asfalto chega à conquistinha - prefeitura municipal de ... · vice, além de medalhas para o...

16
1ª CONFERêNCIA DA DEFESA CIVIL BATE PAPO COM O PREFEITO SAúDE Comunidade de Águas Claras recebe Brandão e sua equipe. População se mobiliza para o combate à Dengue Participantes debateram os desafios, políticas públicas, mobilização e participação do cidadão. O tema deste ano foi “Educar com amor, respeito e competência”. Durante os dois dias do evento, educadores trocaram experiências e debateram as novas formas de educar. PáGINA 4 PáGINA 10 PáGINA 5 PáGINA 13 INFORMATIVO DA PREFEITURA DE BRUMADINHO Março / Abril 2014 | Nº 10 em AÇÃO SEMINáRIO DA EDUCAçãO PáGINA 9 EVENTOS CULTURAIS Brumadinho recebe Caravana Musical e projeto Samba e Choro. PáGINA 7 Asfalto chega à Conquistinha Prefeitura assina termos para pavimentação de mais vias A assinatura de termos de condicionantes socioambientais está ga- rantindo mais obras de infraestrutura para o município. E a primeira obra em parceria com a iniciativa privada é o asfaltamento do tre- cho da estrada da Conquistinha entre o Bairro Cohab e o Trevo de São Joaquim de Bicas. Outros trechos, entre Alberto Flores e Tejuco, Casa Branca e Piedade do Paraopeba e ruas de Córrego do Feijão e Parque da Cachoeira também serão asfaltados.

Upload: votram

Post on 11-Feb-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1ª ConferênCia da defesa Civil

Bate PaPo Com o Prefeito

saúde

Comunidade de Águas Claras recebe Brandão e sua equipe.

População se mobiliza para o combate à Dengue

Participantes debateram os desafios, políticas públicas, mobilização e participação do cidadão.

O tema deste ano foi “Educar com amor, respeito e competência”. Durante os dois dias do evento, educadores trocaram experiências e debateram as novas formas de educar.

Página 4

Página 10

Página 5

Página 13

INFORMATIVO DA PREFEITURA DE BRUMADINHO

março / abril 2014 | nº 10

em AÇÃO

seminário da eduCação

Página 9

eventos Culturais Brumadinho recebe Caravana Musical e projeto Samba e Choro.

Página 7

asfalto chega à Conquistinha

Prefeitura assina termos para pavimentação de mais vias

A assinatura de termos de condicionantes socioambientais está ga-rantindo mais obras de infraestrutura para o município. E a primeira obra em parceria com a iniciativa privada é o asfaltamento do tre-cho da estrada da Conquistinha entre o Bairro Cohab e o Trevo de

São Joaquim de Bicas. Outros trechos, entre Alberto Flores e Tejuco, Casa Branca e Piedade do Paraopeba e ruas de Córrego do Feijão e

Parque da Cachoeira também serão asfaltados.

2

redução de imPostos

PUBLICAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BRUMADINHORUA DR. VICTOR DE FREITAS, 28, CENTRO | CEP: 35460-000 | BRUMADINHO-MG | TELEFONE: (31) 3571-3001PROJETO EDITORIAL E PRODUÇÃO: SECRETARIA DE GOVERNO | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIALJORNALISTAS RESPONSÁVEIS: MARCOS AMORIM (RJPMG 14972) E HENRIQUE PAIVA (SJPMG 3975)

Secretaria de Ação Social (31) 3571-2242 Secretaria de Agricultura (31) 3571-2512 Secretaria de Educação (31) 3571-3008 Secretaria de Esporte e Lazer (31) 3571-3016

Secretaria de Meio Ambiente (31) 3571-3545Secretaria de Obras (31) 3571-6060Secretaria de Planejamento (31) 3571-1385Secretaria de Saúde (31) 3571-3020

Secretaria de Turismo e Cultura (31) 3571-2430Demais Secretarias (31) 3571-3001TELEFONES

Brumadinho realiza jogos escolares

Mais de 800 alunos participaram das atividades esportivasAlunos de várias escolas de Brumadinho

participaram dos JEB – Jogos Escolares de Brumadinho. Ao todo, mais de 800 alunos, de 11 escolas disputaram em 10 modalida-des, divididas em 2 módulos. Os jogos foram organizados pela Prefeitura, através da Liga de Desportos de Brumadinho, Secretarias Municipais de Educação e Esportes e Lazer.

