atualidades questões cespe 2013-14.pdf

7
Questões de Atualidades Banca CESPE / 2013 Rodrigo Regazonni de Oliveira 1

Upload: andre-monteiro

Post on 26-Nov-2015

408 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Atualidades Questões CESPE 2013-14.pdf

Questões de Atualidades – Banca CESPE / 2013 – Rodrigo Regazonni de Oliveira

1

Page 2: Atualidades Questões CESPE 2013-14.pdf

Questões de Atualidades – Banca CESPE / 2013 – Rodrigo Regazonni de Oliveira

2

PRM / 2013

Da Revolução Industrial Inglesa à ordem global dos dias atuais, a economia mundial dinamizou-se extraordinari-amente, com vigorosa ampliação da capacidade produti-va e dos mercados consumidores, além de promover a rápida circulação de capitais, bens e pessoas. Relativa-mente ao cenário econômico do mundo contemporâneo, julgue os itens a seguir. 1. Por não aceitar a entrada da Venezuela no MERCO-SUL, o Uruguai retirou-se do bloco que havia ajudado a criar com Argentina, Brasil e Paraguai. 2. Nos últimos cinco anos, o Brasil alcançou a autossufi-ciência petrolífera graças aos constantes recordes obti-dos na exploração da camada de petróleo do pré-sal. 3. Por condenar as práticas da denominada globaliza-ção, Estados Unidos da América, México e Canadá re-cusam-se a integrar blocos econômicos e a formalizar acordos comerciais com outros países. 4. O petróleo permanece atualmente na condição de ma-triz energética essencial do sistema produtivo global, po-sição alcançada com o desenvolvimento da industrializa-ção no mundo contemporâneo. 5. O Canadá assumiu, na atualidade, a liderança da pro-dução mundial de petróleo superando os países do Ori-ente Médio. Um aluno de escola pública em Sobral, no interior do Ceará, custa, aos cofres públicos, metade do que custa um aluno da rede municipal de São Paulo, porém ele sa-be mais matemática e português no 5.º ano do ensino fundamental que um aluno do mesmo ano da rede pau-listana, segundo avaliações recentes do governo federal. Nas últimas semanas, o aumento dos recursos destina-dos à educação tem sido apontado como saída para a melhoria do ensino em resposta à insatisfação manifes-tada nas ruas.

Folha de S.Paulo, 30/6/2013, p. B8 (com adaptações).

Considerando o contexto e as suas inúmeras implica-ções do tema abordado no fragmento de texto acima, julgue os itens seguintes. 6. A má distribuição e a gestão ineficiente dos recursos reservados ao setor educacional incluem-se entre as principais falhas do sistema educacional brasileiro. 7. A tese de que o montante de investimentos não é ca-paz de solucionar todos os problemas da área de educa-ção pode ser exemplificada pelo caso da cidade cearen-se citada no texto. 8. Mobilidade urbana, saúde e educação foram algumas das reivindicações presentes nas recentes manifesta-ções de rua protagonizadas por brasileiros de diversas cidades.

DEPEN / 2013

A Polícia Federal prendeu o traficante colombiano co-nhecido como El Índio no Aeroporto Internacional do Ga-leão, no Rio de Janeiro. Ele é procurado na Colômbia sob a acusação de comércio de drogas e de ter corrom-pido um juiz para ficar livre de processo penal.

O Estado de S.Paulo, 4/6/2013, p. A15 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, e conside-rando os múltiplos aspectos relativos ao tema por ele abordado, julgue os itens seguintes. 9. A prisão mencionada no texto ganhou maior repercus-são na mídia devido ao fato de El Índio ser o primeiro criminoso de projeção internacional a buscar abrigo no Brasil. 10. Segundo especialistas em segurança pública, o fato de o Brasil se recusar a participar da Interpol, a polícia internacional, dificulta a prisão de criminosos de alta pe-riculosidade no país, a exemplo de poderosos narcotrafi-cantes. 11. O narcotráfico é uma das expressões mais visíveis do crime organizado, o qual, identificando-se com a rea-lidade mundial contemporânea em que está inserido, também procura agir de forma globalizada. Atualmente, a indústria da moda tem sido alvo de de-núncias de uso de mão de obra escrava na sua linha de produção. Fiscalizações recorrentes em oficinas de cos-tura em São Paulo já flagraram bolivianos trabalhando em condições degradantes para grifes. Estudiosos do tema garantem que o consumidor tem condições de sa-ber, de antemão, quantos escravos estão por trás desse ou daquele estilo de vida. O cálculo pode ser realizado em sítios que disponibilizam uma plataforma online, na qual o consumidor pode calcular sua rede de escravos contemporâneos.

