aubr 11-metodologia de trabalho e gerenciamento de dados...

5
Metodologia de Trabalho e Gerenciamento de dados em CAD Marcia Soares Rozetti – Botti Rubin Arquitetos Processo de transição e evolução da representação gráfica através do uso do AutoCAD pela Botti Rubin. Objetivo de aprendizado Ao final desta palestra você terá condições de: Saber um pouco sobre o escritório Botti Rubin Arquitetos; Saber como foi a evolução do uso do Autocad no escritório Botti Rubin; Saber como é a Metodologia de trabalho do escritório Botti Rubin Sobre o Palestrante Arquiteta e Urbanista, graduada na Faculdade de Belas Artes de São Paulo em 1992. Trabalhou em escritórios importantes como Roberto Migotto e Aflalo & Gasperini e desde 1999 é Arquiteta Associada do escritório Botti Rubin Arquitetos S/C Ltda., onde desenvolve e coordena projetos de edificação Comercial, Hotelaria, Shopping Center. Consultorias de Cad nos seguintes escritórios: Siegbert Zanettini Izay Weinfeld Minerbo Fuchs Edo Rocha Bernardes Jacobsen Batagliesi Arquitetos + Designers

Upload: dangduong

Post on 07-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Metodologia de Trabalho e Gerenciamento de dados em CAD Marcia Soares Rozetti – Botti Rubin Arquitetos

Processo de transição e evolução da representação gráfica através do uso do AutoCAD pela Botti Rubin.

Objetivo de aprendizado

Ao final desta palestra você terá condições de:

• Saber um pouco sobre o escritório Botti Rubin Arquitetos;

• Saber como foi a evolução do uso do Autocad no escritório Botti Rubin;

• Saber como é a Metodologia de trabalho do escritório Botti Rubin

Sobre o Palestrante

Arquiteta e Urbanista, graduada na Faculdade de Belas Artes de São Paulo em 1992. Trabalhou em

escritórios importantes como Roberto Migotto e Aflalo & Gasperini e desde 1999 é Arquiteta Associada

do escritório Botti Rubin Arquitetos S/C Ltda., onde desenvolve e coordena projetos de edificação

Comercial, Hotelaria, Shopping Center.

Consultorias de Cad nos seguintes escritórios:

Siegbert Zanettini

Izay Weinfeld

Minerbo Fuchs

Edo Rocha

Bernardes Jacobsen

Batagliesi Arquitetos + Designers

Botti Rubin Arquitetos

O escritório Botti Rubin foi criado em São Paulo pelos arquitetos Alberto Botti e Marc Rubin no final dos anos cinquenta. Desde o início, conquistou o reconhecimento público, devido a um trabalho de personalidade própria comprovado no cenário da arquitetura brasileira.

Com mais de 1000 projetos, dedica especial atenção à busca de excelência no desenvolvimento dos mais diversos temas, tais como: edifícios de escritórios, shopping centers, instalações institucionais, culturais e esportivas, hotéis, escolas, hospitais, museus, teatros e projetos urbanísticos. A colaboração de profissionais de alto nível, ao longo de todos esses anos, tem sido condição primordial para a alta qualidade de concepção e detalhamento de seus projetos.

A Botti Rubin Arquitetos Associados conta com uma equipe de 28 arquitetos, que, apoiada por uma infra-estrutura técnica e administrativa, montada com recursos de última geração, é capaz de superar desafios arquitetônicos nos mais variados segmentos, independentemente de suas dimensões e/ou características.

Fotos: Gerson Bilezikjian, Carlos Gueller, Daniel Ducci, Sérgio Fornazari.

A evolução do uso do Autocad na Botti Rubin

O escritório Botti Rubin utiliza Autocad desde 1987. Em 1999 fizemos a organização da Biblioteca de Cad do escritório ( Autocad14). Auxiliados pelo Arquiteto e consultor Roberto Klein, selecionamos os arquivos, renomeamos, ajustamos os pontos de inserção, layers, cores e em alguns casos atributos, de todos os desenhos. Separamos os blocos em diretórios e subdiretórios para facilitar o acesso.

Criamos no menu do Autocad um item para acessar a biblioteca e visualizar seus blocos, que mais tarde seria substituído pelo comando DesignCenter do Autocad 2000. Treinamos a equipe para utilizar a biblioteca e as nomenclaturas de layers, diretórios e arquivos de projetos.