Os vencedores de cada modalidade re-presentarão o município no JEMG – Jogos Escolares de Minas Gerais, que serão realiza-dos entre 6 e 10 de maio, na cidade de San-ta Bárbara.

TIMEs DIsPUTAM COPA BRUMADINHO

Realizado pela Liga de Despor-tos e pela Prefeitura de Brumadi-nho, a final da Copa Brumadinho aconteceu no dia 6 de abril, no campo do Corujão, no bairro Pla-nalto. O público presente presti-giou uma final eletrizante entre as equipes Pré-moldados Mato-

zinhos Futebol Clube e XIX de Se-tembro Futebol Clube.

O time vencedor foi o Pré-mol-dado. Os finalistas receberam pre-miações, troféus de campeão e vice, além de medalhas para o ar-tilheiro e goleiro menos vazado da competição.

CAMPEONATO INTERMUNICIPAL DE FUTsAL FEMININO

A Prefeitura de Brumadinho realizou no dia 30 de março, na quadra de esportes, o primeiro Campeonato Intermunicipal de Futsal Feminino. Ao todo, 8 equi-

pes da região metropolitana de Belo Horizonte e várias atletas de toda a região participaram da competição. A equipe vencedora foi da cidade de Mario Campos.

ESTAGIÁRIO DE JORNALISMO: TALLES COSTA PRODUÇÃO EDITORIAL: MÁRIO FABIANO E THIAGO FRANÇA FOTÓGRAFOS: LUIZ CARLOS E THIAGO FRANÇAIMPRESSÃO: 20.000 EXEMPLARESwww.BRUMADINHO.MG.GOV.BRwww.FACEBOOk.COM/PREFEITURAMUNICIPALDEBRUMADINHO#PREFEITURADEBRUMADINHO

3

Planejamento urBano

reuniões públicas reforçam transparência da gestão

A Prefeitura iniciou em março as apresentações sobre as ações e proje-tos elaborados por cada secretaria. E a primeira apresentação foi marcada pe-la participação popular. Acompanhado pela equipe técnica da Secretaria Muni-cipal de Planejamento e Coordenação, o então Secretário José Bones destacou os principais projetos elaborados para o município nos últimos meses.

Na área de educação estão a am-pliação e construção de escolas. Na área social, elaboração do projeto Mi-nha Casa Minha Vida. Também foram criados projetos para a construção da Arena multiuso, onde serão reali-zados os eventos da cidade, além do projeto para a construção do Centro Administrativo.

José Bones destacou os projetos de mobilidade urbana. A Secretaria de-senvolveu e implantou o novo sistema de trânsito para melhorar o fluxo de veículos na região central da cidade.

A Secretaria de Planejamento apresentou os trabalhos e projetos

A secretaria também elaborou ou-tros projetos, como a alça de aces-so ao bairro São Conrado, Trincheira próximo a Ponte do Lavrado, constru-ção de um viaduto com rotatória na Rua Itaguá com canteiro central e fai-xas de pedestres e o término da Ave-nida Vigilato Braga ligando a Rua Rio

Paranaíba. Bones falou também so-bre o projeto da construção de no-va ponte, que está sendo elaborado pelo Estado, com acompanhamen-to da Prefeitura. Todos estes proje-tos foram elaborados com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos e os acessos aos bairros, dando mais qua-

lidade de vida à população. As reuniões públicas foram institu-

ídas pela Lei 2.018, de 25 de novem-bro de 2013. A próxima apresentação será realizada no dia 29 de abril, às 19h30, na Câmara Municipal pelas Secretarias Municipais de Governo e Administração.

