aula 33: terceira viagem

12
1

Upload: link-church

Post on 26-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

mais uma aula

TRANSCRIPT

Page 1: Aula 33: Terceira Viagem

1    

Page 2: Aula 33: Terceira Viagem

2    

Viagem Missionaria de Paulo

8ª aula

“3ª Viagem”

Como estudamos em nossa ultima aula, o Ap Paulo e equipe terminam a 2ª Viagem Missionaria em Jerusalém, não sabemos quanto tempo durou esta viagem, permaneceram em Jerusalém poucos dias, provavelmente apresentando relatórios da viagem aos Apóstolos e logo desceram para Antioquia da Síria, cidade que servia de base para Paulo. De acordo com as anotações da “Bíblia de Estudo de Genebra”, acredita-se que Paulo, permaneceu com os Irmãos em Antioquia da Síria em torno de 03 meses e já partiu para mais uma Viagem. Agora seria sua 3ª Viagem Missionaria, Por varias vezes Paulo quis evangelizar em Éfeso, mas sempre foi impedido pelo ESPIRITO SANTO, agora chegou a vez de ir para EFESO. Não temos muito detalhes da rota seguida, mas tudo nos leva a crer que seguiram a rota por terra, passando por sua terra natal, Tarcus, em seguida Derbe, Icônio, Listra, Antioquia da Pisídia, dali desceram para Éfeso.

(mapa 01)

Page 3: Aula 33: Terceira Viagem

3    

A insistência de Paulo em sempre passar pelas Igrejas formadas por ele era reforçar os ensinamentos, corrigir possíveis desvios e reestrutura-las e formar liderança, Paulo sabia que por onde passava, sempre vinha alguns judaizantes atrás tentando desqualifica-lo dizendo que:

• Ele não era um dos doze, • Desprezava a Lei de Moises • Era um judeu apostata (aquele que abandonou a religião), • Portanto não merecia credito algum,

Por estes e outros motivos Paulo nunca abandonou as Igrejas recém-formadas e quando recebia alguma noticia a respeito da Igreja, enviava Cartas de orientação. Não temos também informações de quem o acompanhou nesta 3ª Viagem, mas sabemos que ao longo da Viagem foram se juntando Irmãos a Equipe como veremos logo mais. Tudo nos leva a crer que o jovem Timóteo era seu companheiro desde o inicio e acreditamos também que a partir de Derbe, Gaio deva ter se integrado a Equipe, em seguida Tito, Tiquico, Aristarco, Trófimo, Lucas e outros.

Éfeso

Page 4: Aula 33: Terceira Viagem

4    

Era uma cidade portuária, digo era porque hoje são apenas ruinas e está a mais de 10 km da costa do mar Egeu (tudo por conta do assoreamento do mar), uma moderna cidade ocupa seu lugar - Selçuk

Tinha, na época de Paulo, além de seu importante porto um comercio muito atrativo, inclusive de ouro, também iam para lá os devotos da deusa Artêmis (Diana) muito venerada pelos gregos, Artêmis era a deusa da caça e protetora dos animais selvagens, seu primeiro templo foi considerado uma das 07 Maravilhas do Mundo que foi destruído muito séculos antes de Paulo, porem outro foi construído com muita mais pompa e luxo, tudo em Éfeso girava em torno da deusa Artêmis..

Quando Paulo chegou em Éfeso já encontrou uma comunidade cristã, porem com duas linhas diferente de ensinamentos, a primeira foi formada por Apolo, um judeus da Alexandria (Egito), discípulo de Joao Batista, extremamente eloquente e versado tanto na Lei Mosaica como na Romana, Apolo ensinava com muita ênfase nas Sinagogas que JESUS era o MESSIAS, só que o Batismo que conhecia não era em nome de JESUS ele não conhecia a ação do ESPIRITO SANTO, seus ensinamentos eram com base nos princípios de Joao Batista:

• ARREPENDIMENTO e • MUDANCA DE VIDA.

