atividade 08 – veni, vidi, vici diz uma antiga fábula · e não há coragem sem medo, pois o...

2
palavras e ações Unidos em pensamentos, Desao Atividade 08 – Veni, Vidi, Vici Vivemos dias difíceis de isolamento social, muitas pessoas estão com medo do futuro e de como será o mundo pós-pandemia. Nesse momento, precisamos encontrar uma energia dentro de nós, uma força interior que mesmo nas situações mais difíceis nos faz encarar e vencer as dificuldades e o perigo. Essa força se chama coragem! Hoje, muitos profissionais que não podem parar durante a quarentena precisam enfrentar o medo e possuir uma dose extra de coragem, ao colocar suas vidas em risco para trazer o mínimo de comodidade, segurança e saúde para todos nós. E não há coragem sem medo, pois o corajoso não é aquele que não teme, é aquele que mesmo com medo, continua em frente. A coragem é sem dúvida, uma das virtudes mais nobres que alguém pode ter nos dias atuais. Coragem é a batalha que travamos com o coração, e não com a cabeça. É quando o instinto se sobrepõe a razão. É lutar, mesmo sabendo que as chances são baixas. É a ação que refuta a lógica. É o que faz o jogo virar. Neste seis de maio, Dia da Coragem, vamos homenagear esses verdadeiros heróis anônimos que estão na linha de frente nesses tempos desafiadores e vamos buscar essa chama de coragem que cada um de nós traz dentro de si! Que um camundongo vivia angustiado com medo do gato. Um mágico teve pena dele e o transformou em gato. Mas aí ele ficou com medo do cão, por isso o mágico o transformou em cão. Então, ele começou a temer a pantera e o mágico o transformou em pantera. Foi quando ele se encheu de medo do caçador. A essas alturas, o mágico desistiu. Transformou-o em camundongo novamente e disse: “Nada que eu faça por você vai ajudá- lo, porque você tem a coragem de um camundongo”. É preciso coragem para romper com o projeto que nos é imposto. Mas saiba que coragem não é a ausência do medo, e sim a capacidade de avançar apesar do medo; caminhar para frente; e enfrentar as adversidades, vencendo os medos... É isto que devemos fazer. Não podemos nos derrotar, nos entregar por causa dos medos. Senão, jamais chegaremos aos lugares que tanto almejamos em nossas vidas... Diz uma antiga fábula... Autor desconhecido

Upload: others

Post on 15-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Atividade 08 – Veni, Vidi, Vici Diz uma antiga fábula · E não há coragem sem medo, pois o corajoso não é aquele que não teme, é aquele que mesmo com medo, continua em frente

palavras e açõesUnidos em pensamentos,

Desa�o

Atividade 08 – Veni, Vidi, Vici

Vivemos dias difíceis de isolamento social, muitas pessoas estão com medo do futuro e de como será o mundo pós-pandemia. Nesse momento, precisamos encontrar uma energia dentro de nós, uma força interior que mesmo nas situações mais difíceis nos faz encarar e vencer as dificuldades e o perigo. Essa força se chama coragem!

Hoje, muitos profissionais que não podem parar durante a quarentena precisam enfrentar o medo e possuir uma dose extra de coragem, ao colocar suas vidas em risco para trazer o mínimo de comodidade, segurança e saúde para todos nós.

E não há coragem sem medo, pois o corajoso não é aquele que não teme, é aquele que mesmo com medo, continua em frente. A coragem é sem dúvida, uma das virtudes mais nobres que alguém pode ter nos dias atuais.

Coragem é a batalha que travamos com o coração, e não com a cabeça. É quando o instinto se sobrepõe a razão. É lutar, mesmo sabendo que as chances são baixas. É a ação que refuta a lógica. É o que faz o jogo virar.

Neste seis de maio, Dia da Coragem, vamos homenagear esses verdadeiros heróis anônimos que estão na linha de frente nesses tempos desafiadores e vamos buscar essa chama de coragem que cada um de nós traz dentro de si!

Que um camundongo vivia angustiado com medo do gato. Um mágico teve pena dele e o transformou em gato. Mas aí ele ficou com medo do cão, por isso o mágico o transformou em cão.Então, ele começou a temer a pantera e o mágico o transformou em pantera. Foi quando ele se encheu de medo do caçador. A essas alturas, o mágico d e s i s t i u . T r an s f o rmou-o em camundongo novamente e disse: “Nada que eu faça por você vai ajudá-lo, porque você tem a coragem de um camundongo”. É preciso coragem para romper com o projeto que nos é imposto. Mas saiba que coragem não é a ausência do medo, e sim a capacidade de avançar apesar do medo; caminhar para frente; e enfrentar as adversidades, vencendo os medos... É isto que devemos fazer. Não podemos nos derrotar, nos entregar por causa dos medos. Senão, jamais chegaremos aos lugares que tanto almejamos em nossas vidas...

Diz uma antiga fábula...

Autor desconhecido

Page 2: Atividade 08 – Veni, Vidi, Vici Diz uma antiga fábula · E não há coragem sem medo, pois o corajoso não é aquele que não teme, é aquele que mesmo com medo, continua em frente

Coragem que Contagia: Escolha uma imagem que signifique para você, ter coragem. Busque influenciar mais pessoas e faça uma postagem nas redes sociais, passando uma mensagem motivadora, que acalante os corações de seus amigos e seguidores. Faça-os acreditar que vamos vencer essa batalha. E já que a ideia é contagiar, marque 3 amigos Bandeirantes em sua publicação e os desafie a completarem a mesma tarefa.

Coragem que Transforma: muitas pessoas na história da humanidade lutaram para mudar o mundo, e transformá-lo em um lugar melhor. Suas histórias e feitos precisam ser conhecidos e ensinados como exemplos de coragem. Personagens como Martin Luther King, Malala Yousafzai, Mahatma Gandhi entre muitos outros, desafiaram regimes, convenções e se tornaram verdadeiros ídolos para as futuras gerações. Você conhece alguma dessas pessoas? Escolha um personagem que você admira e faça um pequeno cartaz explicando por que ele é uma fonte de inspiração para você.

Coragem que Inspira: Nem todos os heróis usam capas, alguns preferem usar a inteligência, a honra e o espírito de serviço, como no caso de Baden-Powell. Nosso fundador foi um homem de muita coragem e que participou de muitas aventuras. Que tal se aprofundar e conhecer mais sobre nosso corajoso fundador. Conte a história de Baden-Powell usando a expressão que preferir: desenho, vídeo, quadrinhos, entre outras possibilidades.

Unidos em pensamentos, palavras e ações

Desa�o

TAREFAS DO DESAFIO

Coragem que Movimenta: Não existem palavras para agradecer os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus, mas eles estão precisando de um pouco mais do que nosso apoio moral. Por isso, existe a campanha maisdoquepalmas.com.br para pressionar nossos legisladores a aprovarem uma lei que dê garantias e segurança para esses heróis anônimos. Acesse o link todos os dias, quanto maior for a adesão, mais rápido estes profissionais poderão ter condições apropriadas de trabalho. Pronto para fazer um Advocacy sem sair de casa?