autarquia de proteÇÃo e defesa do consumidor do estado do rio de janeiro josÉ bonifÁcio ferreira...

10
AUTARQUIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO Presidente CARLOS EDISON DO RÊGO MONTEIRO FILHO Diretor Jurídico CRITÉRIOS DE JULGAMENTO NOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DO PROCON-RJ

Upload: carlos-valverde-fidalgo

Post on 07-Apr-2016

222 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: AUTARQUIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO Presidente CARLOS EDISON DO RÊGO MONTEIRO FILHO

AUTARQUIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR DO

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINOPresidente

CARLOS EDISON DO RÊGO MONTEIRO FILHODiretor Jurídico

CRITÉRIOS DE JULGAMENTO NOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

DO PROCON-RJ

Page 2: AUTARQUIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO Presidente CARLOS EDISON DO RÊGO MONTEIRO FILHO

AUTARQUIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – Procon-RJ

Lei nº 5738 de 07 de junho de 2010 (Com início da vigência da Lei criadora que tem início a personalidade jurídica da Autarquia)

15 de junho de 2011 – Nomeação do Presidente JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO

11 de março de 2012 – Realização do Concurso 2010 – Criação legal da Autarquia / sem estrutura

2012 – 1º orçamento aprovado e liberado com a nomeação do contador e do Diretor Administrativo Financeiro. / Despesas pagas com orçamento próprio.

2011 – Aprovação do 1º orçamento / totalmente contingenciado e totalmente recolhido no final do exercício.

O Procon-RJ terá seu funcionamento disciplinado pelo Regulamento Geral, proposto pela Diretoria Executiva e aprovado pelo Conselho de Administração

Page 3: AUTARQUIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO Presidente CARLOS EDISON DO RÊGO MONTEIRO FILHO

O PROCON: 

A Autarquia Procon-RJ é por excelência destinada à proteção e defesa dos direitos e interesses dos consumidores. Cumpre-lhe basicamente as funções de acompanhamento e fiscalização das relações de consumo ocorridas entre fornecedores e consumidores.

 Entre outras atividades, o Procon-RJ funciona como instância de instrução e julgamento, no âmbito de sua competência e da legislação complementar, a partir de regular processo administrativo. O processo Administrativo no âmbito do Procon-RJ é um conjunto de atos ordenados e estabelecidos em lei com o objetivo de subsidiar uma decisão motivada que conclua pelo acolhimento (ou não) de reclamação fundamentada por consumidor. A disponibilidade de um processo administrativo garante maior transparência para os atos do Procon-RJ e aos que com ele se relacionam.

Page 4: AUTARQUIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO Presidente CARLOS EDISON DO RÊGO MONTEIRO FILHO

SINDEC (SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES DE DEFESA DO

CONSUMIDOR) 

É uma importante ferramenta à disposição dos Procons para diversas finalidades relacionadas à gestão da política de defesa do consumidor. Uma dessas finalidades é justamente a gestão do atendimento, que é atividade importante dos Procons. Com efeito, o Sistema oferece recursos para a realização de registros, para acompanhamento das demandas e para geração de relatórios gerencias.

  O grande objetivo do SINDEC é oferecer aos Procons um instrumento seguro, do ponto de vista legal e da gestão, para elaboração dos Cadastros Estaduais e Municipais de Reclamações Fundamentadas, que, consolidados, formam o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas. Os órgãos Públicos de defesa do consumidor encontravam dificuldades para cumprir o comando do art. 44 do CDC por não contarem com um procedimento administrativo harmônico e com um recurso tecnológico que facilitasse a gestão dessa tarefa. Com a sistematização promovida pelo SINDEC das tarefas e dos procedimentos associados ao tratamento das Reclamações, os Procons Estaduais passaram a publicar simultaneamente os seus Cadastros e o DPDC passou também a publicar o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas.

Page 5: AUTARQUIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO Presidente CARLOS EDISON DO RÊGO MONTEIRO FILHO

TIPOS DE ATENDIMENTO DO SINDEC

1. EXTRA PROCON: É registrado em casos que não há relação de consumo. Há infração do direito do cidadão, contudo a tentativa de resolução da mesma não é de competência do PROCON; devendo o consumidor ser encaminhado ao órgão competente.

2. SIMPLES CONSULTA: Esclarece dúvidas e orienta o consumidor a respeito de alguma questão sobre a relação de consumo hipotética ou com comprovada existência.

3. ATENDIMENTO PRELIMINAR: O PROCON realiza a intermediação entre o consumidor e fornecedores para a solução do caso apresentado, através do atendimento nos Postos e também por contato telefônico – Tel. 151.