4

Prevenção e PartiCiPação PoPular

Prefeitura realiza 1ª Conferência da defesa CivilForam discutidos os desafios na efetivação das ações de políticas públicas

Com a participação de representantes da so-ciedade civil, gestores municipais e da Defesa Ci-vil de Brumadinho, a Prefeitura realizou no dia 14 de março, a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil. Durante o evento foram abordados temas como: os desafios para efetivação da Defe-sa Civil, políticas públicas de atenção integral, mo-bilização e participação do cidadão.

A Secretária de Governo, Sandra Brandão, fez a abertura da Conferência, e em nome do Prefei-to Brandão, agradeceu a contribuição de gesto-res e profissionais pela realização da Conferência. Sandra ressaltou os avanços na estruturação da Defesa Civil em Brumadinho e a importância da parceria do Poder Público e setores da sociedade civil nesse trabalho.

O Consultor da Regional Sudeste do Progra-ma das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Flávio Lopes Ribeiro, participou do en-contro. Durante o evento, foram discutidos te-mas como: gestão integrada de riscos e resposta a desastres, integração de políticas públicas re-lacionadas à proteção e a defesa civil, gestão do conhecimento em proteção e defesa civil e mobi-lização e promoção de uma resposta de proteção e defesa civil na busca de cidades resilientes.

Os delegados eleitos, juntamente com a co-ordenadora da Defesa Civil de Brumadinho, Flávia Aragão, participarão da 1ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil – 1ª CEPDC, que será realizada em Belo Horizonte, em data ainda a ser definida.

Delegados eleitosSociedade Civil:Antônio Paulorinho, Roberto Proca-cio da Silva, Antorildo Ladislau, Lu-ciano Elan Ribeiro Batista, Roberto Magalhães e Marcos Antonio Silva.

Poder Público e Agentes de Defesa Civil:Jane da Glória Mota, Andrea Olinda Pinto Campos, Solange Aparecida de Jesus e Sandra Brandão.

Comunidade Científica:Marcélia Gomes de Deus e Jane Alves Fernandes.

Conselhos Profissionais de Políticas Públicas: Simone de Brito e Tereza Cristina de Oliveira Moraes.

LIGUE 199A PREVENÇÃO PROTEGE VIDAS

EM CASO DE ENCHETES, DESLIZAMENTOS DE TERRA OU FOGO EM MATA

5

gestão PartiCiPativa

A Prefeitura retomou no último dia 2 abril, o projeto “Bate Papo com o Prefei-to”. O encontro aconteceu na comuni-dade de Águas Claras, com participação das comunidades de Eixo Quebrado, Soares, Aroucas e Mato Dentro.

Os moradores das comunidades puderam conversar diretamente com o prefeito Brandão e seus secretários.

águas Claras recebe Bate Papo com o Prefeito

Além de ter acesso direto ao prefei-to, a comunidade solicitou algumas mudanças e serviços para o local. Os temas abordados foram: abasteci-mento de água, transporte público, serviço de telefonia celular e segu-rança. Os moradores elogiaram a atu-ação da gestão, como a realização da obra de pavimentação da estra-

Moradores puderam conversar com Brandão e sua equipe de governoda que liga à Sede às comunidades de Soares, Águas Claras e Eixo Que-brado. A obra era esperada há muitos anos pelos moradores da região.

Brandão ressaltou a importância do diálogo direto com a população, buscando junto com as comunida-des uma discussão democrática, dos assuntos mais importantes e de

interesse do povo.O Bate Papo também tem como

proposta levar a discussão de projetos que possam atender às reivindicações de interesse público, obedecendo às necessidades específicas de cada bair-ro ou localidade. O próximo “Bate Pa-po com o Prefeito” acontecerá no dia 23 de abril, na comunidade do Tejuco.

