aula 3 perispírito jardim de luz 2017

39
AULA 03 - PERISPÍRITO Básico do Magnetismo 2016/ 2017 1

Upload: joao-camillo

Post on 21-Mar-2017

84 views

Category:

Spiritual


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

AULA 03 - PERISPÍRITOBásico do Magnetismo 2016/ 2017

1

Page 2: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

Laço que prende a alma ao corpo. É uma espécie de envoltório semimaterial (LE – Introdução item VI).

O perispírito, ou corpo fluídico dos Espíritos, é um dos mais importantes produtos do fluido cósmico; é uma condensação desse fluido em torno de um foco de inteligência ou alma (Gênese Cap XIV, item 7).

O perispírito é o traço de união entre a vida corpórea e a vida espiritual. É por seu intermédio que o Espírito encarnado se acha em relação contínua com os desencarnados; é, em suma, por seu intermédio, que se operam no homem fenômenos especiais, cuja causa fundamental não se encontra na matéria tangível e que, por essa razão, parecem sobrenaturais (Gênese Cap XIV, item 22).

2

Perispírito

Page 3: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

O perispírito é o órgão sensitivo do Espírito, por meio do qual este percebe coisas espirituais que escapam aos sentidos corpóreos (Gênese Cap XIV, item 22).

É o intermediário de todas as sensações que o Espírito percebe e pelo qual transmite sua vontade ao exterior e atua sobre os órgãos do corpo (LM 2ª parte – Cap. I, Item 54).

3

Perispírito

Page 4: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

4

Page 5: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

Alma e perispírito formam um todo indivisível, constituindo, no conjunto, as partes ativa e passiva, as duas faces do princípio pensante. O invólucro é a parte material, a que tem por função reter todos os estados de consciência, de sensibilidade ou de vontade; é o reservatório de todos os conhecimentos, e, como nada se perde na natureza, sendo o invólucro indestrutível, a alma tem memória integral quando se encontra no espaço.

O perispírito é a ideia diretora, o plano imponderável da estrutura orgânica. É ele que armazena, registra, conserva todas as percepções, todas as volições e ideias da alma. E não somente incrusta na substância todos os estados anímicos determinados pelo mundo exterior, como se constitui a testemunha imutável, o detentor indefectível dos mais fugidios pensamentos, dos sonhos apenas entrevistos e formulados.

É, enfim, o guardião fiel, o acervo imperecível do nosso passado. Em sua substância incorruptível, fixaram-se as leis do nosso desenvolvimento, tornando-o, por excelência, o conservador de nossa personalidade, por isso que nele é que reside a memória”.

5

Jacob Melo citando Gabriel Dellane no livro o Passe

Perispírito

Page 6: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

“...É ainda, pois, ao CORPO ESPIRITUAL que se deve a maravilha da memória, misteriosa chapa fotográfica, onde tudo se grava, sem que os menores coloridos das imagens se confundam entre si.”

6

Dissertações Mediúnicas

Perispírito

Page 7: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

7

O HOMEM COMO SER INTEGRAL

Segundo o Livro dos Espíritos, item VI da Introdução o homem é constituído de:

1. O corpo material, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo fluido vital;

2. A alma ou ser imaterial, espírito encarnado no corpo (= princípio inteligente);

3. O laço que prende a alma ao corpo, princípio intermediário entre a alma e o

corpo. Esse laço é o cordão fluídico ou Perispírito.

“O Espírito quer, o Perispírito transmite e o Corpo executa” (Obras Póstumas, 1ª Parte)

Page 8: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

8

FORMAÇÃO DO PERÍSPIRITO O perispírito, ou corpo fluídico dos

Espíritos, é um dos mais importantes produtos do fluido cósmico; é uma condensação desse fluido em torno de um foco de inteligência ou alma. Já vimos que também o corpo carnal tem seu princípio de origem nesse mesmo fluido condensado e transformado em matéria tangível. No perispírito, a transformação molecular se opera diferentemente, porquanto o fluido conserva a sua imponderabilidade e suas qualidades etéreas. O corpo perispirítico e o corpo carnal têm pois origem no mesmo elemento primitivo; ambos são matéria, ainda que em dois estados diferentes.

