ata comissão missionaria

3

Click here to load reader

Upload: mcredentorista

Post on 10-Jul-2015

440 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ata comissão missionaria

Reunião da Comissão Nacional das Missões Redentoristas

5 A 7 DE JULHO DE 2010 – CASA DE RETIROS SÃO JOSÉBelo Horizonte, MG

ATA da Reunião da Comissão Nacional das Missões Redentoristas

Estivemos durante estes dias com a seguinte composição: Pe. Ivair Luiz (Província de São Paulo); Pe. Wilson (Província de Campo Grande); Pe. Cláudio Luiz (Província de Porto Alegre); Pe. Luiz Vieira (Vice-Província de Recife); Pe. Pedro Gruzdz (Vice-Província da Bahia) Ir. Raoni (Província do Rio de Janeiro)

Na noite de segunda-feira, dia 05/07, iniciamos nossos trabalhos após o jantar. Lida a ata do I Encontro Nacional (fevereiro de 2009) ressaltamos e lembramos as sugestões levantadas para o II Encontro em FEVEREIRO de 2011.

Pensando sobre a temática, houve o consenso para que seja a Pastoral Urbana e seus desafios. Lembramos que outro tema possível e importante, seria o da REESTRUTURAÇÃO.

Conversamos sobre a questão financeira, uma taxa simbólica a ser pedida para os participantes. O espaço já está acertado, aqui mesmo, na CASA DE RETIROS SÃO JOSÉ, em Belo Horizonte, MG.

6 de julho de 2010 – Terça-feira:

Reiniciamos os trabalhos às 8:30. Continuando sobre o II Encontro Nacional.A expectativa gira em torno de 60 participantes, com a presença dos membros das

equipes missionárias de todas as Unidades Redentoristas, irmãs e leigos que trabalham conosco. O convite deve se estender aos estudantes de teologia e formadores. O encontro será nos dias 7 a 11 fevereiro 2011, no provável fim de férias das faculdades.

SOBRE O II ENCONTRO NACIONAL DAS EQUIPES MISSIONÁRIAS REDENTORISTAS (TEMÁTICA):

Ressaltamos que é um ENCONTRO, e não um congresso. O encontro tem por objetivo promover a convivência, a partilha e o entrosamento entre os participantes. Se

Page 2: Ata comissão missionaria

encontrar, estar juntos para refletir e partilhar as práticas, e também celebrar nossas conquistas em clima fraterno entre redentoristas. Dentro dos objetivos específicos, queremos ajudar a esclarecer e apontar pistas sobre os desafios atuais da evangelização, para com as crianças, jovens e famílias, com suas características.

O que podemos produzir durante o encontro? Com o ponto de partida bem delineado: o homem/ a mulher atual, a pessoa humana.

Discutimos sobre termos 4 blocos na estrutura temática:No primeiro momento: CONSTATAÇÕES, levantando e destacando os problemas

e desafios atuais. A realidade da pessoa pós-moderna, seja no campo ou na cidade.No segundo momento: o assessor expõe a REALIDADE, a partir de seus estudos e

pesquisas.No terceiro momento: vamos para a busca de uma resposta aos anseios. “E

AGORA?”. Apontar possíveis ações pastorais.E no quarto momento: em plenário, com o auxílio do assessor, vamos concluir a

reflexão.Chegamos ao consenso, após discussão, o seguinte tema do II Encontro Nacional:“Mundo Urbano: como evangelizar a pessoa humana?”

Pensamos sobre os dias e a estrutura do encontro com suas atividades.

Equipes para o II Encontro Nacional:Comunicações – por unidadeLiturgia – 2 unidades a cada Celebração Eucarística.Recepção e Ornamentação – Missionários Leigos Redentoristas em BHLojistica – Pe. Pedro e Pe. WilsonAnimação – ver nas unidades os confrades.

Parte da tarde14:30 retomamos a reunião

Pe. Pedro trouxe-nos a ata da reunião nos dias 27 a 29 de dezembro de 2009 em Itabuna.

Fizemos a discussão sobre os termos que nomeiam os trabalhos missionários em Itabuna: “Missão Continental”. A palavra “continental” veio em consonância com o Documento de Aparecida, como expressão de força simbólica, tendo em vista a “missão continental” proposta. Por questões práticas, a comissão decidiu por melhor trocar para “MISSÃO NACIONAL REDENTORISTA”.