O Globo, caderno Amanhã, 4/6/2013, p. 3 (com adaptações).

A partir das informações apresentadas no texto acima, e considerando a amplitude do tema por ele focalizado, julgue os itens que se seguem. 12. Uma característica marcante da sociedade mundial contemporânea é a crescente preocupação com deter-minados temas, como a defesa da sustentabilidade am-biental e o combate às formas degradantes de trabalho. 13. No Brasil, as denúncias acerca de trabalho em con-dições análogas à escravidão referem-se a atividades do setor terciário, sempre nos grandes centros urbanos. 14. Empresas flagradas em uso de mão de obra escrava costumam enfrentar algum tipo de prejuízo financeiro, como quedas no valor de suas ações e boicote dos con-sumidores, além de prejuízos em sua imagem institucio-nal.

Page 3: Atualidades Questões CESPE 2013-14.pdf

Questões de Atualidades – Banca CESPE / 2013 – Rodrigo Regazonni de Oliveira

3

CPRM / 2013

A respeito de fatos internacionais ocorridos a partir de 2010, julgue os itens a seguir. 15. Há cerca de três anos, os Estados Unidos da Améri-ca passaram por outro escândalo de vazamento de do-cumentos sigilosos, quando o sítio WikiLeaks publicou mais de cem mil documentos diplomáticos que tinham status de confidenciais e secretos. 16. Recentemente, um ex-analista de sistemas da Agên-cia de Segurança Nacional dos Estados Unidos da Amé-rica revelou ao mundo a espionagem em comunicações e tráfego de informações realizada pelo governo norte-americano. A espionagem tinha como alvo diversas insti-tuições e cidadãos norte-americanos e estrangeiros, in-cluindo aliados históricos do governo daquele país. 17. Tanto Edward Snowden, ex-analista de sistema da Agência de Segurança dos Estados Unidos da América, quanto o fundador e editor-chefe do WikiLeaks, Julian Assange, pediram asilo político a diversos países, mas suas solicitações foram aceitas apenas pelo Brasil, e, em julho de 2013, ambos encontravam-se abrigados em re-presentações diplomáticas à espera da viagem. Com relação à situação da saúde pública no Brasil, jul-gue os itens que se seguem. 18. Recentemente, o governo federal lançou o programa Mais Médicos, que tem por objetivo atrair médicos, tanto brasileiros quanto estrangeiros, para o interior do país e para a periferia das grandes cidades. 19. Diversas prefeituras do país, especialmente no inte-rior, não dispõem de médicos suficientes para atender à população; algumas delas, inclusive, não contam sequer com um médico para todo o município. 20. Nos recentes protestos populares no país, diversos médicos têm saído às ruas para exigir a contratação de médicos estrangeiros para preencher as carências do sistema de saúde nacional. Considerando as relações entre a religião e a política no Brasil, julgue os itens a seguir. 21. Recentemente, o Brasil recebeu a visita do papa Francisco, pontífice máximo da Igreja Católica, para um evento religioso no Rio de Janeiro. Para essa ocasião, os recursos públicos empregados pelo Estado foram to-talmente destinados à segurança do papa. 22. As posições contra homossexuais, negros e indíge-nas, defendidas pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, encontram apoio irrestrito em toda a comunidade evangélica nacional.

MPU / 2013

Denúncia de que o governo americano monitorou mi-lhões de emails e telefonemas no Brasil motivou a cria-ção de comissão parlamentar de inquérito. Jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que vive no Rio de Janeiro e já falou à Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, afirma que documentos a serem divul-gados têm informações estratégicas sobre a política e o comércio do Brasil. Em plenário, senadores falaram so-bre a notícia de que a presidente Dilma Rousseff e as-sessores dela teriam sido vítimas diretas da espionagem.