Cap.XIV, item7

Page 9: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

9

FORMAÇÃO DO PERÍSPIRITO

Do meio onde se encontra é que o Espírito extrai o seu perispírito, isto é, esse envoltório ele o forma dos fluidos ambientes. Resulta daí que os elementos constitutivos do perispírito naturalmente variam, conforme os mundos.

Cap.XIV, item 8

Page 10: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

10

FORMAÇÃO DO PERÍSPIRITO

A natureza do envoltório fluídico está sempre em relação com o grau de adiantamento moral do Espírito.

Cap.XIV, item 9

Page 11: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

11

FORMAÇÃO DO PERÍSPIRITO

A camada de fluidos espirituais que cerca a Terra se pode comparar às camadas inferiores da atmosfera, mais pesadas, mais compactas, menos puras, do que as camadas superiores. Não são homogêneos esses fluidos; são uma mistura de moléculas de diversas qualidades, entre as quais necessariamente se encontram as moléculas elementares que lhes formam a base, porém mais ou menos alteradas.Os efeitos que esses fluidos produzem estarão na razão da soma das partes puras que eles encerram...

... Os Espíritos chamados a viver naquele meio tiram deleseus perispíritos; porém, conforme seja mais ou menos depurado o Espírito, seu perispírito se formará das partes mais puras ou das mais grosseiras do fluido peculiar ao mundo onde ele encarna.

Cap.XIV, item 10

Page 12: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

12

FORMAÇÃO DO PERÍSPIRITO

...Resulta disso este fato capital: a constituição íntima doperispírito não é idêntica em todos os Espíritos encarnados ou desencarnados que povoam a Terra ou o espaço que a circunda...

Cap.XIV, item 10

Page 13: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

13

FORMAÇÃO DO PERÍSPIRITO

À luz do exposto anteriormente podemos concluir:

O mesmo sendo matéria é inerte, não pensa.

As sensações, as percepções, a inteligência, o pensamento, não são atributos do perispírito, mas sim do Espírito.

Que a ideia de forma é inseparável da de Espírito. Não há como conceber uma sem a outra. Assim, o perispírito faz parte integrante do Espírito, evidenciando que em qualquer grau de adiantamento em que se encontre o Espírito, sempre estará revestido de um envoltório, ou perispírito.

Que o perispírito forma o corpo semimaterial dos Espíritos, quando no mundo espiritual, e serve de elo, de intermediário, com o corpo físico, quando encarnado.

Page 14: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

14

FUNÇÕES DO PERÍSPIRITO

O Espírito como essência do princípio inteligente em uma expansão natural indefinida para nós, com provável ausência de forma entendida como uma realidade não material. Então para expressar-se e movimentar-se na matéria necessitará o Espírito de um campo de contenção. Este é uma das grandes funções do perispírito. O perispírito conterá, no sentido de delimitar, de dar contornos e aparência, o Espírito dando-lhe forma à nossa percepção.

Por outro lado na reencarnação o Espírito precisa delinear e delimitar o processo morfogenético, presidindo a elaboração das formas e disposições do corpo que será desenvolvido para albergá-lo. O perispírito conterá o corpo definindo-lhe as estruturas e o funcionamento. Há aí a contenção fisiológica. É o que se tem chamado Modelo Organizador Biológico.

Função de Contenção

Raciocinando sobre Perispírito

Page 15: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

15

FUNÇÕES DO PERÍSPIRITOFunção de Ligação

Raciocinando sobre Perispírito

O Espírito encontra-se numa frequência muito alta enquanto a matéria (corpo) vibra numa frequência muito baixa.