Pe. Cláudio Luiz, em nome da comunidade inter-provincial em Itabuna, partilhou sobre a abertura do Ano Missionário, no dia de Pentecostes, 23 de maio de 2010.

Discutimos e nos acertamos sobre a participação na PRIMEIRA ESCOLA DE FORMAÇÃO MISSIONÁRIA. O Pe. Cristóvão, da comunidade em Itabuna, é o responsável para acertar os gastos de passagem que os confrades terão. Para tanto, é necessário entrar em contato para confirma presença.

Comunidade redentorista em Itabuna: (73) 3617-8877Rua da Liberdade, s/n – Bairro Pedro JerônimoItabuna, BACEP: 45606-505

PRIMEIRA EFM: 18 a 19 de Setembro de 2010 SEGUNDA EFM: 26 e 27 de março de 2011TERCEIRA EFM: 28 e 29 de maio de 2011

Page 3: Ata comissão missionaria

23 e 24 de julho 2011 início da PRÉ-MISSÃO: ENVIO DOS MISSIONÁRIOS E BENÇÃO DOS ANDORES.

24 de Agosto a 4 de Setembro de 2011 – MISSÃO NACIONAL EM ITABUNA

Ressaltamos o blog dos trabalhos missionário em Itabuna, com fotos, textos e os temas das Escolas Missionárias:

http://mc.redentorista.zip.netPara o primeiro Semestre de 2011 está sendo viabilizada a possibilidade de visita

às escolas, faculdade e palestras para os policiais. Aproveitando a presença dos confrades, junto com as Escolas de Formação Missionária.

Discutimos sobre as Escolas de Formação Missionária e o levantamento sócio-religioso que está sendo feito nas 14 paróquias em Itabuna. Partilhamos sobre a necessidade de conhecer e convocar os leigos missionários para os setores nas paróquias dos trabalhos missionários já realizados. Decidimos a respeito da missão que para as escolas de formação missionária vão chegar os representantes de cada equipe missionária do Brasil e a comunidade redentorista de Itabuna vai combinar a presença. Em prol da preparação da missão, decidimos que a comunidade redentorista de Itabuna vai convocar a formação dos setores missionários nas paróquias e realizar a celebração de Abertura das Missões nas Paróquias.

07 de Julho de 2010 – 8:30 da manhãHá diferenças entre as (v) províncias no tocante à 1ª. Fase dos trabalhos

missionários, discutimos e nos acertamos sobre estas. As Escolas de Formação Missionária (EFM) que a Vice-Província da Bahia utiliza é um caso. A Vice-Província da Bahia preparou o conteúdo das Escolas de Formação Missionária. E expôs para a comissão cada uma das três escolas.

A 1ª. EFM parte do Encontro com Cristo, considerando a antropologia, fundamentações bíblicas e a liturgia da Igreja, momento alto de Encontro com Cristo. E então parte para a temática da Conversão. Pe. Pedro também ressalta para que os missionários trabalhem com o povo a Leitura Orante da Bíblia.

Na 2ª. EFM partimos da temática “Discipulado e Comunhão”. E a 3ª. EFM, sobre a Missão, ambas estão em fase composição.

Ressaltamos que a realidade bahiana é de um povo muito sensível e religioso. Nosso contato com o povo de Itabuna precisa basear-se na amizade e comprometimento aos poucos, respeitando os limites que eles possuem.

Passamos para a discussão do novo livro “Povo de Deus em Missão” que será utilizado em Itabuna. A província de São Paulo ficou responsável para escrever o corpo textual do livro. Com este em mãos, lemos e fizemos nossas observações e possíveis adaptações.

O título do livro, como foi decido em Itabuna, será UNIDOS EM CRISTO. Discutimos também sobre a importância de uma capa bem feita que atraia os olhares. Pe. Pedro ficou responsável para fazer uma proposta de arte da capa.

Finalizamos nosso encontro às 10h, com a Celebração Eucarística.

Como secretário deste encontro, ata completa e finalizada.Ir. Raoni Urbano Neto