Um 2ª grupo provavelmente se reunia na casa de Aquila e Priscila, aqueles que vieram com Paulo de Corinto, estes sim defendiam o Batismo em nome do PAI, do FILHO e do ESPIRITO SANTO, ou seja: ARREPENDIMENTO, MUDANCA DE VIDA e FÉ naquele que nos libertou da escravidão do pecado. Este era o cenário que Paulo encontrou na cidade de Éfeso. Como já dissemos Lucas, autor do livro de Atos não nos deu muitos detalhes, mas acreditamos que logo que Paulo chegou a Éfeso, tenha primeiro procurado o casal amigo, que já o tinha apoiado anteriormente na cidade de Corinto e acreditamos que Aquila tenha relatado toda a situação da cidade a Paulo e que inclusive tinham orientado a Apolo a respeito do Batismo em nome de JESUS e explicado a respeito do ESPIRITO SANTO e que este entendera e como ele (Apolo) tinha no coração visitar a Província da Acáia (Igreja de Corinto), deu-lhe carta de apresentação e este para lá fora. Este era o cenário de Éfeso.

No primeiro contato de Paulo com a comunidade cristã, ele já percebeu que de fato eles só conheciam o Batismo de Joao Batista, Paulo os orienta e os Batiza em Nome do PAI e do FILHO e impondo-lhes as mãos e eles receberam o ESPIRITO SANTO.

At.19.1-6:

Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, atravessando as regiões altas, chegou a Éfeso. Ali encontrou alguns discípulos e lhes perguntou: "Vocês receberam o Espírito Santo quando creram? " Eles responderam: "Não, nem sequer ouvimos que existe o Espírito Santo".

Page 5: Aula 33: Terceira Viagem

5    

"Então, que batismo vocês receberam? ", perguntou Paulo. "O batismo de João", responderam eles. Disse Paulo: "O batismo de João foi um batismo de arrependimento. Ele dizia ao povo que cresse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus". Ouvindo isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus. Quando Paulo lhes impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e começaram a falar em línguas e a profetizar.

Se continuarmos lendo o texto veremos que Paulo ensinou na Sinagoga por 03 meses e não viu bom resultado, creio eu devido as reuniões nas Sinagogas só acontecerem aos Sábados, ele tinha que intensificar mais os ensinos, optou então por fazer um ensino diário na casa de um recém-convertido:

At.19.8-10

Paulo entrou na sinagoga e ali falou com liberdade durante três meses, argumentando convincentemente acerca do Reino de Deus. Mas alguns deles se endureceram e se recusaram a crer, e começaram a falar mal do Caminho diante da multidão. Paulo, então, afastou-se deles. Tomando consigo os discípulos, passou a ensinar diariamente na escola de Tirano. Isso continuou por dois anos, de forma que todos os judeus e os gregos que viviam na província da Ásia ouviram a palavra do Senhor.

Quando Lucas se refere no texto acima: “judeus e os gregos que viviam na província da Ásia ouviram a palavra do Senhor.”, entendemos que povos de cidades vizinhas vinha para Éfeso receber conhecimento a respeito das “Boas-Novas” e isto incluía com toda certeza as cidades de Esmirna, Pergamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia, Laodicéia, Colossos, cidades estas que ficavam muito próximas de Éfeso.

Mapa.

O texto continua dizendo que o SENHOR operou grandes milagres em Éfeso por mãos de Paulo, mas o inimigo também fez grandes investidas à comunidade cristã naquela cidade. Paulo permaneceu em Éfeso em torno de 03 anos ensinando e o trabalho prosperou muito. Paulo por conta própria resolve voltar para Jerusalém só que antes queria visitar as Igrejas da Macedônia e Acáia, ele já tinha outra viagem em mente, Roma e Espanha:

At.19.21,22

Depois dessas coisas, Paulo decidiu no espírito ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e pela Acaia. Ele dizia: "Depois de haver estado ali, é necessário também que eu vá visitar Roma".

Page 6: Aula 33: Terceira Viagem

6    

Então enviou à Macedônia dois dos seus auxiliares, Timóteo e Erasto, e permaneceu mais um pouco na província da Ásia.

O grifo foi para mostrar “no espirito” com letra minúscula, o que nos induz que a decisão tenha sido de Paulo e não do ESPIRITO SANTO.