A partir do ano 2000, começamos a implantar no escritório, uma metodologia de Trabalho, que funciona como uma linguagem interna, onde toda a equipe fala a mesma língua, e trabalha de forma semelhante.

Após uma experiência bem sucedida no projeto do Hotel Hilton (CENU) de São Paulo, começamos a treinar todas as equipes.

Tivemos que documentar todo este trabalho, com todos os procedimentos, para certificação da ISO9000. Este material é utilizado até hoje. Cada pessoa nova que entra no escritório recebe uma orientação antes de começar a trabalhar.

A cada nova versão de Autocad, incorporamos à nossa metodologia de trabalho, novos procedimentos, aproveitando ao máximo os recursos do programa. Investimos tempo em estudo e treinamento, para aprimorarmos nossa forma de trabalhar.

Os arquivos dentro dos computadores são guardados de forma que todos que trabalham no escritório e conhecem a lógica de nossa organização tem facilidade de acesso.

Existe uma regra para as nomenclaturas dos arquivos, dos diretórios e subdiretórios. Determinamos como esses arquivos são guardados, onde estão os arquivos de trabalhos, os arquivos recebidos e os arquivos enviados. O que é necessário guardar e o que pode ser descartado.

Ganhamos muita produtividade só com a organização do escritório, pois facilitamos o acesso aos arquivos e às informações.

A Metodologia de Trabalho da Botti Rubin

Trabalhamos com o conceito de Bases, onde temos em um subdiretório as Plantas, Cortes e Elevações do Projeto, desenhadas em arquivos separados, sem informações de textos e notações, que são inseridos nas folhas de projeto como xref , recortados com xclip e onde complementamos os desenhos com as informações necessárias.

As bases são desenhadas de forma que todas as plantas, tem pontos de coordenadas comuns, o que facilita muito as edições das mesmas.

Os cortes e elevações têm amarrações de coordenadas com as plantas e com as coordenadas reais do terreno (projeto). Assim todos os cortes e elevações têm coordenadas comuns.

Graças a esta forma de desenhar podemos utilizar blocos de cotas de níveis, que lêem automaticamente as coordenadas Y dos desenhos dos cortes e elevações.

Para nós é fundamental que os “desenhos base”, sejam limpos e organizados, com layers ajustados para que possamos utilizá-los nas programações das folhas do projeto.

Os desenhos precisam ser muito precisos, para que as informações sobre eles sejam corretas.

Utilizamos vários recursos nas programações das folhas, mas nossos desenhos são revisados pelos desenhos bases. Ao alterarmos as bases, estamos modificando praticamente todas as folhas do projeto.

Este procedimento, além de ser mais produtivo, pois diminui o retrabalho, mantém a integridade do projeto, evitando que sejam entregues desenhos desatualizados.

Ao longo dos anos, vários comandos do Autocad, colaboraram bastante para o aumento gradativo da produtividade do escritório.

Alguns comandos tornaram-se indispensáveis na nossa rotina de trabalho como:

- XREF - utilizamos para referenciar desenhos bases nas folhas de projetos e para inserir provisoriamente desenhos de complementares para verificação;

- XCLIP – utilizamos para recortar partes dos desenhos bases nas folhas de projeto, para setorização ou ampliação de áreas;

- eTRANSMIT – utilizamos para fazer BIND dos arquivos das folhas do projeto;

- PUBLISH – utilizamos para plotar todas as folhas de um projeto de uma só vez;

- FIELD – utilizamos para extrair informações gráficas dos desenhos, tais como:

• Preenchimento de carimbos (lendo nome do arquivos, data, etc.);

• Preenchimento de tabelas de áreas (lendo áreas de plines e hatchs);

• Cotas de níveis automáticas, que lêem as coordenadas dos desenhos;

- DATAEXTRATION – utilizamos para extrair informações de blocos com atributos, assim podemos quantificar esquadrias, vagas, verificar acabamentos de ambientes e gerar tabelas com estes dados.

- BLOCOS DINÂMICOS – utilizamos para criar blocos inteligentes que se modificam conforme a necessidade do desenho, sem termos que substituí-los.

Nos últimos 12 anos, elaboramos mais de 800.000,00m2 de Shopping Centers, mais de 1.200.000,00m2 de Edifícios Comerciais, Hospitais, etc, muitos projetos de grande porte, que foram desenvolvidos com equipes muito reduzidas, de no máximo 3 arquitetos.