aula 7 - hidraulica e pneumatica esquema de comando sequencial rev0

5
13/5/2008 1 A F S FAENG Engenharia Mecatrônica HIDRÁULICA & PNEUMÁTICA Prof. André Cavalheiro Turma: Data: Um cilindro (A) eleva os pacotes e um outro cilindro (B) empurra-os para um segundo transportador. O cilindro B deverá avançar somente quando A houver alcançado a posição final de avanço e retornar somente quando A houver alcançado a posição final de retorno Existem várias formas de representar esta seqüência de trabalho, tais como: Relação em seqüência cronológica; Tabela; Setas ou símbolos; Diagrama de movimento Diagrama de comando. Relação em seqüência cronológica Essa relação trata da descrição dos fatos na ordem exata dos acontecimentos. Por exemplo: O cilindro A avança e eleva os pacotes; O cilindro B empurra os pacotes no transportador II; O cilindro A desce; O cilindro B retrocede.

Upload: victor-bayarri

Post on 11-Jan-2016

42 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

Hidraulica e Pneumatica

TRANSCRIPT

Page 1: Aula 7 - Hidraulica e Pneumatica Esquema de Comando Sequencial Rev0

13/5/2008

1

A

F

SFAENG

Engenharia Mecatrônica

HIDRÁULICA &

PNEUMÁTICA

Prof. André Cavalheiro

Turma:Data:

Um cilindro (A) eleva os pacotes e um outrocilindro (B) empurra-os para um segundotransportador. O cilindro B deverá avançarsomente quando A houver alcançado aposição final de avanço e retornar somentequando A houver alcançado a posição finalde retorno

Existem várias formas de representar estaseqüência de trabalho, tais como:• Relação em seqüência cronológica;• Tabela;• Setas ou símbolos;• Diagrama de movimento• Diagrama de comando.

Relação em seqüência cronológica

Essa relação trata da descrição dos fatos na ordem exata dos acontecimentos. Por exemplo:• O cilindro A avança e eleva os pacotes;• O cilindro B empurra os pacotes no transportador II;• O cilindro A desce;• O cilindro B retrocede.

Page 2: Aula 7 - Hidraulica e Pneumatica Esquema de Comando Sequencial Rev0

13/5/2008

2

Tabela

Para representar a seqüência de trabalhode uma instalação hidráulica ou pneumáticaem uma tabela, devem-se dispor, emcolunas, os passos de trabalho e osmovimentos dos cilindros. Por exemplo:

Passo de trabalhoMovimento do cilindro

A B1 Para cima -2 - Para frente3 Para baixo -4 - Para trás

Passo Movimento Comando1o O cilindro A avança Botão de partida2o O cilindro B avança Sensor óptico3o O cilindro A retorna Sensor Capacitivo4o O cilindro B retorna Sensor Indutivo

Setas ou símbolos

As setas ou símbolos oferecem um tipo de representação bem simplificada. Por exemplo:

Avanço ou +Retorno ou –

A ou +B ou +A ou –B ou –

Caso dois movimentos de dois cilindros diferentes ocorrem ao mesmo tempo, as letras que representam esses cilindros são escritas entre parênteses, de uma das seguintes maneiras:

A + B + (A – B –) ou A + B + (A B) –

Diagrama de movimentoNesse diagrama, representam-se os estados de movimento dos elementos de trabalho, dos cilindros por exemplo. O diagrama de movimento pode ser:

Diagrama trajeto e passo:Nesse diagrama, representa-se a seqüência de operação sem levar em conta o tempo que o cilindro demora para percorrer o trajeto.

Diagrama trajeto e tempo:Nesse diagrama, representa-se o tempo que o cilindro demora para percorrer o trajeto.

Page 3: Aula 7 - Hidraulica e Pneumatica Esquema de Comando Sequencial Rev0

13/5/2008

3

Diagrama de movimentoNesse diagrama, representam-se os estados de movimento dos elementos de trabalho, dos cilindros por exemplo. O diagrama de movimento pode ser:

Diagrama trajeto e passo:Nesse diagrama, representa-se a seqüência de operação sem levar em conta o tempo que o cilindro demora para percorrer o trajeto.

