atualidades (retrô 2015)

27
RETROSPECTIVA Prof. Alexandre Alves (Atualidades)

Upload: alexandre-alves

Post on 25-Jan-2017

272 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Retrospectiva Prof. Alexandre Alves (Atualidades)

Confira os cinco fatos mais importantes do ano no Brasil e no mundo

BRASIL

Cmara abre processo de impeachment contra Dilma Rousseff

Dilma Rousseff (PT) assumiu o segundo mandato em janeiro de 2015 sob intensa presso. As denncias de corrupo na Petrobras, a relao turbulenta com o Congresso e o agravamento da crise econmica minaram sua popularidade. Trs grandes manifestaes contra o governo Dilma foram realizadas em maro, abril e agosto. Os protestos serviram de estmulo para que a oposio lanasse uma campanha para pedir o impeachment da presidente.O principal argumento para a cassao do mandato de Dilma a edio de decretos que ampliaram os gastos federais sem a autorizao do Congresso segundo a acusao, a medida seria ilegal por ferir a Lei Oramentria.

Em 2 de dezembro, o presidente da Cmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB) autorizou a abertura do processo de impeachment contra Dilma. Sua deciso considerada uma retaliao ao PT horas antes o partido havia decidido apoiar o pedido de cassao do mandato de Cunha no Conselho de tica, onde o deputado acusado de mentir sobre a existncia de contas secretas na Sua. Com a deciso, o processo deve tramitar nos primeiros meses de 2016.

Eduardo Cunha e Delcdio do Amaral so alvos da Operao Lava Jato

Deflagrada pela Polcia Federal em maro de 2014, a Operao Lava Jato investiga um amplo esquema de lavagem e desvio de dinheiro da Petrobras, envolvendo executivos da estatal, grandes empreiteiras e polticos de alto escalo. Em 2015, a operao avanou com os depoimentos das testemunhas de acusao. Em maro, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justia (STJ) autorizaram a abertura de inqurito para investigar 50 polticos do PT, PSDB, PMDB, PP, SD e PTB. Entre eles esto o tesoureiro do PT Vaccari Neto (que condenado a 15 anos de priso em setembro), o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB) e o presidente da Cmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB).

Entre as denncias que pesam contra Cunha esto o recebimento de 5 milhes de dlares em propina da Petrobras e a existncia de contas secretas na Sua em seu nome. Como Cunha havia negado possuir contas no exterior em depoimento CPI da Petrobras, o Conselho de tica da Cmara aprovou a abertura de uma investigao contra o deputado por quebra de decoro, em15 de dezembro.Em outro importante desdobramento da Lava Jato, em25 de novembro, o STF autorizou a priso do senador do PT Delcdio do Amaral por tentar obstruir as investigaes da operao. A deteno do parlamentar ocorreu aps a revelao de uma gravao na qual Delcdio oferece dinheiro para que o ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerver, no fechasse acordo de delao premiada com a Polcia Federal. a primeira vez que um senador preso no Brasil desde a redemocratizao, em 1985.

Elevado endividamento agrava a crise econmicaO Brasil enfrentou em 2015 uma das mais intensas crises econmicas dos ltimos anos. O desequilbrio das contas pblicas levou o ministro da Fazenda Joaquim Levy a adotar uma srie de medidas para cortar os gastos do governo. O chamado ajuste fiscal afetou o acesso ao seguro-desemprego, aos benefcios da previdncia e ao abono salarial, alm de cortar investimentos do governo em diversas reas. Para conter a alta da inflao, os juros subiram ainda mais, dificultando o acesso ao crdito. Alm disso, a desconfiana do mercado diante do cenrio econmico brasileiro inibiu investimentos na indstria e a desacelerao da economia chinesa afetou as exportaes de commodities.Tudo isso levou a uma reduo da atividade econmica, que pode ser medida pelos indicadores: entre janeiro e setembro, o PIB caiu 3,2%, colocando o pas em recesso; em novembro, a inflao superou 10% no acumulado de 12 meses (a maior taxa desde novembro de 2003); e o desemprego bateu 7,5% em novembro (um crescimento de 2,7% em um ano).