Jornal do Senado, 3/9/2013, capa (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e conside-rando as múltiplas implicações do tema por ele aborda-do, julgue os itens de 44 a 47. 23. A rede mundial de computadores, que apresenta, en-tre outras vantagens, a de ter tornado possível a rápida circulação de capitais pelos mercados financeiros globais e a difusão dos mais diversos tipos de informação e de comunicação instantâneas, é utilizada pelos grandes grupos que comandam o crime organizado em escala global. 24. A espionagem, tema tratado no texto, é prática relati-vamente recente, surgida nos últimos trinta anos. Essa prática se tornou possível graças aos avanços tecnológi-cos que fizeram da informática um instrumento indispen-sável à ação dos Estados no complexo universo das re-lações internacionais. 25. A civilização contemporânea distingue-se das de é-pocas anteriores, entre outros aspectos, por viver o que muitos definem como a era do conhecimento, assinalada pelo notável nível de desenvolvimento científico, que se manifesta nas contínuas inovações tecnológicas que re-percutem no sistema produtivo e no cotidiano das pes-soas. 26. A informática é um dos símbolos mais expressivos da revolução tecnológica por que passou o mundo nas últimas décadas, tendo o acesso aos computadores pes-soais se universalizado de tal modo que o número des-sas máquinas é praticamente o mesmo nos mais diver-sos continentes. A oposição síria acusou o regime de Bashar al-Assad da morte de centenas de pessoas – os números variam en-tre 500 e 1.300 – em ataques com armas químicas nos arredores de Damasco. O governo negou, e a Rússia acusou os rebeldes pela ofensiva. A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu investigação independente para confirmar o que seria o maior ataque com uso de gás desde a década de 80 do século passado.

O Globo, 22/8/2013, capa (com adaptações).

Page 4: Atualidades Questões CESPE 2013-14.pdf

Questões de Atualidades – Banca CESPE / 2013 – Rodrigo Regazonni de Oliveira

4

Tendo o texto acima como referência inicial e conside-rando a amplitude do tema nele tratado, julgue os itens que se seguem. 27. O texto sugere que, independentemente de eventu-ais interesses econômicos conflitantes, a Rússia acom-panha os Estados Unidos da América no apoio ao regi-me de Bashar al-Assad. 28. A Síria está estrategicamente localizada no Oriente Médio, região exportadora da matriz energética essencial ao modelo de desenvolvimento vigente no planeta, o pe-tróleo. 29. Embora mantenha forças militares pacificadoras em diversas regiões conflagradas ou em grave risco social, como o Haiti, a ONU encontra dificuldades para impedir o início de conflitos no mundo, assim como para fazê-los cessar. TELEBRAS / 2013

Em dezembro de 2010, um jovem tunisiano, desempre-gado, ateou fogo ao próprio corpo, como manifestação contra as condições de vida no país. Ele não sabia, mas o ato desesperado, que terminou com a própria morte, seria o início do que viria a ser chamado mais tarde de primavera árabe.

Estadão. In: Internet: <www.topicos.estadao.com.br> (com adaptações).

Com relação à primavera árabe, julgue os itens que se seguem. 30. A primavera árabe foi uma onda de manifestações populares e revolucionárias que ocorreu em países loca-lizados no Oriente Médio e no norte da África. Essas manifestações concentraram-se, principalmente, em paí-ses do mundo árabe. 31. Nos países árabes, o surgimento de uma liderança central possibilitou a coordenação de manifestos contra as ditaduras políticas. 32. Todos os ditadores contra os quais as manifestações populares se dirigiram foram depostos de seus cargos nos países onde aconteceu a primavera árabe. PC-DF / 2013