4. CIP: CARTA DE INFORMAÇÕES PRELIMINARES- É a intermediação feita pelo Procon através de uma correspondência enviada ao fornecedor para a solução do conflito, o que permite a solução mais rápida do mesmo.

A partir da resposta dada pelo fornecedor, quando do retorno do consumidor na data especificada, temos:

 

Page 6: AUTARQUIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO Presidente CARLOS EDISON DO RÊGO MONTEIRO FILHO

4.1. acordo - quando o fornecedor apresenta uma proposta de acordo e essa proposta é aceira pelo consumidor; Nesse caso a carta será arquivada e o fornecedor não figurará no cadastro de reclamação fundamentada. 

4.2. consulta concluída - Baixa por encaminhamento ao judiciário. O consumidor não concorda com os argumentos que a empresa apresenta na resposta. Dessa forma, com a orientação do técnico; o consumidor tem o direito de optar em dar prosseguimento ao procedimento, abrindo um processo administrativo com marcação de audiência de conciliação ou; solicitar a baixa e o arquivamento do documento e ser encaminhado ao Poder Judiciário. 

4.3. abertura de reclamação - quando o consumidor retorna no prazo estipulado e o fornecedor não apresentou proposta de acordo, quando apresentou proposta insatisfatória ou quando não respondeu a CIP.  5. Abertura Direta de Reclamação: procedimento pelo qual o processo administrativo é instaurado, no PROCON, para análise e apuração da conduta do Fornecedor. A abertura da reclamação é utilizada principalmente nas demandas de maior complexidade ou urgência, nas ocasiões em que os fornecedores não atendam aos procedimentos preliminares ou ainda; nos casos em que os fornecedores reiteradamente atendam aos procedimentos preliminares, porém a conduta lesiva não seja modificada.Também é utilizado este procedimento, nos casos em que o consumidor perca a data da audiência; podendo o chefe do posto, excepcionalmente, autorizar abertura direta de reclamação, independentemente do fornecedor que figura no pólo passivo.

Page 7: AUTARQUIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO Presidente CARLOS EDISON DO RÊGO MONTEIRO FILHO

Trâmite do Processo Administrativo 

Se não for feito acordo em audência o fornecedor saíra da audiência ciente da instauração de processo administrativo e notificado para apresentar defesa e relatório econômico.

Ato contínuo, o procedimento é remetido ao cartório que procederá a instauração do PA e fará a contagem dos prazo e juntada da defesa e relatório econômico.

Após a juntada da defesa e relatório econômico ou certificado o decurso de prazo o cartório remeterá o PA para o departamento jurídico de 1ª Instância para elaboração de parecer e apresentação de planilha de cálculo onde será fixado o valor da penalidade de multa, se for o caso de procedência da reclamação, e sua consequente homologação.

Então, o PA será remetido para o cartório para notificação da multa aplicada e apresentação de recurso ou recolhimento do valor arbitrado.

O cartório remeterá, após procedimentos , o PA ao jurídico de 2ª Instância para análise do recurso.

Em caso de manutenção da multa arbitrada será o PA remetido para o cartório para publicação da decisão e pagamento da multa sob pena de inscrição em dívida ativa.

Após publicação o PA é remetido para o Setor de Dívida Ativa para elaboração de nota de débito e cobrança.

Page 8: AUTARQUIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO Presidente CARLOS EDISON DO RÊGO MONTEIRO FILHO

DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

A LEI Nº 6007, DE 18 DE JULHO DE 2011: 

Art. 1º. As infrações das normas de defesa do consumidor ficam sujeitas, conforme o caso, às seguintes sanções administrativas, sem prejuízo das de natureza civil, penal e das definidas em normas específicas:

I - Multa;

II - Apreensão do produto;

III - Inutilização do produto;

IV - Cassação do registro do produto junto ao órgão competente;

V - Proibição de fabricação do produto;

VI - Suspensão de fornecimento de produtos ou serviço;

VII - Suspensão temporária de atividade;

VIII - Revogação de concessão ou permissão de uso;

IX - Cassação de licença do estabelecimento ou de atividade;

X - Interdição, total ou parcial, de estabelecimento, de obra ou de atividade;

XI - Intervenção administrativa; e

XII - Imposição de contrapropaganda.