6

oBras de infraestrutura

Prefeito vistoria obra de rede de água em marques

EsCOLAs MUNICIPAIs RECEBEM OBRAs DE ACEssIBILIDADE

Mais 40 residências estão sendo contempladas com água encanada e outros 3 km de rede foram construídos

A Prefeitura está construindo rampas para melhorar o acesso aos prédios e as salas

Esperada há anos pelos morado-res de Marques, a reformulação e a ampliação da rede de fornecimento de água na comunidade tornam-se realidade. Ao todo, outras 40 residên-cias também estão sendo contem-pladas com água encanada do novo

As escolas da rede municipal de ensino de Brumadinho estão recebendo obras, que conforme Lei Federal promove a acessibilidade das pessoas por-tadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

O exemplo disso é a Escola Municipal Manoela Moreira, em José Henri-ques, que acaba de ganhar uma rampa de acesso às salas de aula e a entra-da do prédio. Além disso, as escolas também estão recebendo adaptações nas áreas internas, como banheiros e locais de lazer para os alunos.

poço artesiano. A Prefeitura construiu aproximadamente 3 quilômetros de rede para abastecer as casas que ain-da não tinham rede pública.

O Prefeito Brandão, acompanha-do do Secretário de Obras, Denílson Fontoura, foi vistoriar a conclusão da

obra. A comunidade ganhou mais um poço artesiano, um reservatório com capacidade para 40 mil litros de água. Também foi realizada na co-munidade a reformulação da rede antiga, com um novo sistema de dis-tribuição na região central. O proje-

to de reformulação e ampliação do sistema de abastecimento de água na comunidade de Marques foi im-plantado pela Prefeitura, em parce-ria com a Associação Comunitária dos Moradores.

7

Prefeitura realiza mutirão de combate à dengue

Iniciativa mostra importância da eliminação dos focos do mosquito

Prevenção e saúde

A Prefeitura de Brumadinho, atra-vés das equipes das Secretarias de saúde e Obras, intensificou as ações de combate à dengue com a rea-lização do mutirão de limpeza em diversos bairros do município. Os tra-balhos começaram no final de mar-ço e vai até o fim do mês de abril. As áreas escolhidas são as de maior inci-dência de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. O objetivo é eliminar os locais de repro-dução do inseto, impedindo a propa-gação da doença.

O combate à dengue deve ser uma ação contínua, realizada todos os dias. Por isso, a Prefeitura orienta que os moradores permitam a entra-da do agente de zoonoses, devida-mente identificado, dentro da casa.

CAMPANHA DE

Pessoas acima de 60 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres com recém nascido de até 45 dias), crianças entre 6 meses e 4 anos, profissionais

da saúde e portadores de doenças crônicas.

de 22 de abril a 9 de maio

VACINAÇÃOCONTRA A gRIPE

Compareça ao posto de saúde mais próximo

da sua casa.

8

investimentos na eduCação

Prefeito Brandão inaugura uaiteC de Brumadinho

Parceria entre Prefeitura e Governo do Estado garante novos cursosO Prefeito Brandão e o Secretá-

rio de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, inauguram oficialmente a Universi-dade Aberta e Integrada de Minas Gerais, UAITEC Brumadinho. Partici-param do evento, a Secretária de Mu-nicipal de Educação, Neide Alves, o presidente da Fundação Inhotim, Bernardo Paz, que foi homenagea-do com a inauguração de um Espaço Cultural que leva seu nome, além da coordenadora da unidade, Ana Maria Antunes Prado e autoridades.

Em funcionamento desde o ano passado, a unidade é uma parce-ria entre a Prefeitura e o Governo de Minas. Durante a solenidade, foram lançados novos cursos, que serão oferecidos a população por meio de um acordo de cooperação com gran-des universidades do mundo, como MIT, Berkeley e Stanford, dos Estados Unidos. A Uaitec Brumadinho passa a oferecer 55 cursos desenvolvidos por essas instituições de ensino.

