atividades rÍtmicas e expressivas

2
ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS A diversidade cultural que caracteriza o país tem na dança uma de suas expressões mais significativas, constituindo um amplo leque de possibilidades de aprendizagem. Todas as culturas têm um tipo de manifestação rítmica e/ou expressiva. No Brasil existe uma riqueza muito grande destas manifestações. As danças foram e são criadas a todo tempo: inúmeras influências são incorporadas e as danças transformam-se, multiplicam-se. Algumas preservam suas características iniciais. Nas cidades existem danças como o funk, o rap, o hip-rop, as danças de salão, entre outras, que se caracterizam por acontecerem em festas, clubes, praças ou ruas. Existem também as danças eruditas como a clássica, a contemporânea, a moderna, o jazz, que podem ser apreciadas na televisão, em apresentações no teatro e são geralmente ensinadas nas escolas e academias. Por meio das danças e brincadeiras os alunos poderão conhecer as qualidades do movimento expressivo como leve/pesado, forte/fraco, rápido/lento, fluido/interrompido, intensidade, duração, direção, sendo capaz de analisá-los a partir destes referenciais; conhecer algumas técnicas de execução de movimentos e utilizar-se delas; ser capaz de improvisar, de construir coreografias, e, por fim, de adotar atitudes de valorização e apreciação dessas manifestações expressivas.

Upload: rodrigo-marques

Post on 12-Aug-2015

90 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS

ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS

A diversidade cultural que caracteriza o país tem na dança uma de suas expressões mais significativas, constituindo um amplo leque de possibilidades de aprendizagem.

Todas as culturas têm um tipo de manifestação rítmica e/ou expressiva. No Brasil existe uma riqueza muito grande destas manifestações. 

As danças foram e são criadas a todo tempo: inúmeras influências são incorporadas e as danças transformam-se, multiplicam-se. Algumas preservam suas características iniciais. 

Nas cidades existem danças como o funk, o rap, o hip-rop, as danças de salão, entre outras, que se caracterizam por acontecerem em festas, clubes, praças ou ruas. Existem também as danças eruditas como a clássica, a contemporânea, a moderna, o jazz, que podem ser apreciadas na televisão, em apresentações no teatro e são geralmente ensinadas nas escolas e academias.

Por meio das danças e brincadeiras os alunos poderão conhecer as qualidades do movimento expressivo como leve/pesado, forte/fraco, rápido/lento, fluido/interrompido, intensidade, duração, direção, sendo capaz de analisá-los a partir destes referenciais; conhecer algumas técnicas de execução de movimentos e utilizar-se delas; ser capaz de improvisar, de construir coreografias, e, por fim, de adotar atitudes de valorização e apreciação dessas manifestações expressivas.

A lista a seguir é uma sugestão de danças e outras atividades rítmicas e/ou expressivas que podem ser abordadas e deverão ser adaptadas a cada contexto:

danças brasileiras: samba, baião, valsa, quadrilha, ... danças urbanas: rap, funk, pagode, danças de salão,... danças eruditas: clássicas, modernas, contemporâneas, jazz,... danças e coreografias associadas a manifestações musicais: bloco do afoxé, olodum, timbalada, trios elétricos, escolas de samba,... lengalengas brincadeiras de roda, cirandas,... escravos-de-jó A diversidade de competências corporais a serem consideradas inclui a facilidade e a dificuldade para lidar com situações estratégicas, de simulação, de cooperação, de competição, entre outras.