através de palestras e intervenções, mostramos como a … · 2019. 6. 11. · ponto a ponto...

4
D epois de 40 anos de atividades no Brasil cumprindo com sua missão de restaurar os valores humanos e espirituais, a Brahma Kumaris 1 celebra suas bodas de Rubi com a Campanha BK 40 anos. Referência no ensino da meditação Raja Yoga, a Brahma Kumaris ajuda as pessoas a redescobrirem suas qualidades intrínsecas como a felicidade, o amor, a paz, a pureza e a verdade. A conexão com essa riqueza interior faz crescer a autoconfiança e a coragem para lidar com os desafios cres- centes de um mundo em constante transformação. Por esse motivo, desde sua criação, a Brahma Kumaris difunde seu lema universal: “Quando eu mudo, o mundo muda”, pois acredita que as transformações mais profundas e perenes acontecem de dentro para fora, e não o inverso. O ano de 1996 foi celebrado pela ONU como o Ano Interna- cional da Paz com o lançamento da campanha “Um Milhão de Minutos de Paz” quando foram coletados mais de um bilhão de minutos de paz na forma de orações, meditações e pensamentos positivos. A Brahma Kumaris, protagonista de incontáveis iniciativas pela paz, foi uma das três orga- nizações agraciadas pelas Nações Unidas com o prêmio “Mensageira da Paz”. Esta campanha inspirou outro pro- jeto internacional chamado “Cooperação Global por um Mundo Melhor” lançado no Parlamento inglês. A BK foi a instituição que mais coletou assinaturas do “Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não-Violência” O lançamento oficial da campanha BK 40 anos aconteceu dia 16 de Maio em São Paulo com a Palestra Magna com o tema: “Quem medita transforma e se transforma” e foi ministrada por Didi Sudesh, codiretora da Brahma Kumaris na Europa e mestre em meditação há mais de 60 anos. 1. A Brahma Kumaris, na Índia, é uma organização internacional não governamental (ONG) com status consultivo geral junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e com status consultivo junto ao UNICEF. Também é afiliada ao Departamento de Informação Pública da ONU. Além disso, é uma Organização Observadora da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). Fotos da palestra magna de Didi Sudesh com momento final de meditação, realizada no Memorial da Inclusão, em São Paulo. Através de palestras e intervenções, mostramos como a meditação é importante para a pessoa encontrar suas qualidades intrínsecas como a felicidade, o amor, a paz, a pureza e a verdade. Notícias, insights e experncias da Brahma Kumaris Brasil BOLETIM 36 • MAIO 2019

Upload: others

Post on 16-Sep-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Através de palestras e intervenções, mostramos como a … · 2019. 6. 11. · PONTO A PONTO Depois de 40 anos meditando, sendo coordenadora das atividades da BK no BR por 39 anos,

Depois de 40 anos de atividades no Brasil cumprindo com sua missão de restaurar os valores humanos e espirituais, a Brahma Kumaris1 celebra suas bodas de

Rubi com a Campanha BK 40 anos.

Referência no ensino da meditação Raja Yoga, a Brahma Kumaris ajuda as pessoas a redescobrirem suas qualidades intrínsecas como a felicidade, o amor, a paz, a pureza e a verdade. A conexão com essa riqueza interior faz crescer a autoconfiança e a coragem para lidar com os desafios cres-centes de um mundo em constante transformação.

Por esse motivo, desde sua criação, a Brahma Kumaris difunde seu lema universal: “Quando eu mudo, o mundo muda”, pois acredita que as transformações mais profundas e perenes acontecem de dentro para fora, e não o inverso.

O ano de 1996 foi celebrado pela ONU como o Ano Interna-cional da Paz com o lançamento da campanha “Um Milhão de Minutos de Paz” quando foram coletados mais de um bilhão de minutos de paz na forma de orações, meditações e pensamentos positivos. A Brahma Kumaris, protagonista de incontáveis iniciativas pela paz, foi uma das três orga-nizações agraciadas pelas Nações Unidas com o prêmio “Mensageira da Paz”. Esta campanha inspirou outro pro-jeto internacional chamado “Cooperação Global por um

Mundo Melhor” lançado no Parlamento inglês. A BK foi a instituição que mais coletou assinaturas do “Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não-Violência”

O lançamento oficial da campanha BK 40 anos aconteceu dia 16 de Maio em São Paulo com a Palestra Magna com o tema: “Quem medita transforma e se transforma” e foi ministrada por Didi Sudesh, codiretora da Brahma Kumaris na Europa e mestre em meditação há mais de 60 anos.