Também foi lançado o primeiro MBA online do país. Serão mil vagas na área de Engenharia e Inovação. Os candidatos terão acesso a um edital com as regras e critérios de seleção. Outra opção para quem procura uma

EDUCADOREs COMEMORAM AVANÇOs PARA A CATEgORIAA Prefeitura vem realizando desde o

ano passado uma série de reuniões com o SIND-UTE, o Sindicato Único dos Traba-lhadores em Educação de Minas Gerais, para atender às reivindicações dos profis-sionais do setor. Entre os principais pontos que se destacam sobre os compromissos firmados com o Sind-UTE estão o reajus-te salarial anual e a garantia de compen-sação dos vencimentos com base no Piso Salarial Nacional. Além disso, a Prefeitu-ra deve anunciar nos próximos dias o au-mento no valor do cartão alimentação.

O Prefeito Brandão, que se reuniu mais uma vez com a presidente do Sind-UTE de

formação técnica específica em tem-po reduzido é o curso superior de tec-nologia, que será ofertado pela Uaitec, em parceria com a Universidade Esta-dual de Montes Claros (Unimontes).

Os cursos de formação de tecnólo-

gos têm duração de três anos. O pro-cesso seletivo será aberto no próximo mês de junho. Os interessados nos cursos oferecidos pela Uaitec Bruma-dinho podem obter informações pelo telefone 3571-1710.

Também participaram da reunião a secretária de Governo, Sandra Brandão, o secretário da Fazenda, Geraldo Luiz Machado Rezende, a secretária de Administração, Valéria Moreira, o procurador-adjunto do Município, Marcelo Fonseca da Silva, e a diretora do Sind-UTE, Zélia Conceição Oliveira.

Brumadinho, Maria Celeste de Miranda e a secretária de Educação, Neide Alves, rei-terou o apoio aos servidores da educa-ção: “Nosso objetivo é manter o diálogo amplo e aberto com os servidores. A Pre-feitura está atenta às demandas dos edu-cadores e ao cumprimento dos demais compromissos assumidos no Programa de Governo”, resumiu Brandão.

Também foi acertada com o Sindicato a revisão do Plano de Cargos, Vencimen-tos e Salários, que está sendo realizada pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), com previsão de con-clusão até o final deste ano.

9

valorizando a eduCação

seminário reúne mais de mil participantes

“Educar com amor, respeito e competência” valoriza educadores Mais de mil pessoas participaram do Seminário

de Educação de Brumadinho, nos dias 3 e 4 de abril, na sede da Igreja Batista Nacional Ebenezer. Reali-zado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Edu-cação, o evento teve como tema “Educar com amor, respeito e competência”.

Além da organização do Seminário, os partici-pantes elogiaram o alto nível das palestras. No pri-meiro dia, o administrador e conferencista Gilberto Wiesel falou sobre os desafios dos educadores para

trabalhar com as novas gerações. No segundo dia, o professor da Unicamp, César Nunes, abordou a hu-manização da educação. Doutor em Filosofia e His-tória da Educação, ele ressaltou a importância da valorização dos educadores.

Na abertura do Seminário, o Prefeito Brandão afir-mou que a educação representa um dos pilares mais importantes na construção de uma sociedade demo-crática, desenvolvida e justa. “Em Brumadinho, de for-ma simples, com a participação de todos e através do

Na abertura do evento, a Banda Santa Efigênia apresentou os hinos Nacional Brasileiro e o de Brumadinho. O "De Canto a Canto", Coral da Prefeitura, realizou sua primeira apresentação oficial, que comoveu o público. No segundo dia, a atração artística foi o grupo "Alerta Geral", da Igreja Batista Nacional Ebenezer.

diálogo com os educadores, a Prefeitura oferece edu-cação de qualidade à população”, resumiu o prefeito.

A secretária de Educação, Neide Alves, também destacou a valorização dos profissionais da Educa-ção em Brumadinho “Estamos atentos às necessi-dades de cada um e da categoria como um todo”. A presidente do Sind-UTE em Brumadinho, Maria Celeste de Miranda, endossou as palavras da secre-tária e assinalou os avanços nas conquistas da ca-tegoria.