Diagrama trajeto e tempo:Nesse diagrama, representa-se o tempo que o cilindro demora para percorrer o trajeto.

Diagrama de comando:Esse diagrama representa o estado de comutação dos elementos de comando ou de sinal (válvulas). Como o tempo de comutação é insignificante, esse tempo não é considerado no diagrama

Na elaboração do diagrama de comando,recomenda-se:• Desenhar, sempre que possível, o diagramade comando, em combinação com o diagramade movimento, de preferência em função depassos;• Que os passos ou tempos sejamrepresentados linear e horizontalmente;• Que altura do diagrama e a distância que oêmbolo percorre, que são arbitrárias, sejamdeterminadas de forma a proporcionar fácilsupervisão.

Quando se representa o diagrama demovimento e de comando em conjunto, essarepresentação recebe o nome de diagrama defuncionamento.

Elaboração dos esquemas de comando

Os esquemas de comando pneumático podem ser elaborados por meio de vários métodos, dos quais vamos destacar dois:• Método intuitivo (visto anteriormente);• Método cascata;• Método Passo a Passo.

Page 4: Aula 7 - Hidraulica e Pneumatica Esquema de Comando Sequencial Rev0

13/5/2008

4

Método cascataEsse método consiste em cortar a alimentação de ar comprimido dos elementos de sinal que estiverem provocando uma contrapressão na pilotagem de válvulas de comando, interferindo, dessa forma, na seqüência de movimentos dos elementos de trabalho.

No método cascata, todos os elementos de sinal recebem alimentação de ar comprimido de linhas secundárias, as quais são chamadas de grupos de alimentação de ar.

Esses grupos são controlados por válvulas distribuidoras de 4/2 vias (ou 5/2 vias), montadas de forma que seja alimentado apenas um grupo de cada vez, enquanto os demais permanecem despressurizados, ou seja, descarregados para a atmosfera.

O número de grupos ou linhas de alimentação utilizados em um circuito é determinado dividindo-se criteriosamente a seqüência maior em seqüências menores, nas quais cada elemento de trabalho deve aparecer apenas uma vez.

O procedimento para a elaboração do esquemas de comando pelo métodocascata são os seguintes:

1) Escreva a seqüência de movimentos do circuito a ser elaborado.A +, B +, B -, A -

2) Divida a seqüência em grupos. Cada cilindro deve ocorrer apenas umavez em cada grupo.

Grupo

No exemplo:

Grupo

Observe que o terceiro grupo da divisão da seqüência possui um únicomovimento (B-). Como o cilindro B não aparece no primeiro grupo, pode-seconsiderar o último movimento da seqüência como pertencente ao primeirogrupo. Esse recurso faz com que se possa economizar um grupo dealimentação de ar, reduzindo o número de válvulas utilizadas no circuito.

Page 5: Aula 7 - Hidraulica e Pneumatica Esquema de Comando Sequencial Rev0

13/5/2008

5

3) Desenhe os cilindros e suas respectivas válvulas de comando.

4) Desenhe a cascata com tantas linhas de alimentação de ar quantos forem os grupos da seqüência:

Grupo

O número de válvulas necessário para controlar as linhas de alimentação de ar é igual ao número de grupos menos um.

5) Desenhe os elementos de sinal, respeitando a seqüência de acionamento do circuito. Quando um êmbolo tiver que se movimentar, o elementos de sinal receberá ar da linha da cascata correspondente ao grupo em que deverá ocorrer movimento e pilotará a válvula de comando do referido cilindro.

Entretanto, quando num passo de acionamento, tem-se de mudar a alimentação de ar de um grupo para outro imediatamente posterior, o elemento de sinal receberá ar da linha da cascata que estiver pressurizada (referente ao grupo anterior) e pilotará a válvula da cascata que alimenta o grupo seguinte.

Todos os elementos de sinal devem ter 3/2 vias com acionamento por rolete mecânico e retorno por mola, com exceção daqueles que são responsáveis pela partida, geralmente acionados por botão. As válvulas de comando dos cilindros, assim com a primeira válvula da cascata, recebem alimentação direta da rede.