assobiando à vontade

2
Bárbara Pereira, nº 3 Turma F, 9º ano Tarefa a realizar no dia 17 de Outubro de 2012, em que aluna se encontra ausente da escola, em cumprimento de medida disciplinar sancionatória. Tendo como base de trabalho o conto “Assobiando à Vontade”, de Mário Dionísio, que tem estudado em aula, realize por escrito e em folha devidamente identificada a seguinte ficha de análise: 1. O narrador deste conto toma determinadas posições relativamente à vida citadina e ainda a toda a situação no elétrico. 1.1. Explique de que forma está presente a carga irónica e crítica do narrador. 2. Considere o excerto: “Toda a gente o olhava. Com desprezo? Com ironia? Com inveja?” (linha 126). 2.1. Em sua opinião, qual (quais) a (s) razão (razões) que levava (m) as pessoas a olharem-no? Fundamente as suas afirmações. 3. Ao expressar-se livremente, o homem que assobiava estava a desrespeitar um direito dos restantes passageiros – o de viajar em silêncio. 3.1. Poderão os nossos direitos/liberdades entrar em confronto com os direitos/liberdades dos outros? Português 9º ano Professora Inês Barata

Upload: joana-fernandes

Post on 31-Dec-2015

317 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: assobiando à vontade

Bárbara Pereira, nº 3 Turma F, 9º ano

Tarefa a realizar no dia 17 de Outubro de 2012, em que aluna se encontra ausente da escola, em cumprimento de medida disciplinar sancionatória.

Tendo como base de trabalho o conto “Assobiando à Vontade”, de Mário Dionísio, que tem estudado em aula, realize por escrito e em folha devidamente identificada a seguinte ficha de análise:

1. O narrador deste conto toma determinadas posições relativamente à vida citadina e ainda a toda a situação no elétrico.

1.1. Explique de que forma está presente a carga irónica e crítica do narrador.

2. Considere o excerto: “Toda a gente o olhava. Com desprezo? Com ironia? Com inveja?” (linha 126).

2.1. Em sua opinião, qual (quais) a (s) razão (razões) que levava (m) as pessoas a olharem-no? Fundamente as suas afirmações.

3. Ao expressar-se livremente, o homem que assobiava estava a desrespeitar um direito dos restantes passageiros – o de viajar em silêncio.

3.1. Poderão os nossos direitos/liberdades entrar em confronto com os direitos/liberdades dos outros?

Desenvolva este tema num texto com cerca de 150 palavras. Não se esqueça de apresentar argumentos que justifiquem as suas afirmações e de recorrer a pelo menos um exemplo ilustrativo.

º ano9 Português

Professora Inês Barata

Page 2: assobiando à vontade