Nos dois dias de Seminário, foram realizados minicursos para Edu-cadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, além de outros dirigidos às equipes administrativas, serventes e agentes operacionais.

10

infraestrutura e CooPeração amBiental

Parcerias garantem obras de pavimentação de estradas

Projeto começa com asfaltamento da estrada da Conquistinha A Prefeitura de Brumadinho, através da

Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está celebrando termos de condicionantes socio-ambiental com empresas mineradoras, em contrapartida como forma de retorno ao mu-nicípio por suas operações e minimizar os im-pactos ambientais na região.

A primeira obra iniciada, é o asfaltamento da estrada da Conquistinha, que liga a Sede à BR-381. A obra é uma parceria da Prefeitura com a mineradora MMX, que assumiu o com-promisso de realizar a pavimentação de um trecho da estrada. Ao todo, serão asfaltados quatro quilômetros no trecho entre o bairro Cohab e o trevo de São Joaquim de Bicas. O prazo de conclusão da obra é de 90 dias.

Além do grande alcance socioambien-tal e econômico, a obra integra uma série de ações do Executivo na área de infraestrutura de melhoria das vias de acesso ao município.

Outro trecho firmado entre a Prefeitura e a empresa MIB – Mineração Ibirité Ltda será em Córrego do Feijão. A empresa assumirá a obra na comunidade realizando a pavimentação e serviço de drenagem pluvial da Rua Nossa Senhora das Dores.

A empresa Green Metals Soluções Ambientais Ltda assumirá os compro-missos de pavimentação de 3,5 km de ruas bairro Parque da Cachoeira.

A estrada que liga Alberto Flores a Tejuco também será asfaltada. Serão pavimentados 3,6 km da via, além da elaboração do projeto de recupera-ção ambiental do Córrego do Barro.

A Gran Viver Urbanismo também está assumindo o compro-misso com a Prefeitura para a pavimentação do trecho restante de 2 km da estrada entre Casa Branca e Piedade do Paraopeba. A obra irá melhorar a conexão entre as duas localidades, fortale-cendo o comércio e o turismo da região, além de possibilitar o conforto aos moradores e usuários.

PRóxIMOs TRECHOs A sEREM AsFALTADOs

CAsA BRANCA / PIEDADE DO PARAOPEBAALBERTO FLOREs / TEjUCO

PARqUE DA CACHOEIRACóRREgO DO FEIjÃO

11

eduCação amBiental

NOVAs REgRAs PARA qUEM VAI CONsTRUIR E PRECIsA DE LICENÇA AMBIENTAL

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Brumadinho, por de-terminação do Estado, não pode-rá mais autorizar intervenções em vegetação nativa para construção de residências, sendo que essas intervenções deverão ser regula-

rizadas na SUPRAM (Superintendên-cia Regional de Meio Ambiente) em Belo Horizonte. O motivo é que o mu-nicípio de Brumadinho está localizado em região de domínio do bioma Ma-ta Atlântica, conforme a Lei Federal nº 11.428/2006. Portanto, o Art. 31 estabe-

lece que o desmate em lotes urbanos situados em regiões metropolitanas é de competência do Estado.

A Prefeitura está trabalhando jun-to com a SUPRAM, a possibilidade de criação de um protocolo para recebi-mento de processos em Brumadinho.

semana mundial da água é celebrada em Brumadinho

A semana Mundial da água, co-memorada entre 22 e 29 de março, foi celebrada com palestras e ativida-des de educação ambiental em várias escolas de Brumadinho. Ao todo, fo-

ram realizadas pelo Departamento de Educação Ambiental, da Secreta-ria Municipal de Meio Ambiente, 42 apresentações em 12 escolas da rede pública municipal, em diversas locali-

dades, atendendo a centenas de alunos do ensino fundamental.