No dia 5 de novembro, o rompimento de uma barragem de rejeitos de minerao da empresa Samarco, na zona rural de Mariana (MG), provocou o maior desastre ambiental j ocorrido no Brasil. Uma enxurrada de 50 bilhes de litros de lama atingiu nove cidades percorrendo o Rio Doce at desaguar no litoral do Esprito Santo, a mais de 600 quilmetros de distncia. A regio mais afetada foi o distrito de Bento Rodrigues, onde ao menos 17 pessoas morreram e mais de 600 ficaram desabrigadas.Rompimento de barragem provoca desastre ambiental em Mariana

Ainda no possvel dimensionar os efeitos ambientais do desastre, mas a recuperao das reas afetadas levar muitos anos e consumir bilhes de reais. O Ministrio Pblico de Minas Gerais entrou com uma ao para que a Samarco providencie ajuda financeira e indenizao s vtimas. A empresa, que controlada pelas mineradoras Vale (brasileira) e BHP Billiton (anglo-australiana), tambm foi multada em 250 milhes de reais pelo Ibama.

Casos de dengue, chikungunya e zika se multiplicamO aedes aegypit foi presena constante no noticirio em 2015. Isso porque os casos de dengue, chikungunya e zika doenas que tem o mosquito como vetor se multiplicaram pelo Brasil. Em 2015, o pas registrou recorde de casos de dengue: at 14 de novembro foram identificados 1,5 milho de pessoas infectadas, com mais de 700 mortes confirmadas. A regio Sudeste concentra quase dois teros dos casos, e os estados mais atingidos pelo surto so Gois, So Paulo e Pernambuco.A chikungunya, que chegou ao Brasil em 2014, tambm se espalhou por diversos municpios do pas em 2015. J os casos da febre zika tiveram seus primeiros registros em maio de 2015. A chegada da doena ao Brasil veio acompanhada de um agravante: diversos casos de microcefalia em recm-nascidos esto associados ao contgio de mes pela febre zika durante a gravidez. A situao especialmente grave em Piau, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraba, que decretaram estado de emergncia em virtude da febre zika.

Mundo

No dia 7 de janeiro, dois homens armados invadiram a sede do jornal satrico Charlie Hebdo, em Paris, matando 12 pessoas. O atentado aconteceu durante a reunio editorial da equipe do jornal e teve como alvo alguns dos principais cartunistas da Frana. A motivao para o ataque teria sido a publicao de charges e artigos que ridicularizavam a figura do profeta Maom e dos fundamentalistas islmicos.Dois dias depois, os atiradores foram mortos eram dois irmos franceses de origem argelina, supostamente membros da Al Qaeda na Pennsula Arbica. Os atentados provocaram comoo mundial. Em 11 de janeiro, 1,5 milho de pessoas saram s ruas de Paris para homenagear as vtimas e manifestarem-se a favor da liberdade de expresso.

Potncias fecham acordo nuclear com o IrNo dia 14 de julho, o Ir e as principais potncias mundiais assinaram um acordo histrico para restringir o alcance do programa nuclear iraniano. A concluso das negociaes coloca um ponto final em um impasse que j durava desde 2001, quando a comunidade internacional descobriu que o Ir mantinha um programa de enriquecimento de urnio.Em termos gerais, o acordo determina que o Ir ter sua atividade nuclear monitorada e restrita. Alguns dos principais termos do documento estabelecem que o pas reduzir em dois teros o nmero de centrfugas em suas usinas durante 15 anos e reduzir seu estoque de urnio enriquecido. Em contrapartida, sero gradualmente retiradas as sanes que provocaram perdas significativas na economia iraniana.

Nmero de refugiados o maior desde a II Guerra

Em 2015, o mundo enfrentou a mais grave crise migratria desde a II Guerra Mundial. Segundo a Organizao das Naes Unidas (ONU), existem mais de 60 milhes de refugiados em todo o planeta.A crise ganhou enorme visibilidade na Europa. Mais de 300 mil pessoas tentaram cruzar o Mar Mediterrneo para chegar ao Velho Continente em 2015. A maioria dos refugiados vem da frica e do Oriente Mdio, fugindo de perseguies polticas e guerras, como a que castiga a Sria desde 2011. Como a travessia feita em embarcaes precrias e superlotadas, os naufrgios so frequentes. Durante o ano, cerca de 3 mil pessoas morreram afogadas no Mar Mediterrneo. Entre as vtimas est o garoto srio Aylan Kurdi a imagem de seu corpo estendido na praia turca de Bodrum comoveu o mundo e simbolizou o drama dos refugiados em 2015.A Alemanha se disps a acolher at 1 milho de refugiados, mas naes como Hungria, Eslovnia e ustria resistem em deixar que os estrangeiros cruzem as fronteiras e dificultam sua movimentao pelo continente, agravando a crise.