Page 9: AUTARQUIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO Presidente CARLOS EDISON DO RÊGO MONTEIRO FILHO

RECLAMAÇÕES FUNDAMENTADAS AS 20 EMPRESAS 2011 2010

VIA VAREJO (GLOBEX) 1º 482 3ª 370

TELEMAR NORTE LESTE 2º 426 1ª 493

EMPRESA BRASILEIRA DE TELECOM S.A - EMBRATEL 3º 330 7ª 156

BCP S/A (CLARO) 4º 310 2ª 425

TIM CELULAR 5º 274 4ª 276

TELERJ CELULAR (VIVO) 6º 244 5ª 221

CEDAE 7º 219 12ª 126

LG ELETRONICS DA AMAZÔNIA LTDA 8º 188 6ª 179

WHIRLPOOL (MULTIBRAS - BRASTEMP - CONSUL - SEMER) 9º 155 11ª 137

NOVA CASAS BAHIA S.A 10º 128 14ª 107

RICARDO ELETRO DIVINÓPOLIS LTDA 11º 126 19ª 83

SOCIEDADE COMERCIAL E IMPORTADORA HERMES S.A 12º 121 61ª 14

BANCO SANTANDER 13º 121 36ª 35

BANCO IBI S/A - BANCO MULTIPLO (IBIBANK) 14º 118 13ª 116

SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA 15º 105 9ª 143

TNL PCS S.A (OI CELULAR) 16º 105 47ª 79

BANCO BRADESCO - OUVIDORIA 17º 97 29ª 43

ELECTROLUX DO BRASIL 18º 94 8ª 148

NET RIO S.A 19º 91 15ª 107

B2W (AMERICANS.COM - SHOPTIME - SUBMARINO) 20º 85 35ª 35

POSITIVO INFORMÁTICA 21ª 76 10ª 138TOTAL DE RECLAMAÇÕES DAS 21 EMPRESAS MAIS DEMANDADAS   3774   3431

OUTRAS (TOTAL) 3273 3316PERCENTUAL DAS 21 EMPRESAS PARA O TOTAL GERAL   53,55% 50,85%

TOTAL 7047 6747

Page 10: AUTARQUIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO Presidente CARLOS EDISON DO RÊGO MONTEIRO FILHO

  jan/11 jan/12 fev/11 fev/12 mar/11 mar/12 abr/11 abr/12 1º QUADR/11 1º QUADR/12 PERCENTUAL

  EXTRA PROCON 626 366 483 461 397 897 582 362 2088 2086 -0,10%

  ATEND.PRELIMINAR 1090 2450 1178 2039 1088 2737 1343 2216 4699 9442 100,94%

  SIMPLES CONSULTA 1917 2755 2021 2525 3111 3742 3595 2444 10644 11466 7,72%

  À FISCALIZAÇÃO 1 4 1 7 0 5 3 9 5 25 400,00%

  ATEND.CANCELADO 159 200 142 65 179 224 278 171 758 660 -12,93%

  CIP 4431 5042 4395 3913 4362 5062 4037 4070 17225 18087 5,00%

  ABERTURA DIRETA  DE RECLAMAÇÃO 298 797 307 637 319 710 209 558 1133 2702 138,48%

  CÁLCULO 9 15 19 12 14 11 19 0 61 38 -37,70%

                       

TOTAL DE CONSUMIDORES ATENDIDOS 8531 11629 8546 9659 9470 13388 10066 9830 36613 44506 21,56%

                       

RETORNO/CIP

 ACORDO 1020 1298 1236 1209 1290 1700 1241 1600 4787 5807 21,31%

 ENCERRADA(Ausência) 549 638 818 1040 690 833 637 1018 2694 3529 30,99%

 RECLAMAÇÕES (Marcação  audiência) 815 930 1271 898 1210 1172 1307 1271 4603 4271

-7,21%

 ENCAMINHADO Á JUSTIÇA 742 620 1011 633 964 1068 913 1030 3630 3351 -7,69%

 CANCELADA 7 4 20 5 10 19 9 10 46 38 -17,39%

TOTAL 3133 3490 4356 3785 4164 4792 4107 4929 15760 16996 7,84%

                         

AUDIÊNCIAS

 REALIZADAS C/ACORDO 477 699 503 484 487 833 655 791 2122 2807 32,28%

 NÃO REALIZADAS P/AUSENCIA 488 647 491 499 566 627 762 506 2307 2279 -1,21%

 PERMANECE O LITÍGIO 326 380 264 358 322 429 383 305 1295 1472 13,67%

PARCELAMENTO/ENCERRAMEN TO 76 141 84 93 71 102 120 101 351 437 24,50%

TOTAL 1367 1867 1342 6755 1446 1991 1920 1703 6075 6995 15,14%