aspectos emocionais vivenciados por alunos com necessidades especiais frente à vida acadêmica

1
ASPECTOS EMOCIONAIS VIVENCIADOS POR ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS FRENTE À VID A ACADÊMICA Posted by Fernanda Bornhausen | Psicologia Vem aumentando o número de indivíduos especiais egressos no meio universitário, tornan do-se necessário o conhecimento do estado emocional destes acadêmicos frente às demand as da vida universitária. Este artigo se propõe a discorrer sobre os aspectos emocio nais de acadêmicos universitários que necessitam de uma maior atenção. Trata-se de uma p esquisa de campo, qualitativa, exploratória, de natureza básica, realizada em uma Un iversidade do Estado de Santa Catarina, envolvendo 7 alunos, que no momento da a plicação do questionário atendiam aos critérios de inclusão desta pesquisa. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada e concomitant emente a análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa tem como objetivo geral caracteri zar os tipos de emoções mais vivenciados em alunos com necessidades especiais. Após o levantamento dos dados e a análise de conteúdo dos entrevistados, foi possível percebe r que as pessoas com necessidades especiais estão inseridas no meio universitário ap esar de algumas dificuldades sejam elas pessoais, de convivência ou de acessibilid ade. Com isso, se identificou entre alguns sentimentos, o de motivação, vitória, reali zação e o sentimento de felicidade, fazendo com que estes indivíduos cursem a universi dade buscando alcançar seus objetivos. Foi possível constatar ainda que vivenciam o preconceito, o sentimento de piedade, de incapacidade provinda das demais pessoa s que estão inseridas no meio universitário.

Upload: mariaphr

Post on 11-Jul-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

ASPECTOS EMOCIONAIS VIVENCIADOS POR ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS FRENTE À VIDA ACADÊMICA

TRANSCRIPT

Page 1: Aspectos Emocionais Vivenciados Por Alunos Com Necessidades Especiais Frente à Vida Acadêmica

ASPECTOS EMOCIONAIS VIVENCIADOS POR ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS FRENTE À VIDA ACADÊMICAPosted by Fernanda Bornhausen | Psicologia

Vem aumentando o número de indivíduos especiais egressos no meio universitário, tornando-se necessário o conhecimento do estado emocional destes acadêmicos frente às demandas da vida universitária. Este artigo se propõe a discorrer sobre os aspectos emocionais de acadêmicos universitários que necessitam de uma maior atenção. Trata-se de uma pesquisa de campo, qualitativa, exploratória, de natureza básica, realizada em uma Universidade do Estado de Santa Catarina, envolvendo 7 alunos, que no momento da aplicação do questionário atendiam aos critérios de inclusão desta pesquisa. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada e concomitantemente a análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa tem como objetivo geral caracterizar os tipos de emoções mais vivenciados em alunos com necessidades especiais. Após o levantamento dos dados e a análise de conteúdo dos entrevistados, foi possível perceber que as pessoas com necessidades especiais estão inseridas no meio universitário apesar de algumas dificuldades sejam elas pessoais, de convivência ou de acessibilidade. Com isso, se identificou entre alguns sentimentos, o de motivação, vitória, realização e o sentimento de felicidade, fazendo com que estes indivíduos cursem a universidade buscando alcançar seus objetivos. Foi possível constatar ainda que vivenciam o preconceito, o sentimento de piedade, de incapacidade provinda das demais pessoas que estão inseridas no meio universitário.