aula de telhados de vidro, no momento da compra. são telhas de aço que passam pelo processo de...

60
Infinite Cursos.

Upload: nguyentruc

Post on 22-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Infinite Cursos.

Chama-se vulgarmente de telhado qualquer tipo de cobertura em uma edificação. Porém, o telhado, rigorosamente, é apenas uma categoria de cobertura, em geral caracterizado por possuir um ou mais planos inclinados em relação à linha horizontal(diferente, por exemplo, das lajes planas ou das cúpulas). A cada um destes planos inclinados, dá-se o nome de água.

A função principal do telhado é a mesma que a de qualquer outra cobertura: proteger o espaço interno do edifício das intempéries do ambiente exterior (como a neve, a chuva, o vento, entre outros), também concedendo aos usuários aí localizados privacidade e conforto (através de proteção acústica, térmica, etc.)

Porém, diferente de outros sistemas de cobertura, o telhado também promove a captação e distribuição das águas pluviais.

Os telhados existem em vários formatos, mas todos, de uma forma geral, são constituídos pela composição de planos inclinados. De todos, o mais simples é o telhado de duas águas (o qual pode ser verificado, por exemplo, nos templos gregos clássicos).

Em geral, seu principal elemento construtivo é a telha (que, por sua vez, pode ser constituída de barro, metal ou outros materiais). Normalmente a inclinação das águas de um telhado corresponde às necessidades climáticas da região no qual é construído e da cultura do lugar:

A inclinação do telhado está diretamente ligada ao tipo de cobertura empregada e a atuação do vento na região. Atentando principalmente para o melhor escoamento das águas pluviais, impedindo a transmissão de umidade para o interior do imóvel

Conhecer os tipos de telhas disponíveis no mercado é importante para especificar e executar telhados com qualidade. As telhas, dependendo do tipo que for utilizado podem proporcionar conforto térmico, transparência, leveza, custo/benefício, beleza e sofisticação

As telhas cerâmicas são largamente utilizadas pelo Brasil. É um das mais antigas formas de coberturas de edificações. Proporcionam ótima barreira térmica (isolamento térmico) fazendo que a edificação fique com o ambiente interno mais fresco que o meio externo.

As telhas cerâmicas são largamente utilizadas pelo Brasil. É um das mais antigas formas de coberturas de edificações. Proporcionam ótima barreira térmica (isolamento térmico) fazendo que a edificação fique com o ambiente interno mais fresco que o meio externo.

As telhas de concreto são mais recentes no mercado. Proporcionam conforto térmico e versatilidade de formas e cores. São impermeáveis as chuvas, diferente das telhas cerâmicas que absorvem um pouco de água. Tem um peso/m2 em torno de 48kg/m2 e consumo de 10 a 15 un/m2.

As telhas de concreto com cores brancas proporcionam mais conforto térmico porque refletem a luz do sol que incidem sobre elas.

São o melhor custo/benefício do mercado. São resistentes e leves, por isso precisam de um engradamento de telhado mais simples. Devem ser bem fixadas nas terças para que não tenha problemas com chuvas e ventos. O trespasse recomendado de 15cm a 20cm e inclinação mínima de 15%. Tem espessura de 4mm, 5mm, 6mm, 8mm. Os tamanhos encontrados no mercado são próximos a 1,22m X 2,44m (comprimento x largura), dependendo do fabricante.

As telhas de vidro proporcionam a entrada de luz nos ambientes. São utilizadas conjugadas com as telhas cerâmicas ou de concreto, por isso possuem os mesmos modelos (colonial, americana, francesa, italiana, mediterrânea, etc) em ambientes que precisam de iluminação.

essa telha deve ser utilizada em ambientes bem planejados, caso contrário fica parecendo um ambiente "gambiarrado", uma solução paliativa.

Recomenda-se levar um modelo da telha cerâmica ou de concreto, para conferir com a telha de vidro, no momento da compra.

São telhas de aço que passam pelo processo de galvanização ou zincagem para proteger o aço da telha da corrosão atmosférica. Essas telhas tem perfil trapezoidal como na foto e perfil ondulado. A espessura padrão das chapas das telhas são: chapa 22 (espessura 0,80mm), chapa 24 (espessura 0,65mm), chapa 26 (0,50mm), chapa 28 (0,43mm).

Galvalume é o nome dado para a chapa de aço revestida com uma camada de liga Al-Zn, que é aplicada pelo processo de imersão à quente. O revestimento constituído em peso 55% Al, 43,5% Zn e 1,5% Si, oferece um balanço otimizado entre a resistência à corrosão por barreira oferecida pelo alumínio e proteção galvânica oferecida pelo zinco.