É necessário que o elemento de ligação entre eles tenha campos ou zonas que vibrem nessas duas faixas de frequência ou pelo menos próximo a elas para viabilizar a conexão.

O perispírito possui esses campos ou zonas que viabilizam tal conexão.

Na estrutura de perispírito encontram-se destacados dois grandes campos: Campo Mental – une o perispírito ao Espírito Campo Vital – une o perispírito ao corpo

Nesses campos encontram-se os elos que prendem o Espírito ao corpo

Page 16: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

16

FUNÇÕES DO PERÍSPIRITOFunção de Ligação

Page 17: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

17

FUNÇÕES DO PERÍSPIRITOFunção de Intercâmbio

Para que exista o real intercâmbio entre as partes o perispírito necessita de elementos sutis que tanto atenuem como amplifiquem os sinais que provêm ou que vão de um campo para outro.

O perispírito traduz ao Espírito as informações ocorridas na carne bem como conduz as respostas do Espírito ao corpo.

Raciocinando sobre Perispírito

Page 18: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

18

FUNÇÕES DO PERÍSPIRITOFunção de Intercâmbio

Page 19: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

19

PROPRIEDADES DO PERISPÍRITOA grande maioria das propriedades do perispírito foram extraídas do livro de Zalmino Zimmermann. Outras referências quando utilizadas estão citadas no texto.

Page 20: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

20

PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO

PLASTICIDADE

O perispírito é o espelho da mente moldando-se de acordo com o seu comando.

A alteração da indumentária perispiritual respeita o grau evolutivo.

O espírito só pode adequar-se perispiritualmente aos moldes que guardam relação com suas vivências passadas ou atuais, ou seja, com sua realidade íntima.

Page 21: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

21

PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO

DENSIDADE

O perispírito pode ser mais ou menos denso de acordo com a evolução espiritual

Nos Espíritos moralmente adiantados, é mais sutil e se aproxima da dos Espíritos elevados.

Nos espíritos inferiores, ao contrário, aproxima-se da matéria e é o que faz que os Espíritos de baixa condição conservem por muito tempo as ilusões da vida terrestre.

Da Teoria das Manifestações Físicas, Cap IV, item 74

Page 22: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

22

PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO

PONDERABILIDADE

Os meios disponíveis atuais não permitem obter peso, ou seja ponderar o perispírito.

Na dimensão espiritual cada perispírito tem seu peso específico que varia de acordo com a evolução adquirida até o momento.

Afirma André Luiz em “Entre a Terra e o Céu cap. XX: “Nossa posição mental determina o peso específico do nosso envoltório espiritual, e consequentemente, o habitat que lhe compete. Mero problema de padrão vibratório”.

Page 23: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

23

PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO

LUMINOSIDADE

A intensidade da luz está na razão da pureza do Espírito.

As menores imperfeições atenuam e enfraquecem a luminosidade do perispírito.

A luz irradiada por um Espírito será tanto mais viva quanto maior for seu adiantamento.

Page 24: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

24

PENETRABILIDADE

Penetrabilidade é outra propriedade do perispírito, peculiar essa à sua natureza etérea. Matéria nenhuma lhe opõe obstáculo; ele as atravessa todas, como a luz atravessa os corpos transparentes.

Espíritos menos evoluídos muitas vezes não conseguem atravessar os obstáculos materiais por ignorar que podem fazê-lo.

Manifestações dos Espíritos –Manifestações Visuais item 16

PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO

Page 25: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

25

VISIBILIDADE

O perispírito, em si, é completamente invisível aos olhos físicos. Não o é para os Espíritos. Os menos adiantados percebem o corpo espiritual de seus pares, captando lhe o aspecto geral.‐

Os Espíritos Superiores, podem perscrutar a intimidade perispíritica de desencarnados de menor grau de elevação, bem como, a dos encarnados, observando lhes as desarmonias e as necessidades‐

PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO

Page 26: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

26

TANGIBILIDADE

O perispírito com o suporte ectoplásmico que lhe dá expressão física, pode tornar-se materialmente tangível, no todo ou em parte.

