); um segundo grupo composto pelas notas de maior duração (b). As notas de longa duração (grupo b) são mais importantes que as outras; isto é devido, basicamente a dois fatores: primeiramente porque duram mais tempo; sucessivamente, podemos notar que as notas de curta duração represen- tam uma preparação para as notas longas. Cada grupo (a)+(b) constui uma semi-frase, um arco melódico. Então, começamos nossa primeira variação melódica trocando as notas de curta duração por outras. Veja o próximo Exemplo. Observe como as notas de curta duração constuem notas de aproximação diatônico-cromácas à nota "alvo" de longa duração. Vejamos, a seguir, mais um exemplo de variação das notas do grupo (a)

Upload: turi-collura

Post on 17-Jan-2016

100 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Autumn Leaves Analise 2

TRANSCRIPT

Page 1: Autumn Leaves Analise 2

www.terradamusica.com.br

Vamos fazer agora uma análise minuciosa do tema da música "Autumn Leaves" e, a partir de algumas considerações, vamos manipular suas notas até inventar, reescrever, compor novas melodias. Lembrando que quando falamos em composição melódica, estamos nos referindo tanto à composição de um tema quanto à de um improviso. Fique perto de seu instrumento, para ler os exemplos musicais e entender melhor o que está acontecendo.

O exemplo a seguir mostra um trecho da melodia da música Autumn Leaves. Vamos começar a analise desse tema separando dois grupos de notas: um primeiro grupo, composto pelas notas de menor duração (a); um segundo grupo composto pelas notas de maior duração (b).

As notas de longa duração (grupo b) são mais importantes que as outras; isto é devido, basicamente a dois fatores: primeiramente porque duram mais tempo; sucessivamente, podemos notar que as notas de curta duração represen-tam uma preparação para as notas longas. Cada grupo (a)+(b) constitui uma semi-frase, um arco melódico.

Então, começamos nossa primeira variação melódica trocando as notas de curta duração por outras. Veja o próximo Exemplo.

Observe como as notas de curta duração constituem notas de aproximação diatônico-cromáticas à nota "alvo" de longa duração. Vejamos, a seguir, mais um exemplo de variação das notas do grupo (a)

Page 2: Autumn Leaves Analise 2

www.terradamusica.com.br

Junto às notas do grupo (a), podemos pensar em alterar, também, as notas do grupo (b). O próximo exemplo mostra uma alteração de oitava para as notas de longa duração.

No próximo exemplo, cada nota de longa duração é alteradas mediante a inserção de outra nota:

As notas que, no exemplo anterior, foram alterar as notas do grupo (b) – as de longa duração- foram escolhidas com um critério muito preciso: usei as NOTAS GUIAS (3 e 7).

Uma IDEIA para uma nova composição: constatado que o compositor da música utilizou o 3° grau como nota de re-ferência para sua melodia, que tal nós pensarmos em usar o 7° grau como fundamento de uma nova linha melódica?Aí vai um exemplo disso.

Já se trata de uma nova melodia, não é mais Autumn Leaves, já precisamos de um novo nome. Que tal, então, chamá-la de… Atum Livre?