São caracterizadas por duas telhas convencionais preenchidas por material inerte (poliuretano, isopor (EPS), lã de vidro ou lão de rocha) constituindo um "sanduíche" ou simplesmente uma única telha metálica com revestimento inferior.

São feitas a partir de camadas de fibras vegetais impermeabilizadas com betume e protegidas por resina. As cores (vermelha, verde, preta e marrom) são obtidas a partir de pigmentação. Elas são leves e fáceis de instalar.

O policarbonato é termoplástico resultante da reação entre derivados do ácido carbônico e o bisfenol. Suas principais características são a transparência e a resistência.

são fabricadas de fibrocimento e largamente usadas na década de 1980. Hoje não se vê muito edificações com cobertura em calhetão. São ideais para vencer vãos livres maiores, entre 3,0m e 9,0m. Por suas peças serem compridas permitem que o telhado tenha uma inclinação reduzida. Nesse caso, mínima de 5%. Tem espessura de 8mm.

são fabricadas a partir da composição de resinas termoplásticas especiais que favorecem a luminosidade natural do ambiente, ideais para instalações em telhados, coberturas e fachadas. Elas permitem, em média, a passagem de 70% da iluminação natural.

1. Para cobrirmos um galpão com dimensões de 15,5 m x 13,8 m com telhas de concreto, quantas telhas seriam necessárias?

Qual seria o peso total do telhado?

Considerar 2 águas.

Inclinação mínima de 30 %

Beiral de 0,50 m.

2. Cite três fatores determinantes, para a escolha da telha?

De acordo com os sistemas construtivos das coberturas, ou seja, quanto às características estruturais determinadas pela aplicação de uma técnica construtiva e/ou materiais utilizados, podemos classificar as coberturas em:

a) coberturas minerais: são materiais de origem mineral, tais como pedras em lousas (placas), muito utilizadas na antigüidade (castelos medievais) e mais recentemente apenas com finalidade estética em superfícies cobertas com acentuada declividade (50% < d >100 %). Atualmente, vem sendo substituída por materiais similares mais leves e com mesmo efeito arquitetônico (placas de cimento amianto);

de uso restrito a construções provisórias ou com finalidade decorativa, são caracterizadas pelo uso de folhas de árvores, depositadas e amarradas sobre estruturas de madeiras rústicas ou beneficiadas.

Podem ser executadas com pequenas tábuas (telhado de tabuinha) ou por tábuas corridas superpostas ou ainda, em chapas de papelão betumado;

Nos projetos arquitetônicos, a determinação dos planos de cobertura compõem e determinam a Planta de Cobertura, elaboradas nas escalas: 1:100, 1:200 ou 1:500. Neste elemento de arquitetura definem-se linhas divisórias, denominadas: espigão, água furtada, cumeeira e calhas.

Devem ser indicados por setas ortogonais aos lados do polígono de cobertura, a orientação da declividade dos panos. Junto da seta, deve ser especificada a Inclinação (angulo αº) que o plano de cobertura faz com a horizontal - ou Declividade - tangente trigonométrica da inclinação, indicada pela letra d (d = h/d = tag α %).

b) altura das cumeeiras, também chamada de Ponto de Cobertura - é a relação entre a altura máxima da cobertura e o vão. O Ponto varia entre os limites de 1:2 a 1:8 nos telhados.

Uma água (meia água)

Caracterizada pela definição de somente uma superfície plana, com declividade, cobrindo uma pequena área edificada ou estendendo-se para proteger entradas (alpendre)

Caracterizada pela definição de duas superfícies planas, com declividades iguais ou distintas, unidas por uma linha central denominada cumeeira ou distanciadas por uma elevação (tipo americano). O fechamento da frente e fundo é feita com oitões.

Caracterizada como solução de cobertura de edificações de áreas triangulares, onde se definem três tacaniças unidas por linhas de espigões.

Caracterizada por coberturas de edificações quadriláteras, de formas regulares ou irregulares

Coberturas de edificações cujas plantas são determinadas por superfícies poligonais quaisquer, onde a determinação do número de águas é definida pelo processo do triângulo auxiliar.

1. Calcule a quantidade de telhas necessárias para cobrir o telhado, apresentado na figura abaixo.

Obs. Use telha americana 12/ m2

Considere uma inclinação de 35% para cada declive (água).

2 Determine a percentual de inclinação do telhado abaixo. E a quantidade de telhas fibro cimento com medidas de 1,83 m x 1,10 m que foram utilizadas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Telhado

http://pedreirao.blogspot.com.br/2012/03/tipos-de-telhas-e-suas-caracteristicas.html

http://metalica.com.br/coberturas-os-diversos-tipos-e-suas-caracteristicas