Com a escalada de violência que acontece nos últimos dias, especialmente no Rio de Janeiro, com saques e depredações de patrimônios públicos e privados, ficou claro que as grandes manifestações de massas não re-presentaram somente um terremoto na política nacional, mas estão impondo novos desafios para o Estado demo-crático de direito. Os policiais do Police Executive Rese-arch Forum, com sede em Washington, enumeraram al-guns pontos fundamentais para lidar com manifestações de massas em contextos democráticos e de comunica-ção globalizada e instantânea, fruto da experiência ad-

quirida pela polícia dos países desenvolvidos pós-Seattle99: planejamento, coordenação com outras agên-cias de segurança e logística das forças policiais ou do evento. Merval Pereira. Repressão na democracia. In: O Globo, 24/7/2013, p. 4

(com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e conside-rando os diversos aspectos que envolvem o tema nele abordado, julgue os itens de 15 a 19. 33. As manifestações populares que tomaram conta das ruas de centenas de cidades brasileiras, a começar por São Paulo, no último mês de junho, apresentaram carac-terísticas que as diferenciam de outras que as antecede-ram, a começar pelo fato de que não foram planejadas e comandadas por lideranças tradicionais historicamente identificadas com esse tipo de atuação política. 34. Infere-se do texto que as recentes manifestações de rua, a despeito de terem causado impacto inicial, foram rapidamente assimiladas ou desconsideradas pelos po-deres constituídos, de modo que não interferiram na roti-na do mundo da política e no funcionamento das instituições. 35. De acordo com o texto, mesmo sob a democracia, com a absoluta prevalência do direito, as forças encarre-gadas de zelar pela segurança pública devem agir de modo relativamente semelhante ao praticado em um Es-tado autoritário. 36. O texto revela o papel que a atual comunicação glo-balizada e instantânea exerce no tipo de manifestação popular que, tendo agora ocorrido no Brasil, ocorre há algum tempo em várias partes do mundo, a exemplo da repulsa ao terrorismo e da contestação ao denominado neoliberalismo. 37. Ao mencionar Seattle99, o texto faz referência a dois eventos simultâneos ocorridos na cidade, os quais leva-ram multidões às ruas para protestar: o Fórum Social Mundial e a reunião extraordinária do Conselho de Segu-rança da Organização das Nações Unidas que postergou a criação do Estado da Palestina. UFP / 2013

Em outubro de 2012, Hugo Chávez foi reeleito presiden-te da Venezuela, cargo que exerceria até 2019. Entretan-to, Chávez não resistiu a um câncer e faleceu sem que pudesse dar continuidade ao seu projeto político. Assim, Nicolás Maduro assumiu a direção do país até que novas eleições sejam realizadas. Tendo o fragmento de texto acima como referência inici-al, julgue os itens a seguir. 38. Na Venezuela, o governo concedeu uma série de subsídios sociais que oneraram a estrutura fiscal do pa-ís, mas que garantiram a popularidade de Hugo Chávez.

Page 5: Atualidades Questões CESPE 2013-14.pdf

Questões de Atualidades – Banca CESPE / 2013 – Rodrigo Regazonni de Oliveira

5

39. As privatizações de empresas estatais foram uma marca do governo de Hugo Chávez. PC-DF / 2013

Um racha resultou em um acidente com seis mortes. O motorista de um dos carros, de quarenta e um anos de idade, dirigia em alta velocidade quando perdeu a dire-ção e atingiu um grupo de dez jovens que estava em um terreno próximo à estrada. De acordo com a polícia, o condutor participava de uma corrida com outro carro e os dois veículos se tocaram. O outro motorista fugiu.