O Dia Mundial da Água foi cria-do pela ONU - Organização das Nações Unidas no dia 22 de mar-

ço de 1992, durante a ECO 92, Con-ferência mundial que reuniu vários países do mundo no Rio de Janeiro. Na ocasião, a ONU divulgou um do-cumento sobre a “Declaração Univer-sal dos Direitos da Água”.

Atividades de educação ambiental foram levadas a 12 escolas

endereço da suPram: rua esPírito santo, nº 495, Centro de Belo Horizonte

informações31 3228-7700

12

resPonsaBilidade soCial

Secretarias municipais de De-senvolvimento Social e da Saúde estão promovendo o projeto “Ca-minhar”. O objetivo é provocar a reflexão sobre os preconceitos ainda vividos pela mulher e pelas

Projeto Caminhar promove saúde e conscientização

Atividade é conduzida por meio do CRAS e do NASF

MOVIMENTAê REUNE FAMíLIAs DE jOVENs

PREFEITURA AssUME CAsA DA CRIANÇA E DO ADOLEsCENTE

O encontro teve como objetivo apresentar às famí-lias o planejamento das atividades para o 1º semestre de 2014 e as novas metodologias de trabalho do serviço. Durante o encontro, os pais puderam conhecer melhor o serviço e tirar suas dúvidas com relação ao seu funcio-namento. O projeto Movimentaê desenvolve atualmen-te atividades com cerca de 100 crianças de 6 a 13 anos e funciona de 7 às 16h, na Avenida Itaguá, 635, Santa Efi-gênia. Telefone: 3571-1652

A Prefeitura assumiu desde o primeiro de abril, a Casa Abrigo, que passa a ser chamada de Casa da Criança e do Adolescente. A Casa Abri-go é um serviço de acolhimento institucional destinado ao atendimento de crianças e ado-lescentes em situação de risco e vulnerabilida-de social, com até 18 anos.

A Casa da Criança e do Adolescente será ad-ministrada pela Prefeitura Municipal de Bruma-

endereço: av. itaguá , nº 1.000 - Progresso todos os Postos de saúde

Cras atenção BásiCa/nasf31 3571-3042

endereço: rua lísio PaCífiCo Homem de andrade, nº 155 –

lourdes.

informações31 3571-2242

31 3571-1677

pessoas com problemas de saú-de mental. O projeto é conduzido por meio do CRAS - Centro de Re-ferência da Assistência Social e pe-lo NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

dinho, através Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Participe do Programa “Amigos da Casa”

13

valorizando a Cultura

A Praça Doutor Belford, em fren-te à Casa de Cultura, foi palco da pri-meira edição do projeto Samba e Choro. A boa música atraiu um bom público, com pessoas de várias gera-ções. Acompanhado pelo grupo Sa-rau Brasileiro, o radialista Acir Antão

Prefeitura leva projetos culturais à Praça

Primeira edição do 'Samba e Choro' emocionou o públicofoi o convidado da primeira edição do Samba e Choro. Mesclando can-ções com boas histórias e bom ba-te-papo, o radialista da Rádio Itatiaia proporcionou bons momentos ao público.

A apresentação teve participação

especial do músico brumadinhense Gleisson Queiroz, que mostrou seu talento com instrumentos de sopro. O cantor e compositor Márcio Na-gô, também se apresentou no Sam-ba e Choro. O Projeto Samba e Choro é uma realização da Prefeitura, por

meio da Secretaria Municipal de Tu-rismo e Cultura. O objetivo do projeto é resgatar a tradição das serestas, le-vando ao público o choro e o samba de raiz. Ao mesmo tempo, tem como proposta abrir espaços para divulga-ção de artistas locais.

BRUMADINHO RECEBE CARAVANA MUsICAL “LAVADEIRAs DE ALMENARA”

O Coral das Lavadeiras de Almenara proporcionou um momento de alegria, com a participação de artistas locais, como Sanráh e o Grupo Dança Negro por Negro, da Comunidade de Sapé. O evento faz parte do proje-to “Caravana Musical – Cultura e Cidadania”, patrocina-do pela Petrobras, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio cultural do SESC MG e apoio da Prefeitura de Brumadinho. A história do Coral das Lavadeiras começou em 1991, a partir da construção de uma lavanderia comunitária no Bairro São Pedro, em Almenara. As lavadeiras são guardiãs de antigas canções – batuques, sambas, afoxés, frevos, rodas, modinhas e to-adas. São cânticos de trabalho, lúdicos e de louvação, de influência africana, indígena e portuguesa.