Acreditamos que neste tempo que esteve em Éfeso, muita noticia chegou até ele a respeito da Igreja de Corinto que o preocupava, a ponto de ter escrito 02 Cartas aos irmãos neste periodo, sendo que a primeira não temos, possivelmente se perdeu:

I Co.5.9:

Já lhes disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais.

Possivelmente Paulo tenha também feito uma rápida viagem a Igreja, tudo para corrigir desvios da Igreja nascente, e após esta rápida viagem ele envia outra Carta, que é a que temos - 1ª Coríntios, a 2ª Carta ele enviou quando estava na Macedônia.

(mapa 02)

Antes de partir de Éfeso, Paulo toma algumas decisões: envia Tito para Igreja de Coríntios para continuar na orientação e na estruturação da Igreja, e Timóteo e Erastos para Província da Macedônia, possivelmente para Igreja de Filipos. O combinado com Tito era encontrar-se em Troade e ai seguirem juntos para Macedônia. Possivelmente Paulo tenha feito esta viagem até Troade por terra passando pelas Igrejas na região.

Mas o encontro não aconteceu o que deixou Paulo muito preocupado, Tito teve que ficar por mais tempo que o esperado em Corinto e só se encontraram na Macedônia (possivelmente na Igreja de Filipos) depois de um tempo. Tito chega trazendo ótimas noticias da Igreja de Corinto.

II Co.2.12, 13:

Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e abrindo-se-me uma porta no Senhor, Não tive descanso no meu espírito, porque não achei ali meu irmão Tito; mas, despedindo-me deles, parti para a macedônia.

II Co.7.5-9

Pois, quando chegamos à Macedônia, não tivemos nenhum descanso, mas fomos atribulados de toda forma: conflitos externos, temores internos. Deus, porém, que consola os abatidos, consolou-nos com a chegada de Tito, e não apenas com a vinda dele, mas também com a consolação que vocês lhe

Page 7: Aula 33: Terceira Viagem

7    

ministraram. Ele nos falou da saudade, da tristeza e da preocupação de vocês por mim, de modo que a minha alegria se tornou ainda maior. Mesmo que a minha carta lhes tenha causado tristeza, não me arrependo. É verdade que a princípio me arrependi, pois percebi que a minha carta os entristeceu, ainda que por pouco tempo. Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava, e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa. A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte.

Claramente notamos que o alivio de Paulo foi duplo, primeiro pela chegada do companheiro Tito e segundo porque os Irmãos de Corinto tinham entendido o teor da sua 1ª Carta e da sua rápida visita, o ESPIRITO SANTO usou muito o irmão Tito na orientação da Igreja de Corinto e com base nas informações de Tito, Paulo então envia da Macedônia mais uma Carta a Igreja (2ª Carta aos Coríntios), reforçando toda sua autoridade e demonstrando sua alegria com a Igreja. Terminado as visitas as Igrejas da Província da Macedônia: Filipos, Tessalonica, Beréia, Atenas, a equipe segue rumo a Corinto.

Corinto:

Em Corinto Paulo ficou em torno de 03 meses (At.20.2,3) e neste periodo deva ter chegado até ele mais noticia da Igreja em Roma, as primeiras noticias possivelmente Aquila e Priscila que o deram, eles moraram lá, por esta ocasião Paulo não conhecia Roma. A Igreja de Roma foi Fruto de viajantes anônimos que estavam em Jerusalém por ocasião da “descida do ESPIRITO SANTO”, ao retornarem levaram a noticia das Boas-Novas e assim a Igreja se formou (At.2.5-12), Paulo então resolve escrever uma Carta aos Irmãos pedindo a eles um apoio a uma possível viagem para Espanha. Esta Carta sem sombra de duvida foi a mais importante Carta de Paulo, nela Paulo primeiro se qualifica, depois demonstra todo o Evangelho que defende e em seguida pede apoio dos irmãos para a possível viagem a Espanha justificando que não tinha mais “campo” para pregar, Eu diria que esta Carta é um resumo de todos os pensamentos de Paulo onde ele escreve sobre todas as Doutrinas da Igreja e da soberania de DEUS. Foi por meios desta Carta que o ESPIRITO SANTO usou para tocar e mudar a vida de pessoas no Sec. XVI que culminou na Reforma Protestante.