Estado Islmico realizam atentados em Paris

No dia 13 de novembro, Paris voltou a ser alvo de atentados terroristas. A organizao fundamentalista Estado Islmico (EI) realizou uma srie de ataques simultneos na capital francesa, que deixou 127 mortos e mais de 180 feridos. Os ataques atingiram seis locais diferentes bares, restaurantes, uma casa noturna e a entrada do Stade de France. Nos dias seguintes tragdia, Bruxelas, capital da Blgica, entrou em alerta mximo devido a suspeitas de atentados terroristas.Os ataques do uma nova dimenso ao EI, que, desde 2014 vem expandindo as reas sob seu controle no Iraque e na Sria. Aps o episdio, a Frana intensificou os bombardeios a bases do EI no Oriente Mdio. Em resposta, o grupo extremista ameaou realizar outros atentados em cidades europeias.

lderes mundiais assinam acordo ambiental em ParisNo dia 12 de dezembro, representantes de 195 pases assinaram o Acordo de Paris durante a 21 Conferncia Geral das Partes (COP-21), realizada na capital francesa. Trata-se do mais abrangente entendimento ambiental desde o Protocolo de Kyoto, assinado em 1997. O acordo tambm representa um marco histrico, pois obriga todos os pases a apresentar metas para reduzir as emisses de carbono at ento apenas os pases ricos tinham este compromisso.O objetivo que todos os pases signatrios organizem estratgias para limitar o aquecimento mdio do planeta em 1,5 graus centgrados at 2100. No entanto, o acordo criticado por no criar mecanismos que obriguem o cumprimento dessas metas. Mesmo com alguns pontos estabelecidos em termos genricos, o documento considerado a melhor oportunidade para que os pases trabalhem de forma conjunta e tentem minimizar os efeitos do aquecimento global.

Dica atual

Universidade portuguesa vai selecionar brasileiros que fizeram o EnemDesde o ano passado, aps o acordo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) com o governo de Portugal, aumentou o nmero de instituies portuguesas de ensino que aceitam o resultado do Exame Nacional do Ensino Mdio (Enem) para selecionar estudantes brasileiros.

Se a sua vontade arrumar as malas e ir estudar fora, saiba que a Universidade de Aveiro, em Portugal, vai abrir um processo seletivo de bolsas a alunos brasileiros que fizeram o Enem. A universidade vai ofertar um total de 50 bolsas de estudo para 53 cursos de licenciatura e mestrado integrado. Todos os cursos tm durao de cinco anos.As inscries devero ser feitas no site da instituio, de 18 a 29 de abril. Os alunos so isentos de quaisquer outras provas de avaliao. No entanto, os interessados precisam ter alcanado mdia superior a 650 pontos na mdia do exame.

Alm disso, o estudante passar por fase de pr-candidatura, preenchendo o formulrio de cadastro disponvel tambm no site. Entre os requisitos para participar no ter nacionalidade de um estado-membro na Unio Europeia, nem morar h mais de dois anos seguidos em Portugal.

https://www.ua.pt/internationalstudent/page/20148

Estudante brasileiro grava pardia de Baile de Favela em StanfordO estudante carioca Gil Sant'Anna, de 26 anos, nasceu no Complexo do Alemo, mas levou o passinho brasileiro para dentro da Universidade Stanford, uma das instituies americanas mais prestigiadas do mundo.

L na Califrnia, EUA, Gil aluno de doutorado em Neurocincias em Educao e gravou um vdeo parodiando o funk Baile de Favela. Nesta verso, a msica de MC Joo ganhou o ttulo de Baile de Decoreba. A letra descreve a conjuntura da vida escolar hoje em dia no Brasil e faz uma crtica bem humorada ao modelo copia e decora das salas de aula.