1. A Brahma Kumaris, na Índia, é uma organização internacional não governamental (ONG) com status consultivo geral junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e com status consultivo junto ao UNICEF. Também é afiliada ao Departamento de Informação Pública da ONU. Além disso, é uma Organização Observadora da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).

Fotos da palestra magna de Didi Sudesh com momento final de meditação, realizada no Memorial da Inclusão, em São Paulo.

Através de palestras e intervenções, mostramos como a meditação é importante para a pessoa encontrar suas qualidades intrínsecas como a felicidade, o amor, a paz, a pureza e a verdade.

Notícias, insights e experiências da Brahma Kumaris Brasil

BOLETIM 36 • MAIO 2019

Page 2: Através de palestras e intervenções, mostramos como a … · 2019. 6. 11. · PONTO A PONTO Depois de 40 anos meditando, sendo coordenadora das atividades da BK no BR por 39 anos,

Entrevistamos Luciana M. S. Ferraz, coordenadora Nacional da Brahma Kumaris no Brasil. Ela é um dos agentes desta construção de 40 anos e como dize-

mos na BK, ela é nossa Didi, nossa irmã sênior, cuja visão elevada ajudou na caminhada dos brahmins1 brasileiros. Luciana também está comemorando seus 40 anos prati-cando a meditação e coordenando escolas da BK. PARA-BÉNS, somos todos gratos a sua dedicação e comprome-timento com um propósito tão elevado.

PONTO A PONTO É sabido que a juven-tude é marcada pelo entusiasmo. Você era bastante jovem quando come-çou a praticar o Raja Yoga na Brahma Kumaris. De que forma você vê que este entusiasmo influenciou o cresci-mento da Brahma Kumaris no Brasil?

LUCIANA Tudo começou em uma época em que a maioria de nós era jovem. Eu tinha 23, o Ken 27

e todos aqueles que eram companheiros e fizeram parte daquele grupo inicial estavam na faixa dos 20 anos com, raras exceções.

Desta forma o entusiasmo era natural. Também não haviam outros grupos espirituais ou de meditação no Brasil. Fomos pioneiros. Era algo muito novo aqui e nós tínhamos grande abertura na mídia para falar destes assuntos pela novidade em si.

Outro fator que contribuiu para este entusiasmo do momento do início é que todos nós, em nossa juventude, gostávamos de associar a arte no trabalho que estávamos desenvolvendo, assim, em nossas palestras, para divulgar o conhecimento do Raja Yoga, tinha dança, teatro, alguma forma de expressão artística criada pelo próprio grupo, embora nenhum de nós fôssemos profissionais na área.

PONTO A PONTO O que faz um coordenador de uma escola, região ou país na BK?

LUCIANA O aspecto principal é que a pessoa tem que estar alinhada ao conhecimento que a Brahma Kumaris ensina. Assim, o primeiro aspecto é FÉ. É necessário aceitar as linhas mestras do que acreditamos ser a Verdade, tais como: que somos almas, sobre a história do mundo, sobre o Ser Supremo.

Em segundo lugar, a pessoa deve estar disposta a se ali-nhar aos princípios práticos fundamentais para esta linha de meditação que chamamos de Raja Yoga, que se refletem

1. Aqueles que estudam na Brahma Kumaris praticando o Raja Yoga de forma regular.

Outras palestras de Didi Sudesh no Brasil:• Serra Negra/SP – dia 17 de Maio;• Limeira/SP – dia 19 de Maio;• Piracicaba/SP – dia 20 de Maio; • Rio de Janeiro/RJ – dia 21 de Maio; e • Salvador/BA – dia 23 de Maio.

Além das palestras com Didi Sudesh, a campanha BK 40 anos prevê o lançamento de vídeos, livros, programas especiais de meditação nas escolas da Brahma Kumaris, em parques e organizações.

FRASES DE DIDI SUDESH SOBRE O TEMA DA CAMPANHA:

“Na Meditação há o entendimento e percepção profundos para se fazer emergir o potencial escondido da mente, não o controle da mente.”

“A mente é como uma flor que precisa se abrir e vibrar sua fragrância.”

“A mente é a energia criativa capaz de fazer emergir Paz, Amor, Verdade, Sabedoria e Benevolência.”

Da esquerda para a direita, palestras de Didi Sudesh em Serra Negra/SP, Rio de Janeiro/RJ e Limeira/SP.