Espírito Kate King materializado cumprimenta um dos assistentes do cientista Willian Crookes

PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO

Page 27: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

27

SENSIBILIDADE GLOBAL

Quando encarnado, o Espírito recolhe impressões por meio de vias especializadas que compõem os órgãos dos sentidos.

Sem o corpo físico, a capacidade do Espírito de perceber amplia-se extraordinariamente.

Livre das peias somáticas, a percepção do meio que o envolve já não depende dos canais nervosos materiais, acontecendo como um registro global do perispírito, ou seja, uma percepção que o Espírito realiza com todo o seu ser. Assim, vê, ouve, sente, enfim, com o corpo espiritual inteiro (independentemente, mesmo, de posição ou direção), uma vez que as sedes dos sentidos não encontram localização tão específica quanto se observa no estado de encarnação, em que a percepção das sensações físicas, ordinariamente, não se desvincula de suas bases anátomo-fisiológicas.

PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO

Page 28: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

28

SENSIBILIDADE MAGNÉTICA

O perispírito, campo de força que é, a sustentar uma estrutura semimaterial, apresenta-se, como não poderia deixar de ser, particularmente sensível à ação magnética.

No processo do passe o Espírito, acumulando energia e estimulando a sensibilidade do médium, conjuga suas forças com a deste – psíquicas e vitais – para a transmissão dos recursos de cura.)

PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO

Page 29: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

29

EXPANSIBILIDADE

O perispírito, intrinsecamente indivisível, pode, entretanto, conforme suas condições, expandir-se, ampliando o seu campo de sensibilidade e, pois, de percepção, possibilitando ao Espírito, sem prejuízo do comando de seu corpo físico, viver, eventual e temporariamente, a realidade do mundo espiritual.

Essa propriedade permite o contato de perispírito a perispírito nos fenômenos mediúnicos.

PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO

Page 30: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

30

BICORPREIDADE

Isolado do corpo, o Espírito de um vivo pode, como o de um morto, mostrar-se com todas as aparências da realidade. O Espírito pode adquirir momentânea tangibilidade. Este fenômeno, conhecido pelo nome de bicorporeidade, foi que deu azo às histórias de homens duplos, isto é, de indivíduos cuja presença simultânea em dois lugares diferentes se chegou a comprovar.

Cap VII item 119

PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO

Page 31: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

31

UNICIDADE

A estrutura perispíritica, como reflexo da alma, é única como esta. Não há perispíritos iguais, como, a rigor, inexistem almas idênticas.

Obviamente, no decorrer do processo evolutivo, diminuem as diferenças e cresce a harmonização entre as almas, sem que, entretanto, a individualidade deixe de ser preservada no “grande todo”.

PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO

Page 32: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

32

MUTABILIDADE

O envoltório perispirítico de um Espírito se modifica com o progresso moral que este realiza em cada encarnação. (Gênese, cap XIV)

O corpo fluídico (perispírito) não é, imutável; depura-se e enobrece-se com a alma; segue-a através das suas inumeráveis encarnações; com ela sobe os degraus da escada hierárquica, torna-se cada vez mais diáfano e brilhante. (Léon Denis)

A elevação dos sentimentos, a pureza da vida, os nobres impulsos para o bem e para o ideal, as provações e os sofrimentos pacientemente suportados, depuram pouco a pouco as moléculas perispiríticas, desenvolvem e multiplicam as suas vibrações. Como uma ação química, eles consomem as partículas grosseiras e só deixam subsistir as mais sutis, as mais delicadas. (Léon Denis)

PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO

Page 33: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

33

CAPACIDADE REFLETORA

O corpo espiritual, extensão da alma que é, reflete contínua e instantaneamente os estados mentais. O perispírito, nas palavras de ANDRÉ LUIZ, é suscetível de refletir, em virtude dos tecidos rarefeitos de que se constitui , a glória ou a viciação da mente. Por isso, a atividade mental nos marca o perispírito, identificando nossa real posição evolutiva.