Correio Braziliense, 29/9/2013, p. 11 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e conside-rando a amplitude do tema sobre o qual ele versa, julgue os itens subsequentes. 40. Para coibir os excessos cometidos no trânsito, espe-cialmente nos maiores centros urbanos brasileiros, re-cente medida provisória, aprovada pelo Congresso Na-cional sob a influência das manifestações populares do último mês de junho, passou a tipificar como crime dolo-so todo e qualquer acidente provocado por motorista não habilitado. 41. No Distrito Federal, pioneiro no respeito às faixas de pedestre, o número de acidentes de trânsito, no primeiro semestre de 2013, caiu a níveis insignificantes, o que a-juda a explicar a sensível redução na demanda por pron-to atendimento para vítimas desse tipo de acidente nos hospitais da rede pública. 42. O Brasil apresenta elevado índice de mortes por causas não naturais, sendo a violência no trânsito res-ponsável por grande número desses óbitos, vitimando, sobretudo, jovens do sexo masculino. 43. A imprudência no volante, potencializada pelo con-sumo de bebidas alcoólicas por parte dos condutores de veículos, é causa de significativo número de acidentes de trânsito, os quais representam prejuízos econômicos para o país e oneram os serviços previdenciários e de saúde pública. Um avião carregado com quinhentos quilos de drogas caiu em Bocaina, a 305 km de São Paulo. O acidente ocorreu depois que o piloto tentou aterrissar a aeronave em uma pista de pouso rural às margens de uma rodovi-a. Policiais acompanhavam a ação e houve troca de tiros com dois homens que esperavam pela mercadoria.

O Globo, 27/9/2013, p. 7 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e conside-rando os diversos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue os próximos itens. 44. Graças ao êxito da política antidrogas conduzida pe-los Estados Unidos da América, caracterizada pela per-suasão e pelo apoio aos dependentes químicos, países

sul-americanos tradicionais produtores de drogas, como a Colômbia e a Bolívia, conseguiram desarticular a ação do narcotráfico em seus respectivos territórios. 45. O tráfico de drogas ilícitas integrou-se ao contexto da sociedade contemporânea: atuando com desenvoltura pelo mundo afora, ele também se globalizou, constituin-do uma das mais lucrativas atividades do crime organi-zado. 46. Em geral, a ação do narcotráfico, inclusive em face do confronto entre facções criminosas rivais, estimula a ampliação dos índices de violência, que gera inquietação e medo na população, em especial — mas não exclusi-vamente — a que vive nos centros urbanos. FUB / 2013

A Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o projeto de emenda constitucional que acaba com o voto secreto em todas as votações em sessões plenárias no Congresso Nacional. Para virar lei, o texto ainda precisa ser analisado pelos senadores, e a tramitação demorará, no mínimo, mais um mês. Parlamentares de oposição temem que esse processo demore e o projeto não seja votado logo.

O Globo, capa, 4/9/2013 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e conside-rando a amplitude do tema que ele aborda, julgue os próximos itens. 47. A decisão a que o texto se refere pode ser interpre-tada como uma tentativa de resposta às críticas pela manutenção, mediante voto secreto, do mandato de um deputado federal que cumpre pena de prisão em regime fechado. 48. O texto remete ao fato de que o Parlamento brasilei-ro é bicameral, isto é, composto por duas casas legislati-vas: a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. 49. Há consenso entre os analistas políticos de que o Congresso Nacional ficou indiferente diante das manifes-tações populares, no último mês de junho, nas ruas de diversas cidades brasileiras. 50. O fim do voto secreto em sessões plenárias do Con-gresso Nacional dará ao Poder Legislativo força ainda maior para derrubar os vetos do Poder Executivo. 51. Acredita-se que o fim do voto secreto nas sessões parlamentares de julgamento de processos de cassação reduzirá a prática do corporativismo entre colegas de bancada. Cinco anos após a crise global estourar, e com o fim dos estímulos à economia dos Estados Unidos da América (EUA), economistas alertam que, hoje, os mais vulnerá-veis às turbulências econômicas são os países emergen-tes. Por outro lado, novos documentos divulgados pela

Page 6: Atualidades Questões CESPE 2013-14.pdf

Questões de Atualidades – Banca CESPE / 2013 – Rodrigo Regazonni de Oliveira

6

TV revelam que a Agência de Segurança Nacional dos EUA usou seu aparato para levantar informações sobre a PETROBRAS.

