autocad básico - aula 03

3
Desenhando no computador com uma prancheta chamada AutoCAD® Por: Guy François Lapouble Corrêa - [email protected] Aula Aula Aula Aula 3 Sistema de coordenadas polar Este sistema de desenho é utilizado toda vez que for necessário informar o deslocamento do segmento e o ângulo que é compreendido entre o segmento e o eixo x. -Pupilo: Como assim Guru? - Guru: Observe o seguinte exemplo: Como pode observar as duas pessoas estão separadas por uma distância específica, que neste caso é 120m, aplicando o conteúdo da explicação anterior, podemos observar como existem duas informações, se tomamos como partida a pessoa azul, podemos dizer que a distancia de A até B de cor vermelha é de 120m com um ângulo de inclinação de 26º, agora, se o ponto de partida é a pessoa vermelha dizemos que a distância de B ate A (de cor azul) é de 120m com um ângulo de inclinação de 206º ou de -154º em relação ao eixo X. - Pupilo: Guru! Conta uma coisa, onde aplicamos este sistema? - Guru: este sistema é muito aplicado no desenho de topografia, pois nele devemos lançar a distancia da linha e o ângulo que ela conforma, é utilizado também no desenho de arquitetura, na mecânica é muito usado também. Para entender o sistema, usaremos a mesma proposta utilizada na aula anterior onde através de um exemplo explicamos detalhadamente o uso, para isso observe o desenho: Como pode observar, neste caso as cotas são por ângulo e distância. Para solucionar este problema, determinamos uma letra para cada um dos vértices e desenhamos em cada vértice que contenha uma linha inclinada uma linha auxiliar paralelo o eixo X, pois é a partir deste eixo que contamos o ângulo de inclinação do segmento a ser desenhado. Como pode observar o começo deste desenho não é diferente dos outros, os cuidados a serem tomados são os mesmos, verifique se o Ortho está ligado, acione o comando line e clique na tela para começar. Para desenhar o segmento PiA, lembre-se que basta orientar o cursor para a direita escrever o tamanho do segmento e pressionar a tecla <enter>. Bem chegamos ao segmento AB, logicamente paramos no ponto A, para desenhar uma linha usando o sistema de coordenadas polar, utilizamos a seguinte forma, @distância do segmento<ângulo a ser utilizado<enter>. O sinal de arroba, “@”, é para informar que a distância será contada a partir do último ponto, o próximo é o valor do segmento a ser desenhado, o sinal de menor “<”, na realidade é para especificar que o próximo valor a ser digitado é um ângulo, escreva o ângulo<enter>

Upload: guylapouble

Post on 13-Jun-2015

801 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Projeto piloto de um curso a distância para autocad, procura-se patrocinadores... Guy Lapouble

TRANSCRIPT

Page 1: AutoCAD Básico - Aula 03

Desenhando no computador com uma prancheta chamada AutoCAD®

Por: Guy François Lapouble Corrêa - [email protected] Au

la

Au

la

Au

la

Au

la

33

Sistema de coordenadas polar

Este sistema de desenho é utilizado toda vez que for necessário informar o deslocamento do segmento e o ângulo que é compreendido entre o segmento e o eixo x.

-Pupilo: Como assim Guru?

- Guru: Observe o seguinte exemplo:

Como pode observar as duas pessoas estão separadas por uma distância específica, que neste caso é 120m, aplicando o conteúdo da explicação anterior, podemos observar como existem duas informações, se tomamos como partida a pessoa azul, podemos dizer que a distancia de A até B de cor

vermelha é de 120m com um ângulo de inclinação de 26º, agora, se o ponto de partida é a pessoa vermelha dizemos que a distância de B ate A (de cor azul) é de 120m com um ângulo de inclinação de 206º ou de -154º em relação ao eixo X.

- Pupilo: Guru! Conta uma coisa, onde aplicamos este sistema?

- Guru: este sistema é muito aplicado no desenho de topografia, pois nele devemos lançar a distancia da linha e o ângulo que ela conforma, é utilizado também no desenho de arquitetura, na mecânica é muito usado também.