Rm.15.22-29 (NVI)

É por isso que muitas vezes fui impedido de chegar até vocês. Mas agora, não havendo nestas regiões nenhum lugar em que precise trabalhar, e visto que há muitos anos anseio vê-los, planejo fazê-lo quando for à Espanha. Espero visitá-los de passagem e dar-lhes a

Page 8: Aula 33: Terceira Viagem

8    

oportunidade de me ajudar em minha viagem para lá, depois de ter desfrutado um pouco da companhia de vocês. Agora, porém, estou de partida para Jerusalém, a serviço dos santos. Pois a Macedônia e a Acaia tiveram a alegria de contribuir para os pobres dentre os santos de Jerusalém. Eles tiveram prazer nisso, e de fato são devedores a eles. Pois se os gentios participaram das bênçãos espirituais dos judeus, devem também servir aos judeus com seus bens materiais. Assim, depois de completar essa tarefa e de ter a certeza de que eles receberam esse fruto, irei à Espanha e visitarei vocês de passagem. Sei que, quando for visitá-los, irei na plenitude da bênção de Cristo.

Retorno:

Paulo então inicia os preparativos da Viagem de volta, agora seu destino era Jerusalém, ele levantará uma coleta entre os Irmãos da Macedônia e Acáia para socorrer os Irmãos carentes da Judeia, com isto demonstrando mais uma vez a visão da Igreja como “Corpo de CRISTO”. Esta coleta foi na realidade um tremendo “tapa com luva de pelica” nos Irmãos da Judéia que eram radicalmente contra os gentios. As igrejas da Macedônia e Acaia eram na sua grande maioria formada por gentios

Rm.15.25-27

Agora, porém, estou de partida para Jerusalém, a serviço dos santos. Pois a Macedônia e a Acaia tiveram a alegria de contribuir para os pobres dentre os santos de Jerusalém. Eles tiveram prazer nisso, e de fato são devedores a eles. Pois se os gentios participaram das bênçãos espirituais dos judeus, devem também servir aos judeus com seus bens materiais.

(notem que as ofertas eram apenas para os crentes pobres)

Nesta viagem vários Irmãos são mencionados por Lucas:

At.20.4:

sendo acompanhado por Sópatro, filho de Pirro, de Beréia; Aristarco e Secundo, de Tessalônica; Gaio, de Derbe; e Timóteo, além de Tíquico e Trófimo, da província da Ásia.

Como dissemos sua intenção então era navegar para Jerusalém no sentido da Província da Síria, provavelmente a Igreja de Antioquia da Síria e em seguida Judéia, levando a Coleta, mas um imprevisto surgiu:

Page 9: Aula 33: Terceira Viagem

9    

At.20.3:

E, passando ali três meses, e sendo-lhe pelos judeus postas ciladas, como tivesse de navegar para a Síria, determinou voltar pela macedônia.

Paulo volta pela Macedônia, provavelmente passando na Igreja em Atenas Tessalonica, Beréia e ficando em Filipos, parte da Equipe continua a viagem em sentido a Troade; Paulo passou a Pascoa com os Irmãos de Filipos, como já dissemos Paulo tinha um carinho muito grande pela Igreja de Filipos, eles sempre foram os mantenedores de Paulo, inclusive quando estava preso em Roma e em seguida vai para Troade, notem que Lucas muda novamente a forma de conjugação, passou a fazer parte da Equipe.

At.20.5,6:

Esses homens foram adiante e nos esperaram em Trôade. Navegamos de Filipos, após a festa dos pães sem fermento, e cinco dias depois nos reunimos com os outros em Trôade, onde ficamos sete dias.(grifo é meu)

Troade:

Permaneceram então por 01 semana em Troade anunciando as “Boas-Novas”, Em Troade acontece algo inesperado:

At.20.9-12

Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto. Paulo desceu, inclinou-se sobre o rapaz e o abraçou, dizendo: "Não fiquem alarmados! Ele está vivo! " Então subiu novamente, partiu o pão e comeu. Depois, continuou a falar até o amanhecer e foi embora. Levaram vivo o jovem, o que muito os consolou.

