as ilustrações

3
AS ILUSTRAÇÕES. As ilustrações são, como que, parábolas, ou seja, narrativas de fatos, quer sejam reais ou fictícios, inseridas nas mensagens de DEUS, a fim de realçar a verdade, ou o ensino principal, que o pregador, deseja passar aos ouvintes. Não há uma determinação, quanto à quantidade de ilustrações a serem usadas num sermão. Porém, ainda que as ilustrações sejam muito valorosas, quando bem usadas e aplicadas durante a explanação de um sermão, o pregador deve ser comedido, por isso não deve usá-las em demasia numa só pregação. É bom que o pregador assimile bem o conselho dado, visto que a ilustração há de ser, apenas, um meio para embelezar a pregação e facilitar o entendimento dos ouvintes. Jamais a ilustração poderá ou deverá ser considerada e tida como um fim em si mesmo. Também, é bom saber que o uso de ilustrações não é obrigatório, quando da transmissão da PALAVRA DE DEUS, através da pregação. Desta forma, se, para uma mensagem que o pregador pretende pregar, não houver ilustração adequada é, extremamente, preferível não usar nenhuma ilustração, a usar ilustração que esteja fora do contexto do sermão. Se uma ilustração for colocada numa mensagem de DEUS, porém, fora de contexto, pelo menos, parte do auditório com seu senso crítico, poderão criar reservas acerca do pregador que age dessa forma, pois, nota e conclui que o mesmo tem dificuldade de raciocínio. Não há um local determinado na pregação no qual a ilustração deva ser colocada, por isso, a localização da ilustração dentro do sermão fica a critério do pregador, este é que decide o local onde a mesma melhor se encaixe e sirva aos seus propósitos. Desta forma, a ilustração pode ser colocada antes, durante, depois do cabeçalho, na introdução, no corpo da mensagem ou na conclusão, naturalmente, dentro do critério adotado pelo pregador, qual seja o de fortalecer e embelezar a mensagem a ser pregada. Damos a seguir, um exemplo de ilustração. O HOMEM E A GALINHA . A galinha anda só olhando para a terra procurando o que lhe serve para o corpo. A galinha só olha para cima na hora em que bebe água. Quantos homens também só olham para as

Upload: anonymous-zaiajsfohw

Post on 12-Jan-2016

9 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Ilustrações para esboços para Pregar a Palavra.

TRANSCRIPT

Page 1: As Ilustrações

AS ILUSTRAÇÕES.

As ilustrações são, como que, parábolas, ou seja, narrativas de fatos, quer sejam reais ou fictícios, inseridas nas mensagens de DEUS, a fim de realçar a verdade, ou o ensino principal, que o pregador, deseja passar aos ouvintes. Não há uma determinação, quanto à quantidade de ilustrações a serem usadas num sermão. Porém, ainda que as ilustrações sejam muito valorosas, quando bem usadas e aplicadas durante a explanação de um sermão, o pregador deve ser comedido, por isso não deve usá-las em demasia numa só pregação. É bom que o pregador assimile bem o conselho dado, visto que a ilustração há de ser, apenas, um meio para embelezar a pregação e facilitar o entendimento dos ouvintes. Jamais a ilustração poderá ou deverá ser considerada e tida como um fim em si mesmo. Também, é bom saber que o uso de ilustrações não é obrigatório, quando da transmissão da PALAVRA DE DEUS, através da pregação. Desta forma, se, para uma mensagem que o pregador pretende pregar, não houver ilustração adequada é, extremamente, preferível não usar nenhuma ilustração, a usar ilustração que esteja fora do contexto do sermão. Se uma ilustração for colocada numa mensagem de DEUS, porém, fora de contexto, pelo menos, parte do auditório com seu senso crítico, poderão criar reservas acerca do pregador que age dessa forma, pois, nota e conclui que o mesmo tem dificuldade de raciocínio. Não há um local determinado na pregação no qual a ilustração deva ser colocada, por isso, a localização da ilustração dentro do sermão fica a critério do pregador, este é que decide o local onde a mesma melhor se encaixe e sirva aos seus propósitos. Desta forma, a ilustração pode ser colocada antes, durante, depois do cabeçalho, na introdução, no corpo da mensagem ou na conclusão, naturalmente, dentro do critério adotado pelo pregador, qual seja o de fortalecer e embelezar a mensagem a ser pregada. Damos a seguir, um exemplo de ilustração.

O HOMEM E A GALINHA.

A galinha anda só olhando para a terra procurando o que lhe serve para o corpo. A galinha só olha para cima na hora em que bebe água. Quantos homens também só olham para as coisas da Terra? Muitos não olham para DEUS porque, infelizmente, nem acreditam na sua existência. Muitos acreditam na existência de DEUS, mas agem como se DEUS não existisse.

1o, Porque nunca escutaram acerca do SEU amor e ou da SUA obra em nosso favor.

2o, Porque, apesar de já terem escutado acerca do SEU amor e obra por nós, não lhe dão crédito.

Entretanto, apesar de não reconhecerem a sua existência, ou de não lhe darem importância, ainda que, creiam que ele existe, na hora de um aperto muito grande buscam-no através dos seus filhos, quer seja, espontânea ou indutivamente.

Por outro lado, crentes, esquecem:

1o, DA IGREJA.2o, DOS CULTOS.3o, DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL.4o, DA EVANGELIZAÇÃO.5o, DE ORAR.

Page 2: As Ilustrações

6o, DE LER, ESTUDAR E MEDITAR SOBRE A BÍBLIA SAGRADA.7o, DO AMOR FRATERNAL.8o, ETC., ETC., ETC.

Mas na hora do aperto olham para cima achando que DEUS tem o dever de satisfazer-lhes os desejos momentâneos. São como a galinha, que só olha para cima quando tem necessidade de beber.

Cada ilustração pode, muito bem, ser aplicada em mais de um tema, por isso, esta ilustração pode ser usada:

01, Numa mensagem sobre egoísmo.02, Numa mensagem sobre vida devocional.03, Numa mensagem sobre vida CRISTÃ.04, etc.

Como já dissemos, uma ilustração pode ser real, mas também pode ser fictício, o importante é a lição que a mesma dá, bem como, a aplicação que o pregador faz da mesma, durante a pregação.