Todo pensamento encontra imediata ressonância na delicada tessitura perispiritual, produzindo dois tipos de efeitos: gera na aura a sua imagem, conhecida hoje como forma pensamento – variável, de acordo com a carga emocional, até mesmo no aspecto cromático e também na dimensão física, influindo na fisiologia dos centros vitais, repercute nos sistemas nervoso, endócrino, sanguíneo e demais vias de sustentação do edifício celular, marcando o desempenho regular, ou não, na economia vital.

PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO

Page 34: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

34

ODOR

Cheiro que pode ser característico seu, do lugar onde se encontra, da sensação que pretende passar.

O perispírito, a refletir-se na aura, caracteriza-se também por odor particular, facilmente perceptível pelos Espíritos.

PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO

Page 35: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

Duplo Etérico e Corpo Mental O duplo etérico seria uma espécie de campo energético situado na zona

entre o perispírito e o corpo físico. Seria “(...) como uma extensão do perispírito e não necessariamente um agente destacado e independente daquele; (...) ele é um campo mais denso que o perispiritual por onde as energias espirituais se “condensam” em direção ao corpo, e, de forma reversa, recebe os impulsos físicos, processando uma reconversão para os sentidos psíquicos e direcionando-os aos arquivos perispiríticos, mentais, inconscientes e espirituais.” – Jacob Melo, em O Passe, pág. 75.

35

Page 36: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

Aura Como disse o Espírito André Luiz, a aura seria uma “duplicata mais ou menos radiante da criatura”.

“Essas energias penetram o corpo físico e se irradiam para além dele, podendo ser absorvidas parcialmente por outros seres vivos ou se espraiar em campos mais amplos, voltando ao reservatório de origem. Nos seres humanos essas irradiações são modeladas pela força plasmadora do espírito, refletindo-se à visão psíquica como aura, uma formação ovoide, de tonalidades coloridas, que sofre influências marcantes dos estados orgânicos (corpo somático) e dos pensamentos elaborados pela alma. A aura, através de suas cores, texturas e formato, representa a ficha de identificação de cada ser, pois ali estão assinalados o estágio moral, o emocional, a saúde e a doença, marcando nossas vitórias ou revelando nossas misérias, que são arremessadas na rota de outros seres.”

Projeto Manoel P. de Miranda, em Terapia pelos Passes, cap. 2

36

Page 37: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

37

O REGISTRO ENERGÉTICO E SUAS CONSEQUÊNCIAS O registro energético em nosso perispírito pode ter consequências físicas,

psíquicas e espirituais dependendo da qualidade e da intensidade das cargas energéticas manipuladas. Tanto pode ocorrer de imediato como prolongar-se para encarnações futuras, levando inclusive a danos físicos permanentes. Nunca se apaga.

A presença de energias desequilibradas em nosso organismo físico espiritual nos leva obrigatoriamente a uma afinidade maior com energias do mesmo tipo e, consequentemente, a um reforço contínuo na causa do nosso próprio desequilíbrio.

Page 38: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

38

O PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DE ENERGIAS

O ser encarnado assimila energias das mais diversas de acordo com o seu estado de maior ou menor equilíbrio físico e espiritual.

O perispírito então metaboliza essas energias nos centros de força e as distribui em nosso organismo. Essas energias formam nosso “Hálito mental”

Page 39: Aula 3   perispírito Jardim de Luz 2017

DÚVIDAS?Recomendo ler tudo a respeito, inclusive: O PERISPIRITO E SUAS MODELAÇÕES de Luiz Gonzaga Pinheiro.

39