14

PartiCiPação turístiCa

O município de Brumadinho marcou presença no 6º Salão Mi-neiro do Turismo, realizado nos dias 14 e 15 de março, no Mi-nascentro, em Belo Horizonte. O Circuito Turístico Veredas do Pa-raopeba montou um estande divulgando o potencial e a voca-ção do município do município. Além do estande, Brumadinho também levou uma grande atra-ção artística ao 6º Salão Mineiro do Turismo. O Coral Municipal De Canto a Canto fez uma bela apre-

BRUMADINHO NO 6º sALÃO MINEIRO DO TURIsMOsentação e chamou a atenção do público.

O Salão Mineiro de Turismo é o mais importante evento do se-tor no Estado e possibilita a troca de conhecimento, comercializa-ção de produtos e promoção dos roteiros turísticos de todas as re-giões de Minas. O Inhotim, maior museu a céu aberto do mundo e localizado em Brumadinho, tam-bém marcou presença no Salão em um estande com informações aos visitantes.

Brumadinho sedia seminário das cidades históricas

O prestígio que Brumadinho desfruta atualmente no cenário estadual foi destacado durante o Seminário de Capacitação de Con-selheiros Municipais, Gestores e Equipes das Prefeituras das Cida-des Históricas de Minas, realizado

no Plenário da Câmara Municipal. Além da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artísti-co Nacional (Iphan), Jurema Ma-chado e da secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais, Eliane Parreiras, participaram do encon-

tro prefeitos, vereadores e secretá-rios municipais.

Promovido pela Associação das Cidades Históricas de Minas Ge-rais em parceria com a Prefeitura, o seminário integra um programa de capacitação com o objetivo de

qualificar conselheiros, gestores e equipes das prefeituras. Com-posta por 33 municípios, entre os quais Brumadinho, a Associação tem como foco ações voltadas pa-ra a preservação e valorização dos acervos do patrimônio histórico.

Evento integra programa de capacitação de equipes da Prefeitura

15

agriCultura

agricultores participam do 22º dia Campo da mexerica

2ª ExPOsIÇÃO EsPECIALIzADA DO CAVALO MANgALARgA

O evento foi organizado pela Pre-feitura, através da Secretaria de Agri-cultura, Desenvolvimento Econômico, Pecuária e Abastecimento, com o apoio da ASPRUB, Associação dos Produtores Rurais de Brumadinho e a EMATER/MG.

Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de vários municípios do país participaram da 2ª Exposição Es-pecializada, que foi realizada no Au-rora Tênis Clube, em Brumadinho. Aproximadamente 170 cavalos par-ticiparam da competição. Durante o evento, houve concurso de marcha, etapa classificatória para a Exposição Nacional que será realizada entre 16 e 26 de julho, no Parque de Exposição da Gameleira, em Belo Horizonte.

O encontro aconteceu na propriedade do senhor Célio França, na comunida-de de Maricota. Os produtores recebe-ram orientações sobre o calendário de manejo, greening e nutrição de plantas.

Também participaram do even-

to agricultores de outros municípios, como Belo Vale e Moeda. O objeti-vo do 22º Dia de Campo da Mexerica Ponkan é manter o produtor informa-do sobre as técnicas de manejo, valo-rizando a produção.

Em 2013, Brumadinho foi responsá-vel pela comercialização de aproxima-damente 6 mil toneladas da Mexerica Ponkan dentro da CEASA-MG, Sendo um dos maiores produtores do Estado de Minas Gerais.

Produtores receberam orientações sobre o calendário de manejo e técnicas de nutrição das plantas

16