O texto é claro o jovem caiu e morreu, Paulo orou sobre ele e a vida voltou, se você não acredita que ele morreu então arranque esta pagina da Bíblia, mas arranque também a pagina onde Pedro também ressuscita uma mulher de nome Talita da cidade de Jope; At.9.36-43. No Novo T. temos somente estes dois casos de ressurreição feitas pelos Apóstolos, às demais foram por JESUS.

De Troade, navegaram para Assoa, Mitilene e aportaram em Mileto

Page 10: Aula 33: Terceira Viagem

10    

Como tinha passado a Pascoa em Filipos, e 50 dias depois é a Festa de Pentecostes, Paulo queria chegar a Jerusalém para a Festa e ele sabia que se fosse para Éfeso perderia a Festa em Jerusalém então resolve convidar os Presbíteros de Éfeso para uma despedida em Mileto.

Permitam-me um particular: Este texto eu já tinha lido varias vezes, mas nunca como agora, confesso que para preparar esta serie de estudo sobre as Viagens de Paulo, tive que encarnar na Equipe, ai cheguei nesta despedida, quando terminei de lê-la, meu olhos estavam cheio de lagrimas, porque eu sabia o fim da historia e não podia fazer nada. Abra sua Bíblia e leia. Quem usar a versão NVI, o v.22 “Espirito” foi transcrito com letra maiúscula, no entanto é com letra minúscula, foi o espirito de Paulo que o induziu a ir para Jerusalém, isto veremos com mais detalhes em nossa próxima aula.

At.20.17-34:

Depois das nossas lagrimas, a equipe se despediu e navegaram rumo a Jerusalém passando por varias ilhas no percurso: Cos, Rodes, Patara, Licia, Fenicia e Tiro onde aportaram;

At.21.3.

Depois de avistarmos Chipre e seguirmos rumo sul, navegamos para a Síria. Desembarcamos em Tiro, onde o nosso navio deveria deixar sua carga.

Em Tiro permaneceram por 07 dias e Paulo recebe um conselho:

At.21.4:

Page 11: Aula 33: Terceira Viagem

11    

Encontrando os discípulos dali, ficamos com eles sete dias. Eles, pelo Espírito, recomendavam a Paulo que não fosse a Jerusalém.

Certo que estavam que Paulo teria problemas em Jerusalém, os companheiros insistiram para que ela não fosse para Jerusalém, mas não adiantou partiram. Chegaram a importante cidade de Cesaréia:

At.21.8-15.

Partindo no dia seguinte, chegamos a Cesaréia e ficamos na casa de Filipe, o evangelista, um dos sete. Ele tinha quatro filhas virgens, que profetizavam. Depois de passarmos ali vários dias, desceu da Judéia um profeta chamado Ágabo. Vindo ao nosso encontro, tomou o cinto de Paulo e, amarrando as suas próprias mãos e pés, disse: "Assim diz o Espírito Santo: ‘Desta maneira os judeus amarrarão o dono deste cinto em Jerusalém e o entregarão aos gentios’ ". Quando ouvimos isso, nós e o povo dali rogamos a Paulo que não subisse para Jerusalém. Então Paulo respondeu: "Por que vocês estão chorando e partindo o meu coração? Estou pronto não apenas para ser amarrado, mas também para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus". Como não pudemos dissuadi-lo, desistimos e dissemos: "Seja feita a vontade do Senhor". Depois disso, preparamo-nos e subimos para Jerusalém.

Feita esta alarmante predição e muitas lagrimas e argumentações o Valente Missionário partiu para Jerusalém desobedecendo a todos inclusive o ESPIRITO SANTO. Assim terminou a 3ª Viagem Missionaria de Paulo e em muito breve se cumpriram as palavras de Agabo e o “nosso” destemido MISSIONÁRIO foi preso.

Este será nosso próximo tema, se assim DEUS permitir e Seu ESPIRITO SANTO continuar nos dando animo e disposição para debruçarmos sobre Suas Palavras e não retermos a “Boa semente”.

Diácono Pedro Eduardo Corona

Igreja Batista Link Church – Londres (UK) Janeiro 2013.

Se você meu querido Irmão tem alguma duvida, pergunta ou sugestão de tema para estudo, entre em contato conosco.

www.linkchurch.net

Page 12: Aula 33: Terceira Viagem

12