PONTO A PONTO ENTREVISTA LUCIANA FERRAZ

Maio 2019

Page 3: Através de palestras e intervenções, mostramos como a … · 2019. 6. 11. · PONTO A PONTO Depois de 40 anos meditando, sendo coordenadora das atividades da BK no BR por 39 anos,

em seu comportamento. Então a vivência dos princípios é realmente fundamental.

Práticas como: vegetarianismo, estudo regular das aulas diárias, que atualmente dada a complexidade da vida moderna e da dificuldade no trânsito das cidades, a parti-cipação pode acontecer via internet.

O terceiro aspecto e que é a base de tudo é a pureza em todas as dimensões: nos pensamentos, nas palavras, nas ações, na forma de lidar com a energia sexual, na forma das relações em geral. Neste aspecto de base, também entra a questão de seguir as leis do país. Então a pessoa também deve ter uma conduta que não se oponha às leis do país onde ela está representando a BK.

O quarto princípio fundamental refere-se a importância da companhia. Por isso valorizamos o grupo, o que chamamos de Sangan, a congregação. Para que alguém seja um pro-fessor ou coordenador ele tem que estar alinhado ao prin-cípio de uma família espiritual e não viver isoladamente ou ter uma postura de isolar-se.

PONTO A PONTO Depois de 40 anos meditando, sendo coordenadora das atividades da BK no BR por 39 anos, o que você identifica que é fruto desta prática e suas disci-plinas diárias e como você as usa para ajudar neste papel que tem grande abrangência?

LUCIANA Em relação aos frutos que venho experimentando acredito que o principal é que tenho uma vida valiosa, signi-ficativa, de auto desenvolvimento e de benefício aos outros e também ao mundo. Quando digo auto desenvolvimento, me refiro também a uma série de talentos e habilidades que foram desenvolvidos com a prática e com a vivência da meditação Raja Yoga, como por exemplo: dar pales-tras e workshops. Eu era muito tímida, e insegura, então me expressar em público não era uma característica inata minha e sim algo que foi sendo conquistado. No aspecto do caráter e personalidade me tornei mais corajosa. Tinha receio de vários aspectos como o medo do desconhecido e inexplicável e também de coisas da convivência humana, como a opinião dos outros e agora vejo que isso foi total-mente superado. Hoje, ao contrário, vejo que muito da aquisição neste serviço espiritual foi pelo fato de fazermos as coisas que acreditamos “ser o certo da forma certa”, pois está alinhado com o que propõe o conhecimento do Raja Yoga sem me ressentir com as opiniões contrárias ou con-testadoras. Veja que o caminho ainda é longo para alcan-çar o objetivo da autossoberania, que no percurso houve-ram desvios e retomadas de percurso. É claro que várias crises espirituais aconteceram, até porque comecei muito jovem e com apenas 8 meses ter assumido a coordenação de um trabalho quando ainda não estava emocional e espi-ritualmente desenvolvida e madura, causando em muitos momentos da vida uma grande pressão e estresse que me levaram a colher certos frutos em termos de doença física e mesmo desequilíbrio. Então não foi sempre algo

suave, mas com certeza, os frutos foram muito maio-res, por isso este jardim tão grande e especial de 40 anos.

PONTO A PONTO Você identifica uma característica como fundamental para praticar meditação? Se alguém não a tem o que poderia fazer para desenvolvê-la?

LUCIANA Identifico algumas características especiais e principais para a prática da meditação. A primeira delas, já comentei anteriormente, refere-se ao estilo de vida condizente com a prática do Raja Yoga que ao seguirmos experimentamos o quanto elas facilitam todo o processo de meditação. É sabido que uma pessoa que segue um caminho de pureza e retidão, de uma alimentação que não esteja baseada na violência, de companhias saudáveis e de uma prática cotidiana e regular, ou seja perseve-rante, com certeza mais facilmente usufrui dos benefícios da meditação.

Mas acredito que há outros dois benefícios, condições que são fun-damentais. A primeira é o amor por Deus. Porque a meditação proposta pela Brahma Kumaris não é uma meditação de meramente relaxar-se ou de experimentar calma e tranquilidade. A meditação Raja Yoga propõe autotrans-formação, uma visão e uma prática diferenciada da vida comum e apregoada pela sociedade materialista e consu-mista em que vivemos. Sem dúvida este amor pelo Divino facilita a autotransformação e a obter poder para superar estas pressões do estilo de vida comum. Sabemos que é um caminho com grande retorno, mas também íngreme.