Para entender o sistema, usaremos a mesma proposta utilizada na aula anterior onde através de um exemplo explicamos detalhadamente o uso, para isso observe o desenho:

Como pode observar, neste caso as cotas são por ângulo e distância. Para solucionar este problema, determinamos uma letra para cada um dos vértices e desenhamos em cada vértice que contenha uma linha

inclinada uma linha auxiliar paralelo o eixo X, pois é a partir deste eixo que contamos o ângulo de inclinação do segmento a ser desenhado.

Como pode observar o começo deste desenho não é diferente dos outros, os cuidados a serem tomados são os mesmos, verifique se o Ortho está ligado, acione o comando line e clique na tela para começar.

Para desenhar o segmento PiA, lembre-se que basta orientar o cursor para a direita escrever o tamanho do segmento e pressionar a tecla <enter>. Bem chegamos ao segmento AB, logicamente paramos no ponto A, para desenhar uma linha usando o sistema de coordenadas polar, utilizamos a s e g u i n t e f o r m a , @ d i s t â n c i a d o segmento<ângulo a ser utilizado<enter>. O sinal de arroba, “@”, é para informar que a distância será contada a partir do último ponto, o próximo é o valor do segmento a ser desenhado, o sinal de menor “<”, na realidade é para especificar que o próximo valor a ser digitado é um ângulo, escreva o ângulo<enter>

Page 2: AutoCAD Básico - Aula 03

Desenhando no computador com uma prancheta chamada AutoCAD®

Por: Guy François Lapouble Corrêa - [email protected] Au

la

Au

la

33

- Pupilo: Guru como que eu faço para determinar o ângulo a ser utilizado?

- Guru: É Muito simples, saca só: imagine a linha a ser desenhada está deitada e apontando para direita, e quando especificamos a coordenada polar, é como se ela gira-se utilizando como vértice de giro o ponto A, dependendo o sinal a ser especificado, este giro poderá ser positivo se for anti-horário, ou negativo se for horário. Observe o desenho:

Continuando a nossa explicação, desenhamos assim o segmento AB e chegamos até o ponto B, como pode observar o segmento BC é uma reta vertical orientada para cima, então, oriente o cursor, e mais uma vez sem clicar na tela (por favor, não invente!) escreva o valor do segmento e pressione a tecla <enter>.

Chegamos ao ponto C, para desenhar o segmento CD, será necessário utilizar o sistema de coordenadas polar, esta coordenada será: @80<150<enter>.

Após ter digitado este valor, chegamos até o ponto D, para completar os segmentos DE e EPi, é só orientar o cursor e pronto! Acamabamos de desenhar nossa primeira peça usando o sistema de coordenadas polar.

Outra forma de expressar uma coordenada polar é escrevendo primeiramente o ângulo de inclinação do segmento e depois orientamos o cursor e digitamos o valor da distância<enter>.

Para fixar esta aula desenharemos mais um outro exemplo, após a este passaremos aos exercícios de fixação.

Como podemos observar, primeiro determinaremos o ponto inicial e pontos de referência, sendo assim o nosso desenho estará da seguinte forma:

Criamos a seguite tabela para explicar qual será o procedimento para cada ponto.

Solução:

Ponto Procedimento

PI Selecione o comandoline, verifique se o ortho está ligado, e clique natela para começar o desenho.

Pi até A ­15¿

Notas: Ao Observar nas explicações as setas, ¬ ­ ̄ ®, entenda-se como o processo de orientar o cursor para o lado da seta e sem clicar na tela, escreva o valor do segmento e na seqüência pressione a tecla <Enter>.

A até B @20<80¿

B até C ®15¿

C até D @10<-80¿

D até E ®10¿

E até F @10<80¿

F até G ®15¿

G até H @20<-80¿

H até i ¯15¿

i até Pi c¿

Page 3: AutoCAD Básico - Aula 03

Desenhando no computador com uma prancheta chamada AutoCAD®

Por: Guy François Lapouble Corrêa - [email protected] Au

la

Au

la

Exercícios- Pupilo: Fessor! se estiver muito complicado

como que eu faço?

-Guru: Manda um e-mail pedindo a solução, só que para mudar de etapa será necessário resolver mais uma seqüência de exercícios sobre o tema.

33