O Globo, 9/9/2013, capa (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e conside-rando os múltiplos aspectos que envolvem os temas por ele abordados, julgue os itens que se seguem. 52. A espionagem norte-americana realizada no Brasil restringiu-se à economia, deixando de lado personagens do mundo da política. 53. Devido à espionagem da Agência de Segurança Na-cional dos EUA, a PETROBRAS, maior empresa brasilei-ra, desistiu de conduzir a extração do petróleo na cama-da do pré-sal. 54. Na recente reunião do G-20, em São Petersburgo, a presidenta brasileira pediu explicações a Barack Obama sobre as denúncias de espionagem norte-americana no Brasil. 55. As crises na economia contemporânea são cíclicas e tendem a estender geograficamente seus efeitos devido à globalização dos tempos atuais. 56. No Brasil, atualmente, a estabilidade cambial, deter-minada e conduzida pelo Banco Central, faz que o dólar norte-americano tenha o mesmo valor que o real e asse-gura preços baixos para os produtos importados. DPF / 2014

A Organização das Nações Unidas (ONU) fez, no final do ano de 2013, um apelo recorde para operações de ajuda humanitária em dezessete países em 2014. Meta-de do dinheiro, cerca de 6,5 bilhões de dólares, será destinada a socorrer 16 milhões de sírios afetados pela guerra civil que já dura quase três anos.

O Globo, 17/12/2013, p. 27 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens subsequentes. 57. A guerra civil a que o texto se refere faz retornar o clima elevado de tensão no Oriente Médio, região pacifi-cada desde a instalação plena do Estado da Palestina. 58. A ONU, criada após a Segunda Guerra Mundial, tem por finalidade principal a manutenção da paz e da segu-rança internacional. . 59. Entre as agências especializadas da ONU que atuam em escala global incluem-se as voltadas para a saúde (OMS), para a agricultura e alimentação (FAO) e para a educação, ciência e cultura (UNESCO).

Segundo a Pesquisa Nacional de Vitimização, a parte da população afetada pela violência é maior do que se po-deria imaginar. Um em cada cinco brasileiros que vivem nas cidades com mais de 15 mil habitantes foi vítima de uma ação criminosa — agressão, sequestro, fraude, o-fensas sexuais, discriminação, furto e roubo — no perío-do de doze meses abrangido pela pesquisa. A porcenta-gem da população vítima desses vários tipos de ocor-rência varia muito de estado para estado.

O Estado de S.Paulo, 17/12/2013, p. A3 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema que ele focaliza, julgue os itens que se seguem. 60. Nos centros urbanos do Brasil, especialmente nos de maior dimensão demográfica, a ação das facções crimi-nosas contribui decisivamente para o aumento dos índi-ces de violência. 61. A ação de organismos multilaterais, como a ONU e o Tribunal Penal Internacional, contribuiu consideravel-mente para a redução da ação do crime organizado em escala global, especialmente o relacionado ao tráfico de drogas ilícitas e à lavagem de dinheiro. 62. O fortalecimento das ações na área de segurança nos estados brasileiros deveu-se à fusão das polícias ci-vil e militar, ocorrida em 2012, mediante a aprovação de emenda constitucional.

Page 7: Atualidades Questões CESPE 2013-14.pdf

Questões de Atualidades – Banca CESPE / 2013 – Rodrigo Regazonni de Oliveira

7

GABARITO

01-E 02-E 03-E 04-C 05-E

06-C 07-C 08-C 09-E 10-E

11-C 12-C 13-E 14-C 15-C

16-C 17-E 18-C 19-C 20-E

21-E 22-E 23-C 24-E 25-C

26-E 27-E 28-C 29-C 30-C

31-E 32-E 33-C 34-E 35-E

36-C 37-E 38-C 39-E 40-E

41-E 42-C 43-C 44-E 45-C

46-C 47-C 48-C 49-E 50-E

51-C 52-E 53-E 54-C 55-C

56-E 57-E 58-C 59-C 60-C

61-E 62-E

Adquira já o simulado Fórmula 100 em nossa página no Facebook e conheça a melhor forma de estudar Atuali-dades para concursos públicos. https://www.facebook.com/formula100atualidades Associe-se ao Grupo Fórmula 100 no Yahoo e receba diariamente em seu e-mail um Sumário de Atualidades com as principais notícias relevantes para concursos pú-blicos. A primeira edição de nosso simulado, bem como outros materiais úteis, encontra-se disponível aos asso-ciados para download. Confira: https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/formula_100/info