Portanto contar apenas com seu próprio poder e capaci-dade. Quando subimos esta ladeira de mãos dadas com o Divino o caminho fica fácil e suave e acima de tudo POSSÍ-VEL. Poderei ser um pouco radical em minha próxima colo-cação, mas realmente não acredito que alguém sozinho possa viver uma vida de espiritualidade. A última caracte-rística a ser destacada, não que seja a última a ser conside-rada, é o poder de concentração, pois vivemos um período da história da humanidade onde a distração é uma das principais forças. Somos constantemente distraídos pelas luzes, tecnologia, pelas cores, pela grande quantidade de atividades, afazeres e opções de lazer, de consumo, de for-mação. Enfim, todo um mundo voltado a distração com sua pluralidade, que é muito bem-vinda da perspectiva da apreciação, e que por outro lado dificulta a nossa centra-lização e estabilização em nosso eixo de suporte na vida. Desta perspectiva, desenvolver o poder de concentração é algo fundamental para obter sucesso na prática da medita-ção. Com a prática diária, alcançamos isso.

Ken O’Donnell e Luciana Ferraz

3

Page 4: Através de palestras e intervenções, mostramos como a … · 2019. 6. 11. · PONTO A PONTO Depois de 40 anos meditando, sendo coordenadora das atividades da BK no BR por 39 anos,

O conceito da Campanha está neste texto, que é quase um poema:

As principais mudanças... Capazes de transformar... Acontecem primeiro em nível íntimo... Começam no ser consciente...

Que se recolhe... Medita... Se reconecta... Com a sua essência...

A luz de um novo equilíbrio... Age com mais clareza... Toma decisões melhores... Irradia boa energia... É assim que tem início a verdadeira transformação...

É esse o trabalho que move a Brahma Kumaris.

A CAMPANHA BK 40 ANOS FOI CRIADA PARA CELEBRAR A GRANDEZA DESTA CAMINHADA E TAMBÉM PARA DIVULGAR, AINDA MAIS, A MEDITAÇÃO RAJA YOGA COMO FERRAMENTA QUE PODE TRAZER GRANDE BENEFÍCIO A TODOS.

Atividades já realizadas, em andamento e previstas

Aderval Costa – idealizador do programa “A Bandeira da BK em cada Estado do Brasil” – conduziu curso de meditação em Porto Velho (RO).

ATIVIDADES AGENDADAS E EM ANDAMENTO• Abril: de 9 a 13 – Rondônia – Porto Velho – concreti-

zado. O programa fez tanto sucesso, que outras visi-tas estão sendo agendadas; além do curso, o profes-sor Aderval Costa, de Brasília, realizou palestras em outros locais, como o Senac.

• Maio: 11 – Espírito Santo – Vitória.• Julho: 9, 10, 11, 12 – Rio Grande do Norte – Natal.• Julho: 19 e 20 – Maranhão – São Luiz.• Agosto: 1ª quinzena – Acre.

ATIVIDADES EM FASE DE ORGANIZAÇÃO• Tocantins;• Goiás;• Mato Grosso do Sul;• Piauí;• Paraíba;

Por isso estão sendo organizadas diferentes atividades, programas e práticas que serão desenvolvidas nos Centros (escolas) de Raja Yoga e em outros locais.

Na Edição de fevereiro falamos da exposição “A Paz pede passagem”. Nesta edição gostaríamos de destacar o Pro-grama: “A Bandeira da BK em cada Estado do Brasil”, que pretende realizar cursos de Meditação Raja Yoga em estados brasileiros onde a Brahma Kumaris nunca esteve antes ou que ainda não tem um local de referência para as atividades.

• Fernando de Noronha;• Alagoas;• Roraima;• Amapá;• Amazonas.

A Brahma Kumaris é uma rede de mais de 8.500 centros de meditação Raja Yoga estabelecidos em 110 países. Indivíduos de todas as idades e formação participam das atividades. O conhecimento espiritual que estudamos nutre o respeito por todas as tradições religiosas e explica de modo coerente a natureza da alma, Deus, o tempo e carma, e delineia um estilo de vida que incentiva a consideração por todas as formas de vida. Praticamos e ensinamos uma forma de meditação que mantém um equilíbrio saudável entre nossos mundos interno e externo. Prestamos serviço à comunidade, e através do estabelecimento de parcerias, buscamos promover a compreensão espiritual, a liderança com integridade e ações eleva-das para a construção de um mundo melhor.Mais informações: www.brahmakumaris.org.br • [email protected]

EXPERIÊNCIAS DOS LEITORESCompartilhe suas experiên-cias sobre os temas tratados no Ponto a Ponto; poderão ser colocadas no site junto à publicação do Boletim (se ne-cessário, sumarizadas).